ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 15/04/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Um dos principais anúncios do presidente Emmanuel Macron sobre o fim da quarentena na França a partir de 11 de maio foi a reabertura das creches e escolas do ensino fundamental e médio de todo o país. Mas a medida, defendida pelo governo para evitar que as desigualdades de aprendizagem se aprofundem entre os alunos durante o isolamento, gera controvérsia nesta terça-feira (14). As condições para a suspensão da quarentena na França, em vigor desde 17 de março, foram anunciadas por Emmanuel Macron no pronunciamento à nação nessa segunda-feira (13). Os franceses sairão do isolamento por etapas a partir de 11 de maio. A generalização de testes, do uso de máscaras reutilizáveis, a volta ao trabalho e a continuação da quarentena para os idosos já eram esperadas.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira que vai ordenar a suspensão do envio de verbas para a Organização Mundial de Saúde. Ele acusa a organização de lidar de forma inadequada com a pandemia de coronavírus. Há uma semana, TRUMP havia ameaçado cortar a verba durante uma entrevista coletiva, reclamando que a OMS poderia "ter avisado antes" sobre o perigo do coronavírus. Ainda segundo TRUMP, a OMS tem problemas "do tipo que ninguém acreditaria". Em comunicado divulgado horas depois, o secretário geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, disse que "não é hora" de reduzir o repasse recursos à OMS.

Os Estados Unidos registraram dois mil 228 mortes relacionadas à pandemia do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem feita pela Universidade Johns Hopkins. O número de vítimas fatais em um dia teve uma nítida alta depois de dois dias de queda. A pandemia matou pelo menos 25 mil 757 pessoas nos Estados Unidos, mais do que em qualquer outro país. O número de casos confirmado também é o mais alto entre todos os países: 594 mil 207. O estado mais atingido continua sendo Nova York, que nesta terça ultrapassou a marca de 10 mil mortes apenas na cidade de Nova York.

A equipe econômica do governo federal propôs novas medidas de ajuda aos estados e municípios, de 77 bilhões de reais em substituição ao Projeto de Lei Complementar aprovado segunda-feira na Câmara dos Deputados. O texto substitutivo do deputado PEDRO PAULO que prevê ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento à pandemia de covid-19, seguiu para tramitação no Senado. A proposta da equipe econômica, apresentada no início da tarde de ontem prevê a transferência direta de 40 bilhões para estados e municípios, sendo que 80 por cento desse valor pelo critério per capita. Serão 21 bilhões para os municípios e 19 bilhões para os estados. A equipe econômica também propôs a suspensão de 22 bilhões em dívidas com a União, e a suspensão de dívidas dos estados e municípios com a Caixa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira uma estimativa de pacientes curados da covid-19. Segundo a pasta, são 14 mil e 26 pessoas, o que representa 55 por cento do total dos casos diagnosticados até hoje. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, JOÃO GABBARDO, salientou que este número pode ser muito maior, já que só se pode falar de pacientes curados dentre os casos confirmados, que eram cerca de 25 mil e 200 até ontem. O ministério utiliza uma metodologia mundial, que leva em conta o tempo passado desde o diagnóstico. Aqueles que não evoluíram para óbito depois de determinado período, normalmente entre duas e três semanas, são considerados recuperados.

O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, disse nesta terça-feira que pretende aumentar o número de testes para a Covid-19 e anunciou que vai começar o processo de contratação de laboratórios para aplicarem três milhões de testes com um prazo de 24 horas entre a coleta do material e o resultado. Além desses testes, o ministro disse que a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, está começando um estudo sobre o nível de imunização da população brasileira para ajudar o governo a elaborar políticas públicas, inclusive sobre a intensidade do isolamento social. O estudo vai englobar pessoas que não tiveram sintomas ou só apresentaram um quadro muito leve da doença e, por isso, nem chegaram a procurar o sistema de saúde.

