-CÂMARA APROVA PROJETO QUE TORNA CRIME DISCRIMINAR POLÍTICOS
-BANCADA DO OESTE DISCUTE INVESTIMENTOS EM INTERNET RURAL COM O GOVERNO
-CRAS ORIENTA INTREGRANTES SOBRE USO DE TECNOLOGIAS
-MAIS DE 60 CASOS SÃO REGISTRADOS POR ANO SOBRE MEDIDAS PROTETIVAS
-DEFESA CIVIL REGIONAL TRABALHA AÇÕES EM CONJUNTO COM MUNICÍPIOS
-CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE PEDE MAIS APOIO AO HOSPITAL REGIONAL
-MUNICÍPIO RECEBE EMENDA NO VALOR DE 750 MIL REAIS
-CREA PARTICIPA DE REUNIÃO COM A POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL
-TRAFICANTES SÃO PRESOS COM COCAÍNA NA BR 282
-ACIDENTE DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR 163 EM SÃO JOSÉ DO CEDRO
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus.A previsão para as próximas horas é de tempo ........ A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 83 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
O presidente de Belarus, ALEXANDER LUKASHENKO, disse que seu país começou a receber armas nucleares táticas russas, algumas das quais ele afirmou serem três vezes mais poderosas do que as bombas atômicas que os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945. A mobilização é o primeiro movimento de Moscou dessas ogivas — armas nucleares menos potentes de curto alcance que poderiam ser usadas no campo de batalha — fora da Rússia desde a queda da União Soviética. O líder russo, VLADIMIR PUTIN anunciou em março que havia concordado em implantar armas nucleares táticas em Belarus.
Pelo menos 79 pessoas morreram afogadas na manhã de quarta-feira e outras centenas estão desaparecidas depois que um barco com imigrantes superlotado virou e afundou em mar aberto a cerca de 80 quilômetros a sudoeste da cidade costeira de Pylos, no sul da Grécia. Enquanto uma busca por sobreviventes continuava, uma instituição de caridade europeia de apoio a resgates disse acreditar que cerca de 750 pessoas estavam a bordo do navio de 20 a 30 metros de comprimento. A Grécia é uma das principais rotas de entrada na União Europeia para refugiados e migrantes do Oriente Médio, Ásia e África.
O número de venezuelanos em busca de asilo no exterior quase triplicou em 2022, de acordo com a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas que mostrou que mais de dois em cada cinco novos requerentes de asilo globalmente no ano passado vieram da América Latina e do Caribe. Os pedidos de asilo por venezuelanos aumentaram 186 por cento no ano passado, para 264 mil. O país passa por uma crise econômica que começou em 2014, o que deixou muitos em dificuldade para pagar por bens e serviços básicos e provocou o maior êxodo de refugiados já registrado nas Américas. Cerca de cinco milhões 450 mil venezuelanos foram contabilizados como refugiados ou necessitados de proteção internacional no final de 2022, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.
-CÂMARA APROVA PROJETO QUE TORNA CRIME DISCRIMINAR POLÍTICOS
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos atos de 8 de Janeiro, o deputadofederal ARTHUR MAIA do União Brasil da Bahia usou as redes sociais, nesta quarta-feira para criticar o colegiado por barrar convocação de aliados do presidente LULA. O parlamentar disse que a postura foi constrangedora. Também nesta quarta-feira, a CPMI definiu os primeiros nomes a serem ouvidos pelo colegiado. Em reunião da mesa diretora, os parlamentares firmaram acordo para iniciar as oitavas pelo depoimento do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal SILVINEI VASQUES. Ele é investigado em razão da operação do órgão nas estradas no dia 30 de outubro, durante o segundo turno das eleições.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços divulgou nesta quarta-feira a lista de montadoras que participam do programa de subsídios de automóveis, e também os modelos contemplados com descontos. Segundo o governo, nove montadoras aderiam ao programa de carro mais barato lançado pelo governo federal na semana passada. São elas: Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot.
Inicialmente, foram colocados à disposição dos consumidores, para compra com desconto, 233 versões de 31 modelos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, a lista é dinâmica, ou seja, a qualquer momento, as montadoras podem incluir outros modelos, desde que comuniquem ao governo.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto que propõe criminalizar a discriminação de pessoas "politicamente expostas", como políticos, ministros do Poder Judiciário e detentores de cargos comissionados. O projeto ainda tem que ir ao Senado. O texto foi aprovado por 252 votos a favor e 163 contrários. Mais cedo, os deputados aprovaram a urgência do texto, o que permitiu que ele fosse analisado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões. O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA negou que o tema tenha sido tratado de forma “açodada”. Na versão original, o texto também criminalizava, com a mesma punição, o ato de injuriar alguém politicamente exposto, investigado ou réu com possibilidade de recurso. O crime de injúria já é previsto no Código Penal e após críticas em plenário, o relator retirou esse trecho.
