ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 15/10/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Um dinamarquês de 37 anos convertido ao Islã foi indiciado nesta quinta pelo ataque com arco e flechas que deixou cinco mortos em Kongsberg, na Noruega. A polícia o identificou como ESPEN ANDERSEN BRATHEN e disse que sua conversão havia causado preocupação de uma possível radicalização. Segundo a agencia de segurança da Noruega, o incidente parece ter sido um ato de terrorismo. Cinco pessoas morreram e duas ficaram feridas no ataque em Kongsberg, que provocou uma grande comoção nacional. As vítimas são quatro mulheres e um homem, com idades entre 50 e 70 anos.

Uma grande explosão deixou ao menos 32 mortos e 53 feridos nesta sexta-feira em uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, segundo autoridades e médicos locais. O número de vítimas deve aumentar, pois o ataque ocorreu durante a oração do meio-dia de sexta-feira, dia de descanso para os muçulmanos e momento em que muitas pessoas se reúnem para rezar. Kandahar é a segunda maior cidade do Afeganistão e fica a cerca de 500 quilômetros da capital Cabul. Nenhum grupo terrorista assumiu a autoria da explosão até o momento.

Os efeitos das mudanças climáticas já podem impactar 85 por cento da população mundial, segundo análise de dezenas de milhares de estudos. Uma equipe de pesquisadores analisou cerca de 100 mil estudos publicados entre 1951 e 2018, a respeito do aquecimento global, com o auxílio de sistemas computacionais. O autor do estudo, MAX CALLAGHAN, disse que a pesquisa apontou “evidências devastadoras de que as mudanças climáticas afetam todos os continentes e todos os sistemas". O resultado mostra que 80 por cento da Terra é afetada por mudanças de temperatura e chuvas associadas ao aquecimento global.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que tem vontade de privatizar a Petrobras e que avaliará com a equipe econômica o que pode fazer a respeito. A declaração vem após o ministro da Economia, PAULO GUEDES, defender que o governo possa vender ações da petroleira estatal em momento de valorização dos papéis para distribuir parte dos ganhos à população mais vulnerável. As ações preferenciais da Petrobras saltaram após os comentários de BOLSONARO, avançando um virgula nove por cento. No ano, a gasolina acumula alta de 57 por cento segundo a ANP e o gás de cozinha já subiu cerca de 90 por cento desde março.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO disse que ouvirá governadores durante a avaliação do projeto de lei que altera a forma como ICMS sobre combustíveis é cobrado. Ele afirmou, ainda, que a Casa promoverá audiências públicas para debater o texto, que foi aprovado por deputados na quarta-feira. O presidente do Senado ressaltou que a participação dos gestores estaduais é importante devido às afirmações de alguns governadores de que a proposta pode diminuir a arrecadação dos estados com a cobrança do ICMS nas operações de venda de combustíveis, bem como interferir na previsibilidade do Orçamento das unidades da Federação. O projeto que muda as regras do ICMS foi aprovado pelos deputados na quarta-feira e determina que o tributo seja cobrado pelos estados com base no valor médio dos combustíveis nos últimos dois anos.

O ministro de Minas e Energia, BENTO ALBUQUERQUE, reiterou nesta quinta-feira que o país não corre risco de racionamento de energia devido à grave crise hídrica que vem enfrentando. Desde o ano passado, segundo ele, o governo tem monitorado a situação e tomado as medidas necessárias para garantir o abastecimento de energia. Ele destacou “o sucesso” em todos os 11 leilões realizados, sendo oito de geração e três de transmissão de energia. Também nesta quinta-feira, o presidente BOLSONARO afirmou que vai determinar que o ministro das Minas e Energia reverta a bandeira vermelha que sinaliza más condições para a geração de energia e acarreta maiores custos para os consumidores. A medida tenta responder aos desafios de geração de energia, enquanto o país enfrenta crise hídrica pela falta de chuvas.

