ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-06-2021 Terça-Feira

-GUEDES CONFIRMA TRES PARCELAS NA TERCEIRA RODADA DO AUXILIO EMERGENCIAL

-GOVERNO ANUNCIA QUE PROFESSORES TERÃO SALÁRIO MINIMO DE 5 MIL REAIS

-TUNÁPOLIS MANTÉM ALERTA NO CONTROLE DA COVID-19

-ALTERAÇÕES NO CBT REDUZEM VALIDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO PARA CATEGORIAS C, D e E

-BELMONTE CRIA PROJETO DE LEI PARA INCENTIVAR EMPRESAS

-CORPO DE BOMBEIROS DISPONIBILIZA SISTEMA ELETRÔNICO PARA SEGURANÇA DE EMPRESAS

-AMBULANTE COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO É DETIDO

-AVÔ É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR NETA DE CINCO ANOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu aberto com pouca nebulosidade.A temperatura pode chegar a 21graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo seis reais e 15centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


A Alemanha avança para uma suspensão gradual da obrigação do uso de máscara, após uma redução expressiva das infecções por Covid-19 no país. A informação é do ministro da Saúde, JENS SPAHN. De acordo com ele, nas regiões com taxa de incidência pequena e elevada taxa de vacinação, isto poderia alcançar progressivamente os espaços internos. Na Alemanha, o uso de máscara é obrigatório nos locais públicos fechados, no transporte público, estabelecimentos comerciais e algumas ruas muitos frequentadas. 48 por cento dos alemães receberam ao menos uma dose e 25 vírgula sete por cento da população está completamente imunizada.


O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, chamou de "infundadas" as acusações dos Estados Unidos de que o país seria responsável por ataques cibernéticos recentes contra americanos. Em entrevista à emissora NBC, o líder russo disse ter sido acusado de "todo o tipo de coisa", entre eles de ter interferido nas eleições à Casa Branca. Segundo PUTIN, as acusações não tem prova nenhuma, apenas acusações infundadas. Os comentários acontecem às vésperas da primeira reunião entre PUTIN e o presidente norte-americano, JOE BIDEN, na próxima quarta-feira, em Genebra na Suíça.


O Brasil foi ultrapassado pela Argentina e caiu para sexto lugar no Índice de Capacidade de Combate à Corrupção, ranking que mede a capacidade dos países latino-americanos de detectar, punir e prevenir a corrupção. Cinco dos 15 países analisados registraram quedas significativas em suas pontuações. Entre as maiores baixas estão os dois maiores países e as duas maiores economias da América Latina: Brasil e México. Pelo segundo ano seguido, o Uruguai foi o país com a pontuação mais alta no Índice de combate a corrupção feito pela Americas Society/Council of the Americas e pela Control Risks.



Após recuar um vírgula 59 por cento em março e reverter a sequência de 10 meses consecutivos de alta, o IBC-Br Índice de Atividade Econômica, conhecido por sinalizar uma prévia do PIB, avançou zero vírgula 44 por cento em abril. Na comparação trimestral, o resultado registrado entre fevereiro e abril é seis vírgula 79 por cento superior ao do período anterior. Nos primeiros quatro meses do ano, a alta acumulada é de quatro vírgula 77 por cento. Apesar das altas, o indicador ainda soma perda de um vírgula dois por cento nos últimos 12 meses.


O presidente JAIR BOLSONARO reuniu-se via videoconferência com a Pfizer nesta segunda-feira e pediu que a farmacêutica antecipe o envio de doses de sua vacina para o Brasil. A conversa foi com CARLOS MURILLO, presidente da empresa na América Latina. O empresário prometeu priorizar o país, embora não tenha especificado a quantidade que conseguirá antecipar. O adiantamento pedido pelo presidente é referente às 200 milhões de doses que já estão sob contrato com o governo federal e que o país receberá até o final do ano. O país fechou acordo com a empresa em março deste ano, quando assinou a compra de 100 milhões de doses. Em maio, o ministério da Saúde comprou mais 100 milhões de unidades do imunizante da Pfizer.


