ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 15/05/2021

GLOBO EM FOCO – 15/05/21

-STF DECIDE QUE GOVERNO TEM OBRIGAÇÃO DE REALIZAR CENSO EM 2022

-SANTA CATARINA TEM POTENCIAL DE CONSUMO DE 243 BILHÕES PARA ESTE ANO

-SOBE PARA 75 PESSOAS COM O VÍRUS ATIVO EM ITAPIRANGA

-POLÍCIA AMBIENTAL VAI INTENSIFICAR AÇÕES PREVENTIVAS

-PSICOLOGA VALORIZA REDE DE PROTEÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES

-SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS ALTERA ATENDIMENTO AOS ASSOCIADOS

-POLÍCIA FLAGRA MOTORISTA COM CNH E DOCUMENTO DO VEÍCULO EM ATRASO

-PRESO HOMEM INVESTIGADO POR QUATRO MORTES

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Uma petição com mais de 351 mil assinaturas para cancelar a Olimpíada de Tóquio foi enviada à governadora da cidade nesta sexta-feira com um apelo às autoridades para que "priorizem a vida". A petição virtual "Cancelem os Jogos Olímpicos para proteger nossas vidas" foi criada no início do mês por um advogado que já foi candidato a governador de Tóquio. Os Jogos Olímpicos foram adiados em 2020 devido à pandemia e estão previstos para ocorrer entre 23 de julho e oito de agosto deste ano. Os Jogos Paralímpicos devem ser realizados entre 24 de agosto e cinco de setembro.


A Itália revogará as restrições de quarentena para viajantes que chegam de países europeus, assim como do Reino Unido e de Israel, a partir do dia 16 de maio. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde do país nesta sexta-feira. O ministério acrescentou que as restrições atualmente vigentes para pessoas que viajam do Brasil estão mantidas. As pessoas que entram na Itália vindas dos países que agora foram liberados tinham que observar cinco dias de quarentena e passar por exame obrigatório antes da chegada e ao final do período de isolamento.


Milhões de chilenos vão às urnas neste fim de semana para escolher os 155 parlamentares que serão responsáveis por redigir a nova Constituição do país. Após meses de grandes protestos que transformaram o Chile entre 2019 e 2020, a nova Carta substituirá a atual, herdada da ditadura de AUGUSTO PINOCHET que governo entre 1973 e 1990. A votação começa neste sábado e se estende até o domingo. A eleição dos constituintes deveria ter acontecido em 11 de abril, mas um novo aumento dos contágios por coronavírus provocou o adiamento por cinco semanas, para 15 e 16 de maio.

O governo federal publicou nesta sexta-feira uma portaria que proíbe a entrada de estrangeiros em voos com origem ou passagem pela Índia. Segundo a portaria, publicada em edição extra do "Diário Oficial da União", a medida foi tomada, entre outras razões, para evitar o impacto da nova variante do coronavírus. A Índia tem registrado sucessivos recordes no número de mortes por Covid. Os viajantes vindos do Reino Unido e da África do Sul continuam impedidos de entrar no país. Quem não cumprir as regras estipuladas pela portaria poderá sofrer responsabilização civil, administrativa e penal, repatriação ou deportação imediata e inabilitação de pedido de refúgio.


O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira que o governo federal está obrigado a tomar as medidas necessárias para realizar o Censo Demográfico no ano que vem. O julgamento no plenário virtual teve oito a favor do censo no ano que vem e dois a favor da realização neste ano. O ministro NUNES MARQUES rejeitou a ação por considerar que o censo "não revela urgência". Os ministros julgaram no plenário virtual uma decisão individual do ministro MARCO AURÉLIO MELLO que determinou ao governo a adoção das medidas necessárias para garantir a realização do levantamento ainda neste ano. Por meio da Advocacia-Geral da União, o governo recorreu da decisão do ministro e o plenário determinou a realização do censo em 2022.


