Uma petição com mais de 351 mil assinaturas para cancelar a Olimpíada de Tóquio foi enviada à governadora da cidade nesta sexta-feira com um apelo às autoridades para que "priorizem a vida". A petição virtual "Cancelem os Jogos Olímpicos para proteger nossas vidas" foi criada no início do mês por um advogado que já foi candidato a governador de Tóquio. Os Jogos Olímpicos foram adiados em 2020 devido à pandemia e estão previstos para ocorrer entre 23 de julho e oito de agosto deste ano. Os Jogos Paralímpicos devem ser realizados entre 24 de agosto e cinco de setembro.
A Itália revogará as restrições de quarentena para viajantes que chegam de países europeus, assim como do Reino Unido e de Israel, a partir do dia 16 de maio. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde do país nesta sexta-feira. O ministério acrescentou que as restrições atualmente vigentes para pessoas que viajam do Brasil estão mantidas. As pessoas que entram na Itália vindas dos países que agora foram liberados tinham que observar cinco dias de quarentena e passar por exame obrigatório antes da chegada e ao final do período de isolamento.
Milhões de chilenos vão às urnas neste fim de semana para escolher os 155 parlamentares que serão responsáveis por redigir a nova Constituição do país. Após meses de grandes protestos que transformaram o Chile entre 2019 e 2020, a nova Carta substituirá a atual, herdada da ditadura de AUGUSTO PINOCHET que governo entre 1973 e 1990. A votação começa neste sábado e se estende até o domingo. A eleição dos constituintes deveria ter acontecido em 11 de abril, mas um novo aumento dos contágios por coronavírus provocou o adiamento por cinco semanas, para 15 e 16 de maio.
O governo federal publicou nesta sexta-feira uma portaria que proíbe a entrada de estrangeiros em voos com origem ou passagem pela Índia. Segundo a portaria, publicada em edição extra do "Diário Oficial da União", a medida foi tomada, entre outras razões, para evitar o impacto da nova variante do coronavírus. A Índia tem registrado sucessivos recordes no número de mortes por Covid. Os viajantes vindos do Reino Unido e da África do Sul continuam impedidos de entrar no país. Quem não cumprir as regras estipuladas pela portaria poderá sofrer responsabilização civil, administrativa e penal, repatriação ou deportação imediata e inabilitação de pedido de refúgio.
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira que o governo federal está obrigado a tomar as medidas necessárias para realizar o Censo Demográfico no ano que vem. O julgamento no plenário virtual teve oito a favor do censo no ano que vem e dois a favor da realização neste ano. O ministro NUNES MARQUES rejeitou a ação por considerar que o censo "não revela urgência". Os ministros julgaram no plenário virtual uma decisão individual do ministro MARCO AURÉLIO MELLO que determinou ao governo a adoção das medidas necessárias para garantir a realização do levantamento ainda neste ano. Por meio da Advocacia-Geral da União, o governo recorreu da decisão do ministro e o plenário determinou a realização do censo em 2022.
O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, concedeu habeas corpus nesta sexta-feira ao ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO para que ele tenha o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid sempre que entender que as perguntas podem levá-lo ao risco de produzir prova contra si. O pedido foi feito nesta quinta-feira pela Advocacia-Geral da União. O órgão solicitou também que o ex-ministro da Saúde ficasse imune a algumas medidas, entre elas, a prisão. Nesta sexta-feira o relator da CPI RENAN CALHEIROS enviou um ofício ao STF em que disse que o trabalho da comissão ficaria prejudicado se o pedido da AGU fosse atendido. A decisão do ministro está alinhada com a jurisprudência do Supremo em relação ao direito ao silêncio em CPIs para evitar a produção de provas contra si.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove, nesta segunda-feira, duas audiências públicas semipresenciais, para debater a violência contra crianças e adolescentes, solicitada pela deputada MARLENE FENGLER e sobre os “20 anos da lei da reforma psiquiátrica: avanços, retrocessos e os impactos da pandemia da Covid-19", proposto pelo deputado FABIANO DA LUZ. Segundo a deputada MARLENE FENGLER, principal objetivo do encontro é discutir e definir ações para o combate a esse tipo de crime e para a identificação dos índices reais das ocorrências, que são ainda mais subnotificadas durante a pandemia. A outra audiência, segundo o deputado FABIANO tem o objetivo de conferir o contexto estadual e nacional da saúde mental e analisar o que pode ser feito nesse momento da pandemia.
