-GOVERNO PROPÕE AJUDA DE 77 BILHÕES DE REAIS A ESTADOS E MUNICÍPIOS
-SC TEM DUAS DAS 10 REGIÕES COM MAIOR INCIDÊNCIA DO CORONAVÍRUS NO PAÍS
-ONGS REALIZAM CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DE CASA PARA FAMÍLIA CARENTE
-PSICÓLOGOS FORMAM REDE DE APOIO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
-REDE PEPERI E ACISCCDL LANÇAM CAMPANHA PARA VALORIZAR O COMÉRCIO
-SALA DE TRIAGEM JÁ ATENDEU 54 PACIENTES COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
-BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS TERÃO ISENÇÃO DA TARIFA DE LUZ
-PROJETO VISA CERTIFICAÇÃO DE 35 PROPRIEDADES LIVRES DE DOENÇAS
-COMARCA EMITIU MAIS DE 1.500 DECISÃO DURANTE A QUARENTENA
-ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA DOIS FERIDOS
-OPERAÇÃO CONJUNTA BUSCA PRENDER ASSALTANTES NA REGIÃO
O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
Um dos principais anúncios do presidente Emmanuel Macron sobre o fim da quarentena na França a partir de 11 de maio foi a reabertura das creches e escolas do ensino fundamental e médio de todo o país. Mas a medida, defendida pelo governo para evitar que as desigualdades de aprendizagem se aprofundem entre os alunos durante o isolamento, gera controvérsia nesta terça-feira. As condições para a suspensão da quarentena na França, em vigor desde 17 de março, foram anunciadas por Emmanuel Macron no pronunciamento à nação nessa segunda-feira (13). Os franceses sairão do isolamento por etapas a partir de 11 de maio. A generalização de testes, do uso de máscaras reutilizáveis, a volta ao trabalho e a continuação da quarentena para os idosos já eram esperadas.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira que vai ordenar a suspensão do envio de verbas para a Organização Mundial de Saúde. Ele acusa a organização de lidar de forma inadequada com a pandemia de coronavírus. Há uma semana, TRUMP havia ameaçado cortar a verba durante uma entrevista coletiva, reclamando que a OMS poderia "ter avisado antes" sobre o perigo do coronavírus. Ainda segundo TRUMP, a OMS tem problemas "do tipo que ninguém acreditaria". Em comunicado divulgado horas depois, o secretário geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, disse que "não é hora" de reduzir o repasse recursos à OMS.
Os Estados Unidos registraram dois mil 228 mortes relacionadas à pandemia do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem feita pela Universidade Johns Hopkins. O número de vítimas fatais em um dia teve uma nítida alta depois de dois dias de queda. A pandemia matou pelo menos 25 mil 757 pessoas nos Estados Unidos, mais do que em qualquer outro país. O número de casos confirmado também é o mais alto entre todos os países: 594 mil 207. O estado mais atingido continua sendo Nova York, que nesta terça ultrapassou a marca de 10 mil mortes apenas na cidade de Nova York.
A equipe econômica do governo federal propôs novas medidas de ajuda aos estados e municípios, de 77 bilhões de reais em substituição ao Projeto de Lei Complementar aprovado segunda-feira na Câmara dos Deputados. O texto substitutivo do deputado PEDRO PAULO que prevê ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento à pandemia de covid-19, seguiu para tramitação no Senado. A proposta da equipe econômica, apresentada no início da tarde de ontem prevê a transferência direta de 40 bilhões para estados e municípios, sendo que 80 por cento desse valor pelo critério per capita. Serão 21 bilhões para os municípios e 19 bilhões para os estados. A equipe econômica também propôs a suspensão de 22 bilhões em dívidas com a União, e a suspensão de dívidas dos estados e municípios com a Caixa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira uma estimativa de pacientes curados da covid-19. Segundo a pasta, são 14 mil e 26 pessoas, o que representa 55 por cento do total dos casos diagnosticados até hoje. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, JOÃO GABBARDO, salientou que este número pode ser muito maior, já que só se pode falar de pacientes curados dentre os casos confirmados, que eram cerca de 25 mil e 200 até ontem. O ministério utiliza uma metodologia mundial, que leva em conta o tempo passado desde o diagnóstico. Aqueles que não evoluíram para óbito depois de determinado período, normalmente entre duas e três semanas, são considerados recuperados.
