ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-07-2020 Quarta-Feira

-BARROSO VETA BIOMETRIA NA ELEIÇÃO DE NOVEMBRO DEVIDO À PANDEMIA

-MUNICÍPIO DO SUL DO ESTADO ADOTA LOCKDOWN E FECHA SETORES NÃO ESSENCIAIS

-SÃO JOÃO DO OESTE COMEMORA A IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

-DEFESA CIVIL DE TUNÁPOLIS SUGERE CANALIZAÇÃO DE RIACHOS PARA EVITAR TRANSTORNOS COM TEMPORAIS

-BOMBEIROS ORIENTAM COMUNIDADES PARA QUE ESTEJAM ADEQUADAS QUANDO OS EVENTOS FOREM RETOMADOS

-DESCANSO IRÁ RECEBER MAIS DE UM MILHÃO PARA COMPENSAR PERDAS REGISTRADAS COM A PANDEMIA

-MULHER COM COVID IRÁ RESPONDER NA JUSTIÇA POR DESRESPEITAR ORDENS DE ISOLAMENTO

-POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO, POSSE, PORTE ILEGAL E DISPARO DE ARMAS DE FOGO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira o fim do tratamento preferencial a Hong Kong por parte do país, e disse que assinou a lei de sanções para penalizar funcionários chineses que aplicarem as novas regras de segurança na antiga colônia britânica. A nova lei americana autoriza sanções contra autoridades chinesas e a polícia de Hong Kong, vistas como um impedimento à autonomia da cidade. Além disso, prevê aplicá-las a quaisquer bancos que façam transações importantes com os chineses.


O Exército de Libertação Nacional, reconhecido como última guerrilha na Colômbia, libertou um menor de idade que havia sido sequestrado e o entregou nesta terça-feira ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O tempo em que o jovem ficou preso em cativeiro não foi revelado. O fim dos sequestros é uma das condições impostas pelo presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, para negociar a paz com o ELN, assim como o fim de outras atividades que o governo considera "criminosas". O ELN justifica o que chama de "retenções" de civis como parte de sua economia de guerra, que também inclui um "imposto" a narcotraficantes.


A Organização Pan-Americana da Saúde busca que os países mais vulneráveis da América Latina possam ter acesso a uma vacina contra a Covid-19 de forma subsidiada, no momento em que a região concentra 60 por cento dos novos casos. A diretora da Opas, CARISSA ETIENNE pediu um trabalho conjunto para garantir as vacinas, assim que um fabricante com uma proposta bem-sucedida seja identificado. Ela disse que isso permitirá que os países, independentemente de seu nível de renda, garantam melhores preços e corram menos riscos do que se negociassem individualmente.



O vice-presidente HAMILTON MOURÃO reuniu ministros do governo federal na manhã desta quarta-feira, em Brasília, para a segunda reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Ele comanda o conselho, criado em fevereiro pelo presidente JAIR BOLSONARO.O colegiado está avaliando medidas a serem adotadas em relação a diferentes temas, como:reforço do combate ao desmatamento e às queimadas; Fundo Amazônia, e a avaliação sobre a retomada de projetos ligados ao fundo que estão parados;recomposição da capacidade operacional de órgãos de fiscalização ambiental e regularização fundiária. A reunião desta quarta ocorre em meio à pressão de investidores para que o Brasil ajuste a política ambiental.


O presidente Jair Bolsonaro vetou artigo da Medida Provisória que permitia ao governo reduzir em 50 por cento as contribuições obrigatórias de empresas para financiamento de serviços sociais autônomos, as entidades do Sistema S, como Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senar e Sescoop. A sanção da MP foi publicada com o veto na edição desta quarta-feira do '"Diário Oficial da União". O veto ainda precisará passar por votação no Congresso, que poderá derrubá-lo. Foi mantido na sanção o trecho que prevê obrigação de o Sebrae destinar ao Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas no mínimo 50 por cento dos recursos que forem repassados pela arrecadação adicional de contribuição dos meses de abril, maio e junho.


