-GOVERNADORES PEDEM QUE UNIÃO ADOTE MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS CONTRA A COVID
-FECAM COBRA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA ESTADUAL PARA SOCORRER EMPRESAS
-SÃO JOÃO DO OESTE TEM META DE REDUZIR SERVIÇO TERCEIRIZADO
-TUNÁPOLIS TEM NOVO PROGRAMA PARA SERVIÇOS DE MÁQUINAS
-DISTRIBUIÇÃO DE CALCÁRIO TEM ALTERAÇÃO PARA ENTREGA NAS PROPRIEDADES
-COLISÃO ENTRE CARROS DEIXA DOIS FERIDOS NA SC-386
-POLÍCIA REGISTRA FIM DE SEMANA COM POUCAS OCORRÊNCIAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 36 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 66 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Homens armados tentaram novamente sequestrar estudantes no Estado de Kaduna, na Nigéria, durante a madrugada deste domingo. Na quinta-feira, uma escola federal no noroeste do país também foi atacada e 39 alunos seguem desaparecidos. Ataques realizados por gangues armadas se intensificaram em todo o noroeste da Nigéria nos últimos anos. Quatro sequestros de estudantes ocorridos desde dezembro provocaram indignação em todo o país. O governo afirma que tem atuado para impedir os sequestros e identificar os autores.
A justiça da Bolívia determinou quatro meses de prisão preventiva para a ex-presidente da Bolívia JEANINE ÁÑEZ, que foi detida por suspeita de ter conspirado pela renúncia do ex-presidente EVO MORALES em 2019. O Ministério Público havia pedido seis meses. ÁNEZ e o grupo são investigados por um suposto golpe de Estado contra o ex-presidente EVO MORALES em 2019. A acusação do MP, segundo documentos que circulam em redes sociais e identificados pelo jornal local "La Razón", inclui terrorismo, traição e conspiração. A ex-presidente foi detida no sábado e permanece presa em um quartel da polícia.
O ex-presidente peruano MARTÍN VIZCARRA reagiu com surpresa neste sábado ao pedido de 18 meses de prisão preventiva apresentada por um promotor no âmbito das investigações por suposta corrupção enquanto ele era governador da região sul do país, em 2014. O pedido de prisão preventiva foi apresentado a um juiz pelo procurador GERMÁN SUÁREZ, por considerar que existe o risco de fuga de VIZCARRA. O ex-presidente vem sendo investigado desde o ano passado. O Judiciário anunciou no que a audiência para avaliar o pedido e decidir o destino de VIZCARRA será realizada no dia 17 de março.
Em meio à pressão para a sua substituição, o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, disse neste domingo, por meio de sua assessoria de imprensa, que segue à frente da pasta e que o presidente da República, JAIR BOLSONARO, não pediu que entregue o cargo. No comunicado, a pasta acrescenta "que Pazuello se encontra em perfeito estado de saúde e não há nenhum pedido de demissão do ministro ao presidente da República". O ministério confirmou ainda que o ministro participa de uma entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira. Ele deve anunciar a conclusão do processo de compra das vacinas da Pfizer e da Janssen.
O Fórum Nacional de Governadores enviou neste domingo uma carta ao Ministério da Saúde solicitando que o governo federal adote medidas restritivas em âmbito nacional diante do agravamento da pandemia de Covid-19 no país. Os governadores pedem, por exemplo, a implementação de medidas relacionadas ao funcionamento de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias do país, com exceção das que possam afetar o transporte de carga e os serviços considerados essenciais. O objetivo é conter o avanço do contágio da doença no Brasil. O país registrou mil 111 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou neste domingo 278 mil 327 óbitos.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste domingo, a substituição da prisão do deputado DANIEL SILVEIRA por prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica. Em 16 de fevereiro, SILVEIRA foi preso em flagrante por crime inafiançável após divulgar em rede social vídeo no qual defende o AI-5 e a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional. MORAES tomou a decisão ao rejeitar pedido de concessão de liberdade provisória. Ele autorizou o deputado a participar remotamente, a partir da própria residência, das sessões da Câmara dos Deputados e determinou a expedição de relatório semanal pela central de monitoramento eletrônico.
