-VICE-LÍDER DO GOVERNO NO SENADO É FLAGRADO COM DINHEIRO NA CUECA
-2º PEDIDO DE IMPEACHMENT DE MOISÉS SERÁ VOTADO HOJE PELO PLENÁRIO DA ALESC
-MULHERES COOPERATIVISTAS PARTICIPAM DE PALESTRAS ONLINE
-DIA DO PROFESSOR É COMEMORADO COM NOVOS DESAFIOS PARA A PROFISSÃO
-APAE DE GUARUJÁ DO SUL É CONTEMPLADA COM COZINHA INDUSTRIAL
-HOSPITAL SÃO LUCAS REALIZA CIRURGIAS EM OITO ESPECIALIDADES
-EXTREMO OESTE TEM MAIS TRÊS MORTES POR CORONAVÍRUS
-AGRICULTORES DE PALMA SOLA PODERÃO ADERIR AO “PAA”
-CONDUTOR É DETIDO APÓS CAUSAR COLISÃO E FUGIR DO LOCAL
-IDOSO FICA FERIDO EM ACIDENTE DE TRABALHO EM GUARACIABA
O tempo está nublado na região. A previsão para as próximas horas é de céu nublado com possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A Rússia concedeu aprovação regulatória a uma segunda vacina contra Covid-19, mostrou o registro de medicamentos autorizados do país nesta quarta-feira. O presidente VLADIMIR PUTIN deu a notícia em uma reunião de governo. A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos em setembro. A imunização desenvolvida pelo instituto é feita a partir de uma tecnologia criada inicialmente para o Ebola.
O presidente da França, EMMANUEL MACRON, anunciou nesta quarta-feira que Paris e outras grandes cidades francesas ficarão sob toque de recolher por quatro semanas para conter a segunda onda do coronavírus. A medida faz parte do estado de urgência anunciado para todo o país. Quem desrespeitar o toque de recolher poderá pagar uma multa de 135 euros, o que equivalente a 887 reais, na cotação atual. MACRON disse que não pretende impor novo lockdown e recomendou às pessoas que adotem uma regra de se reunir com, no máximo, seis pessoas.
A evolução da pandemia de Covid-19 na Europa é "muito preocupante", mas a situação não é tão grave como a registrada há alguns meses, advertiu nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde. Segundo o diretor regional da OMS para a Europa, HANS KLUGE, os número de casos diários e de internações está aumentado. A entidade ressaltou que o número atual de mortes representa um quinto das contabilizadas no pior momento da pandemia.
O senador CHICO RODRIGUES do DEM, vice-líder do governo no Senado, foi alvo da Polícia Federal durante operação deflagrada nesta quarta-feira para combater um esquema criminoso de desvio de recursos públicos destinados ao combate da pandemia de coronavírus em Roraima. De acordo com a CGU, que também atua nas investigações, os valores desviados no esquema somam aproximadamente 20 milhões em emendas parlamentares. Durante as buscas na casa de RODRIGUES, os agentes encontraram dinheiro. Ele tentou esconder cerca de 30 mil reais dentro da cueca que vestia. O senador disse, em nota, que teve o lar invadido por “apenas ter feito o trabalho como parlamentar” de trazer recursos para o combate à Covid-19 na saúde do estado.
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou nesta quarta-feira pela manutenção da prisão do traficante ANDRÉ OLIVEIRA MACEDO, o ANDRÉ DO RAP. De dez ministros, seis manifestaram esse entendimento. Após o voto de DIAS TOFFOLI, a sessão foi encerrada e terá continuidade nesta quinta, com os votos dos outros quatro ministros. O entendimento mantém decisão do presidente da Corte, LUIZ FUX. No sábado, ele derrubou liminar do colega MARCO AURÉLIO MELLO, que havia concedido a soltura do criminoso. Os seis que votaram ontem entendem que a falta da revisão de uma prisão preventiva a cada 90 dias, prevista no pacote anticrime aprovado pelo Congresso, não implica soltura automática do preso.
Depois de reunião com o presidente JAIR BOLSONARO, o ministro das Comunicações, FÁBIO FARIA, confirmou, nesta quarta-feira, no Palácio da Alvorada, o encaminhamento do projeto de lei que abre caminho para privatização dos Correios. O texto foi levado para o secretário de assuntos jurídicos, JORGE OLIVEIRA. Depois do SAJ, o projeto segue para Casa Civil e depois para o Congresso. Por conta do caminho burocrático a ser percorrido pelo projeto de privatização, a expectativa do governo é de que o texto chegue ao Congresso no ano que vem e seja votado até o final de 2021.
