ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 15 04 2021

-PARTIDOS INDICAM 11 SENADORES PARA COMPOR A CPI DA PANDEMIA

-PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA TEM ALTA DE 20 POR CENTO EM 2020 NO ESTADO

-CINE PEPERI VAI REABRIR E VOLTAR A EXIBIR FILMES NO FINAL DESTE MÊS

-PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA ASFALTO NA LINHA SETE DE SETEMBRO

-MUNICÍPIO TEM AUMENTO DE FOCOS MAS REDUÇÃO DE CASOS DE DENGUE NESTE ANO

-MULHER BATE CARRO EM FACHADA DE EMPRESA NO CENTRO DA CIDADE

-POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS EM OPERAÇÃO DE COMABTE A FACÇÃO CRIMINOSA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 60 centavos. O euro está valendo seis reais e 70 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Índia registrou um recorde de 200 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e passou de 14 milhões de infectados. O país de um bilhão e 300 milhões de habitantes sofre uma grande segunda onda de infecções e se tornou o segundo do mundo a confirmar mais de 200 mil casos em um único dia. O recorde absoluto ainda é dos Estados Unidos, que teve mais de 300 mil novos casos em dois de janeiro. O recorde de infectados do Brasil é de 97 mil e 500 novos casos em 24 horas, que foram registrados em 25 de março.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, confirmou nesta quarta-feira a intenção de retirar todos os militares americanos que estão no Afeganistão até 11 de setembro. Segundo o democrata, o retorno dos soldados começará em primeiro de maio. Uma vez que os combates em solo afegão continuam e que tanto o governo do país asiático quanto o Talibã seguem se enfrentando enquanto não chegam a um cessar-fogo, os Estados Unidos consideram a Guerra do Afeganistão como a mais longa em que tiveram envolvimento.

A policial americana KIM POTTER, de 48 anos, que atirou e matou DAUNTE WRIGHT, foi acusada por homicídio culposo. Ela está presa em uma penitenciária local, onde aguardará audiência com um juiz no estado de Minnesota. POTTER afirmou ter se enganado na hora da abordagem. Segundo ela, pensou estar usando o taser, uma arma de choque, mas disparou um revólver contra WRIGHT, de 20 anos. Ela pediu demissão da polícia. Amulher atuou como policial durante 26 anos e no momento do incidente participava de um treinamento com outros policiais.

O Ministério Público Federal no Amazonas ajuizou, nesta quarta-feira, ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, e o secretário estadual de Saúde do Amazonas, MARCELLUS CAMPELO, por omissão no combate à pandemia entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, quando o Amazonas registrou colapso de oxigênio nas unidades de saúde e aumento de mortes por covid-19. Entre 14 e 15 de janeiro, falta de oxigênio nos hospitais de Manaus levou a cidade de Manaus a um cenário de caos. Com recordes nos casos de Covid, a capital precisou enviar pacientes que dependiam do insumo para outros estados. Documentos mostram que mais de 30 morreram nos dois dias de colapso por falta de oxigênio em Manaus. O MPF diz que eles cometeram pelo menos cinco atos de improbidade.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira por nove votos a dois que cabe ao plenário da Corte decidir sobre a anulação das condenações impostas ao ex-presidente LULA pela Justiça do Paraná na Lava Jato. Os ministros votaram na sessão destinada ao julgamento de recursos apresentados pela Procuradoria-Geral da República e pela defesa de LULA sobre a decisão individual do ministro EDSON FACHIN, que anulou as condenações do ex-presidente. Relator dos recursos, o ministro FACHIN apresentou somente a primeira parte do voto que foi sobre a possibilidade de o plenário analisar o tema em vez da Segunda Turma do STF, composta por cinco ministros. O julgamento será retomado hoje no STF.

Os partidos já indicaram os 11 senadores titulares e os sete suplentes da CPI da Pandemia, criada para investigar eventuais omissões do governo federal durante o enfrentamento à Covid-19. Na composição, o governo não tem a maioria e a maior parte se declara independente. Os indicados são EDUARDO BRAGA e RENAN CALHEIROS do MDB, CIRO NOGUEIRA do PP, OTTO ALENCAR e OMAR AZIZ do PSD, TASSO JEREISATTI do PSDB, EDUARDO GIRÃO do Pode, HUMBERTO COSTA do PT, RANDOLFE RODRIGUES da Rede, MARCOS ROGÉRIO do DEM e JORGINHO MELLO do PL. A CPI também poderá apurar eventuais irregularidades em estados e municípios, desde que limitado a fiscalização da aplicação dos recursos repassados pela União.