Apoiadores do governo do presidente JAIR BOLSONARO fizeram carreatas contra o lockdown e restrições motivadas pela pandemia de Covid-19 em cidades de Santa Catarina. Houve manifestações neste domingo em cidades como Florianópolis, Joinville, Chapecó e Balneário Camboriú. Em alguns municípios manifestantes também se reuniram em frente a batalhões do Exército para pedir intervenção militar. Os motoristas circularam pelas cidades com buzinas e bandeiras do Brasil. Eles protestavam contra medidas como o lockdown parcial, com fechamento de atividades não essenciais, que ocorreu nos últimos três fins de semana em Santa Catarina. Os manifestantes também defenderam ações do governo BOLSONARO. Carreatas e protestos contra medidas mais restritivas no combate à pandemia de Covid-19 também foram registradas em outras cidades do país.
Santa Catarina tem 424 pessoas na fila de espera por leitos de UTI para tratamentos de casos como Covid-19. Os números são do governo do Estado, atualizados até a tarde deste domingo. O Estado tem ainda outras 81 pessoas que aguardam por internação em vagas de enfermaria. Com isso, há 505 pessoas que esperam por um leito hospitalar em Santa Catarina. Nas últimas 24 horas, o estado teve mais 80 mortes por coronavírus. Com isso, o acumulado desde o início da pandemia já chega a oito mil 695 óbitos. O Estado teve ainda mais dois mil 401 casos confirmados de Covid-19, o que elevou o total de diagnósticos positivos desde o início da pandemia no Estado a 730 mil 968.
A Federação Catarinense dos Municípios, por meio da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico, cobrou a implantação de um programa estadual de apoio a empresas atingidas pela pandemia, que denomina Supera. O presidente da nova câmara, MARCELO FETT, sugere criar três fundos para viabilizar a ajuda: Fundo Estadual de Aval, Fundo Estadual de Equalização de Taxa de Juros eFundo Emergencial do Microempreendedor Individual. A Fecam é mais uma instituição que passa a defender um programa de ajuda empresarial no estado. Também já sugeriram medidas ou se manifestaram favorável a um programa o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, parlamentares da Assembleia Legislativa, a Associação de Micro e Pequenas Empresas da Região de Florianópolis e a Federação das Indústrias do Estado.
Apoiadores de Bolsonaro fazem carreata em SMOeste. Centenas de apoiadores do presidente JAIR BOLSONARO realizam carreata pelas principais ruas de São Miguel do Oeste neste domingo, com cobranças aos governadores que têm determinado medidas mais duras de isolamento social em meio ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 no país. A saída ocorreu da Praça Walnir Bottaro Daniel. De acordo com o organizador da carreata, VICTÓRIO BOLFE, as pautas são: liberdade de expressão, pelas famílias, respeito à constituição, direito de ir e vir e pela abertura de todos os segmentos da economia. Durante a carreata, foi realizado “buzinaço” ao som do Hino Nacional Brasileiro e gritos de ordem. A Polícia Militar realizou o acompanhamento da ação. De acordo com os organizadores, participaram do evento mais de 500 veículos. Houve uma parada em frente ao 14ºRCMec, onde os manifestantes gritaram palavras de ordem e cantaram o hino nacional.
Psicólogo orienta sobre saúde mental na pandemia. O cenário da pandemia, que devido à necessidade de isolamento, gera outros problemas, como medo, insegurança e até violência entre pessoas que convivem juntas por muito tempo, influencia na saúde mental. De acordo com o psicólogo ABEL PETTER, auxiliar médico legal do IML, o instituto de perícias do estado de SC, pesquisas e artigos comprovam essa correlação de fatores negativos, em virtude do sentimento de inutilidade, de isolamento e até mesmo medo de contrair o vírus ou de perder algum familiar. Todas essas questões geram outros problemas, como transtornos de ansiedade e até depressão. PETTER analisa que a pandemia vai deixar traços na sociedade, porém é possível adotar atitudes que ajudem a amenizar a situação e evitar maiores consequências. Cita como exemplo evitar assistir notícias ruins ou consumir bebidas alcoólicas, cuidar da alimentação, praticar atividade física e desenvolver o hábito da leitura.
