-CONGRESSO NACIONAL PROMULGA PEC QUE PERMITE AMPLIAÇÃO DE BENEFÍCIOS
-JUSTIÇA DÁ PRAZO PARA ESTADO GARANTIR ATENDIMENTO EM LEITOS PEDIÁTRICOS E NEONATAIS
-OBRAS NA SC 163 SERÃO CONCLUÍDAS NA PRÓXIMA SEMANA
-SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ OITO DIAS DE FESTA DA CULTURA GERMÂNICA
-PROBLEMA NA ALIMENTAÇÃO CAUSA DOENÇAS NO GADO DE LEITE
-ITAPIRANGA INVESTE UM MILHÃO E MEIO NO SETOR DE ÁGUA E ESGOTO
-MOTORISTA FICA PRESO ÀS FERRAGENS EM ACIDENTE NA SC 163
-QUEDA DE ÁRVORE MATA TRABALHADOR NO INTERIOR DE MONDAÍ
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com pancadas de chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo cinco reais e 44 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Ao menos 23 pessoas morreram nesta quinta-feira em bombardeios russos no centro da Ucrânia, uma área fora dos atuais focos dos ataques de Moscou. O alvo, segundo o serviço de emergência ucraniano, foi a cidade de Vinnytsia, que fica a 200 quilômetros de Kiev. O Corpo de Bombeiros havia anunciado inicialmente 12 mortos no ataque. Mas posteriormente atualizaram para pelo menos 23 vítimas. Além dos mortos, há 90 pessoas feridas, muitas delas hospitalizadas em "condições graves", segundo a polícia da cidade. Os socorristas também lutaram contra um incêndio provocado pelos ataques.
O presidente da Itália, SERGIO MATTARELLA, se negou, nesta quinta-feira, a aceitar a renúncia do primeiro-ministro, MARIO DRAGHI, em meio a uma crise política que pode levar a terceira economia da zona do euro a realizar eleições antecipadas. O primeiro-ministro anunciou sua demissão perante o Conselho de Ministros, depois de o Movimento 5 Estrelas se abster de votar, nesta quinta, uma moção de confiança sobre um decreto-lei fundamental, por considerá-lo contrário aos seus princípios. A Bolsa de Milão reagiu aos acontecimentos políticos com uma queda de mais de três por cento nesta quinta-feira, em meio ao nervosismo dos mercados.
A Suprema Corte de Justiça do Peru reconheceu, nesta quinta-feira, o direito de morrer de uma mulher de 45 anos que sofre de uma doença incurável e degenerativa. A sentença foi aprovada por quatro votos, e dois magistrados foram contrários. É a primeira vez que a maior instância da Justiça do Peru permite uma eutanásia. Ainda não foi decidido qual será o protocolo para executar o procedimento médico da eutanásia. A sentença diz que deve-se "entender por eutanásia a ação de um médico de fornecer de forma direta um fármaco destinado a pôr fim à sua vida".
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse que a pasta vai avaliar até segunda-feira os dados da decisão da Agência da Vigilância Sanitária que liberou o uso da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos. O ministro afirmou, ainda que o Ministério da Saúde vai discutir com o Instituto Butantan, que é a responsável no Brasil pela importação e parte da produção da CoronaVac, a disponibilidade de doses dessa vacina no país. A CoronaVac já era usada para vacinar pessoas a partir dos 6 anos. Na quarta, a Anvisa aprovou por unanimidade a autorização de uso também para crianças 3 a 5 cinco anos, sem restrições. O imunizante é o mesmo usado para adultos.
Oito partidos acionaram o Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira para pedir a suspensão do decreto publicado pelo governo federal que obriga todos os postos de combustíveis a exibir os preços praticados no dia 22 de junho de 2022 numa comparação com os valores atuais. A norma foi editada na semana passada e obriga os postos a exibir os preços dos combustíveis antes e depois da lei que impôs teto de 17 por cento no ICMS. Foram apresentadas duas ações: uma do PDT e outra assinada por sete partidos, PSOL, Rede, PV, PSB, Solidariedade, PT, PCdoB. Um dos argumentos é que a norma cria obrigações não previstas em lei e interfere na dinâmica empresarial, o que viola princípios constitucionais.
