-CÂMARA APROVA PROJETO QUE TORNA CRIME DISCRIMINAR POLÍTICOS
-BANCADA DO OESTE DISCUTE INVESTIMENTOS EM INTERNET RURAL COM O GOVERNO
-SICOOB PROMOVE CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
-PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS ELEVAM NÚMERO DE INTERNAÇÕES
-REGIÃO VAI UNIFICAR AÇÕES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
-SEMINÁRIO REGIONAL DA SUINOCULTURA DEBATENOVAS TECNOLOGIAS NO SETOR
-ACIDENTE DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR 163
-PF DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA COMBATER FURTO DE APARELHOS APREENDIDOS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 14 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 83 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
O presidente de Belarus, ALEXANDER LUKASHENKO, disse que seu país começou a receber armas nucleares táticas russas, algumas das quais ele afirmou serem três vezes mais poderosas do que as bombas atômicas que os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945. A mobilização é o primeiro movimento de Moscou dessas ogivas — armas nucleares menos potentes de curto alcance que poderiam ser usadas no campo de batalha — fora da Rússia desde a queda da União Soviética. O líder russo, VLADIMIR PUTIN anunciou em março que havia concordado em implantar armas nucleares táticas em Belarus.
Pelo menos 79 pessoas morreram afogadas na manhã de quarta-feira e outras centenas estão desaparecidas depois que um barco com imigrantes superlotado virou e afundou em mar aberto a cerca de 80 quilômetros a sudoeste da cidade costeira de Pylos, no sul da Grécia. Enquanto uma busca por sobreviventes continuava, uma instituição de caridade europeia de apoio a resgates disse acreditar que cerca de 750 pessoas estavam a bordo do navio de 20 a 30 metros de comprimento. A Grécia é uma das principais rotas de entrada na União Europeia para refugiados e migrantes do Oriente Médio, Ásia e África.
O número de venezuelanos em busca de asilo no exterior quase triplicou em 2022, de acordo com a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas que mostrou que mais de dois em cada cinco novos requerentes de asilo globalmente no ano passado vieram da América Latina e do Caribe. Os pedidos de asilo por venezuelanos aumentaram 186 por cento no ano passado, para 264 mil. O país passa por uma crise econômica que começou em 2014, o que deixou muitos em dificuldade para pagar por bens e serviços básicos e provocou o maior êxodo de refugiados já registrado nas Américas. Cerca de cinco milhões 450 mil venezuelanos foram contabilizados como refugiados ou necessitados de proteção internacional no final de 2022, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos atos de 8 de Janeiro, o deputadofederal ARTHUR MAIA do União Brasil da Bahia usou as redes sociais, nesta quarta-feira para criticar o colegiado por barrar convocação de aliados do presidente LULA. O parlamentar disse que a postura foi constrangedora. Também nesta quarta-feira, a CPMI definiu os primeiros nomes a serem ouvidos pelo colegiado. Em reunião da mesa diretora, os parlamentares firmaram acordo para iniciar as oitavas pelo depoimento do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal SILVINEI VASQUES. Ele é investigado em razão da operação do órgão nas estradas no dia 30 de outubro, durante o segundo turno das eleições.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços divulgou nesta quarta-feira a lista de montadoras que participam do programa de subsídios de automóveis, e também os modelos contemplados com descontos. Segundo o governo, nove montadoras aderiam ao programa de carro mais barato lançado pelo governo federal na semana passada. São elas: Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot.Inicialmente, foram colocados à disposição dos consumidores, para compra com desconto, 233 versões de 31 modelos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, a lista é dinâmica, ou seja, a qualquer momento, as montadoras podem incluir outros modelos, desde que comuniquem ao governo.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto que propõe criminalizar a discriminação de pessoas "politicamente expostas", como políticos, ministros do Poder Judiciário e detentores de cargos comissionados. O projeto ainda tem que ir ao Senado. O texto foi aprovado por 252 votos a favor e 163 contrários. Mais cedo, os deputados aprovaram a urgência do texto, o que permitiu que ele fosse analisado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões. O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA negou que o tema tenha sido tratado de forma “açodada”. Na versão original, o texto também criminalizava, com a mesma punição, o ato de injuriar alguém politicamente exposto, investigado ou réu com possibilidade de recurso. O crime de injúria já é previsto no Código Penal e após críticas em plenário, o relator retirou esse trecho.
