ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 15/06/2020

-MP VAI ABRIR INQUÉRITO PARA INVESTIGAR PROTESTO CONTRA O STF
-PESQUISADORES CATARINENSES IRÃO TESTAR VACINA DA PÓLIO CONTRA A COVID-19
-RODOVIÁRIA REABRE HOJE COM LINHA INTERMUNICIPAL
-CRISE MUDA COMPORTAMENTO DOS CLIENTES EM MERCADOS
-AGROINDÚSTRIAS COBRAM SERVIÇO PÚBLICO DE INSPEÇÃO
-DEFESA CIVIL REPASSA MATERIAIS PARA RECONSTRUÇÃO DE MUNICÍPIOS
-VEREADOR COBRA FISCALIZAÇÃO NOS REPAROS DA ILUMINAÇÃO
-VENDA DO TERRENO DA FEIRA LIVRE GERA DEBATES EM GUARACIABA
-HOMEM EMBRIAGADO AMEAÇA POLICIAIS, DANIFICA VIATURA, FOGE DA DELEGACIA
-MOTORISTA FICA PRESA ÀS FERRAGENS EM CAPOTAMENTO

O tempo está ensolarado na região. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo cinco reais e 81 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Espanha adiantará para o próximo domingo a data de reabertura de suas fronteiras com os vizinhos da União Europeia, exceto com Portugal, país com o qual manterá a data prevista de primeiro de julho. O anúncio foi feito pelo chefe de governo, PEDRO SÁNCHEZ. A reabertura das fronteiras europeias coincide com o fim do estado de alarme decretado em meados de março e o consequente levantamento das restrições à mobilidade dos espanhóis, que tinham movimentos internos muito limitados. Na fronteira com Portugal, a reabertura será realizada em ato conjunto com as autoridades dos dois países a partir de primeiro de julho.

O governo do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, planeja reinterpretar um tratado de armas dos tempos da Guerra Fria firmado entre 34 países com o objetivo de permitir que prestadores de serviço de defesa dos Estados Unidos vendam mais drones de fabricação norte-americana a uma vasta gama de nações. A informação partiu de três executivos da indústria de defesa e uma autoridade dos Estados Unidos à Reuters. A mudança de diretriz, que não foi noticiada anteriormente, poderia possibilitar vendas de drones armados a governos menos estáveis, como a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos, que antes estavam proibidos de comprá-las dos Estados Unidos.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aceitou nesta segunda-feira a proposta dos países africanos de organizar um debate urgente na quarta-feira sobre racismo e violência policial, como parte da mobilização mundial provocada pela morte de GEORGE FLOYD por um policial nos Estados Unidos. A decisão foi adotada na retomada da sessão do Conselho de Direitos Humanos, que foi interrompida em meados de março devido à pandemia de Covid-19. Nenhum dos 47 países membros do organismo da ONU expressou oposição à proposta. A reunião acontecerá na quarta-feira e este tipo de debate urgente, organizado durante uma sessão do CDH, permite adotar resoluções mesmo após o fim do prazo para entregar um projeto de resolução.

O governo federal autorizou a prorrogação até 10 de julho do uso da Força Nacional de Segurança Pública no combate aos incêndios na Amazônia Legal, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. A autorização havia sido concedida em maio e valia até 10 de junho. A portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira tem validade entre os dias 11 de junho de 10 de julho. A autorização foi publicada em meio ao aumento dos índices de desmatamento na região. Em maio, os alertas de desmatamento na Amazônia registraram recorde em maio de 2020. Foram 829 quilômetros quadrados de área desmatada, o maior valor para o mês nos cinco anos da série histórica deste indicador. O número é 12 por cento acima do registrado em maio de 2019.

A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira a consulta do valor e da data do saque emergencial do FGTS de até mil e 45 reais por trabalhador. As pessoas podem consultar qual o valor do seu saque emergencial e quando o dinheiro será creditado por meio do site fgts.caixa.gov.br ou por meio do Disque 111. A consulta pode ser feita também pelo aplicativo FGTS. Ao fazer a consulta por app ou no site, o trabalhador também poderá optar por não fazer o saque emergencial ou ainda por devolver o valor para a conta do FGTS caso o crédito já tenha ocorrido. As liberações emergenciais do FGTS começarão no dia 29 de junho e será realizado por meio de Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. Já o saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de janeiro, estão liberados a partir de 25 de julho. O dinheiro ficará disponível para o trabalhador até 30 de novembro. Se o saque emergencial não for feito até essa data, automaticamente o valor retornará para o fundo de garantia.

