O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é 19 graus. Umidade relativa do ar 75 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo cinco reais e 81 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A Espanha adiantará para o próximo domingo a data de reabertura de suas fronteiras com os vizinhos da União Europeia, exceto com Portugal, país com o qual manterá a data prevista de primeiro de julho. O anúncio foi feito pelo chefe de governo, PEDRO SÁNCHEZ. A reabertura das fronteiras europeias coincide com o fim do estado de alarme decretado em meados de março e o consequente levantamento das restrições à mobilidade dos espanhóis, que tinham movimentos internos muito limitados. Na fronteira com Portugal, a reabertura será realizada em ato conjunto com as autoridades dos dois países a partir de primeiro de julho.
O governo do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, planeja reinterpretar um tratado de armas dos tempos da Guerra Fria firmado entre 34 países com o objetivo de permitir que prestadores de serviço de defesa dos Estados Unidos vendam mais drones de fabricação norte-americana a uma vasta gama de nações. A informação partiu de três executivos da indústria de defesa e uma autoridade dos Estados Unidos à Reuters. A mudança de diretriz, que não foi noticiada anteriormente, poderia possibilitar vendas de drones armados a governos menos estáveis, como a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos, que antes estavam proibidos de comprá-las dos Estados Unidos.
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aceitou nesta segunda-feira a proposta dos países africanos de organizar um debate urgente na quarta-feira sobre racismo e violência policial, como parte da mobilização mundial provocada pela morte de GEORGE FLOYD por um policial nos Estados Unidos. A decisão foi adotada na retomada da sessão do Conselho de Direitos Humanos, que foi interrompida em meados de março devido à pandemia de Covid-19. Nenhum dos 47 países membros do organismo da ONU expressou oposição à proposta. A reunião acontecerá na quarta-feira e este tipo de debate urgente, organizado durante uma sessão do CDH, permite adotar resoluções mesmo após o fim do prazo para entregar um projeto de resolução.
O governo federal autorizou a prorrogação até 10 de julho do uso da Força Nacional de Segurança Pública no combate aos incêndios na Amazônia Legal, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. A autorização havia sido concedida em maio e valia até 10 de junho. A portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira tem validade entre os dias 11 de junho de 10 de julho. A autorização foi publicada em meio ao aumento dos índices de desmatamento na região. Em maio, os alertas de desmatamento na Amazônia registraram recorde em maio de 2020. Foram 829 quilômetros quadrados de área desmatada, o maior valor para o mês nos cinco anos da série histórica deste indicador. O número é 12 por cento acima do registrado em maio de 2019.
A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira a consulta do valor e da data do saque emergencial do FGTS de até mil e 45 reais por trabalhador. As pessoas podem consultar qual o valor do seu saque emergencial e quando o dinheiro será creditado por meio do site fgts.caixa.gov.br ou por meio do Disque 111. A consulta pode ser feita também pelo aplicativo FGTS. Ao fazer a consulta por app ou no site, o trabalhador também poderá optar por não fazer o saque emergencial ou ainda por devolver o valor para a conta do FGTS caso o crédito já tenha ocorrido.
As liberações emergenciais do FGTS começarão no dia 29 de junho. Serão realizadas por meio de Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. Já o saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de janeiro, estão liberados a partir de 25 de julho. O dinheiro ficará disponível para o trabalhador até 30 de novembro. Se o saque emergencial não for feito até essa data, automaticamente o valor retornará para o fundo de garantia.
O Ministério Público Federal determinou, neste domingo, a abertura imediata de inquérito policial para investigar o lançamento de fogos de artifício em direção ao prédio do Supremo Tribunal Federal. Também foi solicitada perícia no local a fim de identificar danos ocorridos no edifício e resguardar provas processuais. Na noite deste sábado, manifestantes bolsonaristas retirados de um acampamento montado na Esplanada dos Ministérios causou tumulto e aglomeração, desrespeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde, enquanto efetuavam disparos de fogos de artifício em direção ao prédio do STF, na praça dos Três Poderes. A abertura de inquérito tramita em regime de urgência e sob caráter reservado por questões relacionadas à inteligência das informações. Na representação inicial, foi apontada a gravidade das condutas identificadas por serem dirigidas ao órgão máximo do poder Judiciário.
Um relatório do Tribunal de Contas de Santa Catarina divulgado na sexta-feira identificou quatro mil 753 servidores públicos do estado que receberam o auxílio emergencial de 600 reais pago pelo governo federal para minimizar os efeitos econômicos por causa da pandemia do novo coronavírus. Para o órgão, é preciso verificar se essas pessoas tinham direito ao benefício. Dos servidores identificados, mil 911 são de órgãos estaduais e dois mil 862, municipais. O total representa um vírgula 21 por cento dos 392 mil 436 funcionários públicos no estado. Ao menos 20 deles aparecem com o CPF nas duas esferas. Conforme o TCE, foram pagos três milhões 520 mil reais para servidores de 20 órgãos ou unidades gestoras estaduais e 332 municipais.
