-UM DIA APÓS O SENADO, CÂMARA APROVA TETO DO ICMS PARA COMBUSTÍVEIS
-SC VAI DEIXAR DE ARRECADAR CINCO BILHÕES ATÉ O FINAL DE 2023 COM LIMITE DO ICMS
-IBGE POSSUI 12 VAGAS PARA ITAPIRANGA COM INSCRIÇÃO ATÉ HOJE
-TUNÁPOLIS TEM AMPLA PROGRAMAÇÃO DO JUNHO VIOLETA
-SÃO JOÃO DO OESTE AMPLIA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
-ITAPIRANGA TERÁ NOVO TERRENO PARA A EDUCAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE
-POLÍCIA RODOVIÁRIA INICIA OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI
-PM PRENDE TRÊS MULHERES POR TRÁFICO DE DROGAS EM SMO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura mínima registrada nas últimas horas em Itapiranga foi de sete graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Os militares da Ucrânia têm munição e armas suficientes, mas precisam de mais armamento de longo alcance. A afirmação é do presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. Em um encontro virtual com jornalistas da Dinamarca, ele disse que as armas de longo alcance são essenciais para que a Ucrânia consiga vencer a Rússia na guerra que acontece no país desde 24 de fevereiro. A maior parte das armas que a Ucrânia tem recebido de países do Ocidente, principalmente dos Estados Unidos e da União Europeia, ficam estocadas em bases na região oeste do país, perto da Polônia.
O México vai denunciar internacionalmente a mineradora americana Vulcan Materials e uma filial que opera na Riviera Maya local, que o país acusa de causar uma "catástrofe ecológica" nessa região turística. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR. Sem especificar a que instância levará o caso, ele acusou a Vulcan e sua subsidiária Calica de causar uma danos ambientais ao extrair calcário próximo à costa caribenha "para construir estradas nos Estados Unidos". De acordo com OBRADOR, as ações afetaram poços subterrâneos de água doce e rios submarinos com ou sem licenças.
Aos gritos de "morte" ao partido no governo, dezenas de manifestantes marcharam nesta terça-feira na Bolívia pedindo liberdade para a ex-presidente interina JEANINE ÁÑEZ, condenada a dez anos de prisão por assumir irregularmente o poder. Ela presidiu interinamente o país entre 2019 e 2020. JEANINI assumiu o cargo de presidente depois que EVO MORALES renunciou por ser acusado de fraudar eleições pela Organização dos Estados Americanos. Um tribunal de La Paz considerou que ela é culpada pelos crimes de violação de deveres e resoluções contrárias à Constituição. A família de ÁÑEZ anunciou que vai recorrer da decisão em todas as instâncias judiciais na Bolívia antes de ir à Justiça internacional.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, foi escolhido nesta terça-feira para presidir o Tribunal Superior Eleitoral a partir de 16 de agosto. Ele estará à frente da corte durante as eleições deste ano. MORAES substitui EDSON FACHIN no cargo. O ministro RICARDO LEWANDOWSKI será o vice. A eleição do comando do TSE é simbólica. O presidente e o vice da corte eleitoral sempre são oriundos do STF e tradicionalmente há um rodízio entre os magistrados com base na ordem de antiguidade. O TSE tem sete ministros, sendo três originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e outros dois representantes da classe dos juristas.
Um levantamento publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional estima que 20 milhões e 800 mil pessoas não têm acesso à coleta de lixo regular no país. Por outro lado, os números mostram que esse serviço alcança 90 por cento da população. Os dados são do Diagnóstico Temático sobre Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, lançado nesta terça-feira. Os indicadores de macrorregiões variam entre 80 por cento no Norte e 96 por cento no Sudeste. Em municípios da faixa populacional com renda mais baixa, o atendimento abrange 74 por cento da população total. Nos municípios da faixa de renda mais elevada, a porcentagem chega a 99 vírgula quatro por cento.
Um dia depois da aprovação pelo Senado, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base do projeto que limita as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incidentes sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Pelo texto, esses itens passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que proíbe estados cobrarem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia entre 17 e 18 por cento, a depender da localidade. Esta é a segunda vez que os deputados analisam a proposta, que teve origem na Câmara. Uma segunda votação é necessária, pois o texto foi aprovado no Senado com mudanças. O conteúdo principal do projeto foi mantido. Hoje, o texto seguirá para sanção.
Santa Catarina possui a segunda maior taxa de escolaridade líquida do país, perdendo apenas para o Distrito Federal. A informação está no Mapa do Ensino Superior divulgado pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil. A taxa de escolaridade líquida é medida pelo percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária. A taxa é de 26 e meio por cento no Estado. 83 por cento das matrículas totais do Estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 57 vírgula sete por cento das matrículas são em cursos presenciais.