O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta segunda-feira que a nova rodada do auxílio emergencial terá três meses. O benefício será então prorrogado até outubro, quando o governo espera ter concluído a vacinação da população adulta. GUEDES disse que a prorrogação por mais três meses tem aval da equipe econômica, mas que o anúncio oficial sobre a nova rodada será feito pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo ministro da Cidadania, JOÃO ROMA. A ideia é que a prorrogação seja uma continuidade do benefício e, por isso, os valores devem ser mantidos. Atualmente, o auxílio emergencial é de 150 a 375 reais, a depender da configuração familiar.



O procurador de Justiça JOSÉ GALVANI ALBERTON aceitou, nesta segunda-feira, o convite feito pelo governador CARLOS MOISÉS e será o novo presidente da SCPAR, empresa de parcerias e negócios estratégicos do Governo do Estado. ALBERTON é mestre em Direito e especialista em Direito Constitucional Aplicado. Atuou nas promotorias de São José, Itapiranga, Capinzal, Santo Amaro da Imperatriz, Palmitos, Caçador, Criciúma e Blumenau. Em 1991, foi promovido a procurador de Justiça e exerceu o cargo de procurador-geral de 1999 a 2003.


Uma “nota de alerta” emitida neste domingo pela Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência de Vigilância em Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomenda aos municípios a adoção de novas restrições, além dos decretos estaduais, para conter o novo avanço da pandemia. O documento sugere, entre outras medidas, limitação de horários ou fechamento temporário de bares e restaurantes - exceto para delivery - redução de público em shoppings, fechamento de cinemas e de áreas de convivência de condomínios, além da suspensão temporária de venda de bebidas alcoólicas em determinados horários. A nota informa que o registro de novos casos aumentou 19 por cento na última semana, em comparação com a semana anterior e que é preciso adotar novas medidas para conter esse avanço.


O governador CARLOS MOISÉS disse nesta segunda-feira que nenhum professor da rede estadual que cumpra 40 horas vai receber menos de cinco mil em Santa Catarina. O anúncio surpreendeu, porque o valor é bem maior do que o piso atual do Magistério, que está em dois mil e 800 reais. O reajuste, nesse caso, é de 44 por cento. MOISÉS não detalhou como pretende incrementar os salários dos professores da rede estadual, mas o assunto já está em discussão na Secretaria de Administração e na Secretaria da Fazenda. O Estado pretende detalhar como fará a mudança nas próximas semanas. Segundo o governo, os cinco mil não serão o salário base, sobre o qual incidem outros benefícios, mas a verba remuneratória. Professores que não alcançarem esse valor, somadas todas as fontes de remuneração, terão complemento salarial para chegar ao valor mínimo estabelecido pelo governo.


-REGIÃO POSSUI 12 VAGAS PARA ESTÁGIOS EM ESCOLAS E POUCA PROCURA

-TUNÁPOLIS MANTÉM ALERTA NO CONTROLE DA COVID-19

-ALTERAÇÕES NO CBT REDUZEM VALIDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO PARA CATEGORIAS C, D e E

-BELMONTE CRIA PROJETO DE LEI PARA INCENTIVAR EMPRESAS

-CORPO DE BOMBEIROS DISPONIBILIZA SISTEMA ELETRÔNICO PARA SEGURANÇA DE EMPRESAS


Atendimento presencial no Fórum da Comarca de Mondaí segue suspenso até o final do mês. A informação é do chefe de secretaria do foro, RICARDO CONTER. A decisão adveio da resolução número 15, publicada ainda no final de maio, sobre o atendimento na Comarca. Com isso, o atendimento na Comarca segue em home-office, ou seja, de forma remota. Até 30 de junho está proibido acesso ao Fórum, com exceção dos juízes e membros do Ministério Público. CONTER enfatiza que a nova resolução reedita uma anterior, apenas com alteração do período. Apesar do trabalho à distância, RICARDO CONTER enaltece que houve aumento de produtividade entre os representantes do fórum, pois quando estão em casa ficam muito mais tempo em frente ao computador. Inclusive existe a orientação da Comarca de que em determinado momento o servidor deve levantar e caminhar, para não ficar muito tempo em frente ao computador. O trabalho do Fórum da Comarca, segundo CONTER, é digital, sem mais aquela carga de processos em formato físico. Ele comenta que o trâmite dos processos também está mais rápido.