-BANCADA DO OESTE DISCUTE INVESTIMENTOS EM INTERNET RURAL COM O GOVERNO
Santa Catarina confirmou 65 óbitos por dengue em 2023. Entre o número de vítimas, 49 tinham mais de 60 anos e eram do sexo feminino. As informações são do boletim epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, divulgado nesta quarta-feira. O município de Joinville lidera o quadro de vítimas de dengue, com 22 óbitos confirmados. Em Florianópolis foram confirmados 10 óbitos e em Palhoça nove. Segundo o informe semanal da DIVE, foram notificados 176 mil 811 casos de dengue no Estado. Entre eles, 62 mil 526 foram confirmados.
Por 32 votos a um, o Plenário da Assembleia Legislativa rejeitou o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei que limita o reajuste do IPVA à inflação anual. Com a decisão, a matéria será transformada em lei. De autoria do ex-deputado MILTON HOBUS, o projeto altera a lei estadual que regulamenta o imposto para estabelecer que o valor cobrado anualmente pelo IPVA será reajustado com base no IPCA, e não mais na variação da tabela Fipe, considerada referência para a definição dos preços dos veículos seminovos e usados. O objetivo é impor um limite aos reajustes do tributo, já que, em algumas oportunidades, a variação da tabela Fipe superou a inflação anual. O parlamentar informou que em 2021, enquanto a inflação ficou em 10 por cento, o reajuste do IPVA foi de 33 por cento.
A Bancada do Oeste realizou na manhã desta quarta-feira uma reunião com representantes do governo do Estado para debater as iniciativas que vêm sendo tomadas pelo Executivo para expandir a rede de internet e sistemas de armazenamento de água no meio rural. Na ocasião, o secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação, MARCELO FETT, afirmou que o planejamento para a expansão da internet no campo prevê a utilização de um modelo misto, com fibras óticas e antenas para o recebimento de sinal por satélite. A secretaria estima que com 80 milhões de reais poderiam ser adquiridos 530 equipamentos, beneficiando em torno de 400 mil pessoas com sinal 4G. Já o secretário de Estado da Agricultura, VALDIR COLATTO falou sobre o Programa Prosolo e Água, para a construção de cisternas e açudes. Uma nova reunião foi marcada para o dia 11 de julho para fazer o acompanhamento dos temas tratados.
-MUNICÍPIO RECEBE EMENDA NO VALOR DE 750 MIL REAIS
-MAIS DE 60 CASOS SÃO REGISTRADOS POR ANO SOBRE MEDIDAS PROTETIVAS
Recentemente os alunos do segundo e terceiro ano do Técnico da Casa Familiar Rural embarcaram em uma viagem de estudo repleta de aprendizado nas cidades de Santa Tereza do Oeste e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. A viagem teve como objetivo conhecer novos locais, novas culturas e aprender sobre as diferentes formas de produção que cada local explora. No primeiro dia, os estudantes visitaram o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, onde tiveram acesso à informações sobre a história e os projetos em andamento no local. Um dos destaques foi a aprendizagem sobre os trabalhos de melhoramento genético com a raça Purunã, visando um maior rendimento na pecuária. Além disso, os alunos puderam conhecer o projeto de plantio direto de hortaliças, uma técnica agrícola que visa preservar a estrutura e a vida do solo, reduzindo a erosão e a compactação. Durante a visita, também foi possível acompanhar a realização de testes de novas cultivares de feijoeiros e experimentos com cobertura de solo. Sendo assim, os estudantes puderam ver de perto a busca por soluções inovadoras e sustentáveis na agricultura.
