-CONGRESSO NACIONAL PROMULGA PEC QUE PERMITE AMPLIAÇÃO DE BENEFÍCIOS
-JUSTIÇA DÁ PRAZO PARA ESTADO GARANTIR ATENDIMENTO EM LEITOS PEDIÁTRICOS E NEONATAIS
-CONSÓRCIO DA SAÚDE BUSCA MEIOS DE ATENDER CASOS DE ALTA COMPLEXIDADE
-ABERTURA OFICIAL DO ARRAIAL CEDRENSE OCORRE HOJE À NOITE
-PREFEITURA FAZ ATERRAMENTO PARA INSTALAÇÃO DE PONTE PRÉ-MOLDADA
-MUNICÍPIO INVESTE CERCA DE 900 MIL REAIS EM CALÇAMENTO DE RUAS
-AMEOSC PROMOVE CONFERÊNCIA DA DEFESA CIVIL NA SEMANA QUE VEM
-AÇÃO ENTRE AMIGOS DA IGREJA MATRIZ ARRECADA 37 MIL COM RIFA
-CARGA DE VINHO E ESPUMANTE É APREENDIDA PELA POLÍCIA MILITAR
-HOMEM MORRE EM COLISÃO FRONTAL ENTRE CARROS EM ANCHIETA
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de que tempo continue desta forma. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo cinco reais e 44 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Ao menos 23 pessoas morreram nesta quinta-feira em bombardeios russos no centro da Ucrânia, uma área fora dos atuais focos dos ataques de Moscou. O alvo, segundo o serviço de emergência ucraniano, foi a cidade de Vinnytsia, que fica a 200 quilômetros de Kiev. O Corpo de Bombeiros havia anunciado inicialmente 12 mortos no ataque. Mas posteriormente atualizaram para pelo menos 23 vítimas. Além dos mortos, há 90 pessoas feridas, muitas delas hospitalizadas em "condições graves", segundo a polícia da cidade. Os socorristas também lutaram contra um incêndio provocado pelos ataques.
O presidente da Itália, SERGIO MATTARELLA, se negou, nesta quinta-feira, a aceitar a renúncia do primeiro-ministro, MARIO DRAGHI, em meio a uma crise política que pode levar a terceira economia da zona do euro a realizar eleições antecipadas. O primeiro-ministro anunciou sua demissão perante o Conselho de Ministros, depois de o Movimento 5 Estrelas se abster de votar, nesta quinta, uma moção de confiança sobre um decreto-lei fundamental, por considerá-lo contrário aos seus princípios. A Bolsa de Milão reagiu aos acontecimentos políticos com uma queda de mais de três por cento nesta quinta-feira, em meio ao nervosismo dos mercados.
A Suprema Corte de Justiça do Peru reconheceu, nesta quinta-feira, o direito de morrer de uma mulher de 45 anos que sofre de uma doença incurável e degenerativa. A sentença foi aprovada por quatro votos, e dois magistrados foram contrários. É a primeira vez que a maior instância da Justiça do Peru permite uma eutanásia. Ainda não foi decidido qual será o protocolo para executar o procedimento médico da eutanásia. A sentença diz que deve-se "entender por eutanásia a ação de um médico de fornecer de forma direta um fármaco destinado a pôr fim à sua vida".
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse que a pasta vai avaliar até segunda-feira os dados da decisão da Agência da Vigilância Sanitária que liberou o uso da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos. O ministro afirmou, ainda que o Ministério da Saúde vai discutir com o Instituto Butantan, que é a responsável no Brasil pela importação e parte da produção da CoronaVac, a disponibilidade de doses dessa vacina no país. A CoronaVac já era usada para vacinar pessoas a partir dos 6 anos. Na quarta, a Anvisa aprovou por unanimidade a autorização de uso também para crianças 3 a 5 cinco anos, sem restrições. O imunizante é o mesmo usado para adultos.
Oito partidos acionaram o Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira para pedir a suspensão do decreto publicado pelo governo federal que obriga todos os postos de combustíveis a exibir os preços praticados no dia 22 de junho de 2022 numa comparação com os valores atuais. A norma foi editada na semana passada e obriga os postos a exibir os preços dos combustíveis antes e depois da lei que impôs teto de 17 por cento no ICMS. Foram apresentadas duas ações: uma do PDT e outra assinada por sete partidos, PSOL, Rede, PV, PSB, Solidariedade, PT, PCdoB. Um dos argumentos é que a norma cria obrigações não previstas em lei e interfere na dinâmica empresarial, o que viola princípios constitucionais.
