-UM DIA APÓS O SENADO, CÂMARA APROVA TETO DO ICMS PARA COMBUSTÍVEIS
-SC VAI DEIXAR DE ARRECADAR CINCO BILHÕES ATÉ O FINAL DE 2023 COM LIMITE DO ICMS
-QUARTEL DOS BOMBEIROS EM MONDAÍ COMPLETA UM ANO EM JUNHO
-AGRICULTORES DE SANTA HELENA RECEBEM NOVA COTA DE CALCÁRIO
-PROJETO DA EPAGRI DE DESCANSO SERÁ APRESENTADO NA COLÔMBIA
-PREFEITURAS DA REGIÃO TERÃO PONTO FACULTATIVO NA SEXTA-FEIRA
-OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI COMEÇA HOJE NAS RODOVIAS DO ESTADO
-MULHERES SÃO PRESAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Os militares da Ucrânia têm munição e armas suficientes, mas precisam de mais armamento de longo alcance. A afirmação é do presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. Em um encontro virtual com jornalistas da Dinamarca, ele disse que as armas de longo alcance são essenciais para que a Ucrânia consiga vencer a Rússia na guerra, que acontece no país desde 24 de fevereiro. A maior parte das armas que a Ucrânia tem recebido de países do Ocidente, principalmente dos Estados Unidos e da União Europeia, ficam estocadas em bases na região oeste do país, perto da Polônia.
O México vai denunciar internacionalmente a mineradora americana Vulcan Materials e uma filial que opera na Riviera Maya local, que o país acusa de causar uma "catástrofe ecológica" nessa região turística. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR. Sem especificar a que instância levará o caso, ele acusou a Vulcan e sua subsidiária Calica, de causar uma série de danos ambientais, ao extrair calcário próximo à costa caribenha "para construir estradas nos Estados Unidos". De acordo com OBRADOR, as ações afetaram poços subterrâneos de água doce e rios submarinos com ou sem licenças.
Aos gritos de "morte" ao partido no governo, dezenas de manifestantes marcharam nesta terça-feira na Bolívia, pedindo liberdade para a ex-presidente interina JEANINE ÁÑEZ, condenada a dez anos de prisão por assumir irregularmente o poder. Ela presidiu interinamente o país entre 2019 e 2020. JEANINE assumiu o cargo de presidente, depois que EVO MORALES renunciou por ser acusado de fraudar eleições pela Organização dos Estados Americanos. Um tribunal de La Paz considerou que ela é culpada, pelos crimes de violação de deveres e resoluções contrárias à Constituição. A família de ÁÑEZ anunciou que vai recorrer da decisão em todas as instâncias judiciais na Bolívia, antes de ir à Justiça internacional.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, foi escolhido nesta terça-feira para presidir o Tribunal Superior Eleitoral a partir de 16 de agosto. Ele estará à frente da corte durante as eleições deste ano. MORAES substitui EDSON FACHIN no cargo. O ministro RICARDO LEWANDOWSKI será o vice. A eleição do comando do TSE é simbólica. O presidente e o vice da corte eleitoral sempre são oriundos do STF e tradicionalmente, há um rodízio entre os magistrados, com base na ordem de antiguidade. O TSE tem sete ministros, sendo três originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e outros dois representantes da classe dos juristas.
Um levantamento publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional estima que 20 milhões e 800 mil pessoas não têm acesso à coleta de lixo regular no país. Por outro lado, os números mostram que esse serviço alcança 90 por cento da população. Os dados são do Diagnóstico Temático sobre Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, lançado nesta terça-feira. Os indicadores de macrorregiões variam entre 80 por cento no Norte e 96 por cento no Sudeste. Em municípios da faixa populacional com renda mais baixa, o atendimento abrange 74 por cento da população total. Nos municípios da faixa de renda mais elevada, a porcentagem chega a 99 vírgula quatro por cento.
