-DEPOIS DE 3 MESES, BOLSONARO DECIDE EFETIVAR PAZUELLO COMO MINISTRO DA SAÚDE
-SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇAO PEDE EXONERAÇAO E DEIXA GOVERNO DE MOISÉS
-ACISMO PROMOVE HOJE MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO LIVES PARA A RETOMADA
-SEMANA DO BRASIL TERMINA COM AUMENTO DE VENDAS NO COMÉRCIO LOCAL
-COMANDANTE DA PM CONFIRMA REFORÇO DE MAIS 35 POLICIAIS PARA A REGIÃO
-INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇOES DESTRÓI AVIÁRIO EM PROPRIEDADE RURAL
-HOMEM SUSPEITO DE ROUBO DE TELEFONE CELULAR É PRESO PELA PM
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A ex-guerrilha e hoje partido político Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia pediu perdão publicamente nesta segunda-feira às milhares de pessoas que sequestrou e expressou arrependimento pela dor que causou. A ex-organização rebelde mais poderosa da América, envolvida em conflitos de quase seis décadas, admitiu que o "sequestro feriu a legitimidade e credibilidade" do movimento armado contra o Estado colombiano. A Justiça de Paz da Colômbia investiga mais de 20 mil sequestros realizados pelos rebeldes que abandonaram as armas, de acordo com a agência France Presse.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, prometeu na segunda-feira que qualquer ataque do Irã receberá uma resposta "mil vezes maior". A declaração foi feita após a divulgação de informações de que Teerã estaria planejando vingar o assassinato do general QASSEM SOLEIMANI, morto em um ataque americano em Bagdá, no Iraque, no início de janeiro. De acordo com o site Politico, que cita fontes do governo americano sob a condição de anonimato, os serviços de inteligência suspeitam de um complô iraniano para matar a embaixadora americana na África do Sul, Lana Marks, antes das eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos.
Os 75 anos de criação da Organização das Nações Unidas marcam a primeira vez em que a Assembleia Geral ocorrerá virtualmente. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento, que oficialmente começa nesta terça-feira, terá discursos e debates feitos remotamente, sem reunir delegados do mundo todo em Nova York. De acordo com a programação divulgada ainda em julho, a Assembleia começa respeitando um minuto "de silêncio e orações". Embora não haja nenhuma menção à pandemia, é esperado que as lideranças da ONU homenageiem os mais de 900 mil mortos por causa da Covid-19 em todo o mundo.
O Supremo Tribunal Federal formou nesta segunda-feira maioria de votos a favor de declarar inconstitucional a regra de 2015 que previa a impressão do voto nas eleições. O julgamento foi feito em plenário virtual e os ministros inserem o voto por meio de um sistema eletrônico, sem a necessidade da presença física em plenário. A minirreforma eleitoral aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional previa a impressão do voto. Em junho de 2018, o STF decidiu de forma liminar barrar a medida. Agora, os ministros analisaram o mérito da ação apresentada pela Procuradoria Geral da República e entenderam que o voto impresso "viola o sigilo e a liberdade do voto".
O ex-presidente LUIS INACIO LULA DA SILVA, o presidente do Instituto Lula, PAULO OKAMOTTO, o ex-ministro da Fazenda ANTONIO PALOCCI foram denunciados, nesta segunda-feira, pelos procuradores do Paraná, por lavagem de dinheiro, em uma ação envolvendo doações da Odebrecht ao Instituto Lula. De acordo com a denúncia, as doações foram utilizadas para disfarçar repasses ilegais no total quatro milhões, entre dezembro de 2013 e março de 2014. A defesa do ex-presidente afirmou que "a Lava Jato mais uma vez recorre a acusações sem materialidade contra seus adversários, no momento em que a ilegalidade de seus métodos em relação a LULA foi reconhecida recentemente em pelo menos três julgamentos realizados pelo Supremo Tribunal Federal".
O ministro interino da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, será efetivado no cargo na próxima quarta-feira pelo presidente JAIR BOLSONARO. A posse está marcada para as cinco horas da tarde no Palácio do Planalto. General do Exército, PAZUELLO foi nomeado ministro interino em três de junho, embora já estivesse, na ocasião, ocupando o posto havia 20 dias, depois que o médico NELSON TEICH pediu demissão. Desde então, o militar é o responsável pelas estratégias do governo federal de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os convites para a cerimônia de posse de PAZUELLO começaram a ser distribuídos a autoridades nesta segunda-feira.
