O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira o fim do tratamento preferencial a Hong Kong por parte do país, e disse que assinou a lei de sanções para penalizar funcionários chineses que aplicarem as novas regras de segurança na antiga colônia britânica. A nova lei americana autoriza sanções contra autoridades chinesas e a polícia de Hong Kong, vistas como um impedimento à autonomia da cidade. Além disso, prevê aplicá-las a quaisquer bancos que façam transações importantes com os chineses.
O Exército de Libertação Nacional, reconhecido como última guerrilha na Colômbia, libertou um menor de idade que havia sido sequestrado e o entregou nesta terça-feira ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O tempo em que o jovem ficou preso em cativeiro não foi revelado. O fim dos sequestros é uma das condições impostas pelo presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, para negociar a paz com o ELN, assim como o fim de outras atividades que o governo considera "criminosas". O ELN justifica o que chama de "retenções" de civis como parte de sua economia de guerra, que também inclui um "imposto" a narcotraficantes.
A Organização Pan-Americana da Saúde busca que os países mais vulneráveis da América Latina possam ter acesso a uma vacina contra a Covid-19 de forma subsidiada, no momento em que a região concentra 60 por cento dos novos casos. A diretora da Opas, CARISSA ETIENNE pediu um trabalho conjunto para garantir as vacinas, assim que um fabricante com uma proposta bem-sucedida seja identificado. Ela disse que isso permitirá que os países, independentemente de seu nível de renda, garantam melhores preços e corram menos riscos do que se negociassem individualmente.
O vice-presidente HAMILTON MOURÃO reuniu ministros do governo federal na manhã desta quarta-feira, em Brasília, para a segunda reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Ele comanda o conselho, criado em fevereiro pelo presidente JAIR BOLSONARO. O colegiado está avaliando medidas a serem adotadas em relação a diferentes temas, como: reforço do combate ao desmatamento e às queimadas; Fundo Amazônia, e a avaliação sobre a retomada de projetos ligados ao fundo que estão parados; recomposição da capacidade operacional de órgãos de fiscalização ambiental e regularização fundiária. A reunião desta quarta ocorre em meio à pressão de investidores para que o Brasil ajuste a política ambiental.
O presidente Jair Bolsonaro vetou artigo da Medida Provisória que permitia ao governo reduzir em 50 por cento as contribuições obrigatórias de empresas para financiamento de serviços sociais autônomos, as entidades do Sistema S, como Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senar e Sescoop. A sanção da MP foi publicada com o veto na edição desta quarta-feira do '"Diário Oficial da União". O veto ainda precisará passar por votação no Congresso, que poderá derrubá-lo. Foi mantido na sanção o trecho que prevê obrigação de o Sebrae destinar ao Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas no mínimo 50 por cento dos recursos que forem repassados pela arrecadação adicional de contribuição dos meses de abril, maio e junho.
Em função da pandemia do novo coronavírus, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica na eleição municipal deste ano. A decisão de BARROSO ainda precisa ser analisada pelos demais ministros do tribunal. Neste ano, 119 milhões e 700 mil eleitores estariam aptos a votar pelo sistema de biometria. A exclusão do procedimento segue recomendação apresentada pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para a realização pleito e considera dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência e o aumento de aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações.
A Prefeitura de Tubarão, no Sul catarinense, decidiu decretar lockdown para tentar conter o avanço do coronavírus. Com a medida, todas as atividades não essenciais devem ser fechadas. A expectativa é que as outras 17 cidades da região adotem a mesma medida. A intenção é que as novas restrições comecem a valer a partir desta quinta-feira, inicialmente por nove dias. A medida ocorre por conta do aumento de casos de Covid-19 e da pressão ao sistema de saúde, que chega perto do limite. O nível de risco para o coronavírus na região, conforme o Governo de Santa Catarina, é considerado gravíssimo. Segundo dados da Prefeitura de Tubarão, o número de infectados pela Covid-19 saltou de 542 para 944 nos últimos 10 dias. A cidade soma sete mortes pela doença.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS anunciou que está recuperado da Covid-19. A informação foi dada em um vídeo divulgado pelas redes sociais na segunda-feira no qual ele fala sobre o decreto com novas medidas para o enfrentamento do novo coronavírus. Nesta terça-feira, o político retomou a agenda, informou a assessoria de imprensa do governo do estado. MOISÉS ficou em isolamento e fez todo o tratamento de forma domiciliar, informou a assessoria, sendo acompanhado por uma equipe médica. Nesta terça, ele retomou os compromissos na Casa d'Agronômica, em Florianópolis, residência oficial do governador do estado.
