-MERCADO FINANCEIRO REDUZ EXPECTATIVA DE INFLAÇÃO PARA 2024
-CASOS DE COQUELUCHE AUMENTAM EM SC E GERAM ALERTA PARA VACINAÇÃO
-MUNICÍPIO ENCAMINHA NOVO LOTE DE DOAÇÕES PARA FAMILIAS NO RIO GRANDE DO SUL
-EMENDA DE BANCADA VAI GARANTIR 18 MILHÕES PARA O OESTE E EXTREMO-OESTE
-CONDER CHEGA A MARCA DE 10 MIL LICENÇAS AMBIENTAIS EMITIDAS NA REGIÃO
-COLISAO ENTRE VEÍCULOS DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA BR 282
-LADRÕES ARROMBAM RESIDÊNCIAS E FURTAM OBJETOS E DINHEIRO EM DESCANSO
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado. A mínima nas últimas horas foi de seis graus. A máxima pode chegar a 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo cinco reais e 95 centavos. O peso está cotado em 0,0059 centavos.
A economia da China desacelerou no segundo trimestre de acordo com dados oficiais divulgados nesta segunda-feira. A segunda maior economia do mundo cresceu quatro virgula sete por cento entre abril e junho, o ritmo mais lento desde o primeiro trimestre de 2023 e abaixo da previsão de cinco virgula um por cento dos analistas. O índice Também caiu em relação à expansão de cinco virgula três no trimestre anterior. Os números surgem num momento em que Pequim procura reforçar a confiança econômica. Nesta segunda, economistas do país se reúnem para debater estímulos ao crescimento e o cortes na dívida.
O FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, afirmou neste domingo que o atirador que tentou assassinar DONALD TRUMP aparentemente "agiu sozinho". A declaração foi feita pelo agente especial do FBI KEVIN ROJEK durante uma coletiva de imprensa por telefone junto com o Departamento de Justiça. O FBI também afirmou que, até agora, não há indicações de que CROOKS tinha problemas de saúde mental e que o serviço de inteligência está focado nas motivações dele, especialmente através de suas redes sociais. CROOKS foi morto após atirar contra o ex-presidente em comício no último sábado. TRUMP deixou o comício sangrando e foi encaminhado ao hospital, mas já recebeu alta.
O ex-presidente DONALD TRUMP chegou neste domingo em Milwaukee, cidade americana do Wisconsin, onde será formalmente nomeado como candidato presidencial republicano no final desta semana, um dia após uma tentativa de assassinato contra ele na Pensilvânia durante comício. O plano de segurança para a Convenção Nacional Republicana, que começa nesta segunda-feira em Milwaukee, não mudará após o tiroteio de sábado. Ontem, o presidente JOE BIDEN disse que não há lugar na América para este tipo de violência e que não dá para permitir que esta violência seja normalizada.
Após nove semanas em alta, os economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa de inflação para 2024. A estimativa consta em relatório do Banco Central divulgado nesta segunda-feira. Agora, a previsão é que a inflação alcance quatro por cento neste ano. Na última semana, os economistas previam alta de quatro vírgula zero dois por cento. O corte na projeção vem depois do resultado positivo para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo em junho. Os analistas ouvidos pelo Banco Central também aumentaram a estimativa do Produto Interno Bruto para 2024, com um aumento de dois vírgula 11 por cento em relação a 2023.
O Brasil notificou 187 registros de violência contra lideranças políticas no primeiro semestre deste ano. O dado faz parte de levantamento feito pela CNN com base nos relatórios produzidos pelo Observatório da Violência Política e Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. De janeiro a junho deste ano, o mês com maior número de episódios foi maio, com 51 registros de violência contra deputados, prefeitos, vereadores e lideranças. Os casos de violência se referem a ameaças, agressões, homicídios, atentados ou sequestros. As ameaças e agressões são os episódios mais frequentes. Ao todo, no período, houve 43 assassinatos, de políticos e familiares, com destaque para ocorrências nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Ceará.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO respondeu neste domingo ao pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal, EDSON FACHIN, sobre o pagamento da dívida de Minas Gerais com a União. Atualmente, a dívida do estado com o governo federal é de cerca de 160 bilhões. Neste sábado, FACHIN, que atua como plantonista durante a primeira metade do recesso do Poder Judiciário, pediu que o presidente do Senado prestasse informações sobre o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, estabelecido no projeto de lei apresentado na última semana. De acordo com o presidente do Senado, o texto pode ser votado após o recesso parlamentar em agosto.
