-VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO TEVE QUEDA DE UM POR CENTO EM MAIO NO PAÍS
-SETOR DE TURISMO TEM ALTA DE 10 POR CENTO ENTRE JANEIRO E MAIO EM SC
-CELESC VAI INVESTIR 248 MILHÕES NO SISTEMA ELÉTRICO DA REGIÃO ATÉ 2026
-SECRETARIA DE OBRAS FAZ LEVANTAMENTO DE ESTRAGOS CAUSADOS PELAS CHUVAS
-MUNICÍPIO ESTUDA OFERECER SUBSÍDIOS PARA REATIVAR TRANSPORTE COLETIVO URBANO
-HOMEM FICA FERIDO AO SER ATINGIDO POR RODADO DE CAMINHÃO NO BAIRRO ESTRELA
-RÉU É CONDENADO A 11 ANOS DE PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de três graus e a máxima para hoje deve ser de 17 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 79 centavos. O euro está valendo cinco reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
As fortes chuvas que atingem a Coreia do Sul causaram deslizamentos de terra e transbordamento de uma barragem. Até este sábado, 22 pessoas foram mortas, 14 estão desaparecidas e milhares foram evacuadas de suas casas. Até as 18 horas, em horário local, quatro mil 763 pessoas haviam sido evacuadas em todo o país, de acordo com o Ministério do Interior e Segurança, quando houve o transbordamento da barragem no Norte do país. As ordens de evacuação dos governos locais cobriram mais de sete mil pessoas em vários momentos.
KIM YO-JONG, a irmã do ditador norte-coreano, KIM JONG-UN, ameaçou nesta sexta-feira os Estados Unidos de "dissuasão nuclear esmagadora". A afirmação aumentou as entre os dois país. As ameaças entre Estados Unidos e Coréia do Norte se intensificaram nos últimos dias por conta de manobras militares dos dois lados no Mar do Japão. YO-JONG exigiu ainda que os Estados Unidos abandonem o que chamou de "política hostil" contra seu país, segundo a imprensa estatal. O secretário de Estado americano, ANTONY BLINKEN, prometeu que Washington e seus aliados se defenderão de qualquer "agressão" do regime norte-coreano.
As vítimas do governo da Nicarágua e organizações não-governamentais nacionais e internacionais que trabalham no país solicitaram, na sexta-feira, por ocasião da próxima Cúpula da União Europeia com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, em 17 e 18 de julho, a criação do “Grupo de Amigos do Povo da Nicarágua” para garantir resposta à atual crise de direitos humanos no país. Ainda conforme o documento, poucos países nos últimos anos testemunharam a consolidação de regimes autoritários e ataques sistemáticos contra a mídia independente e o desmantelamento da sociedade civil como foi observado na nação presidida por DANIEL ORTEGA.
O novo programa do governo federal para facilitar a renegociação de dívidas de pessoas físicas, o ‘Desenrola Brasil‘, começa a receber inscrições na próxima segunda-feira. A data foi determinada em portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta. Grandes bancos que atuam no país já confirmaram que devem participar e contar com incentivos oferecidos pelo governo. De início, as instituições financeiras poderão receber os pedidos de renegociação de inadimplentes que se enquadram na Faixa 2, que compreende aqueles que têm renda entre dois salários mínimos e 20 mil. Não há limite para o valor das dívidas. A Faixa 1, para quem tem renda de no máximo dois salários e dívidas de até cinco mil, deve ter cadastro aberto em uma segunda etapa.
O governo federal editou nesta sexta-feira uma medida provisória que destina 280 milhões reais a estados atingidos por fortes chuvas. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Alagoas serão beneficiados. A MP abre crédito extraordinário que, segundo o governo, permitirá o financiamento do atendimento emergencial de despesas com ações de proteção e defesa civil de estados. Os recursos serão liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O dinheiro vai ser utilizado na resposta e recuperação de infraestrutura destruída nos municípios afetados pelas chuvas.