O mercado de Santa Catarina tem este ano um potencial de consumo de 243 bilhões de reais, o que significa um aumento real de quatro por cento frente a 2020. Esse resultado ajudou a puxar para cima o potencial da Região Sul, que após 13 anos superou o Nordeste e retomou o segundo lugar do ranking dos maiores mercados regionais do Brasil. Os dados são do estudo IPC Maps 2021, realizado há quase 30 anos por instituto de São Paulo que analisa o potencial de consumo de cidades brasileiras com base em dados econômicos atuais, entre os quais renda média das pessoas e os do boletim Focus do Banco Central. Florianópolis segue com o maior potencial de consumo entre as cidades catarinenses e Chapecó tem potencial de consumo de sete bilhões 790 milhões para este ano.
Em Santa Catarina, duas cidades já aplicaram duas doses de vacina em mais de 25 por cento da população contra a covid-19. Em Ipuaçu, cerca de 35 por cento dos moradores receberam as duas injeções necessárias para prevenir contra os efeitos mais graves do coronavírus. A vizinha Entre Rios vem logo atrás, com 29 por cento de cobertura. As duas cidades ficam no Oeste catarinense, onde no geral os municípios têm apresentado as taxas mais avançadas da vacinação. Santa Catarina aplicou mais de dois milhões de doses até o momento, das quais um milhão 319 mil 788 são referentes à primeira aplicação, atingindo 18 por cento da população, e 685 mil 309 correspondem à segunda dose. Com isso, nove vírgula 45 por cento dos moradores do estado já foram totalmente imunizados.
O colégio da Linha Cerro Azul de Palma Sola possui 65 por cento dos alunos presenciais na unidade. A informação é do educandário, LAURI LUDWIG. Ele destacou que nenhum aluno positivou para a doença desde o início das aulas presenciais. O diretor comentou que houve significativa diferença na aprendizagem entre as aulas presenciais e remotas. Devido a isso, ele acredita que durante o ano os estudantes que optaram pelo remoto deverão retornar para a unidade. Sendo que a aprendizagem presencial possibilita conversa direta com o professor em sala de aula, aumentando assim a qualidade de ensino. Atualmente a escola possui 96 alunos.
Além disso, o diretor, LAURI LUDWIG, comentou que a escola não possui nenhum tipo de cerca ou muro para proteção dos alunos. Mas ele destacou que seria importante avaliar a construção de muros no entorno da escola para possibilitar segurança aos alunos. Ele citou ainda a possibilidade da contratação de vigilantes por parte do estado para disponibilizar as unidades. Contudo, LUDWIG disse que o local é bastante tranquilo, mas mesmo assim preocupação existe por parte dos profissionais.
Secretaria de Educação oferece atendimento especializado a alunos com necessidades educativas. Pessoas com problemas ou dificuldades de ordem física ou mental são conhecidas com Necessidades Educativas Especiais e um dos grandes desafios da educação é quanto ao atendimento desta clientela. Em São Lourenço do Oeste, mesmo com a pandemia de Covid-19, a Secretaria de Educação atentou-se também para a inclusão destes alunos. Em 2021 foi criada uma coordenação da educação especial, um primeiro passo para se avançar ainda mais no atendimento destes alunos e também na orientação de professores que trabalham com eles.
O professor coordenador da Educação Especial na Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste, JOCEMIR DE CARVALHO, lembra que em 2021 as famílias podem optar pelo ensino híbrido ou virtual. Quando os alunos estão frequentando a escola, aqueles com laudo são acompanhados por estagiários da área, sob orientação do professor regente e da equipe escolar. Já no ensino virtual, os professores recebem a assessoria pedagógica para a elaboração de atividades adaptadas para os alunos inclusos.
