-ISENÇÃO DO IR PARA QUEM GANHA ATÉ 5 MIL SERÁ ENVIADA AO CONGRESSO DIA 18
-COMÉRCIO DE SC TEM UM DOS MAIORES CRESCIMENTOS DO PAÍS EM JANEIRO
-PARLAMENTO JOVEM DEVE TER PRIMEIRA ELEIÇÃO NO MÊS QUE VEM
-PREFEITO ANUNCIA PROJETO PARA CONSTRUÇAO DE ARENA ESPORTIVA
-ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS DEVE REUNIR 600 VEÍCULOS NO CENTRO DA CIDADE
-ACIDENTES ENVOLVENDO MOTOCICLETAS NA REGIÃO DEIXAM DOIS FERIDOS
-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR 163
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 73 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.
Os países do G7 ameaçaram a Rússia com novas sanções caso o governo Putin não chegue a um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia. De acordo com a agência de notícias Reuters, um rascunho final da declaração foi aprovado nesta sexta-feira, redigido por diplomatas seniores dos países do grupo, foi aprovado pelos sete ministros das Relações Exteriores. Os membros do G7 pediram que a Rússia retribuísse concordando com um cessar-fogo em termos de igualdade e implementando-o integralmente. O G7 é composto pelo Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos.
Pouco mais de três anos após o início dos combates, uma proposta de cessar-fogo pode levar à primeira pausa na guerra entre Ucrânia e Rússia. O texto, de autoria dos Estados Unidos, propõe uma trégua de 30 dias e foi aprovado pela Ucrânia, após uma reunião com as delegações de Washington e Kiev, na Arábia Saudita. A posição da Rússia, no entanto, ameaça fazer com que a proposta não saia do papel. PUTIN exige concessões importantes de Kiev, entre elas, o reconhecimento dos territórios ucranianos invadidos como pertencentes à Rússia; a proibição de entrada da Ucrânia na Otan, a aliança militar do Ocidente e a proibição da entrada de tropas de paz estrangeiras no território ucraniano.
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira um projeto de lei de gastos emergenciais, evitando uma paralisação parcial do governo. A votação aconteceu a poucas horas do fim do prazo estipulado para o início da paralisação. Para que o projeto avançasse na Casa, eram necessários os apoios de pelo menos 60 senadores. Apesar de o Partido Republicano, do presidente DONALD TRUMP, ter a maioria no Senado com 53 cadeiras, era preciso convencer alguns democratas. No início da votação, 10 democratas decidiram apoiar o projeto, permitindo que o texto avançasse para a votação final. Na segunda etapa, que exigia apenas uma maioria simples, a proposta foi aprovada por 54 votos a 46.
A Comissão Mista de Orçamento divulgou neste sábado um comunicado da presidência da Câmara que informa o adiamento da votação do Orçamento de 2025 para o mês de abril. O cronograma inicial previa a votação do projeto no colegiado na próxima terça-feira e no plenário do Congresso na quarta. Agora, a previsão é de votação na semana de 31 de março a 4 de abril, na Comissão e, no plenário, logo após a aprovação no colegiado. Segundo a nota, o adiamento se deu em razão de pendências no relatório do senador ANGELO CORONEL (PSD-BA) e de uma viagem internacional dos presidentes da Câmara dos Deputados, HUGO MOTTA (Republicanos-PB), e do Senado Federal, DAVI ALCOLUMBRE (União Brasil-AP).
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal manteve, nesta sexta-feira, a prisão do general WALTER BRAGA NETTO, que exercia o cargo de ministro da Defesa na gestão do ex-presidente BOLSONARO. O militar, que responde a uma denúncia da Procuradoria-Geral da República, foi preso em dezembro do ano passado devido à intenção de interferir na investigação sobre suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento, que começou na semana passada em plenário virtual, chegou ao placar de cinco a zero e, por determinação judicial, a prisão do general está mantida. A Primeira Turma do STF é composta de cinco ministros: CRISTIANO ZANIN, CÁRMEN LÚCIA, FLÁVIO DINO, LUIZ FUX e ALEXANDRE DE MORAES.
O Projeto de lei da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais será enviado, na próxima semana, ao Congresso Nacional. O anúncio foi feito pelo presidente LULA durante evento de entrega de ambulâncias, em Sorocaba. Ele disse que “as pessoas mais ricas não precisam do Estado, quem precisa são as pessoas mais pobres”. Para o presidente, a correção da tabela do Imposto de Renda ´´e uma questão de justiça social. A isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil é uma promessa de campanha de LULA. Hoje, o limite de renda mensal de quem não precisa pagar imposto de renda é dois mil 259 reais, de acordo com a Receita Federal.
