-PARTIDOS INDICAM 11 SENADORES PARA COMPOR A CPI DA PANDEMIA
-PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA TEM ALTA DE 20 POR CENTO EM 2020 NO ESTADO
-PROFESSOR DESTACA FORMAÇÃO HUMANA PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS JOVENS
-EPAGRI PROMOVE EVENTO ONLINE SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO
-ESTIAGEM FAZ MUNICÍPIO DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
-PRÉ-CANDIDATO A GOVERNADOR DO PSD VISITA REGIÃO
-OPERAÇÃO “158” RESULTA NA PRISÃO DE NOVE PESSOAS POR TRÁFICO NA REGIÃO
-NO RS, POLÍCIA CIVIL CUMPRE 25 MANDADOS DE PRISÃO EM COMBATE AO CRIME ORGANIZADO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é desol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 28graus. A mínima das últimas horas foi de 12graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 60centavos. O euro está valendo seis reais e 70 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Índia registrou um recorde de 200 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e passou de 14 milhões de infectados. O país de um bilhão e 300 milhões de habitantes sofre uma grande segunda onda de infecções e se tornou o segundo do mundo a confirmar mais de 200 mil casos em um único dia. O recorde absoluto ainda é dos Estados Unidos, que teve mais de 300 mil novos casos em dois de janeiro. O recorde de infectados do Brasil é de 97 mil e 500 novos casos em 24 horas, que foram registrados em 25 de março.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, confirmou nesta quarta-feira a intenção de retirar todos os militares americanos que estão no Afeganistão até 11 de setembro. Segundo o democrata, o retorno dos soldados começará em primeiro de maio.Uma vez que os combates em solo afegão continuam e que tanto o governo do país asiático quanto o Talibã seguem se enfrentando enquanto não chegam a um cessar-fogo, os Estados Unidos consideram a Guerra do Afeganistão como a mais longa em que tiveram envolvimento.
A policial americana KIM POTTER, de 48 anos, que atirou e matou DAUNTE WRIGHT, foi acusada por homicídio culposo. Ela está presa em uma penitenciária local, onde aguardará audiência com um juiz no estado de Minnesota. POTTER afirmou ter se enganado na hora da abordagem. Segundo ela, pensou estar usando o taser, uma arma de choque, mas disparou um revólver contra WRIGHT, de 20 anos. Ela pediu demissão da polícia. A mulher atuou como policial durante 26 anos e no momento do incidente participava de um treinamento com outros policiais.
O Ministério Público Federal no Amazonas ajuizou, nesta quarta-feira, ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, e o secretário estadual de Saúde do Amazonas, MARCELLUS CAMPELO, por omissão no combate à pandemia entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, quando o Amazonas registrou colapso de oxigênio nas unidades de saúde e aumento de mortes por covid-19.Entre 14 e 15 de janeiro, falta de oxigênio nos hospitais de Manaus levou a cidade de Manaus a um cenário de caos. Com recordes nos casos de Covid, a capital precisou enviar pacientes que dependiam do insumo para outros estados. Documentos mostram que mais de 30 morreram nos dois dias de colapso por falta de oxigênio em Manaus. O MPF diz que eles cometeram pelo menos cinco atos de improbidade.
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira por nove votos a dois que cabe ao plenário da Corte decidir sobre a anulação das condenações impostas ao ex-presidente LULA pela Justiça do Paraná na Lava Jato. Os ministros votaram na sessão destinada ao julgamento de recursos apresentados pela Procuradoria-Geral da República e pela defesa de LULA sobre a decisão individual do ministro EDSON FACHIN, que anulou as condenações do ex-presidente.Relator dos recursos, o ministro FACHIN apresentou somente a primeira parte do voto que foi sobre a possibilidade de o plenário analisar o tema em vez da Segunda Turma do STF, composta por cinco ministros. O julgamento será retomado hoje no STF.
