ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 15 07 2020

-BARROSO VETA BIOMETRIA NA ELEIÇÃO DE NOVEMBRO DEVIDO À PANDEMIA

-MUNICÍPIO DO SUL DO ESTADO ADOTA LOCKDOWN E FECHA SETORES NÃO ESSENCIAIS

-PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ESTAGIARIOS DE NIVEL SUPERIOR

-VEREADORES DERRUBAM MAIS UM VETO DO PREFEITO AO CÓDIGO DE OBRAS

-CÂMARA APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS

-PM DE PARAÍSO ABORDA MULHER COM COVID EM SORVETERIA

-POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DEFLAGRAM OPERAÇÃO INTEGRADA NA PEDREIRA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira o fim do tratamento preferencial a Hong Kong por parte do país, e disse que assinou a lei de sanções para penalizar funcionários chineses que aplicarem as novas regras de segurança na antiga colônia britânica. A nova lei americana autoriza sanções contra autoridades chinesas e a polícia de Hong Kong, vistas como um impedimento à autonomia da cidade. Além disso, prevê aplicá-las a quaisquer bancos que façam transações importantes com os chineses.

O Exército de Libertação Nacional, reconhecido como última guerrilha na Colômbia, libertou um menor de idade que havia sido sequestrado e o entregou nesta terça-feira ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O tempo em que o jovem ficou preso em cativeiro não foi revelado. O fim dos sequestros é uma das condições impostas pelo presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, para negociar a paz com o ELN, assim como o fim de outras atividades que o governo considera "criminosas". O ELN justifica o que chama de "retenções" de civis como parte de sua economia de guerra, que também inclui um "imposto" a narcotraficantes.

A Organização Pan-Americana da Saúde busca que os países mais vulneráveis da América Latina possam ter acesso a uma vacina contra a Covid-19 de forma subsidiada, no momento em que a região concentra 60 por cento dos novos casos. A diretora da Opas, CARISSA ETIENNE pediu um trabalho conjunto para garantir as vacinas, assim que um fabricante com uma proposta bem-sucedida seja identificado. Ela disse que isso permitirá que os países, independentemente de seu nível de renda, garantam melhores preços e corram menos riscos do que se negociassem individualmente.

O vice-presidente HAMILTON MOURÃO reúniu ministros do governo federal na manhã desta quarta-feira, em Brasília, para a segunda reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Ele comanda o conselho, criado em fevereiro pelo presidente JAIR BOLSONARO. O colegiado está avaliando medidas a serem adotadas em relação a diferentes temas, como: reforço do combate ao desmatamento e às queimadas; Fundo Amazônia, e a avaliação sobre a retomada de projetos ligados ao fundo que estão parados; recomposição da capacidade operacional de órgãos de fiscalização ambiental e regularização fundiária. A reunião desta quarta ocorre em meio à pressão de investidores para que o Brasil ajuste a política ambiental.

O presidente Jair Bolsonaro vetou artigo da Medida Provisória que permitia ao governo reduzir em 50 por cento as contribuições obrigatórias de empresas para financiamento de serviços sociais autônomos, as entidades do Sistema S, como Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senar e Sescoop. A sanção da MP foi publicada com o veto na edição desta quarta-feira do '"Diário Oficial da União". O veto ainda precisará passar por votação no Congresso, que poderá derrubá-lo. Foi mantido na sanção o trecho que prevê obrigação de o Sebrae destinar ao Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas no mínimo 50 por cento dos recursos que forem repassados pela arrecadação adicional de contribuição dos meses de abril, maio e junho.

Em função da pandemia do novo coronavírus, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica na eleição municipal deste ano. A decisão de BARROSO ainda precisa ser analisada pelos demais ministros do tribunal. Neste ano, 119 milhões e 700 mil eleitores estariam aptos a votar pelo sistema de biometria. A exclusão do procedimento segue recomendação apresentada pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para a realização pleito e considera dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência e o aumento de aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações.

