ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 15/10/2020

GLOBO EM FOCO – 15/10/20

-VICE-LÍDER DO GOVERNO NO SENADO É FLAGRADO COM DINHEIRO NA CUECA

-SEGUNDO PEDIDO DE IMPEACHMENT DE MOISÉS SERÁ VOTADO HOJE PELO PLENÁRIO DA ALESC

-COOPERATIVISMO CONQUISTA ESPAÇO EM NOVAS ÁREAS

-HOSPITAL REGIONAL JÁ REGISTROU 31 ÓBITOS POR CORONAVÍRUS

-CONDER DISCUTE INCLUSÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS

-DEPUTADO PROJETA EFETIVAÇÃO DO PROJETO DE LEI DAS CISTERNAS

-DIA DO PROFESSOR É COMEMORADO COM NOVOS DESAFIOS PARA A PROFISSÃO

-IDOSO FICA FERIDO EM COLISÃO DE MOTO E BICICLETA

-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE FURTO EM EMPRESA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de céu nublado com possibilidade de chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 28 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


A Rússia concedeu aprovação regulatória a uma segunda vacina contra Covid-19, mostrou o registro de medicamentos autorizados do país nesta quarta-feira. O presidente VLADIMIR PUTIN deu a notícia em uma reunião de governo. A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos em setembro. A imunização desenvolvida pelo instituto é feita a partir de uma tecnologia criada inicialmente para o Ebola.


O presidente da França, EMMANUEL MACRON, anunciou nesta quarta-feira que Paris e outras grandes cidades francesas ficarão sob toque de recolher por quatro semanas para conter a segunda onda do coronavírus. A medida faz parte do estado de urgência anunciado para todo o país. Quem desrespeitar o toque de recolher poderá pagar uma multa de 135 euros, o que equivalente a 887 reais, na cotação atual. MACRON disse que não pretende impor novo lockdown e recomendou às pessoas que adotem uma regra de se reunir com, no máximo, seis pessoas.


A evolução da pandemia de Covid-19 na Europa é "muito preocupante", mas a situação não é tão grave como a registrada há alguns meses, advertiu nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde. Segundo o diretor regional da OMS para a Europa, HANS KLUGE, os número de casos diários e de internações está aumentado. A entidade ressaltou que o número atual de mortes representa um quinto das contabilizadas no pior momento da pandemia.


O senador CHICO RODRIGUES do DEM, vice-líder do governo no Senado, foi alvo da Polícia Federal durante operação deflagrada nesta quarta-feira para combater um esquema criminoso de desvio de recursos públicos destinados ao combate da pandemia de coronavírus em Roraima. De acordo com a CGU, que também atua nas investigações, os valores desviados no esquema somam aproximadamente 20 milhões em emendas parlamentares. Durante as buscas na casa de RODRIGUES, os agentes encontraram dinheiro. Ele tentou esconder cerca de 30 mil reais dentro da cueca que vestia. O senador disse, em nota, que teve o lar invadido por “apenas ter feito o trabalho como parlamentar” de trazer recursos para o combate à Covid-19 na saúde do estado.


A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou nesta quarta-feira pela manutenção da prisão do traficante ANDRÉ OLIVEIRA MACEDO, o ANDRÉ DO RAP. De dez ministros, seis manifestaram esse entendimento. Após o voto de DIAS TOFFOLI, a sessão foi encerrada e terá continuidade nesta quinta, com os votos dos outros quatro ministros. O entendimento mantém decisão do presidente da Corte, LUIZ FUX. No sábado, ele derrubou liminar do colega MARCO AURÉLIO MELLO, que havia concedido a soltura do criminoso. Os seis que votaram ontem entendem que a falta da revisão de uma prisão preventiva a cada 90 dias, prevista no pacote anticrime aprovado pelo Congresso, não implica soltura automática do preso.