Um grupo de dez entidades empresariais de todo o Estado, várias delas ligadas ao setor de turismo e da gastronomia, está pedindo na Justiça a liberação ao público de bares e restaurantes, que ainda operam com restrições, apenas com delivery e retirada em balcão. O mandado de segurança foi apresentado nesta terça-feira por um escritório de advocacia de Blumenau, o mesmo que tentou, na última semana, antecipar a liberação do comércio de rua, mas a liminar foi rejeitada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O grupo também reforça que o manejo e o preparo dos alimentos obedecem a uma série de normas e condutas de higiene que, por conta da atual pandemia, estão sendo reforçadas e ampliadas. Os advogados sugerem a adoção de medidas semelhantes às determinadas para o comércio, como distância mínima entre os clientes na fila do caixa e ampliação do espaço entre as mesas.

Santa Catarina teve mais duas mortes por coronavírus confirmadas nesta terça-feira, uma em Braço do Norte, de uma senhora de 84 anos, e outra Camboriú, de uma idosa de 75 anos. Com isso, o número de óbitos em território catarinense chega a 28. A rápida transmissão do vírus também colaborou para o aumento de casos: são 853 pacientes positivados para a doença, 27 a mais em relação ao dia anterior. Em leitos de UTI, estão 97 pacientes - 55 confirmados para Covid-19 e 42 em investigação. Desses, fazem uso de respiradores 60 pessoas. Além disso, 112 pacientes deram alta dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo e seguem em recuperação em leitos de enfermarias. Entre as cidades com os números mais altos de casos, aparecem Florianópolis com 207 diagnósticos positivados, Blumenau com 69, Joinville com 64, Balneário Camboriú com 57, e Criciúma, com 41.

Santa Catarina tem duas das 10 regiões com maior incidência do novo coronavírus no Brasil. Os dados levam em conta o número de casos confirmados por 1 milhão de habitantes. A lista considera não apenas uma cidade, mas regiões com mais municípios envolvidos e foi divulgada pelo Ministério da Saúde na entrevista coletiva desta terça-feira. A região de Laguna, no Litoral Sul, já aparecia nesta lista na semana passada e nesta terça era a sétima região de saúde do país com maior incidência da Covid-19, com 260 casos por um milhão de habitantes.

A novidade desta terça-feira foi a região da Foz do Rio Itajaí, que apareceu em décimo lugar, com 223 casos confirmados por um milhão de habitantes. Na análise geral dos Estados, Santa Catarina aparece em décimo lugar entre as unidades da federação com mais casos da doença, proporcionalmente à população. SC tem 114 casos por 1 milhão de habitante, levemente abaixo da média nacional, que é de 119 pelo mesmo grupo populacional. Com isso, o Estado é classificado como nível de alerta.

Sicoob Original faz doações a hospitais na região onde atua. A informação é do presidente da cooperativa ARTÊMIO FLACH. De acordo com ele, o Sicoob Original fez, a doação de dois cilindros de oxigênio 40 litros cada, para o Hospital Santo Antônio, de Campo Erê. Ainda segundo ele, ovalor investido é de três mil reais. Segundo o presidente, esse é um momento em que todos devem unir e somar forças para o enfrentamento ao novo Coronavírus. Ele cita que a política é de sempre fazer um pouco a mais. Lembra também que, enquanto instituição financeira, a cooperativa não se preocupa apenas em comprar e vender dinheiro, mas também com as pessoas.

Doação ao hospital é uma questão de reciprocidade com os associados. ARTÊMIO FLACH, salienta que indiretamente é uma maneira de retribuir a fidelidade e a relação que a comunidade tem com a cooperativa. A doação dos dois cilindros de oxigênio atende a uma demanda apontada pelo próprio hospital. FLACH conta que a Fundação Hospitalar São Lourenço, em São Lourenço do Oeste, também será contemplada. Acrescenta que são doações pontuais, mas que atendem toda a região, pois nos dois casos o critério de doação é técnico e leva em conta a necessidade e a demanda apresentada pelos hospitais. Em São Lourenço, por exemplo, a cooperativa deve fazer a aquisição de testes rápidos para o novo Coronavírus. Será um investimento de seis mil reais.