O Ministério Público Federal determinou, neste domingo, a abertura imediata de inquérito policial para investigar o lançamento de fogos de artifício em direção ao prédio do Supremo Tribunal Federal. Também foi solicitada perícia no local a fim de identificar danos ocorridos no edifício e resguardar provas processuais. Na noite deste sábado, manifestantes bolsonaristas retirados de um acampamento montado na Esplanada dos Ministérios causou tumulto e aglomeração, desrespeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde, enquanto efetuavam disparos de fogos de artifício em direção ao prédio do STF, na praça dos Três Poderes. A abertura de inquérito tramita em regime de urgência e sob caráter reservado por questões relacionadas à inteligência das informações. Na representação inicial, foi apontada a gravidade das condutas identificadas por serem dirigidas ao órgão máximo do poder Judiciário.

Um relatório do Tribunal de Contas de Santa Catarina divulgado na sexta-feira identificou quatro mil 753 servidores públicos do estado que receberam o auxílio emergencial de 600 reais pago pelo governo federal para minimizar os efeitos econômicos por causa da pandemia do novo coronavírus. Para o órgão, é preciso verificar se essas pessoas tinham direito ao benefício. Dos servidores identificados, mil 911 são de órgãos estaduais e dois mil 862, municipais. O total representa um vírgula 21 por cento dos 392 mil 436 funcionários públicos no estado. Ao menos 20 deles aparecem com o CPF nas duas esferas. Conforme o TCE, foram pagos três milhões 520 mil reais para servidores de 20 órgãos ou unidades gestoras estaduais e 332 municipais.

Além dos 11 milhões de reais já recuperados no início de maio, em favor dos cofres públicos estaduais, na ação que trata da compra dos respiradores pelo Governo de Santa Catarina, a Procuradoria-Geral do Estado está tomando medidas jurídicas para a reparação integral dos 33 milhões pagos pelo Fundo Estadual de Saúde à empresa Veigamed. Pelo menos, mais dois milhões estão previstos para ressarcimento ao Estado a partir desta segunda-feira, o que significa a recuperação de 40 por cento do total pago de forma antecipada. A PGE quer que os danos sejam integralmente reparados sem desconto do valor pago pelos 50 respiradores apreendidos pela Receita Federal. Os equipamentos não servem para o tratamento de pacientes com Covid-19 ou para UTI.

Um grupo de médicos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina e do Hospital Universitário de Florianópolis pretende avaliar o uso da vacina contra poliomielite para prevenção e redução dos sintomas da Covid-19. Os testes começam já em junho com 300 profissionais da saúde da Grande Florianópolis. Até agora, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina é a única financiadora do projeto ao destinar quase cem mil reais via edital de fomento. Segundo o coordenador do estudo, o médico e professor EDISON FEDRIZZI, o objetivo é encontrar uma solução emergencial para a doença, já que uma vacina específica para a Covid-19 pode demorar mais de um ano para ser desenvolvida. A ideia inicial da equipe foi mapear entre as imunizações já conhecidas alguma que pudesse ajudar no combate à doença. Os profissionais da saúde foram escolhidos como público-alvo nesta primeira fase por causa da exposição do grupo à contaminação. Inicialmente, serão acompanhados 300 voluntários.

Rodoviária reabre nesta semana com linhas intermunicipais. O Terminal Rodoviário de SJCedro está aberto desde a semana passada para organizar a retomada do transporte coletivo de passageiros suspenso desde 18 de março e que volta oficialmente hoje no município.O gerente, ATAÍDES OTTOBELLI afirma que neste primeiro dia já existe procura de passageiros para a primeira linha da empresa Reunidas fazendo o trecho Dionísio Cerqueira a Florianópolis. O coletivo passa em SJCedro as 16 horas e 50 minutos. Serão apenas 19 passageiros, sendo uma pessoa para cada duas poltronas. A empresa também disponibiliza álcool 70% no interior dos veículos e desinfecção completa dos ônibus após cada viagem.A expectativa é que aos poucos sejam ampliadas as linhas intermunicipais pois, alguns municípios ainda não defiram a liberação do transporte de passageiros. ATAÍDES esclarece que as linhas que vão para outros estados não podem ser operadas em SC, mas, nesse caso, a rodoviária de SJCedro emite o bilhete para embarque em Barracão.