Menos da metade das 62 agências do Instituto Nacional do Seguro Social reabriram nesta segunda-feira em Santa Catarina e sem o serviço de perícia médica. Os beneficiários que tinham atendimento agendado reclamaram que não foram avisados sobre a suspensão. Os médicos peritos decidiram não retomar as atividades presenciais em todo país e o INSS suspendeu as perícias agendadas até que sejam realizadas inspeções que comprovem a adequação dos consultórios nas agências. Os consultórios foram adaptados com painéis de acrílico e disponibilização de álcool em gel, mas ficaram vazios. Os peritos alegam que as agências não são seguras.
O secretário de Administração do Estado, JORGE EDUARDO TASCA, pediu demissão nesta segunda-feira. O governo emitiu uma nota oficial com o posicionamento de que o governador CARLOS MOISÉS aceitou a exoneração. No lugar dele, assume LUIZ ANTONIO DACOL, até então o número dois da pasta. TASCA também é alvo do processo de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa por conta da equiparação salarial dos procuradores. O ex-secretário afirmou que a saída é estratégica para que ele possa se dedicar totalmente à articulação contra o processo de impeachment. Com a demissão, TASCA deixa de responder ao processo de impeachment que tramita na Alesc.
O Ministério Público Federal denunciou nesta segunda-feira seis pessoas por lavagem de dinheiro dentro da operação Alcatraz. O presidente da Assembleia Legislativa, JULIO GARCIA, é um dos nomes, além de familiares dele e um empresário do ramo de tecnologia. O processo tramita em segredo de Justiça. O parlamentar havia sido indiciado em outubro de 2019 pela Polícia Federal por quatro crimes na investigação sobre supostas irregularidades dentro da secretaria de Administração do Estado. A denúncia entregue no sistema da Justiça Federal no final da noite desta segunda-feira diz respeito à lavagem de dinheiro. GARCIA foi citado como ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, condição que ocupava na época da investigação.
A Epagri reforçou a orientação para evitar o uso de sementes de origem chinesa enviadas para moradores do estado e da regiao. O gerente da empresa, SIDNEI SIMON disse hoje na Peperi que as pessoas que receberem esse material não devem semear e nem jogar fora. A orientação é para levar as sementes até o escritório da Cidasc que fica na rua Marcílio Dias, proximidades do Forum. A mesma informação foi divulgada pela Cidasc nesta semana. Estas sementes, não solicitadas, estão sendo endereçadas à cidadãos comuns, em pequenos pacotes atrelados à uma compra realizada, como se fossem um brinde. Em alguns casos, pessoas que não fizeram nenhuma compra pela internet receberam estas embalagens. As sementes são de diferentes espécies vegetais ainda não identificadas.
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste promove hoje mais uma edição do projeto “Lives para retomada”. O convidado de hoje é o diretor do Senac, ADILSON ALMEIDA. Ele vai falar sobre o processo de retomada das aulas presenciais. A conversa será mediada pelo diretor de capacitação da Acismo, GIOVANI GOBBI. A live será realizada pelo Instagram da entidade a partir das seis e meia da tarde. GOBBI lembrou que os assuntos abordados no projeto são bastante variados e o tema desta semana será a educação e os cuidados sanitários para a volta dos alunos às salas de aula no município.
O projeto “Lives para a retomada” foi criado para levar informações e bons conteúdos aos empresários e colaboradores das empresas. A afirmação é do diretor de capacitação da Acismo, GIOVANI GOBBI. Ele explicou que todas as edições são ao vivo via Instagram e tem uma boa participação dos empreendedores. A live é aberta a qualquer pessoa e não apenas para associados da Acismo. Ele citou que existe uma grande interatividade na medida em que as pessoas deixam comentários e perguntas que são abordados pelo convidado do dia. A live dura cerca de uma hora.
A greve dos servidores dos Correios permanece forte em Santa Catarina. A avaliação é do dirigente do sindicato dos trabalhadores dos Correios, CEDENIR DONADA. Ele disse que o movimento grevista vai completar um mês nesta semana e a categoria permanece mobilizada. Na região, a adesão à greve é de cerca de 60 por cento do efetivo. No estado, o índice de trabalhadores que estão paralisados chega a 70 por cento. DONADA comentou que mesmo com a greve, não houve prejuízos mais expressivos para a população, já que os atendimentos na agencia e a entrega de partir das encomendas estão ocorrendo no município.
