ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-07-2021 Quinta-feira

-BOLSONARO PASSA NOITE EM HOSPITAL DE SP APÓS DIAGNÓSTICO DE OBSTRUÇÃO INTESTINAL

-PRAZO DE 10 SEMANAS PARA SEGUNDA DOSE DA ASTRAZENECA É MANTIDO EM SC

-SJO REALIZA CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO NO INTERIOR NA PRÓXIMA SEMANA

-PRAZO PARA APRESENTAR NOTAS FISCAIS E ADERIR AO BÔNUS AGRÍCOLA ENCERRA NO INÍCIO DE AGOSTO

-CASOS DE DESCUMPRIMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL ALERTAM POLÍCIA MILITAR

-SANTA HELENA BUSCA ALTERNATIVAS PARA AJUDAR MENORES QUE DESEMPENHAM TRABALHO INFANTIL

-AO MENOS SEIS PREFEITOS DA REGIÃO TÊM WHATSAPP CLONADOS

-TAXISTA É ASSASSINADO NO NOROESTE GAÚCHO


O tempo na região Extremo Oeste é instável com chuva. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje também deve ser de 16graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e oito centavos. O euro está valendo seis reais. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.


Pelo menos 19 pessoas morreram e mais de 50 estão desaparecidas devido às fortes chuvas e inundações registradas no Oeste da Alemanha. A informação é da polícia local. Outras duas morreram na Bélgica. Quatro das vítimas fatais estavam em Schuld, onde várias casas foram arrastadas pelas águas. A localidade fica na região mais populosa do país. A área foi a mais afetada pelas chuvas, que provocaram o aumento no volume de rios, inundaram estradas e casas e arrancaram árvores.


Os habitantes de Melbourne, segunda cidade mais importante da Austrália, terão que respeitar um novo confinamento de cinco dias a partir desta quinta-feira à noite. A ação ocorre devido ao aumento dos casos de coronavírus. O número total de australianos que precisam ficar em casa agora é de 12 milhões, pois os habitantes de Sydney, a primeira cidade do país, já estão confinados devido ao aumento das infecções por Covid-19. A Austrália, que na teoria vive um período quase livre do Covid-19, está tentando conter um surto da variante Delta, que causou cerca de um mil novos casos em um mês.


A Argentina atingiu nesta quarta-feira a triste marca dos 100 mil mortos por complicações da Covid-19 no país. A informação é do próprio governo Argentino. Desde o início da pandemia foram 100 mil, 250 vidas perdidas. O número faz do país um dos mais atingidos pela doença na região. Só nas últimas 24 horas, foram 614 óbitos. Na América do Sul, o Brasil é o país com maior índice de mortos em relação ao Covid-19. Já são 535 mil vítimas. Logo após aparecem Peru com 194 mil mortes e Colômbia com 113 mil óbitos em decorrência do Coronavírus.


O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que prevê que as mulheres deverão representar ao menos 30 por cento das vereadoras e das deputadas de todo o país.Com a aprovação, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. Mais cedo, nesta quarta, o Senado também aprovou um projeto que prevê a destinação mínima de 30 por cento dos recursos do Fundo Partidário para candidatas. O percentual de 30 por cento deve ser posto em prática nas eleições de 2038 e 2040.


Um incêndio atingiu pelo menos três andares e destruiu boa parte do prédio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, na noite desta quarta-feira em Porto Alegre. Estruturas do edifício desabaram. Na manhã desta quinta-feira, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do estado, afirmou que há riscos de novos desabamentos. O vice-governador, RANOLFO VIEIRA JÚNIOR, afirmou que o prédio foi completamente esvaziado. Não há feridos, informou o governo estadual. Dois bombeiros, porém, são considerados desaparecidos. Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio. No imóvel, funcionam os setores administrativos da Segurança Pública, o Detran e o serviço de 190, que ficou inativo, mas já foi retomado.


O presidente JAIR BOLSONARO passou a primeira noite internado no Hospital Vila Nova Star, na Vila Nova Conceição, na Zona Sul de São Paulo. Ele foi transferido de Brasília para São Paulo na noite de ontem após apresentar um quadro de obstrução intestinal. Após a realização de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, a equipe médica que cuida do presidente definiu que ele receberá um “tratamento clínico conservador”, descartando a necessidade de uma cirurgia de emergência inicial. Ele vai permanecer internado e não há previsão de alta. Segundo o senador, FLAVIO BOLSONARO, filho do presidente, BOLSONARO ficará em observação por três dias em São Paulo.