Conforme ABEL PETTER, se a pessoa não estiver se sentindo bem e tiver condições, é importante buscar orientação com profissional em saúde mental, como psicólogo ou psiquiatra. Nas últimas semanas, o número de acidentes fatais na região tem chamado atenção dentro de um cenário de pandemia, no qual as rodovias estão menos congestionadas. Apesar de haver suspeitas de que alguns destes acidentes tenham sido causados por tentativa de suicídio, especialmente envolvendo jovens, PETTER frisa que não há evidências que comprovem isso. O auxiliar médico do IML reitera que está à disposição para maiores esclarecimentos e oferece conteúdo relacionado à saúde mental nas redes sociais.
A Facisc, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina realizou na tarde de sexta-feira, reunião com o senador JORGINHO MELLO sobre a construção da ponte entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na divisa entre os municípios de Barra do Guarita e Itapiranga. O prefeito de Barra de Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISOTT, coordenador do Movimento Pró Ponte disse que um desejo unânime que esta obra se realize por isso tem tanto apelo popular. O prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, completou dizendo que quando a bandeira transcende os limites e se torna uma bandeira regional, faz com que ganhe força e possa se tornar realidade. Já o vice-presidente Regional Extremo Oeste da Facisc, MAIKEL FREY, explicou que os investimentos em infraestrutura são os gargalos da região Extremo Oeste.
Também destacou que nunca teve uma união tão forte de todos os segmentos da sociedade em prol de uma solução para a região. Segundo MAIKEL FREY, o envolvimento dos dois estados é primordial para que isso aconteça. O presidente da Facisc, SÉRGIO RODRIGUES ALVES, falou que há uma necessidade muito grande em atender às necessidades do povo de Santa Catarina independente das regiões, mas esta em especial precisa ser resolvida em benefício à região Extremo Oeste. A região que abrange cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina representa um PIB de cerca de 10 bilhões de reais, tem 18 mil empresas, e mais de 68 mil empregos. O senador JORGINHO MELLO explicou que infraestrutura é um gargalo de todo o Estado. Disse que a malha viária em Santa Catarina é um grande problema. Ele falou que será parceiro deste projeto e que para aconteça é preciso que seja feita a federalização.
Tunápolis realiza ajustes no atendimento de serviços de máquinas com reforço de empresas terceirizadas no atendimento da demanda. Os pedidos serão atendidos em diferentes áreas com subsídios da prefeitura nos serviços contratados pelos produtores rurais. O secretário de Transportes e Obras ADRIANO GASSEN, chama atenção que será possível atender os pedidos com maior agilidade com o serviço terceirizado. Os subsídios concedidos pela prefeitura serão de acordo com o trabalho realizado. Conforme o secretário, as empresas terceirizadas serão credenciadas para atender as demandas da população em diferentes serviços com máquinas nas propriedades
No patrolamento, a primeira etapa já está sendo concluída. Nova fase terá prioridade para as estradas gerais incluindo a compactação para maior durabilidade. O secretário ADRIANO GASSEN destaca a necessidade de comprar novas máquinas, em especial um rolo compactador, considerado essencial para acabamento nas estradas e durabilidade dos serviços realizados. Também foi solicitado uma retroescavadeira está entre as prioridades da equipe de Transportes e Obras e da administração. O município lançou recentemente o Programa Mais Serviços destinado para empresas particulares. ADRIANO GASSEN informa que serão atendidos pedidos para limpeza e abertura de açudes, construção de cisternas, questões de reserva de água e serviços em lavouras.