O Parque Nacional da Serra Geral, localizado no município de Praia Grande, no Sul catarinense, é um dos dois parques nacionais que serão concedidos à iniciativa privada. A assinatura do lançamento do edital ocorreu nesta quarta-feira. Em dezembro deve ser conhecida a empresa que vai administrar os parques e em janeiro deve começar o processo de concessão, com início de investimentos, abertura de novas trilhas, construção de banheiros e locais de alimentação. A previsão é de que o vencedor da licitação faça um investimento de quase 270 milhões durante os 30 anos. Nos quatro primeiros anos, a estimativa é de 14 milhões de reais.
O estado de calamidade pública por conta do coronavírus foi prorrogado em Santa Catarina. A decisão está no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira. O ato prevê a extensão da condição até 31 de dezembro de 2020. O texto assinado pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA é um aumento do decreto que havia estabelecido o prazo inicial de seis meses desde 17 de abril. As decisões estabelecidas pela secretaria de Saúde passam diretamente pelo estado de calamidade pública. Além de servir como balizador para os prazos, o decreto também possibilite que o Estado agilize contratações durante o período da pandemia.
O segundo processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA deve ser analisado nesta quinta-feira no plenário da Assembleia Legislativa. O mesmo rito adotado há um mês na votação do primeiro pedido de afastamento prevê também como será a votação na ação que acusa o governador no caso dos respiradores e quais serão os próximos passos após a decisão dos deputados. Assim como ocorreu na votação do primeiro processo de impedimento, há quase um mês, os 40 deputados estaduais irão decidir se aprovam ou não a continuidade do impeachment, dessa vez apenas contra MOISÉS. A sessão está prevista para começar as três da tarde.
Grupo de Mulheres Cooperativistas participam de palestras online. A coordenadora do grupo de agricultoras associadas a Cooperalfa, CLAUDETE ODY afirma que a pandemia gerou cancelamento dos encontros presenciais, mas, estão sendo feitas orientações através da internet. Uma das palestras realizadas foi uma terapeuta falando sobre a saúde emocional e dando oportunidade para que as associadas busquem ajuda. Houve também vídeos com atores, com o padre FABIO DE MELLO, sobre motivação. Ela lembra que o grupo tem objetivo de ajudar outras entidades. Citou parcerias feitas com o Lions no sábado durante o festival do pastel e no começo do ano para junção de valores que possibilitaram a pintura do hospital.São cerca de 30 participantes. Além destas ações comunitárias as cooperativistas fizeram cursos voltados ao protagonismo da mulher na agricultura e nas propriedades. O objetivo é no ano que vem retomar as campanhas.
Cooperativismo conquista espaço em novas áreas. 15 de outubro é comemorado o dia internacional do cooperativismo de crédito. Conforme o professor especialista no segmento, SIDNEI TAVARES, a cooperação é fundamental no desenvolvimento humano e até dos animais. Ele cita como exemplo disso o trabalho desenvolvido pelas abelhas com sucesso na base da coletividade em prol de um bem comum. O professor salienta que o cooperativismo possui oito ramos principais e se consolida como sistema eficiente nas diferentes áreas. O professor chama atenção para o crescimento do cooperativismo de crédito e a força cada vez maior das cooperativas do ramo agropecuário. TAVARES também enaltece a união na compra de produtos devido ao maior volume adquirido e também de venda. Ele salienta que o cooperativismo proporciona divisão de lucros ou sobras. Segundo o professor a cooperativa habitacional teria grande utilidade na região, pois possui linha de crédito especial. Ele lembra que são necessários 20 associados para constituir uma cooperativa.
Dia dos Professores é comemorado com reflexão em um ano repleto de desafios. O coordenador regional do Sinte SÉRGIO PAGNO afirma que a data é importante porque homenageia a classe que trabalha levando conhecimento aos alunos e também tem se reinventado devido a pandemia e aulas remotas. Ele entende que o ano foi desafiador, com adaptações da comunidade escolar, inclusão da tecnologia e muito mais empenho para que os estudantes não fossem prejudicados. Mas, o coordenador comenta que o ano não tem sido de avanços quando o assunto é a luta por direitos. Ele cita que a educação é base para o desenvolvimento e uma sociedade melhor, já que, profissionais de diferentes setores passam por professores em todas etapas de formação. PAGNO ressalta que além do conhecimento teórico, são repassadas experiências. O coordenador esclarece que quando se remete à valorização o assunto vai além do salário, pois engloba capacitações e estruturas de qualidade.
