ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-06-2020 Segunda-Feira

-MPVAI ABRIR INQUÉRITO PARA INVESTIGAR PROTESTO CONTRA O STF

-PESQUISADORES CATARINENSES IRÃO TESTAR VACINA DA PÓLIO CONTRA A COVID-19

-FAMÍLIAS RECEBEM MATERIAIS DESTINADOS PELA DEFESA CIVIL PARA RECONSTRUÇÃO DAS CASAS

-AGROINDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS COBRAM PROFISSIONAIS PARA SERVIÇO DE INSPEÇÃO

-DELEGADO CHAMA ATENÇÃO PARA CRIMES PELA INTERNET QUE REGISTRAM AUMENTO NA PANDEMIA

-SANTA HELENA ABRE INSCRIÇÕES PARA PAGAMENTO DE INCENTIVO A ESTUDANTES

-ESTELIONATÁRIOS CLONAM TELEFONE DO PREFEITO E PEDEM DEPÓSITO PARA FUNDO DA EDUCAÇÃO

-MOTORISTA EMBRIAGADO AMEAÇA POLICIAIS, DANIFICA VIATURA, FOGE DA DELEGACIA, E ACABA PRESO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo cinco reais e 81 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


A Espanha adiantará para o próximo domingo a data de reabertura de suas fronteiras com os vizinhos da União Europeia, exceto com Portugal, país com o qual manterá a data prevista de primeiro de julho. O anúncio foi feito pelo chefe de governo, PEDRO SÁNCHEZ. A reabertura das fronteiras europeias coincide com o fim do estado de alarme decretado em meados de março e o consequente levantamento das restrições à mobilidade dos espanhóis, que tinham movimentos internos muito limitados. Na fronteira com Portugal, a reabertura será realizada em ato conjunto com as autoridades dos dois países a partir de primeiro de julho.


O governo do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, planeja reinterpretar um tratado de armas dos tempos da Guerra Fria firmado entre 34 países com o objetivo de permitir que prestadores de serviço de defesa dos Estados Unidos vendam mais drones de fabricação norte-americana a uma vasta gama de nações. A informação partiu de três executivos da indústria de defesa e uma autoridade dos Estados Unidos à Reuters.A mudança de diretriz, que não foi noticiada anteriormente, poderia possibilitar vendas de drones armados a governos menos estáveis, como a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos, que antes estavam proibidos de comprá-las dos Estados Unidos.


O Conselho de Direitos Humanos da ONU aceitou nesta segunda-feira a proposta dos países africanos de organizar um debate urgente na quarta-feira sobre racismo e violência policial, como parte da mobilização mundial provocada pela morte de GEORGE FLOYD por um policial nos Estados Unidos. A decisão foi adotada na retomada da sessão do Conselho de Direitos Humanos, que foi interrompida em meados de março devido à pandemia de Covid-19. Nenhum dos 47 países membros do organismo da ONU expressou oposição à proposta. A reunião acontecerá na quarta-feira e este tipo de debate urgente, organizado durante uma sessão do CDH, permite adotar resoluções mesmo após o fim do prazo para entregar um projeto de resolução.


O governo federal autorizou a prorrogação até 10 de julho do uso da Força Nacional de Segurança Pública no combate aos incêndios na Amazônia Legal, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. A autorização havia sido concedida em maio e valia até 10 de junho. A portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira tem validade entre os dias 11 de junho de 10 de julho. A autorização foi publicada em meio ao aumento dos índices de desmatamento na região. Em maio, os alertas de desmatamento na Amazônia registraram recorde em maio de 2020. Foram 829 quilômetros quadrados de área desmatada, o maior valor para o mês nos cinco anos da série histórica deste indicador. O número é 12 por cento acima do registrado em maio de 2019.


A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira a consulta do valor e da data do saque emergencial do FGTS de até mil e 45 reais por trabalhador. As pessoas podem consultar qual o valor do seu saque emergencial e quando o dinheiro será creditado por meio do site fgts.caixa.gov.br ou por meio do Disque 111. A consulta pode ser feita também pelo aplicativo FGTS. Ao fazer a consulta por app ou no site, o trabalhador também poderá optar por não fazer o saque emergencial ou ainda por devolver o valor para a conta do FGTS caso o crédito já tenha ocorrido. As liberações emergenciais do FGTS começarão no dia 29 de junho e será realizado por meio de Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. Já o saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de janeiro, estão liberados a partir de 25 de julho. O dinheiro ficará disponível para o trabalhador até 30 de novembro. Se o saque emergencial não for feito até essa data, automaticamente o valor retornará para o fundo de garantia.


