-STF DECIDE QUE GOVERNO TEM OBRIGAÇÃO DE REALIZAR CENSO EM 2022
-SANTA CATARINA TEM POTENCIAL DE CONSUMO DE 243 BILHÕES PARA ESTE ANO
-ESCOLA PROMOVE REUNIÕES PARA AVALIAR RETOMADA DE ENSINO 100 POR CENTO PRESENCIAL
-CONSELHO TUTELAR DE IPORÃ DO OESTE E CMDCA IRÃO PROMOVER AÇÕES ALUSIVAS AO DIA 18 DE MAIO
-BELMONTE REATIVA SUBSÍDIO QUE VAI BENEFICIAR AVICULTORES
-TUNÁPOLIS CHEGA A 40 POR CENTO DA POPULAÇÃO VACINADA CONTRA COVID-19
-HOMEM INVESTIGADO POR QUATRO MORTES E INCÊNDIO À RESIDÊNCIA É PRESO
-POLÍCIA CIVIL DIZ QUE AUTOR DE ATAQUE A CRECHE QUERIA MATAR O MÁXIMO DE PESSOAS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é desol com algumas nuvens.A temperatura pode chegar a 23graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26centavos. O euro está valendo seis reais e 38centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Uma petição com mais de 351 mil assinaturas para cancelar a Olimpíada de Tóquio foi enviada à governadora da cidade nesta sexta-feira com um apelo às autoridades para que "priorizem a vida". A petição virtual "Cancelem os Jogos Olímpicos para proteger nossas vidas" foi criada no início do mês por um advogado que já foi candidato a governador de Tóquio. Os Jogos Olímpicos foram adiados em 2020 devido à pandemia e estão previstos para ocorrer entre 23 de julho e oito de agosto deste ano. Os Jogos Paraolímpicos devem ser realizados entre 24 de agosto e cinco de setembro.
A Itália revogará as restrições de quarentena para viajantes que chegam de países europeus, assim como do Reino Unido e de Israel, a partir do dia 16 de maio. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde do país nesta sexta-feira. O ministério acrescentou que as restrições atualmente vigentes para pessoas que viajam do Brasil estão mantidas. As pessoas que entram na Itália vindas dos países que agora foram liberados tinham que observar cinco dias de quarentena e passar por exame obrigatório antes da chegada e ao final do período de isolamento.
Milhões de chilenos vão às urnas neste fim de semana para escolher os 155 parlamentares que serão responsáveis por redigir a nova Constituição do país. Após meses de grandes protestos que transformaram o Chile entre 2019 e 2020, a nova Carta substituirá a atual, herdada da ditadura de AUGUSTO PINOCHET que governo entre 1973 e 1990. A votação começa neste sábado e se estende até o domingo. A eleição dos constituintes deveria ter acontecido em 11 de abril, mas um novo aumento dos contágios por coronavírus provocou o adiamento por cinco semanas, para 15 e 16 de maio.
O governo federal publicou nesta sexta-feira uma portaria que proíbe a entrada de estrangeiros em voos com origem ou passagem pela Índia. Segundo a portaria, publicada em edição extra do "Diário Oficial da União", a medida foi tomada, entre outras razões, para evitar o impacto da nova variante do coronavírus. A Índia tem registrado sucessivos recordes no número de mortes por Covid. Os viajantes vindos do Reino Unido e da África do Sul continuam impedidos de entrar no país. Quem não cumprir as regras estipuladas pela portaria poderá sofrer responsabilização civil, administrativa e penal, repatriação ou deportação imediata e inabilitação de pedido de refúgio.
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira que o governo federal está obrigado a tomar as medidas necessárias para realizar o Censo Demográfico no ano que vem. O julgamento no plenário virtual teve oito a favor do censo no ano que vem e dois a favor da realização neste ano. O ministro NUNES MARQUES rejeitou a ação por considerar que o censo "não revela urgência". Os ministros julgaram no plenário virtual uma decisão individual do ministro MARCO AURÉLIO MELLO que determinou ao governo a adoção das medidas necessárias para garantir a realização do levantamento ainda neste ano. Por meio da Advocacia-Geral da União, o governo recorreu da decisão do ministro e o plenário determinou a realização do censo em 2022.
