ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 15 04 2023

-GOVERNO PROPÕE SALÁRIO MINIMO DE MIL 389 EM 2024, SEM GANHO REAL

-FATURAMENTO DAS COOPERATIVAS CATARINENSES AUMENTA 21 POR CENTO EM 2022

-CURSO DE TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO FORMA HOJE TERCEIRA TURMA DO MUNICÍPIO

-ENTIDADES COMEMORAM PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA NOTA ELETRONICA DO PRODUTOR

-GOVERNADOR CANCELA ENCONTRO E SINTE NÃO DESCARTA GREVE DO MAGISTÉRIO

-POLÍCIA RODOVIÁRIA CONFIRMA NOME DE VITIMAS DE ACIDENTE NA BR 163

-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA AMEAÇA DE ESTUDANTES A EX-COLEGAS DE ESCOLA

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu nublado, melhorando à noite. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula três centavos.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, promulgou, nesta sexta-feira, uma lei para criar um sistema digital que agilizará a mobilização militar de seus concidadãos, após mais de um ano de ofensiva na Ucrânia. O texto autoriza o envio das ordens de mobilização por via eletrônica. Até agora, muitos russos elegíveis à mobilização fugiram das convocações ausentando-se de seus endereços oficiais.

Com a nova lei, todo russo mobilizado "será considerado refratário", um novo delito punido com pena de prisão, caso "se negue a receber sua convocação ou se não for localizável".

O balanço de mortos do ataque aéreo ordenado na terça-feira pela junta militar de Mianmar contra uma cidade do centro do país subiu para pelo menos 170, segundo a imprensa e um membro da equipe que participou da cremação dos corpos. Não há um balanço oficial de vítimas do ataque que ocorreu durante a manhã de terça, apesar da confirmação das autoridades de que houve uma operação na área. Um habitante que participou da cremação dos corpos, e que pediu para não ser identificado por questões de segurança, disse nesta sexta-feira que sua equipe revisou o balanço de mortos para 171. O anterior era de 130 mortos.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, promulgou a reforma da Previdência do país, neste sábado. Após uma série de protestos e polêmicas, além do aval do Conselho Constitucional francês, a reforma foi publicada no Diário Oficial do governo. Na prática, a reforma da Previdência da França aumenta em dois anos a idade mínima para a aposentadoria, passando de 62 para 64 anos. A alteração na aposentadoria será de maneira gradual. A partir de primeiro de setembro de 2023, a idade mínima subirá três meses por ano, chegando a 64 anos em 2030. O governo argumenta que a reforma é necessária para evitar o colapso do sistema de aposentadoria. Os gastos com a Previdência equivalem a cerca 14 por cento do PIB francês.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e o presidente da China, XI JINPING, assinaram, nesta sexta-feira, em Pequim, 15 acordos comerciais e de parceria. LULA encerrou ontem a viagem ao país asiático e foi recepcionado no Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês. Os mandatários participaram de reunião ampliada com os ministros e assessores de ambos os países e tiveram encontro privado. Os termos assinados entre os dois países incluem acordos de cooperação espacial, em pesquisa e inovação, economia digital e combate à fome, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países e facilitação de comércio.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, o volume de serviços no país caiu três vírgula um por cento em janeiro deste ano, em comparação a dezembro de 2022, quando alcançou recorde histórico. Em relação a janeiro de 2022, o volume de serviços teve expansão de seis vírgula um por cento, vigésima terceira taxa positiva consecutiva. O avanço do volume de serviços no Brasil foi acompanhado por 25 das 27 unidades da federação. As principais contribuições positivas foram identificadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul que cresceu 11 e meio por cento. Por outro lado, os únicos resultados negativos do mês ocorreram no Mato Grosso do Sul e no Acre.

