-CONSELHO DA PREVIDÊNCIA APROVA REDUÇÃO DE JUROS PARA CRÉDITO CONSIGNADO
-SC DEVE RECEBER UM BILHÃO APÓS ACORDO DE COMPENSAÇÃO DE PERDAS DO ICMS
-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE SERÁ NESTA QUARTA NA CÂMARA DE VEREADORES
-PRESIDENTE DO TCE CONFIRMA VINDA DA NOVA DIRETORIA DO ÓRGÃO À REGIÃO EM ABRIL
-MUNICÍPIO GERA 227 VAGAS DE EMPREGO COM CARTEIRA ASSINADA EM JANEIRO
-MOTORISTA EMBRIAGADO É PRESO DEPOIS DE FUGIR DE ABORDAGEM POLICIAL
-POLÍCIA MILITAR EMITE MAIS DE 60 MULTAS DE TRÂNSITO DURANTE O MOTOCÃO
O tempo está nublado A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo cinco reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.
Mais de cem pessoas morreram no Malaui e em Moçambique pelas chuvas torrenciais e os fortes ventos desde que o ciclone Freddy, que está seguindo um caminho incomum, passou pelo sul da África. Mais de 99 corpos foram encontrados no sul do Malaui e as autoridades declararam estado de catástrofe, incluindo a capital econômica Blantyre. Outras quatro pessoas morreram no país vizinho, Moçambique, e muitas pessoas estão desaparecidas. O instituto nacional de gestão de desastres do país disse que as consequências da tormenta que atingiu a área eram piores do que o esperado.
A agência de notícias estatal do Irã anunciou nesta segunda-feira o perdão de 22 mil detidos nos últimos meses durante protestos contra o regime iraniano. Até agora, 82 mil receberam indulto. Segundo Judiciário do Irã, os indultados não cometeram roubo nem crimes violentos. Com esta declaração, pela primeira vez se tem uma ideia do âmbito da repressão do regime islâmico às manifestações populares que tomaram conta do Irã desde setembro de 2022, após a morte de MAHSA AMINI. A jovem, presa por supostamente violar o rígido código de vestimenta do país para as mulheres, morreu após ser detida pela polícia da moralidade, o que deflagrou no país a maior onda de protestos em décadas.
O Ministério Público da Colômbia suspendeu os mandados de prisão contra os principais integrantes de um dos maiores grupos dissidentes das Farc ainda ativos no país, enquanto o governo do presidente GUSTAVO PETRO se prepara para negociações de paz com grupos criminosos. O plano do governo de “paz total” prevê que grupos criminosos negociem com o Estado colombiano em troca de vários benefícios legais, incluindo a anistia para certos crimes, a suspensão parcial de alguns mandados de prisão e a redução de penas. A iniciativa do governo visa vários dos principais grupos criminosos do país, incluindo cartéis de drogas, grupos paramilitares de extrema-direita e guerrilheiros de esquerda.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira a soltura de mais 130 homens denunciados pelos atos que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Ao todo, dos mil e 400 detidos, mais de 1 mil já foram soltos. Com as novas decisões, vão permanecer na prisão 392 pessoas, sendo 310 homens e 82 mulheres. Os liberados estão sendo monitorados com tornozeleira eletrônica e precisam cumprir restrições, como recolhimento domiciliar noturno e proibição de usar redes sociais. Ao todo, a PGR já denunciou 919 pessoas, sendo que 219 responderão também por delitos mais graves, como dano qualificado, abolição violenta do estado de direito e golpe de estado.
Pela segunda vez consecutiva, os planos de saúde seguem liderando o ranking de reclamações e de atendimentos registrados no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 27 vírgula nove por cento das reclamações, no ano passado, se referem a empresas de planos de saúde. Trata-se da nona vez, nos últimos dez anos, em que os planos de saúde lideram o ranking. Em segundo lugar no ranking estão os serviços financeiros, responsáveis por 21 vírgula dois por cento dos registros.
O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou nesta segunda-feira a redução da taxa máxima de juros cobrada nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. O teto dos juros passará de dois vírgula 14 por cento ao mês para um vírgula 70 no caso do empréstimo consignado convencional. Foram 12 votos a favor da mudança e três contra. Já o teto dos juros nas operações com cartão de crédito consignado passará dos atuais três vírgula zero seis por cento dois vírgula 62. As novas taxas entram em vigor assim que for publicada no "Diário Oficial da União" uma instrução normativa. O Ministério da Previdência informou que a nova instrução deve ser publicada na quarta-feira.
