O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu nublado com possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A Rússia concedeu aprovação regulatória a uma segunda vacina contra Covid-19, mostrou o registro de medicamentos autorizados do país nesta quarta-feira. O presidente VLADIMIR PUTIN deu a notícia em uma reunião de governo. A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos em setembro. A imunização desenvolvida pelo instituto é feita a partir de uma tecnologia criada inicialmente para o Ebola.
O presidente da França, EMMANUEL MACRON, anunciou nesta quarta-feira que Paris e outras grandes cidades francesas ficarão sob toque de recolher por quatro semanas para conter a segunda onda do coronavírus. A medida faz parte do estado de urgência anunciado para todo o país. Quem desrespeitar o toque de recolher poderá pagar uma multa de 135 euros, o que equivalente a 887 reais, na cotação atual. MACRON disse que não pretende impor novo lockdown e recomendou às pessoas que adotem uma regra de se reunir com, no máximo, seis pessoas.
A evolução da pandemia de Covid-19 na Europa é "muito preocupante", mas a situação não é tão grave como a registrada há alguns meses, advertiu nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde. Segundo o diretor regional da OMS para a Europa, HANS KLUGE, os número de casos diários e de internações está aumentado. A entidade ressaltou que o número atual de mortes representa um quinto das contabilizadas no pior momento da pandemia.
O senador CHICO RODRIGUES do DEM, vice-líder do governo no Senado, foi alvo da Polícia Federal durante operação deflagrada nesta quarta-feira para combater um esquema criminoso de desvio de recursos públicos destinados ao combate da pandemia de coronavírus em Roraima. De acordo com a CGU, que também atua nas investigações, os valores desviados no esquema somam aproximadamente 20 milhões em emendas parlamentares. Durante as buscas na casa de RODRIGUES, os agentes encontraram dinheiro. Ele tentou esconder cerca de 30 mil reais dentro da cueca que vestia. O senador disse, em nota, que teve o lar invadido por “apenas ter feito o trabalho como parlamentar” de trazer recursos para o combate à Covid-19 na saúde do estado.
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou nesta quarta-feira pela manutenção da prisão do traficante ANDRÉ OLIVEIRA MACEDO, o ANDRÉ DO RAP. De dez ministros, seis manifestaram esse entendimento. Após o voto de DIAS TOFFOLI, a sessão foi encerrada e terá continuidade nesta quinta, com os votos dos outros quatro ministros. O entendimento mantém decisão do presidente da Corte, LUIZ FUX. No sábado, ele derrubou liminar do colega MARCO AURÉLIO MELLO, que havia concedido a soltura do criminoso. Os seis que votaram ontem entendem que a falta da revisão de uma prisão preventiva a cada 90 dias, prevista no pacote anticrime aprovado pelo Congresso, não implica soltura automática do preso.
Depois de reunião com o presidente JAIR BOLSONARO, o ministro das Comunicações, FÁBIO FARIA, confirmou, nesta quarta-feira, no Palácio da Alvorada, o encaminhamento do projeto de lei que abre caminho para privatização dos Correios. O texto foi levado para o secretário de assuntos jurídicos, JORGE OLIVEIRA. Depois do SAJ, o projeto segue para Casa Civil e depois para o Congresso. Por conta do caminho burocrático a ser percorrido pelo projeto de privatização, a expectativa do governo é de que o texto chegue ao Congresso no ano que vem e seja votado até o final de 2021.
O Parque Nacional da Serra Geral, localizado no município de Praia Grande, no Sul catarinense, é um dos dois parques nacionais que serão concedidos à iniciativa privada. A assinatura do lançamento do edital ocorreu nesta quarta-feira. Em dezembro deve ser conhecida a empresa que vai administrar os parques e em janeiro deve começar o processo de concessão, com início de investimentos, abertura de novas trilhas, construção de banheiros e locais de alimentação. A previsão é de que o vencedor da licitação faça um investimento de quase 270 milhões durante os 30 anos. Nos quatro primeiros anos, a estimativa é de 14 milhões de reais.
