ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 15 06 2022

-UM DIA APÓS O SENADO, CÂMARA APROVA TETO DO ICMS PARA COMBUSTÍVEIS

-SC VAI DEIXAR DE ARRECADAR CINCO BILHÕES ATÉ O FINAL DE 2023 COM LIMITE DO ICMS

-MOÇÃO DE APELO PEDE INSTALAÇÃO DE UTI INFANTIL NO HOSPITAL REGIONAL

-CÂMARA APROVA DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS EM FARMÁCIAS CREDENCIADAS

-MUNICÍPIO VOLTA A RECOMENDAR USO DE MÁSCARAS CONTRA A COVID

-IDOSO SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE COM RETROESCAVADEIRA

-PM APREENDE 23 QUILOS DE DROGAS E PRENDE TRÊS MULHERES POR TRÁFICO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Os militares da Ucrânia têm munição e armas suficientes, mas precisam de mais armamento de longo alcance. A afirmação é do presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. Em um encontro virtual com jornalistas da Dinamarca, ele disse que as armas de longo alcance são essenciais para que a Ucrânia consiga vencer a Rússia na guerra que acontece no país desde 24 de fevereiro. A maior parte das armas que a Ucrânia tem recebido de países do Ocidente, principalmente dos Estados Unidos e da União Europeia, ficam estocadas em bases na região oeste do país, perto da Polônia.

O México vai denunciar internacionalmente a mineradora americana Vulcan Materials e uma filial que opera na Riviera Maya local, que o país acusa de causar uma "catástrofe ecológica" nessa região turística. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR. Sem especificar a que instância levará o caso, ele acusou a Vulcan e sua subsidiária Calica de causar uma danos ambientais ao extrair calcário próximo à costa caribenha "para construir estradas nos Estados Unidos". De acordo com OBRADOR, as ações afetaram poços subterrâneos de água doce e rios submarinos com ou sem licenças.

Aos gritos de "morte" ao partido no governo, dezenas de manifestantes marcharam nesta terça-feira na Bolívia pedindo liberdade para a ex-presidente interina JEANINE ÁÑEZ, condenada a dez anos de prisão por assumir irregularmente o poder. Ela presidiu interinamente o país entre 2019 e 2020. JEANINI assumiu o cargo de presidente depois que EVO MORALES renunciou por ser acusado de fraudar eleições pela Organização dos Estados Americanos. Um tribunal de La Paz considerou que ela é culpada pelos crimes de violação de deveres e resoluções contrárias à Constituição. A família de ÁÑEZ anunciou que vai recorrer da decisão em todas as instâncias judiciais na Bolívia antes de ir à Justiça internacional.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, foi escolhido nesta terça-feira para presidir o Tribunal Superior Eleitoral a partir de 16 de agosto. Ele estará à frente da corte durante as eleições deste ano. MORAES substitui EDSON FACHIN no cargo. O ministro RICARDO LEWANDOWSKI será o vice. A eleição do comando do TSE é simbólica. O presidente e o vice da corte eleitoral sempre são oriundos do STF e tradicionalmente há um rodízio entre os magistrados com base na ordem de antiguidade. O TSE tem sete ministros, sendo três originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e outros dois representantes da classe dos juristas.

Um levantamento publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional estima que 20 milhões e 800 mil pessoas não têm acesso à coleta de lixo regular no país. Por outro lado, os números mostram que esse serviço alcança 90 por cento da população. Os dados são do Diagnóstico Temático sobre Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, lançado nesta terça-feira. Os indicadores de macrorregiões variam entre 80 por cento no Norte e 96 por cento no Sudeste. Em municípios da faixa populacional com renda mais baixa, o atendimento abrange 74 por cento da população total. Nos municípios da faixa de renda mais elevada, a porcentagem chega a 99 vírgula quatro por cento.

Um dia depois da aprovação pelo Senado, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base do projeto que limita as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incidentes sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Pelo texto, esses itens passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que proíbe estados cobrarem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia entre 17 e 18 por cento, a depender da localidade. Esta é a segunda vez que os deputados analisam a proposta, que teve origem na Câmara. Uma segunda votação é necessária, pois o texto foi aprovado no Senado com mudanças. O conteúdo principal do projeto foi mantido. Hoje, o texto seguirá para sanção.

Santa Catarina possui a segunda maior taxa de escolaridade líquida do país, perdendo apenas para o Distrito Federal. A informação está no Mapa do Ensino Superior divulgado pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil. A taxa de escolaridade líquida é medida pelo percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária. A taxa é de 26 e meio por cento no Estado. 83 por cento das matrículas totais do Estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 57 vírgula sete por cento das matrículas são em cursos presenciais.