A produção agropecuária de Santa Catarina encerrou 2020 com o valor recorde de 40 bilhões e 900 milhões de reais, 21 vírgula um por cento superior ao de 2019, que alcançou 33 bilhões e 800 milhões de reais. O setor também fechou o ano passado com participação de 70 por cento no valor das exportações do Estado. O levantamento integra a Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina publicada pela EpagriCepa. Os destaques foram os resultados das produções de suínos, bovinos, leite e grãos. Segundo a EpagriCepa, o que mais influenciou para essa receita maior foi o aumento de preços dos produtos. Pela segunda vez, a liderança em valor ficou com a carne suína, que respondeu por 23 por cento do total.

Santa Catarina recebe nesta quinta-feira um novo lote com 223 mil de doses de vacinas contra Covid-19. A previsão é que o Ministério da Saúde encaminhe 82 mil doses da CoronaVac e 141 mil da Astrazeneca. A informação foi divulgada pela secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO, em uma rede social. Ela também divulgou que as doses devem garantir a continuidade da vacinação de idosos de 65 a 69 anos, trabalhadores da saúde e agentes das forças de segurança. A secretária disse ainda que o quantitativo será usado também para a segunda aplicação de vacinas em quem já recebeu a primeira. Santa Catarina recebeu desde janeiro deste ano milhão 470 mil vacinas contra o coronavírus.

Ao menos 44 mil 177 mil catarinenses perderam o prazo para tomar a segunda dose da CoronaVac, segundo o Ministério da Saúde. Os dados por estado foram divulgados pelo governo federal. Os especialistas reforçam que, para fornecer a imunização completa contra a Covid-19, a segunda dose deve ser aplicada em um intervalo de 21 a 28 dias. Só em Florianópolis, 994 idosos acima de 73 anos perderam o prazo para tomar a segunda dose da CoronaVac, conforme a Secretaria de Saúde. A prefeitura explica que está entrando em contato por telefone com essas pessoas. Caso elas não atendam, serão feitas visitas a domicílio.

O Cine Peperi vai reabrir as portas no final deste mês. Depois de um longo período, o Cinema vai voltar a exibir filmes a partir do dia 30 de abril. De acordo com o diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA, a retomada das sessões vai observar todas as normas de segurança sanitária previstas nos decretos do governo catarinense. A reabertura será na sexta-feira do dia 30 de abril com o lançamento mundial Godzila vs Kong. Na sexta, serão duas sessões, as sete e nove e meia da noite. Aos sábados e domingos, os filmes serão exibidos as duas e quatro e meia da tarde e as sete e nove e meia da noite.

O escritório da Epagri de Bandeirante realizou na última terça-feira mais uma entrega dos kits apicultura para as famílias do interior do município. A informação é do extensionista, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. De acordo com ele, além dos beneficiários, participaram do ato autoridades municipais e o gerente regional da Epagri. Conforme ele, os kits entregues fazem parte das políticas públicas do governo estadual de incentivo e melhorias para as famílias do interior de Santa Catarina. Segundo MOREIRA, são vários os programas existentes nesse sentido, entre eles, ele citou o kit forrageira, informática, troca-troca de sementes e de calcário, além do kit apicultura, entre outros.

Os kits apicultura têm a finalidade de proporcionar uma melhora na produção de mel em todo o estado catarinense. A afirmação é do extensionista da Epagri de Bandeirante, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Ele destacou que a atividade ainda é de certa forma tímida no município, porém, vem crescendo aos poucos. Ele explicou que os kits são compostos por diversos equipamentos, entre eles, caixa e sobre caixa, macacão, fumegador, cera, centrífuga, entre outros itens. MOREIRA salientou que a entrega foi feita para 10 apicultores que realizaram o cadastro no ano passado ainda.

A Epagri de Bandeirante deve abrir no segundo semestre deste ano uma nova cota para que novos apicultores possam se inscrever e participar do programa. A declaração é do extensionista, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Ele pontuou que os interessados devem procurar a Epagri do município para obter mais informações. Ele revelou que são necessários dois avalistas. O extensionista explicou que nesta edição, cada família recebeu um recurso de dois mil e 400 reais e terão dois anos para efetuar esse pagamento, sendo uma parcela por ano. Quem antecipar o pagamento terá desconto no valor final.

O município de Bandeirante recebe kits apicultura do governo estadual desde 2016 e desde então, 20 famílias já foram beneficiadas. A lembrança é do extensionista da Epagri, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Ele comentou que nos últimos quatro anos o governo estadual já disponibilizou quase 47 mil reais para esse setor no município. Ele disse que atualmente Bandeirante conta com 25 apicultores e a produção de mel estimada anualmente no município é de cinco mil quilos, sendo uma média de 200 quilos de mel por família todos os anos. O extensionista reforçou a parceria da prefeitura em ações para fortalecer o setor em Bandeirante.