O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, concedeu habeas corpus nesta sexta-feira ao ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO para que ele tenha o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid sempre que entender que as perguntas podem levá-lo ao risco de produzir prova contra si. O pedido foi feito nesta quinta-feira pela Advocacia-Geral da União. O órgão solicitou também que o ex-ministro da Saúde ficasse imune a algumas medidas, entre elas, a prisão. Nesta sexta-feira o relator da CPI RENAN CALHEIROS enviou um ofício ao STF em que disse que o trabalho da comissão ficaria prejudicado se o pedido da AGU fosse atendido. A decisão do ministro está alinhada com a jurisprudência do Supremo em relação ao direito ao silêncio em CPIs para evitar a produção de provas contra si.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove, nesta segunda-feira, duas audiências públicas semipresenciais, para debater a violência contra crianças e adolescentes, solicitada pela deputada MARLENE FENGLER e sobre os “20 anos da lei da reforma psiquiátrica: avanços, retrocessos e os impactos da pandemia da Covid-19", proposto pelo deputado FABIANO DA LUZ. Segundo a deputada MARLENE FENGLER, principal objetivo do encontro é discutir e definir ações para o combate a esse tipo de crime e para a identificação dos índices reais das ocorrências, que são ainda mais subnotificadas durante a pandemia. A outra audiência, segundo o deputado FABIANO tem o objetivo de conferir o contexto estadual e nacional da saúde mental e analisar o que pode ser feito nesse momento da pandemia.
O mercado de Santa Catarina tem este ano um potencial de consumo de 243 bilhões de reais, o que significa um aumento real de quatro por cento frente a 2020. Esse resultado ajudou a puxar para cima o potencial da Região Sul, que após 13 anos superou o Nordeste e retomou o segundo lugar do ranking dos maiores mercados regionais do Brasil. Os dados são do estudo IPC Maps 2021, realizado há quase 30 anos por instituto de São Paulo que analisa o potencial de consumo de cidades brasileiras com base em dados econômicos atuais, entre os quais renda média das pessoas e os do boletim Focus do Banco Central. Florianópolis segue com o maior potencial de consumo entre as cidades catarinenses e Chapecó tem potencial de consumo de sete bilhões 790 milhões para este ano.
Em Santa Catarina, duas cidades já aplicaram duas doses de vacina em mais de 25 por cento da população contra a covid-19. Em Ipuaçu, cerca de 35 por cento dos moradores receberam as duas injeções necessárias para prevenir contra os efeitos mais graves do coronavírus. A vizinha Entre Rios vem logo atrás, com 29 por cento de cobertura. As duas cidades ficam no Oeste catarinense, onde no geral os municípios têm apresentado as taxas mais avançadas da vacinação. Santa Catarina aplicou mais de dois milhões de doses até o momento, das quais um milhão 319 mil 788 são referentes à primeira aplicação, atingindo 18 por cento da população, e 685 mil 309 correspondem à segunda dose. Com isso, nove vírgula 45 por cento dos moradores do estado já foram totalmente imunizados.
-GOVERNADOR REPASSA SEIS MILHÕES DE REAIS PARA HOSPITAL REGIONAL
-ESCOLA PROMOVE REUNIÕES PARA AVALIAR RETOMADA DE ENSINO 100 POR CENTO PRESENCIAL
-CONSELHO TUTELAR DE IPORÃ DO OESTE E CMDCA IRÃO PROMOVER AÇÕES ALUSIVAS AO DIA 18 DE MAIO
-BELMONTE REATIVA SUBSÍDIO QUE VAI BENEFICIAR AVICULTORES
-TUNÁPOLIS CHEGA A 40 POR CENTO DA POPULAÇÃO VACINADA CONTRA COVID-19
Governador MOISÉS repassa seis milhões de reais para o Hospital Regional de SMO. O anúncio aconteceu durante ato de entrega de 27 novas viaturas para a Polícia Militar do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, em São Miguel do Oeste, nesta sexta-feira. O Governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, acompanhado de muitas autoridades, fez o repasse de seis milhões para o Hospital Regional e o valor será para o custeio da Covid-19. Durante a fala, MOISÉS destacou todo o trabalho e disse que o investimento ultrapassa 340 milhões de reais na Segurança Pública do estado, com recursos próprios. Em seguida, o governador concedeu uma coletiva com a imprensa.
Audiência pública promovida pela Comissão de Educação da ALESC, nesta semana, tratou sobre a imunização de profissionais da Educação contra Covid-19. O governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Educação e Saúde, FECAM e vários sindicatos de trabalhadores da educação participaram da programação. Segundo a deputada estadual LUCIANE CARMINATTI, a luta pela vacinação de professores e equipe escolar vem desde o ano passado. Ela salienta que outros estados, alguns inclusive em situação econômica inferior, já estão vacinando estes profissionais, a exemplo de São Paulo, Espírito Santo, Maranhão e Bahia. Em SC, pelo contrário, ainda não houve anúncio em relação à data de início da vacinação. LUCIANE defende que na audiência foi discutido sobre a importância de que se garanta a vacina, já que as escolas estão atuando presencialmente, lembrando que SC foi o primeiro estado que permitiu a volta de aulas presenciais.