Região possui 12 vagas para estágios em escolas e pouca procura por parte dos estudantes. A informação é do Integrador Regional de Educação de Itapiranga, SEBASTIÃO FROES. De acordo com ele o Programa Novos Valores é disponibilizado pela Secretaria Estadual da Educação e contempla estudantes do ensino médio. O programa abre possibilidade de o estudante realizar o estágio remunerado dentro dos educandários ou instituições mantidas pelo governo estadual, como a Coordenadoria Regional da Educação e Polícia Civil. O Integrador chama atenção que o primeiro passo é o candidato demonstrar interesse pela vaga efetuando a inscrição na secretaria das escolas que repassa todas as informações necessárias. O pagamento pelo estágio é de 400 reais por mês, mais cinco reais por dia trabalhado. São quatro horas de trabalho por dia, de segunda a sexta-feira.


SEBASTIÃO FROES observa que o estágio na Polícia Civil também inclui alunos do ensino superior. Na Regional são 12 vagas nos municípios de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste e Iporã do Oeste. As inscrições já estão disponíveis. O Integrador chama atenção que a maioria das vagas está disponível em Itapiranga, porém o município possui várias opções para os jovens e restam poucos interessados em atuar nas escolas. FROES diz que é preciso apresentar comprovação de renda dos pais e necessita ser aluno com frequência normal e não pode ter outro vínculo de trabalho. Alunos com muitas faltas na aula terão dificuldades de serem aprovados para o estágio remunerado.


O sócio-proprietário da SERNI Reciclagens, SÉRGIO MALLMANN, da empresa de Iporã do Oeste que faz a coleta seletiva de lixo na região, alerta para a terceira onda do coronavírus que está aumentando o número de casos. Diante da situação, pede para que as pessoas continuem colaborando na separação e identificação do lixo. O material utilizado por pessoa infectada por coronavírus ou outras doenças, segundo MALLMANN, deve ser identificado com fita vermelha, pois é um lixo que deve ir direto ao aterro. Ressalta que os funcionários da SERNI foram vacinados contra Covid-19, porém não garante que estejam 100 por cento imunes ao vírus, e ainda existe o risco de transmitir para familiares. SÉRGIO MALLMANN comenta que já houve casos de familiares dos funcionários que se infectaram com Covid, embora eles mesmos não tenham notado sintomas. Ele acredita que pelo fato de trabalharem no sol e se movimentarem mais, talvez os funcionários tenham imunidade maior, mas mesmo assim podem se infectar e contaminar familiares ou parentes. Por isso reforça a colaboração de todos.


Tunápolis mantém alerta no controle da Covid-19. Dificuldade está em conter aglomerações e atividades que extrapolam as medidas de prevenção. Para o fiscal sanitário de Tunápolis, VANDERLEI STOFFEL, o momento é de dificuldade para o trabalho de quem tem a missão de evitar exageros da população. Ele aponta que a flexibilização dos protocolos tornou a tarefa quase impossível, por ter apenas um fiscal nesta função. Destaca que a missão de orientar e contribuir na prevenção à Covid-19 ficou prejudicada no cenário atual. Ressalta que o fiscal não é bem visto e muitas vezes não é bem recebido no exercício de sua função por ser mal interpretado. STOFFEL afirma que a prevenção já contou com legislação rígida, porém pesou o fator econômico e acabou ocorrendo uma flexibilização exagerada.


O fiscal avalia que no momento há poucas restrições sanitárias e as pessoas assimilam que a pandemia já passou, que não existe mais risco. O resultado tem sido o aumento de casos e todas as regiões de Santa Catarina em situação de risco gravíssimo. VANDERLEI STOFFEL chama atenção que isso atrapalha muito o trabalho dos órgãos de fiscalização, pois o fiscal está enxugando gelo. Ele atua em diferentes ações, porém os fatos voltam a se repetir sem nenhuma punição. Observa que Tunápolis chegou a zerar o número de casos ativos, no entanto voltou a registrar aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus. De acordo com STOFFEL, os protocolos jogam a responsabilidade nos órgãos de fiscalização que possuem pouca autonomia.


Reunião entre prefeitos da AMEOSC nesta segunda-feira deliberou sobre a recuperação da SC 163. A deputada estadual MARLENE FENGLER participou da reunião e lembrou que o governo federal não vai fazer a federalização da rodovia, portanto o Estado terá que assumir. Ainda não existe projeto técnico elaborado e segundo MARLENE, se o estado tiver que fazer processo licitatório vai demorar, por conta da burocracia. Neste caso o processo iniciaria apenas na metade do ano que vem, salvo alguma eventualidade que poderia atrasar ainda mais. Caso a AMEOSC se envolva na elaboração do projeto, existe possibilidade dele ser liberado até o fim deste ano e no início de 2022 o estado lançaria edital para obra de recuperação do trecho de Itapiranga a SMO, principalmente entre Itapiranga e Iporã do Oeste, que é o trecho mais comprometido.