Segundo o relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina nessa sexta-feira, 31 por cento das praias estão impróprias para banho. Do total de 238 pontos monitorados no litoral de Santa Catarina, 164 estão com a qualidade da água adequada para o banho de mar, ou seja, o equivalente a 68 por cento dos locais analisados. Na Capital, Florianópolis, a situação é ainda mais crítica, com 57 dos 87 pontos analisados, equivalente a 65 por cento dos pontos próprios para banho. Os números demonstram queda em comparação com o relatório da semana passada, em que Santa Catarina tinha 74 por cento das praias próprias, e Florianópolis com 69 por cento.
Com um déficit de 37 milhões de reais diante do orçamento previsto para 2025, a Universidade Federal de Santa Catarina prevê recursos para manter as atividades somente até outubro. A universidade busca apoio do governo federal, políticos e da bancada em Brasília para garantir a sobrevivência neste ano. A situação da instituição foi detalhada nesta quinta-feira pelo reitor IRINEU MANOEL DE SOUZA. Somente de janeiro a março, a universidade já acumula prejuízo de 12 milhões, mesmo com medidas já tomadas para economia de recursos, como corte de terceirizados. Entre custeio e verba para investimento, a UFSC deve receber do Governo Federal cerca de 170 milhões, enquanto estima 207 milhões para garantir a plena atuação neste ano.
O comércio varejista de Santa Catarina teve o oitavo maior aumento da atividade no país em janeiro deste ano, segundo dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira. Em comparação com dezembro do ano passado, o crescimento registrado foi de um e meio por cento, enquanto a média nacional foi de retração de zero virgula um por cento no mesmo período. A comparação com janeiro de 2024 revelou um crescimento ainda maior: oito virgula tres por cento muito maior do que a média nacional, que registrou três virgula um. O varejo ampliado, que realiza a venda de veículos, materiais de construção e o atacarejo, apresentou um crescimento de dois virgula dois por cento em comparação com dezembro do ano passado e sete virgula oito em relação a janeiro de 2024.
A Associação dos criadores de bovinos do Extremo oeste vai realizar, daqui a pouco, mais um leilão de gado geral. A edição de prevê a comercialização de animais do programa ATEG, que é desenvolvido pelo Senar. O ATeG Bovinocultura de Corte é um programa que oferece assistência técnica e gerencial aos produtores rurais. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do setor. O leilão começa as duas tarde no parque de Exposições Rineu Gransotto e vai reunir produtores de toda a região. Cerca de 600 animais serão colocados a venda no leilão de hoje.
O Peperi Debates ampliou, neste sábado, a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade deste ano. O tema é "Fraternidade e Ecologia Integral". O debate de hoje discutiu a relação do homem com o meio ambiente e a conexão entre desenvolvimento e proteção ambiental. O programa reuniu o padre da Paróquia São Miguel Arcanjo, EDIVANDRO LUIZ, o vice-presidente regional da Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina, ASTOR KIST, o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON e a Bióloga e sargento da Polícia Militar Ambiental, JUREMA KLANOVICZ. O áudio e as fotos do debate estão no portal da Peperi na internet.
É inegável que a sociedade mundial vive uma crise sócio ambiental e por isso a Campanha da Fraternidade escolheu o tema da Ecologia Integral. A afirmação é do padre EDIVANDRO LUIZ. De acordo com ele, os eventos climáticos em curso, como enchentes e temperaturas extremas com o aumento do aquecimento global, não são naturais. Na visão do religioso, essa crise ambiental tem raiz humana e é resultado do modelo de produção e desenvolvimento que a sociedade escolheu. Para o padre, é preciso repensar questões como o consumismo e a importância de pequenos gestos para cuidar do meio ambiente a partir da realidade de cada pessoa. Ele disse que a Campanha não quer apresentar verdades ou indicar culpados, mas conscientizar em vista da importância dessa temática.
A Fiesc entende que é necessário se debruçar sobre as questões ambientais e encontrar soluções para os problemas. O comentário é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele citou que, de fato, o homem está destruindo a nossa casa e é preciso mudar. A indústria, de acordo com o empresário, é a que mais polui e a que tem uma responsabilidade maior na busca de respostas. ASTOR destacou que a indústria vem implantando programas para mitigar os efeitos poluentes da produção. Ele disse que a produção sustentável tem sido, cada vez mais, o objetivo das empresas. KIST ressaltou ainda que a educação tem um papel fundamental para a formação de uma conscientização geral da população sobre a relação do homem com o meio ambiente.
