ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-04-2023 Sábado

-GOVERNO PROPÕE SALÁRIO MINIMO DE MIL 389 EM 2024, SEM GANHO REAL

-FATURAMENTO DAS COOPERATIVAS CATARINENSES AUMENTA 21 POR CENTO EM 2022

-SECRETÁRIO ALERTA SOBRE PRAZOS DO BÔNUS AGRÍCOLA EM IPORÃ DO OESTE

-DESCANSO ADOTA AÇÕES PARA GARANTIR SEGURANÇA DE ALUNOS E PROFESSORES

-EXTENSIONISTA ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO SOLO

-SÃO JOÃO DO OESTE REALIZA CONCURSO DE ESCOLHA DO PRIMEIRO CASAL INFANTIL

-POLÍCIA INVESTIGA ADOLESCENTE SUSPEITO DE AMEAÇAR COLEGAS

-IDOSO É ENCONTRADO 15 HORAS DEPOIS DE SOFRER ACIDENTE NA REGIÃO


O tempo apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula três centavos.


O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, promulgou, nesta sexta-feira, uma lei para criar um sistema digital que vai agilizar a mobilização militar de seus concidadãos, após mais de um ano de ofensiva na Ucrânia. O texto autoriza o envio das ordens de mobilização por via eletrônica. Até agora, muitos russos elegíveis à mobilização fugiram das convocações, ausentando-se de seus endereços oficiais. Com a nova lei, todo russo mobilizado "será considerado refratário", um novo delito punido com pena de prisão, caso "se negue a receber sua convocação ou se não for localizável".

O balanço de mortos no ataque aéreo ordenado na terça-feira pela junta militar de Mianmar, contra uma cidade do centro do país, subiu para pelo menos 170, segundo a imprensa e um membro da equipe que participou da cremação dos corpos. Não há um balanço oficial de vítimas do ataque que ocorreu durante a manhã de terça, apesar da confirmação das autoridades de que houve uma operação na área. Um habitante que participou da cremação dos corpos e que pediu para não ser identificado por questões de segurança, disse nesta sexta-feira, que sua equipe revisou o balanço de mortos para 171. O anterior era de 130 mortos.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, promulgou a reforma da Previdência do país, neste sábado. Após uma série de protestos e polêmicas, além do aval do Conselho Constitucional francês, a reforma foi publicada no Diário Oficial do governo. Na prática, a reforma da Previdência da França aumenta em dois anos a idade mínima para a aposentadoria, passando de 62 para 64 anos. A alteração na aposentadoria será de maneira gradual. A partir de primeiro de setembro de 2023, a idade mínima subirá três meses por ano, chegando a 64 anos em 2030. O governo argumenta que a reforma é necessária para evitar o colapso do sistema de aposentadoria. Os gastos com a Previdência equivalem a cerca 14 por cento do PIB francês.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e o presidente da China, XI JINPING, assinaram, nesta sexta-feira, em Pequim, 15 acordos comerciais e de parceria. LULA encerrou ontem a viagem ao país asiático e foi recepcionado no Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês. Os mandatários participaram de reunião ampliada com os ministros e assessores de ambos os países e tiveram encontro privado. Os termos assinados entre os dois países incluem acordos de cooperação espacial, em pesquisa e inovação, economia digital, combate à fome, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países e facilitação de comércio.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, o volume de serviços no país caiu três vírgula um por cento em janeiro deste ano, em comparação a dezembro de 2022, quando alcançou recorde histórico. Em relação a janeiro de 2022, o volume de serviços teve expansão de seis vírgula um por cento, vigésima terceira taxa positiva consecutiva. O avanço do volume de serviços no Brasil foi acompanhado por 25 das 27 unidades da federação. As principais contribuições positivas foram identificadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, que cresceu 11 e meio por cento. Por outro lado, os únicos resultados negativos do mês ocorreram no Mato Grosso do Sul e no Acre.

O governo enviou nesta sexta-feira ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, prevendo que o salário mínimo em 2024 será de mil 389 reais. O valor representa uma alta de seis vírgula sete por cento em relação ao piso atual, que é de mil 302 reais. A partir de maio, o governo prometeu elevar para mil 320. Nesse caso, o aumento será de cinco vírgula dois por cento. Pelo Projeto de lei de diretrizes orçamentárias, a correção do salário mínimo em 2024 será feita apenas pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, INPC, ou seja, sem aumento real. A LDO também prevê zerar o rombo das contas públicas em 2024. O governo prevê que as despesas serão iguais às receitas, sem considerar o pagamento dos juros da dívida.