Em função da pandemia do novo coronavírus, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica na eleição municipal deste ano. A decisão de BARROSO ainda precisa ser analisada pelos demais ministros do tribunal. Neste ano, 119 milhões e 700 mil eleitores estariam aptos a votar pelo sistema de biometria. A exclusão do procedimento segue recomendação apresentada pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para a realização pleito e considera dois fatores:a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência e o aumento de aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações.



A Prefeitura de Tubarão, no Sul catarinense, decidiu decretar lockdown para tentar conter o avanço do coronavírus. Com a medida, todas as atividades não essenciais devem ser fechadas. A expectativa é que as outras 17 cidades da região adotem a mesma medida. A intenção é que as novas restrições comecem a valer a partir desta quinta-feira, inicialmente por nove dias. A medida ocorre por conta do aumento de casos de Covid-19 e da pressão ao sistema de saúde, que chega perto do limite. O nível de risco para o coronavírus na região, conforme o Governo de Santa Catarina, é considerado gravíssimo. Segundo dados da Prefeitura de Tubarão, o número de infectados pela Covid-19 saltou de 542 para 944 nos últimos 10 dias. A cidade soma sete mortes pela doença.


O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS anunciou que está recuperado da Covid-19. A informação foi dada em um vídeo divulgado pelas redes sociais na segunda-feira no qual ele fala sobre o decreto com novas medidas para o enfrentamento do novo coronavírus. Nesta terça-feira, o político retomou a agenda, informou a assessoria de imprensa do governo do estado. MOISÉS ficou em isolamento e fez todo o tratamento de forma domiciliar, informou a assessoria, sendo acompanhado por uma equipe médica. Nesta terça, ele retomou os compromissos na Casa d'Agronômica, em Florianópolis, residência oficial do governador do estado.


O relatório da Câmara Técnica do Tribunal de Contas do Estado, que avalia a gestão da pandemia pelo Governo de Santa Catarina, aponta falhas em fatores estratégicos no enfrentamento do novo coronavírus, especialmente na regionalização das medidas de contenção. O TCE recomenda que o Estado estabeleça “gatilhos” que devolvam o poder de decisão ao Estado quando os municípios não responderem de forma adequada à crise. O texto afirma, entre outros apontamentos, que a forma como o Estado delegou a gestão aos prefeitos não leva em conta a capacidade de resposta dos municípios e a influência que sofrem as prefeituras por parte dos diversos setores, o que abre espaço para “medidas populistas” ou ineficazes.


-SÃO JOÃO DO OESTE COMEMORA A IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

-DEFESA CIVIL DE TUNÁPOLIS SUGERE CANALIZAÇÃO DE RIACHOS PARA EVITAR TRANSTORNOS COM TEMPORAIS

-BOMBEIROS ORIENTAM COMUNIDADES PARA QUE ESTEJAM ADEQUADAS QUANDO OS EVENTOS FOREM RETOMADOS

-DESCANSO IRÁ RECEBER MAIS DE UM MILHÃO PARA COMPENSAR PERDAS REGISTRADAS COM A PANDEMIA


São João do Oeste possui grande demanda em melhorias de acessos a propriedades agrícolas. Conforme o secretário de Transportes e Obras, RICARDO SCHNEIDER, os trabalhos também incluem alargamento de estradas. Nesta semana uma equipe está atuando em melhorias na estrada geral de linha Jaboticaba com patrolamento, cascalhamento e compactação. O secretário cita pedidos para serviços em acesso a propriedades em Cristo Rei, Beato Roque e Itacuruçú. RICARDO SCHNEIDER informa que são usadas máquinas terceirizadas em situações específicas para atender solicitações. De acordo com o secretário, equipes da prefeitura tiveram dedicação extra para solucionar problemas causados pelas intensas chuvasa última semana de junho e primeira quinzena de julho. A situação atual é considerada normal.