Santa Catarina confirmou 65 óbitos por dengue em 2023. Entre o número de vítimas, 49 tinham mais de 60 anos e eram do sexo feminino. As informações são do boletim epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, divulgado nesta quarta-feira. O município de Joinville lidera o quadro de vítimas de dengue, com 22 óbitos confirmados. Em Florianópolis foram confirmados 10 óbitos e em Palhoça nove. Segundo o informe semanal da DIVE, foram notificados 176 mil 811 casos de dengue no Estado. Entre eles, 62 mil 526 foram confirmados.
Por 32 votos a um, o Plenário da Assembleia Legislativa rejeitou o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei que limita o reajuste do IPVA à inflação anual. Com a decisão, a matéria será transformada em lei. De autoria do ex-deputado MILTON HOBUS, o projeto altera a lei estadual que regulamenta o imposto para estabelecer que o valor cobrado anualmente pelo IPVA será reajustado com base no IPCA, e não mais na variação da tabela Fipe, considerada referência para a definição dos preços dos veículos seminovos e usados. O objetivo é impor um limite aos reajustes do tributo, já que, em algumas oportunidades, a variação da tabela Fipe superou a inflação anual. O parlamentar informou que em 2021, enquanto a inflação ficou em 10 por cento, o reajuste do IPVA foi de 33 por cento.
A Bancada do Oeste realizou na manhã desta quarta-feira uma reunião com representantes do governo do Estado para debater as iniciativas que vêm sendo tomadas pelo Executivo para expandir a rede de internet e sistemas de armazenamento de água no meio rural. Na ocasião, o secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação, MARCELO FETT, afirmou que o planejamento para a expansão da internet no campo prevê a utilização de um modelo misto, com fibras óticas e antenas para o recebimento de sinal por satélite. A secretaria estima que com 80 milhões de reais poderiam ser adquiridos 530 equipamentos, beneficiando em torno de 400 mil pessoas com sinal 4G. Já o secretário de Estado da Agricultura, VALDIR COLATTO falou sobre o Programa Prosolo e Água, para a construção de cisternas e açudes. Uma nova reunião foi marcada para o dia 11 de julho para fazer o acompanhamento dos temas tratados.
Sicoob Creditapiranga promove campanha de arrecadação de alimentos. Mobilização será nos meses de junho e julho. A campanha Alimente o Bem, para arrecadar alimentos para instituições e famílias em vulnerabilidade social. A campanha teve início no dia 12 de junho e termina no dia 14 de julho de 2023. Conforme a analista de comunicação e marketing do Sicoob Creditapiranga, TAILA MÜLLER, a atividade integra as ações do Dia de Cooperar – Dia C, que tradicionalmente é realizado no Dia Internacional do Cooperativismo, neste ano comemorado dia primeiro de julho. Segundo ela, para participar do Alimente o Bem, basta levar suas doações para uma das agências do Sicoob Creditapiranga em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e em empresas parceiras da campanha.
A analista de comunicação e marketing do Sicoob Creditapiranga, TAILA MÜLLER destaca que serão aceitos alimentos não perecíveis, isto é, os que podem ser guardados por períodos longos e em diversas condições de armazenamento como, por exemplo, arroz, feijão, café, açúcar, macarrão, entre outros. De acordo com TAILA, a campanha atende a um dos princípios do cooperativismo, voltado para o interesse pela comunidade e o compromisso com o bem-estar social da população no entorno das áreas de atuação da cooperativa. Ela reforçaque até 14 de julho estará aberta a campanha para cada um fazer uma boa ação.
Educação especial terá legislação unificada na região. Existe uma demanda crescente pela contratação de profissionais para auxiliar na educação especial em sala de aula. Preocupação está em auxiliar crianças que possuem dificuldade de aprendizado para atingir melhores índices no aprendizado. O Secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER explica que a educação especial não se aplica apenas para as APAEs e sim a um suporte aos alunos no ensino regular. Ele menciona que faz parte de um grupo de trabalho da região da Ameosc para adotar medidas que visam unificar as ações em diferentes municípios. A meta do colegiado é buscar uma diretriz que seja unificada e que seja aplicada de forma igual na região.