A Prefeitura de Tubarão, no Sul catarinense, decidiu decretar lockdown para tentar conter o avanço do coronavírus. Com a medida, todas as atividades não essenciais devem ser fechadas. A expectativa é que as outras 17 cidades da região adotem a mesma medida. A intenção é que as novas restrições comecem a valer a partir desta quinta-feira, inicialmente por nove dias. A medida ocorre por conta do aumento de casos de Covid-19 e da pressão ao sistema de saúde, que chega perto do limite. O nível de risco para o coronavírus na região, conforme o Governo de Santa Catarina, é considerado gravíssimo. Segundo dados da Prefeitura de Tubarão, o número de infectados pela Covid-19 saltou de 542 para 944 nos últimos 10 dias. A cidade soma sete mortes pela doença.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS anunciou que está recuperado da Covid-19. A informação foi dada em um vídeo divulgado pelas redes sociais na segunda-feira no qual ele fala sobre o decreto com novas medidas para o enfrentamento do novo coronavírus. Nesta terça-feira, o político retomou a agenda, informou a assessoria de imprensa do governo do estado. MOISÉS ficou em isolamento e fez todo o tratamento de forma domiciliar, informou a assessoria, sendo acompanhado por uma equipe médica. Nesta terça, ele retomou os compromissos na Casa d'Agronômica, em Florianópolis, residência oficial do governador do estado.

O relatório da Câmara Técnica do Tribunal de Contas do Estado, que avalia a gestão da pandemia pelo Governo de Santa Catarina, aponta falhas em fatores estratégicos no enfrentamento do novo coronavírus, especialmente na regionalização das medidas de contenção. O TCE recomenda que o Estado estabeleça “gatilhos” que devolvam o poder de decisão ao Estado quando os municípios não responderem de forma adequada à crise.

O texto afirma, entre outros apontamentos, que a forma como o Estado delegou a gestão aos prefeitos não leva em conta a capacidade de resposta dos municípios e a influência que sofrem as prefeituras por parte dos diversos setores, o que abre espaço para “medidas populistas” ou ineficazes.

O Sine de São Miguel do Oeste tem mais de 300 vagas para contratação imediata no setor de frigoríficos. 200 são de uma empresa de fora da cidade, mas que oferece transporte até o local de trabalho. O Sistema Nacional de Empregos funciona do meio-dia as cinco da tarde em uma sala no prédio do Ceja, Centro de Educação de jovens e Adultos ao lado do posto de saúde do centro. Os interessados podem ir até o posto do Sine munidos de carteira trabalho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone com whats 3631-2956.

A vigilância sanitária de Belmonte recebeu uma denúncia de descarte irregular de lixo às margens da SC 496. Os materiais foram descartados na comunidade de São Jorge Leste, interior do município. Os fiscais sanitários foram até o local e constataram despejo irregular de expressiva quantidade de lixo de procedência desconhecida. De acordo com agente de Vigilância Sanitária, ANDERSON BASSO, moradores relataram que o lixo foi jogado à noite, entre os dias sete e oito de julho. O material abandonado contém lixo de cozinha, jornais com vestígio de tinta, para-choque, farol e peças de veículos. BASSO disse que foi registrado boletim de ocorrência e que a Polícia Civil irá investigar a procedência dos objetos para identificar o autor do crime ambiental e sanitário.

Começa hoje o período de inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível superior e médio na prefeitura de São Miguel do Oeste. Os interessados em participar da escolha devem se inscrever até o dia 28 de julho no departamento de Desenvolvimento de Pessoas, no Centro Administrativo. As fichas de inscrição e demais informações podem ser acessadas no site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br, link Concursos e Editais. De acordo com a presidente da Comissão, CAROLINE ALVES, o candidato deve estar matriculado e frequentando as aulas em instituições de ensino superior ou ensino médio, ter no mínimo 16 anos, não ter sido estagiário no período limite de dois anos no Poder Executivo Municipal e possuir residência fixa em São Miguel do Oeste.

O resultado provisório do Processo Seletivo para seleção de estagiários de nível superior e médio na prefeitura de São Miguel do Oeste será divulgado no dia quatro de agosto e o final no dia 12. A informação é da presidente da Comissão, CAROLINE ALVES. A relação dos aprovados será divulgada no site do município. Ela explicou que a convocação dos aprovados será de acordo com a necessidade das Secretarias Municipais. As áreas com vagas de estágio no ensino superior são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Pedagogia e Serviço Social.

O Quadro Ponto e contraponto desta terça-feira do Boa Tarde Peperi abordou os impactos da pandemia do coronavírus entre as mulheres. As lideranças femininas que participaram do programa citaram que todos sentem os efeitos deste momento, mas as mulheres sofrem mais com a pandemia. Para elas, as consequências não são as mesmas para homens e mulheres. A principal avaliação é de que as mulheres tem até uma tripla jornada, com trabalho-casa-filhos, e esse período está agravando os problemas que já existem e que marca a relação entre os gêneros.