O estado de calamidade pública por conta do coronavírus foi prorrogado em Santa Catarina. A decisão está no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira. O ato prevê a extensão da condição até 31 de dezembro de 2020. O texto assinado pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA é um aumento do decreto que havia estabelecido o prazo inicial de seis meses desde 17 de abril. As decisões estabelecidas pela secretaria de Saúde passam diretamente pelo estado de calamidade pública. Além de servir como balizador para os prazos, o decreto também possibilite que o Estado agilize contratações durante o período da pandemia.
O segundo processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA deve ser analisado nesta quinta-feira no plenário da Assembleia Legislativa. O mesmo rito adotado há um mês na votação do primeiro pedido de afastamento prevê também como será a votação na ação que acusa o governador no caso dos respiradores e quais serão os próximos passos após a decisão dos deputados. Assim como ocorreu na votação do primeiro processo de impedimento, há quase um mês, os 40 deputados estaduais irão decidir se aprovam ou não a continuidade do impeachment, dessa vez apenas contra MOISÉS. A sessão está prevista para começar as três da tarde.
Apresentado no Plenário da Alesc relatório da nova comissão do impeachment do governador. A reunião foi presidida pelo deputado estadual FABIANO DA LUZ. Ele conta que o documento produzido pelo relator, deputado VALDIR COBALCHINI, foi lido em sua essência também na sessão ordinária. O parlamentar explica que além da peça da denúncia, o relatório, de 84 páginas, incluiu o parecer do procurador-geral do Estado, a manifestação da Mesa Diretora da Assembleia e as defesas do governador e da vice.
Segundo pedido de impeachment é referente à compra de 200 respiradores da empresa Veigamed. Nesse caso o deputado FABIANO, explica que houve pagamento antecipado de 33 milhões. Há ainda, possíveis irregularidades envolvendo a contratação de um hospital de campanha em Itajaí, no valor de 100 milhões. O ato prosseguiu com a ação contra o governador CARLOS MOISÉS e a retirada dos autos da vice-governadora DANIELA REINEHR. Conforme ele, diferente de MOISÉS, para a vice DANIELA, não foram encontrados indícios do cometimento de crime de responsabilidade. Tanto no caso da compra dos respiradores quanto no processo de instalação do hospital de campanha. Isso porque ela, teria comunicado os órgãos públicos de fiscalização, como o Ministério Público, a Assembleia Legislativa e a Procuradoria Geral do Estado, tão logo teve conhecimento das supostas irregularidades.
Foram 15 dias de muita leitura e debate. Assim define o deputado estadual FABIANO DA LUZ, os dias que antecederam a votação. Ainda conforme ele, houve divergências entre algumas opiniões entre os deputados, mas prevaleceu a manutenção do rito e dos prazos do processo. DA LUZ, comenta que, o advogado encarregado da defesa do governador juntamente com a deputada PAULINHA apresentaram requerimentos solicitando o adiamento da votação do processo por até dez sessões e o ajuntamento de novos documentos aos autos, que foram rejeitados por maioria de votos.
Confira como foi a votação. Foram favoráveis ao parecer os deputados FABIANO DA LUZ; VALDIR COBALCHINI; ANA CAMPAGNOLO; NAZARENO MARTINS; ADA DE LUCA; KENNEDY NUNES; MARCIUS MACHADO e SERGIO MOTTA. FABIANO DA LUZ explica que o Projeto de Decreto Legislativo resultante do parecer, autorizando a abertura de um segundo processo de impeachment contra o governador, será incluído para votação em plenário pelos 40 deputados, hoje às 15 horas. Caso seja acatado, a matéria será submetida a uma segunda deliberação, desta vez por um tribunal misto formado por cinco deputados estaduais escolhidos e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina definidos por sorteio.
Se for aprovado no Tribunal Misto, o governador será afastado do cargo por até 180 dias ou até que ocorra o julgamento. De acordo com o deputado, a ação será feita também por esse grupo de cinco parlamentares e cinco desembargadores, em uma nova sessão que inclui depoimentos de testemunhas e discussão sobre provas.
