-IBGE APONTA QUE VENDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA CRESCEM 0,7% EM JULHO
-GRUPO GESTOR DO GOVERNO DO ESTADO AUTORIZA CONCURSO PARA A CIDASC
-PARÓQUIA INICIA ROTEIRO DE VISITAS COM IMAGEM DO PADROEIRO SÃO MIGUEL ARCANJO
-DNIT LANÇA AVISO DE EDITAL PARA DUPLICAÇÃO DA BR 282 DE LAGES À SÃO MIGUEL
-LIQUIDA SÃO MIGUEL COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA NO PARQUE DE EXPOSIÇOES
-ADOLESCENTE PEGA MOTO ESCONDIDO DO PAI E É FLAGRADO PELA POLÍCIA MILITAR
-HOMEM FICA FERIDO EM TOMBAMENTO DE CARRETA NA SC 163
O tempo é de sol. A previsão para as próximas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de sete graus e a máxima pode chegar a 22 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A Organização das Nações Unidas afirmou, nesta quinta-feira que a maioria das mortes nas inundações que assolaram a Líbia poderiam ter sido “evitadas”. Mais de cinco mil pessoas morreram e milhares de outras estão desaparecidas depois que chuvas sem precedentes destruíram cidades inteiras do país na semana passada. Trabalhadores humanitários lutam para entregar ajuda crucial num esforço humanitário sufocado pelas divisões políticas e pelos escombros da catástrofe. Segundo a ONU, se o pais tivesse um serviço meteorológico operando normalmente, teriam emitido os avisos e seria possível realizar a evacuação das pessoas evitando a maioria das vítimas humanas.
Um político do partido Movimento Semilla, de BERNARDO ARÉVALO, presidente eleito da Guatemala, foi assassinado a tiros na quinta-feira, perto da fronteira com o México, em circunstâncias ainda não esclarecidas. A vítima foi identificada como ANÍBAL RAMÍREZ, candidato a prefeito da comunidade indígena de San Pedro Necta nas eleições que aconteceram em junho. Os dirigentes do partido disseram que vão aguardar que "as autoridades competentes esclareçam as circunstâncias" do crime. O partido Semilla é alvo de uma investigação do Ministério Público comandado pela procuradora-geral Consuelo Porras por supostas irregularidades na inscrição de filiados para sua criação em 2017.
A inflação divulgada na última quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas da Argentina representou os maiores índices em 32 anos: 12 vírgula quatro por cento em agosto e 124 virgula quatro por cento no acumulado dos últimos 12 meses. Horas depois, o Ministro da Economia e candidato à Presidência, SERGIO MASSA, anunciou que cerca de 18 milhões de pessoas serão beneficiadas pela devolução de impostos sobre produtos da cesta básica. A semana no país começou com outra isenção. Trabalhadores que ganham até 25 mil reais por mês não pagarão imposto de renda. Nos últimos dias, o governo anunciou aumentos e bonificações para aposentados, trabalhadores dos setores público e privado e domésticas, além de facilitar o acesso ao crédito.
As vendas no comércio varejista cresceram zero vírgula sete por cento em julho na comparação com o mês anterior. É o segundo mês consecutivo de alta. Em junho, o crescimento havia sido de zero vírgula um. No acumulado do ano, o resultado é positivo em um e meio por cento. Em 12 meses, há uma expansão de um vírgula seis. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de dois vírgula quatro por cento. Na comparação entre julho e junho, quatro das oito atividades avaliadas pelo IBGE tiveram crescimento de vendas. O destaque ficou com o segmento equipamentos e material para escritório informática e comunicação, com alta de 11 virgula sete por cento.
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo que prevê o pagamento aos Estados e ao Distrito Federal em razão da queda de arrecadação do ICMS pelas mudanças do tributo sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo durante do governo anterior. O placar foi o de 349 votos favoráveis, 68 contrários e duas abstenções. Segundo o relator, o projeto oferece uma solução definitiva aos entes federativos ao definir o total das perdas a serem compensadas em aproximadamente R$ 27 bilhões. Inicialmente, a proposta era que valor fosse pago pela União aos Estados de 2024 a 2026, mas os pagamentos serão antecipados em 10 bilhões ainda neste ano.