O governo enviou nesta sexta-feira ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias prevendo que o salário mínimo em 2024 será de mil 389 reais. O valor representa uma alta de seis vírgula sete por cento em relação ao piso atual, que é de mil 302 reais. A partir de maio, o governo prometeu elevar para mil 320. Nesse caso, o aumento será de cinco vírgula dois por cento. Pelo Projeto de lei de diretrizes orçamentárias, a correção do salário mínimo em 2024 será feita pela apenas inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, INPC, ou seja, sem aumento real. A LDO também prevê zerar o rombo das contas públicas em 2024. O governo prevê que as despesas serão iguais às receitas, sem considerar o pagamento dos juros da dívida.

Três prefeitos de cidades de Santa Catarina viraram réus após o Poder Judiciário aceitar as denúncias do Ministério Público estadual contra 20 pessoas investigadas na Operação Mensageiro. As ações penais tratam sobre a suspeita de crimes de organização criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva na área da coleta de lixo. A denúncia foi aceita na quinta-feira. Os prefeitos que viraram réus são DEYVISONN DA SILVA de Souza, de Pescaria Brava; LUIZ HENRIQUE SALIBA, de Papanduva e VICENTE CORRÊA COSTA, de Capivari de Baixo. A investigação teve início há pouco mais de um ano e é coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina. Ao todo até agora já foram cumpridos 121 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão.

O governo federal repassou um milhão de reais para Santa Catarina aplicar no combate à dengue. A verba vinda do Fundo Nacional de Saúde foi garantida a partir de portaria publicada pelo Ministério da Saúde nesta semana. Além de Santa Catarina, receberam parcela idêntica da União os estados do Espírito Santo, Tocantins e Minas Gerais, onde a doença também protagoniza cenário alarmante. O valor para Santa Catarina se soma aos 10 milhões anunciados no final do mês passado pela gestão JORGINHO MELLO também no combate à dengue. Até esta quinta, seis milhões desse volume estadual já haviam sido solicitados por municípios que decretaram situação de emergência: Joinville, Florianópolis, Coronel Freitas, Saudades, Palhoça e São José.

Com três milhões e 900 mil milhões associados, os diversos ramos de cooperativas em Santa Catarina encerraram 2022 com faturamento de 82 bilhões 830 milhões de reais, 21 vírgula sete por cento superior ao do ano anterior. As sobras totais ficaram em três bilhões 770 milhões de reais, 18 por cento inferiores a 2021. O destaque para 2023 é a projeção de investimentos superiores a quatro bilhões de reais. O balanço do setor em 2022 e perspectivas foram divulgados nesta sexta-feira, em Florianópolis, pelo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Ocesc, LUIZ VICENTE SUZIN. De acordo com ele, em 2022 os investimentos dos diversos ramos somaram mais de dois bilhões e, para este ano o planejamento prevê o dobro, isto é, uma cifra superior a quatro bilhões de reais.

A mãe do prefeito de Bandeirante, CELSO BIEGELMEIER, foi sepultada na manhã deste sábado no cemitério São Miguel e Almas. ILSA BIEGELMEIER tinha 84 anos e faleceu na manhã de ontem. Ela lutava contra um câncer. Há menos de 15 dias ela foi entrevistada no programa Retrato Falado da Rádio Peperi FM, 99,9 e relembrou sua trajetória até chegar na região Extremo-Oeste catarinense. Por conta do falecimento de ILSA BIEGELMEIER, a sessão de posse dos vereadores mirins de Bandeirante que estava marcada para esta sexta-feira foi adiada e uma nova data será marcada. O Retrato Falado de hoje, em forma de homenagem, reapresentou a entrevista de dona ILSA.