Um meteoro que explodiu após entrar na atmosfera foi registrado no céu de Santa Catarina. O fenômeno ocorreu durante a noite da última terça-feira ainda e foi registrado por uma câmera da estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense. A fase luminosa do fenômeno durou aproximadamente um vírgula dois segundo e sua velocidade foi estimada em cerca de 67 mil,140 quilômetros por hora.


O governador CARLOS MOISÉS anunciou na noite desta quarta-feira, pelas redes sociais, um investimento visando reforçar a tecnologia para as forças de segurança pública em Santa Catarina. O Estado destinará recursos para adquirir softwares de reconhecimento facial para os sistemas de videomonitoramento. Com isso, as câmeras que servem às polícias estarão com maior potencial para identificar e localizar foragidos. O governador apontou, ainda, que o sistema terá condições de ler letras e números de placas de veículos automaticamente, o que permitirá a localização de veículos utilizados em crimes e fraudes fiscais.


O Estado de Santa Catarina mantém a orientação para, quem puder, antecipar, em duas semanas a segunda dose da Astrazeneca contra a Covid-19. O intervalo caiu de 84 para 70 dias, desde a definição da Comissão IntergestoresBipartite, com representantes das Secretarias de Estado da Saúde e dos municípios, em reunião realizada no dia primeiro deste mês. Com base nesta decisão, o Estado enviou mais de 200 mil doses de Astrazeneca para os municípios no começo desta semana. A recomendação é acelerar a segunda dose para quem já passou das 10 semanas. O governo se posicionou porque a Fiocruz, fabricante da Astrazeneca no Brasil, emitiu comunicado pedindo para que o intervalo anterior, de 12 semanas, fosse mantido.


-SJO REALIZA CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO NO INTERIOR NA PRÓXIMA SEMANA

-PRAZO PARA APRESENTAR NOTAS FISCAIS E ADERIR AO BÔNUS AGRÍCOLA ENCERRA NO INÍCIO DE AGOSTO

-AGENTE DE ENDEMIAS ALERTA SOBRE CUIDADOS COM MOSQUITO DA DENGUE NO INVERNO

-CASOS DE DESCUMPRIMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL ALERTAM POLÍCIA MILITAR

-SANTA HELENA BUSCA ALTERNATIVAS PARA AJUDAR MENORES QUE DESEMPENHAM TRABALHO INFANTIL


Uma nova onda de frio intenso está prevista para este final de semana nos municípios da região Extremo Oeste. A previsão indica que após a chuva de amanhã, as temperaturas devem cair significativamente, chegando a zero grau no domingo. Conforme o engenheiro agrônomo da Epagri de São Miguel do Oeste, ELVYS TAFFAREL, o frio beneficia várias culturas, como por exemplo, plantações de pêssegos e uvas. De acordo com ele, o frio intenso faz com que essas variedades melhorem a produtividade no começo do verão. Outro benefício do frio intenso é na eliminação dos milhos perdidos nas lavouras e também das cigarrinhas que tanto trouxeram prejuízos aos agricultores. Conforme TAFFAREL, as geadas ajudam a eliminar e também a controlar as pragas nas lavouras. Ele destaca, porém, que as baixas temperaturas são prejudiciais para as lavouras de milho em grão e de silagem. O agrônomo orienta que após a formação de geadas, o milho deve ser usado na propriedade em até três dias, evitando dessa forma maiores perdas aos produtores.


ELVYS TAFFAREL salienta que as perdas registradas nas propriedades do interior com o frio intenso variam de acordo com as fases das plantas. Ele acrescenta que tudo vai depender de quando a safra foi plantada e de como ela se comportou ao longo do período. Alerta ainda que as pastagens de verão que sofreram ou que venham a sofrer com a geada não devem ser consumidas pelos animais. A prática visa evitar doenças no plantel bovino das propriedades.