Um dia depois da aprovação pelo Senado, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, o texto-base do projeto que limita as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incidentes sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Pelo texto, esses itens passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que proíbe estados de cobrarem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia entre 17 e 18 por cento, a depender da localidade. Esta é a segunda vez que os deputados analisam a proposta, que teve origem na Câmara. Uma segunda votação é necessária, pois o texto foi aprovado no Senado com mudanças. O conteúdo principal do projeto foi mantido. Hoje, o texto seguirá para sanção.
Santa Catarina possui a segunda maior taxa de escolaridade líquida do país, perdendo apenas para o Distrito Federal. A informação está no Mapa do Ensino Superior divulgado pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil. A taxa de escolaridade líquida é medida pelo percentual de jovens de 18 a 24 anos, matriculados no ensino superior, em relação ao total da população da mesma faixa etária. A taxa é de 26 e meio por cento no Estado. 83 por cento das matrículas totais do Estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 57 vírgula sete por cento das matrículas são em cursos presenciais.
Com a aprovação no Senado do projeto de lei que limita o ICMS de combustíveis, energia, comunicação e transporte coletivo a 17 por cento, Santa Catarina vai deixar de arrecadar mais de cinco bilhões até o final de 2023, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda. O governo estadual disse que não vai aumentar o valor de outros produtos para compensar a perda de arrecadação. Atualmente, a alíquota do ICMS em Santa Catarina é de 25 por cento para gasolina e 12 por cento para o diesel e também 25 por cento para energia elétrica. Porém, para quem consome até 150 quilowatts, a alíquota é de 12 por cento e essa política de redução será mantida.
A Guerra entre Rússia e Ucrânia já provocou aumento dos custos com insumos e matérias-primas em 70 vírgula sete por cento das empresas industriais e da construção de Santa Catarina. De acordo com a Sondagem Especial, realizada pelo Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina e pela Confederação Nacional da Indústria, 52 por cento das empresas sentiram aumento acima do esperado no preço dos insumos importados. Por conta disso, as 38 por cento das empresas catarinenses declararam que estão analisando as estratégias de aquisição de matérias-primas no Brasil e 30 por cento procuram novos fornecedores no exterior.
Prefeituras terão ponto facultativo na sexta-feira. São João do Oeste, Descanso e Itapiranga decretaram ponto facultativo. Já Tunápolis, Santa Helena, Iporã do Oeste e Mondaí não emitiram decreto e terão atendimento normal. O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, considera que a demanda de serviços é bastante grande e não tem justificativa para prolongar o feriado, com quatro dias sem trabalho. Nesta quinta-feira será feriado nacional de Corpus Christi. Nos municípios com decreto de Ponto Facultativo, as atividades prosseguem normais até esta quarta-feira. A partir de amanhã, todas as repartições públicas municipais estarão fechadas, voltando a atender somente na segunda-feira, dia 20 de junho. Os atendimentos emergenciais nos setores da saúde serão realizados por plantões médicos. Os bancos não abrem amanhã e na sexta-feira, o atendimento será normal, de acordo com a Febraban.
Santa Helena publica edital para concessão de auxílio transporte e bolsas de estudo. Incentivos serão concedidos através da Secretaria de Educação do município. Objetivo é de apoiar os alunos do Ensino técnico profissionalizante ou de primeira graduação em curso Superior. De acordo com a secretária de educação de Santa Helena, LAÍS TELOEKEN, o edital do Programa de incentivos foi aberto nesta segunda-feira e ficará disponível até o dia 24 de junho, através do site oficial do município na Internet, onde os interessados deverão consultar todos os documentos necessários e baixar os formulários, que deverão ser entregues preenchidos na Secretaria para formular o pedido do benefício. LAÍS destaca que todos os processos serão avaliados por uma comissão, com a verificação de todos os documentos entregues e da comprovação do cumprimento das horas de trabalho voluntário exigidas na Lei para a concessão do benefício do primeiro semestre.