O Supremo Tribunal Federal condenou nesta quinta-feira o segundo e o terceiro réu denunciados por conta de participação nos atos de 8 de janeiro, em Brasília. O primeiro deles, THIAGO DE ASSIS MATHAR, teve uma pena definida em 14 anos de prisão e foi sentenciado em cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. O terceiro réu foi julgado em seguida e também acabou condenado, em decisão anunciada à noite. MATHEUS LIMA DE CARVALHO LÁZARO foi sentenciado nos mesmos cinco crimes e teve uma pena de 17 anos de prisão. Mais cedo, o STF concluiu o julgamento do primeiro réu, AÉCIO LÚCIO COSTA PEREIRA. Ele também foi condenado por cinco crimes, com pena de 17 anos de prisão por cinco crimes cometidos nos atos.
Um novo concurso público promovido por órgão do governo de Santa Catarina foi autorizado. O Grupo Gestor do Governo deu o aval para o processo seletivo que será organizado nos próximos meses. No Diário Oficial do Estado desta quinta-feira está confirmada a autorização para a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, CIDASC, fazer o concurso público. Serão 20 vagas de médicos veterinários e formação de cadastro reserva. A decisão levou em conta “a premente necessidade de recomposição do quadro funcional da Companhia garantindo a manutenção e o aprimoramento do Serviço de Defesa Sanitária Animal do Estado. A partir da confirmação do processo seletivo, cabe à Cidasc a preparação do concurso.
A Operação Mensageiro tem definida a data do primeiro julgamento de um prefeito preso por conta das denúncias do escândalo do lixo em Santa Catarina. O caso do ex-prefeito de Itapoá, MARLON NEUBER, será julgado no dia 28 de setembro, às nove horas, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. O processo contra MARLON foi o primeiro a ter audiências com testemunhas e interrogatório dos réus, ainda no fim de maio. Além do ex-prefeito, também são réus nesta ação o empresário AMILTON JOSÉ REIS, cunhado de NEUBER, um ex-chefe de gabinete e sete pessoas ligadas à empresa Serrana Engenharia, pivô do escândalo do lixo. O prefeito foi preso em dezembro de 2022, na primeira fase da Operação Mensageiro, e renunciou ao cargo logo depois.
A Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó foi lançada nesta quinta-feira no Centro de Exposições do Majestic Palace Hotel em Florianópolis. O evento vai ocorrer entre 6 e 15 de outubro em Chapecó e vai reunir expositores automotivos, da indústria e do comércio com as principais novidades de máquinas e equipamentos para o agronegócio, competições equestres e leilões de animais. A feira tem previsão de movimentar mais de 200 milhões de reais em negócios, com 500 expositores e mais de 25 shows nacionais. Cerca de 500 mil pessoas devem participar da feira nos dez dias. O presidente de honra da Efapi 2023, ROMEO BET, afirmou que o evento vai mostrar a força da economia do Oeste, que exporta para dezenas de países.
A Comissão Central Organizadora da quinta Expo São João realiza nesta sexta-feira o lançamento oficial da feira. O evento será no Clube Aliança, com início às sete e meia. Conforme o Secretário Municipal da Agricultura e integrante da CCO, ROGÉRIO RECH, o município está preparando um evento com foco no setor produtivo. Ele destacou a valorização da indústria, comércio, prestação de serviços e o agronegócio. A programação completa será divulgada hoje. RECH salientou que as diversas subcomissões já estão trabalhando intensamente para preparar o espaço no entorno do Ginásio de Esportes para os quatro dias da Exposição vai ocorrer de 08 a 11 de dezembro de 2023.
