ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-04-2020 Quarta-Feira

-GOVERNO PROPÕE AJUDA DE 77 BILHÕES DE REAIS A ESTADOS E MUNICÍPIOS

-SC TEM DUAS DAS 10 REGIÕES COM MAIOR INCIDÊNCIA DO CORONAVÍRUS NO PAÍS

-CELESC ORIENTA CONSUMIDORES SOBRE ISENÇÃO NA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA

-CASA FAMILIAR RURAL ADAPTA PROCESSO DE ENSINO PARA OS ALUNOS DURANTE O PERÍODO DE QUARENTENA

-DIRETORES ORIENTAM SOBRE ENTREGA DE KITS DE ALIMENTOS PARA ALUNOS

-ESCOLAS TERÃO SITUAÇÕES DISTINTAS NO ENCAMINHAMENTO DAS AULAS A DISTÂNCIA

-SAER AUXILIA NAS BUSCAS POR BANDIDOS EM ROMELÂNDIA

-DELEGADO APONTA AUMENTO DA CRIMINALIDADE NO PERÍODO DE QUARENTENA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


Um dos principais anúncios do presidente Emmanuel Macron sobre o fim da quarentena na França a partir de 11 de maio foi a reabertura das creches e escolas do ensino fundamental e médio de todo o país. Mas a medida, defendida pelo governo para evitar que as desigualdades de aprendizagem se aprofundem entre os alunos durante o isolamento, gera controvérsia nesta terça-feira. As condições para a suspensão da quarentena na França, em vigor desde 17 de março, foram anunciadas por Emmanuel Macron no pronunciamento à nação nessa segunda-feira. Os franceses sairão do isolamento por etapas a partir de 11 de maio. A generalização de testes, do uso de máscaras reutilizáveis, a volta ao trabalho e a continuação da quarentena para os idosos já eram esperadas.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira que vai ordenar a suspensão do envio de verbas para a Organização Mundial de Saúde. Ele acusa a organização de lidar de forma inadequada com a pandemia de coronavírus. Há uma semana, TRUMP havia ameaçado cortar a verba durante uma entrevista coletiva, reclamando que a OMS poderia "ter avisado antes" sobre o perigo do coronavírus. Ainda segundo TRUMP, a OMS tem problemas "do tipo que ninguém acreditaria". Em comunicado divulgado horas depois, o secretário geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, disse que "não é hora" de reduzir o repasse recursos à OMS.


Os Estados Unidos registraram dois mil 228 mortes relacionadas à pandemia do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem feita pela Universidade Johns Hopkins. O número de vítimas fatais em um dia teve uma nítida alta depois de dois dias de queda. A pandemia matou pelo menos 25 mil 757 pessoas nos Estados Unidos, mais do que em qualquer outro país. O número de casos confirmado também é o mais alto entre todos os países: 594 mil 207. O estado mais atingido continua sendo Nova York, que nesta terça ultrapassou a marca de 10 mil mortes apenas na cidade de Nova York.



A equipe econômica do governo federal propôs novas medidas de ajuda aos estados e municípios, de 77 bilhões de reais em substituição ao Projeto de Lei Complementar aprovado segunda-feira na Câmara dos Deputados.O texto substitutivo do deputado PEDRO PAULO que prevê ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento à pandemia de covid-19, seguiu para tramitação no Senado. A proposta da equipe econômica, apresentada no início da tarde de ontem prevê a transferência direta de 40 bilhões para estados e municípios, sendo que 80 por cento desse valor pelo critério per capita. Serão 21 bilhões para os municípios e 19 bilhões para os estados. A equipe econômica também propôs a suspensão de 22 bilhões em dívidas com a União, e a suspensão de dívidas dos estados e municípios com a Caixa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.


Pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira uma estimativa de pacientes curados da covid-19. Segundo a pasta, são 14 mil e 26 pessoas, o que representa 55 por cento do total dos casos diagnosticados até hoje. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, JOÃO GABBARDO, salientou que este número pode ser muito maior, já que só se pode falar de pacientes curados dentre os casos confirmados, que eram cerca de 25 mil e 200 até ontem.O ministério utiliza uma metodologia mundial, que leva em conta o tempo passado desde o diagnóstico. Aqueles que não evoluíram para óbito depois de determinado período, normalmente entre duas e três semanas, são considerados recuperados.