Os partidos já indicaram os 11 senadores titulares e os sete suplentes da CPI da Pandemia, criada para investigar eventuais omissões do governo federal durante o enfrentamento à Covid-19. Na composição, o governo não tem a maioria e a maior parte se declara independente. Os indicados são EDUARDO BRAGA e RENAN CALHEIROS do MDB, CIRO NOGUEIRA do PP, OTTO ALENCAR e OMAR AZIZ do PSD, TASSO JEREISATTI do PSDB, EDUARDO GIRÃO do Pode, HUMBERTO COSTA do PT, RANDOLFE RODRIGUES da Rede, MARCOS ROGÉRIO do DEM e JORGINHO MELLO do PL. A CPI também poderá apurar eventuais irregularidades em estados e municípios, desde que limitado a fiscalização da aplicação dos recursos repassados pela União.
A produção agropecuária de Santa Catarina encerrou 2020 com o valor recorde de 40 bilhões e 900 milhões de reais, 21 vírgula um por cento superior ao de 2019, que alcançou 33 bilhões e 800 milhões de reais. O setor também fechou o ano passado com participação de 70 por cento no valor das exportações do Estado. O levantamento integra a Síntese Anual da Agricultura de SC publicada pela Epagri/Cepa. Os destaques foram os resultados das produções de suínos, bovinos, leite e grãos. Segundo a Epagri/Cepa, o que mais influenciou para essa receita maior foi o aumento de preços dos produtos. Pela segunda vez, a liderança em valor ficou com a carne suína, que respondeu por 23 por cento do total.
Santa Catarina recebe nesta quinta-feira um novo lote com 223 mil de doses de vacinas contra Covid-19. A previsão é que o Ministério da Saúde encaminhe 82 mil doses da CoronaVac e 141 mil da Astrazeneca. A informação foi divulgada pela secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO, em uma rede social. Ela também divulgou que as doses devem garantir a continuidade da vacinação de idosos de 65 a 69 anos, trabalhadores da saúde e agentes das forças de segurança. A secretária disse ainda que o quantitativo será usado também para a segunda aplicação de vacinas em quem já recebeu a primeira. Santa Catarina recebeu desde janeiro deste ano milhão 470 mil vacinas contra o coronavírus.
Ao menos 44.177 mil catarinenses perderam o prazo para tomar a segunda dose da CoronaVac, segundo o Ministério da Saúde. Os dados por estado foram divulgados pelo governo federal. Os especialistas reforçam que, para fornecer a imunização completa contra a Covid-19, a segunda dose deve ser aplicada em um intervalo de 21 a 28 dias.Só em Florianópolis, 994 idosos acima de 73 anos perderam o prazo para tomar a segunda dose da CoronaVac, conforme a Secretaria de Saúde. A prefeitura explica que está entrando em contato por telefone com essas pessoas. Caso elas não atendam, serão feitas visitas a domicílio.
-PROFESSOR DESTACA FORMAÇÃO HUMANA PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS JOVENS
-EPAGRI PROMOVE EVENTO ONLINE SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO
-ESTIAGEM FAZ MUNICÍPIO DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
-PRÉ-CANDIDATO A GOVERNADOR DO PSD VISITA REGIÃO
Na avaliação dos primeiros 100 dias de mandato, o prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, afirma que o município ganhou muito com a reeleição dele e a adesão do PP. Ele lembra que em janeiro grande parte dos 280 servidores da prefeitura estava de férias, uma situação que considera normal. Ainda no primeiro mês, destaca os trabalhos de melhoria nas estradas e abertura de silos para fazer silagem. Já em fevereiro, verifica que as atividades passaram a transcorrer a todo vapor. Funcionários retornaram e agora muitos projetos estão em andamento. BONAMIGO cita que os calçamentos na Linha Cruzinhas estão sendo concluídos, assim como três ruas no bairro industrial. Reitera que nenhum prefeito estava fazendo melhorias neste loteamento, destinado a pessoas de baixa renda, porque exigia recursos próprios. Agora a administração assumiu a responsabilidade e a expectativa é de que as obras nestas três ruas sejam concluídas ainda nesta semana.