De acordo com a deputada, também é preciso definir se a recuperação será feita por etapas. Por exemplo, se em primeiro momento será atendido o trecho de Itapiranga a SJO, e depois SJO a Iporã do Oeste, e assim por diante. Na sequência o estado faria a execução, o que segundo MARLENE, seria o ideal. Ela relata que a ideia do secretário de Estado de Infraestrutura é que a AMEOSC faça o projeto, por ser uma entidade sem fins lucrativos e que pode contratar empresa sem passar por questões burocráticas, para o processo ser mais rápido. Conforme a deputada, objetivo é reunir os municípios para fazer parceria e elaborar o projeto. MARLENE destaca que a bancada Oeste já garantiu junto com o governo do Estado para que ele faça a recuperação da rodovia.


Conforme a parlamentar, se os prefeitos definirem que não têm condições de destinar recursos para recuperar a rodovia, será necessário fazer um processo normal, lançar edital com licitação, e toda tramitação envolvida. MARLENE FENGLER aponta que o projeto poderia ser efetuado por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER), embora admita ser um processo difícil por se tratar de uma extensão de rodovia grande para revitalização. Salienta que a AMEOSC poderia contratar o projeto, de forma privada, e depois doar para o governo do estado, que então faria licitação e a empresa vencedora executa a obra. Ela lembra que um processo semelhante já foi feito em outras regiões de SC.


Uma nova requisição em relação ao exame toxicológico foi definida junto às alterações no Código de Trânsito Brasileiro publicadas no dia 12 de abril. De acordo com a sócia-proprietária da Auto Escola Iporã, ROSELI VIZENTIN, a obrigação do exame toxicológico vigorava há vários anos, porém agora as exigências são de que cada condutor que possui carteiras C, D e E faça a cada dois anos e meio. Antes era necessário apenas durante a renovação da CNH. Mesmo se o motorista destas categorias não exercer atividade remunerada, é obrigado a fazer o exame. Segundo ROSELI, para condutores cuja carteira de motorista vence até dezembro deste ano, o exame toxicológico deverá ser feito até 31 de julho. Já os motoristas cuja CNH vence entre janeiro de 2022 a abril de 2024, o prazo para fazer o exame é 31 de dezembro deste ano.


Caso o condutor das categorias C, D e E não fizer o exame dentro do período estipulado para ele, terá que pagar multa, chamada de multa de balcão, no valor de mil 467 reais, por conta do vencimento. O valor da coleta do exame toxicológico varia de um laboratório para outro. ROSELI VIZENTIN salienta que hoje existem 18 credenciados no Denatran para fazer este exame. Os laboratórios da região fazem a coleta do cabelo ou pêlo do condutor e encaminham para outros estados, como SP ou RJ, onde é analisado. Conforme ROSELI, os valores dos exames variam entre 140 e 200 reais, dependendo do laboratório conveniado.


Belmonte quer instaurar o programa Fortalecer, com intuito de incentivar as empresas, em decorrência da queda nas vendas causadas pela pandemia. Segundo o prefeito JAIR GIUMBELLI, o projeto de lei ainda será apreciado pela Câmara de Vereadores. Caso aprovado, haverá um convênio entre o município e as entidades financeiras e cooperativas de crédito, no qual a administração pagaria juro de até um por cento mensal no investimento da empresa. Os recursos, conforme GIUMBELLI, seriam de até 12 mil para indústria e comércio, sete mil para prestador de serviço e até quatro mil para microempreendedor individual. O prefeito reitera que as empresas precisam estar regularizadas junto ao município e órgãos federais para serem beneficiadas.


O prefeito comenta que o incentivo não é um valor alto, mas reforça que o município pagaria os juros e as empresas podem reembolsar em até 24 parcelas. Além deste projeto, o município ainda pretende lançar outro programa, para ajudar empresas a se instalarem em Belmonte, por meio do pagamento de aluguel. Segundo GIUMBELLI, no primeiro ano o município pagaria 90 por cento do aluguel, para um valor de até um salário mínimo. No segundo ano seria 70 por cento e no terceiro 50 por cento do valor do aluguel. Caso necessário, lembra que o município também ajudaria na construção e terraplanagem para novos empreendimentos.