A deputada estadual compara que vários outros estados, que inclusive estão vacinando professores agora, ainda não têm aulas presenciais. Após a audiência, de acordo com a parlamentar, foi encaminhado documento ao governo do Estado e secretários de Saúde, solicitando para que a vacina contra Covid seja liberada para trabalhadores da Educação. LUCIANE CARMINATTI comenta que a Secretaria de Estado da Saúde também solicitou que os professores recebam a vacina da gripe neste período, porque precisam aguardar 15 dias antes de vacinar contra Covid-19. Junto com o envio deste documento, a Comissão de Educação da ALESC continua esperando do Governo do Estado o anúncio da data do início da vacina dos profissionais da Educação em SC.
Comissão formada por vários setores coleta dados para prestar auxílio aos produtores rurais no combate à estiagem. Tunápolis criou uma comissão para realizar visitas em propriedades agrícolas e constatar as principais demandas. Objetivo é conferir de perto as dificuldades e formas de contribuir com os produtores rurais. As ações são coordenadas pelo Conselho da Defesa Civil que formou uma equipe específica com representantes das Secretarias da Agricultura, Transportes e Obras, além da assistência social e Epagri. O executivo também acompanha de perto as atividades com meta de reduzir impactos causados pela estiagem. A secretária da Agricultura e meio ambiente, DIRCELEI ARENHARDT, destaca o levantamento de dados com visitas em busca de uma solução. Ela considera fundamental um auxílio pontual aos produtores rurais.
A secretária da Agricultura também chama atenção para a importância dos programas da Secretaria de Estado da Agricultura que possuem até juro zero. Neste sentido a parceria com o escritório local da Epagri tem sido decisivo em vários encaminhamentos que estão sendo feitos. DIRCELEI ARENHARDT valoriza o empenho do município em diferentes programas que estão disponíveis para garantir o abastecimento de água e outras melhorias nas propriedades. A secretária da Agricultura elogia o Programa Mais Serviços que está tendo grande procurar por diferentes máquinas que são contratadas pelos agricultores. A prefeitura também já iniciou o pagamento do bônus.
O Conselho Tutelar de Iporã do Oeste e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) irão promover ações alusivas ao dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Fazendo parte das ações será realizada uma capacitação para os profissionais da saúde e da educação para encampar a campanha deste ano junto aos educandários e famílias. Cada aluno receberá uma revistinha explicativa com conteúdo apropriado para cada idade que será trabalhada nas escolas. Além disso, será divulgado nas mídias locais e regionais, através do site do município, rádio, jornais e vídeo, uma matéria explicativa sobre a campanha.
Alusivo ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado na próxima terça-feira, 18, o município de Belmonte capacitou profissionais da Educação sobre este tema. De acordo com a secretária da pasta, DAIANA BASSO, na última semana houve orientação para professores, com identificação de sinais de abuso sexual em crianças e adolescentes. A capacitação foi realizada em parceria com o CRAS, por meio da assistente social FRANCIELE, psicóloga MARCIANE e orientadora social AMANDA. A secretária explica que este trabalho é inclusivo e que as orientações para combater abusos de menores precisam ser reforçadas. Segundo DAIANA, como os alunos passam muito mais tempo com o professor do que com outros profissionais, de certa forma os docentes passam a ser pai, mãe, psicólogo, ou orientador, e as crianças tem um apego muito grande por eles. DAIANA BASSO salienta que a Secretaria da Educação está de portas abertas para receber denúncias anônimas e auxiliar no combate destes casos de violência contra crianças e adolescentes.
A Escola de Educação Básica São Lourenço, da comunidade de mesmo nome, no interior de Iporã do Oeste, promove reuniões desde o início do ano letivo, no dia 18 de fevereiro, para avaliar o andamento das atividades. De acordo com o diretor WAGNER FERRARI, houve um período de aulas remotas em função de decretos municipais referentes à pandemia, e o atendimento presencial iniciou em 15 de março. Depois de dois meses de aulas na escola, algumas turmas são atendidas de maneira integral, sem a semana em casa. Segundo FERRARI, certas situações impedem que todos estejam no regime 100 por cento presencial. Uma delas é que a maioria dos alunos depende de transporte escolar, o qual deve ter limite de capacidade. Outra questão é que os riscos de contágio para o coronavírus no estado permanecem elevados, o que também demanda cautela. O retorno totalmente presencial, conforme o diretor, depende de autorização do estado.