O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira a emenda constitucional que autoriza um "estado de emergência" no país. A medida permite ao governo a criação de uma série de benefícios como o aumento do valor do Auxílio Brasil, a ampliação do Vale-Gás e um "voucher" para caminhoneiros e para taxistas. A promulgação do texto foi feita em sessão solene do Congresso com as presenças dos presidentes do Senado, RODRIGO PACHECO; da Câmara, ARTHUR LIRA e do presidente JAIR BOLSONARO. O governo prevê começar os pagamentos em nove de agosto. No entanto, segundo o Ministério da Economia, quatro dos sete benefícios previstos na emenda dependem de uma futura regulamentação, entre eles, os destinados a caminhoneiros e taxistas.
Com a aproximação do primeiro turno da eleição para o governo de Santa Catarina, marcada para 2 de outubro, as negociações por alianças políticas se intensificaram no estado. Ao menos nove nomes confirmaram a pré-candidatura ao executivo, mas ainda há indefinições no cenário político. A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto e, por isso, outros nomes devem surgir até a eleição. Os pré candidatos a governador são ANTÍDIO LUNELLI do MDB, CARLOS MOISÉS do Republicanos, DÉCIO LIMA do PT, DÁRIO BERGER do PSB, ESPERIDIÃO AMIN do Progressistas, GEAN LOUREIRO do União Brasil, JORGINHO MELLO do PL, ODAIR TRAMONTIN do Novo e RALF ZIMMER do PROS.
O número de vítimas de feminicídio em Santa Catarina dobrou neste ano. De janeiro até maio, 26 mulheres perderam a vida por conta da condição de gênero. No mesmo período do ano passado foram 13 casos. Com a escalada das mortes, a média de idade das vítimas foi de 44 para 36 anos em 2022. Nos primeiros cinco meses de 2021, a vítima mais nova a perder a vida por conta do ódio provocado pelo gênero tinha 20 anos. Neste ano, o feminicídio matou uma criança de dois anos. A Secretaria de Estado de Segurança Pública contabiliza, ainda, a morte de uma menina de sete anos, outra de 11 e uma adolescente de 15. Para a Coordenadora das Dpcamis em Santa Catarina, PATRÍCIA ZIMMERMANN, os autores dos assassinatos querem atingir os familiares dessas vítimas, na maioria dos casos as mães.
O governo de Santa Catarina poderá ser multado caso não ofereça atendimento a crianças e adolescentes que aguardam por um leito de UTI em até 12 horas. A decisão da Justiça atende a um pedido do Ministério Público de Santa Catarina, devido à crise de saúde pública vivida no Estado. Na ação, o MP solicitou que o Estado fosse multado em 100 mil reais caso não cumpra a decisão. Porém, ao conceder em parte o pedido, a juíza BRIGITTE REMOR DE SOUZA MAY decidiu que as sanções, inclusive as multas, sejam estabelecidas de acordo com cada caso. Além disso, o governo estadual terá que fornecer diariamente ao MP a lista de solicitações de vagas, com a identificação dos pacientes. Outro pedido, que também foi acatado pela Justiça, é que o Estado apresente em até 48 horas a relação de leitos ativos de enfermaria e UTIs pediátricos e neonatais da rede privada estadual.
Obras na SC 163 serão concluídas na próxima semana. A informação é do Coordenador Regional de Infraestrutura, ILISEU BILIBIU. De acordo com ele, os atrasos ocorreram por vários motivos, porém a empresa vencedora da licitação está em fase final da pavimentação, no interior de Itapiranga. Salienta que as obras de recomposição da SC 163 devem ser concluídas na próxima semana. Projeção é de finalizar os trabalhos até o dia 20. BILIBIU diz que a qualidade do asfalto é boa e todas as reclamações que chegaram até o departamento de infraestrutura foram esclarecidas com a empresa. Cita ainda que é exigido a qualidade para proporcionar durabilidade da pavimentação de uma rodovia de grande movimento de veículos.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura investiu mais de 10 milhões de reais para garantir melhor qualidade no trecho de 32 quilômetros de Itapiranga a Iporã do Oeste. ELISEI BILIBIU assegura também que após o trabalho de recuperação do pavimento, será a vez da equipe que realiza a pintura, sinalização e colocação das tachinhas para aumentar a visibilidade dos motoristas. O Coordenador de Infraestrutura salienta que este trabalho é fundamental para a segurança de quem utiliza a rodovia. BILIBIU chama atenção que o trabalho atual é de manutenção e faz questão de esclarecer as dúvidas sobre o contrato de manutenção na SC 163 contemplando principalmente municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Iporã do Oeste.