BONAMIGO cita ainda outros projetos, como melhorias de ruas e nos ginásios do Bairro JAROSESKI e da Linha Cachoeirinha. O município também projeta construção do CRAS. A creche em Itajubá, segundo o prefeito, está praticamente concluída e deverá ser entregue ainda esta semana. Apesar das implicações da Covid-19, SADI BONAMIGO avalia que a população de Descanso está sendo bem atendida pelo órgão público. Ressalta que ainda é necessário cuidar, porém verifica que a solidariedade das pessoas está ajudando no combate ao vírus. O prefeito considera a situação do estado delicada em função do afastamento do governador, o que segundo ele prejudica o andamento dos projetos e das emendas dos deputados.
Cartório Eleitoral mantém atendimento remoto aos eleitores. Nenhum servidor comparece nos cartórios. O trabalho é feito de forma remota. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga, ROMUALDO MICHELS NETO, O Tribunal Eleitoral optou por suspender o trabalho interno devido ao risco de transmissão do vírus entre servidores. As pessoas precisam buscar atendimento por telefone e principalmente pela internet. NETO também informa que ocorreu flexibilização sobre algumas exigências, justamente devido a falta de atendimento presencial. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, pelo site é possível fazer o alistamento, transferência e alteração do título em procedimentos simples. O Cartório Eleitoral de Itapiranga atende ainda os municípios de São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste.
Basicamente os serviços prestados pelo cartório de forma presencial também ocorrem pelo site do TRE. Outra opção é o protocolo de atendimento para esclarecer dúvidas. Comarca de Itapiranga não registra irregularidades de prestação de contas eleitorais. O chefe do Cartório Eleitoral explica que foram julgadas e aprovadas 42 prestações de contas dos eleitos na eleição de 2020. ROMUALDO MICHELS NETO observa que a justiça eleitoral fez pequenas ressaltas por erro técnico e não por problemas na prestação de contas. Salienta que a pandemia também proporcionou condições para uma eleição bastante tranquila. O Cartório Eleitoral ainda analisa a prestação de contas de candidatos que não foram eleitos. Até o momento a situação também é tranquila.
Segundo o vice-prefeito de São João do Oeste, RUDI RACH, o município está regredindo economicamente em comparação a outras cidades da região. Informa que em 2004 ocupava o terceiro lugar no movimento econômico entre os 19 municípios da Ameosc, perdendo apenas para Itapiranga e São Miguel do Oeste. Atualmente está em sexto lugar e próximo de perder mais uma posição. RACH avalia que o problema está nas políticas públicas adotadas nos últimos 12 anos. Cita ainda que perder espaço é rápido, porém o processo para recuperar posições no ranking é bastante longo. Após estar abaixo apenas de Itapiranga e São Miguel do Oeste, São João do Oeste foi ultrapassado por Mondaí, Guaraciaba e Iporã do Oeste e pode perder posição para São José do Cedro. O desenvolvimento do município está abaixo de outros que mostram maior evolução econômica.
RUDI RACH aponta a necessidade urgente de mudar a Lei de Incentivo em vigor em São João do Oeste. Segundo o vice-prefeito, o modelo atual não é eficiente para o desenvolvimento do município e beneficia poucos. Diz ainda que é preciso mudar as ações do poder público de forma rápida em debate envolvendo o Conselho de Desenvolvimento Econômico e agilizar os trabalhos com o legislativo. Conforme RACH, com a queda de terceiro para sexto lugar no ranking da Ameosc, o município deixa de receber em média dois milhões de reais por ano em retorno de ICMS. O valor é considera alto e seria de grande utilidade na capacidade de investimento da prefeitura.
Área industrial de três hectares no acesso ao município não possui utilidade. A observação é do vice-prefeito de São João do Oeste, RUDI RACH. Segundo ele o sistema de loteamento industrial é completamente inviável, pois demora três ou quatro anos para a regularizar um lote e desestimula investimentos de empresas locais e empreendimentos com capital vindo de outros municípios. O vice-prefeito avalia que é preciso simplificar e mudar a lei com urgência para dar condições da instalação de novas empresas. RUDI RACH diz que o município pode ter grandes empreendimentos em breve, porém é preciso investir e ajustar as formas de incentivo. Ressalta a necessidade da construção de um trevo de acesso a área industrial, pois empresas aguardam para se instalar em São João do Oeste e precisam ter condições ideias para o investimento.