Com a aprovação no Senado do projeto de lei que limita o ICMS de combustíveis, energia, comunicação e transporte coletivo a 17 por cento Santa Catarina vai deixar de arrecadar mais de cinco bilhões até o final de 2023, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda. O governo estadual disse que não vai aumentar o valor de outros produtos para compensar a perda de arrecadação. Atualmente a alíquota do ICMS em Santa Catarina é de 25 por cento para gasolina e 12 por cento para o diesel e também 25 por cento para energia elétrica. Porém, para quem consome até 150 quilowhats, a alíquota é de 12 por cento e essa política de redução será mantida.
A Guerra entre Rússia e Ucrânia já provocou aumento dos custos com insumos e matérias-primas em 70 vírgula sete por cento das empresas industriais e da construção de Santa Catarina. De acordo com a Sondagem Especial realizada pelo Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina e pela ConfederaçãoNacional da Indústria, 52 por cento das empresas sentiram aumento acima do esperado no preço dos insumos importados. Por conta disso, as 38 por cento das empresas catarinenses declararam que estão analisando as estratégias de aquisição de matérias-primas no Brasil e 30 por cento procuram novos fornecedores no exterior.
Cine Peperi realiza promoção do meio ingresso e sessão extra de feriado. O Cine Peperi mais uma vez realiza a já conhecida promoção, onde todos pagam somente meio ingresso. A ação é válida desta quarta-feira até sexta-feira. O filme em exibição é Jurassic World Domínio em 3D e também em 2D, que estará na telona do cinema no horário das 18h30 e 21h30. Além da promoção onde todos pagam a metade do valor do ingresso, nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, também ficou definida uma sessão extra, que será às 14h30 com o filme Top Gun – Maverick em 2D. O longa também será exibido no sábado e domingo, às 14h30.
O IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, está com inscrições abertas para o processo seletivo de contratação temporária de recenseadores para o Censo 2022 em Itapiranga. Ao todo, 12 vagas ainda estão disponíveis na cidade. O prazo para inscrição termina nesta quarta-feira, dia 15. É necessário possui ensino fundamental completo. De acordo com o edital, a remuneração do recenseador será por produção. A inscrição deve ser feita de forma on-line. O candidato deverá acessar a do IBGE para preencher e enviar o formulário de inscrição. Não será cobrada nenhuma taxa. Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho. Em todo o Brasil, serão mais de seis mil postos de coleta. Cerca de 183 mil recenseadores vão cobrir todo o território brasileiro.
Prefeitura de Itapiranga realiza melhorias em pavimentação asfáltica. A operação tapa-buracos aconteceu em ruas do centro e bairros, nesta terça-feira. O trabalho foi realizado pela prefeitura, por intermédio da secretaria de Administração, Obras e Serviços Urbanos, com apoio da secretaria de Transportes e Obras. Foram utilizadas em torno de 34 toneladas de massa asfáltica. As intervenções no pavimento ocorrem nos pontos mais críticos na rua do Comércio, bairros Floresta e Santa Tereza Baixo e nas ruas São Jacó, São Bonifácio e Arco Íris. Os reparos visam melhorar as condições de trafegabilidade, oferecendo mais segurança aos motoristas. Uma nova ação está programada para os próximos dias na ITG-070 e bairros.
O Governo de Itapiranga instalou um parque infantil na comunidade Santa Tereza D’Ávila, no bairro Santa Tereza Baixo, e uma academia ao ar livre com sete aparelhos, em linha Beleza. O valor investido foi de 36 mil reais. A preparação da base e a colocação dos equipamentos foi realizada pelo setor de Urbanismo. Com este investimento, a Administração Municipal atende um anseio das famílias que residem nas áreas contempladas com as melhorias. São ações importantes que impactaram diretamente na qualidade de vida das pessoas e ampliam as possibilidades de recreação e lazer para quem usa esses espaços coletivos.
Violência contra a pessoa idosa é tema da Campanha “junho violeta” em Tunápolis. Campanha é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Combate à Violência contra a pessoa idosa, no dia 15 deste mês. De acordo com a psicóloga do CRÁS de Tunápolis, KELLY VALDUGA, a data está sendo trabalhada no município para conscientizar sobre a responsabilidade de cada pessoa na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos idosos. KELLY cita que a informação e o debate sobre o assunto são cruciais no momento em que mais da metade das denúncias de violência recebidas no Disk 100 ocorrem no ambiente doméstico, com os suspeitos geralmente sendo os próprios filhos, netos ou cuidadores das vítimas. A psicóloga observa que com o avanço da idade, as pessoas vão se tornando cada vez mais vulneráveis por fatores como saúde, doenças e dificuldades de locomoção, que as tornam mais dependentes de outras pessoas para atividades rotineiras.