O Ministério Público Federal determinou, neste domingo, a abertura imediata de inquérito policial para investigar o lançamento de fogos de artifício em direção ao prédio do Supremo Tribunal Federal. Também foi solicitada perícia no local a fim de identificar danos ocorridos no edifício e resguardar provas processuais. Na noite deste sábado, manifestantes bolsonaristas retirados de um acampamento montado na Esplanada dos Ministérios causou tumulto e aglomeração, desrespeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde, enquanto efetuavam disparos de fogos de artifício em direção ao prédio do STF, na praça dos Três Poderes. A abertura de inquérito tramita em regime de urgência e sob caráter reservado por questões relacionadas à inteligência das informações. Na representação inicial, foi apontada a gravidade das condutas identificadas por serem dirigidas ao órgão máximo do poder Judiciário.


Um relatório do Tribunal de Contas de Santa Catarina divulgado na sexta-feira identificou quatro mil 753 servidores públicos do estado que receberam o auxílio emergencial de 600 reais pago pelo governo federal para minimizar os efeitos econômicos por causa da pandemia do novo coronavírus. Para o órgão, é preciso verificar se essas pessoas tinham direito ao benefício. Dos servidores identificados, mil 911 são de órgãos estaduais e dois mil 862, municipais. O total representa um vírgula 21 por cento dos 392 mil 436 funcionários públicos no estado. Ao menos 20 deles aparecem com o CPF nas duas esferas. Conforme o TCE, foram pagos três milhões 520 mil reais para servidores de 20 órgãos ou unidades gestoras estaduais e 332 municipais.


Além dos 11 milhões de reais já recuperados no início de maio, em favor dos cofres públicos estaduais, na ação que trata da compra dos respiradores pelo Governo de Santa Catarina, a Procuradoria-Geral do Estado está tomando medidas jurídicas para a reparação integral dos 33 milhões pagos pelo Fundo Estadual de Saúde à empresa Veigamed. Pelo menos, mais dois milhões estão previstos para ressarcimento ao Estado a partir desta segunda-feira, o que significa a recuperação de 40 por cento do total pago de forma antecipada. A PGE quer que os danos sejam integralmente reparados sem desconto do valor pago pelos 50 respiradores apreendidos pela Receita Federal.Os equipamentos não servem para o tratamento de pacientes com Covid-19 ou para UTI.


Um grupo de médicos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina e do Hospital Universitário de Florianópolis pretende avaliar o uso da vacina contra poliomielite para prevenção e redução dos sintomas da Covid-19. Os testes começam já em junho com 300 profissionais da saúde da Grande Florianópolis. Até agora, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina é a única financiadora do projeto ao destinar quase cem mil reais via edital de fomento. Segundo o coordenador do estudo, o médico e professor EDISON FEDRIZZI, o objetivo é encontrar uma solução emergencial para a doença, já que uma vacina específica para a Covid-19 pode demorar mais de um ano para ser desenvolvida. A ideia inicial da equipe foi mapear entre as imunizações já conhecidas alguma que pudesse ajudar no combate à doença. Os profissionais da saúde foram escolhidos como público-alvo nesta primeira fase por causa da exposição do grupo à contaminação. Inicialmente, serão acompanhados 300 voluntários.


-FAMÍLIAS RECEBEM MATERIAIS DESTINADOS PELA DEFESA CIVIL PARA RECONSTRUÇÃO DAS CASAS

-AGROINDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS COBRAM PROFISSIONAIS PARA SERVIÇO DE INSPEÇÃO

-DELEGADO CHAMA ATENÇÃO PARA CRIMES PELA INTERNET QUE REGISTRAM AUMENTO NA PANDEMIA

-SANTA HELENA ABRE INSCRIÇÕES PARA PAGAMENTO DE INCENTIVO A ESTUDANTES


Pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda devem ficar atentas ao prazo final para reunir a documentação. A afirmação é do conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade e diretor do SESCON de Santa Catarina, RUDINEI DOS SANTOS. Conforme ele, o prazo final era 30 de abril, porém, devido à pandemia o prazo foi prorrogado para o dia 30 deste mês. Neste ano, a Receita Federal espera que 32 milhões de pessoas façam a declaração do Imposto de Renda. Segundo RUDINEI, até o final do mês passado cerca de metade dessa estimativa já havia sido alcançada. Ele explica que ainda há bastante trabalho a ser feito nas próximas três semanas. SANTOS destacou que a primeira parcela do pagamento também será até o próximo dia 30. RUDINEI lembra que tradicionalmente várias pessoas deixam para a última hora, porém, reforça que a orientação é que esse levantamento de dados seja feito o quanto antes, evitando problemas futuros.


