-PRAZO PARA REGISTRO DAS CANDIDATURAS TERMINA AS SETE DA NOITE DE HOJE
-NÚMERO DE TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SEM CARTEIRA ASSINADA AUMENTA QUASE 30%EM SC
-SITUAÇÃO OBSERVA NECESSIDADE DE UMA REFORMA ADMINISTRATIVA
-SECRETÁRIO DE OBRAS DEVE SER NOVAMENTE CONVOCADO PELA CÂMARA
-VEREADOR INDICA A CRIAÇÃO DE UMA BOLSA ATLETA AOS ESTUDANTES
-200 PRODUTORES RURAIS JÁ RETIRARAM A CERTIDÃO DO MEU CRÉDITO
-SAÚDE ESTENDE HORÁRIO PARA APLICAR VACINA CONTRA PÓLIO
-FANFARRA INTENSIFICA ENSAIOS PARA O DESFILE CÍVICO
-CARRO É DESTRUÍDO POR INCÊNDIO EM FRENTE A UM BAR
-HOMEM QUE ATEOU FOGO NA CASA DA EX-MULHER É PRESO
O tempo está ensolarado. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia com pancadas de chuva à noite. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Ao menos 41 pessoas morreram e 45 ficaram feridas em um incêndio dentro de uma igreja na cidade de Gizé, no Egito, neste domingo. Segundo informou a agência de notícias Reuters na tarde deste domingo, a maioria das vítimas eram crianças. O fogo, que teria sido causado por uma pane elétrica, começou quando cerca de cinco mil fiéis se reuniram para a missa na igreja, segundo pessoas da área de segurança ouvidas pela agência Reuters. Em um comunicado, o Ministério do Interior do Egito informou que uma análise forense no local revelou que o fogo começou no ar condicionado do segundo andar do prédio, após uma pane elétrica.
O Irã, que já jurou de morte o escritor SALMAN RUSHDIE, negou nesta segunda-feira participação no ataque a facadas contra o autor de "Os Versos Satânicos" na sexta-feira em Nova York, nos Estados Unidos. RUSHDIE - cujo livro é visto por alguns muçulmanos como blasfêmia - foi feridos por entre 10 e 15 facadas por um homem que invadiu o palco de uma palestra que o autor se preparava para fazer na cidade. Ele está internado e já foi extubado. Segundo a família, o escritor está se recuperando e já falou algumas palavras neste domingo.
Moscou alerta para "ponto de não retorno" nos laços diplomáticos se Washington confiscar ativos russos ou declarar o país como Estado patrocinador do terrorismo. A Rússia alertou neste sábado que qualquer apreensão de ativos russos pelos Estados Unidos destruiria completamente as relações bilaterais entre Moscou e Washington. A ameaça foi feita pelo chefe do Departamento Norte-Americano do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, ALEXANDER DARCHIEV, citado pela agência de notícias russa TASS.
Partidos, federações partidárias e coligações têm até esta segunda-feira para apresentar o registro dos candidatos que vão disputar as eleições de outubro. O prazo consta na legislação eleitoral. No caso de candidatos à Presidência, o registro tem que ser feito no Tribunal Superior Eleitoral. Até agora, 12 candidatos estão registrados para a eleição à presidente da república. Para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual, o pedido de candidatura deve ser enviado à Justiça Eleitoral do estado no qual o candidato se apresenta. O prazo para os registros via internet encerrou as oito horas da manhã e o limite para a entrega dos documentos pessoais vai até sete horas da noite.
Os analistas do mercado financeiro reduziram de sete vírgula 11 por cento para sete vírgula zero dois por cento a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a sétima queda seguida da previsão. A informação consta do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras na semana passada. A meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de três e meio por cento e será considerada cumprida se oscilar entre dois e cinco por cento. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a inflação registrou queda de zero vírgula 68 por cento em julho.