O ex-prefeito de Imbituba e ex-secretário de Turismo de Santa Catarina, BETO MARTINS, será empossado nesta terça-feira como Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Governo de JORGINHO MELLO. Além de BETO MARTINS, serão empossados o Secretário adjunto da pasta ROBISON COELHO e os secretários de Planejamento EDGAR USUY e de Ciência, Tecnologia e Inovação, MARCELO FETT. Os nomes de EDGAR USUY e MARCELO FETT já foram anunciados mas ainda não haviam sido oficializados já que aguardavam a publicação da Medida Provisória da Reforma Administrativa que consolidou as mudanças na estrutura do Governo.
Santa Catarina teve a maior taxa de doadores de órgãos do Brasil em 2022, com 44 vírgula oito doadores efetivos a cada um milhão de habitantes. O número é quase três vezes maior que a média nacional, de 16 vírgula cinco por milhão da população. O Estado manteve a liderança do ranking pela décima quarta vez em 18 anos, segundo o relatório anual da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. O Estado contou com o quarto maior número absoluto de doadores, com 329 pessoas, e ficou atrás de unidades federativas com populações maiores. Outro destaque de Santa Catarina foi o registro do maior percentual do país com relação à quantidade de doadores efetivos sobre o número de notificações para possíveis cirurgias. Cerca de 45 por cento dos doadores em potencial concluíram o processo e efetivaram alguma doação.
Santa Catarina deve receber cerca de um bilhão de reais do governo federal em função do acordo de compensação pelas perdas de arrecadação do ICMS. O prejuízo é resultado da desoneração de combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes em vigor desde junho do ano passado. A estimativa inicial é da Secretaria de Estado da Fazenda. Os números exatos devem ser conhecidos após uma reunião entre o governo do Estado e a Secretaria do Tesouro Nacional, prevista para ser marcada nos próximos dias. Conforme a programação prevista no acordo firmado com a União, Santa Catarina receberia 250 milhões neste ano, 500 milhões em 2024 e 250 milhões em 2025.
O Diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA, acompanhado do filho, ALBERTO MAZIERO BALDISSERA, participaram da posse da nova diretoria da ACAERT na noite de ontem em Florianópolis. A partir de agora, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão será conduzida pelo radiodifusor de São Domingo, FABIO BIGOLIN. Durante a posse, ele reforçou o mote de um manifesto lançado pela entidade na cerimônia: “Somos a voz de todos e continuaremos a representando. Porque é na mesma sintonia que todos se desenvolvem. ACAERT – um novo momento. O mesmo compromisso”. A nova diretoria vai comandar a Acaert na gestão 20232025.
A Polícia Militar vai realizar, no próximo sábado, um evento de comemoração dos 25 anos do Proerd. O programa de resistências as drogas e violência é desenvolvido em todas as 35 cidades dos batalhões de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. A iniciativa trabalha questões de prevenção as drogas e a violência com estudantes do quinto ano das escolas da região. Neste sábado, os instrutores do Proerd estará no calçadão, entre oito e meia e 11 horas para conversar com a população sobre a importância do programa.
A Gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste vai realizar a partir do mês que vem uma capacitação com as mulheres residentes no interior dos municípios da região de abrangência do órgão estadual. A informação é da extensionista rural, LEONILDA VILLANI. De acordo com ela, esse é o segundo ano do curso flor e ser que nada mais é que uma capacitação voltada exclusivamente para as moradoras do interior. Segundo ela, essa ação é realizada anualmente em todos os centro de treinamentos do estado de Santa Catarina. LEONILDA lembrou que essa edição é a segunda na regional de São Miguel do Oeste, sendo que a primeira foi realizada no ano passado.
A primeira edição contou com a participação de 27 mulheres e a expectativa neste ano é que o número seja um pouco maior. A afirmação é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILLANI. Conforme ela, nesta edição, a projeção é que 30 mulheres participem da capacitação. Ela destacou que os escritórios da Epagri nos municípios de abrangência estão neste momento em fase de contatos com as mulheres e também já realizando as inscrições das interessadas em participar do projeto. LEONILDA citou que cada município terá ao menos uma vaga disponível para a participação no curso que vai iniciar no mês que vem em São Miguel do Oeste.
A capacitação realizada pela Epagri Regional será no Cetresmo e terá duração de seis meses, sendo os encontros realizados duas vezes ao mês. A explicação é da extensionista rural, LEONILDA VILLANI. Ela salientou que cada mês será trabalhada uma etapa diferente e com temáticas diferentes voltadas sempre para o meio do campo. Para ela, o momento de aprendizado é de extrema importância para que sejam trabalhados assuntos importantes, como por exemplo, empreendedorismo, gestão, parte humana e demais questões fundamentais para o sucesso de cada propriedade do interior. LEONILDA frisou que todo o curso será sem custo algum para as participantes.