Nas reuniões efetuadas pela escola houve diagnóstico dos alunos. O diretor da escola de Linha São Lourenço enfatiza a necessidade de avaliar o rendimento, principalmente dos estudantes que tem uma semana de atividades remotas. WAGNER FERRARI relata que alguns alunos estão deixando de cumprir as tarefas. Ele admite que muitos tenham atividades na propriedade da família, e que existe um relaxamento natural. Ainda assim, reitera que a escola já vem de um déficit no aprendizado de 2020, e pede para os pais também cobrarem o comprometimento dos filhos em relação às tarefas que são encaminhadas em sala de aula e pelas plataformas virtuais. Na avaliação de FERRARI, todas as turmas tiveram algum prejuízo e a pandemia fez a escola repensar e agir sobre situações para as quais não estava preparada, como a nova rotina de atendimento, gestão de horários e estudos. Por outro lado, o diretor destaca que não houve registro de casos de Covid na escola, o que mostra que as famílias também estão preocupadas com os cuidados. A EEB São Lourenço segue rigorosamente os protocolos do Plano de Contingência.
Belmonte voltou a oferecer subsídio para transporte de cama de aviário. De acordo com o prefeito JAIR GIUMBELLI, este programa já existia há vários anos, em administrações anteriores, quando inclusive houve transporte gratuito, mas acabou desativado. Em visita do prefeito a propriedades do município, os avicultores fizeram esta solicitação, que agora volta a ser atendida, por meio de subsídio. GIUMBELLI lembra que a avicultura representa 22,5 por cento do movimento econômico de Belmonte, um número expressivo e que merece o auxílio. Conforme o prefeito, hoje os custos em arrecadação de insumos estão altíssimos e os preços do milho e da soja também aumentam para o avicultor. O requerimento do subsídio, definido pelo decreto 070/2021, pode ser feito na Secretaria de Agricultura. JAIR GIUMBELLI pede para que o munícipe avise com antecedência, para facilitar o agendamento, pois as máquinas da prefeitura também trabalham no alargamento de estradas. O setor de Obras vai se organizar e disponibilizar os caminhões para este transporte, utilizando até mais de um caso necessário.
Município chega a 40 por cento da população vacinada contra Covid-19. A constatação é da secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO. Ela ressalta que o ano já iniciou com a sala de vacinas mais movimentada, em função da aplicação das vacinas contra o coronavírus. Recentemente também começou a campanha de imunização contra influenza (gripe), que gerou demanda de serviços ainda maior na Saúde. Quanto à vacinação contra Covid, ROSELI explica que há pouco tempo pessoas com comorbidades passaram a ser contempladas. Estas são pessoas que apresentam doenças com potencial de agravamento caso sejam infectadas pelo vírus. Agora, Tunápolis já se aproxima da marca de 40 por cento da população atendida com pelo menos a primeira dose.
Segundo ROSELI, as vacinas contra Covid-19, fornecidas pelo Ministério da Saúde, vêm de dois laboratórios distintos. Reitera que além de cuidar qual tipo é aplicado em cada pessoa, é preciso considerar o período para a segunda dose. A vacina fornecida pelo Butantan, por exemplo, deverá respeitar o prazo de 21 a 28 dias para a segunda aplicação. No caso do imunizante da Fiocruz, este período aumenta para três meses. Além dessa situação, ROSELI BONAVIGO salienta que a vacina contra influenza deve ser aplicada no mínimo 12 dias depois da Covid, ou vice-versa. De acordo com a secretária, a aplicação da vacina contra o coronavírus, assim como da influenza, ocorre na área coberta entre o ginásio e o salão, local onde em tempos normais ocorria a abertura da Efacitus, no centro da cidade. A opção por esta área deve-se por ser mais aberto e ventilado, e assim evitar maiores aglomerações. Em outras ocasiões, quando chegam menos doses, eventualmente a aplicação ocorre na sala de vacinas.
Agentes de saúde avisam todas as pessoas a serem contempladas tanto pela campanha da Covid, quanto da gripe, e a Saúde também conta com o auxílio de outras secretarias municipais, bem como da Polícia Militar, para que as medidas de precaução ao coronavírus sejam atendidas. Questionada sobre a qualidade das vacinas, ROSELI BONAVIGO garantiu que elas são seguras. Ela cita que o Programa Nacional de Imunização (PNI) exige que as vacinas passem por rigoroso sistema de frios. Desde a saída do laboratório até chegar ao município, sempre há um termômetro que monitora a temperatura das vacinas e elas são transportadas em equipamentos que garantem a conservação. Caso ocorra perda de temperatura em alguns imunizantes, segundo ROSELI, eles são descartados. Em relação à vacina contra influenza, a secretária enaltece que a primeira etapa está quase concluída. Trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de seis anos foram atendidos. Em breve inicia a vacinação dos professores e posteriormente de idosos. Estes últimos devem aguardar um pouco por terem recebido recentemente a aplicação contra Covid.