O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira a emenda constitucional que autoriza um "estado de emergência" no país. A medida permite ao governo a criação de uma série de benefícios como o aumento do valor do Auxílio Brasil, a ampliação do Vale-Gás e um "voucher" para caminhoneiros e para taxistas. A promulgação do texto foi feita em sessão solene do Congresso com as presenças dos presidentes do Senado, RODRIGO PACHECO; da Câmara, ARTHUR LIRA e do presidente JAIR BOLSONARO. O governo prevê começar os pagamentos em nove de agosto. No entanto, segundo o Ministério da Economia, quatro dos sete benefícios previstos na emenda dependem de uma futura regulamentação, entre eles, os destinados a caminhoneiros e taxistas.
Com a aproximação do primeiro turno da eleição para o governo de Santa Catarina, marcada para 2 de outubro, as negociações por alianças políticas se intensificaram no estado. Ao menos nove nomes confirmaram a pré-candidatura ao executivo, mas ainda há indefinições no cenário político. A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto e, por isso, outros nomes devem surgir até a eleição. Os pré candidatos a governador são ANTÍDIO LUNELLIdo MDB, CARLOS MOISÉS do Republicanos, DÉCIO LIMA do PT, DÁRIO BERGER do PSB, ESPERIDIÃO AMIN do Progressistas, GEAN LOUREIRO do União Brasil, JORGINHO MELLO do PL, ODAIR TRAMONTIN do Novo e RALF ZIMMER do PROS.
O número de vítimas de feminicídio em Santa Catarina dobrou neste ano. De janeiro até maio, 26 mulheres perderam a vida por conta da condição de gênero. No mesmo período do ano passado foram 13 casos. Com a escalada das mortes, a média de idade das vítimas foi de 44 para 36 anos em 2022. Nos primeiros cinco meses de 2021, a vítima mais nova a perder a vida por conta do ódio provocado pelo gênero tinha 20 anos. Neste ano, o feminicídio matou uma criança de dois anos. A Secretaria de Estado de Segurança Pública contabiliza, ainda, a morte de uma menina de sete anos, outra de 11 e uma adolescente de 15. Para a Coordenadora das Dpcamis em Santa Catarina, PATRÍCIA ZIMMERMANN, os autores dos assassinatos querem atingir os familiares dessas vítimas, na maioria dos casos as mães.
O governo de Santa Catarina poderá ser multado caso não ofereça atendimento a crianças e adolescentes que aguardam por um leito de UTI em até 12 horas. A decisão da Justiça atende a um pedido do Ministério Público de Santa Catarina, devido à crise de saúde pública vivida no Estado. Na ação, o MP solicitou que o Estado fosse multado em 100 mil reais caso não cumpra a decisão. Porém, ao conceder em parte o pedido, a juíza BRIGITTE REMOR DE SOUZA MAY decidiu que as sanções, inclusive as multas, sejam estabelecidas de acordo com cada caso. Além disso, o governo estadual terá que fornecer diariamente ao MP a lista de solicitações de vagas, com a identificação dos pacientes. Outro pedido, que também foi acatado pela Justiça, é que o Estado apresente em até 48 horas a relação de leitos ativos de enfermaria e UTIs pediátricos e neonatais da rede privada estadual.
Agora ao meio dia o trânsito pela BR-163 será interditado para detonação de rochas, conforme o cronograma do DNIT. O serviço está previsto para acontecer no quilômetro 88 vírgula seis em Guaraciaba. O prazo previsto para conclusão dos trabalhos e liberação do tráfego é de até duas horas. Ambos os sentidos estarão interditados para o trânsito. O local estará devidamente sinalizado e os motoristas receberão as orientações necessárias.
A coordenadoria regional de Educação de Dionísio Cerqueira participou de um encontro estadual para tratar sobre o segundo semestre da rede estadual de ensino. Conforme o coordenador FLÁVIO MAZIERO, durante esta convocação foram tratados diversos assuntos como transporte escolar, infraestrutura das unidades, apoio pedagógico, patrimônio atual e futuro. Entre eles, a instalação de oito lousas digitais novas nos colégios. A semana que vem servirá para planejamento dos educandários dado o novo semestre a partir de agosto. A regional também vai participar de um seminário em outubro.
