ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 15/09/2020

GLOBO EM FOCO – 15/09/20

-DEPOIS DE 3 MESES, BOLSONARO DECIDE EFETIVAR PAZUELLO COMO MINISTRO DA SAÚDE

-SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇAO PEDE EXONERAÇAO E DEIXA GOVERNO DE MOISÉS

-PROCON REGISTRA AUMENTO NAS RECLAMAÇÕES POR TELEFONE

-EMPRESÁRIOS DO SETOR DE EVENTOS COBRAM RETOMADA DAS ATIVIDADES

-PROFESSOR ESCLARECE DUVIDAS SOBRE REGIME TRIBUTÁRIO

-COMITÊ DEBATE CONSTRUÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA

-POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE AOS CRIMES DE ROUBO

-INCÊNDIO DESTRÓI AVIÁRIO NO INTERIOR DE SÃO JOÃO DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e estável. A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


A ex-guerrilha e hoje partido político Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia pediu perdão publicamente nesta segunda-feira às milhares de pessoas que sequestrou e expressou arrependimento pela dor que causou. A ex-organização rebelde mais poderosa da América, envolvida em conflitos de quase seis décadas, admitiu que o "sequestro feriu a legitimidade e credibilidade" do movimento armado contra o Estado colombiano. A Justiça de Paz da Colômbia investiga mais de 20 mil sequestros realizados pelos rebeldes que abandonaram as armas, de acordo com a agência France Presse.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, prometeu na segunda-feira que qualquer ataque do Irã receberá uma resposta "mil vezes maior". A declaração foi feita após a divulgação de informações de que Teerã estaria planejando vingar o assassinato do general QASSEM SOLEIMANI, morto em um ataque americano em Bagdá, no Iraque, no início de janeiro. De acordo com o site Politico, que cita fontes do governo americano sob a condição de anonimato, os serviços de inteligência suspeitam de um complô iraniano para matar a embaixadora americana na África do Sul, Lana Marks, antes das eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

Os 75 anos de criação da Organização das Nações Unidas marcam a primeira vez em que a Assembleia Geral ocorrerá virtualmente. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento, que oficialmente começa nesta terça-feira, terá discursos e debates feitos remotamente, sem reunir delegados do mundo todo em Nova York. De acordo com a programação divulgada ainda em julho, a Assembleia começa respeitando um minuto "de silêncio e orações". Embora não haja nenhuma menção à pandemia, é esperado que as lideranças da ONU homenageiem os mais de 900 mil mortos por causa da Covid-19 em todo o mundo.

O Supremo Tribunal Federal formou nesta segunda-feira maioria de votos a favor de declarar inconstitucional a regra de 2015 que previa a impressão do voto nas eleições. O julgamento foi feito em plenário virtual e os ministros inserem o voto por meio de um sistema eletrônico, sem a necessidade da presença física em plenário. A minirreforma eleitoral aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional previa a impressão do voto. Em junho de 2018, o STF decidiu de forma liminar barrar a medida. Agora, os ministros analisaram o mérito da ação apresentada pela Procuradoria Geral da República e entenderam que o voto impresso "viola o sigilo e a liberdade do voto".

O ex-presidente LUIS INACIO LULA DA SILVA, o presidente do Instituto Lula, PAULO OKAMOTTO, o ex-ministro da Fazenda ANTONIO PALOCCI foram denunciados, nesta segunda-feira, pelos procuradores do Paraná, por lavagem de dinheiro, em uma ação envolvendo doações da Odebrecht ao Instituto Lula. De acordo com a denúncia, as doações foram utilizadas para disfarçar repasses ilegais no total quatro milhões, entre dezembro de 2013 e março de 2014. A defesa do ex-presidente afirmou que "a Lava Jato mais uma vez recorre a acusações sem materialidade contra seus adversários, no momento em que a ilegalidade de seus métodos em relação a LULA foi reconhecida recentemente em pelo menos três julgamentos realizados pelo Supremo Tribunal Federal".

O ministro interino da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, será efetivado no cargo na próxima quarta-feira pelo presidente JAIR BOLSONARO. A posse está marcada para as cinco horas da tarde no Palácio do Planalto. General do Exército, PAZUELLO foi nomeado ministro interino em três de junho, embora já estivesse, na ocasião, ocupando o posto havia 20 dias, depois que o médico NELSON TEICH pediu demissão. Desde então, o militar é o responsável pelas estratégias do governo federal de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os convites para a cerimônia de posse de PAZUELLO começaram a ser distribuídos a autoridades nesta segunda-feira.