Com a aprovação no Senado do projeto de lei que limita o ICMS de combustíveis, energia, comunicação e transporte coletivo a 17 por cento Santa Catarina vai deixar de arrecadar mais de cinco bilhões até o final de 2023, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda. O governo estadual disse que não vai aumentar o valor de outros produtos para compensar a perda de arrecadação. Atualmente a alíquota do ICMS em Santa Catarina é de 25 por cento para gasolina e 12 por cento para o diesel e também 25 por cento para energia elétrica. Porém, para quem consome até 150 quilowhats, a alíquota é de 12 por cento e essa política de redução será mantida.

A Guerra entre Rússia e Ucrânia já provocou aumento dos custos com insumos e matérias-primas em 70 vírgula sete por cento das empresas industriais e da construção de Santa Catarina. De acordo com a Sondagem Especial realizada pelo Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina e pela ConfederaçãoNacional da Indústria, 52 por cento das empresas sentiram aumento acima do esperado no preço dos insumos importados. Por conta disso, as 38 por cento das empresas catarinenses declararam que estão analisando as estratégias de aquisição de matérias-primas no Brasil e 30 por cento procuram novos fornecedores no exterior.

A Secretaria de Transportes da prefeitura de Descansou realizou nesta terça-feira a limpeza do terreno onde será construída a nova creche do município. De acordo com o prefeito SADI BONAMIGO, as obras devem começar nos próximos dias. Ele explicou que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação realizou o pagamento da primeira parcela no valor de 489 mil reais. A nova escola Proinfância Tipo Um terá mais de mil quadrados de área construída, onde serão investidos três milhões 119 mil 945 reais por meio do convênio firmado em agosto de 2021. O novo espaço vai atender crianças de seis meses a quatro anos.

Após 21 anos à frente do SENAC, ADILSON DE ALMEIDA deixou a direção da unidade de São Miguel do Oeste na última semana. Em entrevista para a Peperi nesta terça-feira, ele fez uma avaliação positivo do período em que dirigiu a entidade. De acordo com ALMEIDA, ao longo das últimas duas décadas mais de 160 mil pessoas passaram pelos cursos do Senac. Além disso, desde que assumiu a gestão em 2001, o quadro funcional de professores e técnicos foi triplicado. Ele comentou a nova administração que assumiu o SENAC há cerca de 8 meses implantou um novo modelo de gestão, visando uma reestruturação com ajustes de valores e enxugamento de equipe. Com isso, a unidade de São Miguel do Oeste passou a ser subordinada a Chapecó. ALMEIDA deixou a entidade satisfeito com o trabalho que foi realizado.

Termina hoje o período de inscrições para o processo seletivo simplificado do IBGE. A informação é do coordenador de subárea do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, CLAUDIO RATKE JUNIOR. De acordo com ele, a seleção tem o objetivo de preencher as vagas de recenseador para atuar no censo demográfico. Ele comentou que até ontem à tarde, o total de inscritos ainda está menor do que o total de vagas abertas na região de São Miguel do Oeste. A remuneração será por produtividade, ou seja, quanto maior o número de famílias entrevistadas, maior o salário. CLAUDIO destacou que as inscrições podem ser feitas no site do IBGE e o prazo não será prorrogado.

Com a chegada do inverno o uso do fogão a lenha e de aquecedores se tornam uma prática quase que diária, porém, é preciso manter todos os cuidados para evitar um sinistro nos imóveis. O alerta é do tenente do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros com sede em São Miguel do Oeste, JACKSON KREUTZ. De acordo com ele, esses equipamentos e similares são usados para amenizar o frio intenso da região, porém, acabam oferecendo riscos de incêndio. Segundo ele, em relação ao fogão a lenha é recomendável que a lenha seja inserida totalmente dentro do recipiente, não ficando pedaços para fora e evitando que a brasa possa atingir o chão ou outro móvel da casa.

Outra prática comum feita pelos moradores da região é estender roupas sobre o fogão a lenha, porém, a ação também representa riscos. A declaração é do tenente do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros com sede em São Miguel do Oeste, JACKSON KREUTZ. Conforme ele, caso alguma peça venha cair sobre o fogão pode acabar causando um incêndio, dessa forma, o recomendável é colocar o varal ao lado do objeto e a uma distância segura, evitando dessa forma que sinistros ocorram. KREUTZ destacou que os cuidados abrangem também os aquecedores e por isso as pessoas devem cuidar em relação a parte elétrica, descartando situações de sobreaquecimento, curto-circuito e possíveis incêndios.