O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, concedeu habeas corpus nesta sexta-feira ao ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO para que ele tenha o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid sempre que entender que as perguntas podem levá-lo ao risco de produzir prova contra si. O pedido foi feito nesta quinta-feira pela Advocacia-Geral da União. O órgão solicitou também que o ex-ministro da Saúde ficasse imune a algumas medidas, entre elas, a prisão. Nesta sexta-feira o relator da CPI RENAN CALHEIROS enviou um ofício ao STF em que disse que o trabalho da comissão ficaria prejudicado se o pedido da AGU fosse atendido. A decisão do ministro está alinhada com a jurisprudência do Supremo em relação ao direito ao silêncio em CPIs para evitar a produção de provas contra si.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove, nesta segunda-feira, duas audiências públicas semipresenciais, para debater a violência contra crianças e adolescentes, solicitada pela deputada MARLENE FENGLER e sobre os “20 anos da lei da reforma psiquiátrica: avanços, retrocessos e os impactos da pandemia da Covid-19", proposto pelo deputado FABIANO DA LUZ. Segundo a deputada MARLENE FENGLER, principal objetivo do encontro é discutir e definir ações para o combate a esse tipo de crime e para a identificação dos índices reais das ocorrências, que são ainda mais subnotificadas durante a pandemia. A outra audiência, segundo o deputado FABIANO tem o objetivo de conferir o contexto estadual e nacional da saúde mental e analisar o que pode ser feito nesse momento da pandemia.

O mercado de Santa Catarina tem este ano um potencial de consumo de 243 bilhões de reais, o que significa um aumento real de quatro por cento frente a 2020. Esse resultado ajudou a puxar para cima o potencial da Região Sul, que após 13 anos superou o Nordeste e retomou o segundo lugar do ranking dos maiores mercados regionais do Brasil. Os dados são do estudo IPC Maps 2021, realizado há quase 30 anos por instituto de São Paulo que analisa o potencial de consumo de cidades brasileiras com base em dados econômicos atuais, entre os quais renda média das pessoas e os do boletim Focus do Banco Central. Florianópolis segue com o maior potencial de consumo entre as cidades catarinenses e Chapecó tem potencial de consumo de sete bilhões 790 milhões para este ano.


Em Santa Catarina, duas cidades já aplicaram duas doses de vacina em mais de 25 por cento da população contra a covid-19. Em Ipuaçu, cerca de 35 por cento dos moradores receberam as duas injeções necessárias para prevenir contra os efeitos mais graves do coronavírus. A vizinha Entre Rios vem logo atrás, com 29 por cento de cobertura. As duas cidades ficam no Oeste catarinense, onde no geral os municípios têm apresentado as taxas mais avançadas da vacinação. Santa Catarina aplicou mais de dois milhões de doses até o momento, das quais um milhão 319 mil 788 são referentes à primeira aplicação, atingindo 18 por cento da população, e 685 mil 309 correspondem à segunda dose. Com isso, nove vírgula 45 por cento dos moradores do estado já foram totalmente imunizados.

Sobe para 75 o número de pessoas com o vírus ativo em Itapiranga. Município vem registrando aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus. No Boletim Informativo da Secretaria de Saúde desta sexta-feira, foram registrados 22 novos casos da doença, totalizando 75 pessoas com o vírus ativo e um total de dois mil 173 contaminados. Itapiranga já registrou também 17 mortes causadas pela Covid. Conforme a secretária de Saúde de Itapiranga, CLAIR HEINEN, o aumento significativo ocorre principalmente após a flexibilização do decreto que permite a realização de atividades não essenciais. Ela destaca que o decreto do governo do estado permitiu a realização de algumas atividades, como futebol, encontros e confraternizações, o que acarretou em aglomerações. A secretária também citou como fator de aumento de casos, as pessoas não usarem máscara em via pública.

Secretária da Saúde considera que o aumento de casos é preocupante. Cita que com a chegada do inverno e dias mais frios, a tendência é de um aumento de casos ainda maior. CLAIR HEINEN cita que a as pessoas devem se conscientizar que a pandemia ainda não terminou. Conforme ela, o município possui uma pessoa internada no Hospital de Itapiranga, além de duas pessoas que apresentavam outras comorbidades e estavam internadas no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, onde contraíram a Covid-19. Estes dois pacientes continuam internados na enfermaria do Hospital. CLAIR destaca que quatro mil 110 pessoas já foram vacinadas no município, sendo profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência permanente e síndrome de down. Porém, chama a atenção que mesmo assim, todos devem continuar usando máscara, utilizando álcool em gel e evitando aglomerações.