Empresas e contribuintes individuais agora podem direcionar recursos do Imposto de Renda a projetos sociais relacionados à reciclagem, atividade que gera oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social e contribui com a natureza. O Decreto, publicado na última quarta, estabelece que empresas que tributam por lucro real poderão aportar até um por cento do imposto devido. Contribuintes individuais, seis por cento. Com a reciclagem, sobe para sete o número de eixos cujos projetos podem captar recursos do IR. A Federação das Indústrias de Santa Catarina incentiva o direcionamento a projetos sociais por entender que o ato contribui com o desenvolvimento social e econômico do estado. No ano passado, foram recomendados 47 projetos. Juntos, eles captaram 16 milhões e 700 mil reais.
O Programa de Valorização dos Hospitais, da Secretaria de Estado da Saúde, envolve, atualmente, 149 unidades. Na última semana, mais dois hospitais ingressaram no programa. A informação foi divulgada pelo secretário DIOGO DEMARCHI durante o décimo primeiro Encontro do Administrador Hospitalar do Estado de Santa Catarina realizado na última semana. Ele disse que a previsão é que ao longo do ano mais hospitais participem do programa. O investimento previsto é de 670 milhões de reais somente para este ano, sendo que em 2023 o valor foi de 479 milhões de reais. Estão entre os critérios as portas de urgência e emergência, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva e a quantidade de partos realizados, além do aumento nos valores pagos para a realização de cirurgias eletivas, com a nova Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas.
O número de pessoas infectadas com coqueluche em Santa Catarina em 2024 já é seis vezes maior do que a quantidade do ano passado. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 12 pessoas foram confirmadas com a doença até julho deste ano. Ao longo de 2023, duas pessoas foram diagnosticadas. O aumento da doença no território catarinenses acende alerta para a vacinação. Em Santa Catarina, a metade dos infectados são da região do Vale do Itajaí, com seis casos de coqueluche confirmados. Em seguida, está a Grande Florianópolis, com quatro infectados. Joinville, no Norte do Estado, registrou um caso. Os imunizantes contra a coqueluche fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis nos postos de saúde.
O Comitê Municipal de Solidariedade de Descanso entregou mais uma remessa de donativos às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Conforme o coordenador do Comitê, PAULO LAUXEN, as doações foram repassadas para moradores do município de Cruzeiro do Sul. De acordo com ele, os contatos com a Defesa Civil da cidade gaúcha se tornaram frequentes e as trocas de informações facilitam as ações, uma vez que o Comitê tem todos os dados sobre quais as necessidades mais urgentes das famílias atingidas pelas enchentes. Neste sábado, foram entregues roupas de inverno, cobertores, edredons, além de alimentos, todos adquiridos por campanhas realizadas por diversas entidades do município de Descanso.
O prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural 2024 termina nesta semana. O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária para emissão até quinta-feira, dia 18 de julho. O CCIR, que é emitido de forma gratuita, possibilita transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar o imóvel rural, além de facilitar o acesso aos financiamentos bancários para investimento na propriedade. De acordo com o presidente do Sistema FaescSenar, JOSÉ ZEFERINO PEDROSO, o documento ao mencionar que é fundamental para qualquer transação envolvendo imóvel rural. Os produtores em dúvida sobre o procedimento podem procurar o Sindicato dos produtores rurais.
A tradicional festa do colono e do motorista vai ocorrer no próximo domingo em São Miguel do Oeste. De acordo com o pastor da igreja evangélica de Confissão Luterana do Brasil, ILDO SOARES DOS SANTOS, a festa é organizada todos os anos em parceria com a comunidade católica do bairro São Gotardo. A cada edição, uma das comunidades é responsável pelo momento religioso e festivo. Segundo ele, a comemoração ocorre há mais de 40 anos no município e neste ano também será marcada pelos 200 anos da imigração alemã e da presença da igreja luterana no Brasil, além de 80 anos de instalação em São Miguel do Oeste.
A programação da Festa do Colono e Motorista deste ano começa as oito horas da manhã com desfile e benção dos veículos. A saída será em frente ao Posto Itaipu na Rua Waldemar Ramgrab seguindo até a igreja localizada ao lado do Hospital São Miguel. Essa parte ficará a cargo da comunidade católica do bairro São Gotardo. As dez da manhã haverá um culto na igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil e ao meio-dia será servido um churrasco. Serão comercializados espetos com dois quilos e meio de carne de gado pelo valor de 90 reais, além de acompanhamentos diversos. Serão disponibilizadas 400 fichas, totalizando mil quilos de carne.