Com o número de infectados com a varíola do macaco perto de três mil, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, informou que o Brasil deverá ser capaz de diagnosticar a doença em todos os laboratórios centrais de saúde pública do país até o final de agosto. De acordo com o ministro, o governo federal se antecipou à emergência de saúde pública de importância global declarada pela OMS em julho e articulou formas de lidar com a doença e receber pacientes no sistema público. Por enquanto, somente quatro lacens fazem o diagnóstico da doença: Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais, Fundação Oswaldo Cruz e o Laboratório da Universidade Federal, no Rio de Janeiro. Isso faz com que os resultados dos exames sejam mais demorados.
O número de trabalhadoras domésticas sem carteira assinada aumentou 29 por cento em Santa Catarina em um ano. O índice foi divulgado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, na sexta-feira. Em números absolutos, no segundo trimestre deste ano, cerca de 111 mil trabalhadoras domésticas atuavam em Santa Catarina sem estar com a carteira assinada. No mesmo período de 2021, eram 86 mil pessoas nesta mesma situação. O termo é utilizado no feminino porque, do total de profissionais na área no Brasil, cerca de 92 por cento são mulheres. Destas, 65 por cento são negras, a maioria está acima dos 40 anos e tem renda média inferior a um salário mínimo.
Santa Catarina tem uma população estimada de sete milhões e 300 mil pessoas, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística. Desse total, seis milhões estão aptos a trabalhar porque têm 14 anos ou mais. E desse contingente que pode desenvolver alguma atividade, 65 vírgula oito por cento o equivalente a três milhões e 900 mil pessoas, estavam trabalhando no segundo trimestre deste ano, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral do IBGE. Conforme análise comparativa de dados feita pela equipe do governo catarinense, este foi o maior percentual de pessoas economicamente ativas ocupada em um estado brasileiro desde que o levantamento passou a ser feito, em 2012.
O Ministério Público de Santa Catarina tenta criar 11 promotorias no Estado, uma iniciativa que deve aumentar em ao menos 10 milhões os gastos públicos anuais do órgão apenas com folha de pagamento. O órgão afirma que há previsão financeira e orçamentária para cumprir com essa estimativa, elaborada pelo próprio MPSC. Ao menos nove das novas promotorias, todas de entrância final, exigiriam que fossem criados para cada uma delas um cargo de promotor de Justiça, dois de assistente de Promotoria, dois de estagiário de graduação e um outro de pós-graduando. Elas seriam criadas em Tijucas, Gaspar, Guaramirim, Concórdia, São Bento do Sul, lmbituba, Caçador, Araranguá e Camboriú. O plano é detalhado por um projeto de lei complementar enviado pelo Ministério Público à Assembleia.
A Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina lamentou o descuido do governo estadual quanto ao crédito presumido para os suinocultores e avicultores. No entendimento do presidente WOLMIR DE SOUZA, o Estado pode estar atrapalhando o desenvolvimento das atividades, principalmente para as pequenas e médias agroindústrias. Conforme ele, esse crédito presumido pode até ser estranho, mas abrange produtores rurais que fazem a compra dos animais e não realizam a produção. Isso seria um direito aos trabalhadores. Muitos produtores que já fizeram o uso dos créditos não podem solicitar um aditivo para facilitar os serviços nas propriedades. O presidente acredita que o governo estadual deverá retornar atrás após as eleições de outubro. Contudo, espera-se que as soluções sejam definitivas e não temporárias. WOLMIR destacou que as atividades buscam recuperar o lucro perdido alguns meses atrás.