Os primeiros encontros da capacitação voltada exclusivamente para as mulheres do interior da região Extremo-Oeste serão nos dias quatro e cinco de abril no Cetresmo. O comentário é da extensionista rural, LEONILDA VILLANI. Ela disse que além da parte teórica, também haverá parte prática no curso destinado para as mulheres. Ela reforçou o objetivo de um planejamento, visão diferenciada e também possíveis implantações e melhoramento como um todo, envolvendo aspectos pessoais, ambientais e também econômicos. LEONILDA VILLANI ressaltou a grande diversidade de culturas e atividades na região e por isso a capacitação é de extrema importância.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai realizar, nesta quarta-feira, a oitava Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Câmara de Vereadores. O tema proposto para os debates deste ano, pelo Ministério da Saúde, é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. O secretário de saúde, ALFREDO SPIER reforçou a importância da participação nesta etapa da conferência. Ele explicou que este é um momento que os moradores e diferentes setores da saúde têm para avaliar os serviços prestados e as necessidades, além de propor novas diretrizes para a formulação das políticas públicas de Saúde. SPIER comentou que o evento é aberto para qualquer pessoas interessada no tema.
A Conferência Municipal de Saúde da semana que vem também serve de preparação para as etapas estadual e nacional. A informação é da secretária adjunta de Saúde, CAMILA BERNARDI. O evento, que vai acontecer amanhã, começa as sete e meia da manhã com o credenciamento. Às oito horas está prevista a abertura oficial da Conferência. Durante o dia, serão realizadas duas palestras. A primeira será sobre o financiamento do SUS e a segunda vai abordar o panorama social de São Miguel do Oeste. Esses dois temas vão embasar os debates e a definição das propostas. Após a plenária final serão eleitos os delegados que irão representar o Município na Conferência Regional de Saúde.
A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina, em parceria com o Tribunal de Contas de Santa Catarina, realizou nesta segunda-feira uma capacitação no auditório da entidade. A atividade reuniu mais de 70 servidores, dirigentes, contadores, controladores internos e técnicos da Educação e do Movimento Econômico dos municípios de abrangência da entidade. O encontro foi conduzido pelo Auditor Fiscal de Controle Externo do Tribunal de Contas, SILVIO BHERING SALLUM e pelo Diretor de Controle de Contas do Governo MOISÉS HOEGENN. A principal pauta do encontro foram as mudanças no ICMS Educação de Santa Catarina, metodologia, ferramenta de gestão e como utilizar o modelo para melhorar a educação pública dos municípios.
A mudança da legislação vai considerar critérios da educação para a definição do retorno de 10 por cento do ICMS aos municípios. De acordo com o Diretor de Controle de Contas do Governo, MOISÉS HOEGENN, o índice de retorno vai levar em conta algumas informações da Educação, baseado no censo Escolar, enviado no mês de maio. Para esse censo, será considerado o ano base de 2021 para a distribuição dos recursos. Durante a tarde de ontem foram realizadas diversas atividades com o objetivo de simular as situações dos municípios para exemplificar e entender os resultados maiores ou menores no retorno. Com a nova regulamentação, o critério de distribuição passa a ser o índice da educação municipal. Para o presidente da Ameosc, VALDIR RUBERT, a capacitação desta segunda é de suma importância para os municípios da região.
O Peperi Entrevista desta segunda-feira conversou com o conselheiro HERNEUS DE NADAL, novo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina para o biênio 2023-2025. NADAL assumiu o cargo no dia 13 do mês passado. No programa de ontem, HERNEUS falou sobre as metas e objetivo a frente do TCE e destacou a importância da participação do cidadão na tarefa de fiscalização. Ele comentou que o tribunal é órgão de controle dos recursos públicos e é legítimo e saudável que a sociedade questione onde os agentes públicos e políticos empregos o dinheiro de que é de todos. HERNEUS afirmou que pretende transformar o TCE no Tribunal da Governança Pública, ampliando a cobrança sobre o estado, preifeutas e outros espaços públicos.
Um dos principais trabalhos do TCE neste primeiro semestre será o levantamento detalhado das obras rodoviárias e dos convênios e contratos em execução no Estado. O presidente do TCE HERNEUS DE NADAL anunciou que o tribunal também vai buscar explicações para a suspensão de obras e dos repasses de recursos pelo Executivo para as prefeituras. HERNEUS explicou que o tribunal é um órgão de fiscalização que também pode agir preventivamente para assegurar a correta aplicação dos recursos públicos.