No segundo dia de viagem da Casa Familiar Rural, a visita foi à hidrelétrica de Itaipu, um marco na engenharia e na produção de energia. Os alunos conheceram a história e os trabalhos realizados na usina, compreendendo a importância da energia renovável. Na parte da tarde, a parada obrigatória foi nas famosas Cataratas do Iguaçu. Outro destaque da viagem foi a visita ao Parque das Aves, um local que abriga diversas espécies de aves, muitas delas em risco de extinção, compreendendo a importância da conservação da biodiversidade. A escola já planeja novas viagens de estudo no futuro, buscando proporcionar aos alunos experiências enriquecedoras que complementam o currículo escolar e estimulam o aprendizado além dos muros da escola.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias PAIF de São José do Cedro promoveu a conscientização sobre o uso das tecnologias entre crianças e adolescentes. A informação é da psicóloga SILVIA NARDI. Segundo ela, esta atividade está inserida nos grupos que o município possui desde o ano de 2013, que totalizam cinco grupos, sendo na cidade, Padre Réus, Mariflor, Peperi e São Mateus. A cada mês são efetuadas diversas atividades com os participantes e as famílias que são acompanhadas pelo CRAS. Neste mês, diante dos acontecimentos, foi observado que seria necessário tratar com as famílias sobre o uso de telas de uma forma mais saudável e também a conscientização. SILVIA frisa, que está crescendo cada vez mais a quantidade de crianças que têm acesso a telas desde muito cedo. Neste sentido nos cinco grupos que o Cras acompanha, estão sendo abordados com eles a idade recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria sobre o uso de telas.
Conforme SILVIA NARDI, os pais sempre necessitam ter cuidado a o que os filhos têm acesso, pois na internet existem benefícios e malefícios. É necessário também impor limites sobre o que acessar, como o exemplo de jogos violentos que ou vídeos neste sentido. A psicóloga comenta que existe uma boa participação das famílias envolvidas, e durante todo este mês será abordado sobre a tecnologia, podendo sanar algumas dúvidas que existem e sempre oferecer o conhecimento aos envolvidos. SILVIA aborda a preocupação dos pais e dos profissionais sobre o uso excessivo de telas, e quanto tempo é perdido, no qual poderia ser feito outra atividade, como ao ar livre, atividades de leitura, ou até mesmo estar com a família. Ela destaca que os pais também demonstram preocupação do que os filhos estão acessando e se as informações são adequadas à faixa etária do filho. Silvia lembra que crianças até os sete anos de idade, não têm a capacidade de fazer análises e julgamento crítico totalmente desenvolvido, sendo que muitas coisas vão compreender somente na fase adulta.
Encontro do colegiado da Defesa Civil da Ameosc esteve reunido ontem. A informação é do secretário executivo, AIRTON FONTANA. Segundo ele, a reunião da defesa civil abordou as necessidades e alinhamentos que os municípios necessitam. Vem sendo dialogado com a defesa civil do estado sobre a lei de ajuda mútua, que alguns municípios têm esta lei e estão buscando o alinhamento da mesma. Para que todos os municípios tenham esta lei e a pratiquem para que em um momento de dificuldade, ocasionado por alguma intempérie do tempo, os municípios possam estar se ajudando e prestando ajuda além das próprias fronteiras do seu município. Sem esta lei de ajuda mútua, os municípios não podem estar ajudando um ao outro. Este projeto de lei está sendo discutido, é sugerido que para os que não possuem, que seja pensado e aderido. Outro assunto que foi abordado é sobre o plano de contingência, que é um planejamento em momentos de necessidade, quando acontece chuva com granizo, vendaval ou estiagem, é importante ter uma ação rápida nestes momentos.
CREA de Santa Catarina participa de reunião com a Polícia Militar Ambiental. A informação é do Diretor Regional do CREA, DOUGLAS PATEL. Segundo ele, durante a reunião o Crea esteve reunido com o Tenente ALCENIR MINUSCULI, para tratar de assuntos da PM na região extremo-oeste, sendo que, ela atua em 33 municípios. PATEL informa que foram abordados assuntos da parte ambiental, sendo que o Crea conta com mais de 1700 profissionais que atuam diretamente com questões ambientais. O colegiado de inspetores em São Miguel do Oeste tenta abordar assuntos relacionados ao dia-dia da sociedade dos engenheiros civis, agrônomos, eletricistas. A PM trouxe as principais leis que são levadas em consideração e os principais crimes ambientais que são praticados na região. Foi colocado os municípios que tem mais índices de crimes praticados contra a natureza. PATEL afirma que é necessário ter uma aproximação com os departamentos de fiscalização e com os departamentos que trazem conhecimento para a sociedade, que são a Epagri e a Cidasc.
Conforme DOUGLAS PATEL, é através da Epagri e da Cidasc que elas levam um conhecimento maior aos produtores rurais, sempre dando assessoria para que não haja danos ao meio ambiente e a sociedade. Outro assunto a ser abordado é que o CREA receberá um veículo novo para a inspetoria de São Miguel do Oeste, que ajudará muito nas visitas e na fiscalização. O diretor ressalta que as fiscalizações são de forma orientativa, pois eles não vão com o intuito de multar, mas sim de ajudar se for necessário. Se caso for notificado e em conversa pode haver um prazo para ser feita as regularizações.