O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, disse nesta terça-feira que pretende aumentar o número de testes para a Covid-19 e anunciou que vai começar o processo de contratação de laboratórios para aplicarem três milhões de testes com um prazo de 24 horas entre a coleta do material e o resultado. Além desses testes, o ministro disse que a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, está começando um estudo sobre o nível de imunização da população brasileira para ajudar o governo a elaborar políticas públicas, inclusive sobre a intensidade do isolamento social. O estudo vai englobar pessoas que não tiveram sintomas ou só apresentaram um quadro muito leve da doença e, por isso, nem chegaram a procurar o sistema de saúde.
Um grupo de dez entidades empresariais de todo o Estado, várias delas ligadas ao setor de turismo e da gastronomia, está pedindo na Justiça a liberação ao público de bares e restaurantes, que ainda operam com restrições, apenas com delivery e retirada em balcão. O mandado de segurança foi apresentado nesta terça-feira por um escritório de advocacia de Blumenau, o mesmo que tentou, na última semana, antecipar a liberação do comércio de rua, mas a liminar foi rejeitada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O grupo também reforça que o manejo e o preparo dos alimentos obedecem a uma série de normas e condutas de higiene que, por conta da atual pandemia, estão sendo reforçadas e ampliadas. Os advogados sugerem a adoção de medidas semelhantes às determinadas para o comércio, como distância mínima entre os clientes na fila do caixa e ampliação do espaço entre as mesas.
Santa Catarina teve mais duas mortes por coronavírus confirmadas nesta terça-feira, uma em Braço do Norte, de uma senhora de 84 anos, e outra Camboriú, de uma idosa de 75 anos. Com isso, o número de óbitos em território catarinense chega a 28. A rápida transmissão do vírus também colaborou para o aumento de casos: são 853 pacientes positivados para a doença, 27 a mais em relação ao dia anterior. Em leitos de UTI, estão 97 pacientes - 55 confirmados para Covid-19 e 42 em investigação. Desses, fazem uso de respiradores 60 pessoas. Além disso, 112 pacientes deram alta dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo e seguem em recuperação em leitos de enfermarias. Entre as cidades com os números mais altos de casos, aparecem Florianópolis com 207 diagnósticos positivados, Blumenau com 69, Joinville com 64, Balneário Camboriú com 57, e Criciúma, com 41.
Santa Catarina tem duas das 10 regiões com maior incidência do novo coronavírus no Brasil. Os dados levam em conta o número de casos confirmados por 1 milhão de habitantes. A lista considera não apenas uma cidade, mas regiões com mais municípios envolvidos e foi divulgada pelo Ministério da Saúde na entrevista coletiva desta terça-feira. A região de Laguna, no Litoral Sul, já aparecia nesta lista na semana passada e nesta terça era a sétima região de saúde do país com maior incidência da Covid-19, com 260 casos por um milhão de habitantes. A novidade desta terça-feira foi a região da Foz do Rio Itajaí, que apareceu em décimo lugar, com 223 casos confirmados por um milhão de habitantes. Na análise geral dos Estados, Santa Catarina aparece em décimo lugar entre as unidades da federação com mais casos da doença, proporcionalmente à população. SC tem 114 casos por 1 milhão de habitante, levemente abaixo da média nacional, que é de 119 pelo mesmo grupo populacional. Com isso, o Estado é classificado como nível de alerta.
Ação de voluntários visa construir residência para pai e filho no interior de SJCedro. Uma campanha da ONG Cedro Animal e das Amigas do Bem visa arrecadar materiais de construção, mão de obra, móveis e roupas para o homem que mora com o filho de 14 anos na Linha Aurora em uma terra comprada há cerca de três meses. Eles moraram de favor em vizinhos por dois meses, mas decidiram ir para à terra. No local os dois estavam abrigados apenas por uma lona praticamente sem condição para alimentação ou para dormirem. A voluntária, ALINE WARTHA, lembra que as duas entidades ajudam pessoas de baixa renda através de doação de roupas e alimentos e houve contato de moradores de Padre Réus que ficaram preocupados com a situação. O homem já residiu naquela região, foi embora para cidade grande e como a situação ficou difícil, decidiu retornar para tentar a vida no campo. No entanto, o dinheiro economizado foi suficiente apenas para aquisição da pequena área. As ONGs já doaram cestas básicas, ração para os cães, agalhados e cobertores.