São João do Oeste investe em obras para reduzir a dificuldade enfrentada por motoristas no acesso da SC 163 em direção a Tunápolis. A falta de chuva dificulta patrolamento de estradas e os esforços estão direcionados para a limpeza das margens da estrada geral de Beato Roque até a divisa com Tunápolis na comunidade de São Pedro. Meta é realizar patrolamento e colocação de cascalho na próxima semana seguindo um cronograma de atividades estabelecido por comunidade. Segundo o secretário de Transportes e Obras, AFONSO HAMMERSCHMITT, São João do Oeste precisa ter estradas em melhores condições de trânsito. Outra equipe realiza cascalhamento de acessos, serviço que é possível ser feito durante o período de pouca chuva. No momento o trabalho de melhoria de acesso ocorre com maior intensidade em Beato Roque, Cristo Rei e Medianeira.
Secretaria de Transportes e Obras recebe em média de 30 a 40 pedidos de serviço por semana. Acumulo de solicitação no momento chega a quase 70. O secretário de Transportes e Obras, AFONSO HAMMERSCHMITT destaca a preocupação em atender a todos da mesma forma. Ele chama atenção para os munícipes ficarem atentos no patrolamento que é feito e aproveitar as máquinas para serviços de acesso. O secretário cita ainda que a solicitação para serviços deve ser feita na garagem do município, em horário de expedientes da prefeitura. HAMMERSCHMITT considera importante a contribuição dos moradores para reduzir custos com o deslocamento de máquinas.
São João do Oeste prioriza compra de máquinas redução de serviços terceirizados para manutenção de estradas e acessos a propriedades. Prefeitura está empenhada na compra de um rolo compactador e giratória que vai permitir reduzir o serviço terceirizado. O secretário de Transportes e Obras, AFONSO HAMMERSCHMITT afirma que é preciso pensar no futuro e não apenas por quatro anos da administração. A falta de renovação da frota, deixou o município com maioria das máquinas com mais de 10 anos de uso. O secretário lembra que as máquinas são adquiridas por emendas parlamentares e também com investimento do município. HAMMERSCHMITT aponta a necessidade de capacitação dos operadores devido a evolução na tecnologia utilizada nas máquinas pesadas que exigem cuidados dos operadores.
A parte operacional do Programa de Calcáriodo governo estadual inicia nesta semana e com novidade aos produtores rurais de Itapiranga. Os detalhes já foram definidos pela Secretaria de Estado da Agricultura com o valor de 83 reais por tonelada, para pagamento em 2022. As autorizações para retirada do produto serão liberadas a partir desta quarta-feira. Em Itapiranga a parceria foi renovada entre Cooperativa A1, Prefeitura e a Epagri. Meta é repetir o sucesso de anos anteriores contribuindo para maior produtividade nas lavouras. O extensionista da Epagri, agrônomo MARCELO ROHDEN lembra que a rotina é a mesma, sendo necessário a análise de solo para solicitação na Epagri e assinatura de contrato na Cooper A1. Este ano a prefeitura não fará a entrega com caminhões do município. O produtor rural contrata o frete do depósito até a propriedade e vai receber subsídio de 25 reais por tonelada, valor que praticamente cobre as despesas do frete.
Neste sistema o município mantem as caçambas em outros serviços, porém vai disponibilizar uma carregadeira no depósito de calcário para contribuir com a distribuição de forma mais ágil. O engenheiro agrônomo da Epagri avalia que tem disponibilidade de serviços terceirizados para realizar o transporte do calcários do depósito até as propriedades agrícolas. O extensionista chama atenção para a necessidade de muito critério no planejamento do próximo ciclo produtivo, com analise do solo, correção com o calcário e adubação correta. Segundo MARCELO ROHDEN, os agricultores sabem da importância da correção do solo para maior aproveitamento da adubação e safra de maior produtividade. Itapiranga é um dos municípios de referência pela grande quantidade de calcário entregue a cada ano.
2021 deve ser um ano de chuvas irregulares o que vai afetar a produtividade nas lavouras. MARCELO ROHDEN também chama atenção para cuidados com o ataque de pragas. Este ano a infestação de Cigarrinha do milho afetou de maneira significativa a produção, principalmente no plantio do tarde. O agrônomo lembra que a estiagem castigou a primeira safra e o ataque de pragas comprometeu a produção da safrinha. ROHDEN diz que a recomendação é buscar assistência especializada para escolha de híbridos mais resistentes ao ataque da cigarrinha. Problemas com pragas é agravado com a a repetição de cultura na mesma área. De acordo com o agrônomo repetir a cada ano safra e safrinha de milho na mesma lavoura pode comprometer o rendimento e criar dificuldades devido ao investimento alto que é feito para o plantio.