Menos da metade das 62 agências do Instituto Nacional do Seguro Social reabriram nesta segunda-feira em Santa Catarina e sem o serviço de perícia médica. Os beneficiários que tinham atendimento agendado reclamaram que não foram avisados sobre a suspensão. Os médicos peritos decidiram não retomar as atividades presenciais em todo país e o INSS suspendeu as perícias agendadas até que sejam realizadas inspeções que comprovem a adequação dos consultórios nas agências. Os consultórios foram adaptados com painéis de acrílico e disponibilização de álcool em gel, mas ficaram vazios. Os peritos alegam que as agências não são seguras.


O secretário de Administração do Estado, JORGE EDUARDO TASCA, pediu demissão nesta segunda-feira. O governo emitiu uma nota oficial com o posicionamento de que o governador CARLOS MOISÉS aceitou a exoneração. No lugar dele, assume LUIZ ANTONIO DACOL, até então o número dois da pasta. TASCA também é alvo do processo de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa por conta da equiparação salarial dos procuradores. O ex-secretário afirmou que a saída é estratégica para que ele possa se dedicar totalmente à articulação contra o processo de impeachment. Com a demissão, TASCA deixa de responder ao processo de impeachment que tramita na Alesc.

O Ministério Público Federal denunciou nesta segunda-feira seis pessoas por lavagem de dinheiro dentro da operação Alcatraz. O presidente da Assembleia Legislativa, JULIO GARCIA, é um dos nomes, além de familiares dele e um empresário do ramo de tecnologia. O processo tramita em segredo de Justiça. O parlamentar havia sido indiciado em outubro de 2019 pela Polícia Federal por quatro crimes na investigação sobre supostas irregularidades dentro da secretaria de Administração do Estado. A denúncia entregue no sistema da Justiça Federal no final da noite desta segunda-feira diz respeito à lavagem de dinheiro. GARCIA foi citado como ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, condição que ocupava na época da investigação.

Procon registra aumento nas reclamações por telefone. Conforme a diretora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon regional de SMOeste, ANALU VALANDRO, durante a pandemia foi registrada uma diminuição no número de atendimentos presenciais, mas houve aumento no número de denúncias e reclamações realizadas via telefone. Ela comenta que também houve aumento na fiscalização, principalmente em relação a alta no preço dos alimentos, equipamentos de proteção como mascaras e luvas e produtos de higiene. ANALU cita que o Procon atende pessoas que residem em SMOeste, ou de outras cidades que tenham feito compras no município. Em municípios que não possuem Procon, a diretora orienta que o cliente que se sentir prejudicado deve procurar um advogado, ou o juizado especial do Fórum da comarca. A função do Procon é orientar as empresas, tentar identificar a irregularidade e se necessário notificar.

Um grupo de empresários e profissionais do setor de eventos está se mobilizando para cobrar a retomada das atividades do segmento. O objetivo é que as autoridades municipais publiquem decretos e portarias para que o setor possa voltar a trabalhar. Segundo o fotógrafo JORGE HAJDASZ, o segmento chegou no limite. Ele disse que todas as áreas tiveram flexibilizações e voltaram a funcionar, mas a área de eventos não teve nenhum tipo de autorização. As empresas e profissionais estão parados há seis meses e as dificuldades são cada vez maiores. Além disso, o profissional destacou que é possível estabelecer regras e cuidados para a retomada dos eventos sem oferecer riscos para a população. Se outros setores reabriram, porque apenas a área de eventos ainda está fechada? O questionamento foi feito pelo fotógrafo JORGE HAJDASZ. Ele defende o retorno das atividades para as empresas e profissionais do segmento.

Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste abre pré-matrículas para curso técnico em agricultura. A diretora do educandário, FABIANE RAMBO, explica que apesar das aulas presenciais não estarem ocorrendo à procura por vagas para 2021 já iniciou, e a partir desta segunda-feira foram iniciadas as pré-matrículas. Conforme a diretora, o período de pré-matrículas é feito para que as famílias e futuros alunos tenham tempo de conhecer o sistema da escola, de pedagogia de alternância, para no final do ano confirmar as matrículas. Novo período geralmente é aberto no início do ano. FABIANE comenta que para a inscrição são necessários todos os documentos do estudante e dos seus responsáveis que devem acompanhar os jovens até a escola e é necessário ter concluído ou estar concluindo o nono ano. Para 2021 são disponibilizadas no máximo 38 vagas.

A Casa Familiar Rural encerrou o ano passado com quase 100 alunos e no momento está com 89 alunos matriculados de Iporã do Oeste, Tunápolis, Descanso, Itapiranga, São João do Oeste e Mondaí. São quatro turmas, com duas de primeiro ano e as demais de segundo e terceiro ano. A diretora comenta que foram registradas algumas desistências, muito em função da desmotivação dos alunos com o sistema de ensino das aulas à distância. FABIANE RAMBO comenta que na pedagogia da alternância os estudantes permanecem uma semana na escola, e na semana seguinte aplicam os conhecimentos na prática em sua propriedade. São ministradas as disciplinas de formação do ensino médio mais as disciplinas técnicas do curso de agricultura. A diretora lembra que a expectativa é retomar as aulas em outubro para que os alunos possam finalizar seus estágios.