CLAUNEI WEBER comenta a necessidade da contratação de segundo professor ou estagiário para atividades de reforço e atendimento no contra turno escolar. O secretário avalia que esta é uma questão comum entre os municípios e que exige um projeto de resolução para promover as adequações são necessárias. São João do Oeste não possui legislação implantada para atendimento especializado e nos próximos dias deve encaminhar projeto para a câmara de vereadores para a criação de cargos. CLAUNEI WEBER destaca ainda a participação do Conselho Municipal da Educação em adequações para atender da melhor forma os alunos que possuem dificuldades. Ele cita ainda que é importante discutir estas medidas no colegiado de educação, com a criação de um grupo de trabalho com profissionais da educação, saúde e assistência social.
Para o Secretário da Educação de São João do Oeste, é preciso ouvir as famílias para tornar o suporte mais eficiente e com resultado prático. CLAUNEI WEBER comenta que auxiliar estudantes que enfrentam dificuldades no aprendizado é fundamental para o resultado positivo em toda vida da criança. De acordo com o secretário, uma parte do atendimento já está sendo realizado, porém é preciso evoluir na eficiência do aprendizado com benefícios para a vida toda. WEBER admite necessidade do poder público ampliar sua atuação e confia na evolução neste atendimento a partir de um debate e ações no âmbito regional.
Novas realidades, novas tecnologias, este será o tema do Seminário Regional da Suinocultura que será em São João do Oeste, no dia 24 de junho. O evento é itinerante na região e neste ano volta ao município em virtude de um trabalho que está sendo feito na questão ambiental. O Seminário será realizado pela Associação dos Criadores de Suínos de São João do Oeste e o Núcleo Regional do Extremo Oeste Catarinense. Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, ROGÉRIO RECH, cresce a importância do debate para a correta destinação dos dejetos suínos com aproveitamento na geração de energia. São João do Oeste possui vários projetos e quer aproveitar o seminário para fortalecer o envolvimento dos suinocultores do aproveitamento de dejetos em geração de energia.
O Seminário vai ocorrer na Sociedade Aliança, com início às nove horas com palestra sobre suinocultura integrada do Oeste de Santa Catarina, desafios e oportunidades, com ANDERSON DE QUEIRÓS, de Chapecó. O secretário da Agricultura chama atenção para um painel sobre tecnologias do biogás, créditos de carbono e iniciativas de sucesso no tratamento coletivo de dejetos. A abordagem será com profissionais de Cascavel, Francisco Beltrão e Salgado Filho, municípios do oeste do Paraná que são referências em tecnologias na suinocultura. Segundo ROGÉRIO RECH, a vigésima primeira edição do seminário regional da suinocultura surgem com grande importância em virtude da necessidade de um debate mais amplo e profundo sobre a expansão da atividade, sua importância econômica e os impactos no meio ambiente.
O Secretário de agricultura de São João do Oeste avalia que a suinocultura merece uma atenção especial pela importância econômica que possui no município. A criação de suínos é responsável pelo maior percentual no movimento agropecuário. ROGÉRIO RECH ressalta que os problemas ambientais devem ser sanados para ter equilíbrio na atividade. Cita ainda que o crescimento é constante, principalmente com ampliações de granjas já existentes no município. ROGÉRIO RECH informa que são 112 suinocultores na atividade comercial em São João do Oeste. No ano passado a atividade teve crescimento superior a 20 por cento e movimento0ou mais de 300 milhões de reais representando 47 por cento do movimento agropecuário do município.
Problemas respiratórios elevam número de internações. A informação é da Secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO. De acordo com ela, existe preocupação dos profissionais da atenção básica por conta do aumento de doenças respiratórias no município. A secretária lembra que não é uma situação isolada, já que em toda região casos como estes estão sendo contabilizados. ROSELI BONAVIGO cita que registros de doenças respiratórias nesta época do ano é considerada normal em virtude das variações de temperatura, porém, o que preocupa é a gravidade de casos, tanto para a atenção básica como para o Hospital de Tunápolis. Conforme a secretária de saúde, diferente de anos anteriores, estão ocorrendo inclusive internações hospitalares em alto número, principalmente de idosos e crianças.
ROSELI BONAVIGO informa que inúmeros fatores estão ligados a este aumento, incluindo a baixa cobertura vacinal da Influenza. A secretária de Saúde informa que no município de Tunápolis a cobertura é considerada razoável, pois foi possível atingir até o momento 70% da população. Já a nível de estado, a cobertura vacinal não chega a 50%, quando nesta época já se esperava um percentual de 90% de cobertura. ROSELI BONAVIGO chama a atenção que a vacina da Influenza não evita a gripe ou a doença respiratória, mas evita uma evolução de doenças graves, internações ou até mesmo óbitos. Ela lembra que a vacina da gripe ainda está em andamento e conclama a população a procurar a sala de vacinação e aproveitar a oportunidade. Com uma cobertura maior, a proliferação de doenças virais será menor.
