-GOVERNADORES PEDEM QUE UNIÃO ADOTE MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS CONTRA A COVID
-FECAM COBRA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA ESTADUAL PARA SOCORRER EMPRESAS
-APOIADORES DE BOLSONARO FAZEM CARREATA EM DEFESA DO PRESIDENTE
-SECRETARIA CONFIRMA FEIRA DO PEIXE E CALENDÁRIO PARA VENDA NAS PROPRIEDADES
-MUNICÍPIO VAI AMPLIAR LIMITES PARA FINANCIAMENTOS DO PROGRAMA JURO ZERO
-COLISÃO ENTRE VEÍCULOS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA SC 386
-INCÊNDIO DESTRÓI TRÊS RESIDÊNCIAS E 15 PESSOAS FICAM DESABRIGADAS NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 66 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Homens armados tentaram novamente sequestrar estudantes no Estado de Kaduna, na Nigéria, durante a madrugada deste domingo. Na quinta-feira, uma escola federal no noroeste do país também foi atacada e 39 alunos seguem desaparecidos. Ataques realizados por gangues armadas se intensificaram em todo o noroeste da Nigéria nos últimos anos. Quatro sequestros de estudantes ocorridos desde dezembro provocaram indignação em todo o país. O governo afirma que tem atuado para impedir os sequestros e identificar os autores.
A justiça da Bolívia determinou quatro meses de prisão preventiva para a ex-presidente da Bolívia JEANINE ÁÑEZ, que foi detida por suspeita de ter conspirado pela renúncia do ex-presidente EVO MORALES em 2019. O Ministério Público havia pedido seis meses. ÁNEZ e o grupo são investigados por um suposto golpe de Estado contra o ex-presidente EVO MORALES em 2019. A acusação do MP, segundo documentos que circulam em redes sociais e identificados pelo jornal local "La Razón", inclui terrorismo, traição e conspiração. A ex-presidente foi detida no sábado e permanece presa em um quartel da polícia.
O ex-presidente peruano MARTÍN VIZCARRA reagiu com surpresa neste sábado ao pedido de 18 meses de prisão preventiva apresentada por um promotor no âmbito das investigações por suposta corrupção enquanto ele era governador da região sul do país, em 2014. O pedido de prisão preventiva foi apresentado a um juiz pelo procurador GERMÁN SUÁREZ, por considerar que existe o risco de fuga de VIZCARRA. O ex-presidente vem sendo investigado desde o ano passado. O Judiciário anunciou no que a audiência para avaliar o pedido e decidir o destino de VIZCARRA será realizada no dia 17 de março.
Em meio à pressão para a sua substituição, o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, disse neste domingo, por meio de sua assessoria de imprensa, que segue à frente da pasta e que o presidente da República, JAIR BOLSONARO, não pediu que entregue o cargo. No comunicado, a pasta acrescenta "que Pazuello se encontra em perfeito estado de saúde e não há nenhum pedido de demissão do ministro ao presidente da República". O ministério confirmou ainda que o ministro participa de uma entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira. Ele deve anunciar a conclusão do processo de compra das vacinas da Pfizer e da Janssen.
O Fórum Nacional de Governadores enviou neste domingo uma carta ao Ministério da Saúde solicitando que o governo federal adote medidas restritivas em âmbito nacional diante do agravamento da pandemia de Covid-19 no país. Os governadores pedem, por exemplo, a implementação de medidas relacionadas ao funcionamento de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias do país, com exceção das que possam afetar o transporte de carga e os serviços considerados essenciais. O objetivo é conter o avanço do contágio da doença no Brasil. O país registrou mil 111 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou neste domingo 278 mil 327 óbitos.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste domingo, a substituição da prisão do deputado DANIEL SILVEIRA por prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica. Em 16 de fevereiro, SILVEIRA foi preso em flagrante por crime inafiançável após divulgar em rede social vídeo no qual defende o AI-5 e a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional. MORAES tomou a decisão ao rejeitar pedido de concessão de liberdade provisória. Ele autorizou o deputado a participar remotamente, a partir da própria residência, das sessões da Câmara dos Deputados e determinou a expedição de relatório semanal pela central de monitoramento eletrônico.
Apoiadores do governo do presidente JAIR BOLSONARO fizeram carreatas contra o lockdown e restrições motivadas pela pandemia de Covid-19 em cidades de Santa Catarina. Houve manifestações neste domingo em cidades como Florianópolis, Joinville, Chapecó e Balneário Camboriú. Em alguns municípios manifestantes também se reuniram em frente a batalhões do Exército para pedir intervenção militar. Os motoristas circularam pelas cidades com buzinas e bandeiras do Brasil. Eles protestavam contra medidas como o lockdown parcial, com fechamento de atividades não essenciais, que ocorreu nos últimos três fins de semana em Santa Catarina. Os manifestantes também defenderam ações do governo BOLSONARO. Carreatas e protestos contra medidas mais restritivas no combate à pandemia de Covid-19 também foram registradas em outras cidades do país.