O Lions Clube de Iporã do Oeste promoverá neste sábado a Primeira Feijoada. Por causa da pandemia que impede a realização presencial desse tipo de evento, serão vendidas marmitas com porções de um quilo, entregues no sistema Drive-Thru, no Restaurante Fogão de Lenha, que fica próximo à prefeitura, das 11h15 até as 12h30 de sábado. As fichas limitadas já estão à venda no valor de 25 reais, com os membros do clube e podem ser adquiridas até hoje. Segundo o presidente do Lions Clube, FERNANDO BIESDORF, metade do lucro da Feijoada será doado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, e 30 por cento será usado na compra de novas cadeiras de rodas para reforçar o Banco de Ortopédicos mantido pelo clube, e assim ajudar mais pessoas necessitadas. A outra parte será usada em ações futuras. O Lions convida a todos para degustarem uma boa feijoada, preparada no capricho por quem entende do assunto, e ainda fazerem uma boa ação em prol do Hospital, que está sempre de portas abertas para atender às pessoas na hora que mais precisam.


São João do Oeste vai fazer a partir da próxima segunda-feira a recolha de lixo reciclável no interior, que se estende até quinta. A informação é do secretário de Agricultura, ROGÉRIO RECH. Será o segundo roteiro de coleta de materiais recicláveis do ano no meio rural. O serviço decorre de um programa da Secretaria de Agricultura de SJO, e em função da limitação orçamentária, neste ano a recolha é feita com intervalos maiores do que o ideal, que conforme o secretário, seria a cada dois meses. RECH enfatiza que existe aumento gradativo na demanda de recolha de materiais que são destinados à reciclagem. No último roteiro, por exemplo, a previsão era entre seis a sete cargas, mas a recolha totalizou em onze cargas, o que representa um aumento significativo.


Segundo RECH, para o próximo ano é preciso reforçar o orçamento e ajustar mais roteiros para atender à demanda da recolha. No momento são recolhidos apenas materiais que podem ser aproveitados na reciclagem. São desde papeis, metais a plásticos recicláveis. Os pontos de recolha foram pré-definidos, de acordo com roteiro de costume. O secretário de Agricultura reitera que não será possível atender a todos os interesses da população por conta do volume de lixo existente. ROGÉRIO RECH explica que também existe uma quilometragem limitada que pode ser percorrida nesses roteiros, em relação a custos e prazos de recolha, por isso solicita aos munícipes para que colaborem e levem o lixo reciclável aos pontos delimitados.


Outra solicitação da Secretaria de Agricultura é de que os plásticos venham embalados corretamente, para facilitar no momento da recolha. Se as pessoas jogarem de forma aleatória no ponto de coleta, segundo RECH, o carregamento vai levar muito tempo. Detalha que há vários materiais sem condições de recolher, pois o ponto de destino não permite. É o caso de embalagens de agrotóxicos, de medicamentos, lâmpadas e baterias. ROGÉRIO RECH recomenda devolver este material no ponto onde é adquirido, inclusive as empresas que comercializam têm obrigação de recolher. Reivindica também para que nenhum material eletrônico, roupas ou calçados sejam misturados com o lixo a ser recolhido. No caso dos vidros, o secretário enfatiza que há um ponto de coleta no viveiro municipal, onde os munícipes podem levar o material a qualquer momento.


Agricultores de CPF com final três, cinco ou nove tem até o dia primeiro de agosto para apresentar as notas fiscais e receber o Bônus Agrícola pago pelo município de Iporã do Oeste. A informação é do secretário de Agricultura, RAFAEL REINEHR. Ele explica que a nota pode ser tanto de fertilizantes, sementes, rações, suplementos minerais, ou qualquer aquisição feita para o meio rural a partir de 31 de maio.REINEHR destaca que cada agricultor tem direito a certo valor, calculado com base no movimento econômico de 2019. O produtor deve passar na Exatoria, abrir o protocolo e apresentar nota fiscal, para então saber o valor que terá direito a receber. O secretário de Agricultura pede para os produtores ficarem atentos ao prazo, para não sobrecarregar o último lote do bônus.


Após seis casos de dengue registrados em Tunápolis no primeiro semestre, a agente de endemias, ELAINE MELZ, alerta para a população manter os cuidados agora, de modo que não haja novas confirmações da doença, principalmente a partir de outubro, quando volta a esquentar. Além das seis confirmações de dengue, ELAINE cita que houve cinco pessoas com suspeita da doença entre junho e julho. Nesses casos, o agente faz a coleta de focos e verifica residências em até 50 metros ao redor do local onde foi confirmada a doença. Se forem encontrados criadouros do mosquito é feito tratamento, no qual os focos são eliminados. Essas medidas, segundo ELAINE MELZ, ajudam a identificar se o paciente se infectou em perímetro urbano, no interior ou em outras cidades.