-HOMEM INVESTIGADO POR QUATRO MORTES E INCÊNDIO À RESIDÊNCIA É PRESO
-POLÍCIA CIVIL DIZ QUE AUTOR DE ATAQUE A CRECHE QUERIA MATAR O MÁXIMO DE PESSOAS
Polícia Militar remove veículo ao pátio conveniado. O fato ocorreu na noite de ontem, na Rodovia Pinhal, em Iporã do Oeste. A guarnição da Polícia Militar, em rondas, visualizou um veículo suspeito e ao efetuar a abordagem, constatou que o condutor estava com a CNH vencida desde 2012. O automóvel Fiat/Pálio, placas de Tunápolis, estava com o licenciamento vencido e foi removido ao pátio conveniado.
Homem investigado por quatro mortes e incêndio à residência é preso. A Polícia Civil prendeu na manhã de ontem um homem de 31 anos, investigado pelas quatro mortes e incêndio em residência ocorridos no início da manhã do último sábado, na cidade de São Domingos/SC. O homem foi localizado na cidade de Ipuaçu, também em SC. A partir dos resultados dos laudos periciais do Instituto Médico Legal (IML) do Núcleo Regional de Perícias de São Lourenço do Oeste, sobre duas das quatro mortes, a Polícia Civil passou a investigar o caso, tendo sido instaurado inquérito policial com a finalidade de apurar o “quádruplo homicídio”, onde foram ceifadas, por ferimentos com arma branca, as vidas de uma família inteira. Em seguida ainda foi ateado fogo na residência, provavelmente com o intuito de apagar qualquer indício que pudesse levar à descoberta da autoria do crime.
Os trabalhos investigativos possibilitaram a coleta de provas que resultou na prisão temporária e outras medidas cautelares. Por se tratar de crime hediondo, a prisão temporária foi decretada pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogada por igual período. As investigações continuam a cargo da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste. O Instituto Geral de Perícias (IGP) também participa ativamente.
Polícia Civil diz que autor de ataque a creche queria matar o máximo de pessoas. A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu o inquérito sobre o ataque a uma creche em Saudades, no Oeste catarinense, e confirmou nesta sexta-feira que o jovem que invadiu o local e matou cinco pessoas agiu sozinho e "tinha pressa", pois queria "matar o máximo de pessoas". Segundo o delegado JERÔNIMO FERREIRA, o jovem de 18 anos planejava o ataque há meses e agiu consciente do que fez, o tempo todo. Ele segue preso preventivamente. Conforme FERREIRA, responsável pela investigação, FABIANO KIPPER MAI confessou que planejou e agiu sozinho, e que estaria arrependido, embora o delegado não tenha observado se era um arrependimento genuíno. Ainda segundo a Polícia Civil, o autor do ataque chegou a ir trabalhar no dia do ataque. No intervalo esteve em casa e depois foi para a creche.
Jovem pretendia matar familiares. Como queria matar o máximo possível de pessoas, segundo o delegado, o jovem tentava entrar numa sala e se não conseguia, ia correndo para outra. KIPPER MAI foi indiciado ainda na semana do ataque por cinco homicídios triplamente qualificados e mais uma tentativa. Ele segue preso em Chapecó. O inquérito concluído nesta sexta ouviu mais de 20 testemunhas, para em seguida ser encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina. Durante as investigações, a polícia descobriu que o jovem, inicialmente, tinha intenção de matar pessoas de seu convívio familiar, mas como não conseguiu adquirir arma de fogo, escolheu cerca de quatro dias antes o local do ataque.
Polícia alertou outros quatro estados sobre possíveis ataques a escolas. Durante entrevista na manhã de ontem, o delegado geral da Polícia Civil, PAULO KOERICH, afirmou que houve troca de informações com a embaixada Americana no Brasil sobre o ataque. As investigações tiveram apoio de agências internacionais para identificar ações criminosas semelhantes em outros locais. Com as informações obtidas nos dispositivos eletrônicos, quatro estados brasileiros também foram informados por Santa Catarina sobre casos de pessoas que desejavam cometer ataques parecidos. Os detalhes e locais específicos não foram divulgados pela polícia.A