A Apae Martinho Burger de Anchieta realizou comercializou cerca de dois mil pastéis em uma promoção para arrecadar recursos. A quantidade vendida superou as expectativas da escola especial. De acordo com a presidente IVONE SAMPAIO, foram comercializados mil e 800 pastéis, além de cafés e sucos. Em valores, chegam a seis mil reais de lucro líquido. Ela salientou que houve grande participação de pessoas no preparo do evento, como também do público que adquiriu os pastéis e acompanhamentos. Os recursos serão revertidos na própria unidade especial em setores que visem melhoramento de qualidade dos alunos e professores. A presidente também comentou que Apae participou dos jogos estaduais das escolas em Lages.
A prefeitura de Anchieta assinou dois termos para aquisição de duas pontes pré-moldadas, conhecidos ‘kits’ de transposição, para instalação nas Linhas Aparecida e Primavera. As pontes foram fortemente atingidas pelos temporais de março. A assinatura ocorreu na última quarta-feira. A informação é do vice-coordenador da Defesa Civil RAFAEL FERREIRA. De acordo com ele, desde a assinatura dos termos a equipe trabalha na construção das cabeceiras das pontes por ser de responsabilidade do município. A instalação dos kits ocorre depois que os aterramentos forem concluídos. O vice-coordenador salientou que um projeto foi encaminhado para a Defesa Civil detalhando o formato delas para que os materiais enviados sejam adequados para as pontes. A prefeitura também espera a entrega de um ‘kit’ de transposição para colocar na estrada geral que faz divisa com Barra Bonita. Ele acredita que o parecer deste pedido deve ser emitido até a semana que vem. O vice-coordenador salientou que a nova ponte será elevada em um metro para permitir a passagem do rio em caso de chuvas intensas.
Os municípios de Anchieta e São José do Cedro enfrentam um impasse no que se refere à ponte interditada sobre o Rio das Antas. Ela fica localizada na Linha Rosangeles e Nova Seara. O vice-coordenador da Defesa Civil RAFAEL FERREIRA, lembrou que o governo estadual não consegue atender esse pedido dado ao comprimento de quase 40 metros da ponte. O Estado possui ‘kits’ de transposição de até 39 metros. Segundo o vice-coordenador, a prefeitura de Anchieta está buscando recursos com a Defesa Civil Nacional. Os documentos exigidos foram encaminhados e agora falta apenas a resposta do governo federal. Enquanto as prefeituras aguardam o retorno, ele comentou que está sendo cogitada uma reforma emergencial para liberar temporariamente o trânsito pelo local. Um pilar deve ser colocado para reforçar a ponte.
O Sindileite sempre fica apreensivo com um cenário improvável em Santa Catarina dado aos dois últimos anos de seca e elevação no custo de produção. Conforme o presidente SERVINO GIESEL, muitos produtores rurais acabaram desanimando frente ao alto custo e diminuindo a produção de leite. Outros países também enfrentam problemas com a produção leiteira, o que aumento o preço. Segundo ele, o atual cenário está em um momento de recuperação haja vista o ano dentro da normalidade. Isso provocou um pagamento melhor para o produtor. Sobre os altos preços nos supermercados, o presidente salientou que não é possível concretizar o que está acontecendo. Mas ele comentou que as industriais e os trabalhadores rurais sofreram muito nos últimos anos, o que elevou o gasto por parte de ambos. GIESEL também relatou que atualmente o produtor deve estar conseguindo uma boa lucratividade e possibilita cobrir despesas durante períodos de dificuldade. Mas o produtor ainda precisa continuar recebendo incentivo para dar sequencia na produtividade.
A Ameosc vai promover neste mês uma conferência da Defesa Civil com os diretores municipais da região Oeste catarinense na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. A informação é do coordenador DOUGLAS RIBEIRO, responsável pelo colegiado de Defesa Civil da Ameosc. De acordo com ele, o intuito deste encontro é para debater um plano estratégico frente a estiagem agravada em 2019 no Extremo-Oeste. Como também amenizar os impactos negativos para futuros períodos de seca em toda região. Os municípios ainda estão sob efeitos do La Niña. O coordenador comentou que mesmo com as chuvas registradas recentemente, as propriedades rurais, inclusive de pequenos agricultores, sofrem muito com a falta regular de chuva. A conferência acontecerá durante o dia todo com início marcado para às oito horas e 30 minutos e término às 17 e 30. O encontro está agendado para a próxima sexta-feira. Além de buscar soluções para o grande Oeste, as regiões Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul também estarão em pauta.