Conforme a agente de endemias, os locais onde os pacientes de Tunápolis positivaram ainda não foram identificados. Ela pede para as pessoas colocarem tela milimétrica na entrada de caixas de água ou usar larvicida para fazer o tratamento. Além disso, a pessoa deve limpar calhas sempre que houver chuva ou vento, para evitar que acumulem folhas ou água. ELAINE MELZ acrescenta que os pratos colocados embaixo de vasos de flores devem ser preenchidos com areia e as pessoas devem evitar plantas ornamentais como as bromélias, que acumulam água nas folhas e não conseguem eliminar a larva. Lembra que o mosquito da dengue sempre fica perto das residências, pois precisa de sangue humano para maturar os ovos. Segundo ELAINE, nas últimas semanas os focos do mosquito reduziram, em função do frio, mas isso não significa que a população pode deixar de cuidar.


Casos de descumprimento de isolamento social alertam Polícia Militar. Conforme o comandante da PM de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, os trabalhos dos órgãos de segurança relacionados à pandemia do coronavírus iniciaram em março do ano passado. Em primeiro momento, a polícia informava sobre as restrições estabelecidas pelos decretos estaduais, como o fechamento do comércio e a limitação do atendimento apenas para os chamados serviços essenciais. Depois disso, conforme aumentava a flexibilização, ocorreram várias fases, desde a fiscalização de estabelecimentos às residências. O comandante MILTON WOLF destaca que agora os estabelecimentos comerciais estão seguindo todos os protocolos, como disponibilizar álcool em gel, usar máscara e manter o distanciamento social. A maior preocupação da polícia é em relação às pessoas que devem cumprir isolamento, com sintomas ou familiares que positivaram para Covid. Segundo WOLF, houve denúncias de que pessoas com obrigação de ficar em casa não estariam cumprindo o requerimento.


Segundo o comandante, em alguns casos de descumprimento a PM orientava e depois da reincidência era aplicada a parte administrativa e criminal. A parte administrativa é feita pela vigilância sanitária, pelo descumprimento do código sanitário, enquanto a criminal consiste em elaborar termo circunstanciado, encaminhado direto ao Fórum, ou no caso de algum indício de descumprimento, é repassado para a Polícia Civil apurar o fato. MILTON WOLF salienta que várias pessoas tiveram complicações penais por desrespeito aos protocolos, e tiveram que pagar cesta básica, prestar serviço voluntário, ou pagar multa. Outros ainda tramitam na Justiça. O sargento ressalta que no início da pandemia houve um período em que o município previa multa para quem desrespeitasse as medidas restritivas, porém nenhuma situação foi flagrada nesse sentido. Agora a legislação estadual prevê multa de 500 reais para quem for flagrado sem uso de máscara em estabelecimento fechado. Desde que ela entrou em vigor, segundo WOLF, nenhum caso desses foi identificado em Iporã do Oeste, o que demonstra que a população colabora para evitar a disseminação do vírus.


Santa Helena tem registrado situações de jovens que estão realizando trabalho infantil. Segundo o prefeito BLÁSIO HICKMANN, existem adolescentes de 14 a 16 anos, por exemplo, que estão numa jornada de trabalho que não teriam capacidade de desempenhar, além de oferecer riscos. Foram identificados 13 casos de trabalho infantil no município, uma situação que, na avaliação do Centro de Referência em Assistência Social, decorre da situação da pandemia. A partir desta preocupação, o município reuniu-se com a Rede de Atendimento a Crianças e Adolescentes, CRAS, conselheiras tutelares, Centro de Integração-Empresa Escola (CIEE), representantes da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis (AEST) e de empresas locais, para juntos estudarem maneiras de disponibilizar oportunidades de trabalho para os jovens, dentro da legalidade.