Poder público também está ajudando a melhorar a condição de vida do homem do adolescente no interior de SJCedro. O setor social realizou um estudo para ajudar pai e filho e o departamento de obras realiza a terraplenagem para construção da moradia. O Semae fez ontem a ligação de água e a Celesc fará a ligação da energia elétrica. A voluntária ALINE WARTHA afirma que houve engajamento de dezenas de pessoas que já doaram todos os moveis, utensílios e roupas solicitados. Um engenheiro civil também está fazendo o projeto para construção de forma gratuita e várias empresas contribuíram com o material. Houve ainda mobilização pedreiros que farão voluntariamente a construção da casa num prazo de 15 dias. Será uma residência de aproximadamente 40 metros quadrados com dois quartos, cozinha e banheiro. Pai e filho estão pernoitando temporariamente na casa de um vizinho. Ela destaca que a intenção é demonstrar como a união da comunidade pode mudar e dar condições de uma vida digna às pessoas que necessitam.
Pessoas registram sintomas de dissociação da realidade durante dias de isolamento social. A psicóloga de Guarujá do Sul, MAURIANE FRANCÓZI explica que isso ocorre devido a situação atual em que as pessoas tiveram que mudar repentinamente a rotina, deixando de fazer muitas coisas e ficando mais em casa. Com isso muitos comentam sentir vivendo em um filme com situações difíceis de acreditar, já que nunca foram vivenciadas. Ela esclarece que apesar das preocupações e ansiedade, neste momento não é possível fazer um diagnóstico de alguma situação emocional. A psicóloga destaca que é comum ficar triste, mas, isso não significada que se trata de depressão, uma doença que precisa de tratamento através de terapias e muitas vezes de medicamento. Já nestes casos atuais a sensação e sintomas costumam ser temporários, inclusive do medo, que acaba sendo “alimentado” por pensamentos repetitivos. MAURIANE menciona ainda a confusão gerada por notícias. Ela cita uma dificuldade de comportamento que gera procrastinação, dificultando tomar atitudes e percebe relatos frequentes de insônia.
Secretaria de Assistência Social de Guaraciaba já atendeu mais de 250 pessoas para realização do cadastro e orientações. Conforme a secretária IDIONE FABBI, até o momento mais de 265 pessoas foram atendidas para realização do cadastro neste auxílio de 600 reais ou para alguma orientação. Ele desataca que estes atendimentos tanto na Secretaria quanto no CRAS, seguem as regras de higiene e saúde. Para quem se enquadra e ainda não realizou o cadastro poderá fazer contato através do 3645-2037 ou através do WhatsApp 9-8906-2641 para orientações simples, sem necessidade de deslocamento. IDIONE destaca ainda que o Governo Federal já iniciou os pagamentos para quem recebe o bolsa família. Quem estava no Cadastro Único até o dia 20 de março receberá sem precisar se cadastrar no site da Caixa. Ela afirma que o município não deverá registrar grande demandas, já que não há registros de demissões. As famílias que necessitem de alimentos ou outra ajuda também podem fazer contato pelos telefone mencionados.
Rede Peperi e AciscCDL lançam campanha para valorizar o comércio. A Rede Peperi de Comunicação, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Industrial de SJCedro, lançaram uma campanha para valorizar o comércio do município em seus mais diversos segmentos para retomada no consumo e também pagamento de pendencias. O objetivo é motivar as pessoas a comprarem no comércio neste momento de pandemia do Coronavírus já que foram mais de 20 dias de comércio com portas fechadas e o prejuízo econômico é grande. O objetivo, conforme o diretor da empresa, ADILSON BALDISSERA é mostrar como a economia pode se recuperar através do dinheiro girando dentro da cidade. Lembra que além dos valores, o movimento gera impostos ao poder público que investe em programas, além de as empresas poderem garantir empregos e renda para várias famílias.
Sala de Triagem para paciente com sintomas de doenças respiratórias atendeu 54 pacientes. Conforme a secretária da saúde em Guaraciaba, DAIANE DORIGON, foi montada e equipada uma sala para triagem de pacientes que apresentem algum sintoma respiratório, uma vez que a Covid19 provoca uma infecção que começa com sintomas como febre e tosse seca, dor de cabeça e, ao fim de uma semana, pode provocar falta de ar. Ela explica ainda que desde o dia 23 de março, dia em que iniciaram os atendimentos no local, até ontem, haviam sido atendidos 54 pacientes com algum sintoma respiratório. Estes pacientes foram medicados e orientados, assinando um termo de responsabilidade para manter o isolamento. Conforme a secretária, eles foram acompanhados e monitorados quanto a sua evolução clínica, e caso o quadro apresentasse mudanças positivas, os pacientes recebem a alta. Segundo a secretária os atendimentos da Sala de Triagem seguem por tempo indeterminado, junto ao Centro de Múltiplouso.