Além dos 11 milhões de reais já recuperados no início de maio, em favor dos cofres públicos estaduais, na ação que trata da compra dos respiradores pelo Governo de Santa Catarina, a Procuradoria-Geral do Estado está tomando medidas jurídicas para a reparação integral dos 33 milhões pagos pelo Fundo Estadual de Saúde à empresa Veigamed. Pelo menos, mais dois milhões estão previstos para ressarcimento ao Estado a partir desta segunda-feira, o que significa a recuperação de 40 por cento do total pago de forma antecipada. A PGE quer que os danos sejam integralmente reparados sem desconto do valor pago pelos 50 respiradores apreendidos pela Receita Federal. Os equipamentos não servem para o tratamento de pacientes com Covid-19 ou para UTI.
Um grupo de médicos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina e do Hospital Universitário de Florianópolis pretende avaliar o uso da vacina contra poliomielite para prevenção e redução dos sintomas da Covid-19. Os testes começam já em junho com 300 profissionais da saúde da Grande Florianópolis. Até agora, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina é a única financiadora do projeto ao destinar quase cem mil reais via edital de fomento.
Objetivo é encontrar uma solução emergencial para a doença, já que uma vacina específica para a Covid-19 pode demorar mais de um ano para ser desenvolvida. Segundo o coordenador do estudo, o médico e professor EDISON FEDRIZZI, a ideia inicial da equipe foi mapear entre as imunizações já conhecidas alguma que pudesse ajudar no combate à doença. Os profissionais da saúde foram escolhidos como público-alvo nesta primeira fase por causa da exposição do grupo à contaminação. Inicialmente, serão acompanhados 300 voluntários.
Aulas não presenciais no Cedup Campo Erê, seguem conforme legislação. CLECI FINARDI – diretora do Colégio Agrícola, frisa que as normas são definidas pela Secretaria de Estado da Educação. Atualmente o ensino online funciona através da plataforma Classroom. Para quem não tem acesso ao programa ou a internet, CLECI salienta que a entrega e retirada dos trabalhos, são feitas todas as segundas-feiras das 13 ás 16 horas no Cedup.
Horário de estudo em casa é o mesmo da escola. A diretora da ênfase na importância dos pais considerarem o horário letivo. Como no Cedup as aulas são em período integral, as atividades repassadas são para contemplar o dia todo dos estudantes. Ela informa que é disso que vai depender a validação da carga horaria do ano letivo, conforme as normas da Secretaria de Estado da Educação. Por isso a escola é cobrada para que faça um controle, conforme das atividades feitas pelos alunos.
Várias são as dificuldades enfrentadas por professores, alunos e equipe pedagógica. A diretora do Cedup Campo Erê, comenta que por ser a primeira vez que algo assim acontece, toda a equipe precisa se reinventar para que ninguém seja prejudicado. Segundo CLECI, quanto as aulas práticas, obrigatórias para a formação dos estudantes, ainda não há uma definição por parte do estado. Por enquanto elas estão suspensas e ainda não se sabe quando e como será o retorno das atividades. Existe uma estimativa para agosto, no entanto, nesse momento tudo é incerto.
Marmeleiro registra aumento no número de casos de Covid-19. O Departamento Municipal de Saúde de Marmeleiro atualiza o boletim epidemiológico. Os dados são do final da tarde de ontem. Mais um caso foi confirmado. Trata-se de um homem de 41 anos. O paciente teve sintomas leves, fez o teste num laboratório particular, e passa bem. Ele e a família permanecem em isolamento domiciliar e todos estão sendo monitorados pela equipe de saúde do município. Com este novo caso, Marmeleiro tem agora 12 pessoas com coronavírus. Todos permanecem em recuperação, 11 casos suspeitos, 78 descartados e 42 em monitoramento.
Francisco Beltrão registra terceira morte por Covid-19. Segundo nota da Saúde Pública do município, o caso é de uma paciente, que fez teve teste rápido positivo para Covid-19, e morreu no início da noite de ontem. Trata-se de uma idosa de 67 anos que já apresentava um quadro com várias complicações de saúde e que se agravaram de forma muito rápida. A saúde reforça a importância de cada vez mais a população tomar os cuidados na prevenção, agora muito mais que no início, pois o número de casos tem aumentado muito nos últimos dias, não só no sudoeste do Paraná, mas em vários municípios e estados vizinhos.
Programa troca troca de sementes de milho muda pouco comparando com ano passado. De acordo com GILBERTO LAMAISON – extensionista da Epagri em Santa Terezinha do Progresso, o programa é dividido em 5 grupos e cada um deles é diferente pela tecnologia da semente. Leva-se bastante em conta o melhoramento genético do produto. O produtor pode optar por qualquer um dos grupos na hora da devolução em sacas de milho de 60 quilos de 4, 9, 15, 20 ou 25.
Agricultor pode fazer a devolução no programa troca troca em dinheiro. Hoje o valor é de 27 reais com 50 centavos a saca de milho. Quem quiser já pode acessar o programa do Governo do Estado, através da Epagri. LAMAISON informa que também já está valendo o troca troca de calcário. Por causa da pandemia a Epagri não está promovendo nenhum encontro de grupo como dia de campo e nem concurso. Os trabalhos nos escritórios continuam normais, mas visitas nas propriedades acontecem somente com agendamento.