Depois de reunião com o presidente JAIR BOLSONARO, o ministro das Comunicações, FÁBIO FARIA, confirmou, nesta quarta-feira, no Palácio da Alvorada, o encaminhamento do projeto de lei que abre caminho para privatização dos Correios. O texto foi levado para o secretário de assuntos jurídicos, JORGE OLIVEIRA. Depois do SAJ, o projeto segue para Casa Civil e depois para o Congresso. Por conta do caminho burocrático a ser percorrido pelo projeto de privatização, a expectativa do governo é de que o texto chegue ao Congresso no ano que vem e seja votado até o final de 2021.


O Parque Nacional da Serra Geral, localizado no município de Praia Grande, no Sul catarinense, é um dos dois parques nacionais que serão concedidos à iniciativa privada. A assinatura do lançamento do edital ocorreu nesta quarta-feira. Em dezembro deve ser conhecida a empresa que vai administrar os parques e em janeiro deve começar o processo de concessão, com início de investimentos, abertura de novas trilhas, construção de banheiros e locais de alimentação. A previsão é de que o vencedor da licitação faça um investimento de quase 270 milhões durante os 30 anos. Nos quatro primeiros anos, a estimativa é de 14 milhões de reais.


O estado de calamidade pública por conta do coronavírus foi prorrogado em Santa Catarina. A decisão está no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira. O ato prevê a extensão da condição até 31 de dezembro de 2020. O texto assinado pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA é um aumento do decreto que havia estabelecido o prazo inicial de seis meses desde 17 de abril. As decisões estabelecidas pela secretaria de Saúde passam diretamente pelo estado de calamidade pública. Além de servir como balizador para os prazos, o decreto também possibilite que o Estado agilize contratações durante o período da pandemia.


O segundo processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA deve ser analisado nesta quinta-feira no plenário da Assembleia Legislativa. O mesmo rito adotado há um mês na votação do primeiro pedido de afastamento prevê também como será a votação na ação que acusa o governador no caso dos respiradores e quais serão os próximos passos após a decisão dos deputados. Assim como ocorreu na votação do primeiro processo de impedimento, há quase um mês, os 40 deputados estaduais irão decidir se aprovam ou não a continuidade do impeachment, dessa vez apenas contra MOISÉS. A sessão está prevista para começar as três da tarde.

Cooperativismo conquista espaço em novas áreas. 15 de outubro é comemorado o dia internacional do cooperativismo de crédito. Região é destaque neste seguimento. Conforme o professor de cooperativismo, SIDNEI GREGÓRIO TAVARES, a cooperação é fundamental no desenvolvimento humano e até dos animais. Ele cita como exemplo disso o trabalho desenvolvido pelas abelhas com sucesso na base da coletividade em prol de um bem comum. Salienta que o cooperativismo possui oito ramos principais e se consolida como sistema eficiente nas diferentes áreas. O professor chama atenção para o crescimento do cooperativismo de crédito e a força cada vez maior das cooperativas do ramo agropecuário. TAVARES também enaltece o cooperativismo para a comercialização de produtos, pois é possível melhorar as condições de compra devido ao maior volume adquirido e também de venda.

A força do cooperativismo proporciona vantagens em diferentes atividades. O professor SIDNEI GREGÓRIO TAVARES destaca a valorização dos associados como integrantes diretos do sistema de compra, venda e participação no lucro. Ele salienta que o cooperativismo proporciona vários benefícios e o associado também é dono, participando da divisão de lucros ou sobras como é denominado no cooperativismo. avalia de maneira positiva o fortalecimento de sistema cooperativosde turismo e lazer, construção civil e até no ramo imobiliário. Segundo o professor a cooperativa habitacional teria grande utilidade na região, pois possui linha de crédito especial. Ele lembra que são necessários 20 associados para constituir uma cooperativa.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso já registrou 31 óbitos por complicações do Coronavírus. Foram contabilizados mais três óbitos nas últimas 24 horas. Conforme a assessoria de imprensa, trata-se de duas mulheres de 68 anos 84 anos, ambas de SMOeste e um homem de 44 anos de Cunha Porã. A ocupação de hoje é de 10 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são dois positivos. Os pacientes são: seis de Maravilha, três de SJCedro, um de SMOeste, um de Guarujá do Sul e outro de Palma Sola.