O volume de vendas do comércio varejista apresentou queda de um por cento em maio deste ano, na comparação com abril. Esse é o segundo recuo consecutivo do indicador, que já havia caído zero vírgula um por cento em abril. A Pesquisa Mensal do Comércio foi divulgada nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, pelo IBGE. Também houve retração de um por cento na comparação com maio do ano passado. Ao mesmo tempo, o setor acumula altas de um vírgula três por cento no ano A queda de abril para maio foi puxada por quatro das oito atividades pesquisadas, entre elas, tecidos, vestuário e calçados com redução de três vírgula três por cento.
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil sediou, nesta sexta-feira à tarde, o último workshop dos grupos temáticos que estão elaborando o Plano Integrado de Gestão de Segurança Escolar. Representantes de 30 entidades que compõem o Comseg Escolar participaram do encontro. A gerente de Pesquisa e Extensão da Defesa Civil de Santa Catarina, REGINA PANCERI, disse que até o fim do mês, o documento será finalizado e vai trazer propostas como o Plano de Contingência da Educação para Ameaças Graves à Vida e a cartilha da Segurança Pública. REGINA informou ainda que a intenção é propor um projeto de lei e outras ações para manter a integração entre o governo e as instituições que formam o Comseg Escolar.
Ao menos cinco cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência em decorrência do ciclone extratropical que deixou rastro de destruição no Estado. Segundo a Defesa Civil, mais de 80 municípios relataram estragos e prejuízos. Um homem morreu em Brusque e duas pessoas ficaram feridas em Navegantes. O relatório da Defesa Civil apontou Araquari, Entre Rios, Flor do Sertão, Maravilha e Iraceminha com comunicados oficiais sobre situação de emergência. Garuva, no Norte de Santa Catarina, também deve emitir um decreto, conforme a entidade. Um trabalhador que fazia a manutenção da rede telefônica de Brusque morreu quando foi atingido por uma árvore.
O setor de turismo catarinense cresceu 17 por cento no acumulado dos últimos 12 meses, o quinto resultado entre os 12 estados pesquisados. Além disso, no acumulado do ano até maio, frente a igual período de 2022, Santa Catarina cresceu 10 vírgula seis por cento, registrando o quarto resultado nacional. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE lançada nesta semana. A pesquisa também indicou que o índice de volume de serviços das atividades turísticas catarinense teve um crescimento de um virgula um por cento em maio, na comparação com abril e está 26 por cento acima do patamar pré -pandemia, de fevereiro de 2020.
O Retrato Falado deste sábado recebeu mais um pioneiro da antiga Vila Oeste. O entrevistado de hoje foi DELVINO MENEGHETTI. Ele veio do Rio Grande do Sul para a região quando tinha apenas 14 anos de idade. Atualmente, ele reside em Bandeirante. DELVINO contou como era a vida nos primeiros anos do município e o crescimento da comunidade, além de histórias compartilhadas com os amigos e familiares. O Retrato Falado está disponível no portal da Peperi na internet.
O Peperi Debates deste sábado vai discutiu os gargalos da mobilidade urbana em São Miguel do Oeste. No momento em que município começa a elaborar o plano de mobilidade, o programa vai debate quais são as questões mais relevantes em relação ao tema. O debate analisou os elementos desse assunto, como vias de mão única, estacionamentos, ciclofaixas, transporte coletivo e transporte via aplicativo, por exemplo. O programa reuniu o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, o presidente da câmara PAULO DRUMM e o membro do Conselho da pessoa com deficiência, RODRIGO DRACHÉSKI. O áudio e as fotos do Peperi Debates estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
São Miguel do Oeste tem problemas de mobilidade urbana, mas a população precisa ver essa questão por um outro viés, com um olhar diferente. A afirmação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele citou que a cidade tem uma boa infraestrutura viária e isso reduz o tamanho e a intensidade dos problema. DIAS comentou que a mobilidade precisa ser construída com base no pedestre, ciclista, transporte coletivo, transporte de cargas e os condutores de carros e motos. O pedestre, segundo DIAS, deve estar no centro desse debate, mas as pessoas querem soluções para a circulação dos carros, invertendo a ordem de prioridades. O secretário comentou que outro aspecto importante é a cobrança da melhoria da acessibilidade das calçadas, medida que melhora a circulação dos pedestres e das pessoas com limitação de deslocamento.