Três prefeitos de cidades de Santa Catarina viraram réus após o Poder Judiciário aceitar as denúncias do Ministério Público estadual contra 20 pessoas investigadas na Operação Mensageiro. As ações penais tratam sobre a suspeita de crimes de organização criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva na área da coleta de lixo. A denúncia foi aceita na quinta-feira. Os prefeitos que viraram réus são DEYVISONN DA SILVA DE SOUZA, de Pescaria Brava; LUIZ HENRIQUE SALIBA, de Papanduva e VICENTE CORRÊA COSTA, de Capivari de Baixo. A investigação teve início há pouco mais de um ano e é coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina. Ao todo até agora já foram cumpridos 121 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão.

O governo federal repassou um milhão de reais para Santa Catarina aplicar no combate à dengue. A verba vinda do Fundo Nacional de Saúde foi garantida a partir de portaria publicada pelo Ministério da Saúde nesta semana. Além de Santa Catarina, receberam parcela idêntica da União os estados do Espírito Santo, Tocantins e Minas Gerais, onde a doença também protagoniza cenário alarmante. O valor para Santa Catarina se soma aos 10 milhões anunciados no final do mês passado pela gestão JORGINHO MELLO também no combate à dengue. Até esta quinta, seis milhões desse volume estadual já haviam sido solicitados por municípios que decretaram situação de emergência: Joinville, Florianópolis, Coronel Freitas, Saudades, Palhoça e São José.

Com três milhões e 900 mil associados, os diversos ramos de cooperativas em Santa Catarina encerraram 2022 com faturamento de 82 bilhões 830 milhões de reais, 21 vírgula sete por cento superior ao do ano anterior. As sobras totais ficaram em três bilhões 770 milhões de reais, 18 por cento inferiores a 2021. O destaque para 2023 é a projeção de investimentos superiores a quatro bilhões de reais. O balanço do setor em 2022 e perspectivas foram divulgados nesta sexta-feira, em Florianópolis, pelo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Ocesc, LUIZ VICENTE SUZIN. De acordo com ele, em 2022 os investimentos dos diversos ramos somaram mais de dois bilhões e para este ano, o planejamento prevê o dobro, isto é, uma cifra superior a quatro bilhões de reais.

Representantes da indústria leiteira de Santa Catarina participaram de uma audiência na última terça-feira para debater o equilíbrio da carga tributária do setor. Além de representantes do Sindileite, o encontro contou com a participação dos secretários de Agricultura e Fazenda do Estado e dos deputados da bancada do Oeste. Conforme o presidente da Assembleia Legislativa, deputado MAURO DE NADAL, o setor leiteiro de Santa Catarina vive um grande descontentamento devido à perda de competitividade com os estados vizinhos e até no próprio mercado interno. Ele observa que o Paraná e o Rio Grande do Sul possuem tributação diferenciada, inclusive com algumas isenções, o que permite a venda do leite com preços mais baixos. O deputado salienta que o objetivo da reunião foi de solicitar um equilíbrio na tributação para valorizar os produtores e as agroindústrias de leite de Santa Catarina.

MAURO DE NADAL destaca que o secretário da Fazenda de Santa Catarina se comprometeu em estudar uma proposta para o setor leiteiro. No entanto, ele também citou a dificuldade financeira vivida pelo Estado diante da redução do ICMS sobre os combustíveis, telefonia e energia elétrica. O secretário apontou a necessidade de alternativas por parte do Governo Federal para que os estados e municípios não sofram com a falta dos recursos oriundos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. Ele também garantiu que tão logo haja uma sinalização de compensação da arrecadação, será apresentada uma proposta de valorização do setor leiteiro, que aquece a economia catarinense. MAURO DE NADAL avalia que é preciso dar condições para que as pequenas propriedades e indústrias leiteiras continuem em atividade, se desenvolvendo cada vez mais.