A greve dos trabalhadores dos Correios não tem o objetivo de aumentar os salários, mas de asseguras direitos obtidos em anos anteriores e que podem ser retirados pela direção da empresa. A explicação é do dirigente do sindicato dos trabalhadores dos Correios, CEDENIR DONADA. Ele citou que a greve foi motivada pela retirada de 70 das 79 clausulas previstas no acordo coletivo firmado no ano passado e que deveria ser renovado. DONADA disse que a empresa pretende retirar direitos como o vale alimentação e vale creche. Ele citou que a expectativa dos trabalhadores é para a decisão do TST sobre o dissidio da convenção, já que não houve acordo. DONADA comentou que o final da greve depende da posição que o TST vai adotar no julgamento marcado para o dia 21 deste mês.
A Rádio Peperi e o Portal Peperi têm recebido inúmeras mensagens de consumidores que ao realizar suas compras no comércio local acabam não recebendo as raspadinhas da campanha “Raspou, Achou, Ganhou” da CDL de São Miguel do Oeste. Segundo os ouvintes e internautas os mesmos são informados no ato da compra que determinada empresa optou por distribuir as raspadinhas apenas a partir de outubro, novembro ou apenas em dezembro, e não desde o começo deste mês conforme proposto inicialmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste.
Não existe nenhuma irregularidade nesse procedimento adotado por algumas empresas parceiras da CDL e participantes da campanha “Raspou, Achou, Ganhou”. A informação é do presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. De acordo com ele, a entidade realiza o papel de orientar as empresas associadas e não obrigar as mesmas a seguir as dicas repassadas pela CDL. Conforme ele, desde o início a orientação era que a campanha iria durar quatro meses e diante disso a associação pediu aos empresários a realização de um levantamento junto ao setor financeiro para verificar a quantidade certa de raspadinhas para não ocorrer a falta das mesmas nesse período de quatro meses da campanha.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste distribuiu 500 raspadinhas e após essa quantia os empresários tiveram que realizar a compra de outras para suprir a necessidade e atender o maior número de clientes possíveis. A afirmação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Segundo ele, muitas empresas participantes da campanha realizaram a compra, porém, não no volume necessário. Ele atribuiu essa cautela na compra das raspadinhas visto as questões financeiras, fruto da pandemia do novo coronavírus. SPENGLER entende que a participação das empresas
O percentual de empresas que não estão distribuindo as raspadinhas para os clientes é pequeno comparado ao índice de lojas que estão seguindo as orientações e realizado a distribuição para aqueles que efetuarem compras acima de 50 reais. O comentário é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que enquanto existe o movimento de segurar as raspadinhas por parte de alguns lojistas, outros estão com a entrega a todo vapor. Ele ressaltou que a entidade está verificando quais estão adotando essa medida. SPENGLER declarou que o consumidor pode conferir a relação das 420 empresas participantes no site da CDL ou nas vitrines e fachadas do próprio comércio. IVANDRO SPENGLER lembrou que já houve consumidores premiados e que já retiraram os prêmios na CDL de São Miguel do Oeste.
A campanha “Raspou, Achou, Ganhou” da CDL teve engajamento dos comércios de quatro munícipios da região Extremo Oeste de Santa Catarina. Além de São Miguel do Oeste a campanha abrange lojas de Barra Bonita, Paraíso e Bandeirante. Ao todo, mais de um milhão de raspadinhas estão á disposição dos clientes. Desse total, 500 estão premiadas com vales-compras de 50, 100 e 500 reais. O presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER declarou que o valor total da premiação será de 30 mil reais. Ele salientou que os clientes que não forem contemplados podem acumular 100 raspadinhas e trocar por vales-compras de 20, 30 e 50 reais, além de camisetas, edredons, entre outros. Para SPENGLER, os lojistas que já estão distribuindo as raspadinhas têm grandes chances de ter um faturamento maior comparado aos que optaram por não entregar para os clientes nesse momento.
A Semana do Brasil, ação desenvolvida com o objetivo de movimentar o comércio local, terminou no último sábado com um resultado positivo. A avaliação é da CDL de São Miguel do Oeste. Uma pesquisa feita com os comerciantes que participaram da campanha apontou que 52 por cento das lojas tiveram crescimento na procura dos consumidores. Com relação as vendas, o grupo que notou aumento de consumidores identificou melhora no faturamento de até 15 por cento se comparado com o mesmo período do ano anterior. A campanha Semana do Brasil ocorreu de três a 13 de setembro e contou com a participação de 34 empresas do comércio local com descontos de até 50 por cento em produtos e serviços.