Vigilância Sanitária de Belmonte recebe denúncia sobre descarte irregular de lixo. A denúncia foi feita na sexta-feira. O agente de Vigilância Sanitária, juntamente com as agentes de Endemias, foram até a localidade de São Jorge Leste, às margens da SC 496, a fim de vistoriar o local citado pelo denunciante, constatando que houve o despejo irregular de expressiva quantidade de lixo de procedência desconhecida. O agente de Vigilância Sanitária, ANDERSON BASSO, destaca que os moradores relataram que o lixo foi descartado à noite, entre os dias sete e oito de julho. BASSO cita que o material abandonado contém lixo de cozinha, jornais com vestígio de tinta, para-choque, farol e peças de veículos, dentre outros. Conforme o agente de Vigilância Sanitária, foi registrado boletim de ocorrência e a Polícia Civil irá investigar a procedência dos objetos para identificar o autor do crime ambiental.


Vigilância sanitária de Tunápolis pede contribuição dos munícipes para denunciar venda ambulante. De acordo com o fiscal sanitário, VANDERLEI STOFFEL, a proibição da venda ambulante foi definida ainda em abril por meio de decreto, para evitar a proliferação do vírus. Ele diz que o decreto ainda está em vigor, agora com o objetivo de evitar maior transmissão do vírus, já que no município já são 50 casos de Covid registrados. O fiscal chama atenção que a venda ambulante está sendo registrada principalmente no interior, onde a fiscalização é mais difícil, trabalho feito em parceria com a Polícia Militar, que faz a abordagem. Ele lembra que no interior o risco de contaminação também é grande, e é preciso evitar a circulação de pessoas para disseminação do vírus. VANDERLEI enfatiza que a denúncia da população é fundamental para combater a venda ambulante, inclusive com registros já feitos no município de vendedores atuando sem uso de máscara.


Veterinário chama atenção para casos de envenenamento de animais domésticos. O assunto também será abordado no Minuto Pet, veiculado pela Rádio Oeste. Segundo o veterinário, ALEXANDRE BARROS, nas últimas semanas vários casos de envenenamento de animais domésticos, principalmente gatos, tem sido registrados na região, inclusive no interior, o que é considerado crime. O veterinário afirma que o primeiro cuidado que os donos devem ter com os seus animais, para que não sejam envenenados, é evitar que saiam para a rua onde estarão expostos tanto ao envenenamento, como a serem atropelados e a cruzas ou brigas com outros animais. Nesse aspecto, ALEXANDRE destaca que a castração resolve todos estes problemas. O veterinário alerta que os principais sintomas de um felino envenenado são euforia, pupilas dilatadas, vomito, diarreia e salivação excessiva. Se o atendimento for imediato as chances de salvar o animal são grandes.


Epagri de São João do Oeste registra grande demanda nos encaminhamentos do escritório. Conforme o extensionista, JORGE SCHROEDER, a principal demanda ainda tem sido o programa troca-troca de sementes de milho, em andamento desde o mês de junho. Ele lembra que para ter direito as sementes o agricultor deve se enquadrar no Pronaf. O programa de troca-troca de calcário já encerrou, mas a Epagri orienta os agricultores a providenciarem as análises de solo já para a retirada do insumo em 2021. O extensionista destaca que também tem sido grande a demanda na emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf, a DAP, exigida em programas governamentais e financiamentos que o agricultor for aderir. SCHROEDER lembra que com a grande incidência de chuvas a Epagri tem intensificado a orientação aos agricultores na implantação dos terraços para evitar a erosão do solo.


Serviços no setor da saúde em Mondaí são normalizados após período de suspensão. Conforme o secretário de Saúde, GHINTER DREHER, já foram retomados os exames e cirurgias, e os serviços terceirizados, como ressonâncias, tomografias, ultrassom e outros exames, também estão sendo realizados normalmente. GHINTER DREHER ressalta que cirurgias eletivas e gerais são realizados em dois hospitais da região, com os quais o município possui convênio. Em Lajú, o dentista está atendendo duas vezes por semana, nas terças de tarde e quintas-feiras de manhã, bem como em Catres, em que toda segunda-feira o dentista atende os moradores da comunidade. Em relação ao quadro do coronavírus, até está terça-feira Mondaí estava com 32 casos confirmados, e destes, 21 pacientes já recuperados.