O Peperi Debates deste sábado discutiu a suspensão do prazo para implementação do novo ensino médio. O Ministério da Educação suspendeu o novo modelo e abriu uma consulta pública sobre o tema. O programa de hoje debateu quais são os problemas, as dificuldades e os pontos positivos e negativos do novo ensino médio. O Peperi Debates reuniu a integradora regional de Educação, DIANE LEWISKI FERRO, a coordenadora regional do Sinte, GICELE DOS SANTOS, o diretor do IFSC, DIEGO MARTINS, o Supervisor do ensino médio do Senai, ALEXSANDER LIMA. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

As inquietações sobre o formato do ensono médio vem de longa data e é preciso avançar na formação pessoal, cidadã e profissional dos jovens no período pós ensino básica e antes do ensino superior. A afirmação é da integradora regional de Educação, DIANE LEWISKI FERRO. Ela disse que 120 escolas públicas do estado participaram do projeto piloto do novo ensino médio, três delas na região em Descanso, Guaraciaba e Barra Bonita. A partir deste ano, todas as escolas vão trabalhar com o modelo. Ela disse que o novo ensino médio é desafiador pelas mudanças na grade curricular e das novas disciplinas. De acordo com DIANE, a consulta pública é uma necessidade porque o existem ajustes a serem feitos. Ela citou que o novo ensino médio é um avanço, mas é preciso resolver algumas deficiências , como estrutura das escolas e formação dos professores para o novo modelo.

A coordenadora regional do Sinte, GICELE DOS SANTOS defendeu a revogação do novo ensino médio em função das atrocidades que o novo modelo provocou. Ela disse, no Peperi Debates, que os professores não tiveram formação adequada para as novas disciplinas especialmente as trilhas de aprofundamento. GICELE comentou que os alunos se sentem prejudicados porque o sentimento é de que o novo ensono médio não vai leva-los a lugar nenhum. Ela também criticou o fato que o novo ensino médio não prevê espaço para o planejamento das aulas e reduziu a carga horárias de disciplinas importantes como Filosofia, por exemplo. A professora também comentou que as escolas não tem estrutura física e nem tecnológicas para assegurar o novo ensino médio. Ela disse que sem a estruturação das escolas, o novo modelo não vai avançar.

O Instituto Federal de Santa Catarina atua em cursos técnicos de ensino médio e já vem implantado, há mais tempo, muitas questões previstas no novo ensino médio. A declaração é do diretor do IFSC de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS. Ele disse que a escola federal, ao trabalhar com cursos técnicos integradas ao ensino médio já tem um aprofundamento do aspecto técnico e profissional. DIEGO disse que esse ponto do novo ensino médio, que são as escolhas das disciplinas pelo estudante, é um avanço. O diretor do IFSC ressaltou que não trocaria o modelo que a escola adota pelo novo ensino médio, mas disse que a proposta que será reavaliada pelo Ministério da Educação é interessante e deve ser aprimorada. Ele disse ainda que a escola precisa se reinventar para ser atrativa para os adolescentes.

O ensino médio não pode virar as costas para as mudanças da sociedade e precisa estar conectado com a realidade. A observação é do Supervisor do ensino médio do Senai, ALEXSANDER LIMA. Ele disse que o modelo antigo não dá mais conta das necessidades do jovens e por isso o novo ensino médio é uma necessidade. O supervisor comentou que existem diferentes visões sobre o novo ensino médio, inclusive na rede privada, mas que a visão geral é que o modelo é positivo. ALEXSANDER disse que as escolas do Senai começou a implantar as mudanças em 2019 com cinco escola piloto e hoje todas tem com itinerários formativos. Ele citou que a proposta de aprofundamento dos estudos da matriz básica é uma novidade que atrai os estudantes e contribui para reduzir a evasão escolar no ensino médio.

A secretaria de Agricultura de Descanso está promovendo uma série de ações visando o incentivo da produção de leite a base de pastagens. A informação é do secretário responsável pelo setor, ROBSON ZAPPANNI. De acordo com ele, por conta disso, o município está fazendo a entrega de sementes de pastagens através do Programa Leite Sustentável, visando estimular a produção leiteira a base de pasto e a cobertura de solo nas lavouras. ZAPPANI disse que o setor conta com quatro tipos de sementes a disposição dos agricultores: aveia preta, aveia branca, azevém e nabo forrageiro. O secretário destacou que os moradores interessados em adquirir os produtos devem procurar a secretaria de Agricultura e consultar o valor que cada um têm direito. Ele explicou que após esse procedimento é necessário retirar o requerimento para que a compra das sementes seja feita nas agropecuárias credenciadas.

