-CONGRESSO NACIONAL PROMULGA PEC QUE PERMITE AMPLIAÇÃO DE BENEFÍCIOS
-JUSTIÇA DÁ PRAZO PARA ESTADO GARANTIR ATENDIMENTO EM LEITOS PEDIÁTRICOS E NEONATAIS
-ROTATIVO EMITIU 18 MIL NOTIFICAÇOES NOS ÚLTIMOS QUATRO MESES
-VEREADORES APROVAM MOÇÃO DE APELOS POR CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL
-PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇOS PARA PROJETOS DE MELHORIAS NO AEROPORTO
-QUEDA DE ÁRVORE MATA AGRICULTOR EM COMUNIDADE RURAL DA REGIÃO
-HOMEM MORRE EM COLISÃO FRONTAL DE VEÍCULOS NA SC 161
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo cinco reais e 44 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Ao menos 23 pessoas morreram nesta quinta-feira em bombardeios russos no centro da Ucrânia, uma área fora dos atuais focos dos ataques de Moscou. O alvo, segundo o serviço de emergência ucraniano, foi a cidade de Vinnytsia, que fica a 200 quilômetros de Kiev. O Corpo de Bombeiros havia anunciado inicialmente 12 mortos no ataque. Mas posteriormente atualizaram para pelo menos 23 vítimas. Além dos mortos, há 90 pessoas feridas, muitas delas hospitalizadas em "condições graves", segundo a polícia da cidade. Os socorristas também lutaram contra um incêndio provocado pelos ataques.
O presidente da Itália, SERGIO MATTARELLA, se negou, nesta quinta-feira, a aceitar a renúncia do primeiro-ministro, MARIO DRAGHI, em meio a uma crise política que pode levar a terceira economia da zona do euro a realizar eleições antecipadas. O primeiro-ministro anunciou sua demissão perante o Conselho de Ministros, depois de o Movimento 5 Estrelas se abster de votar, nesta quinta, uma moção de confiança sobre um decreto-lei fundamental, por considerá-lo contrário aos seus princípios. A Bolsa de Milão reagiu aos acontecimentos políticos com uma queda de mais de três por cento nesta quinta-feira, em meio ao nervosismo dos mercados.
A Suprema Corte de Justiça do Peru reconheceu, nesta quinta-feira, o direito de morrer de uma mulher de 45 anos que sofre de uma doença incurável e degenerativa. A sentença foi aprovada por quatro votos, e dois magistrados foram contrários. É a primeira vez que a maior instância da Justiça do Peru permite uma eutanásia. Ainda não foi decidido qual será o protocolo para executar o procedimento médico da eutanásia. A sentença diz que deve-se "entender por eutanásia a ação de um médico de fornecer de forma direta um fármaco destinado a pôr fim à sua vida".
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse que a pasta vai avaliar até segunda-feira os dados da decisão da Agência da Vigilância Sanitária que liberou o uso da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos. O ministro afirmou, ainda que o Ministério da Saúde vai discutir com o Instituto Butantan, que é a responsável no Brasil pela importação e parte da produção da CoronaVac, a disponibilidade de doses dessa vacina no país. A CoronaVac já era usada para vacinar pessoas a partir dos 6 anos. Na quarta, a Anvisa aprovou por unanimidade a autorização de uso também para crianças 3 a 5 cinco anos, sem restrições. O imunizante é o mesmo usado para adultos.
Oito partidos acionaram o Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira para pedir a suspensão do decreto publicado pelo governo federal que obriga todos os postos de combustíveis a exibir os preços praticados no dia 22 de junho de 2022 numa comparação com os valores atuais. A norma foi editada na semana passada e obriga os postos a exibir os preços dos combustíveis antes e depois da lei que impôs teto de 17 por cento no ICMS. Foram apresentadas duas ações: uma do PDT e outra assinada por sete partidos, PSOL, Rede, PV, PSB, Solidariedade, PT, PCdoB. Um dos argumentos é que a norma cria obrigações não previstas em lei e interfere na dinâmica empresarial, o que viola princípios constitucionais.