Crise financeira gera mudança no comportamento dos clientes. A observação é da gerente do ramo de supermercado, JULCINEIA VARNIER. Ela destaca que as pessoas não deixaram de comprar, porém, mudaram a busca das marcas famosas para àquelas com valor mais acessível. Outra questão percebida foi a procura por ofertas do dia que geram economia na soma total do mês. Alguns também buscam aquelas mercadorias que oferecem uma quantidade extra ou refil que é mais barato devido a embalagem. A gerente revela que quase todos valores dos produtos da cesta básica tiveram os preços mantidos. As pequenas oscilações foram no leite e legumes que variam por causa da oferta e entressafra. JULCINEIA comenta que havia consumidores que faziam compras diariamente e agora vão semanalmente ao mercado. Ela cita que geralmente não há mais estocagem, exceto nos casos quando a oferta é para compra em maior quantidade de garrafas ou fardos. No setor de carnes o que é percebido é falta de alguns produtos. Agroindústrias alimentícias cobram profissionais para serviço de inspeção. O presidente da associação estadual, WOLMIR DE SOUZA afirma que há cerca de dez anos os frigoríficos pedem para que o governo estadual cumpra suas obrigações, disponibilizando servidores para fiscalização e inspeção junto às plantas. O trabalho deve ser feito por profissional público e gratuito, conforme prevê a constituição. O MAPA realiza inspeção nas empresas com selo para venda nacional e as prefeituras fazem o mesmo trabalho naqueles que possuem o selo municipal. Citou a ajuda do Consad. SOUZA destaca que atualmente são contratados veterinários de forma particular. No entanto, ele esclareceu que isso gera entraves para aqueles empresários que buscam o SISB que só é intermediado por “funcionário de cargo público”. O presidente menciona que o entrave é com veterinários cedidos pela Cidasc que desempenham a função. O problema é que são servidores aprovados em seletivos e não concursos, não tendo a mesma validade perante a Lei.

Retirada de veterinários das empresas pode gerar uma crise no setor. WOLMIR DE SOUZA afirma que além do selo que possibilita ampliar os mercados, são os inspetores públicos que fiscalizam as estruturas e que liberam a mercadoria para venda. Ele comentou que um dos medos das empresas está na regressão de status. Neste caso, aquelas que já podem exportar e vender em todo Brasil teriam que ficar apenas no mercado regional. WOLMIR teme que isso gere a redução nos abates, no rendimento e consequentemente demissões. Ele garante que existe o risco até mesmo do fechamento de empresas frigoríficas. Apenas dois por cento das plantas teriam condições de seguir. Segundo o presidente, a mobilização ocorre junto aos deputados para que a lei seja flexibilizada permitindo que a Cidasc mantenha os veterinários aprovados nos seletivos na função. Lembra que são pessoas igualmente aprovadas em certames públicos e que tem capacidade técnica para manter as inspeções.

Analista da Epagri é otimista com vendas para a China. Santa Catarina estabelece novo recorde na exportação de carne suína. A demanda dos chineses segue em alta em virtude de ainda não terem controlado os surtos de Peste Suína Africana. Conforme o analista do Centro de Sócio/Economia e Planejamento Agrícola, ALEXANDRE GHIEL, o recorde em toneladas de produtos e de dinheiro surpreendeu e o cenário é favorável para as exportações de carne suína para a China que limitou a compra dos Estados Unidos. Ele afirma que é preciso estar atento para novos mercados e cita como exemplo a Rússia que já foi o maior comprador do Brasil. A preocupação agora é com o efeito da pandemia na economia mundial. GIEHL salienta que uma crise econômica afetaria diretamente o consumo de carnes. O analista da Epagri também enaltece a condição sanitária de Santa Catarina é o único estado que exporta carne suína para Coréia do Sul e Japão, países bastante exigentes nas questões sanitárias.

Aumento na produção gera preocupações no cenário da suinocultura. O engenheiro agrônomo da Epagri ALEXANDRE GIEHL avalia o aumento considerável em granjas de suínos no Extremo Oeste. Ele entende que isso pode gerar efeito preocupante para a suinocultura. O analista diz que a grande demanda do momento está no mercado externo e as agroindústrias precisam manter foco em novos compradores para terem locais onde escoarem a produção. GIEHL demonstra preocupaçãocom o custo de produção e menor rendimento aos produtores. Ele observa ainda a necessidade de maior cuidado no manejo e mão de obra qualificada. Cita ainda que empresas que trabalham com o mercado interno tiveram problemas com a pandemia e reduziram preços pagos aos produtores devido a queda de consumo interno.