Nas últimas semanas o patrolamento das estradas rurais já aconteceu em pouco mais de 90 por cento em Anchieta. A informação é do diretor de Infraestrutura CLAUDECIR VIEIRA. De acordo com ele, esse serviço veio acompanhado da compactação e agora as estradas recebem os trabalhos de cascalhamento. As principais estradas e as mais danificadas serão as primeiras a serem atendidas pela equipe, por isso é solicitado a atenção dos motoristas. A ideia é recuperar 100 por cento da malha viária de Anchieta. O departamento também trabalha nos escavos para futuras instalações de empresas, além de se serviços de industriais que estão em processo de ampliação. Como também para a construção de um novo pavilhão na cidade. O diretor comentou sobre a recuperação total de uma patrola para melhorar os serviços. Ela deve ser entregue ainda nessa semana. Ele acredita que a máquina, após a restauração, deverá durar mais de dez anos sem grandes problemas. Uma outra máquina está em manutenção. Anchieta também recebe os rejeitos do asfalto da 163.
O departamento de Infraestrutura de Anchieta está acompanhando o andamento do projeto para recuperação das pontes na área rural. Uma delas fica na Linha Aparecida e outra na comunidade Gaiola. A informação é do diretor CLAUDECIR VIEIRA. Atualmente o processo está na confecção dos projetos que irão contemplar as cabeceiras. Após a finalização do projeto, licitação das cabeceiras, a Defesa Civil vem ao município para instalar as pontes pré-moldadas. O diretor aproveitou para lembrar que hoje começa a recolha de materiais eletrônicos recicláveis. Ao todo serão 20 dias de campanha. A entrega de ser realizada na garagem da prefeitura.
A certidão do programa Meu Crédito já foi retirada por 15 por cento do total de agricultores aptos a receberem os valores em Guaraciaba. Isso representa pouco mais de 200 produtores rurais. A informação é do secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER. Essa porcentagem superou as expectativas do setor para a primeira semana do programa. Ele acredita que isso deve impactar diretamente no movimento econômico. Até a semana passada nenhuma certidão tinha sido descontada no comércio local. O secretário ainda lembrou que os agricultores que ainda não retiraram as certidões podem fazer isso até meados de outubro. A secretaria de Agricultura realiza dezenas de atendimentos aos agricultores todos os dias e boa parte é para a retirada do crédito. Para isso, o secretário alertou para apresentação dos documentos necessários. Ele citou o CPF e o Bloco de Produtor Rural. A certidão é entregue apenas para o titular do crédito. THALHEIMER acredita que nessa semana devem intensificar a entrega das certidões.
Parte dos valores do Meu Crédito de Guaraciaba deve ser investida na propriedade rural visando melhorar os serviços incrementando a renda do produtor. O secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER, comentou que essa é uma das melhores estratégias para o aperfeiçoamento das atividades no agronegócio. Para ele, cada valor aplicado em tecnologia para aumentar a produtividade gera um retorno imediato ao agricultor. Suinocultura e avicultura estão entre as atividades que mais recebem investimentos, além da produção leiteira frente ao cenário bastante favorável aos produtores. No entendimento do secretário, agora não é necessário aumentar o rebanho de animais nas propriedades, mas aproveitar o atual momento e melhorar a qualidade daqueles existentes.
A Fanfarra de São José do Cedro deu início aos ensaios para celebração da semana cívica, comemorada a independência do Brasil. A banda conta com cerca de 30 integrantes que realizam ensaios três vezes por semana. De acordo com o coordenador CLEONEI EICH, os ensaios acontecem em frente ao fórum, seguindo pela mesma quadra, durante as terças e quintas-feiras, como também aos sábados. As atividades, apesar de terem iniciados há poucos dias, estão ocorrendo conforme o esperado. A maioria dos integrantes são os mesmos que participavam do grupo em anos anteriores. O coordenador comentou que os equipamentos estão em condições de uso, mas alguns receberam melhorias como as caixas, surdos, bumbos e tarolas. Os voluntários recebem orientações de ritmo e percussão. A fanfarra também realiza a alvorada festiva durante a semana cívica, com apresentações às seis horas da manhã. Neste ano o desfile com as escolas, entidades, associações e segurança pública acontecerá na cidade no dia Sete de Setembro às oito horas e a tarde em Mariflor e Padre Réus.