Santa Catarina tem 424 pessoas na fila de espera por leitos de UTI para tratamentos de casos como Covid-19. Os números são do governo do Estado, atualizados até a tarde deste domingo. O Estado tem ainda outras 81 pessoas que aguardam por internação em vagas de enfermaria. Com isso, há 505 pessoas que esperam por um leito hospitalar em Santa Catarina. Nas últimas 24 horas, o estado teve mais 80 mortes por coronavírus. Com isso, o acumulado desde o início da pandemia já chega a oito mil 695 óbitos.
O Estado teve ainda mais dois mil 401 casos confirmados de Covid-19, o que elevou o total de diagnósticos positivos desde o início da pandemia no Estado a 730 mil 968.
A Federação Catarinense dos Municípios, por meio da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico, cobrou a implantação de um programa estadual de apoio a empresas atingidas pela pandemia, que denomina Supera. O presidente da nova câmara, MARCELO FETT, sugere criar três fundos para viabilizar a ajuda: Fundo Estadual de Aval, Fundo Estadual de Equalização de Taxa de Juros eFundo Emergencial do Microempreendedor Individual. A Fecam é mais uma instituição que passa a defender um programa de ajuda empresarial no estado. Também já sugeriram medidas ou se manifestaram favorável a um programa o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, parlamentares da Assembleia Legislativa, a Associação de Micro e Pequenas Empresas da Região de Florianópolis e a Federação das Indústrias do Estado.
Os vereadores de Guaraciaba aprovaram, na última semana, o projeto de lei que transforma o posto de Saúde da Linha Sede Flores em uma sala de aula. A proposta é de autoria do Poder Executivo e foi analisado pelas comissões antes de ser aprovado em plenário. O projeto foi aprovado por unanimidade. A ideia de utilização do espaço desativado ocorreu porque a Escola Estadual Nereu de Oliveira Ramos não possui mais espaço físico para o atendimento de todos os alunos que frequentam a unidade escolar. A nova sala fica em frente a atual escola e será destinada para o ensino fundamental ou infantil do município.
A secretaria de Agricultura e a associação dos piscicultores definiu o roteiro para a venda de peixes durante a quaresma no município. O calendário fixa as datas indicadas para a comercialização nas propriedades rurais a fim de evitar aglomeração e valorizar os produtores envolvidos. No dia 19 e 20 de março, a venda ocorre na propriedade de PAULO SCHMITZ, na Linha Santa Catarina. No dia 27 de março, a venda está programada para a propriedade de EGON BAUERMANN na Linha Barra do Guamirim. Na área de VALMIR MELLA, na Linha Jacutinga Veado, a comercialização do pescado vai acontecer nos dias 31 de março e primeiro de abril. Na área de JAIRO IZÉ JUNIOR, que fica no bairro São Gotardo, a venda de peixes vai ocorrer todos os dias até a Sexta-feira Santa.
A associação dos piscicultores e a secretaria de Agricultura também definiram a realização da feira do peixe no espaço da feira livre municipal. Ficou acertado que a comercialização de peixes no centro da cidade vai acontecer na quarta-feira, dia 31 de março e na quinta-feira, dia primeiro de abril. Neste ano, quatro produtores, JAIRO IZÉ JUNIOR, ADILSON MOSS, MIGUEL LAUERMANN e AGOSTINHO LAUERMANN vão vender peixes vivos e congelados na feira livre. Na semana passada, o presidente da associação dos piscicultores disse que o filé de tilápia deve ser o produto mais procurado para a semana santa deste ano.
Um grupo de apoiadores do presidente JAIR BOLSONARO promoveu uma carreata neste domingo pelas ruas da cidade. De acordo com um dos coordenadores do manifesto, VITÓRIO BOLFE, cerca de 500 veículos participaram do ato. O grupo se reuniu na praça e depois saiu em carreata pelas rua do centro. Os manifestantes pararam em frente ao quartel do décimo quarto RCMEC e entoaram o hino nacional. O objetivo da mobilização foi defender o presidente BOLSONARO e protestar contra as medidas restritivas impostas pelos governadores. BOLFE citou que outras pautas da carreta foram a liberdade de expressão, a defesa das famílias, o respeito a constituição, o direito de ir e vir e pela abertura de todos os segmentos da economia. As fotos e vídeos da carreata estão no portal da Peperi na internet.