O ex-prefeito de Blumenau, NAPOLEÃO BERNARDES cumpriu um roteiro de visitas aos municípios do extremo-oeste nesta semana. Ele é pré candidato ao governo do estado e está em contato com as lideranças do partido em diversas regiões de Santa Catarina. NAPOLEÃO esteve na Peperi e disse que o partido tem lideranças que podem disputar a eleição de 2022. Há cerca de duas semanas, o deputado CELSO MALDANER anunciou que o MDB tem três pré candidatos a governador e que vai fazer uma eleição interna para definir o nome que vai disputar o pleito de 2022. Ontem, o programa Boa tarde Peperi repercutiu as primeiras movimentações dos partidos em relação a eleição que vai definir o governador catarinense no ano que vem. O programa ouviu três presidentes partidários do municípios e todos afirmaram que essa articulação é normal e não representa uma antecipação precipitada do quadro eleitoral no estado.

O presidente do MDB, CARLINHOS BURATTO, disse que a eleição começa muito antes do ano da disputa. Ele comentou que as agremiações mais organizadas iniciam o próximo processo eleitoral logo depois do pleito. Já a presidente do PT, MARIA TEREZA CAPRA, afirmou que é natural que os partidos já estejam se mobilizando para a eleição do ano que vem. O presidente do PSL, JOSÉ DRESCH também entende que os trabalhos voltados para a disputa eleitoral vai se intensificar ainda mais a partir de agora. As três lideranças comentaram ainda que o cenário nacional deve ter uma forte influência sobre a definição de candidatos e alianças na eleição para o governo do estado.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou na noite desta quarta-feira, a Ordem de Serviço para a primeira etapa das obras de asfaltamento da estrada de acesso à Linha Sete de Setembro. O investimento, com recursos próprios, será na ordem de dois milhões de reais para a pavimentação de um trecho de dois quilômetros e 300 metros. A empresa vencedora da licitação foi a Pavimax. A obra deve ser concluída ainda neste ano. Além do acesso à Linha Sete de Setembro, o município já está trabalhando no asfalto da Linha Fátima. Essa obra já começou e está sendo executada com recursos do governo do estado.

Além das linhas Fátima e Sete de Setembro, a administração de São Miguel do Oeste pretende atender mais uma comunidade rural com uma obra de asfaltamento na estrada geral. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, o município está na expectativa de um convênio com o Governo do Estado que garantirá o asfaltamento do acesso para a Linha Caxias. Somente nestes três projetos, o investimento deve chegar à casa dos 10 milhões de reais. O prefeito ressaltou que a pavimentação de estradas no meio rural terá continuidade, com a inclusão de novas comunidades. O objetivo, segundo TREVISAN, é proporcionar maior qualidade de vida à população, promovendo mais segurança e conforto aos usuários e facilitando o escoamento da produção.

A Câmara de Vereadores suspendeu a sessão ordinária prevista para a noite de hoje. O motivo é o falecimento de HERBERT CONRAD, pai do presidente do Legislativo, VANIRTO CONRAD. HERBERT tinha 86 anos e estava internado há aproximadamente 20 dias por complicações de problemas de saúde. Ele faleceu na noite desta quarta-feira. Em virtude do falecimento, a sessão ordinária da Câmara que estava marcada para esta quinta-feira foi cancelada e uma nova data será marcada.

O município de São Miguel do Oeste registrou cinco casos de dengue neste ano. A informação foi divulgada no final da tarde de ontem pela vigilância epidemiológica. Foram quatro casos autóctones, contraídos na cidade, e um importado, ou seja, o morador pegou a doença em outra cidade. Três dos cinco pacientes infectados são residentes no bairro Agostini e dois no Salete. Os pacientes tiveram os sintomas de dengue, passaram pelo tratamento e se recuperaram. No ano passado, neste mesmo período, foram confirmados 109 casos da doença. O número de 2020 foi tão alto que São Miguel do Oeste estava em situação de epidemia da doença.

O número de focos do mosquito Aedes aegypti continua preocupante. A avaliação é do Departamento da Dengue. Nos primeiros quatro meses do ano passado, foram 306 focos do inseto. Em 2021, são 344 até o momento, o que representa um crescimento de 12 por cento. A secretária de Saúde, GENI GIRELLI, destacou a necessidade da população reforçar os cuidados de prevenção à doença, eliminando qualquer depósito de água que possa servir para proliferação do mosquito, mantendo limpos os quintais, calhas e recipientes diversos. Ela citou que o número de casos está sob controle, mas pe preciso manter os cuidados para evitar o aumento dos casos na cidade.