O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, disse nesta terça-feira que pretende aumentar o número de testes para a Covid-19 e anunciou que vai começar o processo de contratação de laboratórios para aplicarem três milhões de testes com um prazo de 24 horas entre a coleta do material e o resultado. Além desses testes, o ministro disse que a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, está começando um estudo sobre o nível de imunização da população brasileira para ajudar o governo a elaborar políticas públicas, inclusive sobre a intensidade do isolamento social. O estudo vai englobar pessoas que não tiveram sintomas ou só apresentaram um quadro muito leve da doença e, por isso, nem chegaram a procurar o sistema de saúde.



Um grupo de dez entidades empresariais de todo o Estado, várias delas ligadas ao setor de turismo e da gastronomia, está pedindo na Justiça a liberação ao público de bares e restaurantes, que ainda operam com restrições, apenas com delivery e retirada em balcão.O mandado de segurança foi apresentado nesta terça-feira por um escritório de advocacia de Blumenau, o mesmo que tentou, na última semana, antecipar a liberação do comércio de rua, mas a liminar foi rejeitada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O grupo também reforça que o manejo e o preparo dos alimentos obedecem a uma série de normas e condutas de higiene que, por conta da atual pandemia, estão sendo reforçadas e ampliadas. Os advogados sugerem a adoção de medidas semelhantes às determinadas para o comércio, como distância mínima entre os clientes na fila do caixa e ampliação do espaço entre as mesas.


Santa Catarina teve mais duas mortes por coronavírus confirmadas nesta terça-feira, uma em Braço do Norte, de uma senhora de 84 anos, e outra Camboriú, de uma idosa de 75 anos. Com isso, o número de óbitos em território catarinense chega a 28. A rápida transmissão do vírus também colaborou para o aumento de casos: são 853 pacientes positivados para a doença, 27 a mais em relação ao dia anterior. Em leitos de UTI, estão 97 pacientes - 55 confirmados para Covid-19 e 42 em investigação. Desses, fazem uso de respiradores 60 pessoas. Além disso, 112 pacientes deram alta dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo e seguem em recuperação em leitos de enfermarias. Entre as cidades com os números mais altos de casos, aparecem Florianópolis com 207 diagnósticos positivados, Blumenau com 69, Joinville com 64, Balneário Camboriú com 57, e Criciúma, com 41.


Santa Catarina tem duas das 10 regiões com maior incidência do novo coronavírus no Brasil. Os dados levam em conta o número de casos confirmados por 1 milhão de habitantes. A lista considera não apenas uma cidade, mas regiões com mais municípios envolvidos e foi divulgada pelo Ministério da Saúde na entrevista coletiva desta terça-feira. A região de Laguna, no Litoral Sul, já aparecia nesta lista na semana passada e nesta terça era a sétima região de saúde do país com maior incidência da Covid-19, com 260 casos por um milhão de habitantes.A novidade desta terça-feira foi a região da Foz do Rio Itajaí, que apareceu em décimo lugar, com 223 casos confirmados por um milhão de habitantes.Na análise geral dos Estados, Santa Catarina aparece em décimo lugar entre as unidades da federação com mais casos da doença, proporcionalmente à população. SC tem 114 casos por 1 milhão de habitante, levemente abaixo da média nacional, que é de 119 pelo mesmo grupo populacional. Com isso, o Estado é classificado como nível de alerta.