Estrada geral da linha São Vicente de Palma Sola recebe melhorias. O secretário da infraestrutura, SELITO TRÊS revela que a localidade é uma das mais distantes da sede e fica na divisa com Anchieta e SJCedro. Ele comenta que havia algumas demandas de melhorias com cascalhamento e patrolamento que estão sendo executadas desde a semana passada e seguem nesta. O secretário explica que alguns caminhões de leite e rações estavam encontrando dificuldade em acessar as propriedades e por isso foram executados vários reparos solicitados pelos agricultores. SELITO estima que nos seis próximos anos não sejam necessárias grandes intervenções devido ao serviço atual que é amplo. Foram abertos bueiros para escoamento da água, evitando danos com as chuvas da semana passada.

Defesa Civil de Santa Catarina repassa materiais aos municípios. Os materiais cedidos pela Defesa Civil para a reconstrução das casas e prédios danificados pelo temporal chegaram aos municípios da região neste sábado. Segundo o secretário de Administração de Descanso, PAULO LAUXEN, as telhas são destinadas para as residências danificadas. O governador se comprometeu em auxiliar financeiramente o município a recuperar os prédios públicos que foram danificados. Além de casas e empresas, o temporal causou estragos nas escolas Getúlio Vargas e Paulo Henrique Pissaia, na prefeitura, na garagem, na academia da saúde na praça e no estádio municipal. Já o prefeito de Belmonte, GENESIO BRESSIANI disse que o auxílio financeiro será tratado com o governo a partir desta tarde e as expectativas quanto a isso são positivas, levando em conta a conversa realizada com CARLOS MOISÉS na sexta-feira.

Mais de 160 pessoas são beneficiadas pelo material da Defesa Civil em Descanso. O carregamento dos quatro caminhões da prefeitura com o material entregue pela Defesa Civil iniciou às sete horas e 30 minutos da manhã deste domingo. As equipes se deslocaram durante todo o dia para atender famílias nos bairros Antônio Rech, Jardim Itália, Ouro Verde, centro, loteamento Uczai, São Jorge, Linha Macaco Branco, Linha Famoso e saídas para as linhas Gaúcha, Campinas e Pratinha. Conforme o coordenador Municipal da Defesa Civil, ÉLCIO JEZIUR, uma nova carga de material deverá chegar ao município ainda hoje e o trabalho de entrega será retomado o mais breve possível. O município teve o apoio e a ajuda de muitos voluntários de SJCedro, Guaraciaba, Anchieta, Guarujá do Sul, Itapiranga, SMOeste, Iporã do Oeste, Iraceminha, Tunápolis e de Bandeirante. Nesta manhã um novo grupo de Guaraciaba se deslocou para ajudar na reconstrução.

Famílias atingidas pelo vendaval necessitam de móveis, material de construção e elétrico. O ginásio municipal de Belmonte foi tomado por donativos destinados às famílias atingidas pelo vendaval. Desde quinta-feira chegaram doações, como vestuário, higiene pessoal e limpeza, alimentos não perecíveis, água potável, colchões, roupa de cama e banho. A quantidade arrecadada até o momento é suficiente para atender todas as famílias que tiveram perdas em virtude do temporal. Segundo o secretário de Assistência Social, RAFAEL REVERS, algumas famílias necessitam de móveis, material elétrico e de construção, como forro PVC. Ele explica que os interessados em doar podem entrar em contato pelo telefone 49 9 9151-0447. O secretário ressalta que no sábado chegaram telhas, cumeeiras e parafusos enviados pela Defesa Civil do Estado, que com a ajuda de voluntários foram distribuídas aos atingidos.

Compra de veículos novos registra queda no município. A avaliação é do despachante em SJCedro, CRISTIAN MACHADO. Ele percebe que durante a pandemia reduziu o pedido do primeiro emplacamento de carros, motos, caminhões e outros veículos. Em contrapartida cresceu em 20 por cento a quantidade de transferências. Lembra que desde fevereiro existe a mudança na lei que exige a placa no padrão Mercosul. MACHADO revela que ano passado havia praticamente um pedido de documentação nova a cada dia, mas, a crise gerou recessão. Ele analisa que os bancos e financeiras tem facilitado o acesso para as compras. O despachante avalia que são os proprietários que estão com medo de fazer dívidas maiores.