O professor de Filosofia e Sociologia da Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, ROBERTO DALLA ROSA, destaca a importância da formação humana para o desenvolvimento profissional dos jovens. Segundo o professor, a pandemia marca um período diferente do que a sociedade estava acostumada, porém lembra que as atividades, em especial a educação, não podem parar. Neste sentido, enaltece a relevância das disciplinas de Filosofia e Sociologia, para ajudar os estudantes nos seus dilemas e a busca de uma vida equilibrada. O foco do curso da Casa Familiar, segundo DALLA ROSA, é a formação técnica em agricultura, mas os jovens do colégio também recebem ampla formação humana. O professor ressalta a importância do Ensino Médio para orientar estes jovens, normalmente entre de 16 a 18 anos, que vivenciam grandes transformações no dia a dia.
De acordo com DALLA ROSA, muitos jovens destas idades já têm alguma profissão ou também frequentam faculdade, em busca de conquistar maior liberdade. As disciplinas de Filosofia e Sociologia mostram caminhos, situações e escolhas com as quais as pessoas se deparam no decorrer da vida. O professor analisa que para muitos jovens é um desafio aceitar as restrições da pandemia, uma vez que representam o grupo de pessoas que mais querem mudanças. A escola tem discutido estas situações com os estudantes, que na maioria vêm de ótima estrutura familiar, para almejarem um futuro melhor. ROBERTO DALLA ROSA salienta que os jovens precisam viver o presente, de forma intensa, mas com responsabilidade, e também buscar alternativas que gerem resultados futuros. Segundo o professor, as pessoas precisam desenvolver equilíbrio entre pensar e agir racionalmente. Observa que problemas emocionais têm atingido a juventude de forma assustadora e isto precisa ser discutido em sala de aula, para que os jovens e adolescentes entendam que autoconhecimento e autoconceito são fundamentais para viver em sociedade, de forma mais equilibrada.
A Epagri vai promover evento online sobre conservação do solo hoje à tarde. A informação é de ZOLMIR FRIZZO, extensionista rural da Epagri de Descanso. Em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado nesta quinta-feira, 15, haverá palestra técnica das 14h às 16h, no Canal Capacitações Epagri Online, no Youtube. Haverá lançamento de um aplicativo sobre plantas de cobertura, políticas públicas, além de espaço para depoimentos e interações. O objetivo é promover reflexões sobre a conservação do solo em Santa Catarina e o que é possível fazer para cuidar melhor deste recurso natural. Conforme FRIZZO, desde ano passado a Epagri ensaia fazer um grande evento regional em SMO, para envolver lideranças e ressaltar a importância de cuidar do solo. Como não é possível este evento presencial, será realizado pela plataforma na internet.
ZOLMIR FRIZZO enaltece que entre os participantes desta capacitação online haverá palestrantes de renome da Epagri e Embrapa, além do diretor de Cooperativismo e Agronegócios da Secretaria de Estado da Agricultura, LÉO TEOBALDO KROTH. De acordo com o extensionista da Epagri de Descanso, a estiagem registrada na região está relacionada à preservação do solo. Reitera que o órgão trabalha há muito tempo com ênfase na agricultura conservacionista, com atenção ao meio ambiente. Para FRIZZO, o produtor deve providenciar algo semelhante a um colchão de palha sobre o solo, para reter água e alimentar as plantas. Destaca a importância do planejamento nas propriedades, especialmente agora, com a entrada das culturas de inverno, cujo desenvolvimento tem relação direta com a qualidade do solo.
A redução no volume de água por conta da falta de chuva nos últimos meses fez SJO decretar situação de emergência nesta quarta-feira. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, o município já iniciou o transporte para abastecer a Estação de Tratamento de Água de Linha Beato Roque há três semanas. Ontem SJO também começou a levar água com caminhão do município para abastecer as duas estações da cidade. O prefeito ressalta que no Rio Fortaleza está correndo apenas um filete de água, um volume que passaria até por um cano de 20 milímetros. Relata que a situação é preocupante, tendo em vista que não há previsão de volumes de chuva significativa para os próximos meses. Após reunião com a comissão municipal da Defesa Civil na terça-feira, o município confirmou a necessidade do decreto de situação de emergência.