O Dia Nacional de Preservação do Solo é comemorado neste sábado, 15 de abril. Conforme o Extensionista da Epagri de Descanso, ZOLMIR FRIZZO, a data deve ser lembrada com questionamentos sobre o futuro e com maior conscientização da população sobre a importância do assunto. Ele observa que não é apenas o produtor rural que deve ser alertado sobre o tema, mas toda a sociedade para que haja a preservação dos ecossistemas em todos os lugares. FRIZZO salienta que o solo é fundamental para a sobrevivência da população, pois é dele que sai a maioria dos alimentos consumidos diariamente. Além disso, ele chama atenção que não é só no meio rural que deve ocorrer a preservação, mas também nas cidades com melhor planejamento urbano para evitar erosão e degradação do solo, com prejuízos e transtornos para a população.

No setor agrícola, o Extensionista da Epagri de Descanso ressalta que existem grandes avanços no uso de técnicas e tecnologias que permitem um solo cada vez mais produtivo, através de práticas conservacionistas. ZOLMIR FRIZZO cita como exemplos o plantio em nível, o terraceamento, a rotação de culturas, o plantio direto e ainda a adubação orgânica das lavouras, que favorecem a preservação. Porém, ele observa que é preciso avançar para manter em torno de 15 toneladas de matéria seca por hectare no ano, visto que a palhada protege o solo da erosão causada pelas fortes chuvas. No geral, o Extensionista avalia que os agricultores de toda a região, incentivados pelas cooperativas e pela Epagri, tem avançado consideravelmente na adoção de práticas sustentáveis nos seus sistemas produtivos.

O Departamento de Cultura de São João do Oeste está realizando um concurso para escolher o primeiro casal infantil que vai representar as crianças do município em eventos locais e regionais. De acordo com o diretor de cultura, TONICO WOLFART, o objetivo é de fortalecer a cultura alemã, incentivando as crianças a participarem das diferentes atividades realizadas no município. Ele destaca que as inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril, sendo que a escolha acontecerá em um evento com desfile no dia 13 de maio, na Sociedade Aliança. WOLFART salienta que nas duas semanas que antecedem o evento serão realizados ensaios de preparação para o desfile. Ele também observa que não será necessário nenhum discurso, pois o desfile será o único critério de avaliação para a escolha do primeiro casal Kinder Hans und Hana de São João do Oeste.

A Prefeitura de Descanso vai adotar algumas medidas para garantir maior segurança aos alunos e profissionais das escolas do município. De acordo com o secretário de educação, MAICON ROSIN, já foram realizadas reuniões para encontrar meios de prevenir e dar maior segurança para as unidades escolares. Ele salienta que o governo municipal tem investido desde o ano passado em sistemas de vídeo monitoramento, com câmeras instaladas em pontos estratégicos nas áreas externas e internas das escolas. ROSIN frisa que nesta semana também foi feita a contratação de vigilantes, por 90 dias, até que um estudo de viabilidade seja realizado e novas ações sejam tomadas de forma mais ampla.

MAICON ROSIN lembra ainda que existe um alarme interligado com a central da Polícia Militar, interfones e sistema automatizado nos portões, com o objetivo de controlar a entrada e saída nas escolas. O secretário de educação de Descanso frisa que na próxima semana, de forma conjunta com a equipe de engenharia, será feito um estudo para melhorar a estrutura dos muros já existentes para impedir a entrada de pessoas não autorizadas nos educandários. Além dessas medidas, será feito diálogo com os pais para que eles tenham maior controle dos seus filhos, através de conversas e do monitoramento das mochilas, bem como do conteúdo acessado na internet. Segundo MAICON ROSIN, a garantia de um ambiente escolar mais seguro e tranquilo se dará somente através da união entre família, escola e demais autoridades.

A Secretaria de Agricultura de Iporã do Oeste tem um novo responsável desde o início deste mês. JAIR MEOTTI, que atuava como diretor, agora é o Secretário de Agricultura do município. Ele destaca que assumir a pasta é um grande desafio e que atualmente está se inteirando das ações e trabalhos em andamento, buscando solucionar todas as demandas da melhor maneira possível. MEOTTI frisa que as principais atividades em andamento são o enterro de animais mortos, as melhorias nos acessos das propriedades e a recuperação das estradas antes do inverno. O Secretário, que também acumula a função de responsável pelo Setor de Transportes e Obras, observa que no inverno o ritmo de trabalho nas estradas diminui por causa das chuvas e por isso, o objetivo é deixar todos os trechos em boas condições.