Começa hoje a votação de impeachment do Governador e da Vice-Governadora. A Deputada Estadual LUCIANE CARMINATTI considera o caso lamentável. Ela explica que foram dois episódios graves em Santa Catarina. O primeiro processo, em que foi decretado o afastamento dos dois, foi por conta de gratificação de procuradores sem autorização legislativa. Destaca que o processo já foi concluído e agora está para analise da comissão paritária, formada pelo presidente do tribunal, cinco desembargadores e cinco deputados. Ela acredita que já na próxima semana vai haver uma decisão por parte dessa comissão.
Segundo pedido de impeachment é por compra de respiradores. A Deputada Estadual salienta que nesse caso foram gastos 33 milhões nos equipamentos, que nunca chegaram aos hospitais. Destaca que o pagamento foi antecipado, oque é proibido pelo direito administrativo. Deve ser aprovado no plenário da Alesc, o afastamento também nesse segundo processo. Comenta que, caso o primeiro não tivesse determinado afastamento dos dois, assumiria a Vice-Governadora. Conforme LUCIANE CARMINATTI, se não houver nenhum julgamento por parte da ordem judicial, tanto o Governador quanto a Vice vão ser afastados.
Hoje, 15 de outubro, é o dia do professor. LUCIANE CARMINATTI, professora e Deputada Estadual, parabeniza todos os educadores pelo seu dia e destaca: todas as profissões passaram pelo professor. Lamenta que esses profissionais ainda não sejam valorizados como deveriam. Exclama que, apesar do salário e da não valorização porparte de alguns alunos, tem orgulho de ser professora. Comenta que, como em todas as profissões, nem todos podem ser considerados exemplos, mas afirma: o professor é fundamental.
É professora, está como deputada. Assim LUCIANE CARMINATTI define a sua profissão. Cita que até hoje recebe carinho de antigos alunos, que sempre mandam mensagens de apoio. Ela pede que a sociedade valorize os educadores, ainda mais durante a pandemia, em que a classe está sofrendo muito com o excesso de trabalho. Salienta que os professores precisam fazer aulas para alunos com internet e sem internet, enquanto lidam com problemas em casa e ajudam estudantes, tudo ao mesmo tempo.
Candidatos se preparam para segundo debate da Rádio Atalaia. Disputam a prefeitura de São Bernardino 3 candidatos, que estudam as regras do programa, juntamente com suas assessorias. Estarão nos estúdios da emissora, sábado de manhã, IVO LUDWIG da coligação Progresso Para Todos; ADELI RIFFEL da coligação O Desenvolvimento Precisa Continuar; e DALVIR LUDWIG da Unidos Para Mudar, Crescer E Desenvolver. As 7 e meia eles deverão começar a chegar aos estúdios para a realização dos sorteios e organização final do programa.
Coligação Unidos Para Mudar, Crescer e desenvolver espera um debate sadio com propostas e planos de governo. A declaração é do coordenador da campanha LUIZ CARLOS NEGRI. Ele quer que o programa sirva para os eleitores analisarem quem tem as melhores propostas e está preparado para administrar. Garante que DALWIR LUDWIG faz uma campanha honesta e sem ataques, só apresentando propostas de governo.
NEGRI admite que a pandemia prejudica a campanha, porque um comício reúne muita gente da comunidade, onde é realizado. Apesar disso, salienta que a equipe que trabalha com DALWIR LUDWIG se supera porque é forte. Os partidos do bloco tem 27 candidatos a vereador. O coordenador de campanha frisa que não falta esforço para visitar o máximo de famílias de São Bernardino. Finaliza dizendo que os poucos mais de 30 dias de campanha são superados com bastante trabalho da coligação.
É boa a expectativa para o debate sábado na Atalaia. A manifestação é do coordenador da campanha de ADELI RIFFEL, ALCINO BORGES. A coligação é O Desenvolvimento Precisa Continuar. BORGINHO acrescenta que o debate será o grande momento para os eleitores de São Bernardino tirar suas dúvidas sobre as propostas dos candidatos. Acrescenta que o programa será esclarecedor e eleitor bem informado vota com mais consciência.