Para realizar a declaração do Imposto de Renda é necessário ter uma série de documentos em mãos. O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade e diretor do SESCON de Santa Catarina, RUDINEI DOS SANTOS explica que o contribuinte deve reunir todos os comprovantes de rendimentos e todas as fontes de rendas de 2019. Além disso, é necessário ter as informações de todas as aquisições de bens móveis, imóveis, veículos, extratos bancários de 31 de dezembro do ano passado e pagamentos de consórcios, dívidas e financiamentos, entre outros. Aqueles que possuem mais de uma fonte de renda também devem declarar a mesma. RUDINEI lembra ainda que alugueis também não podem ficar de fora da declaração. Ele ressalta que a Receita Federal possui um forte esquema de cruzamento de informações e por isso nenhum ponto deve ser omitido. Quem possui dúvidas deve procurar ajuda para auxiliar na declaração e evitar problemas com a malha fina.


Analista da Epagri é otimista com vendas para a China. Santa Catarina estabelece novo recorde na exportação de carne suína. A China é responsável pelo otimismo na suinocultura brasileira. A demanda dos chineses segue em alta em virtude de ainda não terem controlado os surtos de peste suína africana. No mês de maio, Santa Catarina bateu recorde de exportações, atingindo quase 52 mil toneladas e mais de 113 milhões de dólares de faturamento. 40 por cento superior em comparação as exportações do mesmo período em 2019. China e Hong Kong representam 70% das compras do Estado neste ano. Conforme o analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, ALEXANDRE GHIEL, o recorde em toneladas de produtos e de dinheiro surpreendeu. Cita ainda que o cenário para o Brasil é favorável para as exportações de carne suína para a China que limitou a compra de carne suína dos Estados Unidos.


O analista da Epagri avalia que o mercado mundial está instável em virtude da pandemia e no momento a China é que gera boa expectativa. País é responsável por mais de 50% do consumo da carne suína no mundo e, no momento, enfrenta problema de produção. ALEXANDRE GIEHL diz que é preciso estar atento para novos mercados e cita como exemplo a Rússia que já foi o maior comprador do Brasil representando 60% das exportações de carne suína brasileira. Atualmente a Rússia reduziu de maneira significativa este percentual. A preocupação é com o efeito da pandemia na economia mundial. GIEHL salienta que uma crise econômica afetaria diretamente o consumo de carnes. O analista da Epagri também enaltece a condição sanitária de Santa Catarina que é o único estado brasileiro que exporta carne suína para Coréia do Sul e Japão, países bastante exigentes nas questões sanitárias. Outros Estados do Brasil estão em busca de status privilegiados na questão sanitária e isso deve aumentar a competitividade.


Aumento na produção gera preocupações no cenário da suinocultura. O engenheiro agrônomo da Epagri ALEXANDRE GIEHL é natural de Itapiranga e faz uma avaliação do aumento considerado em granjas de suínos no município e região. Ele, que atua como analista de sócio economia e possui mestrado em desenvolvimento rural, diz que o aumento considerável na produção pode gerar efeito preocupante para a suinocultura. O analista da Epagri comenta que a grande demanda do momento está no mercado externo e as agroindústrias precisam manter foco em novos compradores. GIEHL demonstra preocupaçãocom o custo de produção e menor rendimento aos produtores. Ele observa ainda a necessidade de maior cuidado no manejo e mão de obra qualificada. Cita ainda que empresas que trabalham com o mercado interno tiveram problemas com a pandemia e reduziram preços pagos aos produtores devido a queda de consumo no Brasil.