SMOeste tem novos casos suspeitos e PM inicia fiscalização sanitária. Depois de alguns dias sem casos suspeitos do novo coronavírus, o município de SMOeste têm três novos casos suspeitos da doença, todos em isolamento hospitalar e com encaminhamento para exames. Ao todo, o município teve 19 casos suspeitos descartados e 31 pessoas continuam em isolamento domiciliar. Com o aumento do fluxo de pessoas nas ruas e também devido a possibilidade do vírus circulando na região, a Polícia Militar iniciou a fiscalização de ordem pública nos estabelecimentos comerciais em cumprimento ao decreto estadual que atribui atividades de fiscalização de medidas sanitária relativas a Covid-19. Diariamente as guarnições percorrerão estabelecimentos conferindo as medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde. Caso seja flagrado algum descumprimento, a Polícia Militar aplicará as sanções previstas na legislação, podendo inclusive, interditar do estabelecimento.
Epagri lança material informativo visando incentivar bons hábitos durante a pandemia. A extensionista em Princesa, GRACIELE SCHNOR explica que são várias dicas voltadas a melhorar o sistema de defesa do organismo através de alimentos naturais e preferencialmente orgânicos que são mais saudáveis. Além disso, a sugestão é que as pessoas que possuem hortas e pomares optem por estes alimentos do que se deslocar até mercados para aquisição de itens semelhantes. Lembra que estas frutas, verduras, legumes e demais alimentos da época também contém mais nutrientes e vitaminas. A profissional comenta que muitos já são produzidos através de agricultores locais como o arroz, feijão, carne e derivados e a intenção é ainda fazer a economia girar dentro dos municípios. Ela cita ainda a necessidade de beber bastante água, mas, também cita a necessidade de conservar estas fontes de contaminações. GRACIELE salienta que a saúde é o bem estar completo, incluindo a parte emocional.
Isenção da conta de luz será apenas para baixa renda e beneficiários de programas sociais. A isenção da fatura pelo período de três meses está prevista em uma resolução da ANEL. O gerente comercial da Celesc regional no Extremo Oeste, SANDRO VALMORBIDA, explica que os beneficiados são os consumidores de baixa renda cadastrados nos programas sociais do governo federal. O consumo deve ser de até 220 quilowatts por mês. O gerente esclarece que a isenção será de primeiro de abril a 30 de junho. Ele lembra que consumidores de baixa renda que tiverem consumo maior a 220 quilowatts por mês, terão que pagar a fatura, mas o pagamento de março e abril pode ser adiado para maio. Ainda haverá opção de parcelar a quitação da conta de luz. VALMORBIDA comenta que devido a pandemia a Celesc não pode cortar a energia por um período de três meses, mas a fatura terá que ser paga de qualquer forma.
De cada 100 reais que a Celesc arrecada, somente 14 reais ficam para custos e investimentos que o órgão realiza. O restante são encargos setoriais e compra da energia. O gerente comercial da empresa na região, SANDRO VALMORBIDA, esclarece que por ser uma empresa de economia mista, a Celesc tem ações que pertencem ao governo ou pessoas que investem no órgão. Ele afirma que muitas vezes as pessoas associam o órgão como sendo do governo, e deixam de quitar suas despesas em dia. O gerente comercial da Celesc regional de SMOeste enfatiza que apesar da isenção para os consumidores de baixa renda e beneficiários de programas sociais, a fatura ainda poderá vir com alguns encargos. As agências da Celesc permanecem fechadas, a princípio até dia 22, e além do site os consumidores também podem solicitar serviços pelo 0800 48 0 120.