As consequência da pandemia do coronavírus para as mulheres são mais graves e resultam em uma sobrecarga de trabalho e responsabilidades. A opinião é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. De acordo com ela, esse momento acarreta em problema de ordem mental e física para as mulheres que tem que lidar com o trabalho, a organização da casa e a educação dos filhos. MARIA TEREZA citou que os casos de exaustão e depressão entre as mulheres estão crescendo. A vereadora também citou outro problema: o aumento da violência contra as empregadas domesticas. Ela disse que já existe uma campanha nacional para a denúncia praticada contra as pessoas que prestam serviços domésticos para outras famílias.

A mulher empresária também está passando por um período de aumento da sobrecarga de trabalho, especialmente pela presença dos filhos com aulas a distância. A afirmação é da coordenadora da câmara da mulher empresaria, JULIANA TREIN. Ela disse que as mulheres também precisam se adaptar ao trabalho em casa e aquelas que tem o próprio negócio enfrentam novos desafios. Para JULIANA, esse pode ser um momento oportuno para rediscutir os papeis e as responsabilidades de homens e mulheres nas tarefas domésticas. Se isso não acontecer, o quadro será ainda mais desgastante para as mulheres. JULIANA comento que o período é de dificuldades, mas também oportunidades inclusive para melhorar relacionamentos e priorizar valores como a família, o contato e o relacionamento entre os casais.

A pandemia do coronavírus causa mais impactos para as mulheres, ainda mais para quem vive no campo. O comentário é de uma das coordenadoras do Movimento das Mulheres Camponesas, NOEMI KREFTA. Ela citou que as crianças e aos homens estão mais tempo em casa e isso gera uma sobrecarga para as mulheres. NOEMI chamou a atenção para o aumento dos casos de violência doméstica neste período da pandemia. Ela também entende que esse quadro reforça a importância de se discutir os papeis de cada membro da família nas tarefas domésticas. Outra consequência citada por NOEMI é o impacto mental da pandemia entre as mulheres que estão mais estressadas e ansiosas.

Os impactos mentais da pandemia do coronavírus parece ser maior entre as mulheres porque elas admitem com mais facilidade o sofrimento e buscam ajuda. A consideração é da coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA. Ela disse que esse momento afeta os relacionamento e as mulheres de forma especial por algumas razões especiais, como a falta de lazer e descanso. LISANDRA também citou outros fatores que se intensificaram neste período, agravando as consequências do coronavírus sobre as mulheres.

O município de São Miguel do Oeste registrou quatro novos casos de covid-19 nesta terça-feira, em dois homens e duas mulheres. Todos estão em isolamento domiciliar. Do total de 155 casos já confirmados, 136 já estão recuperados. Somente uma pessoa está em internação hospitalar. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste permanece com quatro pacientes confirmados na UTI. Outras sete pessoas com Covid-19 ainda estão internados na enfermaria, sendo três confirmados e quatro suspeitos.

Uma moção de apelo aprovada pelos vereadores de São Miguel do Oeste na noite de ontem pede ao Governo do Estado que lance com urgência o edital emergencial para o setor cultural. O pedido foi justificado em razão da pandemia de covid-19 que resultou no cancelamento de cerca de 15 mil atividades culturais no estado. Entre os meses de março e maio, mais de 112 milhões de reais deixaram de circular no setor. A moção cita ainda que esse prejuízo se acentua na medida em que parte dos trabalhadores da cultura desenvolvem atividades por projeto e não possuem vínculos formais. Segundo os vereadores, a Assembleia repassou dois milhões de reais para a realização de um edital emergencial e o pedido é para que a Fundação Catarinense de Cultura lance imediatamente o edital emergencial para o setor cultural catarinense. A moção será enviada ao governador e à presidente da Fundação, ANA LÚCIA COUTINHO.

A Câmara de Vereadores derrubou por unanimidade, nesta terça-feira, o veto parcial do prefeito ao Projeto de Lei Complementar que altera as normas relativas ao Código de Obras e Edificações. O projeto, de autoria do Executivo, foi aprovado em junho na Câmara com nove emendas. Na justificativa do veto, o prefeito aponta que dois artigos são contrários ao interesse público. Um deles diz respeito à área não edificável em trechos específicos ao longo de rodovias estaduais e federais e outro trata da possibilidade de construção do meio-fio com, no mínimo, cinco centímetros de altura, para edificações já existentes antes de 2011. Com a rejeição do veto, o texto será promulgado pelo presidente da Câmara para então virar lei.