Segundo o prefeito, agora o município terá um prazo de dez dias para alimentar o sistema com os laudos. No ano passado, o período para apresentar a documentação necessária abrangia o dobro do tempo. O prefeito de SJO destaca a parceria com o coordenador municipal da Defesa Civil, ROGÉRIO RECH, junto com a equipe composta pelos representantes do Setor de Urbanismo, Água, Secretaria de Administração, engenheiro sanitarista e agrônomo do município. SJO conta ainda com a colaboração da Epagri e do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, que também amparam a Defesa Civil. Na manhã de ontem, o prefeito tratou com representantes da Lac Lélo, empresa que é a maior consumidora de água do município. O prefeito solicitou redução no consumo e a empresa mostrou-se solidária com a situação, além de se comprometer a ajudar o município. A administração também conta com a colaboração da comunidade.
GENÉSIO ANTON enfatiza que o decreto vai facilitar para o executivo tomar ações mais enérgicas e buscar recursos em nível estadual e nacional, para transporte de água, adquirir cisternas ou reservatórios, entre outras possibilidades que a situação exige. Conforme o prefeito, o município tem apenas quatro riachos. Estudos apontam que não há viabilidade de abastecimento de água de poços profundos, pois o subsolo de SJO é feito de basalto, uma rocha compacta, e os poços nestes locais secam rapidamente. A realidade, segundo ANTON, exige ao município trabalhar com economia e uso racional dos recursos hídricos disponíveis.
O pré-candidato a governador para as Eleições 2022, NAPOLEÃO BERNARDES, do PSD, esteve na região nesta semana. Ele visitou colegas de partido como o prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, e o vice de Tunápolis, LOIVO ZOZ, e também cumpriu agenda em outros municípios, como SMO e Maravilha. BERNARDES já foi vereador e prefeito de Blumenau por duas vezes, além de radialista, advogado e professor universitário. Aos 25 anos, foi o vereador mais jovem a se eleger no terceiro município mais populoso de SC, e também foi o mais votado. O pré-candidato lamenta a falta de infraestrutura das rodovias do Extremo Oeste. Além de caóticas, segundo ele, resultam em óbitos e atrasam a vida das pessoas. Observa que o Oeste sustenta SC apesar desses entraves, pela força e capacidade de trabalho e empreendedorismo das pessoas, somando-se ao agronegócio e o cooperativismo. Essas condições, segundo ele, fazem a economia de SC prosperar, apesar das dificuldades impostas pelo governo com os problemas das rodovias.
BERNARDES enfatiza que o estado tem cinco portos para exportar uma produção de qualidade ao mundo inteiro, enquanto as pessoas mal conseguem se deslocar à cidade vizinha por causa das condições das rodovias. Ele critica o Estado por querer aplicar dinheiro de recursos próprios nas BRs, que são obrigação do governo federal. Defende que o governador deve liderar uma convergência entre os partidos, para buscar recursos em Brasília. O pré-candidato comenta que o estado vive situação lastimável, pois não se sabe quem será o governador amanhã, nem os secretários. Em relação ao presidente, avalia que BOLSONARO tem muitos acertos na questão da infraestrutura, porém verifica que ele deveria buscar mais consenso e harmonia para atender as prioridades, ao invés de entrar em algumas polêmicas.
NAPOLEÃO BERNARDES tem 20 anos de filiação no PSDB, ficou um tempo sem partido e agora está no PSD, embora sem exercer cargo público. Cita lideranças partidárias do estado, como o ex-governador RAIMUNDO COLOMBO, a deputada MARLENE FENGLER e o prefeito de Chapecó, JOÃO RODRIGUES. BERNARDES destaca o carinho pela região, na qual já palestrou nas áreas de Direito e Gestão Pública. Lembra que a Oktoberfest une Itapiranga a Blumenau, município onde residem muitas pessoas da região. Também enaltece a relação econômica com SMO. O pré-candidato entende a política como maneira de transformar a sociedade, que demanda foco, fé, trabalho, perseverança, e sobretudo, experiência.