Município vai pagar o transporte do calcário até as propriedades rurais e ainda vai manter caminhões caçambas disponíveis para outros trabalhos como manutenção de estradas. O secretário da Agricultura, EUSEBIO TAVARES, destaca que um caminhão caçamba transporta em média 15 toneladas com valor total pago pelo município de mais de 370 reais por carga. O produtor rural precisa apresentar o contrato com a cooperativa para comprovar o volume de calcário solicitado, além dos demais comprovantes para receber o subsídio de 25 reais por tonelada. TAVARES avalia que o município vai manter a gratuidade do transporte de calcários aos produtores e ainda mantém as máquinas disponíveis para os serviços das secretarias de Transporte e Obras e também da Agricultura. Desta forma será mais prático atender as demandas de serviços em diferentes setores.
Secretaria da Agricultura de Itapiranga vai investir 120 mil reais no transporte de Calcário. Programa foi amplamente discutido com os vereadores e aprovado por unanimidade em sessão do legislativo. O secretário da Agricultura, EUSEBIO TAVARES projeta manter o volume de calcário de 2020, com aproximadamente quatro mil toneladas. Meta é contemplar próximo de 200 produtores. Ele lembra que a cota máxima é de 30 toneladas por produtor. Tavares chama atenção o sucesso da parceria entre Epagri, Cooper A1 e Prefeitura de Itapiranga. No preço normal de mercado o calcário é comercializado acima de 200 reais a tonelada. Já no programa Mais Calcário, o produtor paga apenas 83 reais a tonelada.
Colisão entre carros deixa dois feridos na SC-386. O acidente entre um Palio de Iporã do Oeste, e um Celta de Mondaí, deixou dois feridos por volta das 19 horas e 15 minutos de sábado, na SC-386, próximo à comunidade de São Lourenço, em Iporã do Oeste. O Corpo de Bombeiros atendeu as vítimas. No Palio havia três pessoas, das quais um homem de 29 anos apresentava grande hemorragia na região frontal do crânio, suspeita de fratura no nariz, hematoma no olho e escoriações no braço esquerdo. Ele foi conduzido ao hospital. Uma mulher de 25 anos, apresentava escoriações nas pernas e relatava dores na coluna cervical, além de ter hematoma na cabeça. O terceiro ocupante do Palio, um menino de quatro anos, não apresentava ferimentos. Já o condutor do Celta, um homem de 20 anos, recusou atendimento e permaneceu no local.
Polícia encerra festa clandestina contendo mais de 20 pessoas. A Polícia Militar de Guaraciaba deslocou-se até a Linha Guataparema, no interior do município, para averiguar uma suposta festa que estaria ocorrendo na noite de sábado. Segundo a PM, através de denúncia foi confirmado que havia mais de 20 pessoas entre 18 e 30 anos numa propriedade, realizando festa clandestina. De acordo com a guarnição, os envolvidos seriam de Guaraciaba e de outros municípios. A Polícia Militar identificou todos os envolvidos, sendo confeccionado Termo Circunstanciado para cada um, multados, além do compromisso de comparecerem em audiência no Fórum por cometerem o crime de infringir determinação do poder público de conter o coronavírus. Conforme o decreto em vigor no município, a multa por descumprimento das regras pode chegar a três mil 360 reais.
O fim de semana foi mais tranquilo para as forças de segurança em Itapiranga e órgãos que fiscalizam o cumprimento dos decretos de prevenção a Covid-19. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros tiveram redução de ocorrências em comparação ao fim de semana anterior. Nenhuma situação de gravidade foi constada, apenas pequenas aglomerações que foram resolvidas com diálogo. A Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste realizou blitz ontem no interior de Itapiranga. Conforme o comandante, capitão EVERTON RONCAGLIO, foi trabalho de rotina e sem a constatação de irregularidade nas abordagens feitas neste domingo.