Recuperação das estradas ocorre de forma emergencial em Palma Sola. O secretário da infraestrutura SELITO TRÊS esclarece que as melhorias mais amplas com cascalhamento, patrolamento e a compactação dos materiais ocorreram até começo de março, mas, no período da quarentena foram reduzidos os investimentos neste setor. O foco ficou nos consertos emergenciais, pois a falta de chuva também impossibilitou outras intervenções. Foram atendidas nos últimos dias as Linhas Gaúcha, São Vicente, Betel e Barra Grande. O secretário revela que eram trechos onde realmente havia problemas nos últimos dias, cujos trabalhos estão sendo concluídos nesta semana. A chuva de segunda-feira já deu umidade suficiente para outros reparos que serão feitos na semana que vem. SELITO comenta que mesmo com transporte escolar suspenso existe movimento de caminhões, implementos e pessoas do interior para cidade.
Estrada geral entre as comunidades de Marmeleiro e Vila Rica recebe melhorias. Os trabalhos foram coordenados pelo novo secretário de Transportes e Obras e Urbanismo INÁCIO KLEIN e foram concluídos ontem pela equipe de serviço da pasta. O trecho em destaque recebeu patrolamento, compactação entre outras melhorias. Da mesma forma foram contempladas as entradas das propriedades rurais e arredores. Ele citou o exemplo do trabalho realizado na propriedade do agricultor LEONIR PANCOTTE em Vila Rica, que está investindo em compost barn. Para o local foram levadas cargas de terra e realizada a compactação do terreno. KLEIN explica que seu objetivo é percorrer nos próximos dias todas as comunidades do interior, ouvindo a população, dando sequência aos trabalhos nas estradas gerais, secundárias e mapeando as novas demandas. Para esclarecer dúvidas ou solicitações os moradores poderão fazer contato prévio com a secretaria pelo telefone 3641-0195.
Projeto para certificação de propriedades de SJCedro é liberado. O veterinário da Coopacep de SJCedro e Princesa, MARCIO GOZZI, afirma que há um ano estão vigentes as normativas que trazem exigências as propriedades. O foco está na qualidade e resfriamento do produto. Ele explica que dentro da sanidade está a questão do combate as zoonoses. Na região as principais doenças que atingem o rebanho são a Brucelose e Tuberculose. A partir dos critérios exigidos pelo Ministério da Agricultura e pelas empresas, a cooperativa tem incentivado a certificação das propriedades que precisam fazer exames nos animais. Foi aprovado para iniciar nos próximos dias um projeto em parceria com Sebrae para atender 35 propriedades. Ele comentou que além da valorização, a intenção é prevenir as famílias destas doenças que também atingem agricultores. O veterinário afirma que já há várias propriedades aderindo ao processo. Conforme ele, a certificação é um investimento e muitas vezes possibilita valorização no pagamento pelos laticínios.
Leite produzido no Extremo Oeste tem custo alto e não consegue competir para outros mercados. O veterinário da Coopacep de SJCedro e Princesa MÁRCIO GOZZI reconhece que esse é um grande problema, pois outros países vendem ao Brasil e o leite interno acaba sendo mais caro do que o vindo de fora. Lembra que há vários derivados que podem ser vendidos, aumentando também o consumo e as vendas. Ele acredita que para haver maior competividade é preciso reduzir os custos e também vencer algumas questões sanitárias. Uma delas é justamente garantir a extinção de doenças que ainda atingem o rebanho a exemplo do trabalho feito há anos atrás com a Febre Aftosa. Ele percebe que geralmente o produtor só descobre os focos das doenças quando vai comercializar a carne ou o produto. Lembra que após a notificação dos casos o produtor é indenizado através do Fundesa para amenizar os prejuízos. Porém, o valor repassado não cobre os custos.
Legislativo de Guarujá do Sul realiza primeira sessão on line. A Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul realizou na noite de ontem uma sessão extraordinária não presencial. Após o presidente, ILÁRIO BAUNGARDT, através de decreto, regulamentar para a realização das sessões com uso da tecnologia, os vereadores se reuniram em um aplicativo e aprovaram o projeto que permite a administração licitar a compra das lâmpadas LEDs que estão previstas no projeto que o município foi contemplado junto a Eletrobrás. Os vereadores explicaram que essa tem sido uma forma eficiente de manter os compromissos, não gerar prejuízos ao executivo e ao mesmo tempo seguir as recomendações de saúde.