-CELESC ORIENTA CONSUMIDORES SOBRE ISENÇÃO NA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA

-CASA FAMILIAR RURAL ADAPTA PROCESSO DE ENSINO PARA OS ALUNOS DURANTE O PERÍODO DE QUARENTENA

-DIRETORES ORIENTAM SOBRE ENTREGA DE KITS DE ALIMENTOS PARA ALUNOS

-ESCOLAS TERÃO SITUAÇÕES DISTINTAS NO ENCAMINHAMENTO DAS AULAS A DISTÂNCIA


Prefeitura de Mondaí finaliza obras de pavimentação asfáltica em ruas da cidade. Durante o final de semana foram concluídas as obras nas ruas 15 de Novembro, Ricardo Brüggemann, Walter Brüggemann e Teutônia. O prefeito, VALDIR RUBERT, explica que foi montado um cronograma de obras para asfaltar o máximo de ruas da cidade. Ele afirma que o objetivo principal é oferecer boa trafegabilidade ao cidadão mondaiense. Antes do asfaltamento as ruas receberam os preparativos, como novas tubulações, bocas de lobo e drenagens. Algumas obras são realizadas em parceria com a CASAN, como o desvio das tubulações para as laterais das ruas, para evitar rachaduras ou até buracos no asfalto.


Secretaria de Agricultura de Tunápolis está com o pagamento do crédito rural suspenso. O secretário, PEDRO BAUMGRATZ, explica que o pagamento do bônus ao agricultor não está sendo feito em função da incerteza quanto ao recebimento de recursos pelo município, já que com a pandemia vários cortes estão previstos. O crédito rural é um bônus pago aos agricultores, seguindo um cronograma conforme o final do CPF, e que leva em consideração a movimentação econômica de cada propriedade. Conforme o secretário, estão sendo mantidos somente os serviços emergenciais, como o atendimento dos produtores em relação ao bloco ou emissão do GTA. BAUMGRATZ lembra que até o momento não houve anúncio sobre a prorrogação das dívidas do programa troca a troca de sementes e de calcário, que vencem este mês, e a expectativa é para adiamento de dívidas do Pronaf e do Pronamp.


Chuva desta semana ameniza estiagem e facilita trabalhos nas estradas do município. O secretário de Transportes e Obras de Iporã do Oeste, MILTON WEBER destaca que na segunda-feira ainda foi feito o transporte de água para famílias com dificuldade no abastecimento, mas a chuva que veio durante a noite amenizou muito os transtornos com a estiagem. Conforme o secretário, a chuva também facilita os serviços nas estradas, como os patrolamentos que estão sendo feitos em ruas da cidade sem pavimentação. Outra equipe trabalha na linha São Luiz, com limpeza e cascalhamento da estada. MILTON WEBER lembra que assim que forem concluídos os trabalhos nas estradas da cidade, os serviços irão se concentrar novamente para o interior, nas estradas e acessos das propriedades.


Em Tunápolis, o secretário de Transportes e Obras, JULINHO ZINHANI, destaca que a chuva contribuiu, mas não foi suficiente para suspender o transporte de água, que continua sendo feito. Ele cita que o setor também trabalha na abertura de fontes para garantir o abastecimento aos agricultores. Na cidade dois caminhões caçamba estão diariamente realizando o abastecimento. Por dia são transportados em torno de 300 mil litros de água. ZINHANI enfatiza que nas estradas gerais está sendo feito o patrolamento, e a partir de hoje o serviço se estende também para as estradas vicinais. Em todo o município são mais de 400 quilometros de estradas. Outro serviço que o setor realiza é a colocação de novos canos para instalação da nova rede do Rio Peperi, e que vai ser ligada a estação de tratamento de água.


Belmonte segue recomendações para aulas a distancia durante o período da quarentena. De acordo com a secretária de educação, DILVANE SCHMIRMANN, as atividades não presenciais iniciaram no município ainda no dia três de abril. Ela lembra que são levadas em conta as diferentes realidades, de alunos que tem ou não acesso a internet. Foram formados grupos de WatsApp, com um aluno responsável por turma, e também entregues livros didáticos e material impresso aqueles que não tem acesso as ferramentas tecnológicas, com a orientação sobre o desenvolvimento das atividades. DILVANE enfatiza que os professores estão cumprindo a carga horária de trabalho e também de aulas, mas ainda não há uma normatização sobre a validação destas horas. Ela lembra que o ano letivo será prejudicado, pois as aulas a distancia não compensam as presenciais, mas é uma forma de minimizar os prejuízos. A secretária complementa que nesse momento a contribuição das famílias é fundamental. Ela lembra que os 15 primeiros dias sem aulas são a antecipação do recesso escolar de julho.