Sobre a adaptação dos conteúdos para os alunos com necessidades educacionais, CARVALHO diz que o trabalho é feito de acordo com cada especificidade. “Com o laudo de cada aluno, conhecemos a realidade e auxiliamos a equipe escolar na construção de atividades adaptadas, como letras e números maiores, imagens coloridas e com objetivos claros”, disse ele. Frisa ainda que adaptar não é tornar fácil a proposta, mas sim acessível para que o aluno possa participar das atividades, sentir-se engajado e feliz. Atualmente, São Lourenço do Oeste tem 75 alunos inclusos na rede municipal de ensino com deficiência visual, paralisia cerebral, autismo, dificuldade de expressão oral, entre outras deficiências.
Escola identifica os alunos que precisam deste acompanhamento através de encaminhamentos e avaliações com fonoaudióloga, psicopedagoga, psicóloga e neurologista. Depois recebe as orientações e o suporte para trabalhar com cada aluno. CARVALHO ressalta que a família também tem papel fundamental neste processo. Ela é parceira da escola, pois ela convive com o aluno e sabe muito de sua história de vida, dificuldades, limitações e habilidades. Neste sentido, sempre se busca por informações e troca de experiências, orientações e encaminhamentos com a família.
Número de positivados em São Bernardino deve aumentar. A preocupação é do Secretário de Saúde ALCEU NEGRI. Depois de um controle muito bom do coronavírus, a situação voltou a ficar crítica. O município chegou a registrar 19 infectados num só dia. Ele atribui o problema a vários fatores, como o afrouxamento das proibições do Governo do Estado. As pessoas voltaram a frequentar rodas de chimarrão e a jogar bola. Viagens de quem saiu de São Bernardino ou entrou também propagou o vírus. Em vista disso tudo o Posto de Saúde volta a ter restrições. A prioridade de atendimento é para quem apresenta sintoma de Covid-19.
As pessoas só devem se dirigir ao Posto de Saúde em caso de real necessidade. A recomendação é do Secretário da Saúde ALCEU NEGRI, de São Bernardino. Ele se obrigou a tomar essa medida para dar o exemplo e não haver aglomeração na Unidade Sanitária. A tendência é de haver atendimento somente por agendamento. Um dos pacientes com o vírus teve que ser transportado para o Hospital Regional de Chapecó, com possibilidade de ser entubado. NEGRI avisa: quem tem confirmação ou mesmo suspeita de ter Covid 19, não deve sair de casa. A população precisa tomar consciência de que a doença é muito mais séria do que a gente pensa.
Em 30 dias no cargo, secretário de Infraestrutura e Obras de Palma Sola já realizou importantes obras. Quem garante é o responsável da pasta MOACIR SANSIGOLO. Ele quer continuar com os trabalhos realizados por quem o antecedeu. O secretário menciona comunidades como: Linck, São Roque e Sagrado Santo Inácio, com patrolamentos e cascalhamentos, sempre com auxílio do rolo compactador. Instalação de tubulações é outra atividade de destaque. Hoje a Secretaria de Infraestrutura e Obras concentra atenção na Linha Gaúcha.
Secretário aguarda liberação de maquinários que foram para concerto. É o caso da patrola e 2 caminhões, que devem voltar ao parque de máquina em 10 dias. MOACIR SANSIGOLO está dando prioridade para as comunidades que enfrentam os maiores problemas com escassez de água em Palma Sola. São realizadas aberturas de bebedouros e fontes. Utilizando escavadeira hidráulica a Secretaria de Infraestrutura e Obras abre açudes. A prefeitura também está canalizando o trajeto para Linha Gaúcha. SANSIGOLO destaca que é para atender uma grande reivindicação da comunidade: ter água potável em casa.
Municípios planejam ampliar o Cresim para além da área de saúde. Os prefeitos participantes do Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal, com sede em Campo Erê, se reuniram ontem no centro de eventos para discutir o andamento do consórcio responsável pelo Caps e Casalar. ROZANE MOREIRA – prefeita do município sede, comenta que foi discutida a ampliação do Cresim, com alternativas propostas pelo Sebrae. Explica que para isso seria necessário modificar o estatuto do consórcio, o que, na visão dela, inclusive traria mais possibilidades de crescimento.