Melhorias na unidade alteram atendimento no setor da Saúde em Santa Helena. O secretário, RICARDO BUCHE, destaca que a unidade de saúde está em reformas há cerca de duas semanas. Os atendimentos e exames estão sendo realizados somente para os casos de emergência. Conforme o secretário, após a conclusão das obras o atendimento será normalizado, o que está previsto até final desta semana. Ele explica que como as melhorias contemplam a parte frontal da unidade, o acesso dos pacientes deve ser feito pela parte dos fundos da edificação. Outra alteração é que devido a melhorias na sala a fisioterapeuta não está atendendo neste mês. RICARDO BUCHE ressalta que em relação à Covid-19, no momento são oito casos confirmados, destes, seis pacientes já curados.


São João do Oeste comemora a imigração alemã no Brasil. Eventos culturais foram afetados como todas as demais programações suspensas pela pandemia. A Semana Alemã foi transferida para 2021. A décima segunda edição da Deutsche Woche seria realizada no período de 19 a 25 de julho. Segundo o coordenador da Semana Alemã, ANDRÉ KLUNK, a festa foi transferida, porém algumas atividades estão ocorrendo durante o mês. Ele lembra que 25 de julho marca as comemorações pelo Dia do Colono e Motorista e também da imigração alemã no Brasil. Em São João do Oeste esta data é comemorada e enaltecida com pequenas ações possíveis e viáveis neste momento de pandemia. KLUNK observa que no último domingo teve missa no idioma alemão e também já foi realizada uma live com a Bandinha do Biervagem.


Outras atividades estão sendo pensadas envolvendo os grupos culturais do município com a coordenação da Associação Cultural Alemã de São João do Oeste. Segundo ANDRÉ KLUNK estão sendo respeitadas as restrições dos decretos do governo do estado que impedem ensaios e apresentações culturais. Ele diz que atividades culturais já fazem parte da rotina da cidade no mês de julho e neste ano a situação precisa ser reavaliada. KLUNK lembra que a Deutsche Woche foi cancelada em decisão conjunta de várias entidades. Ele chama atenção para a importância que o evento tem para o município aquecendo a economia com a presença de turistas. ANDRÉ KLUNK destaca ainda que os trabalhos nas atividades culturais foram afetadas com maior impacto em alguns setores. Grupos de danças estão totalmente parados, pois não é possível respeitar distanciamento.


Associação Cultural Alemã de São João do Oeste mantém aulas com vários grupos. Conforme ANDRÉ KLUNK, entre as entidades que fazem parte da Associação Cultural estão o grupo folclórico Liebe Zum Tanz com todas as suas categorias, corais das comunidades, grupo de teatro, orquestra Clave de Sol, grupo Vocal Gold Stimenn, além de aulas de canto e música. KLUNK observa que a orquestra e banda municipal estão realizando ensaios adotando critérios específicos em virtude da pandemia, incluindo espaços adequados. As aulas seguem outros sistemas educacionais com plataforma de ensino a distância com acompanhamento dos professores de música. KLUNK diz que o retorno gradativo e parcial inclui ainda aulas de música, instrumentalização e curso de teatro, respeitando as restrições que estabelece presença apenas de alunos maiores de 14 anos e com distanciamento.


Conselho da Defesa Civil de Tunápolis sugere canalização de riachos na cidade para evitar transtornos em caso de temporais. Os conselheiros estiveram reunidos na tarde de segunda-feira. O secretário de agricultura e presidente do conselho, PEDRO BAUMGRATZ, destaca que o objetivo principal foi discutir e definir ações em relação a possíveis riscos existentes no município em caso de novos temporais. Ele cita que uma das situações apontadas é a existência de várias árvores ao longo dos três riachos próximos a cidade, que estão sujeitas a cair em caso de vendaval. Estes riachos são três ramificações do Lageado Tunas, e que originaram o nome da padroeira, Santíssima Trindade. BAUMGRATZ diz que com o crescimento da cidade ao redor dos riachos é cada vez mais difícil cumprir a metragem da área de preservação permanente.