Segundo recomendações do Banco Central, Sicoob Original fez ajustes operacionais, adequou taxas de juros, prazos e condições de produtos para auxiliar associados. FLACH, ressalta que são 31 anos de trabalho na região, e que a cooperativa é sensível e entende que o momento requer o exercício da cooperação. Acredita que o desenvolvimento da sociedade, da economia e a perenidade da cooperativa dependem, necessariamente, do quão bem as pessoas estão.

Rede estadual de ensino distribui kits de alimentação para estudantes. A diretora da escola de educação básica Raul Pompeia de Campo Erê, MARCIA BUFFON, salienta que o cadastro para receber o benefício deve ser feito na plataforma do estudante online, onde os alunos podem optar por receber ou não. Alunos beneficiários do programa bolsa família automaticamente vão receber o kit, que ainda não tem data definida para entrega.

Prazo para cadastro encerra essa semana. Segundo MARCIA, todos os estudantes da rede estadual devem acessar o sistema e se cadastrar se quiserem receber o benefício. Conforme ela, a escola Pompéia vai ser o polo de entrega dos kits para os alunos de todas as encolas estaduais no município. Ainda não há informações de a cada quanto tempo deve ser entregue um novo kit, nem de que alimentos ele são compostos, somente que serão adquiridos pelo estado, vindos da agricultura familiar.

Postos de Saúde atendem com pessoal reduzido. De acordo com SAMARA RONCHI – Chefe da Vigilância Epidemiológica de Campo Erê, os estabelecimentos não pararam de trabalhar, mas funcionam com quantidade mínima de profissionais em horário estendido: das 7 às 19 horas. Isso vale para as Unidades de Saúde dos bairros Mello e São Francisco e da sede. Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde é para que haja efetivo de reserva em caso de grande contaminação do coronavírus. Caso algum profissional se contamine, tem outro de reserva.

Enfermeira reforça: as pessoas só devem ir ao Posto de Saúde em caso de urgência. Os atendimentos de rotina estão todos suspensos. Tem prioridade renovação de receita médica, consulta em caso de gravidade e quem apresenta os sintomas do coronavírus. SAMARA acrescenta que é preciso manter o isolamento social. Só se deve sair de casa em situação de muita precisão, e mesmo assim usando máscara e sempre álcool em gel.

O momento é se relativa tranquilidade, mas as coisas devem piorar. É o que acredita SAMARA RONCHI – Chefe da Vigilância Epidemiológica. Ela lembra que cidades próximas já tem casos confirmados como Marmeleiro, São Lourenço do Oeste, Francisco Beltrão, Chapecó e Pato Branco, que tem, inclusive uma morte confirmada por coronavírus. Não há na comarca ainda nenhuma confirmação da doença. Em Campo Erê, de 20 suspeitas, algumas pessoas já tiveram alta e já estão trabalhando.

Só há duas formas de evitar coronavírus: a primeira é ficar em casa e a segunda, quando há realmente necessidade de sair, usar máscara, seguidamente álcool, em gel e manter distanciamento entre os indivíduos. Quando a pessoa volta pra casa deve trocar a roupa e colocar pra lavar. SAMARA finaliza dizendo que a população deve aprender a conviver com o perigo do vírus e por isso precisa ficar muito atenta e não facilitar nunca.

Número de doses de vacina contra a gripe é menor que o de idosos. A informação é de JANIR BACH, secretário de saúde em Santa Terezinha do Progresso. Segundo ele, em seu município existem quinhentas e 94 pessoas acima dos 60 anos e a saúde pública recebeu somente quatrocentas e 32 doses. Comenta que dependem da chegada de novas doses para vacinar os idosos, e então iniciar a segunda fase da campanha.