Vereador de SJCedro cobra por reparos efetivos na iluminação pública. IRONI FEDRIZI fez o pedido de melhorias na câmara de vereadores nas duas últimas sessões principalmente em relação aos loteamentos: São Domingos, Greff, Barba. Ele explica que houve a solicitação e ainda na retomada das sessões presenciais a bancada do governo esclareceu que o trabalho é feito por uma empresa licitada que vem periodicamente ao município e cobra diárias. O pedido é que os locais com problemas sejam repassados para prefeitura com endereço e ponto de referência para facilitar o conserto. FEDRIZI afirma que aguardou a empresa vir até a cidade para executar os reparos e na mesma noite, após o serviço prestado, percorreu novamente às ruas mencionadas para analisar se o problema havia sido solucionado. Mas, para surpresa dele, em vez de 8, havia 12 postes apagados. O vereador relata que decidiu ir para outras vias neste três loteamentos e encontrou pelo menos 30 pontos com os mesmos problemas.

Empresa responsável em manter a iluminação pública funcionando precisa ser fiscalizada. A opinião é do vereador IRONI FEDRIZI. Ele afirma que ficou preocupado em perceber que os problemas apontados não foram resolvidos e mesmo assim a instaladora cobra uma diária alta da prefeitura para estar em SJCedro. A administração encaminha um servidor para acompanhar os trabalhos. Mas, o vereador sugeriu que seja também feita uma vistoria à noite para avaliar se o serviço prestado foi efetivo. FEDRIZI salienta que os moradores pagam a taxa da Cosip e por isso também cobram pela iluminação em frente à residência visando principalmente a segurança. O vereador LEÃO pediu ainda melhorias na via periférica, com limpeza e conserto das calçadas. Como o local é de responsabilidade do Dnit, foi encaminhado um ofício para que o órgão providencie os reparos, ou, autorize a administração em fazer.

Vereador de Guaraciaba se manifesta contra venda de terreno. GILSON SCHUCK esclarece que o projeto já está há mais de dois meses nas comissões do legislativo porque foram solicitados documentos sobre a área que deve ir para leilão. Ele esclareceu que o terreno era usado para venda de produtos da agricultura familiar, através de uma feira livre. No entanto, há algum tempo o local não estava mais sendo usado. O vereador entende que é um espaço importante para que os pequenos produtores e as agroindústrias possam escoar sua produção. A ideia é esperar que haja uma sessão presencial para aprofundar os debates com presença de representantes do setor e dos sindicatos. Ele afirma que o objetivo da administração é que o lote seja usado para construção de mais unidade de saúde para abrigar o Nasf e outros setores. SCHUCK garantiu que não é contra o investimento em saúde, mas, acredita que a agricultura também merece destaque. Ele considera que pode haver outra alternativa para não prejudicar nenhuma das classes.

Prefeitura busca economia e construção de prédio próprio para abrir a sede da saúde. O prefeito, ROQUE MENEGHINI, justificou que a ação é estratégica e foi bem pensada, já que o terreno é pequeno, mas bem localizado e possui um bom valor de mercado. Ele lembra que atualmente o município paga aluguel no prédio do posto de saúde da rua primeiro de maio, no centro. O objetivo é gerar economia e construir uma estrutura no padrão de acessibilidade exigido. Ele afirma que o espaço da feira está fechado há muito tempo, com imóvel se deteriorando, e por isso a equipe analisou uma destinação adequada. O valor estimado pela comissão para comercialização do terreno é cerca de 400 mil reais. O montante arrecadado, caso o projeto seja aprovado na câmara, será aplicado na construção da unidade de saúde. O município já possui o terreno grande próximo ao estádio do Harmonia que também tem uma área ampla de estacionamento.

Motorista é flagrado portando droga em SJCedro. A guarnição da PM, em rondas pela Rua Santos Dumont no sábado, abordou o Vectra, conduzido pelo rapaz que se mostrou incomodado com a presença da viatura. Pela suspeita, houve a busca pessoal, que resultou na apreensão de cerca de 5 gramas de maconha acondicionada na carteira. No veículo nada de ilícito foi encontrado. Após o ato, efetuada a entrevista e consulta aos sistemas policiais, não foram constatados impeditivos do suspeito. Perguntado sobre de quem teria adquirido, respondeu que comprou de outro usuário. Foi levado um termo circunstanciado para que o autor compareça em uma audiência no fórum de SJCedro dia três de agosto às 16h30.