Apae Caminho Aberto de Guarujá do Sul recebe recursos parlamentares. O presidente da escola, VALMIR PRIAMO revela que o valor de 20 mil reais é direcionado a instalação de uma cozinha industrial na entidade. Ele explica que agora é necessário um projeto e vistoria da vigilância sanitária para que aconteça a instalação dos móveis e utensílios. São 20 equipamentos como pia de inox, forno industrial, mesa, geladeira, entre outros. O presidente revela que uma das metas é preparar os alunos da Apae para o mercado de trabalho. Por isso o espaço terá reforço na segurança para que eles possam aprender os afazeres e serem inseridos em vagas visando a inclusão social. PRIAMO comenta que a intenção é agilizar os trabalhos para que no ano que vem, após o retorno das aulas presenciais, o projeto também possa ocorrer. Ele comentou que como as aulas estão suspensas foram feitas reformas no piso e pintura do local. A escola conta com 46 alunos.
Hospital São Lucas oferece suporte ao regional durante período da pandemia. A diretora do hospital de Guaraciaba, PAULA CORRÊA esclarece que não apenas neste período, mas desde 2016 a unidade hospitalar de Guaraciaba tem oito leitos de retaguarda contratados pelo Estado para dar apoio em caso de lotação do Terezinha Gaio Basso, de SMOeste. Ela destaca que desde março cresceu o fluxo já que o hospital regional concentra os casos de Covid 19 com leitos específicos da enfermaria e UTIs. Já as pessoas de toda região que precisam de internação para outros tratamentos tem sido encaminhadas para Guaraciaba. Além disso, foi inaugurada uma clínica há três meses que atende através do Sus, consórcios, planos de saúde e de forma particular. Além das consultas há oferta de fisioterapia, cirurgia buco-maxilo-facial e psicologia. A diretora comenta que na área médica havia algumas carências na região como nas áreas de pneumologia pediátrica, urologia e cirurgia de varizes que foram contratadas.
Hospital São Lucas retomou mutirões de cirurgias para diferentes especialidades. A diretora, PAULA CORRÊA explica que houve um período de liberação de procedimentos, mas, em seguida o estado voltou a suspender as cirurgias eletivas. Mas, há cerca de 40 dias já houve liberação e foram retomadas cirurgias de ortopedia, ginecologia, cirurgia geral, de otorrino, urologia, vascular, entre outras. Ela comenta que era uma demanda reprimida, de pessoas que estavam em filas de espera em vários municípios do Extremo Oeste. Os mutirões são diários há cerca de 15 dias. PAULA ressalta que além de ajudar os pacientes, estes atendimentos de média e alta complexidade geram receitas para manter a unidade.
Municípios da região registram novos casos de coronavírus. Em SJCedro ontem o número é crescente foram oito novos casos ontem totalizando 90 pacientes com diagnostico da Covid 19. Houve também um caso em Guarujá do Sul de um homem de 47 anos. Ele procurou atendimento médico na sexta-feira passado, mas, no final de semana passou mal e foi levado ao Hospital Regional onde foi realizado o teste que confirmou para Covid-19. Guarujá do Sul tem 12 casos confirmados, e dois pacientes seguem com o vírus, em recuperação. Em Palma Sola, são 67 casos com 53 recuperados e 30 pessoas em isolamento. Também há 15 moradores esperando resultado dos exames. Em Princesa desde o começo da pandemia foram contabilizados 24 casos no total com 22 recuperados. Anchieta soma31 casos com 29 recuperados da Covid 19.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso já registrou 31 óbitos por complicações do Coronavírus. Foram contabilizados mais três óbitos nas últimas 24 horas. Conforme a assessoria de imprensa, trata-se de duas mulheres de 68 anos 84 anos, ambas de SMOeste e um homem de 44 anos de Cunha Porã.A ocupação de hoje é de 10 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são dois positivos. Os pacientes são: seis de Maravilha, três de SJCedro, um de SMOeste, um de Guarujá do Sul e outro de Palma Sola.