A secretária afirma que o programa de incentivos já é antigo no município e os recursos disponibilizados para o pagamento dos auxílios é oriundo da própria prefeitura, com teto máximo de 300 reais para bolsas de estudo de graduação, 100 reais para cursos de nível técnico profissionalizante e 250 reais para auxílio transporte. LAÍS TELOEKEN afirma que a expectativa é de que até o fim deste ano, sejam investidos pelo menos 70 mil reais no programa. De acordo com ela, em caso de dúvidas, os alunos poderão procurar ajuda diretamente na Secretaria de Educação de Santa Helena.
Epagri desenvolve método de difusão de conhecimentos pela Internet. O método chamado de Zap Rural é uma forma de Assistência Técnica e Extensão Rural Digital desenvolvida pelo escritório da Epagri de Descanso, em parceria com o escritório de Pedras Grandes, no sul do Estado. A Extensionista da Epagri de Descanso, FLÁVIA DE OLIVEIRA, destaca que em vídeos com cerca de dois minutos com linguagem acessível e conteúdo de qualidade, a ferramenta serve de formação interativa, auxiliando no dia a dia das famílias rurais. Ela ressalta que os materiais desenvolvidos e apresentados através dos grupos de WhatsApp são de caráter técnico, social, ambiental ou qualquer outra temática ligada ao cotidiano do meio rural. FLÁVIA observa que são materiais criados por Extensionistas, pesquisadores, pelos próprios agricultores familiares e outros profissionais, como forma de compartilhamento de saberes.
Projeto desenvolvido pela Epagri de Descanso será apresentado na Colômbia. FLÁVIA DE OLIVEIRA destaca que o convite partiu de um professor da Universidade de São Paulo, através da Rede Aurora, que reúne instituições de extensão rural, universidades, estudantes e técnicos de todo o país. Ela cita que o professor da USP republicou um dos conteúdos do Zap Rural de Descanso, que acabou chamando a atenção de um grupo na Colômbia e motivando o convite do Ministério da Agricultura daquele país. FLÁVIA observa que o congresso para apresentação do Projeto para a Colômbia e demais países da América Latina e Caribe vai ocorrer de 30 de junho a dois de julho, através de uma plataforma online. O Brasil será representado pela USP e pela Epagri. FLÁVIA DE OLIVEIRA destaca que o conteúdo é publicado duas vezes por semana e todos os agricultores da Regional podem solicitá-lo aos Extensionistas do seu município.
A Política Ambiental de São João do Oeste estabelece vários projetos de combate à poluição. Entre as prioridades está a construção de um pavilhão, para criar um espaço adequado para receber materiais que não fazem parte da coleta regular. Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, ROGÉRIO RECH, o projeto da política reversa visa a devolução de vários materiais aos fabricantes. Estão incluídos itens como pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de agrotóxicos e de medicamentos veterinários. O Secretário observa que o retorno e destino correto de embalagens de agrotóxicos e medicamentos veterinários já possui bom encaminhamento por empresas e cooperativas. O município vai construir um espaço que também vai servir para depósito de vidros e pneus, que atualmente fazem parte da recolha de forma esporádica.
ROGÉRIO RECH considera que o poder público precisa apoiar ações para desenvolver a cadeia de reciclagem e preservar o meio ambiente. De acordo com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, a Política Reversa é uma forma de contribuir com as empresas e estabelecer várias parcerias, que incluem conscientização nas escolas até as orientações do Instituto do Meio Ambiente. Com o depósito apropriado, a meta é reduzir o risco de crime ambiental com local adequado para armazenar lixo tóxico. O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste informa que inicialmente será feito investimento de 200 mil reais na construção do pavilhão para depósito. Também serão utilizadas madeiras produzidas em área de reflorestamento do município na edificação.