O número de casos ativos de Covid-19 continua em queda em São Miguel do Oeste. Ontem, nove pessoas foram diagnosticadas com a doença nesta quarta-feira e 19 entraram para a lista de recuperados. 82 moradores ainda estão com o vírus ativo. Já o Hospital Regional voltou a registrar cem por cento de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria. As 25 vagas estão ocupadas. Na enfermaria, todos os 16 leitos também estão preenchidos. Um paciente aguarda leito de enfermaria no Pronto Socorro. Ontem, também foi registrada uma morte em decorrência de complicações da Covid de um paciente de 61 anos de Itapiranga.

O número de 82 casos ativos de covid-19 obtido nesta quarta-feira é o melhor índice dos últimos cinco meses no município. A informação é da vigilância epidemiológica. Em relação à mortalidade, são 38 casos desde o início da pandemia. Considerando os dados de “óbitos por 100 mil habitantes”, São Miguel do Oeste possui o menor índice entre todos os municípios catarinenses desse porte. O estado possui, atualmente, 18 cidades com população entre 30 e 50 mil habitantes. O menor índice, de 94 óbitos por 100 mil habitantes, pertence a São Miguel do Oeste. A situação também é melhor do que em outros municípios de maior porte localizados no Grande Oeste, como é o caso de Chapecó, cujo índice atual é de 253 óbitos por 100 mil habitantes. Em Santa Catarina, a média é de 171, exatamente a mesma no País.

O prefeito, WILSON TREVISAN, afirmou em nota na manhã desta quinta-feira que lamenta as vidas que se perderam pela Covid, mas atribui o relativo bom desempenho de São Miguel do Oeste às medidas de enfrentamento à pandemia que foram adotadas desde o início. Entre as ações, o prefeito citou a criação do Comitê de Crise, que trabalhou sempre de forma técnica e independente, embasando a Administração Municipal para a tomada das decisões. Outros fatores determinantes, na visão de TREVISAN, foram a atuação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e a estrutura hospitalar existente na cidade. Ele destacou que o principal foco, neste momento, é com a vacinação da população.

A Polícia Militar identificou três moradores da região diagnosticados com Covid que descumpriram a medida sanitária de isolamento. Em Descanso, um homem que testou positivo e que deveria ficar isolado até o dia 18 de abril, viajou para Farroupilha e depois iria pegar um voo em Porto Alegre. Outro descumprimento ocorreu em Barra Bonita. Duas mulheres que testaram positivo para Covid deveriam estar em casa e não foram localizadas. O isolamento vai até dia 22 de abril. Em nota, a Polícia Militar alertou que infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa é crime com pena de detenção de um mês a um ano e multa.

Um acidente inusitado foi registrado na manhã desta quinta-feira no centro da cidade. Por volta das dez horas da manhã, a condutora de um Focus invadiu a calçada e bateu contra a fachada da Top Marte Calçados. O veículo colidiu em um dos pilares da empresa e por pouco não entrou na loja. Os estragos no veículo foram de grande monta no carro, mas ninguém ficou ferido. As fotos e vídeos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

A Polícia Civil de Santa Catarina, com o apoio da Polícia Militar, cumpriu 14 mandados de prisão da operação “158” em diversos municípios da região nesta quarta-feira. A Operação 158 faz alusão à Rodovia BR 158, que é a rota de acesso aos municípios nos quais integrantes de uma facção criminosa fundada no sistema prisional gaúcho atuavam. A operação contou com aproximadamente 100 policiais. Os mandados foram cumpridos em Mondaí, Riqueza, Maravilha, Palmitos, e Cunha Porã. Na operação, foram apreendidos sete veículos que eram utilizados no tráfico de drogas, além de 16 aparelhos celulares, 520 gramas de maconha e 30 gramas de cocaína fracionadas para venda. Também foram apreendidas três balanças de precisão e aproximadamente dois mil reais em notas de pequeno valor.

Até o momento, nove pessoas suspeitas de envolvimento com a facção criminosa que atua em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul foram presas pela Polícia Civil. Segundo a instituição, os faccionados atuavam de forma organizada e com tarefas distribuídas com o objetivo de dominar o tráfico ilegal de drogas na região. A polícia cita que os membros da organização praticavam agressões físicas e graves ameaças com uso de armas de fogo. Entre os presos, estão dois chefes da organização criminosa que, mesmo de dentro de presídios gaúchos, estavam dando ordens aos integrantes da facção centralizada na cidade de Mondaí. As investigações prosseguem e novas prisões poderão ser realizadas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.