Policiais da fronteira realizam apreensões de bebidas importadas de forma irregular. Em ação da Operação Hórus, Policiais abordaram um Doblô na madrugada deste domingo em Barracão. No veículo foram encontradas 98 caixas de vinhos da Argentina, totalizando 552 garrafas. O prejuízo ao contrabandista é de aproximadamente 111 mil reais. Na segunda ocorrência, também em Barracão, foi flagrado um Toyota Etios saindo de um posto de combustível. Durante buscas, constatou-se que o automóvel estava carregado com 34 caixas de vinhos com 166 garrafas compradas no país vizinho. Em Dionísio Cerqueira a PM atendeu uma ocorrência de descaminho no acesso a Aduana de Cargas. Em rondas foi avistado um veículo saindo dos carreiros que dão acesso à BR-163. Ao ser abordado o condutor apresentou nervosismo e em revista foram encontradas 48 garrafas de vinho argentinos sem notas fiscais. Os envolvidos foram conduzidos para a Receita Federal juntamente com mercadorias e veículos. Os motoristas vão responder por descaminho.

Polícia Militar prende traficantes com quase dois mil reais em dinheiro. Na tarde do sábado de sábado, em continuidade a Operação Hórus, a guarnição de Saltinho fazia rondas quando abordou um Fiesta emplacado em Modelo com duas pessoas. Em revista veicular foram encontrados quinze papelotes de cocaína e cerca de mil e 800 reais em espécie com um dos homens. Ele relatou que vendia cada porção da droga por cinquenta reais e possuía mais entorpecentes em sua residência. Policiais Militares de Saltinho e Campo Erê, juntamente com a guarnição de Modelo, foram até a residência e lá encontraram mais uma porção maior de cocaína. Foi solicitado ao condutor do veículo fazer o teste de alcoolemia, porém, o homem recusou e foi feita a autuação por recusa e a apreensão da CNH. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos dois envolvidos pelo crime de tráfico de drogas.

Homem beneficiado com prisão domiciliar é flagrado descumprindo medida judicial. A guarnição da PM de SJCedro em rondas pela cidade no avistou motocicleta com dois ocupantes, sendo que ambos olhavam para trás, em direção à viatura. Logo em seguida a equipe abordou a moto placa de Princesa, mas que trafegava com tarjeta de Itaipulândia/PR. Os dois ocupantes foram revistados e nada de irregular foi encontrado, assim como no veículo.Mas constataram-se irregularidades administrativas que resultaram em sua remoção ao pátio conveniado. Após entrevista e consulta aos sistemas policiais, verificou-se ainda que um dos abordados deveria estar cumprindo pena em regime domiciliar. Perguntado sobre o porquê de não estar em casa o homem não quis se manifestar. Foi lavrado um boletim de ocorrência para que a justiça seja informada sobre o descumprimento da medida.

Homem é detido por embriaguez ao volante e ameaça na SC-163. Uma ocorrência de embriaguez ao volante, desobediência, desacato, resistência, ameaça e dano ao patrimônio público foi por volta das 22 horas de ontem em Iporã do Oeste. A Polícia Rodoviária recebeu denúncia de que uma Saveiro estaria transitando em ziguezague. A guarnição realizou rondas e abordou o veículo. O motorista de 35 anos não acatou as ordens, se mostrando alterado, com sinais de embriaguez. Diante disso, foi ofertado o teste do etilômetro que confirmou a embriaguez ao volante. Foi dada voz de prisão, momento em que o autor ficou agressivo, sendo necessário uso da força para algema-lo. Em seguida ele proferiu ameaças e desacatos aos policiais. O autor, já algemado, deu uma cabeçada em policial. Quando colocado na viatura ainda desferiu chutes, danificando o patrimônio público. Na Delegacia o homem quebrou a cela e empreendeu fuga a pé. Os policiais fizeram o acompanhamento e recaptura momentos depois. O veículo foi recolhido ao pátio e o homem foi preso.

Capotamento deixa motorista ferida na SC-161 em Anchieta. Os bombeiros de Anchieta foram chamados no sábado, por volta das 15 horas, para atendimento de um acidente na linha Gaúcha. No local ocorreu uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Voyage, placas de Anchieta. O carro trafegava sentido Palma Sola. O veículo era ocupado apenas pela motorista de 39 anos. Ela ficou presa nas ferragens e precisou ser desencarcerada. A vítima apresentava escoriações e hematomas pelo corpo e corte na face. Após os primeiros socorros a mulher foi levada ao pronto atendimento do município. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária foi chamada para o atendimento da ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.