Comandante de Polícia aborda ocorrências registradas na região de São José do Cedro. A informação é do comandante do pelotão da Polícia Militar de São José do Cedro, CLEITON TRECCO. Segundo ele, a Polícia Militar atua em diversas operações estaduais e até federais que ocorrem, como o exemplo da operação 360 que é efetuada a cada pouco tempo e é de nível estadual. A operação caminho seguro teve início mês passado, essa operação é voltada a prevenção de crimes sexuais de crianças e adolescentes, também existe a Hórus, que é de nível federal, na qual o pelotão participa há mais de dois anos. TRECCO frisa que sempre tem alguma ação que está em andamento, essas ações são principalmente sobre crimes transfronteiriços, ou seja, aqueles que acontecem na fronteira, desde descaminho, contrabando, tráfico de drogas internacional e nacional.
Segundo o comandante CLEITON TRECCO, outro programa que a polícia militar participa é o Rede Catarina, que vem atuando a um bom tempo em nossa região, e possuem alguns números registrados na comarca de São José do Cedro. Em média são registrados 60 casos de medidas protetivas de urgência registradas. A Rede Catarina foca no atendimento das mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher. TRECCO informa que em muitos casos, acabam interagindo com os agressores ou supostos, pois a medida protetiva não necessariamente será autorizada e entregue ao judiciário, pode ser dado como transitado e julgado a questão. A partir do momento que a mulher se sentiu ameaçada, ela pode procurar os órgãos competentes para ter a medida protetiva, mesmo antes de ser ouvido o suposto agressor. O comandante ressalta que o descumprimento da medida protetiva é considerada prisão em flagrante.
Municípios participaram da Conferência Estadual da Saúde que ocorreu na capital do Estado. A informação é da suplente de vereadora do município de Princesa, LORECI BARTH. Segundo ela, a nona Conferência Estadual da Saúde aconteceu na cidade de Florianópolis e foi abordado o tema “SUS amanhã vai ser outro dia”, no qual foi trabalhado o tema, fortalecimento do sistema único de saúde sobre o âmbitos estaduais. LORECI informa que foram estudadas e colocadas propostas definidas nas conferências municipais, que ocorreram após as macrorregionais, desenvolvidas em Xanxerê, e agora em nível estadual. Cerca de 500 pessoas participaram deste evento e analisaram as propostas que serão levadas a nível nacional. LORECI comenta que as propostas foram colocadas como prioridade para a região extremo oeste, como o Hospital Regional São Miguel que atende uma grande população de todos os municípios e que deve ser melhorado.
Conforme a suplente de vereador LORECI BARTH, os temas que também tiveram destaque na conferência foram o Hemosc, as UTIs neonatal e radioterapia sobre a distância para efetuar os tratamentos. Pois existe a possibilidade de trazer estes meios de tratamento para mais perto, assim facilitando quando é buscado algum tratamento. É necessário cobrar dos governantes, deputados estaduais e federais e senadores, pois as propostas foram aprovadas e esta cobrança é muito importante, para que o atendimento seja mais ágil. Foram feitos outros pedidos, como a ampliação de leitos hospitalares e inclusive UTI, sendo que a região está debilitada de leitos para tratamento intensivo. Muitas vezes os pacientes são encaminhados para outros lugares, por causa da falta de leitos. Outro assunto que foi abordado é sobre o Hospital da Criança de Chapecó, que hoje o SUS não atende mais, mas sim o município. Então quem necessita de atendimento está sendo direcionado ao Regional de Chapecó.
Saúde do município de Guaraciaba recebeu emenda no valor de 750 mil reais. A informação é da Secretária de saúde, DAIANE DURIGON. Segundo ela, nesta semana foi depositado em conta o valor de 750 mil reais para a saúde do município de Guaraciaba, esse valor é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado federal FÁBIO SCHIOCHET, este recurso ajudará no pagamento de despesas da atenção primária da saúde, sendo elas, medicamentos, combustível, materiais ambulatoriais e fraldas geriátricas. Segundo DAIANE, este recurso vem para suprir as necessidades primárias e não para custear exames, consultas ou cirurgias. A secretária ressalta a importância destes recursos que são destinados aos fundos municipais de saúde, pois assim sanam as despesas para manter a estrutura, desde atenção básica à alta complexidade. O município investe anualmente o valor de um milhão de reais somente em medicação para dispensação, que é de responsabilidade do município manter e disponibilizar à população.