A região extremo-oeste permanece em bandeira vermelha no mapa de classificação de risco divulgado sábado pela secretaria estadual de saúde. Pela terceira semana consecutiva, todas as 16 regiões estão em situação gravíssima para a Covid-19. A classificação de risco leva em conta um série de indicadores, como por exemplo, o número de casos, a taxa de ocupação dos leitos de UTI e a transmissibilidade do vírus. A secretaria estadual de saúde divulga um novo mapa de risco todos os sábados pela manhã. O extremo-oeste está em bandeira vermelha desde o final de janeiro.
O município de São Miguel do Oeste começa a semana com 207 pessoas com o vírus ativo. A maioria delas está em isolamento domiciliar de 10 dias. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde de ontem pela vigilância epidemiológica, seis pessoas foram diagnósticos com coronavírus neste final de semana, quatro no sábado e dois ontem. Também neste final de semana, 29 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, três mil 685 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais três mil 451 já se recuperaram. Até sábado, São Miguel do Oeste imunizou três mil 456 pessoas contra a Covid-19.
O município aguarda o envio de novas vacinas da secretaria estadual de saúde para retomar a campanha de imunização contra a Covid. A informação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. Ela disse que, por enquanto, não há nenhuma informação sobre o envio de um novo lote dos imunizantes. A secretária comentou que até agora, foram vacinados cerca de três mil e 500 pessoas com idade acima de 78 anos e profissionais do setor da saúde. Sobre a aquisição de vacinas por parte da prefeitura, GENI disse que o município está preparado para comprar o imunizante. Ela disse que isso só vai ocorrer se o Ministério de Saúde descumprir o plano nacional de imunização. A carta de intenção para compra das vacinas por parte da prefeitura de São Miguel do Oeste já foi encaminhada para a Fecam que está tratando o assunto com a empresa que fornece o produto.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou sete mortes em decorrência de complicações da Covid-19 neste final de semana. Foram seis óbitos no sábado e um neste domingo. Os pacientes são de Guatambu, Itapiranga, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Cunha Porã, Quilombo e Saudades. Também foram registradas cinco altas hospitalares de pacientes de Anchieta, Chapecó, Palma Sola, Saudades e Bandeirante. A ocupação, no final da tarde de ontem, permanecia em cem por cento na UTI com 25 pacientes confirmados. Na enfermaria, são 14 pessoas internadas. 11 pacientes aguardam transferência para leitos de UTI. Desses, nove estão no Pronto Socorro e dois estão na enfermaria.
O grupo criado pela prefeitura para discutir a adoção do tratamento precoce contra a Covid-19 em São Miguel do Oeste já realizou os primeiros encontros. A informação é do coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. De acordo com ele, a comissão é formada por médicos que prescrevem ivermectina ou hidroxicloroquina e por outros que não adotam o chamado tratamento precoce. PIACENTINI disse que já foram realizados encontros presenciais e remotos e o grupo vai emitir um parecer em momento oportuno. Ele lembrou que a prescrição é um ato privativo do médico e é assim que deve continuar no município.
O município está concluindo o processo de ativação do conselho municipal de cultura. De acordo com o secretário, ELIAS ARAUJO, foram realizados vários encontros com os diferente segmentos da cultura para a composição do conselho. Além disso, o município deve lançar um edital de chamamento público para setores da cultura que não estão organizados em associações e entidades para que eles indiquem um representante para o conselho. ELIAS lembrou que a lei que criou o conselho municipal de cultura é de 2013 e que agora a secretaria está encaminhando os últimos detalhes para a ativação do órgão. O decreto de regulamentação foi assinado pelo prefeito WILSON TREVISAN.
A posse dos conselheiros municipais de Cultura deve ocorrer até o dia 30 de março. A projeção é do secretário ELIAS ARAUJO. Ele explicou que o conselho será paritário, com cinco membros do poder público e mais sete representantes da sociedade civil, como por exemplo, os indicados pelos músicos, etnias, corais e artesãos da cidade. O secretário disse que o conselho terá o papel de discutir políticas públicas culturais na cidade. A ideia, segundo ELIAS, é fazer esse debate para a definição de ações à médio e longo prazo para fortalecer o setor cultural do município. Ele comentou que o conselho pode levar a cultura para um outro patamar e contribuir para um planejamento para os próximos 10 ou 15 anos.