A agropecuária será um dos destaques da primeira edição da Faciband de Bandeirante. A afirmação é do secretário de Agricultura, CLAUDINEI ZIMERMANN. Ele explicou que a comissão de agricultura está preparando os espaços para a agricultura familiar, exposição do rebanho bovino de corte e leite e dos pequenos animais. ZIMERMANN comentou que o objetivo é mostrar o potencial do município em vários setores da produção agropecuária. De acordo com ele, a Faciband tem uma adesão muito boa dos agricultores do município. A feira vai acontecer no final de semana dos dias 22, 23 e 24 de setembro.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber os dois coordenadores da primeira edição da Faciband. EDER MARCON e MARLEI LAMB vão falar sobre os preparativos e a expectativa para a primeira edição da exposição feira de Bandeirante. Eles também vão explicar a importância do evento para a economia local e destacar as principais atrações da feira. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com os coordenadores da Faciban, EDER MARCON e MARLEI LAMB está prevista para as 11 e meia.
O Peperi Debates desta sábado vai abordar a polêmica que envolve a dificuldade de adaptação dos prédios antigos as normas de acessibilidade. Depois da audiência publica sobre o tema, a câmara de vereadores começou a analisar um projeto de lei que flexibiliza a cobrança das normas nesses espaços. O debate de amanhã vai reunir o presidente da câmara de vereadores, PAULO DRUMM, o secretário de Planejamento, ADRIANO STURMER, a presidente da Comissão Permanente da Acessibilidade, FERNANDA HERBERT e integrante do Sinduscon, o sindicato da Construçao Civil, TAÍS BERNARDON. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã deste sábado.
Mais de uma tonelada de donativos foram arrecadados em Iporã do Oeste para auxiliar as famílias do Rio Grande do Sul, vítimas das enchentes provocada pela passagem de um ciclone extratropical, principalmente na região do Vale do Taquari, na semana passada. As doações praticamente encheram um caminhão caçamba do Departamento de Transportes e Obras. O carregamento dos donativos arrecadados ao longo da semana foi realizado na manhã desta quinta-feira na sede do Corpo de Bombeiros Militar. Ao todo, mil 370 quilos de donativos foram transportados para a AMEOSC, em São Miguel do Oeste. Deste local, as doações serão encaminhadas ao Rio Grande do Sul, para distribuição às famílias atingidas pelas enchentes.
A comunidade de São Miguel do Oeste segue fazem doações para as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Hoje pela manhã, o décimo quarto RCMEC trouxe um caminhão carregado com donativos para o prédio da rádio Peperi. A emissora é um dos pontos de coleta de uma campanha organizada por empresários da cidade. De acordo com um dos organizadores da iniciativa, WILLIAN LANZA, as doações serão recolhidas na próxima segunda-feira e destinadas para as famílias do Rio Grande do Sul. Os donativos podem ser entregues até segunda-feira nos pontos de coleta.
O conselho de pastoral já iniciou o roteiro de visitas com a imagem do padroeiro São Miguel Arcanjo nas comunidades sedes dos municípios de abragência. A informação é do pároco, CLETO STÜLP. De acordo com ele, a ação está ocorrendo durante todo este mês de setembro juntamente com outras ações e campanhas, como por exemplo, o mês da Bíblia. Conforme ele, neste ano, o formato da festa é diferente das realizadas anteriormente, haja visto que nesta edição, está ocorrendo o envolvimento de todas as comunidades. CLETO STÜLP lembrou que o lançamento da festa do padroeiro São Miguel Arcanjo ocorreu no mês passado onde cerca de 500 lideranças estiveram presentes em uma reunião realizada no salão paroquial e cada comunidade levou para casa uma imagem do padroeiro, além das cartelas das contribuições e orações para serem feitas em família e nas celebrações semanais.