Conforme a secretária de saúde de Guaraciaba, DAIANE DURIGON, será realizada a campanha de vacinação da gripe nesta sexta-feira e sábado. Uma equipe da saúde estará se deslocando até a comunidade de Ouro Verde para imunizar a população que queira. Pessoas com idade acima de seis meses podem estar comparecendo para receber a dose do imunizante. O horário de atendimento desta campanha será das 8 horas e 30 minutos até as 12 horas, e das 13 horas até as 15 horas. Também será feita a vacinação na cidade no próximo sábado dia 17, com o horário das 7 horas e 30 minutos até ao meio dia, no posto central junto a sala de vacinas. DAIANE ressalta que a demanda por atendimentos devido a sintomas gripais no Estado, é alta, e a imunização é importante para evitar o agravamento da doença.
Palma Sola tem boa procura por vacinação contra a gripe. EDITE CIRINO responsável pela sala da vacinação do município, lembra que os grupos prioritários já tiveram a chance de se vacinar e que agora a vacina está liberada para a população em geral, acima de seis meses. De acordo com ela, muitas pessoas que estavam com sintomas de gripe e mais complicações, esperaram para poder receber o imunizante. Na sala de vacinas ainda há doses disponíveis, e os interessados devem procurar pelo atendimento das 7 e meia às cinco da tarde, sem fechar ao meio dia. A meta de vacinação contra a gripe é que seja atingida pelo menos 90 por cento da população.
Conforme EDITE CIRINO, a meta é que até o final da campanha as pessoas que tenham alguma comorbidade, profissionais da saúde, professores e mais servidores que são do grupo prioritário e ainda faltam receber a imunização, procurem pela sala de vacinação, para atualização da caderneta. Ela reforça que os interessados acima de seis meses, também podem se imunizar. A vacina protege de forma individual e coletiva, finaliza EDITE.
-TRAFICANTES SÃO PRESOS COM COCAÍNA NA BR 282
-ACIDENTE DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR 163 EM SÃO JOSÉ DO CEDRO
Com cocaína no tênis, dupla é presa pela PM por tráfico de drogas na BR-282. A ocorrência foi registrada na noite desta quarta-feira, durante uma abordagem de veículo na linha Pratinha, na BR-282 em Descanso. Segundo apurado, um Golf foi abordado pelo Tático e os dois ocupantes identificados. Após isso, foi realizado o trabalho de busca pessoal e encontrado no tênis do suspeito, mais de 50 gramas de cocaína. O Canil Setorial do 11º BPMFron também foi acionado e o cão de faro aplicado, afim de tentar localizar mais droga no veículo. Depois deste trabalho, o entorpecente, dois aparelhos de celulares e os dois homens foram levados até a delegacia, onde responderão pelo crime de tráfico de drogas. Também prestou apoio nesta ocorrência, a Rádio Patrulha da Polícia Militar.
A Polícia Federal efetuou nesta quinta-feira a operação Fidúcia, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de peculato-furto de aparelhos eletrônicos da Receita Federal de Dionísio Cerqueira. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Dionísio Cerqueira e Barracão, sendo um na residência de um colaborador terceirizado da Receita Federal, suspeito de subtrair os aparelhos apreendidos, e outro em uma loja de celulares, investigado pela receptação dos dispositivos eletrônicos. A investigação aponta indícios de que o lojista investigado estaria comprando os eletrônicos do prestador de serviços terceirizados da Receita Federal por um preço muito inferior àquele de mercado, e estaria revendendo a seus clientes como se fossem de procedência lícita. Os crimes investigados são de receptação e peculato, e as penas podem chegar a doze anos de reclusão.
Acidente deixa três pessoas feridas na BR 163 em São José do Cedro. A colisão frontal foi registrada na Linha Esquina Derrubada, e atendida pelos Bombeiro de Cedro com o auxílio dos Bombeiros de Guaraciaba. O acidente aconteceu por volta das 10 horas e 59 minutos, desta quarta-feira, onde se envolveu um Agile, placas de São José do Cedro e uma carreta de Arroio do Tigre RS. O Agile era ocupado por três pessoas, sendo o motorista de 47 anos, com fortes dores na região do tórax e pescoço. A passageira de 62 anos, que apresentava ferimento na cabeça e vômito, e ainda uma mulher de 46 anos, com um edema na perna direita. Após retirada do veículo, sendo que elas estavam encarceradas, foram encaminhadas para o Hospital. O motorista do caminhão não apresentava ferimentos e recusou atendimento dos Bombeiros. A PRF esteve realizando os levantamentos e dinâmica do acidente.