Processos de impeachment abertos na Alesc contra o governador e a vice não deveriam ter prosperado. A afirmação é da vice-governadora DANIELA REINEHR. Ela afirmou que o estado vive uma situação lamentável. Para ela, o governo deveria estar focando o trabalho na recuperação de Santa Catarina e não em responder a processos de motivação política, sem base jurídica, especialmente contra ela. DANIELA comentou que pelo menos no segundo caso, os deputados fizeram justiça e não aceitaram a denúncia. Segundo o relator, a vice-governadora agiu com zelo e alertou para os problemas envolvendo a compra de respiradores com pagamento antecipado e dispensa de licitação.

Além do impeachment no caso dos respiradores analisado pela Alesc, a vice-governadora responde a outro processo na comissão mista composta por cinco deputados estaduais e seis desembargadores. Essa comissão vai julgar daqui a 10 dias se aceita ou não a denúncia por crime de responsabilidade em razão da equiparação salarial dos procuradores do estado com os da Alesc. Se a denuncia for aceita, MOISÉS e DANIELA serão afastados por até 180 dias para o julgamento propriamente dito que pode resultar na perda dos mandatos. DANIELA espera um julgamento mais técnico e jurídico dessa comissão. Ela sustenta que a inclusão do nome dela no impeachment é ilegal. A denúncia contra a vice-governadora no caso do aumento salarial para procuradores do estado é por omissão e por não proceder o dever de oficio para corrigir o ato. De acordo com os denunciantes, DANIELA assumiu o governo entre seis e 20 de janeiro deste ano, tomou conhecimento do ato praticado e não adotou providências para suspender os pagamentos.

Presidente da Cidasc visita regional de SMOeste. Conforme a presidente estadual da Cidasc, LUCIANA SURDI, até o final do ano o objetivo é visitar as 19 regionais do estado, para conferir as condições de trabalho, desejar as boas vindas aos novos veterinários contratados, conhecer desafios e demandas de trabalho. A presidente enfatiza que na regional de SMOeste o destaque é para o trabalho de erradicação da brucelose e tuberculose, e a certificação das propriedades livres das doenças. LUCIANA cita que no estado o índice das doenças é o mais baixo do país, devido ao trabalho de saneamento, a eliminação dos animais contaminados e a indenização dos produtores por meio do Fundesa. Ela comenta que na regional de SMOeste já são 312 propriedades certificadas, o que representa cerca de 30% das certificações em Santa Catarina. No total, são mil e 45 propriedades certificadas no estado.

Mobilização pretende revogar decreto federal que muda política nacional de inclusão. A proposta da audiência, prevista para dia 29 de outubro, é da deputada estadual LUCIANE CARMINATTI. A parlamentar explica que a política nacional de inclusão, em vigência hoje, está baseada em anos de construção com as entidades que representam as pessoas com deficiência. Ela esclarece que o governo federal, sem consultar estas entidades, baixou um decreto modificando parte deste projeto coletivo. LUCIANE diz que hoje maior parte dos alunos com alguma deficiência está também nas escolas regulares, devido ao entendimento de que isso agrega na sua convivência na sociedade. Com o decreto, a deputada cita que fica livre para os pais ou responsáveis escolherem se querem encaminhar o filho para uma escola especial ou para a escola regular.