Suplente avalia período de atuação na câmara de vereadores de SJCedro. SEBASTIANA SOUZA esteve por três semana ocupando uma vaga no legislativo a apresentou vários pedidos feito pelos moradores da cidade e interior. Ela lamentou que a última sessão na qual participaria tenha sido suspensa também devido a pandemia. A suplente explica que as solicitações encaminhadas ao executivo já foram feitas e refeitas por diversas vezes e aprovadas por todos os colegas. São questões sobre cascalhamento, iluminação pública, redutores de velocidade, bocas de lobo, limpeza de terrenos, ampliação da cobertura da unidade de saúde do Bairro São Cristóvão, pavimentações, entre outros. Ela espera que estas demandas da sociedades sejam atendidas após passado o problema em relação a doença que deve gerar também transtornos ao poder público. Mas, reforça para que a administração não esqueça destas necessidades. Ela afirma que esteve na bancada da oposição, mas, a intenção nunca foi rebater ou criar intrigas com a administração e sim trabalhar em conjunto.
Comarca de SJCedro mantém cobrança dos servidores para o trabalho mesmo no sistema home office. O juiz RAFAEL RESENDE BRITTO afirma que durante a quarentena, no período inferior a um mês, foram emitidos 1.535 pronunciamentos judiciais. Deste total 293 são sentenças que geraram a conclusão dos processos. Ele afirma que o objetivo é agilizar as análises e julgamentos porque as pessoas envolvidas também tem pressa na resolução do conflito. O magistrado revela que o problema maior está nas audiências que não podem ser realizadas. As principais delas eram as audiências de custodia realizas com presos em situação de flagrante. O juiz explica que nestes casos ocorre apenas uma avaliação sobre o crime para decisão sobre a detenção ou concessão de liberdade provisória. Houve também cancelamento de uma sessão de júri prevista para março que será remarcada. BRITTO garante que os servidores tem se dedicado e prova disso é o número de processos analisados neste período, cuja média é superior aos outros meses.
Colisão entre carro e moto deixa dois feridos em São José do Cedro. Duas pessoas ficaram feridas em um acidente por volta das 21h desta terça-feira, na rua José João Grando. A colisão envolveu uma motocicleta Honda Bros com placa de SJCedro e um Gol emplacado em Guarujá do Sul. A moto era ocupada por duas pessoas. O condutor, de 55 anos, sofreu lesões leves com entorse de tornozelo. Já o caroneiro, 45 anos, sofreu lesões mais graves, com suspeita de fratura na perna esquerda. Eles foram atendidos no local pelos bombeiros e foram conduzidos ao hospital. O motorista do carro, de 30 anos, não se feriu e não necessitou de atendimento.
Helicóptero do Saer realiza busca por bandidos em Romelândia. O helicóptero está sendo usado desde as primeiras horas da manhã em uma operação conjunta entre Polícia Civil e Militar para procurar os autores de disparo de arma de fogo contra uma casa. A ocorrência teria iniciado quando o professor do município recebeu ameaças durante o dia e levou o caso para a Polícia Militar. Durante a noite, a esposa estava sozinha em casa e percebeu que pessoas batiam palmas na frente na residência, com objetivo de que alguém abrisse a porta. No entanto, ela não abriu e eles efetuaram o disparo e fugiram. A Polícia Militar foi acionada e uma operação está sendo deflagrada em busca dos bandidos. A suspeita é de que eles foram até a residência no objetivo de atirar contra o morador após as ameaças pela internet. A comunidade está preocupada após dois assaltos recentes. Em um deles, bandidos levaram um carro e uma moto e foram presos pela polícia. No outro, assaltantes entraram em uma casa, levaram objetos e colocaram fogo no veículo da família.
Policiais do Paraná e Santa Catarina trabalham juntos em operação. A ação ocorre em desdobramento a busca aos bandidos iniciadas em Romelândia. A Polícia Civil e Militar dos dois estados se uniram na manhã desta quarta-feira para localizar bandidos suspeitos de vários crimes de roubo. Segundo a PM de Marmeleiro, a operação é coordenada pela Polícia Civil através do delegado de Anchieta LEONARDO ZAMBELLI e do delegado regional WESLEY ANDRADE. Eles pediram apoio das guarnições e agentes de Marmeleiro e Francisco Beltrão. A ação conta ainda com auxílio do Núcleo de cães e do helicóptero. Segundo o cabo APOLLO são seis pessoas que estão sendo procuradas. Uma delas já está presa no pelotão militar e os policias aprenderam uma arma de fogo possivelmente usada em um dos crimes praticados pelos envolvidos. Ainda segundo o cabo, pelo menos um dos envolvidos reside em Marmeleiro e os demais seriam de Maravilha e Anchieta.