Grupo que defende reeleição de ADELI RIFFEL procura visitar todas as famílias nas casas, levando as propostas de governo. Quem informa é o coordenador da campanha ALCINO BORGES. Diz que o isolamento social atrapalha a campanha da coligação O Desenvolvimento Precisa Continuar, mas a saúde da população está em primeiro lugar. BORGINHO informa que na eleição passada já não existia comício, por isso o debate sábado na Atalaia será tão importante para a população. Apesar do pouco tempo de campanha, o coordenador acredita num bom trabalho.
Debate é a grande oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas de trabalho na prefeitura para os próximos 4 anos. A observação é do coordenador da campanha da coligação Progresso Para Todos, LENOIR BERGAMASCHI. Ele espera que os ouvintes de São Bernardino escolham o melhor candidato, aquele que demonstrar melhor preparo para governar no próximo mandato. BERGAMASCHI diz que não apoia agressão de nenhuma das partes, sábado.
Maior meta da coligação Progresso Para todos é reconduzir IVO LUDWIG a prefeitura de São Bernardino. O comentário é do coordenador LENOIR BERGAMASCHI. Para isso, os integrantes se esforçam para visitar todas as famílias do município, ouvindo atentamente o que os eleitores tem a dizer. Salienta que a pandemia pode atrapalhar um pouco nas visitas as residências, por causa dos cuidados que é preciso ter. BERGAMASCHI é contra comício, pois acaba perdendo voto. Considera os poucos mais de 30 dias de campanha suficientes pela qualidade dos candidatos da coligação.
Os 3 candidatos a prefeito de São Bernardino serão recebidos na Rádio Atalaia, sábado, a partir das 7 e meia da manhã. O primeiro passo será definir as salas em que cada um dos acompanhantes vai se estabelecer durante o debate. Pelas normas, cada candidato poderá trazer apenas uma pessoa. ADELI RIFFEL, DALWIR LUDWIG e IVO LUDWIG vão responder perguntas da produção do programa, irão sortear temas para comentar e por último farão perguntas entre si. O debate da semana que vem será com candidatos a prefeito de Santa Terezinha do Progresso.
Homem é detido por posse de maconha. Um rapaz de 19 anos foi parado pela Polícia Militar de Renascença no início da tarde de ontem durante patrulhamento. Quando os policiais se aproximaram viram ele jogar um objeto no chão. Durante buscas foi localizada a droga. Ele relatou que é usuário, disse que havia ficado nervoso ao perceber a presença dos policiais e arremessou a droga com intuito de enganar a equipe. O homem e a droga foram entregues na delegacia da Polícia Civil de Marmeleiro.
Veículos colidem de frente na SC-157. O acidente foi registrado por volta das 18 horas e 30 minutos de ontem, em Novo Horizonte. Foi uma colisão frontal de um Ford KA, conduzido por um homem de 43 anos, e um Uno, dirigido por um homem de 24 anos. Ambos os carros são de São Lourenço do Oeste. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, nos veículos ocorreram danos de pequena monta e o condutor do Uno sofreu lesões leves. Chovia no momento da colisão.
Operação Sirius prende casal investigado por associação ao tráfico de drogas. A Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste em ação integrada junto à Polícia Civil do Paraná, prenderam, no início da tarde ontem, uma mulher de 35 anos e seu companheiro, de 34, por associação ao tráfico de droga. Conforme a polícia, contra o casal havia mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário paranaense. As investigações, explica a polícia, acabaram chegando a três associações criminosas que atuavam no tráfico em larga escala, enviando entorpecentes para diversas localidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. O casal estava foragido desde que as prisões foram decretadas em agosto deste ano. Após troca de informações entre as Polícias Civil de Santa Catarina e do Paraná, o casal foi localizado numa residência no centro da cidade de Marechal Candido Rondon.
Foragido por homicídio em Beltrão é preso com ajuda da polícia de São Lourenço do Oeste. Na tarde de ontem, houve uma ação integrada entre as policiais. O trabalho conjunto acabou na prisão de um homem de 37 anos, foragido por ter praticado um crime de homicídio em Francisco Beltrão. O crime foi no dia oito de maio, quando o acusado golpeou, com um facão outro homem, de 50 anos, que morreu uma semana depois devido aos ferimentos. No dia do crime, depois de golpear a vítima, o agressor fugiu.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.