Conforme HICKMANN, profissionais do CRAS procuraram o CIEE e firmaram parceria para ofertar o Programa de Iniciação do Trabalho (PIT), destinado ao público adolescente. Ele terá início em agosto, junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Outra iniciativa do município é um incentivo para estimular as pessoas a doarem sangue no Hemosc em Chapecó. O Executivo de Santa Helena enviou projeto à Câmara de Vereadores, para o município custear despesas de alimentação dos doadores. HICKMANN salienta que além de perder um dia de trabalho para se deslocar a Chapecó, a pessoa ainda tem que arcar com outras despesas. O deslocamento dos doadores será feito pela Secretaria de Saúde do município.


BLÁSIO HICKMANN cita ainda outro projeto de lei, referente a um incentivo para proprietários de cascalheiras cederem o material ao município. O prefeito lembra que em outros momentos o município fazia permutas com os proprietários, sempre de maneira informal. Recentemente foi encaminhado projeto à Câmara de Vereadores para regularizar a situação. Segundo HICKMANN, a ideia é de que para cada metro cúbico de cascalho cedido, o agricultor receba crédito de 0,35 litros de óleo diesel em horas máquina praticados pelo município. Dez cargas com caminhão truque, por exemplo, seriam em torno de 12 metros cúbicos de cascalho, o que daria ao proprietário o direito a cerca de 35 litros de óleo diesel. O projeto já está no Legislativo e foi aprovado por unanimidade em primeira votação, na segunda-feira.


-AO MENOS SEIS PREFEITOS DA REGIÃO TÊM WHATSAPP CLONADOS

-HOMEM AMEAÇA FAMILIARES E É PRESO

-TAXISTA É ASSASSINADO NO NOROESTE GAÚCHO


Animais foram encontrados amordaçados e degolados na comunidade de Canela Gaúcha, às margens da BR-282, em São Miguel do Oeste. Segundo um ouvinte da Rede Peperi, que preferiu não ter o nome divulgado, ele estava passando pelo local, quando percebeu algo estranho. Ao verificar, ele percebeu que alguns animais de grande porte estavam amordaçados e degolados. Ele disse ainda que o local já havia recebido desova de animais em outras vezes. O homem acredita que os animais podem ter sido utilizados numa seita, pois estavam com uma fita preta na boca e com o pescoço cortado.


Ao menos seis prefeitos da região Extremo Oeste tiveram o número do WhatsApp clonado nesta quarta-feira. As vítimas foram as autoridades dos municípios de Barra Bonita, Bandeirante, Anchieta, Mondaí, Iporã do Oeste e Tunápolis. Em Barra Bonita, o prefeito AGNALDO DERESZ informou através do Facebook que seu número havia sido clonado. Os golpistas chegaram a pedir dinheiro a alguns contatos do prefeito. Já em Bandeirante, CELSO BIEGELMEIER também teve o número clonado. O mesmo aconteceu com o contato do prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, de Tunápolis, MARINO FREY, de Mondaí, VALDIR RUBERT, e do prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. Os prefeitos de todos os municípios já possuem novos números e as medidas judiciais já foram tomadas. O golpe do WhatsApp é comum na região e faz vítimas com frequência.


Um homem foi preso por volta das 22h40 desta quarta-feira, por violência doméstica e posse irregular de arma de fogo. O fato ocorreu na Linha Daltro Filho, interior de Guaraciaba. A guarnição da PM foi acionada e no local, encontrou um homem apresentando estar alcoolizado e muito agressivo. Ele não acatou às ordens da PM e ameaçava sua família de morte. Em vistoria, a polícia encontrou no banheiro da residência uma espingarda calibre 36. A arma foi apreendida e o homem preso.


Um taxista foi baleado na noite desta quarta-feira, dentro do próprio carro, que estava parado às margens da ERS-330, entre os municípios de Tenente Portela e Miraguaí. RAMIRO HEURT, de 48 anos, chegou a ser socorrido pelo SAMU e levado ao hospital, mas não resistiu. O crime ocorreu por volta das 21 horas, no acesso à localidade de Alto Alegre. A vítima que é natural da cidade de Miraguaí foi encontrada no banco do motorista, ainda com sinais vitais com ferimentos na cabeça provocados por tiro. Dentro do veículo havia objetos, entre eles, um celular. A Polícia Civil vai investigar o que motivou o crime. O veículo foi recolhido para o depósito do Detran, onde passará por perícia. O sepultamento do taxista ocorre nesta quinta-feira, em Tenente Portela.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.