KELLY VALDUGA destaca que dentre as violências mais comuns estão a agressão física contra a pessoa idosa, a violência mental caracterizada por ações que façam o idoso se sentir constrangido ou humilhado, a violência financeira caracterizada quando os familiares se utilizam de recursos do idoso, se apropriando de cartões bancários e salários, a violência sexual e a violência por negligência, quando o responsável deixa de agir em favor do idoso quando necessário. A profissional observa que durante a pandemia as denúncias aumentaram, pois os idosos foram impedidos de realizar uma série de atividades, sendo obrigados a ficar mais tempo em casa com familiares ou cuidadores e suscetíveis a sofrerem violência no próprio convívio familiar.
Comportamentos estranhos podem ser sinal de violência. A psicóloga do CRAS de Tunápolis, KELLY VALDUGA, cita alguns desses comportamentos que podem ser observados para identificar casos de violência. Alguns exemplos são as alterações de comportamento, demonstrações de desconforto na presença de algum familiar ou cuidador, diminuição da interação com outras pessoas, falta de interesse por atividades antes prazerosas, sinais de demência, surgimento de dívidas em nome do idoso ou diminuição fora do comum no saldo bancário, bem como surgimento de doenças causadas por negligência. A profissional cita que em caso de suspeita de violência, as denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disk 100, no CRAS, na Unidade de Saúde ou até mesmo na Delegacia de Polícia.
A Política Ambiental de São João do Oeste estabelece vários projetos de combate à poluição. Entre as prioridades está a construção de um pavilhão para criar um espaço adequado para receber materiais que não fazem parte da coleta regular de lixo. Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, ROGÉRIO RECH, o projeto da política reversa visa a devolução de vários materiais aos fabricantes. Estão incluídos itens como pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de agrotóxicos e de medicamentos veterinários. O Secretário observa que o retorno e destino correto de embalagens de agrotóxicos e medicamentos veterinários já possui bom encaminhamento por empresas e cooperativas. O município vai construir um espaço que também vai servir para depósito de vidros e pneus que atualmente fazem parte de recolha de forma bem esporádica.
ROGÉRIO RECH considera que o poder público precisa apoiar ações para desenvolver a cadeia de reciclagem e preservar o meio ambiente. De acordo com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, a Política Reversa é uma forma de contribuir com as empresas e estabelecer várias parcerias que incluem conscientização nas escolas até as orientações do Instituto do Meio Ambiente. Com o depósito apropriado, a meta é reduzir o risco de crime ambiental com local adequado para armazenar lixo tóxico. O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, informa que inicialmente será feito investimento de 200 mil reais na construção do pavilhão para depósito. Também serão utilizadas madeiras produzidas em área de reflorestamento do município.
Depósito visa estabelecer um local seguro para guardar materiais poluentes. Investimento será na estrutura e para cumprir outras exigências, que incluem licenças ambientais para um depósito sem risco de poluição. Segundo ROGÉRIO RECH, a última etapa do processo é destinar os materiais aos fabricantes para um destino final correto. O Secretário lembra que atualmente o município realiza duas recolhas por ano em datas pré-agendadas. São ações isoladas e muitas vezes sem a eficiência ideal, pois não é possível armazenamento em qualquer local. RECH reforça que o espeço físico adequado e licenciado vai permitir a coleta continua para a política reversa ser colocada em prática.
Município terá novo espaço para a educação infantil no centro da cidade. Compra de terreno vai permitir ampliação de área ao ar livre e novos investimentos. Itapiranga tem vários projetos de reformas, ampliações e novas edificações de creches e escolas da rede municipal de ensino. Conforme a Secretária da Educação, ELAINE JUELLER, o município está em processo de aquisição de um terreno com mais de mil metros quadrados, no centro da cidade para ampliar o espaço destinado a educação infantil. A prefeitura vai investir 750 mil reais para ampliar o espaço de parque e espaço ao ar livre para os alunos do maternal e pré do EMEI São Vicente. A Secretária chama atenção que o terreno fica no mesmo espaço que o município possui creche, educação infantil e ensino fundamental, além da Escola Estadual São Vicente. O terreno tem acesso pela rua São Bonifácio e faz divisa com área do EMEI São Vicente e Creche Elisabeta Rost.
ELAINE MUELLER diz que a compra do terreno é pontual, pois é o último espaço vago que possibilita ampliar a área pública destinada para educandários no centro da cidade. O projeto já passou por aprovação do Conselho Municipal da Educação e ainda depende da aprovação na câmara de vereadores. A Secretária da Educação está otimista para os tramites legais terem agilidade e assim permitir as melhorias para a escola de educação infantil que atende mais de 300 alunos. ELAINE MUELLER salienta que várias escolas do município passam por reformas e ampliações com foco em oferecer boas condições aos profissionais da educação e aos estudantes.