A parlamentar considera que a mudança do decreto é um retrocesso na política de inclusão, devido aos pais que não tem a informação necessária sobre o potencial do seu filho para estar em uma escola regular, e pela desobrigação do educandário em acolher estes alunos. A deputada LUCIANE CARMINATTI ressalta que na audiência pública virtual, o objetivo é ouvir entidades, pais e alunos da educação especial sobre essa mudança na legislação proposta pelo governo federal. Após a audiência, às 14 horas do dia 29, o objetivo é criar um movimento nacional a partir de reuniões que estão sendo realizadas em todos os estados para cobrar a revogação do decreto. A audiência será transmitida pelo canal da Assembleia Legislativa. A deputada LUCIANE diz que é preciso melhorar a condição das escolas regulares em receber os alunos com deficiência, e não dar a opção de ficarem em casa ou frequentarem apenas a escola especial, como prevê o decreto.

Metereologista relata trajetória profissional e desafio diário de informar a previsão. Dia do Metereologista é lembrado anualmente no dia 14 de outubro. Conforme o metereologista da Epagri Ciram, MARCELO MARTINS, a profissão começa com a formação no ensino superior, que no caso dele foi em uma universidade de Belém do Pará. Ele cita que a graduação mais próxima de metereologia é encontrada na UFSC de Florianópolis, com duração de cerca de quatro anos. MARTINS comenta que a graduação contempla disciplinas como química, matemática, estatística, probabilidade e informática. Ele considera que para ingressar na faculdade é fácil, mas o difícil é se manter, em função do conteúdo específico que é abordado. O metereologista ressalta que o profissional conclui a graduação como bacharel, e são várias opções de atuação, sendo a mais conhecida a previsão do tempo que é mais curta, ou a previsão de clima que é para um período maior.

O profissional de meteorologia pode atuar também na previsão de mar, que é a influência da atmosfera para a navegação marítima e a metereologia aeronáutica importante para pouso e decolagem de aviões. MARCELO MARTINS cita também a atuação do profissional nas áreas de hidrologia e agrometeorologia voltada para a agricultura e energias renováveis. O metereologista da Epagri Ciram, com mais de 20 anos de profissão, explica que o dia do profissional começa cedo, com a análise de dados e imagens feitas da atmosfera por satélite ou radar. MARTINS lembra que o profissional deveria atuar durante 24 horas, o que não é possível no momento por falta de profissionais. A previsão do tempo que é feita para até cinco dias tem até 95% de assertividade. O metereologista se considera feliz na profissão, pela importante contribuição que a previsão representa para toda a população.

Conder fará assembleia para discutir inclusão de novos municípios. Segundo o presidente do Conder, GENÉSIO BRESSIANI, em função dos resultados do trabalho realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional em toda região, novos municípios solicitaram para participar. Ele cita que os trabalhos se concentram na realização das licitações coletivas que tem reduzido gastos em valores significativos para os municípios, e a partir deste ano também foi iniciado o serviço da emissão das licenças ambientais. BRESSIANI cita que no início do ano foi autorizado o ingresso no consórcio do município de Maravilha, que está providenciando a documentação e adequando a legislação. Outras solicitações foram de Romelândia e Palmitos. O presidente comenta que até final do mês será realizada assembleia para apresentação e aprovação destes novos municípios. Sendo todos aprovados, o Conder passa a atender 22 municípios.

Mesmo em pandemia e agora no período eleitoral, o presidente afirma que o Conder não interrompe os seus trabalhos. GENÉSIO BRESSIANI cita que desde o início do serviço ambiental cerca de mil processos deram entrada no consórcio para análise, e destes, 106 processos estão em tramitação. Os demais já foram liberados. Por mês são em torno de 100 novos processos. BRESSIANI comenta que a média é de 35 a 40 dias para análise dos processos e o retorno aos municípios com a liberação dos licenciamentos. Em relação às licitações, o presidente esclarece que antes do vencimento já é emitido novo processo para a compra necessária. Somente este ano já foram 28 processos licitatórios. Para os próximos dias BRESSINAI cita que serão licitados novos testes de Covid e equipamentos de proteção, além de medicamentos, e materiais de resíduos sólidos para adequações nos municípios.