Agroindústrias alimentícias cobram profissionais para serviço de inspeção. O presidente da associação estadual, WOLMIR DE SOUZA afirma que há cerca de dez anos os frigoríficos pedem para que o governo estadual cumpra suas obrigações, disponibilizando servidores para fiscalização e inspeção junto às plantas. Lembra que esse trabalho deve ser feito por profissional público e gratuito, conforme prevê a constituição. O MAPA realiza inspeção nas empresas com selo para venda nacional e as prefeituras fazem o mesmo trabalho naqueles que possuem o SIM, selo municipal. Ele citou a ajuda do Consad neste trabalho. SOUZA destaca que atualmente são contratados veterinários de forma particular. No entanto, ele esclareceu que isso gera entraves para as empresários que buscam o SISB que só é intermediado por “funcionário de cargo público”. O presidente menciona que o entrave é com os veterinários cedidos pela Cidasc que desempenham esta função. O problema é que são servidores aprovados em seletivos e não concursos, não tendo a mesma validade.


Retirada de veterinários das empresas pode gerar uma crise no setor. WOLMIR DE SOUZA afirma que além do selo que possibilita ampliar os mercados são os inspetores públicos que fiscalizam as estruturas e que liberam a mercadoria para venda. Ele comenta que um dos medos das empresas está na regressão de status. Neste caso, aquelas que já podem exportar e vender em todo Brasil teriam que ficar apenas no mercado regional. WOLMIR teme que isso gere a redução nos abates, no rendimento e consequentemente demissões. Ele garante que existe o risco até do fechamento de empresas. Apenas dois por cento das plantas teriam condições de seguir. Segundo o presidente, a mobilização ocorre junto aos deputados para que a lei seja flexibilizada permitindo que a Cidasc mantenha os veterinários aprovados nos seletivos à frente da função. Lembra que são pessoas igualmente aprovadas em certames públicos e que tem capacidade técnica para manter as inspeções.


Mondaí inicia nesta segunda-feira uma campanha solidária para arrecadar donativos as famílias atingidas pelo temporal. Podem ser doados colchões e alimentos não perecíveis para serem entregues às pessoas atingidas. O ponto de recolha é na secretaria de Assistência Social de Mondaí. A arrecadação segue até quarta-feira. Em Iporã do Oeste doações de móveis, material de higiene e limpeza e alimentos ainda podem ser feitas durante esta sengunda-feira, no CRAS.


Defesa Civil de Santa Catarina repassa materiais aos municípios. Os materiais cedidos pela Defesa Civil do estado para a reconstrução das casas e prédios danificados pelo temporal chegaram aos municípios da região neste sábado. Segundo o secretário de Administração de Descanso, PAULO LAUXEN, as telhas são destinadas para as residências danificadas. Lauxen disse que o governador se comprometeu em auxiliar financeiramente o município a recuperar os prédios públicos que foram danificados. Além de casas e empresas, o temporal causou estragos nas escolas Getúlio Vargas e Paulo Henrique Pissaia, na prefeitura, na garagem, na academia da saúde na praça e no estádio municipal. Já o prefeito de Belmonte, GENESIO BRESSIANI disse que o auxílio financeiro será tratado com o governo a partir de segunda-feira, e as expectativas quanto a isso são positivas, levando em conta a conversa realizada com CARLOS MOISÉS nesta sexta-feira.


Mais de 160 pessoas são beneficiadas pelo material da Defesa Civil em Descanso. O carregamento dos quatro caminhões da prefeitura com o material entregue pela Defesa Civil iniciou às sete horas e 30 minutos da manhã deste domingo. As equipes se deslocaram durante todo o dia para atender famílias nos bairros Antônio Rech, Jardim Itália, Ouro Verde, centro, loteamento Uczai, São Jorge, Linha Macaco Branco, Linha Famoso e saídas para as linhas Gaúcha, Campinas e Pratinha, sendo atendidas mais de 160 pessoas. Conforme o coordenador da Comissão Municipal da Defesa Civil, ÉLCIO JEZIUR, uma nova carga de material deverá chegar ao município nesta segunda-feira, e o trabalho de entrega será retomado o mais breve possível. O município teve o apoio e a ajuda de muitos voluntários de Descanso, Guaraciaba, Anchieta, São José do Cedro, Itapiranga, SMOeste, Iporã do Oeste, Iraceminha, Belmonte, Tunápolis e Bandeirante e outros municípios.