A principal ferramenta a ser usada pela secretaria de cultura com a criação do conselho de cultura será a sensatez. A observação é do secretário ELIAS ARAÚJO. Ele disse que pretender dar voz e seguir as deliberações que o órgão tomar. ELIAS comentou que é preciso valorizar o conselho e definir ações que podem ser cumpridas pelo município.
O programa Juro Zero facilitou ao acesso a um milhão e 300 mil reais em financiamentos para empresários e agricultores do município nos últimos anos. A informação é da secretária de desenvolvimento econômico, JUSSARA DALVIT. De acordo com ela, 292 pessoas foram beneficiadas com o programa até agora. Os empreendedores urbanos e rurais acessam os recursos em uma instituição bancária credenciada pela prefeitura e o município paga o juro do financiamento. JUSSARA explicou que a nova etapa do programa já está definida e o orçamento para este ano foi ampliado de três para quatro milhões de reais em valor financiado pelas empresas.
O projeto de lei com as novas regras e limites do programa Juro Zero deve ser encaminhado para a câmara de vereadores nos próximos dias. Além do aumento do orçamento do programa, o projeto também estabelece novos limites de financiamento para os interessados. De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico, JUSSARA DALVIT, o valor para os microempreendedores individuais vai passar de três para cinco mil reais. Os micro empresários, que até então poderiam acessar financiamentos de até cinco mil, agora poderão contratar empréstimos no valor máximo de 10 mil reais. Para os agricultores, o limite passa de 10 para 12 mil reais. JUSSARA disse que o programa foi melhorado e vai continuar auxiliando os empreendedores do município.
O conselho de desenvolvimento econômico vai analisar no dia 25 deste mês os pedidos de incentivo econômico para a formação profissional na área de mecatrônica. Na última semana, a prefeitura lançou o edital para cobrir 50 por cento do curso técnico de mecatrônica para 15 trabalhadores do município. As empresas poderão requisitar oincentivo econômico até o dia 23 de março de forma presencial, na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, que fica no Centro Administrativo, ou enviando a documentação em formato digital o email [email protected]. Cada empresa terá direito a uma vaga apenas. Os pedidos dos interessados serão analisados na reunião do conselho de desenvolvimento marcada para o dia 25.
A Polícia Militar flagrou duas festas clandestinas neste final de semana na região. A primeira foi na madrugada de ontem em Guaraciaba. A aglomeração estava ocorrendo às margens da Br 163. Quando a Polícia Militar chegou no local, várias pessoas saíram correndo em direção ao matagal, mas foram localizadas e identificadas. Cerca de 20 pessoas que estavam na festa vão responder judicialmente pelo fato. Por volta das três horas da tarde de ontem, uma guarnição da PM flagrou outra festa clandestina em Descanso. Os policiais flagraram cerca de 30 pessoas aglomeradas, com som alto e sem máscara na estrada geral de acesso à Linha Parda , nas proximidades da ponte do rio Parda. Foi confeccionado o boletim de ocorrência e os envolvidos deverão pagar a multa pelo descumprimento das regras sanitárias para evitar a propagação do coronavírus.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente neste sábado na SC 386. A colisão aconteceu por volta das sete horas da noite e envolveu um Pálio, emplacado em Iporã do Oeste, e um Celta de Mondaí. Dois ocupantes do Pálio ficaram feridos. Um homem de 29 anos apresentava grande hemorragia na cabeça, suspeita de fratura no nariz e escoriações no braço. Uma mulher de 25 anos sofreu escoriações nas pernas e relatava dores na coluna cervical. Os dois foram atendidos e levados ao Hospital. Já o condutor do Celta, um homem de 20 anos, recusou atendimento e permaneceu no local.
Um motociclista sofreu ferimentos em um acidente neste domingo no interior do município de Paraíso. De acordo com o Corpo de bombeiros, o condutor da moto perdeu o controle da direção e sofreu uma queda dentro de uma fazenda na linha Limeira. O homem, de 32 anos, sofreu fratura na perna e escoriações generalizadas. Eles recebeu os primeiros socorros no local e levado ao Hospital Regional Teresinha Gaio Basso.
Cinco casas foram atingidas em um incêndio neste sábado em Belmonte. O bombeiros foram chamados, por volta das sete horas da noite, para o atendimento da ocorrência. Inicialmente, a equipe focou o trabalho na proteção de duas edificações que já estavam em chamas. Outras três já haviam sido consumidas completamente. Os bombeiros impediram que as outras duas tiveram prejuízos ainda maiores. Não houve registro de vítimas, apenas danos materiais. No entanto, cerca de 15 pessoas ficaram desabrigadas. A prefeitura informou que providenciou um lugar para elas ficarem e que vai promover uma campanha de arrecadação de donativos aos atingidos.