Prefeitura antecipa recesso escolar e suspende aulas presenciais devido a Covid-19. A Prefeitura de Princesa anunciou ontem a antecipação do recesso escolar e decretou férias aos alunos das redes de ensino municipal e estadual. A informação foi dada pelo prefeito, EDILSON VOLKWEIS. Conforme o prefeito, o objetivo é amenizar o aumento de casos no município. No último boletim Covid-19 divulgado pela secretaria da saúde, o município registrou mais 10 novos casos, chegando a 120 pessoas com o vírus ativo. Segundo ele, o recesso escolar estava previsto para o dia 19 de julho. Contudo, a administração decidiu antecipar as férias já para a próxima segunda-feira. As aulas estão previstas para retornarem no dia 31 de maio. VOLKWEIS destacou que a administração mantém a convicção e do acerto ao retorno às aulas presenciais e não atribuiu o alto número de novos casos às escolas.

Governador CARLOS MOISÉS repassa seis milhões para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O anúncio aconteceu durante um ato importante de entrega de 27 novas viaturas para a Polícia Militar do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, em São Miguel do Oeste, nesta sexta-feira. O Governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, acompanhado de muitas autoridades, fez o repasse de seis milhões para o Hospital Regional e o valor será para o custeio da COVID-19. Durante a sua fala, MOISÉS, destacou todo o trabalho e disse do investimento que ultrapassa 340 milhões na Segurança Pública do estado com recursos próprios. Após isso, o governador concedeu uma coletiva imprensa.

O novo comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste apoia programa de conscientização. O tenente ALCENIR MINUSCULI substituiu o major EVERTON RONCAGLIO no comando da PMA de São Miguel do Oeste. Ele declarou que teve grande satisfação em aceitar o convide feito pelo major em um novo desafio. O tenente possui curso de especialização de proteção ambiental e se diz preparado para enfrentar uma nova situação em sua carreira em uma área bem específica. MINUSCULI destaca que a equipe é comprometida para intervir em diferentes crimes com destaque para o desmatamento que precisa de intervenção quase que diária. O comandante chama atenção que a abrangência é grande com 11 comarcas e 32 municípios.

Foco da Polícia Militar Ambiental segue em atender as denúncias. A comunidade tem papel fundamental em relatar crimes ambientais. O comandante, ALCENIR MINUSCULI também pretende reforçar a atuação de forma preventiva, principalmente por meio de programas como o protetor ambiental. O tenente afirma que várias denúncias que precisam ser atendidas, porém a prioridade de atuar de forma preventiva. O comandante afirma que mantém a filosofia de que o bom senso é aplicar a lei. MINUSCULI aguarda flexibilização de atividades para dar sequência ao programa com adolescentes de 12 a 14 anos. Ele avalia como fundamental a conscientização dos mais novos para que eles não venham cometer infrações e crimes ambientais quando forem adultos.

Professores e conselheiros tutelares participam de atividade de capacitação. As secretarias de Assistência Social e de Educação estão realizando capacitação com professores da rede municipal, estadual e conselheiros tutelares, durante os meses de maio e junho. As primeiras atividades aconteceram na quinta-feira, seguindo durante a sexta-feira. A ação é alusiva ao dia 18 de Maio, marco nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A secretária de Assistência Social, SIMONE FELIN, explica que em razão dos altos índices de violência sexual contra crianças e adolescentes, foi elaborado e colocando em prática o projeto que consiste na qualificação dos professores acerca das violações. SIMONE cita que uma equipe composta por psicólogos e assistentes sociais, promove rodas de conversa com os docentes, tendo em vista a importância dos educadores na prevenção, promoção e proteção de garantia de direitos.

Município chega a 40 por cento da população vacinada contra Covid-19. A constatação é da secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO. Ela ressalta que o ano já iniciou com a sala de vacinas mais movimentada, em função da aplicação das vacinas contra o coronavírus. Recentemente também começou a campanha de imunização contra influenza, que gerou demanda de serviços ainda maior na Saúde. Quanto à vacinação contra Covid, ROSELI explica que há pouco tempo pessoas com comorbidades passaram a ser contempladas. Estas são pessoas que apresentam doenças com potencial de agravamento caso sejam infectadas pelo vírus. Agora, Tunápolis já se aproxima da marca de 40 por cento da população atendida com pelo menos a primeira dose.