A maioria das ocorrências de incêndio atendidas pelo Corpo de Bombeiros no estado de Santa Catarina são ocasionadas por fenômenos elétricos. A afirmação é do tenente do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros com sede em São Miguel do Oeste, JACKSON KREUTZ. Ele comentou que os danos ocorrem por questões envolvendo instalações mal feitas na rede elétrica e falhas nos próprios equipamentos. Ele citou que o recomendável é fazer uma revisão em todo o imóvel pelo menos uma vez por ano. Outra dica é usar equipamentos certificados, evitando dessa forma, complicações futuras e sinistros nos imóveis.

O Sine está com sete mil 263 vagas de emprego abertas em Santa Catarina e quase 15 por cento delas estão no posto local do sistema de São Miguel do Oeste. Os empregos, distribuídos em 70 municípios do Estado, são para diferentes funções e níveis e exigem desde o ensino médio até o superior. São Miguel tem 964 oportunidades de emprego, sendo cinco para pessoas com deficiências. Como as oportunidades saem do sistema assim que são preenchidas, a orientação é para que o candidato esteja atento ao aplicativo Sine Fácil ou ao site Emprega Brasil para verificar a disponibilidade das oportunidades antecipadamente.

Nenhum servidor do campus local do Instituto Federal de Santa Catarina aderiu a greve da categoria. De acordo com o diretor da unidade de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS, as atividades seguem normalmente. O campus tem 89 servidores e, até o final da manhã, nenhum aderiu ao movimento grevista. No estado, os servidores entraram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira. O movimento tem como principal reivindicação a recomposição salarial de 19 vírgula 99 por cento. A paralisação envolve docentes e também funcionários técnico-administrativos. O percentual de reajuste corresponde às perdas que os servidores públicos federais tiveram pela inflação acumulada de 2019 ao ano passado, de acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional, à frente do movimento.

Os vereadores aprovaram, na noite de ontem, uma moção para a implantação de uma UTI infantil em São Miguel do Oeste. O pedido é de autoria do vereador NINI SCHARNÓSKI. De acordo com ele, o momento da pandemia provocada pela Covid-19 e o aumento dos casos de síndrome respiratória aguda tem consequências entre as crianças e a falta de leitos de UTI agrava o problema. NINI citou que a cidade ainda não possui uma UTI infantil e, na moção, ele pede ao Governo do Estado que "viabilize com urgência" a instalação dessa unidade. De acordo com o vereador, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso dispõe de espaço físico para instalação de uma unidade de terapia infantil. A proposição foi subscrita por mais nove vereadores e será enviado ao governo do estado.

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, em votação única, o Projeto de Lei que regulamenta a aquisição de medicamentos nas farmácias privadas da cidade. O texto normatiza a distribuição de remédios cadastrados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais diretamente nas farmácias credenciadas. Na prática, se o remédio estiver em falta no posto de saúde, o cidadão vai receber uma autorização para receber o medicamento nas farmácias. O projeto, que foi protocolado na segunda-feira, tramitou em regime de urgência e foi votado em plenário na noite desta terça-feira. A proposta autoriza o Executivo a realizar o credenciamento de farmácias para aquisição de medicamentos, insumos e materiais incluídos nas políticas públicas do Sistema Único de Saúde.

O número de casos ativos de Covid 19 aumentou cerca de 10 por cento na última semana em São Miguel do Oeste.

Cinquenta e duas pessoas foram diagnosticadas com a doença nos últimos sete dias e 60 pessoas entraram para a lista de recuperados neste mesmo período. 67 moradores estão com o vírus ativo. A secretaria de Saúde também confirmou mais um óbito, que ocorreu ainda em 2021, e estava sob investigação. Ao todo, São Miguel do Oeste teve 89 mortes causadas pelo coronavírus desde o início da pandemia em 2020.

A secretaria de saúde segue vacinando a população contra a Covid na sala de vacinas do posto de saúde do centro. Hoje, está ocorrendo a aplicação da primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários; quarta dose para idosos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses; a segunda dose PFIZER para adultos que receberam a primeira dose em 20 de abril e quarta dose para profissionais da saúde. Amanhã, o posto estará fechado em razão do feriado de Corpus Cristi. Na sexta-feira, serão aplicadas a primeira e segunda dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias.