A Sala de Vacinas da secretaria de Saúde de Guarujá do Sul disponibiliza um horário diferenciado aos pais que queiram levar seus filhos a tomarem a vacina contra a poliomielite. A afirmação é da secretária VERIDIANA BARTH. A equipe da sala realiza um revezamento para atender o público-alvo da campanha que segue até o dia nove de setembro. A secretária informou que todas as sextas-feiras das sete e 30 até às 18 horas e 30 minutos a sala ficará aberta para os pais que trabalham levarem seus filhos. A campanha de imunização é para as crianças menores de cinco anos e a multivacinação para menores de 15 anos que possuem a caderneta de vacinas atrasada. Já neste sábado ocorrerá o Dia “D” durante o dia todo com a presença tradicional do Zé Gotinha e da Maria Gotinha, além da Galinha Pintadinha com objetivo de atrair as crianças. Durante o sábado haverá brincadeiras com a disponibilidade de brinquedos. O segundo Dia “D” está previsto para acontecer no sábado três de setembro antecedendo o fim da campanha.
A secretaria de Saúde de Princesa está tentando zerar as filas de pacientes que aguardam por algum procedimento por meio do Cis-Amoesc. A afirmação é do secretário MARCOS VIVAN. Conforme ele, a saúde já conseguiu diminuir as filas de ortopedia, oftalmologia e urologia que seriam de responsabilidade do governo do Estado. O secretário acredita que até o final deste mês os pacientes que esperam pelos credenciamentos dos procedimentos de otorrinolaringologia sejam contemplados. Ele também comemorou o convênio do hospital de São José do Cedro com o Instituto Santé que veio para auxiliar a saúde de Princesa. A secretaria também vai comprar mais um novo veículo.
A Rádio Cedro conversou no Enfoque Legislativo, programa da Câmara de Guarujá do Sul que foi ao ar no último sábado, com o vereador RODRIGO LUNKES sobre os acontecimentos que marcaram as mais recentes reuniões. O vereador RODRIGO LUNKES, relatou que fez uma indicação ao executivo para criar uma comissão para debater incentivos aos atletas com intuito de apoiar o desenvolvimento deles. Ele lembrou que a municipalidade possui um projeto há cinco anos para desenvolver as atividades. Atualmente o poder público cede dez horasaulas por semana com dois professores para atender os alunos do sexto ao nono ano do ensino municipal. As escolas tiveram participando do Jesc onde tiveram destaque para a fase regional e estadual. O vereador relatou que alguns professores solicitaram a criação de uma lei visando atender os alunos destaques nas competições. A Bolsa Atleta auxiliaria os estudantes até mesmo depois de deixar o ensino fundamental. Segundo ele, grande parte dos atletas desiste de participar por não haver um incentivo contínuo.
O vereador RODRIGO LUNKES também citou que esteve reforçando o seu pedido quanto a revitalização das ruas do parque industrial Silvestre Foiatto. Conforme ele, as ruas que foram pavimentadas a cerca de dez anos atrás apresentam uma série de problemas dificultando o tráfego. O vereador lembrou que a municipalidade recebeu do DNIT o material fresado da BR-163 para melhorar algumas vias públicas. Recentemente a secretaria de Obras realizou a pavimentação da estrada que liga a Vila Sulina a rodovia federal. Para ele, o trabalho vai facilitar o trânsito pelo local. Mas é necessário dar atenção às demais ruas pela cidade. O vereador conversou com o secretário de Obras o qual relatou que antes de fazer a aplicação do material fresado no calçamento é preciso utilizar o piche. LUNKES também informou que a Câmara não contava com nenhum projeto até então. Na última sessão teve a entrada de três mensagens executivas. Entre elas, uma trata sobre o parcelamento do solo de alguns lotes.