Alunos da rede estadual receberão kit de alimentos da agricultura familiar. Conforme o diretor do colégio Padre Vendelino Seidel, PEDRO GAUER, como os estudantes estão permanecendo neste momento em casa, com aulas a distância, o governo irá entregar o kit para beneficiar principalmente famílias que com maior necessidade. O diretor explica que alunos que são beneficiários do Bolsa Família já estão cadastrados automaticamente e nos próximos dias já devem receber o kit. GAUER ressalta que todos os alunos terão direito ao kit, mediante o preenchimento de um cadastro, em que o beneficiário terá que responder se quer ou não receber os alimentos. O diretor lembra que as famílias já foram informadas sobre o benefício pelos grupos de WatsApp. Para o cadastro, é necessário acessar o site da Secretaria de Estado da Educação, no link repassado as famílias.


Os kits para as famílias cadastradas deverão ser retirados nas escolas. Conforme o diretor da escola de Educação Básica São Lourenço, WAGNER FERRARI, a secretaria de Estado da Educação possui contrato com uma empresa que fornece e é responsável pelo preparo da merenda escolar, bem como, é responsável também por toda logística de aquisição dos alimentos. O diretor esclarece que os alimentos contemplados no kit serão oriundos dos fornecedores de todo o estado, a exemplo de cooperativas, cadastradas e habilitadas para o fornecimento. Ele lembra que em função disso não é possível precisar se haverá alimentos fornecidos por empresas ou cooperativas locais, mas serão produtos não perecíveis. WAGNER FERRARI enfatiza que os kits serão entregues inicialmente na escola estadual da cidade, e depois destinados para a escola de São Lourenço, onde as famílias deste educandário que se cadastrarem poderão fazer a retirada dos alimentos, o que será previamente comunicado.


Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste adapta processo de ensino para os alunos durante o período de quarentena. A permanência dos estudantes no alojamento está suspensa, bem como, o sistema de alternância entre escola e propriedade. De acordo com a diretora do educandário, FABIANE RAMBO, já no início da quarentena, cumprindo a determinação do isolamento social, os alunos foram liberados para retornarem as suas casas. A diretora explica que a partir disso foram estabelecidos sistemas de trabalho para que professores e estudantes da rede estadual de ensino realizassem atividades à distância. Assim como as demais escolas estaduais, FABIANE ressalta que a Casa Familiar Rural também precisa cumprir às 800 horas aula. A diretora lembra que devido à pandemia, a noite da pizza que estava programada para dia oito de maio foi adiada, com nova data a ser definida. O sorteio da rifa, programado para este dia, será realizado em junho, quando há previsão do retorno dos alunos para a escola.


As primeiras semanas com aulas suspensas, segundo a diretora da Casa Familiar Rural, são consideradas como o recesso de julho. FABIANE RAMBO ressalta que a partir do dia seis de abril estão sendo realizadas as aulas a distância. Ela afirma que a maior preocupação é com as disciplinas técnicas, em que a maioria das aulas acontecem de forma prática, no campo experimental e com visitas de estudo. Conforme a diretora, foi desenvolvido um cronograma de trabalho em que a cada meio dia um professor atende uma turma formada em grupos de WatsApp, com horário marcado. Ela lembra que todos os professores também estão participando das formações da Secretaria de Estado da Educação, para contribuir no uso das ferramentas digitais, pelas quais é repassado o conteúdo aos alunos. Para estudantes sem acesso a internet é disponibilizado o material impresso. As atividades práticas estão sendo executadas pelos alunos em suas propriedades, com a orientação dos professores.