Todos os agricultores que destacaram Notas Fiscais de Produtor no ano de 2021 podem ser beneficiados desde que ainda tenham bônus disponível. ROBSON ZAPANNI pontuou que os valores disponíveis variam de acordo com a movimentação financeira de cada agricultor, sendo o valor máximo de mil reais. Ele ressaltou que além da compra de sementes, o valor pode ser utilizado para pagar trabalhos com máquinas e outros serviços realizados nas propriedades. Na entrevista desta semana para a radio Pepei, ele também comentou que a Secretaria de Agricultura de Descanso iniciou o transporte de mil, 450 toneladas de calcário recebidas do Governo do Estado para a preparação do solo das lavouras antes do plantio.

O polo de São Miguel do Oeste forma neste sábado, a partir das sete e meia da noite, no Latitude Eventos, a terceira turma do Curso Técnico em Agronegócio. A formação, da Rede e-Tec Brasil, foi ministrada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, em parceria com o Sindicato Rural de São Miguel do Oeste. 18 alunos, a maioria filho de agricultores, vão receber o certificado neste sábado. O ato será conduzido pelo vice-presidente da Faesc ENORI BARBIERI e pelo presidente do Sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA. Em nota, o presidente da Faesc, JOSÉ ZEFERINO PEDROSO disse que as propriedades e empresas do setor precisam estar cada vez mais preparadas com tecnologias e inovações para atender as exigências do mercado e que esse curso prepara os profissionais para isso.

Os conteúdos do curso de técnico em Agronegócio estão adequados à realidade vivenciada nas propriedades rurais catarinenses. A afirmação é do superintendente do Senar, GILMAR ZANLUCHI. De acordo com ele, a atuação dos técnicos em agronegócio é fundamental para uma boa gestão das propriedades rurais. Ele ressaltou que o profissional sai preparado para trabalhar também em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. O curso realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais tem carga horária de mil 230 horas e foi dividido em 80 por cento das aulas a distância e 20 por cento presenciais. Os principais assuntos abordados foram técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.

O Conselho Nacional de Política Fazendária, Confaz, adiou para primeiro de maio de 2024 o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica em todo o país. A decisão foi tomada em votação que contou com a participação de todos os estados. Até então, a medida em vigor determinava que agricultores e pequenos pecuaristas adotassem exclusivamente a nota eletrônica para a comercialização de seus produtos a partir do próximo dia primeiro de julho. Com a prorrogação desse prazo para maio de 2024, os produtores catarinenses terão mais tempo de adaptação. A mudança atende pedidos da classe agrícola e de entidades ligadas a agricultura do estado. Atualmente, apenas 21 por cento dos 381 mil produtores rurais estão habilitados para usar a nota eletrônica.

O programa Boa Tarde Peperi desta sexta-feira repercutiu a prorrogação do prazo para cobrança da nota fiscal eletrônica. De acordo com o presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH, a maioria dos pequenos produtores não tem condições estruturais para atender a exigência nesse momento. O sindicalista comentou que agora é preciso investir em infraestrutura, especialmente em sinal de internet no campo, para que a lei seja integralmente cumprida no ano que vem. Ele disse que a mudança do prazo para cobrança da nota para o ano que vem é uma grande notícia para a agricultura.

Na visão do presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA, a prorrogação do prazo para cobrança da nota do produtor rural vem em boa hora. Ele citou que o sindicato fez a parte dele e preparou os produtores para esse momento, mas a falta de estrutura no campo, como energia elétrica de qualidade e sinal de internet são obstáculos para a implantação da nota eletrônica. Ele disse que a prorrogação é bem-vinda, mas as entidades devem continuar cobrando melhorias na estrutura rural para garantir a emissão das notas pelos agricultores.