-OPERAÇÃO “158” RESULTA NA PRISÃO DE NOVE PESSOAS POR TRÁFICO NA REGIÃO
-NO RS, POLÍCIA CIVIL CUMPRE 25 MANDADOS DE PRISÃO EM COMBATE AO CRIME ORGANIZADO
Mulher colide com o carro em fachada de empresa na região. O acidente de trânsito foi registrado por volta das 10h de hoje, na rua Duque de Caxias, centro de São Miguel do Oeste. Segundo apurado no local do acidente, a condutora do carro Focus acabou se confundindo e errou a marcha. Ela invadiu a calçada e colidiu num pilar da empresa Top Marte. Os estragos foram de grande proporção e ninguém teve ferimentos. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros foi acionado e também a Polícia Militar, que fez todos os levantamentos.
Homem sofre ferimentos em queda de motocicleta no interior. Foi por volta das 19 horas, na comunidade de Aparecida, interior de Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima de acidente de trânsito com queda de motocicleta. O condutor, um homem de 34 anos, apresentava suspeita de fratura e ferimento lacerativo no joelho direito. Ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família. O condutor relatou que perdeu o controle da motocicleta Honda Titan de Itapiranga ao colidir em um tronco caído sobre a via pública.
Operação “158” resulta na prisão de nove pessoas por tráfico na região. A Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio do SAER/FROn, Equipes de Canil e da Polícia Militar, realizou nesta quarta-feira a operação “158”, a fim de cumprir diversos mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades da região oeste de Santa Catarina. A Operação 158 faz alusão à rodovia BR 158, que é a rota de acesso aos municípios nos quais integrantes de uma facção criminosa fundada no sistema prisional gaúcho atuavam. A operação contou com aproximadamente 100 policiais, visando o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária, nos municípios de Mondaí, Riqueza, Maravilha, Palmitos, e Cunha Porã.
Foram apreendidos sete veículos, dentre eles três carros e quatro motos, que eram utilizados no tráfico de drogas e possuem valor que ultrapassa oitenta mil reais, além de 16 aparelhos celulares, 520 gramas de maconha e 30 gramas de cocaína fracionadas para venda, três balanças de precisão e aproximadamente dois mil reais em notas de pequeno valor. As medidas cautelares foram deferidas pelo Poder Judiciário da comarca de Mondaí após manifestação favorável do Ministério Público, com base nas investigações colhidas pela Polícia Civil. A facção atuava de forma organizada e com tarefas distribuídas, no intuito de dominar o tráfico ilegal de drogas na região. Para tanto, praticavam agressões físicas e graves ameaças com uso de armas de fogo. Até o momento estão presas nove pessoas, inclusive dois chefes da organização criminosa que, mesmo de dentro de presídios gaúchos, estavam dando ordens aos integrantes da facção centralizada na cidade de Mondaí. As investigações prosseguem e novas prisões poderão ser realizadas.
Polícia Civil cumpre mandados de prisão em combate ao crime organizado. A Operação Android, desenvolvida nesta quarta-feira pela Polícia Civil do RS, com apoio da SUSEPE, resultou no cumprimento de 25 mandados de prisão no estado gaúcho. Alguns participantes da organização criminosa inclusive já cumpriam pena em presídios. Segundo o delegado VILMAR SCHAEFER, coordenador das investigações, este é o fechamento de longa investigação que iniciou em 2017, a partir da Delegacia de Polícia Regional de Três Passos, difundida para toda região celeiro. Os bandidos coordenavam ações de tráfico de drogas e outros crimes de dentro do sistema prisional. As investigações nos últimos quatro anos tiveram participação e apoio da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal, e já somam mais de 200 prisões e mais de 200 quilos de drogas ilícitas, veículos, armas de fogo e munições apreendidos em diversas cidades gaúchas, incluindo Tenente Portela. Segundo o delegado, houve instauração de dezenas de inquéritos policiais no estado, nos quais foram apurados crimes de homicídios, roubos, associação e tráfico de drogas.