Depósito visa estabelecer um local seguro para guardar materiais poluentes. Investimento será na estrutura e para cumprir outras obrigações, que incluem licenças ambientais para um depósito sem risco de poluição. Segundo ROGÉRIO RECH, a última etapa do processo é destinar os materiais aos fabricantes para um destino final correto. O Secretário lembra que atualmente o município realiza duas recolhas por ano em datas pré-agendadas. São ações isoladas e muitas vezes sem a eficiência ideal, pois não é possível armazenamento em qualquer local. RECH reforça que o espeço físico adequado e licenciado vai permitir a coleta continua para a política reversa ser colocada em prática em São João do Oeste.
Polícia Militar Rodoviária desenvolve Campanha do Agasalho. De acordo com o comandante do Posto 12 de Iporã do Oeste, EDSON BARBOSA, a atividade faz parte do Projeto “Respeitando o Hoje, Vivendo o Amanhã” e tem o intuito de amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade, que não possuem condições de comprar roupas para o enfrentamento do frio no inverno. BARBOSA cita que podem ser doadas peças de roupas adequadas à estação, desde que estejam em condições de uso. O comandante pontua que as ações estão ocorrendo nos 25 municípios da jurisdição do Posto de Iporã do Oeste e seguirão até o dia 22 de junho. Ele salienta que durante as atividades rotineiras nas rodovias, os policiais possuem olhar diferenciado para identificar famílias que precisam de ajuda. As pessoas interessadas em contribuir na Campanha podem deixar as doações na sede da corporação, situada ao lado da rodovia SC 163, em Iporã do Oeste.
Santa Helena distribui calcário aos agricultores através do Programa Terra Boa. Produto é utilizado para a correção do solo nas lavouras. De acordo com MARCIANO FROZZI, da Epagri de Santa Helena, a cota disponibilizada para o município através do Programa Terra Boa do Governo do Estado é de mil toneladas. Ele destaca que nesta semana estão sendo entregues o montante de 830 toneladas que foram recebidas até o momento, com previsão de entrega do volume restante no mês de julho. A concessão do calcário acontece mediante a apresentação de uma análise de solo que justifique o pedido, sendo que cada agricultor pode receber no máximo 30 toneladas. FROZZI explica que o calcário não é um adubo propriamente dito, mas sim um corretivo para o solo.
MARCIANO FROZZI enfatiza ainda que no dia quatro de julho também terá início o Programa Troca Troca de sementes de milho do Governo do Estado e que os interessados poderão fazer o encaminhamento dos pedidos diretamente no escritório municipal da Epagri de Santa Helena. No caso do Programa Troca Troca de sementes de milho, FROZZI pontua que cada agricultor terá direito a receber até cinco sacas de semente para o plantio, com devolução em sacos de milho no próximo ano, já com o produto da colheita.
Quartel dos Bombeiros de Mondaí completa um ano de atividades. Inauguração oficial foi no dia 18 de junho de 2021. Para celebrar a data, um ato solene foi realizado na noite desta segunda-feira na Casa da Cultura do município, com entrega de medalhas e promoção de bombeiros comunitários. O comandante, TIAGO SIDNEI BIEGER, lembra que a instalação da corporação em Mondaí inicialmente foi em forma de posto avançado do quartel de Iporã do Oeste e que a subida para outro patamar ocorreu somente no início deste ano, quando o quartel deixou de ser de responsabilidade do comando de Iporã do Oeste e passou a ter estrutura própria de comando e efetivo fixo, com aquisição de viaturas e equipamentos. Atualmente, o quartel atende preferencialmente os municípios de Mondaí e Riqueza, mas também presta auxílio em outras localidades quando necessário.