A audiência do Sindicato dos Trabalhadores em educação com o governo do estado, JORGINHO MELLO, programada para a tarde de ontem, foi adiada. A informação é do coordenador estadual do Sinte, EVANDRO ACADROLLI. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse o objetivo do encontro com o governador era discutir os quatro pontos da pauta do magistério aprovados na assembleia geral dos professores realizada na quarta-feira. O governador transferiu a audiência por questões de saúde. A secretaria estadual de educação informou que o governo vai apresentar uma contraproposta no dia 20 ou no dia 24 deste mês. ACADROLLI disse que o sindicato vai aguardar a posição do governo para decidir os próximos passos da mobilização.

A pauta do magistério estadual encaminhada ao governo do estado foi aprovada por cerca de cinco mil professores que estiveram na assembleia do Sinte realizada na quarta-feira. De acordo com o coordenador estadual do Sindicato, EVANDRO ACADROLLI, o primeiro ponto da pauta é a aplicação do reajuste do piso nacional do magistério ao longo da carreira e não apenas para quem está no nível inicial. Outro pedido é a reajuste do vale alimentação e equiparação com outras categorias do funcionalismo. Os professores também querem concurso público para o magistério e a revogação do desconto de 14 por cento para a previdência de quem já está aposentado.

Os professores da rede pública estadual não descartam a possibilidade de greve da categoria se o governador não atender os pedidos do magistério. O coordenador estadual do Sinte, EVANDRO ACADROLLI disse que os professora aprovaram o indicativo de paralisação se as negociações com o estado não avançarem. Ele explicou que a resposta do governo será levada para uma nova assembleia e a greve está na pauta. O professor explicou que a categoria está mais mobilizada do que em anos anteriores e que a paralisação é uma possibilidade concreta.

A Polícia Civil cumpriu um mandado judicial de busca na casa de um adolescente suspeito de enviar bilhetes com ameaças para ex-colegas de escola. De acordo com a delega JOELMA ALBERTON, o menor teria enviado os bilhetes para alguns alunos de uma escola de São Miguel do Oeste. Durante a operação realizada ontem à tarde, a Polícia Civil não encontrou nada que pudesse confirmar a gravidade do caso, como armas ou outros objetos. A delegada afirmou que trata-se de um caso isolado, possivelmente uma rixa entre adolescentes. Ela disse que a comunidade deve ficar tranquila e que o caso não tem nenhuma relação com o recentes ataques a escolas.

Um homem de 65 anos foi resgatado nesta sexta-feira com sinais de hipotermia depois de passar cerca de 16 horas em uma área de mata perto de um barranco após sofrer um acidente de carro. O veículo em que ele estava saiu da pista em Iraceminha, na BR 282, por volta das sete horas da noite de quinta-feira. O pedido de socorro foi feito por volta das 11 horas da manhã de ontem. O acidente aconteceu na Linha Esplendor. Ao chegarem no local, os bombeiros encontraram o motorista do lado de fora do carro consciente, mas com uma possível fratura na região da clavícula e ferimentos no rosto e perna esquerda. Após o atendimento inicial no local do acidente, ele foi levado ao Hospital em Maravilha. O homem disse aos socorristas que ficou no local durante a noite por não conseguir sair do espaço. Nesta sexta, foi encontrado por moradores que perceberam as marcas de pneu na pista. O carro estava a cerca de 10 metros da pista e escondido pela vegetação.

A Polícia Rodoviária Federal confirmou o nome do homem que morreu em um acidente na manhã de ontem na BR 163 em Guaraciaba. A vítima foi identificada como ALDO JOSÉ CERVO, de 77 anos. Ele estava dirigindo um Monza da cidade paranaense de São Miguel do Iguaçu que colidiu contra um caminhão de leite na linha Pelegrini, na saída do município de Guaraciaba para São José do Cedro. O caroneiro do Monza sofreu ferimentos graves e foi conduzido ao Hospital São Lucas de Guaraciaba. Logo depois dessa colisão, outro caminhão tombou ao lado da rodovia. O motorista, que saiu ileso, disse que saiu da pista para evitar uma colisão nos veículos envolvidos no primeiro acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.