Um novo sistema eletrônico, chamado Programa Eletrônico de Licença Habite-se e Funcionamento, é oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste há quase dois meses. De acordo com o cabo e chefe de segurança contra incêndios da guarnição, BERTILO BOURSCHEIDT, o Oeste de SC pode ser considerado cobaia deste projeto, pois o sistema está ativado apenas na região de Joaçaba em direção ao Extremo Oeste. Agora os proprietários de estabelecimentos devem apresentar suas requisições por meio deste sistema, enquanto os bombeiros gerenciam e acompanham as solicitações. BOURSCHEIDT admite que ainda existem dificuldades para o efetivo conseguir entender o funcionamento, pois antes os bombeiros geravam protocolo e visitavam a empresa para fazer vistoria.


Segundo o chefe de segurança contra incêndios do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, hoje o sistema é mais centralizado para empresas de contabilidade. Ele explica que isto ocorre justamente porque detalhar o sistema para cada empresário ou representante de entidade demandaria muito tempo, afinal é necessário ter certo conhecimento de informática e de sistema. Assim que o sistema estiver bem ajustado, o Corpo de Bombeiros vai ativar para todo estado. O cabo BOURSCHEIDT enfatiza que no momento há testes, adaptações, correções e são colhidas sugestões para em seguida difundir o sistema para outras regiões. De acordo com ele, nem sempre a forma de trabalhar de uma cidade é igual à outra, porém o sistema precisa ser unificado para atender todo estado.


BERTILO BOURSCHEIDT reitera que certos trabalhadores, enquadrados na Lei de Baixo Risco, não demandam documento dos bombeiros para trabalhar. É o caso de costureiras e massagistas, que atuam dentro da própria residência. Outras profissões, como pedreiros, pintores e transportadores que não tem escritório, conforme BOURSCHEIDT, também não demandam atestado para trabalhar. Ele comenta que hoje sequer existem documentos para essas empresas consideradas de baixo risco, que obtém liberação automática junto ao município. O cabo do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste estima que no momento em que o sistema operar em todo estado, vai acelerar o processo de vistoria. Compara que no sistema anterior os bombeiros emitiam boleto para solicitação de vistoria e após o segundo dia o boleto era gerado para o empresário fazer o pagamento, e assim obter liberação de funcionamento. Atualmente, com o novo sistema, o boleto será emitido em no máximo cinco minutos e a empresa já pode fazer o pagamento.


-AMBULANTE COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO É DETIDO

-AVÔ É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR NETA DE CINCO ANOS NO PARANÁ


A Polícia Militar cumpriu por volta das 11h20 desta segunda-feira o mandado de prisão de um homem que atuava como vendedor ambulante no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, durante averiguação de pessoas no centro da cidade, foi abordado o ambulante que não possuía autorização da prefeitura para exercer a atividade. Em consulta ao sistema integrado foi constatado que o mesmo possuía mandado de prisão por roubo. Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado à Unidade Prisional Avançada e as mercadorias entregues ao Setor de Tributos da prefeitura.


A Polícia Militar de Pato Branco foi chamada nesta segunda-feira, no bairro São Cristovão, onde uma mulher descobriu que seu pai havia estuprado a filha dela, de apenas cinco anos. A mulher disse para a PM que foi informada por sua mãe (avó da vítima), que havia notado alterações no comportamento da criança e há alguns dias vizinhos denunciaram que viram a neta e o avô sem roupas na casa. A mãe falou com a filha, que demonstrou nervosismo e relatou que o avô havia pedido para ela tirar a roupa e depois teria tirado a dele. A mulher informou que entrou em crise emocional e não conseguiu mais ouvir a filha, pois ela própria havia sido vítima de estupro pelo próprio pai, quando era criança. A avó da criança foi questionada porque demorou tanto tempo para denunciar. Ela disse que temia uma briga na família, pois as casas ficam no mesmo terreno e enquanto os pais estavam no trabalho ela e o marido (avô) ficavam com a criança. A Polícia Militar abordou o acusado, que a princípio negou os fatos, porém foi encaminhado para prisão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.