O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira a emenda constitucional que autoriza um "estado de emergência" no país. A medida permite ao governo a criação de uma série de benefícios como o aumento do valor do Auxílio Brasil, a ampliação do Vale-Gás e um "voucher" para caminhoneiros e para taxistas. A promulgação do texto foi feita em sessão solene do Congresso com as presenças dos presidentes do Senado, RODRIGO PACHECO; da Câmara, ARTHUR LIRA e do presidente JAIR BOLSONARO. O governo prevê começar os pagamentos em nove de agosto. No entanto, segundo o Ministério da Economia, quatro dos sete benefícios previstos na emenda dependem de uma futura regulamentação, entre eles, os destinados a caminhoneiros e taxistas.
Com a aproximação do primeiro turno da eleição para o governo de Santa Catarina, marcada para 2 de outubro, as negociações por alianças políticas se intensificaram no estado. Ao menos nove nomes confirmaram a pré-candidatura ao executivo, mas ainda há indefinições no cenário político. A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto e, por isso, outros nomes devem surgir até a eleição. Os pré candidatos a governador são ANTÍDIO LUNELLIdo MDB, CARLOS MOISÉS do Republicanos, DÉCIO LIMA do PT, DÁRIO BERGER do PSB, ESPERIDIÃO AMIN do Progressistas, GEAN LOUREIRO do União Brasil, JORGINHO MELLO do PL, ODAIR TRAMONTIN do Novo e RALF ZIMMER do PROS.
O número de vítimas de feminicídio em Santa Catarina dobrou neste ano. De janeiro até maio, 26 mulheres perderam a vida por conta da condição de gênero. No mesmo período do ano passado foram 13 casos. Com a escalada das mortes, a média de idade das vítimas foi de 44 para 36 anos em 2022. Nos primeiros cinco meses de 2021, a vítima mais nova a perder a vida por conta do ódio provocado pelo gênero tinha 20 anos. Neste ano, o feminicídio matou uma criança de dois anos. A Secretaria de Estado de Segurança Pública contabiliza, ainda, a morte de uma menina de sete anos, outra de 11 e uma adolescente de 15. Para a Coordenadora das Dpcamis em Santa Catarina, PATRÍCIA ZIMMERMANN, os autores dos assassinatos querem atingir os familiares dessas vítimas, na maioria dos casos as mães.
O governo de Santa Catarina poderá ser multado caso não ofereça atendimento a crianças e adolescentes que aguardam por um leito de UTI em até 12 horas. A decisão da Justiça atende a um pedido do Ministério Público de Santa Catarina, devido à crise de saúde pública vivida no Estado. Na ação, o MP solicitou que o Estado fosse multado em 100 mil reais caso não cumpra a decisão. Porém, ao conceder em parte o pedido, a juíza BRIGITTE REMOR DE SOUZA MAY decidiu que as sanções, inclusive as multas, sejam estabelecidas de acordo com cada caso. Além disso, o governo estadual terá que fornecer diariamente ao MP a lista de solicitações de vagas, com a identificação dos pacientes. Outro pedido, que também foi acatado pela Justiça, é que o Estado apresente em até 48 horas a relação de leitos ativos de enfermaria e UTIs pediátricos e neonatais da rede privada estadual.
Está confirmado para acontecer no próximo dia 24, o tradicional Desfile do Colono e Motorista no bairro São Gotardo. Depois de dois anos sem atividade em razão das limitações da pandemia do coronavírus, a festa na comunidade também voltará a ser realizada. O evento é uma parceria entre a comunidade católica do Bairro São Gotardo e a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. De acordo com o pastor da IECLB, ILDO SOARES DOS SANTOS, a programação inicia as oito horas da com Desfile e benção de veículos. A saída será em frente ao Posto Itaipu da Waldemar Rangrab, indo até a frente da Igreja. A cerimônia será as 10 horas na Igreja Evangélica e o almoço será servido a partir das 11 e meia. O espeto de churrasco com dois quilos e meio de carne bovina estão sendo vendidas a 90 reais.