As duas primeiras sessões ordinárias depois do recesso de julho da Câmara de Vereadores de Princesa não tiveram a entrada de nenhum projeto de lei. A afirmação é do vereador VALDIR MARKUS. Ele esteve no programa da Câmara do último sábado relatando sobre assuntos que marcaram as sessões. Conforme o vereador, em um dos encontros, o secretário de Obras esteve presente em virtude da convocação do líder da oposição. Contudo, por causa de problemas técnicos de som, o secretário deverá comparecer em outra sessão para sanar as dúvidas do vereador. A pedido dele, a ata não foi realizada em virtude dos problemas. Contudo, antes das gravações, as atas eram feitas da mesma forma com tópicos de assuntos importantes onde na sessão posterior a ata era lida para aprovação. MARKUS destacou que a secretaria de Obras vem apresentando inúmeras reivindicações ao setor que também atende parte da agricultura de Parte. O vereador gostaria que o município tivesse uma patrulha mecanizada para atender as necessidades da secretaria de Agricultura.
O vereador VALDIR MARKUS comentou sobre a manifestação do secretário de Obras de Princesa quanto aos serviços na área rural. Para o vereador, o secretário é bastante jovem na vida pública. No entendimento dele, o responsável pela secretaria deveria ter explicado o motivo pelo qual não compareceu na sessão solicitada. Essa atitude foi questionada pelo vereador a bancada governista. VALDIR disse que ‘não guarda mágoas’ do secretário que usou a imprensa para se manifestar. Para o político, se o secretário não entende o papel do vereador deve estar estudando. A função do vereador é defender a população. Ele acredita que o secretário colocou mal sua manifestação.
A bancada que sustenta o governo de São José do Cedro na Câmara de Vereadores também observa a necessidade de uma reforma administrativa. Como de abranger as demais categorias do poder público quanto ao pagamento por plantões. A declaração é do líder da situação, GUILHERME FERRARI, durante o Enfoque Legislativo de sábado. O assunto em torno de uma reforma administrativa veio ao debate por um projeto de lei que previa adequação da remuneração dos plantões realizados pelos servidores do Semae. O texto foi aprovado pela maioria dos vereadores com o voto minerva do presidente da Casa, o qual pertence à bancada de oposição ao governo. Conforme o líder, no entendimento da situação, os demais servidores que fazem plantões e estão com valores defasados, precisam ser beneficiados. Porém, será dado um ‘passo de cada vez’. O vereador ainda explicou que, aprovando o projeto atual, a administração deverá discutir a próxima decisão a ser adotada. Desta maneira contemplado todos os servidores que possuem a necessidade de ter o plantão pago pela administração.
Outro projeto de lei debatida na Câmara de Vereadores é o texto que prevê um financiamento de até dez milhões de reais para investimentos em infraestrutura e outras melhorias. Segundo o vereador GUILHERME FERRARI, a administração ainda avalia o valor a ser captado por meio de financiamento. O projeto está nas comissões para análise dos integrantes e esclarecimento de dúvidas quanto ao que será contemplado. Ele destacou que um dos questionamentos a serem feitos está na capacidade da municipalidade em adotar mais um financiamento. Atualmente o poder público paga em torno de 40 mil reais de um crédito obtido ainda na administração passada. O vereador destacou que alguns colegas de bancadas já sinalizaram o voto favorável ao financiamento. Contudo, também necessitam de alguns esclarecimentos vindo do poder executivo. Assim, segundo o vereador, será possível votar um texto claro em prol da população.