Campo Erê quer que o Cresim cresça, se fortaleça e melhore o atendimento. Infelizmente, mesmo sendo o município sede, a prefeita ROZANE MOREIRA conta que Campo Erê está em dívida com o consórcio. São mais de 300 mil reais acumulados de anos anteriores, que a prefeita promete pagar e tornar o município um exemplo de boa conduta dentro do grupo. Diz que estão planejadas melhorias no Caps e Casalar, e para isso será necessário investimento. Uma comissão foi formada dentro do consórcio, e a partir do relatório de dívidas apresentado, inicia a negociação e depois define o parcelamento.
Mudanças no primeiro escalão do governo estadual foi para agradar políticos que garantiriam a permanência da vice-governadora como chefe do executivo estadual. O comentário é do deputado, MAURÍCIO ESKUDLARK. Conforme o deputado, o estado catarinense iria ser governado por lideranças políticas se isso acontecesse. Ele comentou que dois representantes do Oeste e Extremo Oeste haviam sido exonerados por DANIELA REINEHR. O parlamentar destacou que algumas exonerações foram realizadas uma semana antes da decisão sobre o impeachment do governador.
Além disso, ESKUDLARK comentou que DANIELA tentou aumentar o número de assessores particulares enquanto estava no comando do estado. O deputado disse que, enquanto o estado busca enxugar a máquina pública, a vice-governadora tentou aumentar os cargos de assessores. MAURÍCIO salientou que em casos de afastamento do chefe estadual, quem assume o comando temporariamente deve manter o quadro de colaboradores e intensificar a cobrança por resultados.
Autor de ataque em Saudades escolheu creche pela fragilidade. Ele escolheu o local do crime cinco dias antes. Em entrevista coletiva ontem, o delegado JERÔNIMO MARÇAL contou que o crime foi planejado há meses e que o objetivo do jovem era matar o máximo de pessoas possível. "A raiva dele era contra qualquer pessoa e ele deixou bem claro que a escolha [da creche] foi pela fragilidade das vítimas", contou MARÇAL. Ainda segundo a polícia, com base nas investigações, outras ações em quatro estados foram interceptadas. A embaixada americana no Brasil também contribuiu para elucidar a ação do jovem.
Segundo o delegado, o autor do crime, FABIANO KIPPER MAI, trabalhou normalmente na manhã do ataque. Ele teria agido sozinho no planejamento do crime e tentado comprar armas de fogo por meses. Sem sucesso, comprou pela internet a espada usada no crime. O objeto teria custado cerca de 400 reais. Na segunda-feira o assassino foi interrogado enquanto ainda estava hospitalizado. Ele foi indiciado por cinco homicídios triplamente qualificados e uma tentativa de homicídio. Segundo a polícia, o suspeito foi descrito como uma pessoa solitária. Na casa dele foram apreendidos dispositivos eletrônicos que passaram por perícia. Familiares do jovem foram ouvidos e um pedido de exame de saúde mental foi negado pela Justiça.
Polícia Civil prende homem investigado por quatro mortes e incêndio à residência em São Domingos. Ontem a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) de São Lourenço do Oeste e da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira (DPCo-Fron) de São Domingos, prendeu na cidade de Ipuaçu um homem de 31 anos, investigado pelas quatro mortes e incêndio à residência ocorridos no início da manhã do sábado, 08, em São Domingos.
A partir dos laudos periciais do IML sobre duas das quatro mortes, a Polícia Civil passou a investigar o caso. Foi instaurado inquérito policial com a finalidade de apurar o “quádruplo homicídio”, onde foram ceifadas, por ferimentos com arma branca, as vidas de toda uma família, e, em seguida, ateado fogo à residência, provavelmente com o intuito de apagar qualquer indício que pudesse levar à descoberta da autoria do crime. Os trabalhos investigativos imediatos possibilitaram a colheita de provas que resultou no pedido de prisão temporária e outras medidas cautelares tendentes a apurar as infrações penais e sua autoria.
A prisão do suspeito é medida imprescindível para as investigações policiais, no sentido de esclarecer os fatos. Ainda para garantir a colheita de provas no curso da investigação, com liberdade de manifestação e integridade física das testemunhas, evitando-se, ainda, o risco de fuga e ocultação de fontes de prova". Por se tratar de crime hediondo, a prisão temporária foi decretada pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogada por igual período. As investigações continuam à cargo da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) de São Lourenço do Oeste. O Instituto Geral de Perícias (IGP) também participa ativamente.