O Estacionamento Rotativo está em pleno funcionamento há mais de quatro anos em São Miguel do Oeste e nesse período várias foram as melhorias feitas em todo o perímetro urbano. Além da ampliação da chamada “Zona Azul”, também o número de notificações é grande nesse período. De acordo com a atual responsável pelo Estacionamento Digital no município, GABRIELA HEREDIA, desde o mês de abril desse ano a empresa gestora está com um controle maior em relação ao número de notificações expedidas no centro de São Miguel do Oeste. O objetivo é levantar dados e fazer uma avaliação contínua das infrações cometidas no município.
Mais de 18 mil notificações já foram expedidas pelos monitores do Estacionamento Digital nos últimos quatro meses desse ano. A informação é da atual responsável pelo Estacionamento Digital em São Miguel do Oeste, GABRIELA HEREDIA. Conforme ela, os dados coletados são a partir do mês de abril e mostram uma média superior a quatro mil e 600 notificações ao mês no município. Ela citou que em abril foram quatro mil, 430 notificações e em maio houve um salto no índice, passando para seis mil, 331 autos, um aumento de quase duas mil notificações. Segundo GABRIELA, já em junho houve uma queda no número, passando para cinco mil, 496 infrações expedidas.
Nos primeiros 13 dias desse mês de julho, mais de duas mil e 200 infrações já foram emitidas em São Miguel do Oeste. A afirmação é da atual responsável pelo Estacionamento Digital em São Miguel do Oeste, GABRIELA HEREDIA. Ela destacou que já foram dois mil, 274 autos, representando uma média diária de quase 175 infrações. Ela explicou que esse índice varia muito de acordo com o movimento existente na área central, aumentando significativamente quando existem promoções no comércio, datas comemorativas, eventos, período de férias e situações similares.
A maioria dos usuários do Estacionamento Rotativo de São Miguel do Oeste faz a locação das vagas pelo aplicativo e não pelos parquímetros. O comentário é da atual responsável pelo Estacionamento Digital no município, GABRIELA HEREDIA. Ela disse que apesar disso praticamente todos os equipamentos estão em pleno funcionamento e os monitores estão sempre atentos para que as máquinas funcionem perfeitamente. Ela frisou ainda que os profissionais que estão nas ruas não tem acesso as contas individuais de cada um, não sendo possível auxílio na questão de esquecimentos de e-mails, saldo, e situações similares envolvendo o aplicativo.
O número de reclamações e brigas com os monitores caiu drasticamente na comparação com os primeiros anos de instalação do Estacionamento Digital. A declaração é da atual responsável pelo Estacionamento Rotativo em São Miguel do Oeste, GABRIELA HEREDIA. Ela pontuou que o registro de situações dessa natureza são mínimos e quando existem, a orientação é que em casos de dúvidas os usuários procurem a central que está localizada em frente ao cartório da EMA. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira entre oito e meio-dia e entre uma às seis horas da tarde.
A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade uma moção de apelo solicitando a autoridades federais e estaduais que implantem um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul no Extremo-Oeste, preferencialmente em São Miguel do Oeste. A moção, proposta por MARIA TEREZA CAPRA e subscrita pelos demais vereadores presentes na sessão de quinta-feira foi aprovada por unanimidade. A vereadora justifica o pedido citando o direito à educação e a necessidade de formação técnica e política da população. Ela citou a audiência pública realizada em 27 de junho de 2022, na Câmara, que tratou sobre a expansão de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul para o município. MARIA TEREZA disse que durante o eventoa comunidade regional demonstrou que a instalação da Universidade Federal ainda é uma necessidade do extremo-oeste.