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta terça-feira, o projeto de Lei Complementar que dispõe sobre os condomínios horizontais, também chamados de condomínios de lote. O projeto de lei foi aprovado por 10 votos a favor e duas abstenções. O projeto autoriza a instituição de condomínios horizontais, ou seja, a divisão de gleba ou de lote em unidades imobiliárias. Nesse caso, a lei permite a abertura de vias de domínio privado dentro do loteamento e veda os logradouros públicos na área interna ao perímetro do condomínio. O projeto é de autoria do vereador e presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI. A proposta ainda passará pela segunda apreciação na sessão de amanhã à noite antes de ser enviado ao Executivo para sanção ou veto.

O projeto de lei que trata dos condomínios horizontais permite investimentos em uma nova modalidade do setor imobiliário para o município. A afirmação é do presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI. Ele explicou que essa possibilidade já é explorada em outras cidades, mas a falta de uma lei local impede a abertura dos condomínios de lotes em São Miguel do Oeste. DI BERTI afirmou que esse tipo de loteamento fechado para a construção de casas traz uma série de benefícios para o municípios.

Os condomínios horizontais não são exclusivos para residências de luxo ou para a população de alto poder aquisitivo. A declaração é do presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI. De acordo com ele, o tipo do empreendimento vai depender da opção do dono da área que será desmembrada para esse fim ou da empresa que desenvolver o projeto. Segundo DI BERTI, a Caixa Econômica Federal tem recursos do Minha Casa Minha Vida para condomínios horizontais. Para o vereador, o loteamento fechado pode, inclusive, ter um caráter mais popular. O projeto aprovado na noite de ontem prevê os detalhes desses condomínios, como tamanho dos terrenos, espaços de uso comum e normas para a construção das unidades habitacionais.

O veto do prefeito WILSON TREVISAN a emenda que retira o contorno viário oeste do sistema viário municipal deve ser apreciado na sessão da câmara de vereadores desta quinta-feira. A informação foi confirmada agora à pouco pelo presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI. De acordo com ele, os vereadores tiveram tempo suficiente para apreciar as razões do veto e tomar uma posição. A emenda gerou polêmica no município, mas DI BERTI disse que o município ganhou com esse debate. Nesta semana, os vereadores se reuniram com as entidades empresariais para discutir o assunto. As entidades pediram aos vereadores que mantenham o veto que garante a presença do contorno viário oeste no sistema viário do município.

Um mulher diagnosticada com Covid-19 foi flagrada pela Polícia Militar circulando pelo município de Paraíso nesta segunda-feira. De acordo com a PM, o fato pode ser enquadrado como uma infração a determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A polícia foi acionada pois uma pessoa, confirmada com COVID-19, estaria infringindo medida de isolamento domiciliar ao ficar andando pelas ruas da cidade. A mulher e o companheiro foram abordados pela PM e a mulher confirmou que testou positivo pro coronavírus. Ela disse que veio até a cidade, pois mora no interior, e precisaria ir à farmácia comprar remédios. No trajeto, o casal passou em uma sorveteria. A mulher assinou o termo de isolamento e vai responderá judicialmente pelo ocorrido.

A Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram hoje uma operação integrada para combater os crimes de tráfico de drogas e de posse ilegal de arma de fogos. O trabalho começou por volta das sete horas da manhã e envolveu um grande número de viaturas e policiais. O helicóptero da Polícia Civil também participo da operação. De acordo com o delegado responsável pela Divisão de Investigação Criminal, JOÃO WESTPHAL, a ação ocorreu na comunidade da Pedreira. O delegado disse que a polícia tem registrado várias ocorrências no local e a operação de hoje teve também um caráter preventivo para garantir a tranquilidade dos moradores de bem que residem na comunidade.

A operação integrada da manhã de hoje na comunidade da Pedreira foi organizada depois de uma série de registros de crimes no local. A informação é do delegado responsável pela Divisão de Investigação Criminal, JOÃO WESTPHAL. Ele explicou que a Polícia verificou uma série de demandas nesse ponto da cidade, com registros de brigas entre vizinhos, disparos de arma de fogo em grande número e enfrentamento de grupos que disputavam o comando dos pontos de venda de drogas. Ao todo, foram empregados 67 policiais civis e 32 policiais militares, que executaram as diligências de busca e apreensão em 21 residências localizados na comunidade da Pedreira. Alguns mandados também foram cumpridos na Vila Nova.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.