Famílias atingidas pelo vendaval necessitam de móveis, material de construção e elétrico. O ginásio municipal de Belmonte foi tomado por donativos destinados às famílias atingidas pelo vendaval no município. Desde quinta-feira chegaram doações, como vestuário, higiene pessoal e limpeza, alimentos não perecíveis, água potável, colchões, roupa de cama e banho. A quantidade arrecadada até o momento é suficiente para atender todas as famílias que tiveram perdas em virtude do temporal. Segundo o secretário de Assistência Social, RAFAEL REVERS, algumas famílias necessitam de móveis, material elétrico e de construção, como forro PVC. Ele explica que os interessados em doar podem entrar em contato pelo telefone 49 9 9151-0447. O secretário ressalta que no sábado chegaram telhas, cumeeiras e parafusos enviados pela Defesa Civil do Estado, que com a ajuda de voluntários foram distribuídas aos atingidos. O secretário reconhece e agradece o gesto de solidariedade de todos que realizaram doações às famílias de Belmonte.


Delegado chama atenção para crimes praticados pela internet que registram aumento durante a pandemia. O delegado da comarca de Descanso, CLEVERSON MULLER, explica que a Polícia Civil mantém o seu trabalho durante a pandemia, e as delegacias abertas onde o efetivo é maior e dessa forma é possível o revezamento dos policiais. Na região o horário de atendimento das delegacias é das 12 às 19 horas. Conforme o delegado, os prazos dos procedimentos da polícia civil foram suspensos por meio de resolução, para evitar contato e aglomeração de pessoas com os depoimentos. Apenas crimes mais graves tiveram os depoimentos e diligências externas, a exemplo de homicídios, estupro e violência doméstica. Também foi suspensa a expedição de documentos, como alvarás. CLEVERSON MULLER comenta que a polícia civil também adotou o sistema de reuniões e trabalhos online, nos casos em que é possível.


A população também é oferecida a opção dos registros de boletim de ocorrência pelo site da polícia civil, sendo que estes registros têm a mesma análise e atenção em comparação aos feitos presencialmente. O delegado da comarca de Descanso chama atenção para os crimes de estelionato, para os quais as pessoas estão mais vulneráveis agora no período de pandemia e isolamento, em que ficam mais tempo nas redes sociais e ferramentas digitais. Ele afirma que isso torna mais alto o índice de crimes pela internet, do que os furtos a residência. Somente na comarca de Descanso, que abrange também Belmonte e Santa Helena, o delegado cita que o prejuízo com golpes já ultrapassa os 300 mil reais nos últimos anos. CLEVERSON MULLER cita também os crimes sexuais praticados pela internet, em que perfis falsos, tanto masculinos como femininos, acabam conquistando a confiança de pessoas, lhe causando prejuízos morais e financeiros.


Secretaria de Educação de Santa Helena abre inscrições para pagamento de incentivo a estudantes. O incentivo pago aos estudantes diz respeito ao primeiro semestre do ano. Segundo a secretária, ROSA FOLETTO, o programa municipal de transporte e bolsa de estudo foi criado em 2018, para beneficiar estudantes de cursos de nível médio técnico profissionalizante e curso superior. Ela lembra que recebem o auxílio estudantes que residem no município. No final do ano novo edital é aberto para pagamento do auxílio referente ao segundo semestre. ROSA cita que do dia 15 ao dia 26 de junho os estudantes terão prazo para se inscrever, mediante apresentação na secretaria, dos documentos pessoais, comprovante de pagamento das mensalidades ou do transporte escolar, além de requerimento que deve ser preenchido e entregue. A lista completa da documentação está disponível no site da prefeitura.


Para estudantes que optarem pelo auxílio no pagamento da mensalidade, a secretária de Educação explica que o município paga 20% desse valor que é cobrado pela instituição de ensino. ROSA FOLETTO destaca que se a opção for pelo pagamento da despesa com transporte, o valor do auxílio será de no máximo 250 reais mensal. O valor varia de acordo com os dias de aula freqüentados. Em função disso, a secretária comenta que é oferecido ao estudante à possibilidade dele escolher qual auxílio lhe é mais vantajoso. ROSA ressalta que normalmente a procura é maior para o auxílio nas mensalidades, em que o limite é de 300 reais por mês. Se o estudante frequentar seis meses, por exemplo, o valor do auxílio é de mil e 800 reais por semestre. O valor é depositado em conta bancária.ROSA lembra que a contrapartida é a prestação de serviço voluntário ao município, que varia de 16 a 24 horas, conforme o valor do benefício. Doação de sangue também é considerada como contra partida para o pagamento do auxílio.