Aumento do calor e do movimento de pessoas em balneários e rios da região fez o bombeiro emitir um alerta para os riscos de afogamento. De acordo com o subcomandante do Corpo de Bombeiros na região, DANIEL MASSAROTTE, as pessoas devem buscar espaços públicos que oferecem condições de segurança, como os campings, por exemplo. Ele orienta que é importante evitar locais isolados e desconhecidos. O bombeiro lembrou que neste ano já foram registrados cinco casos de afogamento, o último deles no domingo em Palmitos. A orientação é de que as pessoas tomem cuidado com a correnteza, evitem o consumo de álcool e utilizem equipamentos de proteção.
Epagri e setor social de Palma Sola organizam reunião com agricultores interessados em aderir ao PAA. A secretária de ação social, IVANIA DAPPER explica que o encontro será nesta sexta-feira, a partir das nove horas, no centro de convivência dos idosos onde o espaço é maior e permite o repasse de informações sobre o programa. Ela lembra que para participar o produtor precisa estar enquadrado ao Pronaf. Palma Sola foi contemplada com o Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade Compra do Agricultor Familiar para doação simultânea. Na reunião de amanhã serão repassadas informações sobre os itens que podem ser vendidos, quantidade e o valor pago mediante a tabela. O pedido é que as famílias já levem os documentos pessoas, a DAP, número de conta bancária e bloco do produtor para que seja feito o cadastro. O teto do programa é 23 mil reais e o valor por agricultor não pode ultrapassar seis mil e 500 reais. O objetivo é que os agricultores tenham onde escoar a produção que será encaminhada ao Cras. Serão montadas cestas básicas para destinação dos participantes de programas sociais.
Mecânico orienta sobre itens que devem ser chegados na hora de comprar um carro usado. ELTON AMANN que trabalha em SJCedro afirma que os compradores dos veículos seminovos costumam ficar de olho no ano e na quilometragem. Mas, ele esclarece que é mais importante ver as condições do carro, os equipamentos e também como foi usado. Conforme o profissional da área de mecânica, é necessário avaliar se o antigo proprietário tomou cuidados com manutenção, revisão e troca de óleo no período indicado, por exemplo. A recomendação da troca do óleo e do filtro a cada seis meses, independente da quilometragem rodada neste período. A avaliação, conforme ele, também deve levar em conta se o automóvel foi usado mais em estrada de chão, dentro da cidade ou em rodovias. Lembra que mesmo com uma rodagem maior, muitas vezes os veículos usados em grandes centros tem uma conservação melhor. AMANN citou ainda os cuidados com adulteração na quilometragem que é proibida por lei. Ele revela que é possível avaliar essa mudança em vistorias.
Processos de impeachment abertos na Alesc contra o governador e a vice não deveriam ter prosperado. A afirmação é da vice-governadora DANIELA REINEHR. Ela esteve visitando a sede da Rede Peperi nesta semana e afirmou que o estado vive uma situação lamentável. Para ela, o governo deveria estar focando o trabalho na recuperação de Santa Catarina e não em responder a processos de motivação política, sem base jurídica, especialmente contra ela. DANIELA comentou que pelo menos no segundo caso, os deputados fizeram justiça e não aceitaram a denúncia. Segundo o relator, a vice-governadora agiu com zelo e alertou para os problemas envolvendo a compra de respiradores com pagamento antecipado e dispensa de licitação.
Além do impeachment no caso dos respiradores analisado pela Alesc, a vice-governadora responde a outro processo na comissão mista composta por cinco deputados estaduais e seis desembargadores. Essa comissão vai julgar daqui a 10 dias se aceita ou não a denúncia por crime de responsabilidade em razão da equiparação salarial dos procuradores do estado com os da Alesc. Se a denuncia for aceita, MOISÉS e DANIELA serão afastados por até 180 dias para o julgamento propriamente dito que pode resultar na perda dos mandatos. DANIELA espera um julgamento mais técnico e jurídico dessa comissão. Ela sustenta que a inclusão do nome dela no impeachment é ilegal. A denúncia contra a vice-governadora no caso do aumento salarial para procuradores do estado é por omissão e por não proceder o dever de oficio para corrigir o ato. De acordo com os denunciantes, DANIELA assumiu o governo entre seis e 20 de janeiro deste ano, tomou conhecimento do ato praticado e não adotou providências para suspender os pagamentos.