Alvo de mandado de prisão preventiva nesta quinta-feira no âmbito da Operação Alcatraz, o ex-secretário adjunto de Administração do Estado, teria se beneficiado de um esquema de lavagem de dinheiro. A esposa dele, CRISTIANE RIOS, é apontada pela Polícia Federal como uma das responsáveis por atuar no conluio. O foco da terceira fase da operação, segundo o Ministério Público Federal e a PF, foi evitar ações dos investigados que pudessem atrapalhar o andamento das investigações. Segundo os responsáveis por apurar o caso, a esposa de NAPPI JÚNIOR atuou no esquema criminoso e era responsável por buscar valores com terceiros para quitar despesas. Ela deve responder por lavagem de dinheiro, obstrução de justiça e corrupção. A Operação Alcatraz foi deflagrada em 2019 com o objetivo é combater fraudes em licitações e desvios de recursos públicos ligados a contratos de prestação de serviços terceirizados e do ramo da tecnologia.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina já emitiu mais de seis mil licenciamentos ambientais de janeiro a outubro deste ano. Desse total, dois mil 498 foram licenças de operação, 699 licenças de instalação, 402 licenças prévias e 359 licenças prévias com dispensa de licença de instalação e duas mil 162 licenças por compromisso. Houve ainda outros 557 processos indeferidos ou arquivados, por falta de documentação ou a pedido do requerente. Um terço das licenças foi para a suinocultura e mil 122 para projetos na área da avicultura. Sete atividades são beneficiadas pela modalidade de licenciamento automático e on-line, criada para agilizar e otimizar a análise dos processos de licenciamento. A meta é atingir 40 por cento da demanda de licenciamento ambiental com modalidades autodeclaratórias.

Santa Catarina é destaque na lista dos 100 principais destinos turísticos sustentáveis da fundação internacional Green Destinations, com sede na Holanda. As cidades de Forquilhinha e Orleans, no Sul; Bombinhas, no Litoral Norte; e Itá, no Oeste, estão citadas na premiação, que tem oito municípios do Brasil certificados. As informações foram divulgadas em cinco de outubro pela entidade. O ranking busca destacar destinos com histórias inovadoras e eficazes de turismo sustentável, além das boas práticas de gestão dos locais como exemplos inspiradores. Segundo o governo, as cidades catarinenses escolhidas encontraram soluções sustentáveis para questões coletivas.

Instituto Cultural organiza segundo Fórum Municipal de Cultura. O Instituto de São Lourenço do Oeste e o Conselho Municipal de Política Cultural realizam no dia 20, agora de outubro, o segundo Fórum Municipal de Cultura. Será às 19 horas, no Centro de Eventos. Podem participar organizações da sociedade civil, artistas, representantes das áreas artístico-culturais e demais interessados. Segundo o agente de cultura de São Lourenço do Oeste EVERTON LOVERA, o objetivo do Fórum Municipal de Cultura, é possibilitar a participação social no debate e a elaboração das políticas públicas de cultura. Sempre visando acompanhar a aplicação e o desenvolvimento do plano municipal, bem como elaborar o plano de Gestão do Instituto Cultural para o biênio 20222023.

Durante o fórum, será realizada a indicação da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Política Cultural do município. Essa indicação será de acordo com os segmentos de Patrimônio e Expressões Culturais, Artes Cênicas, Música, Artes e Artesanato, Leitura e Literatura, Audiovisual e Criações Funcionais. LOVERA destaca que mais informações estão sendo disponibilizadas através do telefone (49) 3344-8526.

A Apae de Anchieta deve ser contemplada com obras e adequações nos próximos meses. Isso será possível devido aos recursos encaminhados pelo Governo Estadual. Ao todo serão 700 mil reais para possibilitar melhorias no educandário especial. A informação é da diretora, IONE PRESSOTTO. Conforme ela, este montante deve possibilitar a construção da sala de hidroterapia e adequação de espaços com a acessibilidade. A diretora lembrou que a escola especial possui mais de 38 anos e está necessitando de adequações urgentes.