O roteiro de visitas com a imagem do padroeiro nas comunidades iniciou de fato na última sexta-feira onde o primeiro município contemplado foi Paraíso. O padre CLETO STULP citou que foi realizada uma celebração e a imagem vai permanecer no município até a noite de hoje, quando a comunidade vai levar a imagem para Bandeirante onde haverá uma nova celebração às sete e meia da noite. CLETO disse que o padroeiro também vai permanecer por uma semana e na sexta da semana que vem será levado para Barra Bonita onde haverá celebração às sete e meia da noite. Já no sábado da semana que vem, a rodada será completadacom a visita na Linha Santo Expedito, finalizando o roteiro nos quatro municípios de abrangência da paróquia São Miguel Arcanjo.
Além das visitas com a imagem de São Miguel Arcanjo, a programação religiosa segue no dia 25, onde haverá uma celebração às sete horas da noite na igreja matriz e tríduo nos dias 26, 27 e 28 com a presença das equipes paroquias de São Miguel do Oeste, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, São José do Cedro e Guarujá do Sul, onde cada dia haverá uma temática diferente sendo abordada, sendo que nos dias 26 e 27 as celebrações serão às sete horas da noite e no dia 28, haverá um passeio com a imagem de São Miguel Arcanjo em São Miguel do Oeste a uma hora da tarde e uma celebração logo após, às três horas da tarde. Nesses dias também haverá celebrações nos bairros às sete horas da noite. Já no dia 29, dia do padroeiro São Miguel Arcanjo, as comunidades pertencentes a paróquia serão recepcionadas juntamente com cada padroeiro à partir das nove horas da manhã e logo após, às 10 horas haverá a missa com a presença do bispo Dom ODELIR MAGRI e com transmissão da Rádio Peperi FM 99 vírgula nove.
Além da parte religiosa, também haverá a parte festiva, onde nos dias 22 e 23 haverá a venda de mondongo no salão paroquial a partir das 10 e meia da manhã pelo preço de 35 reais o quilo, sendo que não serão vendidas fichas antecipadas. Já no dia 29, haverá churrasco no salão paroquial, e as fichas já estão sendo vendidas na secretaria paroquial e com membros do conselho pelo preço de 90 reais para carne de gado de dois quilos e meio. Neste dia também haverá bingo, venda de doces e sorteio das cartelas das contribuições. O último momento da parte festiva em honra ao padroeiro São Miguel Arcanjo será a venda de assados de porco a partir das oito e meia da manhã do dia primeiro de outubro pelo preço de 35 reais o quilo, sendo que neste dia também não haverá a venda antecipada.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes publicou dois avisos de licitação para contratação de projetos para obras estruturantes na BR-282 em Santa Catarina. Um dos editais é para a contratação de estudos, e dos projetos básico e de engenharia, para a duplicação da BR-282, entre Lages e são Miguel do Oeste. Também, estão previstos serviços para adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos. O edital traz novos viadutos e trevos, em um trecho de cerca de 400 quilômetros. Outro edital também oficializado foi a construção do contorno viário de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. A abertura das propostas está marcada para o dia 3 de outubro.
O que mais interessa a região extremo-oeste é o edital que prevê a “contratação de empresa especializada para a elaboração de estudos e projetos básicos e executivos de engenharia visando a execução das obras de duplicação, adequação de capacidade e melhorias de segurança com eliminação de pontos críticos da rodovia BR-282, entre o entroncamento com a BR-116 e o entroncamento com a BR-163. O deputado federal do PT, PEDRO UCZAI esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que o governo federal considera a BR 282 uma rodovia de integração de SC que liga o exgremo-oete do estado ao litoral. Ele explicou que os projetos devem contemplar as necessidades atuais e futuras da rodovias, especialmente dos problemas crônicos, como o trecho entre Chapeco e São Miguel do Oeste.
Um ponto importante dos avisos de editais é que o Dnit vai licitar o projeto básico e de engenharia ao mesmo tempo. A afirmação é do deputado federal PEDRO UCZAI. Ele disse assim que essa etapa for concluída, o órgão poderá licitar o início das obras. De acordo com o parlamentar, os trabalhos serão divididos em quatro lotes. UCZAI reconheceu que o governo federal tem um histórico de problemas com as rodovias federais de Santa Catarina, inclusive nos primeiros mandatos de LULA e DILMA que as obras nas BRs 282 e 163 até começaram, mas não terminaram, gerando mais problemas para a população. Ele afirmou que agora será diferente e que os projetos de recuperação e revitalização vão começar e terminar.