O tribunal de contas vai promover a partir do mês que vem uma série de encontros no interior de Santa Catarina, começando por São Miguel do Oeste. O presidente do TCE, HERNEUS DE NADAL disse que a primeira edição do “TCE em Movimento” será no extremo-oeste na primeira semana do mês de abril. O objetivo é conversar com acadêmicos de Direito, advogados, entidades civis, conselhos municipais e gestores públicos. HERNEUS explicou que a intenção é sentir como estão sendo entregues as ações públicas e aproximar o tribunal da sociedade. A data do encontro de São Miguel do Oeste deve ser definida nos próximos dias pelo órgão.
O município de São Miguel do Oeste começou o ano com a abertura de 227 postos de trabalho. O saldo positivo é a diferença entre o total de 893 admissões e os 666 desligamentos registrados no primeiro mês do ano. Os dados são do Caged, cadastro geral de empregados e desempregados do Ministério do Trabalho. O resultado de janeiro deste ano é quatro vezes maior do que o saldo do mesmo mês do ano passado. Em janeiro de 2022, a cidade teve 55 admissões a mais do que o total de demissões. O número de 2023 também é maior do que o de 2021 que teve um saldo de 152 vagas e do que janeiro de 2020 que teve um saldo positivo de 99 postos de trabalho abertos com carteira assinada no município.
Todos os setores pesquisados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho tiveram resultado positivo em 2023. O melhor desempenho na geração de emprego formal foi da indústria com 176 admissões a mais do que demissões. O setor de serviços abriu 31 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro mês do ano. Já a construção civil teve saldo de 12 vagas e a agropecuária abriu sete empregos formais. O comércio registrou apenas uma contratação a mais do que o total de desligamentos em janeiro.
Um homem que estava foragido da Justiça abordou uma viatura da Polícia Militar em São Lourenço do Oeste, no Oeste de Santa Catarina, se entregou e pediu para retornar ao presídio. Ele tem 38 anos e havia recebido o benefício da saída temporária, mas não voltou ao sistema como mandava a determinação judicial. O caso aconteceu na madrugada de domingo. No momento da abordagem, as guarnições da PM faziam rondas quando foram paradas pelo homem. O detento informou que teve a autorização para deixar o presídio de Chapecó por sete dias para a saída temporária, mas que não se apresentou ao sistema penitenciário no dia 25 de fevereiro, como havia determinado o juiz de execução. O motivo para o homem se entregar e pedir para retornar ao presídio depois do período estipulado pelo benefício não foi registrado na ocorrência da PM.
Um homem embriagado tentou escapar de uma abordagem policial, mas acabou preso pela Polícia Militar na noite de ontem em Anchieta. Uma guarnição fazia rondas pela cidade quando avistou um veículo sendo conduzido por homem já conhecido da polícia. Durante a tentativa de abordagem, o condutor empreendeu fuga, inclusive jogando o veículo em direção ao policial, e seguiu na contramão de direção até o final da avenida. Ele perdeu o controle da direção e colidiu em um barranco. O homem saiu pela janela do caroneiro e correu para uma área de mata. Os policiais iniciaram as buscas e conseguiram prender o homem. O teste do bafômetro que constatou a embriaguez. Ele foi preso levado ao hospital da cidade e e depois para a delegacia de polícia de São José do Cedro. No interior do veículo estavam garrafas de bebida e latas de cerveja, que foram apreendidas. O veículo estava com
licenciamento em débito desde o ano de 2021 foi removido ao pátio conveniado por guincho.
Um acidente deixou uma pessoa ferida no interior de São José do Cedro na tarde desta segunda-feira. O condutor de uma Fiorino perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou por volta das quatro horas da tarde na Linha Chaleira. O motorista, de 19 anos, ficou preso nas ferragens. Ele apresentava suspeita de fratura na clavícula e braço direito, além de fratura nos dedos da mão esquerda. Depois de ser desencarcerada e previamente atendida no local, a vítima foi levada ao Hospital de São José do Cedro para avaliação médica.
A Polícia Militar emitiu 62 notificações de transito durante os três dias do Motocão no centro da cidade. A informação foi divulgada ontem à tarde pelo décimo primeiro batalhão. Segundo a PM, foram empregados mais de 50 policiais para realizar a segurança do local e preservar a ordem pública. Na sexta-feira a Polícia Militar priorizou a orientação dos motociclistas e participantes do evento, a fim de cientificar a todos sobre as normativas que seriam exigidas na área de realização do Motocão. Já no sábado e no domingo a fiscalização foi feita normalmente pelos policiais militares com a aplicação de 62 multas e recolhimento de algumas motocicletas ao pátio de apreensões.