Cerca de 30 por cento do total de famílias acompanhadas pela equipe de proteção social especial da secretaria de Assistência Social de São José do Cedro é decorrente da violência contra a mulher. A afirmação é da assistente Social PAULA SCHAFFER, durante o Jogo Aberto do último sábado. Agosto Lilás visa romper com a normalidade dessa violência. A principal busca desta campanha é a igualdade de direitos. A assistente Social relatou que através da Lei Maria também busca trazer essa conscientização. A violência contra a mulher vai muito além da agressão física, tendo ainda a agressão psicológica, moral e patrimonial. De forma gradativa, essas agressões podem levar a um feminicídio. Em virtude de todo esse cenário, o poder público tem realizado atividades alusivas ao mês de agosto. O setor social tem realizado a confecção de materiais informativos para promover uma caminhada no dia 26 a partir das dez horas da manhã. Já na parte da tarde, será realizada uma roda de conversa com a rede de proteção, apoio e garantia de direito com participação dos órgãos de segurança pública.
No programa Jogo Aberto do último sábado a Rádio Cedro também recebeu a psicóloga JANETE KUNZ que trouxe detalhes sobre o restante da programação do Agosto Lilás. Conforme ela, durante esse mês acontece rodas de conversas com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com crianças de seis a 12 anos. O intuito é orientar os menores sobre a violência contra a mulher e esclarecer a importância da mulher na sociedade. Para a psicóloga é necessário trabalhar desde o início quanto a valorização da mulher. A manipulação também é uma forma de violência contra a mulher. Grande parte das crianças já possuem a conscientização quanto ao respeito a outra pessoa. JANETE salientou que muitas vezes o excesso de álcool causam as agressões contra as mulheres. A psicóloga também relatou que as vítimas de violência podem contatar os canais oficiais da delegacia de Polícia, da Polícia Militar e também da secretaria de Assistência Social.
Um homem de 40 anos foi preso por manter a ex-companheira em cárcere privado por duas horas e atear fogo na residência onde ela morava com o filho do casal de três anos, na área rural de Bandeirante. Ele não aceitava o fim do relacionamento com a mulher. A PM recebeu às 22 horas de sábado a denúncia de que um homem teria deixado a ex em cárcere privado. A mulher foi solta por populares. Enquanto a vítima registrava um B.O, o homem mandou mensagens para ela dizendo que atearia fogo na casa dela. Ao retornar para o endereço na madrugada, a mulher se deparou com a residência destruída pelas chamas. Os bombeiros foram acionados para realizarem o rescaldo e evitar a propagação das chamas. O dono da casa relatou a reportagem que o prejuízo supera os 100 mil reais. As buscas pelo homem começaram ainda na madrugada e após dez horas ele foi localizado em meio à mata e preso. O homem confessou o crime. O autor vai responder por descumprir medida protetiva de urgência, cárcere privado e incêndio criminoso.
Um homem tentou defender sua companheira e acabou sendo agredido com golpes de um pedaço de madeira na cabeça. A Polícia Militar foi solicitada por volta das 15 horas e 30 minutos de ontem, na Rua Fioravante Furlan, Centro de Paraíso. De acordo com a esposa da vítima, durante uma confraternização um homem tentou lhe agredir. A vítima tentou intervir na briga e acabou sendo agredido com golpes de madeira. Ele foi socorrido e levado até a Unidade Básica de Saúde de Paraíso, onde recebeu os primeiros socorros e encaminhado através da ambulância da secretaria de Saúde até o Hospital Regional em São Miguel do Oeste. A PM colheu o relato dos envolvidos e lavrou o Boletim de Ocorrências.
Um carro pegou fogo nesta madrugada na Linha Esquina Mariflor, área rural de São José do Cedro. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros foram acionados por volta da uma hora e 20 minutos. Conforme os bombeiros, o veículo Kadett estava totalmente consumido pelas chamas quando chegaram na comunidade. O veículo estava estacionado em frente a um bar. Foi dado início ao combate direto às chamas que estava em fase de diminuição e logo após o rescaldo. Foram gastos aproximadamente 200 litros de água. O proprietário do veículo, informou aos bombeiros, que chegou em frente ao bar e ao sair verificou que havia chamas sob o capô do carro, momento que abriu o capô e, com os amigos, tentou controlar o fogo, mas sem sucesso.