A instalação de um campus da UFFS contribuirá para o desenvolvimento da região em todas as perspectivas, com mais oportunidade de trabalho, permanência dos jovens na região e ampliação da qualificação das pessoas. O comentário é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. De acordo com ela, a estrutura também vai contribuir para o desenvolvimento econômico-social-ambiental, além de disponibilizar suporte científico e tecnológico com dinamização da região. Ela citou que a universidade vai oportunizar a ampliação do repertório e das oportunidades culturais, além de possibilitar o fortalecimento da educação básica, já que oportuniza a formação inicial e continuada de professores em todas as áreas. O pedido será encaminhado para deputados, Ministério da Educação e para o presidente da república.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste apreciou uma série de propostas em segundo turno. Os projetos foram aprovados durante a sessão ordinária desta quinta-feira e seguem para sanção do prefeito. Um dos projetos aprovados em segundo turno inclui as associações com fins não econômicos no rol de requerentes do Programa de Colaboração e Cooperação para Construção de Calçadas e Passeios Públicos. Outra alteração é a majoração do valor do requisito da renda familiar, que passará a ser de cinco salários-mínimos. Também foi aprovado ontem em segundo turno que atualiza as regras de padronização dos passeios públicos às normas de acessibilidade. Os vereadores também aprovaram ontem projetos de concessão de incentivos econômicos para empresas do município.
O promotor de Justiça MAYCON HAMMES, titular da terceira Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, participou da sessão da Câmara de Vereadores de ontem para explanar sobre o parcelamento do solo urbano. Ele solicitou o espaço para alertar sobre possível incompatibilidade de leis municipais sobre parcelamento do solo com lei estadual e lei federal. HAMMES apontou possíveis conflitos no texto das Leis Complementares Municipais que alteraram as normas relativas ao parcelamento do solo urbano e que trataram sobre o parcelamento do solo para instituição de condomínio de lotes com a Leis federais e estaduais. Segundo o promotor, as leis municipais só podem ser mais favoráveis ao meio ambiente, ou seja, mais protetivas, do que o estabelecido em lei estadual e federal.
O promotor de Justiça apresentou três sugestões de alteração das leis municipais que estão em desacordo com leis estaduais e federais. Na primeira delas, citou que em novos loteamentos é necessário ter infraestrutura até o local, por isso sugere a inclusão dessa condição nos desmembramentos e desdobramentos. Quanto à segunda recomendação, destacou que a lei estadual não permite incluir as áreas de preservação permanente no âmbito das áreas verdes e por isso ele sugere adequar a lei municipal. A terceira recomendação trata sobre os condomínios de lotes. HAMMES apresentou trechos da legislação estadual prevendo regras para esses loteamentos, como a manutenção do traçado das ruas e a necessidade de prever a dimensão máxima para um condomínio de lotes, em tamanho compatível para assegurar a mobilidade urbana e o ordenamento territorial urbano.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou na última terça-feira, a Ordem de Serviço para os projetos de ampliação e revitalização da pista do Aeroporto Hélio Wasum. Serão investidos cerca de 650 reais mil na elaboração dos projetos, com uma previsão de mais nove milhões para a execução das obras. De acordo com TREVISAN, a pista, que hoje possui 18 metros de largura, deve passar para 23 metros. Além da ampliação e revitalização da pista, estão contempladas melhorias no terminal de passageiros e balizamento noturno. A extensão da pista de pouso e decolagem, que é de mil 260 metros, não deve ser alterada neste momento, já que estudos prévios apontam este quesito como suficiente para a utilização pelas aeronaves que são utilizadas em voos regionais.
As obras no aeroporto HELIO WASSUN visam garantir maior segurança e comodidade nas operações realizadas na unidade. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, o investimento é necessários para consolidar o Aeroporto Hélio Wasum como um ponto atrativo, estratégico e sustentável para a realização de voos regulares no Extremo Oeste de Santa Catarina. A região ainda busca por uma linha aérea regular que ligue o extremo-oeste aos grandes centros urbanos, especialmente com a capital do estado. A empresa Aerosul, que chegou a operação por alguns meses, não está mais oferecendo os voos entre a cidade e Florianópolis.