A mobilidade urbana é uma forma de melhorar a vida das pessoas, conforme a preconiza a Constituição Federal. O comentário é do presidente do legislativo, PAULO RICARDO DRUMM. Ele disse que a cidade não tem grande problemas de circulação de veículos, com exceção de alguns pontos e horários de picos. O vereador ressaltou que é preciso compreender a mobilidade no conjunto dos usuários, especialmente pedestres e ciclista. Na visão de DRUMM, o transporte coletivo é um problema de São Miguel que precisa ser resolvido. Ele defendeu que o poder público subsidie o custo do transporte coletivo como forma de estimular o setor, auxiliando os moradores e as empresas, que reduziram a oferta do serviço por conta do custo de um sistema que possa atender a população em diferentes horários e regiões.
O Conselho Municipal da pessoa com deficiência tem uma preocupação muito grande com a mobilidade urbana. A observação é do membro do conselho, RODRIGO DRACHÉSKI. Ele citou que não há como pensar a mobilidade sem contemplar as questões que envolvem a acessibilidade. RODRIGO disse que o conselho vem acompanhando e fiscalizando as ações no sentido de garantir a acessibilidade para as pessoas com limitações físicas. Para RODRIGO, melhorar o acesso nos passeios públicos é uma forma de garantir a mobilidade para os pedestres de forma geral. Ele reforçou que mobilidade e acessibilidade andam juntas, mas é preciso avançar mais para incluir as pessoas. RODRIGO também ressaltou que o transporte coletivo precisa ser retomado. Ele lembrou, por exemplo, que a há cerca de 30 anos, a cidade tinha seis linhas de ônibus entre a Linha Cruzinhas e o centro da cidade. Hoje, não há nenhuma opção para os moradores.
O município elaborou um projeto para retomar o sistema de transporte coletivo urbano e está aguardando uma posição do Tribunal de Contas do Estado para implantar a iniciativa. A informação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele explicou, no Peperi Debates de hoje, que a proposta prevê um subsídio da prefeitura para estimular as empresas a colocar linhas de ônibus ligando os bairros ao centro. De acordo com JEFERSON, o poder público pretende pagar parte das passagens dos usuários e parte do custo de combustível das empresas. Segundo o secretário, se o TCE emitir parecer favorável, a administração vai lançar a licitação com a previsão de subsídios para as empresas interessadas em operar com o transporte coletivo urbano. Não há previsão de data para a resposta do TCE e o lançamento da licitação.
A empresa vencedora da licitação promovida pela administração começou a instalar os semáforos na avenida Willy Barht. Os equipamentos estão seno reinstalados em três pontos na via na esquina com a Men de Sá no acesso a JBS, no entroncamento com a Sete de Setembro no acesso ao bairro Andreatta e na área industrial, esquina com a Arno Schwanbach. A projeção é que o trabalho esteja finalizado até a próxima semana. A previsão é de que os equipamentos entrem em operação em 30 dias.
A secretaria de Obras de São Miguel do Oeste está empenhada para consertar os danos causados pelo excesso de chuvas dessa semana. A garantia é do secretário, CLÁUDIO BARP. De acordo com ele, assim como em outros municípios da região Extremo-Oeste, o grande volume de água causou diversos transtornos nas estradas do interior. Segundo ele, a chuva aliada a terra, galhos e folhas acabaram provocando o entupimento de bueiros e sarjetas, fazendo com que as mesmas acabassem cedendo e o material escorrendo pelas estradas. Conforme BARP, por conta disso, várias vias acabaram desmoronando e causando transtornos para os agricultores e demais que transitam pelo interior de São Miguel do Oeste.