Segundo ROSELI BONAVIGO, as vacinas contra Covid-19, fornecidas pelo Ministério da Saúde, vêm de dois laboratórios distintos. Reitera que além de cuidar qual tipo é aplicado em cada pessoa, é preciso considerar o período para a segunda dose. A vacina fornecida pelo Butantan, por exemplo, deverá respeitar o prazo de 21 a 28 dias para a segunda aplicação. No caso do imunizante da Fiocruz, este período aumenta para três meses. Além dessa situação, ROSELI salienta que a vacina contra influenza deve ser aplicada no mínimo 12 dias depois da Covid, ou vice-versa. De acordo com a secretária, a aplicação da vacina contra o coronavírus, assim como da influenza, ocorre na área coberta entre o ginásio e o salão, local onde em tempos normais ocorria a abertura da Efacitus, no centro da cidade. A opção por esta área deve-se por ser mais aberto e ventilado, e assim evitar maiores aglomerações. Em outras ocasiões, quando chegam menos doses, eventualmente a aplicação ocorre na sala de vacinas.

Agentes de saúde avisam todas as pessoas a serem contempladas tanto pela campanha da Covid, quanto da gripe, e a Saúde também conta com o auxílio de outras secretarias municipais, bem como da Polícia Militar, para que as medidas de precaução ao coronavírus sejam atendidas. Questionada sobre a qualidade das vacinas, ROSELI BONAVIGO garantiu que elas são seguras. Ela cita que o Programa Nacional de Imunização exige que as vacinas passem por rigoroso sistema de frios. Desde a saída do laboratório até chegar ao município, sempre há um termômetro que monitora a temperatura das vacinas. Caso ocorra perda de temperatura em alguns imunizantes, segundo ROSELI, eles são descartados. Em relação à vacina contra influenza, a secretária enaltece que a primeira etapa está quase concluída. Trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de seis anos foram atendidos. Em breve inicia a vacinação dos professores e posteriormente de idosos. Estes últimos devem aguardar um pouco por terem recebido recentemente a aplicação contra Covid.

Sindicato dos Produtores Rurais altera atendimento aos associados. Medida não deve afetar prestação de serviços. Alteração vai ocorrer por quase dois meses, no período de 24 de maio até 12 de julho. A Assistente Administrativa não estará na sede da entidade, porém vai prestar serviço em sistema remoto. MAIRA SCHMITT destaca parcerias com o ICASA, Epagri e INSS para manter todos os serviços com normalidade em Itapiranga. Ressalta que os associados não terão custos para solicitação de documentos. A DAP, a Declaração de Aptidão ao Pronaf será emitida pelo escritório local da Epagri mantendo atualização dos produtores rurais que necessitarem de financiamento. Já no Prev Cidade, a unidade do INSS em Itapiranga serão encaminhados os procedimentos dos agricultores que buscam a aposentadoria.

Na sede do sindicato o atendimento será feito em parceria com os profissionais do ICASA. MAIRA SCHMITT reforça que no período de sua ausência, os produtores não terão restrições no atendimento. A assistente administrativa DO Sindicato dos \produtores Rurais também chama atenção para o crescimento do serviço remoto. Os produtores rurais estão aderindo à tecnologia e para vários documentos nem necessita comparecer no sindicato. MAIRA reforça que os encaminhamentos são feitos por e-mail, WhatsApp e telefone facilitando o trabalho em período de pandemia.

Capacitações com cursos e programas seguem em todos os municípios de abrangência do sindicato. Assistência Técnica e Gerencial na bovinocultura de leite já ocorre há mais de dois anos. MAIRA SCHMITT destaca que em junho iniciam novos programas nas áreas de gado de corte e de apicultura. A Assistente Administrativa observa que este programa segue com normalidade, pois não gera aglomeração. O técnico vai na propriedade com atendimento individualizado uma vez por mês. O trabalho presencial apresenta resultado expressivo aumentando a procura em Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Mondaí e Iporã do Oeste. MAIRA informa que o Sindicato e o Senar também farão maior investimento para atender a demanda.

A psicóloga do CRAS de Tunápolis, KELY VALDUGA, avalia como fundamental ter o máximo de atenção no combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Ressalta que são várias formas de violência que precisam ser observadas e combatidas. Aponta a Campanha Maio Laranja como um fator positivo de conscientização e combate aos diferentes tipos de abusos que são praticados. A psicóloga alerta que a pandemia agravou a situação, pois crianças e adolescentes se distanciaram da escolas e das redes de atendimento. Elas permaneceram muito mais tempo expostas a violência sem ter uma oportunidade de socorro. A situação de vulnerabilidade causa preocupação. Segundo KELLY VALDUGA, a campanha é uma questão informativa para as vítimas reconhecerem os tipos de violência e a comunidade contribuir em busca de auxílio.