A recomendação do conselho ao executivo é que seja feita uma proteção com a canalização dos rios em trechos onde já existem construções. Conforme o secretário de agricultura e presidente do conselho, a canalização seria feira com galerias ou muros, evitando que a água invada as edificações em caso de fortes chuvas. Ele lembra que esta é apenas uma sugestão, porque a viabilidade do investimento precisa ser discutida com o Ministério Público e órgãos ambientais. PEDRO BAUMGRATZ diz que nesse aspecto a maior preocupação é com o que diz a lei ambiental. Ele lembra que no temporal de cerca de duas semanas uma árvore caiu e acabou atingindo uma residência, o que gerou maior preocupação aos moradores.


Comunidades devem solicitar vistoria dos bombeiros para estarem adequadas quando os eventos forem retomados. De acordo com o chefe da seção de segurança contra incêndio do quartel de Iporã do Oeste, cabo BERTILO BOURSCHEIDT, muitas sedes comunitárias deixaram de fazer melhorias que estavam previstas este ano em função de que não foi possível finalizar a vistoria dos bombeiros e também pelo fato dos clubes estarem fechados agora devido à pandemia. O cabo lembra que no momento o quartel está realizando apenas as vistorias solicitadas pelos responsáveis. Como o quartel de Iporã do Oeste atende mais outros quatro municípios da região, o chefe da seção de segurança contra incêndios pede que os responsáveis não deixem a solicitação de vistoria para última hora, devido ao acumulo de trabalho que pode gerar assim que os eventos forem liberados novamente.


O cabo BERTILO BOURSCHEIDT esclarece que o dirigente da comunidade deve fazer a solicitação da vistoria diretamente no site do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O chefe da seção de segurança contra incêndios acrescenta que com o novo sistema que passará a vigorar as renovações das licenças não serão mais feitas por conta própria dos bombeiros, como vinha ocorrendo, e sim, por iniciativa dos responsáveis das comunidades ou estabelecimentos através do sistema dos bombeiros. Segundo o cabo BERTILO, no início de julho normalmente ocorre à operação alerta vermelho, alusivo a Semana de Prevenção a Incêndios, quando são vistoriadas residências para o repasse de orientações sobre instalações de gás, sistema elétrico e adequações de acessibilidade. Como o trabalho de visita não foi possível devido à pandemia, as orientações foram repassadas pelas redes sociais do Corpo de Bombeiros.


Descanso irá receber mais de um milhão em reais para compensar parte das perdas registradas com a pandemia. Conforme o secretário de Administração, PAULO LAUXEN, o auxílio está sendo repassado a todos os municípios e estados em função das perdas registradas na arrecadação devido a pandemia. O secretário destaca que na segunda-feira Descanso recebeu a segunda parcela do auxílio. No total, o município receberá pouco mais de um milhãoe 17 mil reais. O valor será pago de forma parcelada. LAUXEN cita que do total, 119 mil 490 será investido na saúde e assistência social. O restante do recurso, 897 mil, é de uso livre e será utilizado nas ações previstas pelo Projeto de Lei aprovado na sessão do legislativo da última quinta-feira. O secretário esclarece que esse projeto prevê investimento em diversas secretarias e departamentos do município, reparando perdas causadas pelo temporal.


Descanso teve uma queda na arrecadação de pouco mais de 550 mil em três meses de pandemia. O secretário de Administração, PAULO LAUXEN comenta que o auxílio irá reparar apenas parte das perdas, considerando que com base nos três meses, até final do ano a queda na arrecadação deve ser de quase dois milhões de reais. LAUXEN ressalta que as outras duas, de um total de quatro parcelas do auxílio, serão liberadas nos dias 10 de agosto e 12 de setembro. O valor é depositado diretamente na conta do município. Ele cita que foi aberta uma conta específica para destinação de recursos relacionados ao enfrentamento da Covid-19, ainda em março, para distinção das demais verbas do município. Segundo o secretário de Administração, outra preocupação no momento é o fechamento de contas, considerando o ano eleitoral e prazos diferenciados para este trabalho.