Câmara de Vereadores prossegue sessões presenciais sem presença de público. Conforme a assessora jurídica, FÁBIOLA BRESCOVICI, durante um período houve sessões remotas através do aplicativo zoom onde eram apresentados os projetos e cada vereador também podia se manifestar. Em seguida houve a retomada dos trabalhos presenciais com a presença dos nove vereadores, servidores do legislativo e da imprensa. Mas, a participação das pessoas não foi liberada pela PM. Ela destaca que qualquer pessoa pode acessar os projetos, leis, requerimentos, moções e demais documentos no site da câmara. Desde março houve a entrada de 39 projetos de várias áreas. Ela revela que quatro matérias ingressaram nesta semana e estão em análise nas comissões, visando o estudo e o parecer jurídico. A assessora salienta que apesar do ano eleitoral, os ânimos estão calmos em plenário e pautados nos respeito. FABÍOLA percebe que há divergências partidárias, mas os projetos em prol da população são aprovados por unanimidade.
Conder fará assembleia para discutir inclusão de novos municípios. Segundo o presidente do Consórcio dos municípios da Ameosc, GENÉSIO BRESSIANI, em função dos resultados do trabalho realizado em toda região, novos municípios solicitaram para participar. Ele cita que os trabalhos se concentram na realização das licitações coletivas que tem reduzido gastos em valores significativos para os municípios, e a partir deste ano também foi iniciado o serviço da emissão das licenças ambientais. BRESSIANI cita que no início do ano foi autorizado o ingresso do município de Maravilha, que está providenciando a documentação e adequando a legislação. Outras solicitações foram de Romelândia e Palmitos. O presidente comenta que até final do mês será realizada assembleia para apresentação e aprovação destes novos municípios. Sendo todos aprovados, o Conder passa a atender 22 municípios.
Mesmo em pandemia e agora no período eleitoral, o presidente afirma que o Conder não interrompe os seus trabalhos. GENÉSIO BRESSIANI cita que desde o início do serviço ambiental cerca de mil processos deram entrada no consórcio para análise, e destes, 106 processos estão em tramitação. Os demais já foram liberados. Por mês são em torno de 100 novos processos. BRESSIANI comenta que a média é de 35 a 40 dias para análise dos processos e o retorno aos municípios com a liberação dos licenciamentos. Em relação às licitações, o presidente esclarece que antes do vencimento já é emitido novo processo para a compra necessária. Somente este ano já foram 28 processos licitatórios. Para os próximos dias serão licitados novos testes de Covid e equipamentos de proteção, além de medicamentos e de materiais de resíduos sólidos para adequações nos municípios.
Investigado por venda de drogas é preso pela Polícia Militar. A guarnição cumpriu um mandado de prisão por tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira. A ordem judicial foi executada por volta das dez horas na Vila Nova dois em SMOeste. Os policiais abordaram um rapaz de 19 anos que está sendo acusado por tráfico de drogas. Ele foi conduzido e entregue na Unidade Prisional Avançada do município.
Condutor é detido após causar acidente e fugir do local. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de ocorrência de acidente de acidente de trânsito por volta das 15 horas de ontem em Guaraciaba. Além disso, o motorista estava sem habilitação, gerando perigo de dano e sob efeito de álcool. Logo após a colisão que resultado em danos materiais a guarnição recebeu informações que um homem colidiu seu carro em outro veículo e fugiu do local. A Polícia Militar localizou o automóvel envolvido a o condutor que estava em visível estado de embriaguez, com andar cambaleante e fala arrastada. Foram adotadas as medidas pertinentes referente ao acidente que ele causou. O motorista foi preso e confeccionado o auto de constatação de sinais de embriaguez.
Homem sofre queda e fica ferido em Guaraciaba. Um idoso ficou ferido nesta quarta-feira por volta das 10 horas da manhã na Rua Ermindo Anschau, em Guaraciaba. Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para atender a ocorrência, foi uma queda de nível num acidente de trabalho. No local, um homem de 65 anos caiu de uma altura de aproximadamente três metros. Ele disso aos bombeiros que estava com dores nas costelas e apresentava suspeita de fraturas. Após aplicação de colar cervical e imobilizado em maca rígida, o homem foi conduzido ao hospital São Lucas para exames e avaliação.