Previsão de chegada de novas doses da vacina da gripe é para amanhã. O secretário informa que apesar da estimativa, não podem ter certeza se as vacinas já estarão disponíveis. Por isso orienta as pessoas que fiquem ligadas na Rádio Atalaia, onde será divulgado o inicio da segunda etapa da imunização. JANIR ainda reafirma o pedido de que a população só procure os postos em situação de urgência ou emergência. Embora o comércio tenha voltado a funcionar, as unidades continuam resguardadas para atendimentos prioritários.

Quando se intensificou a pandemia do corona vírus a Câmara de Vereadores de Campo Erê se prontificou a repassar o valor de um respirador ao município. O equipamento precisa ser usado quando uma pessoa está com falta de ar por causa da doença. De acordo com a presidente REASILVA RAIMONDI, a intenção é que o aparelho seja adquirido pela Unidade Básica de Saúde. Ressalta que nunca é demais repassar orientações a população, dos cuidados que todos precisam ter para não contrair coronavírus. Todo mundo está sofrendo com a situação, finaliza a vereadora.

Moto furtada há dez anos em Francisco Beltrão é encontrada no fundo de um lago. Uma motocicleta, uma YBR 125, estava enterrada no fundo do lago Dourados no município de Dois Vizinhos e foi encontrada ontem por uma empresa que presta serviços no local. A PM verificou o número do motor e identificou que a moto era furtada. Com ajuda de uma retroescavadeira ela foi retirada do lago e encaminhada para a delegacia.

Polícia Militar inicia terceira fase da “Operação Calibre”. Ação que começou ontem, cumpre mandados judiciais relacionados ao comércio e posse irregular de armas de fogo na região Sudoeste do Paraná. Ela cumpriu oito mandados de busca e apreensão em alvos nas cidades de Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Francisco Beltrão e Clevelândia. Os mandados resultaram na prisão de duas pessoas, apreensão de duas armas de fogo, uma pistola calibre .22 e uma espingarda calibre .36, além da apreensão de diversas munições.

A “Operação Calibre” foi iniciada ainda em 2019. Ela já procedeu a identificação de diversos suspeitos, apreensão de outras duas armas de fogo, vários pássaros silvestres, além da prisão do principal investigado, subsidiando evidências suficientes para a atuação efetiva do Ministério Público e demais forças de segurança nesta terceira fase.

Policiais do PR e SC trabalham para prender suspeitos de vários crimes de roubo na região. A Polícia Civil e Militar de SC e PR se uniram na manhã de hoje, num trabalho para localizar bandidos suspeitos de vários crimes de roubo em municípios do Paraná e Santa Catarina. Ação iniciou em Romelândia e deu sequência em Marmeleiro. Segundo a PM de Marmeleiro, a operação é coordenada pela Polícia Civil de SC, que solicitou apoio dos policias de Marmeleiro e Francisco Beltrão. Ação conta ainda com auxílio do Núcleo de cães e do helicóptero da Polícia Civil de SC.

Seis pessoas estão sendo procuradas pelas equipes policiais. Segundo o cabo Apollo da PM de Marmeleiro uma delas já está presa no pelotão militar de Marmeleiro, e os policias aprenderam uma arma de fogo possivelmente usada num dos crimes praticados pelos envolvidos. Ainda segundo o cabo, pelo menos um dos envolvidos reside no município de Marmeleiro, os demais seriam de Maravilha e Anchieta.

Ação conjunta entre forças de segurança busca por criminosos em Romelândia. Ação policial teve início nas primeiras horas da manhã de hoje. Segundo informações obtidas com moradores, o Helicóptero do SaerFron e várias viaturas da Polícia Militar e também da Civil, buscaram pelos bandidos que invadiram uma residência nos últimos dias. Além disso, outra informação repassada é que a casa de um professor foi alvejada por disparo de arma de fogo na madrugada de hoje e isso também é um dos motivos para ação policial que iniciou em Romelândia e depois em Marmeleiro. No decorrer da programação da Rádio Atalaia e também no Portal Peperi novas informações sobre o caso.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.