-MULHER COM COVID IRÁ RESPONDER NA JUSTIÇA POR DESRESPEITAR ORDENS DE ISOLAMENTO

-POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO, POSSE, PORTE ILEGAL E DISPARO DE ARMAS DE FOGO


Polícia Civil incinera 89kg de maconha apreendidos no mês passado. Na tarde desta terça-feira a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste incinerou 89 quilos de maconha. A droga foi apreendida no último dia 27 de junho, em operação conjunta da Polícia Civil, a Agência de Inteligência da Polícia Militar e a Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste. Na oportunidade o transportador da droga, um homem de 28 anos, foi preso em flagrante. A abordagem aconteceu no contorno viário Armindo Ecker, no município de São Lourenço do Oeste, sendo que a droga estava sendo transportada em um automóvel Sandero furtado, com placas trocadas. O homem era foragido do sistema prisional de Chapecó e foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e receptação.


Polícia Civil alerta para golpes financeiros. A Polícia Civil chama atenção para utilização de ligações ou aplicativos de mensagens instantâneas, especialmente o WhatsApp, na qual criminosos utilizam os mais variados artifícios no intuito de induzir as pessoas a repassarem valores em dinheiro, até mesmo identificando-se como autoridades, políticos, responsáveis por instituições bancárias e de telefonia móvel, ou ainda, realizando a clonagem do aplicativo ou utilizando-se de sites eletrônicos para compra e vendafraudulenta de objetos. A polícia orienta que para evitar cair em golpe, não sejam repassadas informações a estranhos pó telefone ou aplicativos de mensagens, desconfiar de solicitações de valores, senhas ou códigos de acesso via telefone ou aplicativos, não repassar ou transferir valores sem antes conferir detalhadamente as condições da transação, nunca entregar cartões ou documentos a terceiros ou estranhos e contatar a Polícia Civil em caso de dúvida ou necessidade.


Mulher com Covid irá responder na justiça por desrespeitar ordens de isolamento. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa em relação à COVID-19. O caso foi registrado na cidade de Paraíso, por volta das 14 horas desta segunda-feira. A polícia foi acionada porque uma pessoa, confirmada com COVID-19, estaria infringindo medida de isolamento domiciliar ao ficar andando pelas ruas da cidade. No local, a mulher e seu companheiro foram abordados e a mulher confirmou que testou positivo para coronavírus, e falou que veio até a cidade porque precisava ir à farmácia comprar remédios, mas no trajeto, também passaram em uma sorveteria. A mulher assinou o termo de isolamento e responderá judicialmente pelo ocorrido.


Polícia realiza operação de combate ao tráfico de drogas, posse, porte ilegal e disparo de armas de fogo. Na manhã desta quarta-feira foi deflagrada a Operação Integração pela Polícia Civil e Polícia Militar, decorrente de Inquéritos Policiais que tramitam na Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste e na delegacia da comarca de São Miguel do Oeste, que apuram a prática dos crimes de tráfico de drogas, porte e posse de arma e disparos de arma de fogo. A operação foi realizada na comunidade conhecida como Pedreira Pedro Paz. Além disso, a operação policial também tem por objetivo a execução de trabalho preventivo em razão de informações repassadas pela Polícia Militar, a qual identificou a existência de conflitos entre moradores, envolvendo porte de armas, disparos de arma de fogo e possível disputa por pontos de venda de drogas. Policiais militares, desde o início de 2020, apreenderam armamentos, munições e entorpecentes no local.


O delegado da DIC de São Miguel do Oeste, com base em informações repassadas pelas equipes de investigação e pela Polícia Militar representou por buscas e apreensões, que, após autorizadas judicialmente, foram executadas na manhã de hoje. Ao total, foram empregados 67 policiais civis e 32 policiais militares, que executaram as diligências de busca e apreensão em 21 residências localizadas na comunidade da Pedreira Pedro Paz e também no bairro Vila Nova. A operação envolveu a integração entre as forças de segurança pública do Estado, cujo objetivo é contribuir com as diligências e investigação e repressão, além de evitar a ocorrência de novos conflitos com arma de fogo naquele local. Foram empregadas as forças especializadas, como a CORE, SAER, DIC e CANIL da Polícia Civil, bem como o PPT, Guarnições Reforçadas e o CANIL da Polícia Militar, além de policiais civis e militares de toda região.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.