Deputado projeta efetivação do projeto de lei das cisternas. Prazo final é 16 de outubro, nesta sexta-feira, para o governador sancionar ou vetar o projeto de lei que altera o artigo do Código Ambiental de Santa Catarina. O autor do projeto, deputado MAURO DE NADAL é otimista. O vice-presidente da Assembleia Legislativa afirma que caso ocorra o veto, a ALESC está preparada para derrubar a decisão de CARLOS MOISES. O parlamentar lembra que foi atendido um pedido de suinocultores da região Extremo Oeste, com aprovação por unanimidade pelos deputados. DE NADAL faz questão de salientar que o projeto não retira a obrigação do reservatório de água, ele apenas regulamenta um artigo do Código Ambiental de Santa Catarina que havia sido aprovado sem a devida avaliação.

MAURO DE NADAL diz que é preciso evitar custo desnecessário. O deputado cita que o produtor rural que já possui um poço artesiano com vasão suficiente para atender a demanda, um grande açude ou outro meio alternativo que proporcione garantia de água, não pode ser obrigado a ter novo reservatório. A decisão de não exigir cisterna também será baseada em laudo emitido pela secretaria municipal da agricultura com base em avaliações do histórico de água na propriedade. Para o deputado, não é justo que o produtor rural tenha água em abundância e ainda fique na obrigação de investir em mais uma cisterna. Conforme MAURO DE NADAL, a alteração no Código Ambiental não tem contradição com a mobilização que é feita para construção de reservatórios para enfrentar períodos de estiagem como está sendo registrado no momento.

Dia do professor é comemorado hoje com novos desafios para a profissão. Pandemia mudou forma de trabalho e apresenta uma situação nova de comunicação com estudantes e familiares. A professora e coordenadora do curso de Pedagogia da UCEFF, MARIA PREIS WELTER destaca os desafios no exercício da sua profissão. Segundo ela, a docência é permeada de desafios e possibilidades. Considera os desafios da profissão também como possibilidades para aprender e evoluir./MARIA chama atenção para a importância da formação inicial e continuada, visto que são muitos os saberes necessários para o exercício do magistério, pois envolve o conhecimento das ciências, domínio didático e de metodologias, ou seja, a capacidade de planejamento, mediação e avaliação da aprendizagem. Além disso, o professor precisa conhecer como o estudante aprende, suas potencialidades e dificuldades, criar vínculos afetivos e mediar conflitos.

O professor contemporâneo atua na era do conhecimento, com disponibilidade de muitas informações e novas tecnologias. A coordenadora do curso de Pedagogia da UCEFF, MARIA WELTER, afirma que a atuação do professor requer muito estudo, pesquisa, inovação, bem como o uso de metodologias que despertem o interesse dos estudantes. Destaca ainda que o professor trabalha com pessoas, seja crianças, adolescentes, jovens ou adultos. Desta forma, para lidar com uma grande diversidade de estudantes, o professor precisa ter muitas competências. Segundo MARIA, a pandemia gerou inúmeros desafios, especificamente à educação, exigiu inovação, adaptação, criatividade, uso das tecnologias na mediação do processo ensino-aprendizagem. A professora avalia que esta situação aproximou família e escola, parceria necessária para a efetivação do processo de ensinar e educar.

O futuro do professor gera preocupação. O Brasil ocupa um dos últimos lugares no ranking de valorização dos professores, de respeito por parte dos estudantes e o interesse dos jovens por esta profissão.. MARIA PREIS WELTER, diz que é fundamental mudar esta mentalidade, pois a docência é uma das profissões mais complexas, precisa de excelente formação, ótimas condições de trabalho e um salário justo. Conforme coordenadora do curso de Pedagogia da UCEFF, existe uma carência de estratégias de valorização do professor. É preciso pensar numa política de apoio e incentivo para que efetivamente possamos melhorar o ensino no país. A professora destaca que a motivação do professor está no resultado do seu trabalho, quando percebe o progresso, o aprendizado, a evolução do estudante. O resultado de seu trabalho também está no legado, na vida das pessoas e o reconhecimento das famílias.