Câncer de mama e colo do útero são os que mais prejudicam mulheres no mundo. Conforme a secretária do Núcleo de Apoio à Pessoa Com Câncer de Campo Erê - LUCIMARA LUDWIG, por isso essas doenças foram escolhidas para representar o Outubro Rosa, o mês voltado à prevenção de doenças e saúde da mulher. Ela explica que a campanha é muito celebrada dentro do núcleo, que entende a importância do tratamento precoce para o câncer, por incentivar o exame preventivo. LUCIMARA informa que é grande o número de pessoas de Campo Erê que enfrenta uma dessas doenças.

Fazer exames preventivos é demonstrar amor por si mesmo. Para LUCIMARA LUDWIG – secretária do Núcleo de Apoio à Pessoa Com Câncer de Campo Erê, as mulheres no Outubro Rosa e os homens no Novembro Azul devem mostrar carinho por si mesmo se preocupando com sua saúde. Comenta que o núcleo não fará atividades especiais com público esse ano, ainda por causa dos perigos da pandemia e tentando manter a segurança dos pacientes. Porém, a atenção básica vai continuar acontecendo, como é feito durante todo o ano.

Palma Sola tem novo secretário de saúde. Assumindo o cargo no lugar de DÉBORA PREVEDELLO, o novo chefe do departamento está em processo de adaptação. Antes à frente do setor agrícola da prefeitura, JULIANO ZANDONÁ comenta que está a somente uma semana conhecendo os setores e funcionários. Revela que está sempre observando o funcionamento da Secretaria, para que a partir do momento que tiver segurança, possa conseguir identificar quais mudanças são necessárias para melhorar o atendimento na saúde pública de Palma Sola. O novo secretário destaca: para ele a prioridade é a qualidade do atendimento de quem tanto precisa.

Novo secretário da saúde identifica problema. Mesmo ainda em fase de observação do setor, JULIANO ZANDONÁ percebeu a necessidade de renovação na Vigilância Sanitária de Palma Sola. Explica que viu um setor bastante desestruturado e sem fiscalização. O novo secretário destaca seu desejo de logo entrar em contato com a administração do hospital do município, sempre buscando o melhor para a população. Conforme ele, sua prioridade no comando da saúde pública é o acolhimento, tentando fazer com que os munícipes sejam bem atendidos.



Secretaria de Educação de Campo Erê organiza programação diferente para Dia do Professor. ROSANGELA MOCCELINI – responsável pelo setor, comentou que a pasta procurou realizar um momento especial e descontraído para os professores e todos os servidores da educação. Num salão de eventos em Campo Erê, o palestrante ELIZANDRO PAGANI de Chapecó, trouce mensagens de auto estima e superação para a categoria. Importante esse momento, pois os desafios da educação emespecial nos últimos foi muito grande por causa da pandemia. A secretária agradece o empenho de cada professore e parabeniza a todos pela passagem do seu dia, dizendo que nenhuma profissão existe sem um professor.

Ontem à noite foi realizada a primeira audiência pública pela prefeitura de Palma Sola. Foram mais de três horas debatendo e explicando como deve ser elaborado o novo Plano Diretor,. A informação é do prefeito, CLEOMAR MANTELLI. Segundo ele, a realização deste evento deveria ter ocorrido ainda no seu primeiro mandato devido a relevância do planejamento para o desenvolvimento do município. A audiência contou com expressiva participação presencial do público, além da transmissão ao vivo que pôde ser acompanhada de casa.

O prefeito destacou que este plano deve alinhar o município para as próximas administrações. Ele ainda lembrou que a elaboração do Plano Diretor iniciou há alguns meses no município e que deve ser concluída nos meses seguintes. MANTELLI destacou que o município de Palma Sola possui menos de oito mil habitantes e contará com planejamento visando o futuro. Sendo que este trabalho não é de obrigação de municípios com menos de vinte mil habitantes. CLEOMAR informou que serão realizados outros encontros na cidade para debater este plano.