-ESTELIONATÁRIOS CLONAM TELEFONE DO PREFEITO E PEDEM DEPÓSITO PARA FUNDO DA EDUCAÇÃO

-MOTORISTA EMBRIAGADO AMEAÇA POLICIAIS, DANIFICA VIATURA, FOGE DA DELEGACIA, E ACABA PRESO


Polícia Militar Rodoviária recebe equipamentos doados pela Receita Federal. O delegado de Alfândega da Receita Federal do Brasil em Dionísio Cerqueira, VALTER SOLON DURIGON, repassou através de termo de perdimento e doação diversos materiais de informática e de comunicação a Polícia Militar Rodoviária. Os materiais foram destinados a terceira companhia de Iporã do Oeste e serão compartilhados entre os postos de Iporã do Oeste, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus. Os materiais doados somam 120 mil reais, estando entre eles um moderno Drone. Os materiais vem a fortalecer as ações de prevenção e repressão realizados pela Polícia Militar Rodoviária nos mais de 900 km de rodovias estaduais da região oeste de Santa Catarina. Polícia Militar Rodoviária e Receita Federal também definiram ações em conjunto na realização de operações na área de fronteira.


Mulher fica ferida em colisão de carro contra poste. Por volta da meia noite deste sábado, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atender uma ocorrência, na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade. No local ocorreu uma colisão de um Peugeot, placas de Nova Erechim, contra um poste. Os bombeiros atenderam uma mulher, que estava sentada, com hálito cetônico, apresentando ferimento de corte contuso na face e no crânio. Após atendimento dos socorristas a vítima foi encaminhada para o Hospital Santo Antônio.


Capotamento deixa motorista ferida na SC 161 em Anchieta. Os bombeiros de Anchieta foram chamados neste sábado para atendimento de um acidente na SC 161, na linha Gaúcha. No local ocorreu uma saída de pista seguida de capotamento de um Voyage, placas de Anchieta. O carro trafegava sentido Palma Sola. O veículo era ocupado apenas pela motorista de 39 anos. Ela ficou presa nas ferragens e precisou ser desencarcerada. A vítima apresentava escoriações e hematomas pelo corpo e corte na face. Após os primeiros socorros a mulher foi levada ao pronto atendimento. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária foi chamada para o levantamento da ocorrência.


Estelionatários clonam telefone do prefeito e pedem depósito para fundo da educação. O fato ocorreu na sexta-feira, às 14 horas, no município de Paraíso. Segundo a Polícia Militar, criminosos clonaram o número de telefone do prefeito e solicitaram diversos depósitos em um fundo do Fundeb. Uma das funcionárias que recebeu a mensagem do prefeito informou que o estelionatário sabia de detalhes sobre o funcionamento do Fundeb e como funciona para retirar o dinheiro, demonstrando ser alguém que conhece o sistema. Foi efetuado o levantamento fotográfico de mensagens que foram salvas e confeccionado o presente Boletim de Ocorrência.


Motorista embriagado ameaça policiais, danifica viatura, foge da delegacia, e acaba preso em Iporã do Oeste. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar Rodoviária, por volta das 22 horas deste domingo, na SC 163 em Iporã do Oeste. A guarnição policial militar rodoviária de Iporã do Oeste recebeu denúncia de usuários da rodovia indicando que uma Saveiro quadrada de cor branca estaria transitando em zigue e zague. Em rondas o veículo foi localizado e abordado. No momento da abordagem o motorista, um homem de 35 anos, não acatou as ordens de sair do veículo, se mostrando muito alterado e nervoso, além de estar em visíveis sinais de embriaguez, como olhos vermelhos, andar cambaleante, fala alterada, odor etílico, nervosismo e agitação. Foi ofertado o teste do etilômetro, comprovando o crime de embriaguez.


Quando a polícia deu voz de prisão ao homem, ele começou a se agitar ainda mais, ficando agressivo verbal e fisicamente contra a guarnição, sendo necessário o uso da força física para algemar o cidadão. Já algemado, começou a proferir ameaças aos policiais, como “vou te pegar fora dessa farda”, e ainda desacatando, como “cusão” e “vocês não são homens” e demais palavras ofensivas ofendendo e menosprezando os policiais. Em determinada oportunidade o autor já algemado deu uma cabeçada em um dos policiais, sendo necessário uso de força física para controlar a situação. Quando colocado na caixa apropriada na viatura, já que não quis ir no banco passageiro, o homem desferiu chutes na viatura, vindo a danificar o patrimônio público. Ele foi preso em flagrante. A guarnição da PMR permanecia na delegacia de Iporã do Oeste realizando os procedimentos cabíveis, quando o autor quebrou a cela e fugiu a pé, mas foi capturado minutos depois.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.