Os municípios de Anchieta e Palma Sola serão utilizados como modelos no combate à seca devido às experiências bem-sucedidas implantadas pelas prefeituras. O coordenador DOUGLAS RIBEIRO, do colegiado de Defesa Civil da Ameosc, relatou que uma das experiências a ser discutida é a instalação de cisternas no combate a estiagem. Propriedades de Palma Sola investiram nesse modelo durante o inverno para amenizar os impactos negativos quando faltam chuvas. O município também vem trabalhando na preservação da mata ciliar e recuperação das áreas danificadas. Para o coordenador, o solo descoberto sem nenhuma mata dificulta essa reprodução de água e não contém nutrientes importantes. Por isso, os municípios modelos vem desempenhando essas e demais ações visando o cuidado com a água. RIBEIRO afirmou que as soluções precisam ser encontradas e efetuadas antes do período da seca. E serem implantadas em toda a região Extremo-Oeste.
A prefeitura de Princesa investirá cerca de 900 mil reais em novos calçamentos na área urbana. Nesta etapa serão contemplados nove trechos. Conforme o secretário de Administração VALTAIR EPPING, as Ruas Caxias, Voluntários da Pátria, Dom Pedro II e Rua Três de Maio, serão contemplados com os trabalhos. Ao todo são mais de dez mil metros quadrados de novos de calçamentos. Os investimentos são pouco mais de 892 mil reais. As obras iniciaram pela Rua Dom Pedro II com a rede de drenagem pluvial. Na sequência ocorrerá a terraplanagem das vias, o assentamento das pedras irregulares e por último a sinalização viária. O secretário disse que a pavimentação com pedras irregulares proporcionará aos moradores de Princesa vários benefícios. Além de facilitar o tráfego de veículos, oferecerá mais conforto aos moradores, livrando do barro e poeira, melhorando, assim, a qualidade de vida. Gradativamente outras ruas serão contempladas com novos calçamentos e pavimentação asfáltica.
A aquisição de um veículo zero quilômetro passará a auxiliar nos trabalhos da secretaria de Saúde de Princesa. O setor recebeu na tarde de ontem um veículo Cruze Sedan completo. Foram investidos pouco mais de 160 mil e 800 reais. O investimento foi feito com recursos próprios da municipalidade. Com a nova aquisição, a secretaria de Saúde poderá transportar os pacientes com mais conforto e segurança para os centros de saúde próximos ou distantes. Dentro de alguns dias, Princesa receberá um veículo Onix zero quilômetro também para ser empenhado na secretaria da Saúde.
Ação entre amigos da Igreja Matriz São José arrecadou mais de 37 mil reais nesta edição da Festa do Colono e do Motorista em São José do Cedro. Para o organizador ALESSIO KUHN, a campanha foi um sucesso haja vista o curto período para comercialização das rifas e o atual momento da economia. Inicialmente tinha-se muita dúvida quanto a aceitação da população. Mas com o passar das semanas, os moradores foram aderindo a campanha e novas cartelas foram confeccionadas. Segundo ele, do montante arrecadado, oito mil era para premiação dos vencedores. O primeiro prêmio era de cinco mil, o segundo de mil e outros de 500 reais. Isso resta pouco mais de 29 mil reais como lucro líquido. O organizador salientou que a campanha deve ser melhorada para a próxima edição, haja vista alguns entraves atravessados. O prêmio para o próximo ano deve ser reavaliado pelo grupo, já que algumas pessoas solicitaram a inclusão de veículos como prêmios.
Hoje à noite acontecerá a abertura oficial da vigésima primeira edição do Arraial Cedrense na Gruta São Cristóvão a partir das 20 horas. A festa desta noite contará com apresentação da Banda Kathedral. Conforme a diretora de Cultura FRANCIELI BEAL, a expectativa é grande dado aos três dias de arraial e cada dia com uma banda diferente. Além do Festival da Canção que premiará dez dos 28 inscritos com um troféu cada e valores de 400 até dois mil e 500 reais. Amanhã à noite os vencedores serão conhecidos. O Arraial Cedrense está incluído no calendário de aniversário do município que no próximo dia 27 celebra 64 anos de emancipação político-administrativa. Por isso, a prefeitura está procurando fazer um evento marcante para os cedrenses e visitantes regionais. O evento contará ainda com os quitutes julinos confeccionados e comercializados por 17 entidades. Entre as guloseimas haverá churros, crepe, pé de moleque, maçã do amor e outros. A partir das 19 horas o pavilhão paroquial São Cristóvão já estará aberto.