A agricultura muitas vezes é vista como o “patinho feio” da questão ambiental. A observação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele disse que a discussão deve começar com o seguinte questionamento: como pedir proteção ambiental para quem está com fome, por exemplo. SIMON disse que é um defensor do meio ambiente, mas é preciso observar algumas questões necessárias, como a produção de alimentos que ocorre em pequenas propriedades rurais, muitas as margens de rios e outros cursos dágua. Ele reforçou que o agricultor está muito mais consciente e protegendo mais os recursos naturais. SIMON disse que Santa Catarina é um exemplo de como é possível produzir e proteger o meio ambiente.
A Polícia Militar Ambiental tem o trabalho pautado na lei que prevê de que todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A afirmação é da Bióloga e sargento da Polícia Militar Ambiental, JUREMA KLANOVICZ. Ela disse que o grande desafio, inclusive da legislação, é garantir o desenvolvimento econômico, mas com a preservação dos recursos naturais. A sargento comentou que desmatamento e a poluição da água e do ar são os principais casos de agressão ao meio ambiente que a PMA registra na região. Ela destacou que a polícia também trabalha, além da fiscalização, com a sensibilização das pessoas. Na visão da sargento, todos tem a consciência de que os recursos naturais são limitados, mas é preciso ter atitude para mudar a realidade e ampliar a proteção do meio ambiente.
A CDL de Guaraciaba e a Secretaria de Indústria e Comércio promovem, na próxima quarta-feira, uma palestra sobre o cenário econômico atual. Com o tema "Pense antes de seguir: seu futuro financeiro agradece por refletir", o evento está marcado para as sete e meia da noite, no Centro de Múltiplo Uso Armando Domingos Montagna. A iniciativa faz parte da Semana Global do Dinheiro, realizada de 17 a 23 de março no Brasil. Segundo a secretária de Indústria e Comércio, CINTHIA BORSATTO, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da educação financeira. O palestrante será ANDRÉ FERREIRA, contador, especialista em investimentos, empreendedor, professor e mentor. A participação é gratuita e aberta ao público.
O número de casos de dengue segue em alta em São Miguel do Oeste e o município pode entrar em estado de epidemia em breve. O alerta é do coordenador de Combate a Endemias, RENÉRIO DILL. De acordo com ele, neste ano, já foram confirmados 100 casos. Somente em março, foram 57 novas infecções, além de 19 casos suspeitos aguardando resultado dos exames de laboratório. Se mais 30 casos forem confirmados, o município atinge o status de epidemia. DILL fez uma alerta e lembrou que a colaboração da população é essencial para evitar um surto da doença. Ele disse que o mosquito se reproduz em qualquer local com água parada e cada cidadão precisa fazer a sua parte.
São Miguel do Oeste tem 78 focos do mosquito Aedes aegypti identificados desde o começo de 2025. A informação é do coordenador de Combate a Endemias, RENÉRIO DILL. De acordo com ele, a Prefeitura intensificou ações para conter a disseminação do mosquito. As equipes do setor de endemias estão ampliando as visitas domiciliares, vistoriando terrenos baldios e orientando as pessoas sobre a importância do combate ao mosquito. Além disso, o município vem aplicação o fumacê e promovendo mutirões de limpeza. Já a Secretaria de Saúde ampliou a oferta de testes rápidos e reforçou o atendimento nas unidades básicas de saúde para os casos suspeitos da doença.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta quinta-feira, o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa Parlamento Jovem no âmbito da Câmara. O programa tem por objetivo estimular a participação política da juventude e propiciar experiências, reflexões e estudos sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e sua importância em uma sociedade democrática. O Parlamento Jovem vai substituir a câmara mirim que foi criada em 2017. A autora do projeto, SILVIA KUHN, esteve no Peperi Entrevista de ontem que o projeto é uma atualização da Câmara Mirim. Ela explicou que o termo Parlamento Jovem vem sendo usado pela Assembleia e pela maioria dos municípios. Além disso, a expressão câmara mirim remete a ideia de criança e o projeto trabalha com adolescentes.
O Parlamento Jovem vem com algumas novidades em relação a Câmara Mirim. Conforme o texto aprovado na sessão desta quinta-feira, o Parlamento Jovem será composto por 17 jovens parlamentares, que representarão as escolas públicas e particulares do município. Os candidatos poderão ter idade entre 12 e 16 anos. Uma das novidades é que o mandato será de um ano e que não haverá vereador padrinho como era até o ano passado. A primeira eleição desse novo formato deve ocorrer no mês de abril e o Parlamento Jovem se reunirá uma vez por mês, de abril a novembro de cada ano.