Homem sofre queda e fica ferido em Guaraciaba. Um idoso ficou ferido nesta quarta-feira por volta das 10 horas da manhã na Rua Ermindo Anschau, em Guaraciaba. Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para atender a ocorrência, foi uma queda de nível num acidente de trabalho. No local, um homem de 65 anos caiu de uma altura de aproximadamente três metros. Ele disso aos bombeiros que estava com dores nas costelas e apresentava suspeita de fraturas. Após aplicação de colar cervical e imobilizado em maca rígida, o homem foi conduzido ao hospital São Lucas para exames e avaliação.

A Polícia Militar fez a detenção de um homem por embriagues ao volante nesta quarta-feira no município de Guaraciaba. De acordo com a PM, ele estava dirigindo um carro que colidiu contra outro veículo. O motorista fugiu do local do acidente, mas foi abordado em seguida pela guarnição. Segundo a PM, ele estava em visível estado de embriaguez, com andar cambaleante, vestes desalinhadas e fala arrastada. O homem foi detido e levado para a delegacia de polícia junto com auto de constatação de sinais de embriaguez emitido pela PM.

A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão por tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira. A ordem judicial foi executada por volta das dez horas na Vila Nova dois em São Miguel do Oeste. Os policiais abordaram um rapaz de 19 anos que está sendo acusado por tráfico de drogas. Ele foi conduzido e entregue na Unidade Prisional Avançada do município.

Idoso fica ferido em colisão de moto e bicicleta. O idoso, de 78 anos, relatou que estava andando de bicicleta na via, quando houve a colisão com a motocicleta, mas não soube explicar exatamente como ocorreu o acidente. Ele foi encontrado pelos bombeiros deitado em via pública, consciente e orientado, amparado por populares. A vítima apresentada suspeita de fratura e escoriações no braço e perna esquerdos, e sinais vitais estavam estáveis. Após atendimento dos bombeiros o idoso foi encaminhado ao hospital de Cunha Porã. A polícia militar foi acionada para procedimentos cabíveis no local.

Polícia civil de Santa Catarina e brigada militar do Rio Grande do Sul prendem foragido por homicídio. Na tarde de terça-feira, a Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste, em ação integrada a Brigada Militar de Guaporé, RS, prenderam um homem de 37 anos, foragido depois de ter praticado um crime de homicídio na cidade de Francisco Beltrão, PR, em maio deste ano. Em oito de maio de 2020, na linha Gaúcha, interior de Francisco Beltrão, PR, o homem de 37 anos golpeou, com um facão, outro homem, de 50 anos, que foi a óbito sete dias depois. Na data do fato, após golpear a vítima, o agressor fugiu para uma mata. Na terça-feira, pós troca de informações entre a Polícia de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o autor, que tinha contra si mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça paranaense, foi preso na rodovia estadual ERS 129, no trecho entre Planalto e Guaporé, RS.

Polícia Civil prende suspeito de furto em empresa de Pinhalzinho. A Polícia Civil de Pinhalzinho, prendeu em flagrante na tarde de ontem, um rapaz de 25 anos por receptação. O furto ocorreu na madrugada de 12 de outubro, em uma empresa localizada na área industrial de Pinhalzinho. Foram furtadas duas roçadeiras, um assoprador e um carregador de bateria de veículo, avaliados em aproximadamente seis mil reais. Na tarde de ontem os investigadores localizaram dois desses bens em uma quitinete situada no Bairro Universitário. O suspeito foi preso. Os objetos foram apreendidos e devolvidos ao proprietário. O conduzido foi autuado em flagrante por receptação. Durante o interrogatório, ele disse que um conhecido havia deixado os objetos em sua casa para que guardasse. A investigação prossegue para esclarecer a autoria do furto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.