O relatório da Câmara Técnica do Tribunal de Contas do Estado, que avalia a gestão da pandemia pelo Governo de Santa Catarina, aponta falhas em fatores estratégicos no enfrentamento do novo coronavírus, especialmente na regionalização das medidas de contenção. O TCE recomenda que o Estado estabeleça “gatilhos” que devolvam o poder de decisão ao Estado quando os municípios não responderem de forma adequada à crise. O texto afirma, entre outros apontamentos, que a forma como o Estado delegou a gestão aos prefeitos não leva em conta a capacidade de resposta dos municípios e a influência que sofrem as prefeituras por parte dos diversos setores, o que abre espaço para “medidas populistas” ou ineficazes.
Município decide prorrogar volta as escolas. Num grande encontro on line realizado ontem em Campo Erê, representantes, lideranças e autoridades acertaram que as aulas presenciais não terão mais retorno dia 3 de agosto, como inicialmente estava previsto. Participaram da discussão as secretarias de Educação e Saúde, Conselho Tutelar e Ministério Público. LEDI EHREBRINCK, secretária da educação do município informa que o protocolo de retorno as escolas está sendo programado com muito cuidado.
Maior desafio para alunos e professores voltaram as escolas é o espaçamento necessário. Conforme LEDI, há uma preocupação tanto no transporte escolar como nas salas de aula. Agora, as possíveis datas para recomeçar as aulas presenciais é 17 e 24 de agosto. Se até lá a propagação do coronavírus não for controlada, vai se estudar uma data para setembro. A secretária não nega que o prejuízo no aprendizado é grande, mas o que se pode fazer nesse momento são aulas on line. 10 por cento dos estudantes não estão sendo atingidos pela modalidade.
Crescimento dos casos de coronavírus em Campo Erê é o fator principal para adiamento das aulas presenciais. O comentário é da promotora JULIANA BERTOLETTI. Conforme ela, os diretores dos educandários manifestaram grande preocupação em como seria controlado o distanciamento entre as crianças. Por outro lado, a promotora recebeu informações de que as atividades escolares on line estão funcionando relativamente bem. Quem não tem internet em casa recebe material escrito para trabalhar.
A situação com coronavírus em Campo Erê. De acordo com a Secretária de Saúde, ELIZANDRA DA SILVA, até o fim de junho o município não registrava nenhum caso da doença. Logo em seguida apareceram 2 casos que foram contraídos fora do município. O problema foi no início agora de julho, quando houve uma explosão da doença. Hoje são 36 pessoas contaminadas. 226 casos foram descartados e 76 estão sendo monitorados.
30 exames estão em análise e 24 pessoas já se recuperaram da Covid-19. Conforme ELIZANDRA, 12 permanecem em recuperação. Ela frisa que a cidade está em alerta máximo, e precisa da compreensão da população. A secretária comenta que não tem outro jeito, senão obedecer o distanciamento social, usar máscara e álcool em gel a todo instante. Destaca que os servidores da saúde tem que se preocupar com a população e ainda cuidar de suas próprias famílias.
Secretaria Municipal da Saúde não descarta possibilidade de tomar medidas restritivas mais rigorosas. Uma tenda do exército foi montada ao lado do Posto de Saúde Central, e funciona como unidade de apoio. Com isso, alivia os atendimentos dos postos dos bairros Melo e São Francisco, que atendem a outros problemas. Todo sintoma de gripe, a princípio é tratado como se fosse coronavírus, até que seja descartado.
São Lourenco do Oeste tem mais de 50 casos confirmados de coronavírus. Conforme CÁTIA SCHAEFFER – Coordenadora da vigilância epidemiológica, o município tem hoje 52 casos confirmados da doença. Destes, 39 já recuperados, 28 suspeitos, dois óbitos e 272 descartados. A profissional pede que a população siga mantendo todos os cuidados relacionados a prevenção ao coronavírus.
Servidor público, que pegou coronavírus, já está de volta ao trabalho. NELSON TRESOLDI confirma que contraiu a doença, ficou de quarentena para se tratar e agora está com sua saúde recuperada. Conta que quando começou a se sentir mal, com febre e dores pelo corpo, procurou o médico, que constatou ser um contaminado pela Covid-19. Embora seu estado não tenha sido grave, diz que se preocupou porque a doença ainda não tem um remédio específico para ser combatida.
O vírus está em todo lugar e quem não se cuida, dificilmente ficará livre desse mal. Com esse comentário, TRESOLDI quer conscientizar as pessoas de que precisam ficar constantemente alertas, obedecendo uma distância mínima de uns 2 metros umas das outras, usando máscara e álcool em gel. Além, disso, não deve haver junção de pessoas porque o coronavírus se alastra com grande facilidade.