Diretoria do Comitê da Bacias Hidrográfica debate armazenamento de água da chuva. Demandas na região foram apresentadas por agricultores e o Instituto do Meio Ambiente. Aumento na construção de cisternas é considerado como fator positivo para garantir água em períodos de estiagem. Segundo o vice-presidente do Comitê, engenheiro agrônomo, ANDERSON RHODEN, o balanço hídrico é desfavorável para atender a demanda na suinocultura, avicultura e atividade leiteira. Ele cita que o Conder Ambiental possui normativa orientando sobre a instalação de cisternas e preservação de poços. A construção de cisternas é apontado como um importante investimento estabelecendo sistema prático para reserva de água da chuva. RHODEN destaca ainda que é comum os produtores rurais terem problemas no abastecimento de água em granjas e por isso é preciso planejamento antecipado e ações eficientes.

Reservatórios naturais necessitam de licenças ambientais. O vice-presidente do Comitê da Bacias Hidrográfica também alerta para a importância dos cuidados com a mata ciliar para manter reservatórios naturais. ANDERSON RHODEN aponta como recurso essencial nas propriedades incluindo uso em irrigação. De acordo com ele estes reservatórios de água necessitam de planejamento e autorização legal incluindo cuidados para evitar o rompimento. Segundo RHODEN, neste sentido a Epagri e as prefeituras oferecem assistência ambiental e legal das medidas de segurança sobre recursos naturais. Salienta que a água é um bem de interesse coletivo e por isso não pode ser represada sem a devida autorização. Programas dos governos estadual e federal incentivam projetos de água nas propriedades rurais com juros atrativos aos agricultores.

A legislação tributária causa dificuldade no entendimento. As frequentes mudanças geram várias leis e decretos que envolvem as empresas. Conforme o professor da Uceff, CRISTIAN WANDSCHEER, os empresários precisam buscar esclarecimentos com os contadores. Salienta que a tomada de decisões deve ter por base as orientações dos escritórios de contabilidade. Ele chama atenção que os cuidados são essenciais nas atividades comercial, industrial ou prestação de serviço. O professor considera que os empresários devem estar atentos ao regime de tributação que utilizam seja o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. De acordo com WANDSCHEER, na região predomina a opção pelo Simples Nacional que é considerado mais prático, porém não necessariamente o mais indicado dependendo da atividades desenvolvida.

Regime tributário adequado pode reduzir os custos com impostos das empresas. Carga tributária é uma constante reclamação dos empresários. Para o professor CRISTIAN WANDSCHEER, é válido realizar um estudo com análise criteriosa sobre os diferentes regimes para reduzir a carga de impostos. A orientação é buscar auxilio com o contador da empresa que deve ser o braço direito na ações desenvolvidas. Uma simples conversas sobre o andamento dos negócios realizados pode influenciar de maneira positiva. CRISTIAN WANDSCHEER reforça que o empresário deve buscar a orientação correta e não manter dúvidas sobre o regime de tributação que utiliza em sua empresa. Salienta que o ideal é pagar o valor justo sem fugir da legalidade que estabelece a legislação.

Cresce a oferta de emprego para contadores. O professor da Uceff chama atenção que o curso de Ciências Contábeis possui grande demanda comprovando que o mercado de trabalho para contadores está em alta. Segundo CRISTIAN WANDSCHEER, muitas empresas buscam estes profissionais para o controle, faturamento e folha de pagamento, com assessoria contábil facilitando o funcionamento das atividades. Para o professor, a tomada de decisão correta é essencial na organização empresarial. WANDSCHEER lembra que dia 22 de setembro é comemorado o dia do Contador e a Uceff vai promover um bate papo para debater a contabilidade em período de pandemia com aumento de informações sobre contabilidade neste momento turbulento.

Polícia realiza operação de combate aos crimes de roubo. Na manhã de ontem, as Polícias Civil e Militar de Palma Sola realizaram uma operação para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nas residências de suspeitos da prática de roubo. A operação contou com o apoio de Policiais de Dionísio Cerqueira, SJCedro. Ao todo, participaram da operação 18 profissionais de segurança e foram utilizadas sete viaturas. Durante a operação foi realizada prisão de um homem de 49 anos pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo, bem como a prisão preventiva de um dos investigados de um roubo ocorrido em meados do mês de agosto de 2020. O homem detido pela posse da arma de fogo foi liberado após prestar depoimento e mediante pagamento de fiança. Por sua vez o preso preventivo, foi encaminhado à Unidade Prisional de SJCedro.