A Polícia Militar registrou, nesta quinta-feira, uma ocorrência de estelionato no centro de São Miguel do Oeste. A vítima relatou que entrou em um site indicado por uma pessoa conhecida com a meta de fazer compras e ganhar bônus em dinheiro para depois sacar. Ela gastou cerca de mil reais, mas não conseguiu ter acesso ao bônus anunciado. Além disso, a PM atendeu outros casos nas últimas semanas que também envolviam compras em sites desconhecidos e as vítimas falaram que o dinheiro gasto retornaria, fato que não aconteceu. A Polícia Militar orienta as pessoas a evitar esse tipo de situação porque trata-se de um golpe.
Policiais Civis da Divisão de Investigação Criminal de Maravilha e das delegacias de Cunha Por? e Pinhalzinho prenderam mais duas pessoas por tráfico de drogas nesta semana. Um homem e uma mulher que estavam com mandado de prisão preventiva foram capturados. Com essa ação, a nova Divisão de Investigação Criminal - DIC de Maravilha ultrapassou a realização de 40 prisões no ano de 2022. Nos últimos dias, foram seis prisões realizadas apenas por tráfico de drogas, além de um adolescente apreendido pela prática de violência doméstica. Alguns dos trabalhos contaram com o auxílio do Núcleo de Operações com C?es - NOC da Polícia Civil de S?o Lourenço do Oeste, bem como de policiais civis integrantes da operação Hórus.
A Delegacia de Polícia da Comarca de São Miguel do Oeste, com o apoio de policiais que compõe a “Operação Horus”, prendeu, na tarde de ontem, um homem pela prática do crime de posse de acessório de arma de fogo de uso restrito no município. A prisão ocorreu durante operação policial deflagrada com o intuito de dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário. A ordem judicial foi cumprida simultaneamente em duas residências, uma situada no bairro Estrela e outra na localidade Dois Irmãos. Na residência situada na zona urbana, os policiais localizaram e apreenderam um revólver calibre .38 e 11 munições. Já na casa situada na zona rural foram localizadas pelo cão farejador COLT, que também participa da “Operação Horus”, uma espingarda calibre 22 e duas munições, além de um supressor de ruídos que é de uso restrito. O proprietário das residências foi detido em flagrante delito e encaminhado à Delegacia de Polícia.
Um homem ficou ferido em um acidente no começo da tarde de ontem na SC 163. A colisão envolveu uma Saveiro emplacado em Descanso e uma Renault Master com placas de Mondaí na Linha São Valentin, entre os municípios de Iporã do Oeste e Descanso. Com a força do impacto, o motorista da Saveiro ficou preso nas ferragens. Ele foi desencarcerado e conduzido ao Posto de Saúde de Linha Itajubá pelos Bombeiros, apresentando ferimentos leves. O motorista da RenaultMaster não se feriu. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste registrou a ocorrência e realizou os levantamentos necessários para apurar as causas da colisão.
Um homem morreu em um acidente de trabalho por volta das três horas da tarde desta na localidade de Linha Barra Escondida, interior de Mondaí. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do município, a guarnição foi acionada para socorrer o homem, de 39 anos, que trabalhava no corte de eucaliptos e foi atingido pela queda de uma árvore. O trabalhador não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi encaminhado para necropsia no IML. A Polícia Científica esteve no local do acidente para levantamentos e o caso será investigado pela Polícia Civil.
Uma colisão frontal resultou na morte de um homem na noite de ontem na SC 161. O acidente aconteceu na Linha Gaúcha, em Anchieta e envolveu um Gol de São Miguel do Oeste e um Astra. O condutor do Gol, um homem de 29 anos, morreu na hora. O motorista do Astra saiu ileso, mas a passageira do veículo, um idosa de 61 anos, sofreu ferimentos nos braços. As causas do acidente não foram divulgadas e serão apuradas pela Polícia Rodoviária Estadual.