A secretaria de obras estava realizando um trabalho expressivo nas estradas, porém, devido ao grande volume de água, toda a ação acabou sendo perdida, prejudicando o andamento das ações executadas no município. O comentário é do secretário CLAUDIO BARP. Ele salientou que as ações de desentupimento de bueiros e sarjetas já foram realizadas pela equipe, porém, comentou que as demais em relação ao conserto das estradas ficará para os próximos dias, sendo que por isso, CLÁUDIO BARP pediu paciência dos moradores, haja visto que nas vias não é possível uma ação rápida por conta do solo molhado. Ele explicou que colocar máquinas nos trechos afetados neste momento é inviável e não teria um trabalho de qualidade, além de não apresentar um resultado esperado. Ele comentou que dessa forma, o trabalho inicial é de corrigir as questões pontuais, porém, garantiu que a equipe está empenhada para proporcionar a trafegabilidade o quanto antes nas estradas do interior de São Miguel do Oeste.
Os agricultores que precisarem de atendimento devem contatar o setor de Obras. Ele disse que as equipes estão percorrendo o interior, mas os produtores podem fazer contato para acelerar o mapeamento dos problemas. Ele lembrou que a equipe tinha um cronograma incluíndo ações de britagens em algumas estradas, porém, após uma reunião ficou decidido que esse trabalho precisará ser adiado para o final de agosto ou setembro, sendo que o foco no momento é em relação a recuperação das estradas danificadas. BARP citou que ao menos três localidades foram fortemente atingidas, sendo as Linhas Caxias, Nereu Ramos e Sete de Setembro. A expectativa é que a recuperação total ocorra entre 30 e 40 dias, por isso, reforçou o pedido de compreenssão aos agricultores. A intenção é que os trabalhos emergenciais iniciem já na próxima segunda-feira.
O governador JORGINHO MELLO autorizou nesta sexta-feira, em São Miguel do Oeste, o reinício das obras no Aeroporto de Dionísio Cerqueira. Serão 474 mil para a conclusão da recuperação asfáltica e sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem e pátio de estacionamento de aeronaves. O prazo para a finalização dos trabalhos é de 90 dias. As obras no Aeroporto tiveram início no primeiro semestre de 2022 mas foram paralisadas devido a necessidade de ajustes no contrato de supervisão. O Governo do Estado já investiu mais de quatro milhões no projeto que terá um valor final de investimento de quatro milhões e meio. De acordo com o governo, as obras vão permitir que o Estado ingresse junto a Agência Nacional de Aviação Civil com o processo de abertura do aeroporto ao tráfego aéreo.
A Celesc pretende investir 248 milhões de reais no sistema elétrico da regional de São Miguel do Oeste até 2026. São 115 milhões para melhoria e ampliação das redes de baixa e média tensões, e 133 milhões para a construção de uma nova linhas de distribuição, além da melhoria e ampliação das já existentes. As informações constam no Plano de Investimentos da Empresa e foram apresentadas nesta sexta-feira no evento Santa Catarina mais perto de você na câmara de vereadores do município. O Plano de Investimentos da Celesc para os próximos anos contempla ações que darão mais recursividade e robustez ao sistema elétrico em todo o território catarinense e prevê a construção de 20 novas subestações e 41 ampliações e melhorias em subestações já existentes. O investimento no estado será superior a quatro bilhões de reais.
O vereador VANIRTO CONRAD do PDT entregou nesta sexta-feira, ao governador JORGINHO MELLO, o pedido de um novo local para a unidade da Polícia Científica. A entrega ocorreu durante a participação do governador no evento "Santa Catarina levada a sério + mais perto de você", realizado no plenário da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. No documento, VANIRTO sugere a mudança do local da Polícia Científica para um espaço que ofereça melhor infraestrutura, e cita problemas atualmente enfrentados pelos servidores daquele órgão, que funciona em uma casa alugada no Bairro São Jorge. O vereador sugere como novo espaço o local onde atualmente encontra-se instalada a Coordenadoria Regional de Infraestrutura Extremo-Oeste, da Secretaria de Estado de Infraestrutura.