Primeiro a estiagem; agora o excesso de chuva. Essas são as principais causas para a nova crise no leite, apontadas por JOSÉ ARAÚJO, do Conseleite. Os prejuízos aumentam com a pandemia, porque caiu muito o consumo, inclusive dos derivados. Ele observa que no mercado, o produto pode ter até aumentado para o consumidor, mas para quem produz, o valor caiu. Outro fator importante, na visão do conselheiro é a própria indústria de queijo, que acabou virando concorrente do produtor. É que acabou sobrando leite, que foi parar no mercado a preço mais barato.
Esse ano não está havendo muita importação de leite. Um bom motivo é a alta do dólar que desestimula a compra externa do produto. JOSÉ ARAÚJO do Conseleite vê com preocupação a exigência cada vez maior dentro da propriedade. Mesmo pequeno, o produtor de leite terá que ter certificado livre de brucelose. Logo as indústrias vão começar a exigir o documento antes de fazer a recolha. A questão é que o próprio produtor é quem vai arcar com todas as despesas para atestar qualidade.
Corpo de Bombeiros já tem projeto para construção de novo prédio. Capitão GLAYCON REITZ, comandante do quartel de São Lourenço do Oeste comenta que a construção é um sonho da corporação de anos. As atuais instalações tem 20 anos e não comportam mais as necessidade do grupo. O comandante explica que ao longo dos anos a edificação foi recebendo melhorias, mas chegou num ponto que não pode mais ser ampliada. Agora precisa mesmo é de uma nova sede.
Caixa já tem uma boa soma para construção do novo quartel. Comandante REITZ salienta que o projeto já foi apresentado a deputados em Brasília e também Florianópolis, na esperança de receber alguma verba parlamentar. O próprio Governo do Estado também foi comunicado. A Câmara de Vereadores de São Lourenço já discutiu a troca do terreno. Capitão GLAYCON acredita que a obra vai começar até o fim do ano. Para ele, o novo quartel vai refletir em melhor qualidade de atendimento à população.
PM apreende carregamento de vinho contrabandeado. Foi sábado, às 17 horas, em Flor da Serra do Sul. A PM,abordou um Celta, carregado com aproximadamente 50 caixas de vinho oriundo da Argentina. O motorista foi identificado e informou que estava fazendo levando a mercadoria até Marmeleiro, e receberia 500 reais pelo transporte, porém não informou para quem iria a carga. O veículo e a bebida foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira. O condutor foi qualificado e liberado.
Dois estabelecimentos são autuados por descumprimento dos decretos estadual e municipal da covid.19. A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste em apoio e fiscalização de ordem pública em estabelecimentos comerciais e eventos, autuou dois estabelecimentos comerciais no município. O fato ocorreu na véspera do feriado de Corpus Christi, mas foi divulgado somente na noite de ontem. Os proprietários foram orientados e notificados conforme Decreto Estadual, devido às irregularidades constatadas nos estabelecimentos.
Polícia Militar prende traficantes em Saltinho. Foi na tarde de sábado, em continuidade a Operação Hórus. A guarnição da PM, fazia rondas pela cidade e abordou um veículo Fiesta emplacado em Modelo com duas pessoas. Em revista veicular foram encontrados quinze papelotes de cocaína e mil 838 reais, com um dos homens. Ele disse aos policiais que vendia cada porção da droga por cinquenta reais e possuía mais entorpecentes em sua residência no município de Modelo.
Policiais de Saltinho, Campo Erê e Modelo, foram até a residência e lá encontraram, com o auxílio do Canil da Polícia Civil, mais uma porção de cocaína. Foi solicitado ao condutor do veículo para fazer o teste de alcoolemia, porém, o homem se recusou, e foi feita a autuação por recusa e a apreensão da CNH. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão aos dois envolvidos pelo crime de tráfico de droga e o veículo foi apreendido.
Colisão com poste deixa mulher ferida no centro. Por volta da meia noite de sábado, a guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para uma ocorrência de acidente de trânsito, na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade. Foi uma colisão de um Peugeot, placas de Nova Erechim, com um poste. No local havia uma vítima, apresentando ferimento de corte contuso na face e no crânio. Após procedimento de APH, a vítima foi encaminhada para o Hospital Santo Antônio. A PM estava no local.
Capotamento deixa motorista ferida na SC-161. O acidente aconteceu sábado, na Linha Gaúcha em Anchieta. No local ocorreu uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Voyage, placas do município. O carro trafegava sentido Palma Sola. O veículo era ocupado apenas pela motorista de 39 anos. Ela ficou presa nas ferragens e precisou ser desencarcerada. A vítima apresentava escoriações e hematomas pelo corpo e corte na face. Após os primeiros socorros a mulher foi levada ao pronto atendimento. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária foi chamada para o levantamento da ocorrência.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.