Secretaria da Educação de Itapiranga proporciona capacitação aos professores. Neste feriado de Corpus Christi, mais de 25 professores de Itapiranga participam de uma visita técnica em escolas de Blumenau para conhecer um sistema de ensino que valoriza atividades fora da sala de aula. ELAINE MUELLER, relata que a experiência envolve professores do pré, jardim e maternal. Em Blumenau a equipe vai acompanhar espaços diferentes, com a política do desemparedamento, que visa tirar as crianças de dentro da sala de aula e trabalhar com os elementos da natureza. É uma forma de observar melhor terra, água, ar e o fogo e desenvolver as atividades em um ambiente alternativo.
Operação Corpus Christi nas rodovias estaduais inicia nesta quarta-feira. A Polícia Militar Rodoviária vai iniciar nesta quarta-feira, às 18 horas, a Operação Corpus Christi 2022, que segue até às oito horas da próxima segunda-feira. As ações terão como foco a fiscalização dos condutores e a prevenção de acidentes nas rodovias estaduais de Santa Catarina. Desta forma, a PMRv orienta os condutores para que respeitem os limites de velocidades, as ultrapassagens não permitidas e as questões relacionadas à embriaguez ao volante. Na mesma operação realizada em 2021 aconteceram 95 acidentes, sendo 51 com vítimas e 44 sem vítimas, envolvendo 157 veículos, causando ferimentos em 72 pessoas e quatro mortes.
A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina iniciou na madrugada desta quarta-feira, a Operação Corpus Christi 2022, que se estende até o próximo domingo. Serão cinco dias com aumento relevante de fluxo de veículos nas rodovias, fator que pode contribuir para a ocorrência de acidentes. Os trechos mais preocupantes ficam nas BRs 282 e 116, na região de Lages, devido à Festa do Pinhão, evento que atrai milhares de pessoas à serra catarinense e que não acontecia desde 2019 devido à pandemia. Em virtude disso a PRF vai intensificar a fiscalização nas rodovias federais do Planalto Serrano com agentes convocados no período de folga e também com policiais que atuam em funções administrativas. O objetivo é prevenir condutas que aumentam o risco de acidentes graves ou pioram as lesões das vítimas, como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e consumo de álcool.
Empresário de SMO procura a Polícia Civil e assume propriedade dos 21 motores encontrados em Descanso. A Delegacia de Descanso, realiza trabalhos de investigação envolvendo o encontro e recuperação de 21 motores que estavam dentro de um baú de caminhão, em uma área de mata localizada na Linha Barra do Veado, no interior de Descanso. No dia cinco de junho, após receber denúncia anônima, uma guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático foi até o local e encontrou os motores dentro de um baú de caminhão. O material foi apreendido e recolhido. Conforme o Delegado de Polícia Civil, CLÉVERSON MÜLLER, um empresário de São Miguel do Oeste, que atua no ramo de venda de peças automotivas seminovas, procurou a Polícia Civil, acompanhado de um advogado, e assumiu a propriedade dos motores. Os demais detalhes não foram divulgados, no entanto, a investigação segue em andamento.
Polícia Militar prende três mulheres por tráfico internacional de drogas em São Miguel do Oeste. O flagrante ocorreu nesta terça-feira, por volta das 22 horas. A guarnição da Polícia Militar realizava operação de abordagem a ônibus na Rodoviária de São Miguel do Oeste, oportunidade em que foi abordado um que fazia a Linha Foz do Iguaçu a Porto Alegre. Durante a abordagem os policiais militares desconfiaram da atitude de três passageiras, as quais, logo de início, demonstraram nervosismo./
Elas estavam levando algumas caixas embaixo dos bancos e mais algumas caixas no bagageiro do ônibus. Foi então solicitado que elas descessem para os policiais fazerem a conferência das bagagens.
Durante a conferência foi encontrado quase sete quilos de maconha, mais de dois quilos de cocaína e 12 quilos de crack dentro das bagagens que elas estavam transportando, sendo que, cada uma delas estava transportando um tipo de droga. A Polícia Militar identificou as mulheres sendo duas bolivianas e uma do Rio Grande do Sul. A brasileira, relatou aos policias que iria receber mil reais para realizar o transporte da droga, porém sem dar detalhes sobre o destino. A droga foi apreendida e as três mulheres foram presas por tráfico de drogas. Ao total foi mais de 21 quilos de drogas apreendidas pela Policia Militar de São Miguel do Oeste, configurando um alto prejuízo para o crime organizado.