Investimento em infraestrutura no setor de água e esgoto atinge um milhão e 500 mil reais. Município possui 100 por cento do território contemplado com rede de água potável. O Diretor de Água e Esgoto de Itapiranga, OSMAR MUELLER, relata investimento de um milhão e 500 mil reais em busca de maior eficiência na prestação de serviços. As melhorias começaram pela troca de toda a frota de veículos do setor que resultou em queda brusca nos custos de manutenção e maior agilidade no atendimento das demandas. Foram adquiridas quatro motocicletas novas, um furgão, uma retroescavadeira, um caminhão, duas Fiorino e Fiat Strada. O Diretor explica que todos os veículos na frota antiga foram destinados para leilão com venda que deve ocorrer em breve. Nestes veículos foram investidos um milhão 170 mil reais.
OSMAR MUELLER salienta que o município também investiu 400 mil em na aquisição de dois reservatórios de água com capacidade de 120 mil litros cada um. O primeiro foi instalado no Bairro das Flores que registrava grave problema com falta de água, principalmente em períodos de alto consumo no verão. Outro reservatório está sendo instalado próximo ao Complexo Oktober e que vai reforçar o abastecimento em comunidades do interior próximo a cidade. De acordo com OSMAR MUELLER são mais de mil quilômetros de rede de água, com cinco estações de tratamento e 190 reservatórios. No momento também ocorre a limpeza dos reservatórios, serviço que é prestado por uma empresa terceirizada.
O Diretor também lembra que o município possui uma Estação de Tratamento de Esgoto com tubulação antiga que exige alto investimento para manutenção. Ressalta que vários tubulações de esgoto estão em locais inadequados e de difícil acesso. OSMAR MUELLER também diz que é preciso cuidar da arrecadação. O setor possui um funcionário exclusivo para notificação de devedores, alguns com vários meses de atraso no pagamento das faturas de água. Um serviço obrigatório, pois a Lei exige que o pagamento esteja atualizado para evitar o corte no fornecimento de água. Em algumas situações ocorrem suspensão no fornecimento de água.
São João do Oeste terá oito dias de festa da cultura germânica. Comissão Central Organizadora finaliza preparativos para a décima segunda Deutsche Woche, a Semana Alemã. Uma ampla programação será desenvolvida no período de 23 a 30 de julho. O Coordenador da Semana Alemã, ANDRÉ KLUNK, o pontapé inicial será no sábado, dia 23 com o Show de Abertura. Um espetáculo envolvendo as entidades culturais do município, com apresentações culturais, teatro, dança, canto e música. KLUNK destaca da Orquestra Clave de Sol, Banda de Música de São João do Oeste, Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz com todas as suas categorias, Grupo de Patinação Rosas do Sul, grupo de canto Golden Stimen, violinistas, corais, dentre outras atrações.
Festival da Cuca e da Linguiça será atração de domingo na Semana Alemã. Programação no dia 24 inicia com uma celebração religiosa no idioma alemão na Igreja Matriz São João Berchmans, maior Igreja toda em madeira da América Latina. De meio dia, será servido almoço à base de churrasco. O coordenador ANDRÉ KLUNK lembra que ocorre o primeiro desfile do Bierwagen, com distribuição de chopp pelas ruas da cidade, levando todos até o local onde ocorre o Festival da Cuca e Linguiça. O grande concurso gastronômico está sendo promovido, com premiação em dinheiro para as melhores receitas. KLUNK informa que foram feitos ajustes com alterações em dias dos eventos buscando maior adesão.
Festival Regional da Canção Alemã conta com 15 inscrições de vários municípios. Evento será no dia 27. Os calouros vão participar em três categorias sendo, infantil, adultos e sênior. Após o festival, baile de chopp animado por banda típica. ANDRÉ KLUNK avalia que a Deutsche Woche será sucesso absoluto de público, pois a procura supera as expectativas em algumas atrações. O Coordenador cita como exemplo o Jantar Típico Alemão, no dia 29. As 500 fichas colocadas à disposição já foram vendidas. KLUNK avalia que um ponto positivo para a Deutsche Woche é o grande envolvimento da comunidade de São João do Oeste.
Programação de Encerramento terá a Kinderfest, a festa das crianças. Dia com programação dedicada ao público infantil, famílias e público em geral. O cardápio para o almoço é a tradicional galinhada no tacho servida ao meio dia. ANDRÉ KLUNK projeta grande público para o Desfile Típico, um dos pontos altos de toda programação, com a participação de entidades, empresas, e grupos culturais de toda região. A noite ocorre o Bailão de Chopp com encerramento da Deutsche Woche na animação da Super Banda Choppão. KLUNK chama atenção para o clima festivo, sendo que diariamente, a partir das 17 horas, na Rua Santa Cruz ocorre a distribuição de chopp. Grupos e empresas devem distribuir dois mil litros de chopp com carros alegóricos e música.