80 por cento dos empresários que participaram da Semana do Brasil consideram relevantes as campanhas midiáticas e promoções para movimentar o comércio local. O resultado está na pesquisa de avaliação da campanha que terminou no último sábado. De acordo com a gestora executiva da CDL, ALINE SCHAFER, o resultado da Semana do Brasil no comércio local foi satisfatório, considerando o pouco tempo de divulgação. Ela citou que a próxima edição será organizada com maior antecedência para engajar um número maior de empresas participantes. ALINE disse que a presença do consumidor nas lojas aumentou em razão da campanha que oferecer produtos com descontos expressivos.
Uma cerimônia fechada, com a participação de poucas autoridades, marcou o décimo terceiro aniversário de criação da Nona Região de Polícia Militar na fronteira. O ato aconteceu na tarde de onten na sede da PM. A nona região foi instalada no dia 14 de setembro de 2007 com a missão de coordenar e fortalecer as ações de policiamento preventivo nos municípios da região de fronteira. Na cerimônia de ontem foi inaugurada a galeria dos ex-comandantes da Região e foram entregues condecorações a policiais militares. O atual comandante estrutura, tenente coronal MARCELO DE WALLAU esteve no Peperi Entrevista disse que a nona região tem um papel importante para a segurança pública no extremo-oeste.
A nona região da Polícia Militar já justificou a sua criação com uma série de ações que fortaleceram a atividade policial no extremo-oeste. A afirmação é do comandante do órgão, tenente coronel MARCELO DE WALLAU. Ele explicou que a nona região atua na busca de melhores condições de trabalho, como por exemplo, mais viaturas, equipamentos e efetivo. WALLAU disse que sem a nona região, o extremo-oeste ficaria subordinado a uma outra região mais distante, como Chapecó, por exemplo. Nesse caso, o extremo-oeste poderia perder autonomia e representatividade para os investimentos da PM em segurança.
Os atos relativos ao aniversário de 13 anos da nona região de Polícia Militar nesta segunda-feira contaram com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel DIONEI TONET. Essa foi a primeira visita oficial do comandante a região. Ele ressaltou a importância dessa estrutura policial no extremo oeste e aproveitou para confirmar o ingresso de mais 35 policiais militares para a região. Atualmente, a polícia tem uma turma de 522 soldados em treinamento na academia. A formatura deve ocorrer até o final do ano e TONET garantiu que pelo menos 35 dos novos PMs devem ser destinados para a região.
Três partidos fizeram as convenções na noite desta segunda-feira em Paraíso e confirmaram a candidatura do atual prefeito a reeleição. PT, PSDB e PDT confirmaram a chapa com VALDECIR CASAGRANDE do PT como candidato a prefeito e EMILIO VIEIRA do PSDB como candidato a vice-prefeito. Paraíso terá dois candidatos a prefeito neste. No final de semana, MDB, PSD, PSL, PP e PL confirmaram a coligação com MARLENE GIACOMINI do MDB como candidata a prefeita e a SILENE LIBERO do PSD como candidata a vice-prefeita.
Um incêndio de grandes proporções atingiu um aviário na noite de ontem na Linha Medianeira, interior de São João do Oeste. O fogo começou por volta das oito horas na estrutura de cerca de dois mil e cem metros quadrados. O local aloja aproximadamente 30 mil pintainhos. Quando os bombeiros chegaram, o aviário estava tomado pelas chamas. Os proprietários não souberam informar as causas do incêndio, mas havia fogo no aquecedor. Foram utilizados cerca de 12 mil litros de água para contenção das chamas e rescaldo. Cerca de 50 por cento do aviário foi queimado e boa parte dos pintainhos morreram.
A Polícia Militar divulgou no final da tarde de ontem o release com as principais ocorrências registradas no plantão do final de semana. Ainda na sexta-feira, a PM encontrou drogas e uma balança de precisão enterradas em uma área de mata nas proximidades da Estrada Geral para linha Guamirim. A guarnição do Grupo de Policiamento com Cães, com apoio do Pelotão de Patrulhamento Tático, localizou o equipamento e aproximadamente 100 gramas de cocaína divididas em 25 buchas menores, prontas para a comercialização, além de duas buchas médias e uma bucha grande. O entorpecente foi apreendido, mas ninguém foi preso.
Um homem suspeito de roubo foi preso no começo da madrugada de ontem em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu a ocorrência na rua Celeste Alves, no bairro Salete. A vítima relatou que estava caminhando pela rua quando um homem se aproximou e colocou uma arma em suas costas. O suspeito mandou ele entregar o celular. Em seguida, o homem saiu correndo em direção ao Bairro Morada do Sol. No início da tarde de ontem, a guarnição fez a abordagem de um homem com as características repassadas pela vítima no Bairro. O suspeito confirmou que estava com o telefone em casa. O homem foi preso e levado para a delegacia de polícia.