Comandante geral da PMSC confirma 35 novos policiais para a região. O Coronel DIONEI TONET, Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina confirmou que a nona região de Polícia Militar de Fronteira vai receber 35 novos policiais, após a formação da nova turma que acontecerá no final deste ano. Os PMs, segundo TONET, serão distribuídos nas cidades que fazem parte do Comando Geral. A passagem do comando geral pela região, aconteceu devido a comemoração dos 13 anos de criação da nona região da PM de Fronteira, com sede em São Miguel do Oeste. Além desse compromisso, o comandante reforçou os trabalhos da PM em Santa Catarina no enfrentamento da COVID-19. Ele reforçou que a polícia tem feito um trabalho de protagonismo, fiscalizando e levando a segurança para a comunidade.

Polícia Civil de Pinhalzinho indicia rapaz de 20 anos por tentativa de homicídio qualificado. O crime ocorreu na madrugada de dois de maio deste ano, na rua Hugo Campos, Bairro Pioneiro, quando o jovem comemorava seu aniversário com vizinhos. O evento começou na casa do aniversariante e terminou na casa de um vizinho próximo. Após os envolvidos já estarem bastante embriagados, o agressor e seu vizinho começaram a se desentender. O autor foi até sua casa, pegou um facão, retornou à casa do vizinho, onde arrombou a porta do quarto da vítima e lhe desferiu um golpe com o instrumento na cabeça.

A vítima, um homem de 34 anos, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros na ocasião, encaminhada ao hospital e passa bem. O suspeito foi indiciado pelo crime de homicídio qualificado tentado. Em razão da gravidade do crime e risco a que submetida a vítima, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do indiciado, o que teve manifestação favorável do Ministério Público. Porém o pedido foi negado pelo Poder Judiciário, que decretou a ele outras medidas cautelares. Além disso, o Ministério Público ofereceu denúncia em desfavor do indiciado por tentativa de homicídio qualificado, o que foi aceito pelo Judiciário. Agora ele é réu e poderá ir a júri.

Jovens feridas em acidente com dois mortos se recuperam no hospital. O grave acidente aconteceu na manhã de domingo envolvendo um Corsa e um caminhão de Palma Sola e uma Hilux de Francisco Beltrão, na rodovia que liga Flor da Serra do Sul até Marmeleiro. No Corsa, estavam quatro ocupantes, sendo dois moradores de Palma Sola, KLEBER WAGNER e GABRIEL SCHMIDT que morreram no acidente. Havia mais duas jovens identificadas como LIDIANE RAMOS e ANDREIA ROCHA que residem no interior do município de Marmeleiro. Segundo familiares os dois rapazes estavam levando as duas de volta para a casa no momento da colisão. Conforme familiares, LIDIANE está em estado grave, entubada e sedada na UTI do hospital Regional de Francisco Beltrão com ferimentos na cabeça, pernas e queimaduras. Já a ANDREIA continua hospitalizada com ferimentos moderados, mas, está fora de risco.

Homicídio em Santa Terezinha do Progresso pode ter sido motivado por desacordo comercial. O crime ocorreu por volta de 17 horas de domingo na linha São Luiz. Uma mulher, de 62 anos, identificada como NADIR DE OLIVEIRA, foi atingida por um disparo de arma de fogo no peito. Ela morreu na hora. O corpo dela foi encontrado na área da residência. O marido dela, um homem de 57 anos, foi ferido por um tiro no braço. Ele foi socorrido e levado pelos bombeiros ao hospital São José de Maravilha. O homem, que efetuou os disparos contra o casal, fugiu do local do crime. A Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas para apurar a motivação do crime e identificar o atirador. Uma das prováveis causas do homicídio e da tentativa de homicídio seria um desacordo comercial. O suspeito de efetuar os disparos já teria sido identificado pela polícia. Ele seria morador de Tigrinhos.

Mais de 20 mil aves morrem em incêndio no interior de São João do Oeste. Foi por volta das 20 horas e 20 minutos de ontem, em Linha Medianeira, interior de São João do Oeste. A ocorrência foi atendida pelas guarnições de Itapiranga e Iporã do Oeste. Quando os bombeiros chegaram no local o aviário já estava tomado pelas chamas restando as guarnições efetuar a contenção das chamas em parte do aviário e realizar o rescaldo. Os proprietários não souberam informar as causas que deram início as chamas, somente informaram que havia fogo no aquecedor. O aviário medindo 150 metros de comprimento por 14 metros de largura, teve cerca 45 por cento da estrutura destruída pelo incêndio. O local era climatizado e os pintainhos foram alojados na tarde de ontem. Dos 28 mil e 100 pintainhos, aproximadamente 20 mil morreram com o fogo. O restante precisou ser sacrificado porque foram afetados pela fumaça. O proprietário possui seguro do aviário.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.