O Liquida São Miguel começa nesta sexta-feira no parque de Exposições Rineu Gransotto. O evento, promovido pela CDL, vai até domingo com a participação de 51 empresas em 70 estandes. Os expositores são de 25 segmentos diferentes, o que garante a diversificação dos produtos que serão comercializados. De acordo com o coordenador do feirão, presidente da entidade, JUAREZ DOS SANTOS JUNIOR, o principal objetivo é oferecer produtos e mercadorias com descontos de até 70 por cento para aumentar as vendas do comércio local. Além das lojas do comércio varejistas, o Liquida São Miguel terá o feirão do automóvel com a presença das revendas de veículos. Não haverá cobrança de ingresso e o estacionamento de veículos também terá custo para os visitantes.
A abertura do Liquida São Miguel está programada para as seis e meia da tarde de hojea. A programação prevê atrações culturais e gastronômicas nos três dias do feirão. O primeiro dia do evento terá jantar com Festival de Risotos e Carnes. No sábado, haverá almoço com Feijoada e Café Colonial a partir das quatro da tarde. No domingo, haverá almoço com churrasco. As atrações musicais são as seguintes: GABRIEL SONHADOR E DJ DEISON TOMAZ na sexta-feira, AUGUSTO LIMA e DJ DEISON TOMAZ no sábado e JEAN E JUNIOR no domingo. Também haverá espaço com brinquedos para as crianças.
Os comerciantes tem uma grande expectativa para a edição do Liquida São Miguel em formato de feirão neste final de semana. A afirmação é do coordenador do evento, ROGÉRIO DOS SANTOS. De acordo com ele, a projeção é de que o público comparece e aproveite os produtos e serviços que vão ser vendidos com descontos de até 80 por cento. ROGÉRIO citou que muitas empresas aproveitam o Liquida para vender mercadorias que estão represadas no estoque e outras fizeram compras especialmente para o Liquida.
A Polícia Militar flagrou um adolescente conduzindo uma motocicleta pela Rua do Comércio, no Centro de Itapiranga, na última quarta-feira. Ao avistar a viatura policial, o condutor da moto começou a fugir da guarnição, inclusive transitando na contramão em várias ruas. O motociclista só foi abordado depois de uma perseguição pela cidade. Durante consulta ao sistema foi constatado que o condutor era um menor de 15 anos, tendo como caroneiro um homem de 21 anos. O menor relatou aos policiais que pegou a motocicleta escondida do pai e que fugiu quando viu a viatura, pois a motocicleta estaria com débitos de licenciamento. Diante do fato, a Polícia Militar confeccionou todas as notificações e acionou o Conselho Tutelar. A motocicleta foi removida ao pátio de apreensão conveniado por estar com débitos de licenciamentos e diversas outras irregularidades.
Um homem ficou ferido em um acidente de trânsito nesta quinta-feira na SC 163. Foi um tombamento de carreta, com placas de Mondaí, na altura da Linha São Valentim, no interior de Descanso por volta da uma e meia da tarde. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado e prestou os primeiros socorros ao caminhoneiro, de 44 anos. Em seguida ele foi encaminhado com escoriações e suspeita de fraturas ao Hospital Nossa Senhora das Mercês. O tombamento ocorreu a poucos metros de uma curva acentuada e as causas ainda estão sendo apuradas pela Polícia Militar Rodoviária.
Um motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente de transito no final da manhã de hoje no bairro Estrela. A colisão aconteceu por volta das 11 e meia entre um Fiat Uno e uma moto CG 125 na rua Men de Sá. As primeiras informações são de que o rapaz pegou a moto emprestada de um amigo e acabou sofrendo o acidente. Ele teve ferimentos generalizados e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. O motociclista foi levado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O condutor do Uno saiu ileso.