Cerca de mil pessoas devem participar da Festa do Colono e Motorista deste ano. A projeção é do pastor da igreja evangélica de Confissão Luterana do Brasil, ILDO DOS SANTOS. Ele também disse que a expectativa é de que cerca de mais de 500 veículos participem da procissão e da benção, entre carros, caminhões e máquinas agrícolas. O evento é tradicional no município e faz parte da cultura da comunidade. Além dos motoristas, as empresas da cidade também levam a frota de veículos para receber a benção dos religiosos. Os ingressos para o almoço podem ser adquiridos no comércio de São Miguel do Oeste e com os membros da diretoria.
O Conder Ambiental entregou, na última semana, a licença ambiental de número 10 mil. A informação é do diretor ambiental do órgão, JOSÉ MORA. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que a marca foi alcançada antes do esperado e confirma que a criação do Conder atingiu os objetivos. Ele lembrou que o consórcio foi aberto em 2019 para agilizar o processo de análise e emissão das licenças ambientais para empreendimentos em diversos setores que precisam dessas autorizações para entrar em funcionamento. MORA comentou que esse número também revela o potencial produtivo do extremo-oeste por meio dos novos empreendimentos abertos na região.
O Conder Ambiental atende 29 municípios da região, 19 Ameosc e 10 da Amerios. De acordo com o diretor ambiental do órgão, JOSÉ MORA, a ampliação de municípios atendidos exigiu a ampliação da equipe que começou com cinco e conta com 11 técnicos para análise dos pedidos. Outro ponto citado por MORA no Peperi Rádio Repórter de sábado é o tempo de demora para emissão das licenças. Ele explicou que, em média, o Conder leva cerca de oito dias, envolvendo os projetos simples e complexos. Entre os projetos de maior complexidade, o tempo médio é de 42 dias.
Os setores com maior número de pedidos de licenciamento ambiental na Ameosc são a suinocultura e avicultura. O dado é do diretor ambiental do órgão, JOSÉ MORA. Ele disse que essas duas atividades representam mais de um terço do total de licenças emitidas nos quase cinco anos de funcionamento do Conder. MORA ressaltou que o Conder foi criado para agilizar o processo de licenciamento ambiental e isso está ocorrendo com a observação dos critérios e regras previstos na legislação ambiental. Ele comentou ainda que, por enquanto, o Conder não deve ampliar a área de atuação exatamente para não sobrecarregar e afetar o tempo de espera para emissão das licenças.
A Assembleia Legislativa aprovou, neste ano, uma lei que estabelece as regras das emendas impositivas por bancada regional. A informação é da coordenadora da bancada do Oeste, LUCIANE CARMINATTI. De acordo com ela, a legislação estabelece que 25 por cento da sobra do orçamento da Alesc deve ir para as bancadas de acordo com o numero de parlamentares de cada grupo. Para este ano, a projeção é de que a Bancada do Oeste receba cerca de 18 milhões de reais. LUCIANE citou que na prática, os deputados vão devolver a sobra do orçamento anual da Alesc para o governo, mas com a indicação, via emenda impositiva de bancada, onde os recursos devem ser empregados no ano seguinte.
Em 2023, mesmo sem uma lei específica, a mesa diretora da Assembleia destinou 80 milhões de reais para as bancadas regionais. Desse total, cada parlamentar recebeu dois milhões. O objetivo, de acordo com a deputada LUCIANE CARMINATTI, é de que as bancadas façam projetos maiores e destinem os recursos para a infraestrutura da região. No ano passado, os deputados do oeste não entraram em consenso e cada parlamentar fez uma indicação para aplicação dos dois milhões que cada um tinha direito. Para este ano, segundo LUCIANE, a intenção da bancada do oeste é ouvir a comunidade para definir a aplicação das emendas impositivas da emenda do grupo que deve ficar em 18 milhões.
A deputada LUCIANE CARMINATTI esteve no Peperi Entrevista de ontem e fez uma avaliação positiva das ações da bancada do oeste no primeiro semestre deste ano. Ela lembrou que o grupo tem duas grandes prioridades para este ano: as rodovias e a situação do Hospital Regional do Oeste de Chapecó. De acordo com a deputada, o Hospital já ampliou o número de leitos de UTI Neonatal, mas ainda é preciso resolver outras dificuldades. Em relação as rodovias, ela destacou a entrega da ordem de serviço para a restauração da SC 283, trecho entre Aguas de Chapecó e Palmitos. Ela também ressaltou o início das obras do elevado em Maravilha. LUCIANE citou que a expectativa da bancada é fechar o ano com as prioridades do grupo atendidas na região.