Aglomeração de pessoas em bares, praças ou em qualquer outro lugar é muito perigoso agora que o contágio de coronavírus está crescendo. TRESOLDI destaca que todos devem estar bem cientes disso, porque se lotar os hospitais, os médicos não vão ter como atender todo mundo ao mesmo tempo. NELSON garante que já está bem e com disposição para o trabalho.
Prefeitura interdita estabelecimentos e intensifica fiscalização. A informação é de FILIPE MARTINS - Gerente da Vigilância Sanitária de São Lourenço do Oeste. Segundo ele, desde o início da pandemia do novo coronavírus – Covid-19, o governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Vigilância Sanitária, tratou de realizar um trabalho de forma a verificar se as determinações para evitar a disseminação do vírus estão sendo cumpridas em território municipal. É fiscalizado se os estabelecimentos estão cumprindo com os decretos e seguindo os protocolos específicos de saúde.
No mês de julho, a Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização, com ajuda dos órgãos de segurança, cumprindo com as medidas punitivas. Desde o dia 1º de julho, foram aplicados 15 autos de intimação, com proibições e exigências de medidas de segurança e higiene referente ao enfrentamento do coronavírus, três interdições por descumprimento do decreto municipal 6.7382020 e uma multa por descumprimento do decreto municipal 6.7102020.
Quando o estabelecimento é interditado de forma imediata, o mesmo permanece fechado até cumprir o prazo estipulado no documento lavrado na hora. Gerente da Vigilância Sanitária de São Lourenço do Oeste, FILIPE MARTINS explica que a partir dessa infração é aberto processo administrativo sanitário, que definirá pela cassação de alvará ou aplicação de outras penalidades. A população pode continuar contribuindo com denúncias de casos que descumpram as medidas preventivas dos decretos municipais para a Vigilância Sanitária, através do telefone (49) 9 8433-9568, disponível para ligação ou WhatsApp.
Durante as inspeções são verificadas as exigências obrigatórias e essenciais, como a disponibilidade de álcool gel e o uso de máscaras. FILIPE reforça que as fiscalizações diurnas e noturnas estão acontecendo sem prazo para terminar e que, independente do tipo ou porte do estabelecimento, as notificações estarão acontecendo caso infrinjam as legislações sanitárias para prevenção do novo coronavírus.
Polícia incinera mais de 80 quilos de maconha. Foram incinerados, ontem, os 89 quilos de maconha apreendidos no dia 27 de junho, numa operação conjunta da Polícia Civil, Agência de Inteligência da Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária, todas de São Lourenço do Oeste. Na ocasião, um homem de 28 anos foi preso em flagrante. Segundo informações da polícia, a droga foi apreendida no contorno viário Armindo Echer, em São Lourenço do Oeste. Ela estava sendo transportada em um Sandero furtado, com placas trocadas. O homem preso era foragido do sistema prisional de Chapecó, sendo autuado pelos delitos de tráfico de drogas e receptação.
Mulher denuncia furto em sua casa e acaba presa. Na madrugada de hoje,por volta de 01h30 a Polícia Militar foi solicitada no Terra Nossa, bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão. Uma mulher informou que saiu de casa na noite de terça-feira por volta de 21 horas e ao retornar na madrugada por volta de 01h30 encontrou a casa arrombada e deu por falta de um botijão de gás. Ao registrar a ocorrência, a mulher foi identificada e foi constatado que havia um mandado de prisão em seu desfavor. Ela foi presa e encaminhada para a 19ª SDP.
Polícia Civil e Militar deflagram Mega Operação em São Miguel do Oeste na manhã de hoje. A Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram operação integrada para combater os crimes de tráfico de drogas e de posse ilegal de arma de fogo. O trabalho começou por volta das sete horas da manhã e envolveu um grande número de viaturas e policiais.
Helicóptero da Polícia Civil também participa da operação. De acordo com o delegado responsável pela Divisão de Investigação Criminal, JOÃO WESTPHAL, ação ocorreu na comunidade da Pedreira. Segundo o delegado, a polícia tem registrado várias ocorrências no local e a operação de hoje teve também um caráter preventivo para garantir a tranquilidade dos moradores de bem que residem na comunidade.
Operação integrada foi organizada depois de uma série de registros de crimes no local. A informação é do delegado responsável pela Divisão de Investigação Criminal, JOÃO WESTPHAL. Ele explica que a Polícia verificou uma série de demandas nesse ponto da cidade, com registros de brigas entre vizinhos, disparos de arma de fogo em grande número e enfrentamento de grupos que disputavam o comando dos pontos de venda de droga.
Ao todo, foram empregados 67 policiais civis e 32 policiais militares. Durante a operação da manhã de hoje eles executaram as diligências de busca e apreensão em 21 residências localizadas na comunidade da Pedreira. Alguns mandados também foram cumpridos na Vila Nova.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.