O comandante avalia que com a instalação do quartel em Mondaí, a resposta do Corpo de Bombeiros ao atendimento de ocorrências se tornou mais rápida nos municípios de abrangência, diminuindo também os atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde, que antes realizava atendimentos emergenciais com ambulâncias e profissionais de sobre aviso. BIEGER observa que desde a inauguração do quartel há um ano, já foram atendidas mil 309 ocorrências, evidenciando a importância da corporação para a sociedade. TIAGO SIDNEI BIEGER destaca que o efetivo do quartel de Mondaí atualmente é composto por seis bombeiros militares e a estrutura conta com um caminhão de combate a incêndios, uma ambulância, uma viatura 4x4 para salvamento e resgate e uma viatura para os trabalhos administrativos. O comandante afirma que apenas o caminhão de combate a incêndios precisa ser substituído devido ao uso que já soma 40 anos, tendo passado pelos quartéis de Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Iporã do Oeste e atualmente sendo usado pelo quartel de Mondaí. Cita que o comando da corporação no Estado informou que a troca deverá ser concretizada até o fim deste ano, com a aquisição de um caminhão novo para combate a incêndios.
A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina iniciou na madrugada desta quarta-feira, a Operação Corpus Christi 2022, que se estende até as 23h59 do próximo domingo, 19 de junho. Serão cinco dias com aumento relevante de fluxo de veículos nas rodovias, fator que pode contribuir para a ocorrência de acidentes. O objetivo é de prevenir condutas que aumentam o risco de acidentes graves ou pioram as lesões das vítimas, como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança como capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças. Não haverá nenhum tipo de restrição de tráfego em pista simples para veículos com dimensões excedentes como bitrens ou cegonhas, neste feriado e final de semana.
A Polícia Militar Rodoviária vai iniciar às 18 horas desta quarta-feira, a Operação Corpus Christi 2022, que seguirá até às 8h da próxima segunda-feira, 20 de junho. De acordo com a corporação, as ações terão como foco a fiscalização dos condutores e a prevenção de acidentes nas rodovias estaduais de Santa Catarina. Desta forma, a Polícia orienta os condutores para que respeitem os limites de velocidade, as ultrapassagens não permitidas e as questões relacionadas à embriaguez ao volante. Na operação realizada no ano passado, aconteceram 95 acidentes, sendo 51 com vítimas e 44 sem vítimas, envolvendo 157 veículos, causando ferimentos em 72 pessoas e quatro mortes nas rodovias estaduais.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tráfico de drogas por volta das 11h50 desta terça-feira, na entrada da Linha Barra do Veado, em Descanso. As guarnições do Tático e do Canil realizaram a abordagem em uma casa noturna localizada às margens da BR 282. Durante a abordagem, foi realizada a identificação de uma mulher e um homem que estavam no local. Em um dos quartos, em cima de uma cômoda, foi localizada uma sacola plástica com sete gramas de cocaína. Questionada sobre a propriedade da droga, a mulher informou que não era de propriedade dela ou do homem e sim de um frequentador do local que estava em outra casa noturna nas proximidades. Os policiais foram até a outra boate e dialogaram com o homem e ele relatou que não conhecia a mulher. Diante da situação, a Polícia Militar fez a apreensão da droga, de dois celulares e cem reais em espécie. O homem e a mulher foram presos por tráfico de drogas.
Polícia prende três mulheres por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Operação de abordagem foi na Rodoviária por volta das 22h, a um coletivo que fazia a Linha de Foz do Iguaçu a Porto Alegre. Durante a abordagem, os policiais militares desconfiaram da atitude de três passageiras, que demonstraram nervosismo. Elas estavam levando algumas caixas embaixo dos bancos e outras no bagageiro. Foi solicitado que elas descessem para os policiais efetuarem a conferência das bagagens, onde foram encontrados seis quilos e 900 gramas de maconha, dois quilos e 100 gramas de cocaína e 12 quilos e 600 gramas de crack dentro das bagagens, sendo que cada uma delas estava transportando um tipo de droga. A identificação das mulheres apontou que duas eram bolivianas e uma gaúcha. A brasileira relatou aos policias que iria receber mil reais para realizar o transporte. A droga foi apreendida e as três mulheres foram presas por tráfico.