Isenção da conta de luz será apenas para baixa renda e beneficiários de programas sociais. A isenção da fatura pelo período de três meses está prevista em uma resolução da ANEL, emitida ainda no dia 24 de março. O gerente comercial da Celesc regional de SMOeste, SANDRO VALMORBIDA, explica que os beneficiados são os consumidores de baixa renda cadastrados nos programas sociais do governo federal. O consumo deve ser de até 220 quilowatts por mês. O gerente esclarece que a isenção será de primeiro de abril a 30 de junho. Ele lembra que consumidores de baixa renda que tiverem consumo maior a 220 quilowatts por mês, terão que pagar a fatura, mas o pagamento de março e abril pode ser adiado para maio. Ainda haverá opção de parcelar a quitação da conta de luz. VALMORBIDA comenta que devido a pandemia a Celesc não pode cortar a energia por um período de três meses, mas a fatura terá que ser paga de qualquer forma.


De cada 100 reais que a Celesc arrecada, o gerente comercial explica que somente 14 reais ficam para custos e investimentos que o órgão realiza. O restante são encargos setoriais e compra da energia. SANDRO VALMORBIDA esclarece que por ser uma empresa de economia mista, a Celesc tem ações que pertencem ao governo ou pessoas que investem no órgão. Ele afirma que muitas vezes as pessoas associam o órgão como sendo do governo, e deixam de quitar suas despesas em dia. O gerente comercial da Celesc regional de SMOeste enfatiza que apesar da isenção para os consumidores de baixa renda e beneficiários de programas sociais, a fatura ainda poderá vir com alguns encargos. As agências da Celesc permanecem fechadas, a princípio até dia 22, e além do site os consumidores também podem solicitar serviços pelo 0800 48 0 120.


Escolas de Iporã do Oeste terão situações distintas no encaminhamento das aulas à distância. Conforme o secretário de Administração, NEREU BARTH, nesta segunda-feira a secretaria e o Conselho Municipal de Educação estiveram reunidos com os professores da rede municipal de ensino para definir a forma como serão realizadas as aulas a distância durante o período de suspensão das atividades escolares presenciais, até o final de maio. Pela manhã a reunião foi com os professores dos anos iniciais, e a tarde dos anos finais das escolas do CIEF da sede e do CIER de linha Esperança. O secretário explica que com as direções dos dois educandários foi definida a forma como cada escola irá conduzir as atividades, considerando que o CIEF atende alunos da cidade, e o CIER atende alunos da comunidade de Esperança e arredores. BARTH lembra que o repasse das atividades leva em conta se o aluno tem ou não acesso a internet, e os conteúdos também serão repassados de forma gradativa e dinâmica.


No CIER de linha Esperança, a diretora ELISABETH CÉ explica que um levantamento apontou que cerca de 90% dos alunos tem acesso a internet, mas são poucos que possuem computador. Considerando que em muitos locais a qualidade do sinal de celular não é boa, a diretora ressalta que a escola decidiu que o material será impresso para todos os alunos. Cada professor elabora o conteúdo, encaminha para o email da escola e a direção imprime o material. ELISABETH lembra que para os pais que não tiverem como vir até a escola, será organizado um cronograma de entrega nas casas. Na quinta-feira, com intervalos de meia em meia hora, será entregue o material para alunos do quarto, quinto e nono ano. Na sequência, a entrega será para o terceiro e oitavo ano, depois segundo e sétimo, e primeiro e sexto ano. A diretora ressalta que para os alunos de quatro e cinco anos não serão encaminhadas atividades. Para o pré um e dois as atividades serão entregues em casa, com cronograma a ser divulgado as famílias.


Na escola da sede, o CIEF, a assessora pedagógica SELMIRA SCHWENGBER explica que como a escola possui em torno de 450 alunos, não é possível fazer os encaminhamentos de forma individual, mas sim de forma coletiva pelos grupos de WatsApp. Ela esclarece que para alunos do primeiro ao quinto ano as atividades já estão sendo encaminhadas de forma online. Para os alunos do sexto ao nono ano, SELMIRA ressalta que inicialmente está sendo enviado pelos grupos de aplicativo um manual de acesso ao sistema Educar Web, ferramenta pela qual será feito o encaminhamento dos trabalhos. Também é disponibilizado o material impresso aos alunos sem acesso a internet. O material deverá ser retirado na escola, conforme cronograma já definido e divulgado as famílias. No pré Escolar Os Peixinhos da cidade os professores também estão elaborando atividades para serem encaminhadas aos alunos. Os trabalhos devem ser desenvolvidos com a contribuição das famílias.