Secretária de Saúde de Tunápolis pede compreensão da população no atendimento médico. Conforme ROSELI BONAVIGO, com a alta demanda de doenças respiratórias no município, a população deve ter cautela e empatia no atendimento à saúde. Ela chama a atenção para que as pessoas apenas procurem atendimento no Hospital somente em casos de emergência./Já na Unidade Básica de Saúde, são atendidos todas as pessoas comsintomas debaixa complexidade. O atendimento na Unidade de Saúde ocorre de segunda a sexta das 7h30 ás 11h30 e das13h15 até as 17h15.
Homem furta veículo em Mondaí é abordado e preso em Chapecó. No inicio da madrugada desta quinta-feira, a Polícia Militar foi acionada para deslocar até a Rua Santo Antônio, no Bairro Morada do Sol, em Mondaí, para atender uma ocorrência de furto de veículo. No local os policiais conversaram com a vítima a qual relatou que estava em uma janta e que deixou seu veículo Saveiro estacionado, com a chave dentro. Quando foi retornar para casa percebeu que o veículo não estava mais no local. Os dados do veículo furtado foram repassados a Rede PMSC, sendo que, por volta da uma hora e 50 minuto, depois da troca de informações das guarnições e da Central Regional de Emergência de São Miguel do Oeste com outros municípios, o veículo foi abordado em Chapecó. O homem foi preso e o veículo recuperado.
Com cocaína no tênis, dupla é presa pela PM por tráfico de drogas na BR-282. A ocorrência foi registrada na noite desta quarta-feira, durante uma abordagem de veículo na linha Pratinha, BR-282 em Descanso. Segundo apurado, um Golf foi abordado pelo Tático e os dois ocupantes identificados. Após isso, foi realizado o trabalho de busca pessoal e encontrado no tênis do suspeito, mais de 50 gramas de cocaína. O Canil Setorial também foi acionado e o cão de faro aplicado, afim de tentar localizar mais droga no veículo. Depois deste trabalho, o entorpecente, dois aparelhos de celulares e os dois homens foram levados até a delegacia, onde responderão pelo crime de tráfico de drogas. Também prestou apoio nesta ocorrência, a Rádio Patrulha.
Acidente deixa três pessoas feridas na BR 163 em São José do Cedro. A colisão frontal foi registrada na Linha Esquina Derrubada, e atendida pelos Bombeiro de Cedro com o auxílio dos Bombeiros de Guaraciaba. O acidente aconteceu próximo ao meio dia desta quarta-feira, onde se envolveu um Agile, placas de São José do Cedro e uma carreta de Arroio do Tigre, Rio Grande do Sul. O Agile era ocupado por três pessoas, sendo o motorista de 47 anos, com fortes dores na região do tórax e pescoço. A passageira de 62 anos, que apresentava ferimento na cabeça e vômito, e ainda uma mulher de 46 anos, com um edema na perna direita. Após retirada do veículo, sendo que elas estavam encarceradas, foram encaminhadas para o Hospital. O motorista do caminhão não apresentava ferimentos e recusou atendimento dos Bombeiros. A PRF esteve realizando os levantamentos e dinâmica do acidente.
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, a operação Fidúcia, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de peculato-furto de aparelhos eletrônicos da Receita Federal de Dionísio Cerqueira. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Dionísio Cerqueira e Barracão, sendo um na residência de um colaborador terceirizado da Receita Federal, suspeito de subtrair os aparelhos apreendidos, e outro em uma loja de celulares, investigada pela receptação dos dispositivos eletrônicos.
Segundo a PF, a investigação aponta indícios de que o lojista investigado estaria comprando os eletrônicos do prestador de serviços terceirizados da Receita Federal por um preço muito inferior àquele de mercado, e estaria revendendo a seus clientes como se fossem de procedência lícita. Os crimes investigados são de receptação e peculato, e as penas podem chegar a doze anos de reclusão. O nome da operação, Fidúcia, significa gesto atrevido ou ousado, e faz referência ao modo de agir dos investigados, pela ousadia de subtrair produtos de dentro de um órgão público federal, além de ostentarem em suas redes sociais os objetos do crime.