O Governador em exercício, MAURO DE NADAL, autorizou a construção do elevado no entroncamento das rodovias federais BR-158 e BR-282. O ato de assinatura da ordem de serviço foi realizado na tarde deste sábado, em Maravilha. De acordo com ele, a obra do elevado é aguardada há mais de 40 anos e vai facilitar a circulação de veículos, trazendo mais segurança para o trecho. O investimento do Governo será de 35 milhões de reais por meio de convênio assinado em setembro do ano passado. O obra do elevado será executada pelas empresas Gaia Rodovias e a Construtora Oliveira, ambas vencedoras do processo de licitação. As empresas entraram em consenso e criaram um consórcio para executar o serviço.
Um homem de 30 anos foi preso em flagrante por furto de um caminhão em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar recebeu a denúncia do furto por volta das duas da tarde e localizou o suspeito em Dionisio Cerqueira. A guarnição avistou o caminhão na BR-163, próximo ao acesso da cidade. Ao ser abordado, o suspeito confessou que tinha a intenção de vender o veículo na Argentina. Ele foi preso e levado à Delegacia de Polícia.
Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo neste final de semana em Iporã do Oeste. A Polícia Militar, por meio do Canil Setorial, foi acionada para prestar apoio à Polícia Militar Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal na abordagem de uma carreta que estava em um posto de combustível na cidade de Iporã do Oeste. O cão de faro da PM encontrou uma pistola calibre nove milímetros e dois carregadores municiados em um compartimento na parte superior da cabine da carreta. O homem apresentou o Certificado de Registro de arma de fogo, a Guia de Tráfego Especial, as notas fiscais da Pistola, mas, devido a arma ser de uso restrito para fins de porte fora das condições o homem foi preso e levado para a Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.
Uma colisão lateral envolvendo uma moto e um carro deixou um homem de 20 anos gravemente ferido por volta na SC 163. O acidente aconteceu por volta das seis horas da tarde de sábado no trevo de acesso à cidade de Iporã do Oeste. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o condutor de uma moto NXR 150 BROS e colidiu contra um KA emplacado em Mondaí, conduzido por um homem, de 58 anos. O condutor da moto foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste.
Criminosos arrombaram pelo menos duas residências na noite desse sábado no interior de Descanso. O proprietário de uma das casas relatou que saiu por volta das oito horas para ir em uma festa na comunidade da Linha Pratinha. Ao retornar, por volta das 11 horas da noite, percebeu que a casa dele e a residência do seu pai haviam sido arrombadas. Os criminosos reviraram todos os cômodos das residências e furtaram, entre outros objetos, uma motosserra, uma roçadeira, lanterna, roupas, perfumes, calçados, além de 120 reais em dinheiro. A Polícia Militar foi chamada e fez o boletim de ocorrência.
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio e um caminhão deixou uma pessoa ferida neste sábado na BR 282. O acidente aconteceu por volta das seis horas da tarde na Linha Tope da Serra, interior de Maravilha. Conforme o SAMU, um dos veículos colidiu na lateral traseira do caminhão e depois bateu de frente com outro carro. O Corpo de Bombeiros informou que o acidente envolveu um Siena, ocupado por duas pessoas que não se feriram e recusaram atendimento. O outro veículo envolvido é um Gol, ocupado apenas pelo motorista, de 34 anos. Ele foi desencarceramento e encaminhado ao hospital com fratura nas costas. O ocupante do caminhão não se feriu.
Um acidente de trânsito envolveu pelo menos dois veículos por volta na manhã de hoje na BR 282. O fato aconteceu por volta das nove e meia na Linha Castelo Branco, interior de Paraíso entre uma SW4 que seguia em direção a São Miguel do Oeste e um Polo que trafegava em direção a Paraíso. Com o impacto, a caminhonete acabou capotando. A motorista da SW4 foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para atendimento médico em São Miguel do Oeste. Já a motorista do Polo não se feriu. A Polícia Rodoviária Federal foi chamada para realizar os procedimentos de trânsito. Um popular relatou à Peperi que um caminhão guincho também estaria envolvido no acidente, mas não foi localizado no local.