-SAER AUXILIA NAS BUSCAS POR BANDIDOS EM ROMELÂNDIA

-DELEGADO APONTA AUMENTO DA CRIMINALIDADE NO PERÍODO DE QUARENTENA


Colisão entre carro e moto deixa dois feridos em São José do Cedro. Duas pessoas ficaram feridas em um acidente por volta das 21 horas desta terça-feira, na rua José João Grando, em São José do Cedro. A colisão envolveu uma motocicleta Honda Bros com placa de SJCedro e um Gol emplacado em Guarujá do Sul. A moto era ocupada por duas pessoas. O condutor, de 55 anos, sofreu lesões leves com entorse de tornozelo. Já o caroneiro, de 45 anos, sofreu lesões mais graves, com suspeita de fratura na perna esquerda. Eles foram atendidos no local pelos bombeiros e foram conduzidos ao hospital. O motorista do carro, de 30 anos, não se feriu e não necessitou de atendimento.


Polícia Militar inicia fiscalização nos estabelecimentos comerciais em cumprimento ao decreto estadual e medidas sanitária relativas ao Covid-19. Diariamente as guarnições percorrerão estabelecimentos conferindo as medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde, caso seja flagrado algum descumprimento a Polícia Militar aplicará as sanções previstas na legislação, podendo inclusive, proceder a interdição do estabelecimento. A Polícia Militar lembra que o maior responsável por prevenir o avanço da pandemia são as próprias pessoas que precisam tomar os cuidados necessários e não simplesmente transferir a responsabilidade para o comércio e para as autoridades.


Suspeito de feminicídio é preso na região. A Polícia Civil de Pinhalzinho, em apoio à Polícia Civil Gaúcha, cumpriu na manhã de ontem, em Pinhalzinho, mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva expedidos pela Comarca de Frederico Westphalen, RS, de um homem de 29 anos. Ele é suspeito de envolvimento no homicídio que vitimou CAMILA CENTENARO. O crime ocorreu em setembro do ano passado, no interior de Vista Alegre. Ainda na tarde de ontem a Polícia Civil, com apoio da PM, prendeu um homem de 48 anos por ameaça. Com ele foi encontrada uma faca de cozinha, usada no crime. O autor foi até o local de trabalho da vítima, onde aguardou até ela sair e começou a segui-la. A vítima foi direto a delegacia fazer a denúncia da ameaça. O autor ainda foi até a casa da ex-sogra e, posteriormente, até a casa onde a vítima mora, retornando depois ao local de trabalho dela, onde foi capturado. O preso foi indiciado por ameaça e encaminhado à UPA de Maravilha.


Polícia Civil prende traficante em Pinhalzinho. O Setor de Investigação e Capturas da Delegacia de Pinhalzinho, cumpriu na noite de ontem, um mandado de prisão preventiva de um homem de 29 anos, investigado por tráfico de drogas e associação para o tráfico neste município. No início do ano foi recebida denúncia de que ele e um comparsa estariam fornecendo drogas na Rua Capitão Anísio, Bairro São José. Na ocasião, os investigadores abordaram os dois, e com eles foi encontrado uma bucha de cocaína. Eles foram conduzidos à delegacia de Pinhalzinho. Em razão de não haver naquele momento elementos que confirmassem o tráfico, os dois foram soltos. Investigações mostraram que de fato os dois vinham exercendo tráfico de drogas, em especial de cocaína, sendo representada a prisão preventiva. O preso foi encontrado pelos agentes em sua residência, no Bela Vista, e encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha. O inquérito policial será concluído nos próximos dias e remetido ao Poder Judiciário.