O Município de São Miguel do Oeste está adotando uma série de medidas a fim de minimizar a proliferação de doenças respiratórias como gripe e covid neste período de baixas temperaturas. A partir da próxima segunda-feira, o horário de atendimento da Sala de Vacinas, localizada na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni, será ampliado. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das sete da manhã ás sete da noite sem fechar ao meio-dia e aos sábados, das oito ao meio-dia.

O secretário, ALFREDO SPIER, fez um apelo às pessoas que ainda não fizeram a vacina contra a gripe, ou que estejam em atraso com alguma dose da vacina contra covid, para que fiquem atentas aos cronogramas, e se dirijam à Unidade de Saúde Central para deixar em dia sua cobertura vacinal.

A Secretaria de Saúde também está recomendando a retomada do uso de máscara em locais de grande circulação pública. A orientação também vale para festas, eventos, escolas e estabelecimentos de saúde. Segundo o secretário de saúde, ALFREDO SPIER, o município está recomendando o uso da máscara, não se trata, portanto, de uma obrigatoriedade. O Município também passa a ofertar, a partir desta semana, 40 testes de covid no período matutino e mais 40 no período vespertino, para as pessoas que estiverem entre o segundo e o quinto dia do início de sintomas respiratórios. A coleta será na Unidade de Saúde Central, por ordem de chegada, com atendimento das oito as dez da manhã e entre uma e três da tarde.

A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina iniciou na madrugada desta quarta-feira, a Operação Corpus Christi 2022. O trabalho especial se estende até a meia-noite do próximo domingo. Na região, haverá aumento da fiscalização em trechos das BRs 163, 282 e 158. Já a operação da Polícia Rodoviária Estadual começa as seis horas da tarde de hoje. As ações terão como foco a fiscalização dos condutores e a prevenção de acidentes nas rodovias estaduais de Santa Catarina. A orientação das policias rodoviárias é que os condutores respeitem os limites de velocidades, as ultrapassagens não permitidas e as questões relacionadas à embriaguez ao volante.

Um idoso sofreu ferimentos em um acidente de trabalho com uma máquina pesada nesta terça-feira. O fato aconteceu por volta das 11 e meia da manhã na Linha Jundiá, interior de Iporã do Oeste. Populares que estavam no local relataram que o homem de 62 anos trabalhava com auxílio de uma retroescavadeira, quando um saco de cimento caiu sobre uma alavanca da máquina, acionando por acidente a concha do equipamento, que acabou atingindo e prensando o trabalhador. O Corpo de Bombeiros informou que ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês, com suspeita de fratura nas costelas.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste encontrou uma quantidade de drogas escondida em uma área de mata nesta terça-feira. Em uma operação que contou com o emprego dos cães de faro do CANIL do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, a guarnição localizou 159 gramas de maconha escondida no meio de pedras, dentro da mata, na estrada que vai para a Linha Santa Catarina. O produto foi apreendido e levado para a delegacia de polícia. Os responsáveis pela droga não foram localizados pela PM. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Em outra operação de combate ao tráfico de drogas, a Polícia Militar encontrou uma pequena quantidade de cocaína em uma casa noturna na entrada da Linha Barra do Veado. As guarnições do Tático e do Canil realizaram a abordagem em uma boate localizada às margens da BR 282. Em um dos quartos, em cima de uma cômoda, foi localizada uma sacola plástica com sete gramas de cocaína. Questionada sobre a propriedade da droga, a mulher informou que o produto era de um freqüentador que estaria em outra casa noturna nas proximidades. Os policiais foram até a outra boate conversaram com o suspeito que negou os fatos. Um homem e uma mulher foram presos e levados para a delegacia. Além da droga, foram apreendidos dois aparelhos de telefone celular e cem reais em dinheiro.

A Polícia Militar apreendeu 23 quilos de drogas na noite de ontem na estação rodoviária de São Miguel do Oeste. Por volta das dez horas, a PM abordou um ônibus que fazia a Linha Foz do Iguaçu a Porto Alegre. Durante a abordagem os policiais militares desconfiaram da atitude de três passageiras. Ao revistar as bagagens das mulheres foram encontrados sete quilos de maconha, dois quilos de cocaína e 12 quilos e meio de crack. Casa uma delas estava transportando um tipo de droga. As mulheres são duas bolivianas e uma gaúcha. A brasileira relatou aos policias que iria receber mil reais para realizar o transporte da droga. As três foram presas por tráfico internacional de entorpecentes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.