Problema na alimentação causa doenças no rebanho de gado de leite. O médico veterinário da Cooafi, a Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga destaca o surgimento de doença que não são normais no rebanho de gado de leite. LUAN HOFF, aponta como causa principal, as questões climáticas que afetam principalmente a alimentação dos animais. A cooperativa presta assistência técnica para 80 produtores de leite, sendo a qualidade da alimentação um item fundamental para o sucesso na atividade. O veterinário lembra que os produtores enfrentaram uma estiagem rigorosa e na sequencia muita chuva que atrasou o desenvolvimento das pastagens de inverno. Com alimentação afetada, a imunidade dos animais fica vulnerável, causando doenças inesperadas que atrapalham a produção.
LUAN HOFF recomenda suprir os nutrientes no cocho com feno, pré-secado, rações e outros alimentos que afetam o custo de produção, porém essenciais para a qualidade do rebanho. Ele destaca ainda que a Cooafi preza muito pela qualidade do produto para entregar a indústria. O veterinário LUAN HOFF citra ainda as alterações na legislação com exigência de exames de Brucelose e Tuberculose para a comercialização de leite. O prazo já foi prorrogado e as restrições já serão impostas em breve. A partir de 2023 a cobrança será intensificada, sendo necessário antecipar o planejamento para realização dos exames.
Motorista fica preso às ferragens em acidente na SC 163. Foi por volta das 13 horas e 45 minutos desta quinta-feira, na rodovia SC 163, ocorreu em São Valentin, entre os municípios de Iporã do Oeste e Descanso. A colisão entre uma Saveiro de Descanso e uma Master com placas de Mondaí. Com a violência da colisão, o motorista da Saveiro ficou preso nas ferragens, foi retirado apresentando ferimentos leves e sinais vitais estáveis e conduzido ao Posto de Saúde de Linha Itajubá pelos Bombeiros. O motorista da Master não se feriu e relatou para a reportagem da Peperi, que se deslocava no sentido de Iporã à São Miguel do Oeste, quando teve a frente cortada pelo outro veículo. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste registrou a ocorrência e realizou os levantamentos necessários para apurar as causas da colisão.
PM apreende gado clandestino, agrotóxicos e dinheiro em propriedade rural. Quatro pessoas foram presas durante duas operações da Polícia Militar na Linha Presidente Vargas, área rural de Dionísio Cerqueira. Os policiais militares apreenderam agrotóxicos, maconha, espingarda calibre 36, de fabricação caseira, 21 munições, caminhão com feno, camionete, seis bovinos, dois rádios comunicadores que estavam na frequência da PM e 68 mil pesos argentinos. A abordagem foi feita após notarem que algumas cabeças de gado não tinham brinco em uma propriedade rural. Além do gado clandestino, os policiais também localizaram um caminhão carregado com fardos de feno, sendo constatado que se tratava de produto oriundo da Argentina. Uma Hilux, com placas argentinas, carregada com agrotóxicos. Os bovinos foram encaminhados pela Cidasc para abate sanitário. O feno e agrotóxicos assim como os veículos foram levados à Receita Federal.
Um homem morreu após o carro em que conduzia colidir frontalmente contra outro carro na SC-161, Na Linha Gaúcha, em Anchieta, na noite de ontem. De acordo com os bombeiros, outras duas pessoas se envolveram no acidente e uma delas foi levada ao hospital da cidade. O motorista do segundo carro de 28 anos não se feriu. O motorista do Gol de 29 anos, identificado como JONES PORTO, morreu na hora do impacto. Ele dirigia um veículo com placas de São Miguel do Oeste sentido Anchieta à Campo Erê no momento da colisão. A passageira do Astra de 61 anos foi encaminhada para o hospital da cidade devido alguns ferimentos nos braços e dores no peito. A Polícia Científica foi acionada e o local ficou aos cuidados da PRE e da PM.
Queda de árvore mata trabalhador no interior de Mondaí. Um homem morreu em um acidente de trabalho por volta das 15 horas desta quinta-feira, na localidade de Linha Barra Escondida, interior de Mondaí. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do município, a guarnição foi acionada para socorrer o homem, de 39 anos, que trabalhava no corte de eucaliptos e foi atingido pela queda de uma árvore sobre seu corpo. O trabalhador não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado para necropsia no IML. A Polícia Científica esteve no local do acidente para levantamentos. As Polícias Militar e Civil também prestaram apoio.