O projeto do Parlamento também autoriza o Poder Legislativo a realizar despesas com transporte, alimentação, estadia e outros custos em decorrência da participação dos jovens parlamentares em congressos, palestras, conferências, reuniões e viagens destinadas a estudo e aperfeiçoamento. De acordo com a vereadora SILVIA KUHN, o projeto, que revoga a lei que criou a Câmara Mirim, ainda precisa ser aprovado em segunda votação. Apesar das mudanças pontuais, SILVIA disse que o projeto mantém a mesma essência da lei do vereador mirim.
A Administração Municipal está trabalhando na elaboração de projeto para as áreas de Esporte e Cultura: a construção de uma arena esportiva. A iniciativa busca ampliar as opções de lazer e incentivar a prática esportiva no município. A proposta, segundo o prefeito, EDENILSON ZANARDI, é construir um espaço físico de cinco mil metros quadrados, com capacidade para mil e 500 pessoas. No mesmo local, também está sendo estudada a possibilidade de implantação de uma pista de atletismo de 400 metros, seguindo padrões oficiais. O investimento estimado na obra é de cerca de 10 milhões, com recursos próprios e do governo do Estado. O município ainda não divulgou detalhes sobre o início da obra.
O tradicional Encontro de Carros Antigos de São Miguel do Oeste, promovido pelo Velho Oeste Car Club, acontece neste fim de semana na Praça Walnir Botaro Daniel. O grupo espera receber mais de 600 veículos clássicos e um público superior a 15 mil pessoas nos dois dias do evento. Segundo o vice-presidente do clube, JHONI ZANOTTI, um dos destaques deste ano será a instalação de um museu temporário, que exibirá veículos raríssimos das décadas de 1920 e 1930, difíceis de serem encontrados até mesmo em eventos especializados. Outra atração será o mercado de pulgas, espaço dedicado a colecionadores e entusiastas, onde será possível encontrar peças para carros antigos, discos de vinil, livros raros e rádios clássicos.
O encontro de carros antigos ampliou a programação deste ano. Além dos carros, o evento terá exposição de bicicletas e motos clássicas, como as icônicas monaretas e motonetas A programação conta com shows musicais, DJs, espaço kids e gastronomia, tornando o evento um atrativo para toda a família. A abertura oficial acontece as sete horas da noite de hoje com um show da banda Forasteiros. No domingo, o destaque será a tradicional "machada", um café colonial ao estilo campeiro que já se tornou tradição entre os participantes. O presidente do clube, WILLIAM LANZA, destaca que a expectativa para esta edição é grande. Ele pediu a colaboração dos comerciantes e moradores, já que algumas ruas próximas à Praça Central serão fechadas para garantir a segurança do evento.
Um motociclista ficou ferido após uma colisão entre uma moto e um micro-ônibus na estrada geral da Linha Cristo Rei, sentido Cunhataí, no interior de Cunha Porã. O acidente aconteceu por volta das seis e meia da tarde de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros, a colisão envolveu uma moto CG e um microonibus. O condutor da moto relatou intensa dor no antebraço esquerdo e na região cervical. Ele foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao pronto socorro da Fundação Hospitalar de Cunha Porã.
Mais um motociclista ficou ferido após colidir com um boi na noite desta sexta-feira, na SC-492, na Linha São Judas Tadeu, em Barra Bonita. O acidente aconteceu por volta das oito e 20. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motociclista relatou dor intensa na perna direita. O capacete já havia sido retirado pela própria vítima antes da chegada do socorro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motociclista foi encaminhado ao Hospital São Lucas de Guaraciaba
Duas pessoas ficaram feridas em um capotamento na BR-163. O acidente aconteceu por volta das oito horas da noite de ontem na entrada da comunidade Maria Preta, entre os municípios de Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira. Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição de São José do Cedro estava a caminho de outra ocorrência quando foi acionada pelo COBOM para atender o capotamento de um Fiat Strada. No local, os bombeiros socorreram duas vítimas. O motorista teve escoriações no braço direito, dores no tórax e dificuldade para respirar. Ele foi levado ao Hospital de Guarujá do Sul. O passageiro apresentava escoriações e queixava-se de dores no ombro direito. Ele foi imobilizado e encaminhado ao hospital.