Palma Sola organiza primeira reunião do Plano Diretor. O encontro para planejar o desenvolvimento do município aconteceu ontem, coordenado pelo arquiteto e urbanista MARCO AURÉLIO BISSANI. Ele explica que essa é uma maneira da administração se organizar e definir como deve ser o crescimento da cidade e do interior para os próximos 20 anos. De acordo com MARCO, essa primeira etapa foi para saber as sugestões e opiniões dos munícipes, de como gostariam de ver a organização de Palma Sola. O plano vai conter ainda normas para construções, loteamentos, infraestrutura pública e serviços como saúde e educação, sempre olhando o lado ambiental.

Objetivo do plano diretor é garantir um crescimento organizado. Conforme o coordenador do trabalho - MARCO AURÉLIO BISSANI, esse planejamento faz muita diferença quando pensado a longo prazo. Acrescenta que para municípios com mais de 20 mil habitantes atualmente é obrigatório, mas cidades menores, como é o caso de Palma Sola, também tem procurado formular um plano diretor entendendo ser algo indispensável. O arquiteto e urbanista conta que ontem foram discutidos cinco temas: desenvolvimento urbano e territorial, infraestrutura, serviços públicos, ambiental e cultural histórico. Os próximos encontros estão organizados para acontecer entre os dias 25 e 29, quatro na cidade e cinco no interior.

PM prende homem com tornozeleira eletrônica por tráfico de droga. Ontem por volta das 20 horas a Polícia Militar de Marmeleiro, recebeu uma denúncia de que umhomem usando tornozeleira eletrônica,novamente estaria comercializando drogas no município. Buscas foram feitas e a equipe conseguiu lograr êxito na abordagem do veículo. Em busca pessoal, foram localizados dois invólucros de cocaína escondidos em seu tênis. Indagado sobre a droga localizada inicialmente citou ser usuário, porém durante buscas no veículo, foi localizado mais um invólucro de tamanho maior, escondido num compartimento interno do veículo.

Durante a abordagem ele confessou aos policiais que estava vendendo a droga. A equipe foi até a residência do homem e localizou mais um invólucro de cocaína, uma balança de precisão, dois dosadores utilizados para fracionar a droga, além de dois aparelhos celulares utilizados para fazer o contato de compra e venda dos entorpecentes. Foi então dado voz de prisão ao homem de 28 anos, e conduzido para a décima nona Subdivisão de Polícia.

Homem é preso por descumprir medida protetiva contra ex-mulher e agredi-la. Ontem por volta das 13 horas a equipe policial de Marmeleiro foi acionada por uma mulher de 52 anos, dizendo que seu ex-companheiro de 43 anos, teria descumprido uma medida protetiva que tinha contra ela. Disse ainda que as ameaças se tornaram mais frequentes nos últimos dias, e que o autor chegou a agredi-la. De posse das características do homem e do veículo que estaria utilizando, a equipe realizou buscas, sendo que horas depois conseguiu lograr êxito em localizar o autor das ameaças e do descumprimento da medida. Ele foi preso e encaminhado a delegacia de polícia.

Acusado de homicídio é condenado a 14 anos de prisão. Em julgamento realizado ontem, no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão, o réu GILSON PANZERA, de 48 anos, foi condenado a 14 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. Ele foi julgado pela morte de GILMAR DOS SANTOS, em crime de homicídio ocorrido no dia dois de maio de 1999, em um salão de baile no interior de Francisco Beltrão.

O julgamento começou as nove da manhã e terminou por volta das 23 horas e 45 minutos, quando os jurados entenderam que a tese da acusação de homicídio qualificado por motivo fútil prevaleceu. A defesa tentou desqualificar o crime, porém não conseguiu convencer os jurados, agora os advogados devem recorrer da sentença. O réu não compareceu no julgamento alegando impossibilidade financeira. Após a sentença o Juiz de Direito expediu mandado de prisão e negou direito do réu de recorrer da sentença em liberdade.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.