A psicóloga diz que o Dia Combate Nacional ocorre em forma de protesto pela impunidade de um crime grave . A psicóloga do CRAS de Tunápolis ressalta que a violência contra crianças e adolescentes ocorre em todos os municípios e diferentes classes sociais. KELLY VALDUGA informa que no passado acreditava-se que o agressor era um psicopata, um monstro, uma pessoa estranha. Pesquisas mostram que até 90 por cento dos agressores são conhecidos das vítimas e 30 por cento são os próprios pais. Desde 2011 foram registrados mais de 200 mil casos na ouvidoria nacional dos Direitos Humanos, porém apenas 10 por cento são notificados para as autoridades. KELLY observa que neste contesto seriam dois milhões de casos no Brasil nos últimos 10 anos. Ela relata todos os tipos de agressões devem ser combatidas e lamenta situações presentes nas famílias.

Psicóloga considera que não é difícil perceber os sinais de que uma criança está sofrendo com violência. KELLY VALDUGA diz que é preciso observar mudanças de comportamento de crianças e adolescentes. Quando sofrem violência é comum elas evitarem ficar com determinada pessoa, terem problemas para dormir, medos e pesadelos. No casos dos adolescentes buscam o isolamento. A psicóloga destaca que mudanças bruscas de comportamento indicam a necessidade de buscar ajuda de profissionais. KELLY chama atenção que os municípios possuem uma completa rede de atendimento bem constituída. Cita como exemplo Tunápolis com parcerias do Conselho Tutela, CRAS, saúde e educação e demais secretarias.

Município vai ampliar incentivos e agilizar desenvolvimento da indústria, comércio e turismo. Medidas estão sendo adotadas para contemplar vários seguimentos. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, ALEXANDRE SIQUEIRA. Ele destaca o aumento na demanda da Sala do Empreendedor e Sine em busca de novas oportunidades e Programa de Incentivos. O Conselho de Desenvolvimento Econômico também é acionado em várias ações. O secretário aponta como sinal positivo a busca dos empresários por escavações, terraplenagem e adequações de terrenos. Segundo ele, isso mostra crescimento que ocorreem diferentes setores produtivos. SIQUEIRA defende leis e programas que visam desburocratizar o sistema produtivo. Muitas vezes são incentivos que não envolvem aporte financeiro, porém com importante contribuição.

A meta é contemplar desde o Microempreendedor Individual até grandes empreendimentos, como é o caso da instalação de um lacticínio que já é uma realidade no município. Outros empreendimentos de grande porte estão sendo incentivados, possibilitando novas empresas para Itapiranga. ALEXANDRE SIQUEIRA chama atenção para parcerias com o Conselho e Associação de Turismo com lei específica de incentivo ao setor. Terão acesso, empresários MEI e produtor rural que estão atuando no desenvolvimento de atrativos turísticos em Itapiranga. O secretário cita ainda a adequação ao Juro Zero e forma de proporcionar maior liberdade econômica beneficiando empresas de pequeno porte e microempresas em condições especiais em licitações.

Polícia flagra motorista com CNH e documento do veículo em atraso. O carro foi recolhido ao pátio conveniado. O fato ocorreu na noite de ontem, na Rodovia Pinhal, em Iporã do Oeste. A guarnição da Polícia Militar, em rondas, visualizou um veículo suspeito e ao efetuar a abordagem, constatou que o condutor estava com a CNH vencida desde 2012. O automóvel Fiat Pálio, placas de Tunápolis, estava com o licenciamento vencido e foi removido ao pátio conveniado.

Polícia Civil prende homem investigado por quatro mortes e incêndio à residência. Nesta sexta-feira, a Polícia Civil de São Lourenço do Oeste efetuou a prisão, na cidade de Ipuaçu, de um homem de 31 anos, investigado pelas quatro mortes e incêndio à residência ocorridos no início da manhã do sábado. Os crimes ocorreram na Rua Valdir Humberto Lodi, bairro Esperança, na cidade de São Domingos. A partir dos resultados dos laudos periciais do Instituto Médico Legal sobre duas das quatro mortes, a Polícia Civil passou a investigar o caso, tendo sido instaurado inquérito policial com a finalidade de apurar o quádruplo homicídio. Casal e dois filhos menores foram mortos a facadas, e em seguida, ateado fogo à residência, provavelmente com o intuito de apagar qualquer indício que pudesse levar à descoberta da autoria do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.