Outra demanda apontada por JAIR MEOTTI são os preparativos para a décima Feira Agropecuária, Industrial e Comercial (FAIC) que acontecerá em setembro. Conforme ele, as máquinas estão trabalhando no terreno adquirido pelo Município para ampliar o parque de exposições da feira. Em relação aos programas de incentivo, o Secretário cita o andamento do primeiro lote do Bônus Agrícola, sendo que os agricultores com final do CPF 1 – 3 – 6 – 0 devem protocolar o pedido até o dia 30 de abril, mediante apresentação das Notas ou Cupons Fiscais que comprovem as despesas com a compra de insumos e outros materiais para o desenvolvimento das atividades agrícolas e agropecuárias.

JAIR MEOTTI lembra ainda que o Município de Iporã do Oeste aderiu e está realizando a Campanha “Penso, Logo Destino”, com coleta de lâmpadas, pilhas e baterias pequenas para destinação correta. Os pontos de coleta são a Prefeitura Municipal, a Cooper A1 e a Feluma Materiais Elétricos. No caso das pilhas e baterias pequenas, o descarte também pode ser feito nas escolas do município. MEOTTI lembra que em edições anteriores era cobrado um valor por cada lâmpada descartada, porém, nesta edição não há cobrança de nenhum valor. O Secretário de Agricultura ressalta que os materiais devem estar limpos, não podem estar quebrados e devem ser colocados em caixas para facilitar o manuseio. A campanha segue até o dia 28 de abril.

A Polícia Civil está investigando um adolescente suspeito de ameaçar colegas na escola. Na tarde desta sexta-feira, a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca em dois endereços: um em São Miguel do Oeste e outro na cidade de Paraíso. Segundo a Delegada, JOELMA ALBERTON, os dois locais são onde um adolescente mora. Ela ressalta que foi realizado o trabalho a fim de localizar elementos que comprovem a ameaça dele contra alunos de uma escola em São Miguel do Oeste, mas que nenhuma arma ou algo do gênero foi localizado no trabalho, que também contou com o apoio do Núcleo de Operações com Cães. A delegada, JOELMA ALBERTON, disse que o adolescente tem 13 anos e através de bilhetes, passou a ameaçar alunos da escola. A partir disso, houve a investigação por parte da Polícia Civil. JOELMA lembrou que o fato é uma briga entre alunos, um contra outro e que a situação é isolada. Sendo assim, os pais podem ficar tranquilos e não há necessidade de preocupação. Ela garantiu que a Polícia Civil tem conferido de perto todas as informações sobre ataques e ameaças na região.

Idoso é identificado como vítima de acidente com morte na BR 163. Foi na manhã de ontem na Linha Pelegrini, na saída do município de Guaraciaba para São José do Cedro. A vítima fatal foi identificada como ALDO JOSÉ CERVO, de 77 anos. Ele estava conduzindo um Monza com placas de São Miguel do Iguaçu e colidiu frontalmente contra um caminhão leiteiro de Anchieta. Junto com ALDO estava outra pessoa que foi encontrada em estado grave e conduzida ao Hospital São Lucas de Guaraciaba. Já o condutor do caminhão não teve ferimentos. Ainda, enquanto os profissionais da Saúde e forças de segurança estavam atendendo a ocorrência, um segundo caminhão, ao tentar desviar do veículo que estava a sua frente, acabou saindo da pista e tombando nas proximidades. O motorista teve ferimentos leves e foi levado ao hospital.

Idoso que conduzia carro de São Miguel do Oeste sofre acidente e é localizado 15 horas depois. Na manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros de Maravilha foi acionado para atendimento de um acidente de trânsito com saída de pista. Foi na Linha Esplendor, interior de Iraceminha, envolvendo um Palio, de São Miguel do Oeste, que era conduzido por um idoso, de 65 anos. Ele encontrava-se sentado, fora do veículo, com sinais de hipotermia, fratura na clavícula, ferimento na face e na perna esquerda. Ele foi conduzido ao Hospital de Maravilha. Conforme os Bombeiros, a vítima relatou que o acidente havia ocorrido na noite de quinta-feira, por volta das 19 horas. Ele foi localizado na manhã de sexta-feira, quando populares viram uma clareira na vegetação, encontrando o veículo caído em um barranco com cerca de dez metros, em meio a vegetação. O homem relatou que permaneceu a noite toda no local do acidente, pois não conseguia sair para pedir ajuda.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.