Helicóptero do Saer realiza busca por bandidos em Romelândia. O helicóptero está sendo usado desde as primeiras horas da manhã em uma operação conjunta da Polícia Civil e Militar para procurar os autores de disparo de arma de fogo contra uma casa. A ocorrência teria iniciado quando um professor do município recebeu ameaças durante o dia e levou o caso a Polícia Militar. Durante a noite, a esposa estava sozinha em casa e percebeu que pessoas batiam palmas na frente a residência, com o objetivo de que alguém abrisse a porta. No entanto, ela não abriu e eles dispararam e fugiram. A PM foi acionada e uma operação está sendo deflagrada em busca aos bandidos. A suspeita é de que eles foram até a residência para atirar contra o morador após as ameaças pela internet. A comunidade está preocupada após dois assaltos recentes. Em um deles, bandidos levaram um carro e uma moto e foram presos pela polícia. No outro, assaltantes entraram em uma casa, levaram objetos e colocaram fogo no veículo da família.


Policiais do Paraná e Santa Catarina trabalham juntos em operação. A ação ocorre em desdobramento a busca aos bandidos iniciadas em Romelândia. A Polícia Civil e Militar dos dois estados se uniram na manhã desta quarta-feira para localizar bandidos suspeitos de vários crimes de roubo. Segundo a PM de Marmeleiro, a operação é coordenada pela Polícia Civil através do delegado de Anchieta LEONARDO ZAMBELLI e do delegado regional WESLEY ANDRADE. Eles pediram apoio das guarnições e agentes de Marmeleiro e Francisco Beltrão. A ação conta ainda com auxílio do Núcleo de cães e do helicóptero. Segundo o cabo APOLLO, são seis pessoas que estão sendo procuradas. Uma delas já está presa no pelotão militar e os policias aprenderam uma arma de fogo possivelmente usada em um dos crimes praticados pelos envolvidos. Ainda segundo o cabo, pelo menos um dos envolvidos reside em Marmeleiro e os demais seriam de Maravilha e Anchieta.


Delegado aponta aumento da criminalidade no período de quarentena. A Polícia Civil de Santa Catarina está retomando carga normal de trabalho nas delegacias. Seguem algumas restrições estabelecidas pelo delegado geral de polícia. Aos poucos está ocorrendo evolução no atendimento presencial respeitando a legislação do isolamento social. Conforme o delegado regional, WESLEY ANDRADE, nos últimos 30 dias ocorreu aumento de crimes patrimoniais e a polícia investiga as causas. Ele diz que a realidade é semelhante em outras regiões do estado e do país. Salienta ainda que foi registrado crescimento nos crimes cibernéticos. Segundo o delegado, por influência das pessoas estarem mais tempo em casa e da maior presença nas redes sociais, os criminosos aproveitam esta situação para aplicarem golpes pela internet.


WESLEY ANDRADE também chama atenção para crimes cometidos por egressos do sistema prisional que voltaram a cometer práticas criminosas. Destaca que o judiciário segue determinação do Conselho Nacional de Justiça e por isso ocorrem estas situações. Um exemplo é o roubo de motocicleta em Belmonte cometido por fugitivo do sistema prisional que foi capturado em Itapiranga. WESLEY ANDRADE relata registro de crimes mais violentos, como roubos que ocorreram em São Miguel do Oeste e Romelândia. Para o delegado estas ocorrências geram preocupação e recebem atenção especial nas investigações visando esclarecer os fatos e prender os responsáveis. ANDRADE destaca que no retorno ao trabalho presencial são preservados os policias que se enquadram em grupos de riscos e que possuem autorização para permanecerem em casa. Alguns policiais também realizam trabalho remoto com acesso aos sistemas.


Delegacia de Itapiranga segue sem delegado titular. É única comarca da regional sem um responsável fixo. A delegacia tem abrangência ainda em São João do Oeste e Tunápolis. A coordenação regional aguarda a realização de concurso para delegado. Segundo WESLEY ANDRADE, a diretoria de fronteira prioriza a efetivação de um delegado na comarca por ser considerado local estratégico na fronteira com o Rio Grande do Sul e a Argentina. O delegado regional avalia que na equipe de agentes de polícia da comarca a situação é tranquila. Cinco policiais, um escrivão e servidores terceirizados que atendem os três municípios de abrangência. Para ANDRADE, os policiais realizam trabalho competente e proporcionam eficiência nas investigações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.