O segundo dia do Arraial Cedrense acontece amanhã à tarde com início marcado para às 13 horas e 30 minutos com matinê com os idosos com animação da Banda Movimentos até às 17 horas. A diretora de Cultura FRANCIELI BEAL, comentou que o arraial retorna às 20 horas com a final do Festival da Canção e escolha dos vencedores. Encerrado isso, acontece mais um baile por conta da Banda Mercosul até às duas horas da madrugada de domingo. No último dia do Arraial Cedrense, que acontece no domingo, terá início às 14 horas com as apresentações típicas das escolas. Após isso, a Banda Kathedral volta se apresentar para fechar a programação de festividade neste final de semana. A diretora salientou que a participação do público deverá ser grande dado aos mais de dois anos que o evento não ocorria em São José do Cedro.
A secretaria de Saúde de São José do Cedro está elaborando uma programação especial para esse mês. Julho Amarelo é voltado a conscientização das hepatites virais. De acordo com a secretária CARLA SILVESTRE, essas doenças causam problemas no fígado e muitas vezes não apresentam sintomas. Por isso, o mês é voltado ao combate aos vírus silenciosos causadores das hepatites virais. Segundo ela, no dia 28 de julho será promovida no posto de saúde central uma ação especial voltado a isso. A ideia é promover testagem rápida nos detentos do presídio para detecção dos vírus e para o público geral. Também será orientado sobre essas doenças.
O Cis-Amoesc vem registrando um importante crescimento nos últimos três anos no Extremo-Oeste prestando auxílio às prefeituras em assuntos voltados a saúde público. Neste ano, os consórcios em Santa Catarina receberam 30 milhões de reais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos regionais. Conforme o presidente JAIR GIUMBELLI, prefeito de Belmonte, a região está sendo muito bem beneficiada com valores dos montantes especiais. Segundo ele, o Cis veio para encurtar o tempo de espera de um paciente que precise de consulta médica, por exemplo. Atualmente, a média de espera para um exame de alta complexidade de responsabilidade do município é de uma semana. Isso possibilitou às prefeituras zerar as longas filas de espera, além de dar rapidez ao diagnóstico dos problemas de saúde. Já os exames de responsabilidade do Estado e da União levam um tempo maior devido ao número de pessoas aguardando por atendimento e a distância entre os municípios.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Ameosc busca atender alguns casos de alta complexidade por meio de convênios com os consultórios. O presidente JAIR GIUMBELLI, comentou que a região conta com um planejamento alternativo para socorrer os pacientes que aguardam na fila do Estado ou da União. Em muitos casos, o Cis conversa com médico e chegam a um acordo razoável para ambas as partes com intuito de atender os cidadãos. Isso evita transportes e gastos para grandes centros como em Florianópolis, além de economizar com combustível e conservação do veículo. Por isso, segundo o presidente, os prefeitos solicitam recursos para atender as demandas. E na avaliação dele, os municípios têm sido atendidos pelos governos quanto a verbas públicas. Nos últimos dois anos, são mais de meio milhão de reais por mês investido em saúde através do consórcio. GIUMBELLI salientou que isso demonstra um grande crescimento do Cis se comparar com 2019, quando eram movimentados cerca de 250 mil reais.
Um motorista fugiu de uma viatura da Polícia Militar por diversas ruas da área central de Barracão na tarde de ontem. De acordo com a PM, foi tentado fazer a abordagem do veículo Gol, que transitava em atitude suspeita, mas o motorista não acatou. A perseguição seguiu até à BR-163, nas proximidades da antiga Cerâmica Wush, onde foi aborda-lo. O veículo estava carregado com 40 caixas de vinho e dez caixas de espumante. Por não possuir os desembaraços aduaneiros, a mercadoria, veículo e condutor foram encaminhados a Receita Federal de Dioniso Cerqueira.
JONES PORTO morreu após o carro em que conduzia colidir frontalmente contra outro carro na SC-161, Linha Gaúcha, em Anchieta, na noite de ontem. De acordo com os bombeiros, outras duas pessoas se envolveram no acidente e apenas uma delas foi levada ao hospital da cidade. O motorista do segundo carro de 28 anos não se feriu. Segundo os socorristas, JONES tinha 29 anos morreu na hora do impacto. Ele dirigia um Gol com placas de São Miguel do Oeste sentido Anchieta/Campo Erê no momento da colisão. As causas do acidente não foram divulgadas. Já a passageira do Astra de 61 anos foi encaminhada para o hospital da cidade devido alguns ferimentos nos braços e dores no peito. A Polícia Científica foi chamada para a recolha do corpo do homem de 29 anos. O local ficou aos cuidados da PRE e PM.