O vereador PAULO DRUMM, novo presidente da câmara de vereadores, esteve no Boa Tarde Peperi desta sexta-feira e disse que a renúncia do vereador VAGNER PASSOS, já era aguardada no legislativo. Ele afirmou que o problema envolvendo VAGNER era de conhecimento de todos na câmara. DRUMM comentou que desde então passou a trabalhar para formar a maioria e garantir a eleição na câmara. Com a renúncia de VAGNER da presidência, houve uma nova eleição para a presidência do legislativo na noite de quinta-feira. PAULO DRUMM foi eleito presidente com nove votos. NINI SCHARNOSKI recebeu três votos. O mandato do vereador do PSD vai até o final do ano que vem.
O Ministério Público comunicou a mesa diretora da câmara de vereadores que o vereador VAGNER PASSOS deveria ter o mandato extinto por conta de uma condenação criminal com suspensão dos direitos políticos. De acordo com o presidente do legislativo, PAULO DRUMM, se VAGNER não tivesse renunciado, a mesa diretoria, no prazo de 10 dias, teria a obrigação de afastá-lo do cargo. O vereador VAGNER PASSOS renunciou ao mandato no final da sessão desta quinta-feira. Ele alegou motivos de foro íntimo e pessoal e disse que "circunstâncias pessoais surgiram que exigem atenção e dedicação exclusiva neste momento". VAGNER foi condenado em um processo criminal que está em segredo de justiça. Uma das consequências da decisão judicial é a suspensão do direitos políticos pelo prazo da condenação.
O novo presidente da câmara de vereadores, PAULO DRUMM disse que espera dar sequência ao trabalho e fazer jus aos votos que recebeu. Ele afirmou ainda que tentará construir da forma mais democrática possível o entendimento em todos os projetos e proposições. DRUMM destacou que não vai presidir a câmara como um vereador de situação, mas que tentará incluir as minorias e as pessoas que não estão inclusas nas discussões.
Um homem foi condenado, nesta sexta-feira, a 11 anos, dois meses e cinco dias de prisão por tentativa de homicídio e descumprimento de medida protetiva. O júri ocorreu no Auditório da Associação Empresarial de Itapiranga. De acordo com a acusação do Ministério Público, MARCOS ALEXANDER WUITSCHIK, de 34 anos, invadiu a residência da ex-esposa em outubro de 2021, foi até o quarto do casal e desferiu golpes de canivete no atual companheiro da mulher. A filha do acusado com a ex-esposa, uma criança, também estava na casa. A vítima ficou ferida. O acusado foi condenado e teve o direito de apelar em liberdade. Este foi o segundo júri do mesmo caso. O homem voltou a ser julgado por crimes cometidos em Itapiranga no ano de 2021, pois o primeiro julgamento, realizado em 2022, foi anulado.
Uma mulher, suspeita de tráfico de drogas, foi presa na manhã desta sexta-feira em Itapiranga. O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Militar por volta das oito horas. A ordem judicial foi expedida pela Vara Única da Comarca de Itapiranga. A mulher, de 35 anos, não resistiu à prisão e foi conduzida a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste, onde permanece a disposição da justiça.
Um homem ficou ferido ao ser atingido por um rodado de caminhão no começo da noite desta sexta-feira em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das sete horas na rua Dom Pedro Segundo, no bairro Estrela. Um ônibus que transportava funcionários de uma empresa parou, e assim que o homem desceu do veículo, o eixo de um caminhão Scania com placas de Planalto quebrou e o rodado desprendeu o veículo. A estrutura atingiu um poste, o ponto de ônibus e acertou o rapaz que estava no local. Com o impacto, o jovem sofreu ferimentos generalizados e foi atendido pelo SAMU. A vítima foi conduzida ao Hospital Regional.