ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 15/03/21

Homens armados tentaram novamente sequestrar estudantes no Estado de Kaduna, na Nigéria, durante a madrugada deste domingo. Na quinta-feira, uma escola federal no noroeste do país também foi atacada e 39 alunos seguem desaparecidos. Ataques realizados por gangues armadas se intensificaram em todo o noroeste da Nigéria nos últimos anos. Quatro sequestros de estudantes ocorridos desde dezembro provocaram indignação em todo o país. O governo afirma que tem atuado para impedir os sequestros e identificar os autores.

A justiça da Bolívia determinou quatro meses de prisão preventiva para a ex-presidente da Bolívia JEANINE ÁÑEZ, que foi detida por suspeita de ter conspirado pela renúncia do ex-presidente EVO MORALES em 2019. O Ministério Público havia pedido seis meses. ÁNEZ e o grupo são investigados por um suposto golpe de Estado contra o ex-presidente EVO MORALES em 2019. A acusação do MP, segundo documentos que circulam em redes sociais e identificados pelo jornal local "La Razón", inclui terrorismo, traição e conspiração. A ex-presidente foi detida no sábado e permanece presa em um quartel da polícia.

O ex-presidente peruano MARTÍN VIZCARRA reagiu com surpresa neste sábado ao pedido de 18 meses de prisão preventiva apresentada por um promotor no âmbito das investigações por suposta corrupção enquanto ele era governador da região sul do país, em 2014. O pedido de prisão preventiva foi apresentado a um juiz pelo procurador GERMÁN SUÁREZ, por considerar que existe o risco de fuga de VIZCARRA. O ex-presidente vem sendo investigado desde o ano passado. O Judiciário anunciou no que a audiência para avaliar o pedido e decidir o destino de VIZCARRA será realizada no dia 17 de março.

Em meio à pressão para a sua substituição, o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, disse neste domingo, por meio de sua assessoria de imprensa, que segue à frente da pasta e que o presidente da República, JAIR BOLSONARO, não pediu que entregue o cargo. No comunicado, a pasta acrescenta "que Pazuello se encontra em perfeito estado de saúde e não há nenhum pedido de demissão do ministro ao presidente da República". O ministério confirmou ainda que o ministro participa de uma entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira. Ele deve anunciar a conclusão do processo de compra das vacinas da Pfizer e da Janssen.

O Fórum Nacional de Governadores enviou neste domingo uma carta ao Ministério da Saúde solicitando que o governo federal adote medidas restritivas em âmbito nacional diante do agravamento da pandemia de Covid-19 no país. Os governadores pedem, por exemplo, a implementação de medidas relacionadas ao funcionamento de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias do país, com exceção das que possam afetar o transporte de carga e os serviços considerados essenciais. O objetivo é conter o avanço do contágio da doença no Brasil. O país registrou mil 111 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou neste domingo 278 mil 327 óbitos.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste domingo, a substituição da prisão do deputado DANIEL SILVEIRA por prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica. Em 16 de fevereiro, SILVEIRA foi preso em flagrante por crime inafiançável após divulgar em rede social vídeo no qual defende o AI-5 e a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional. MORAES tomou a decisão ao rejeitar pedido de concessão de liberdade provisória. Ele autorizou o deputado a participar remotamente, a partir da própria residência, das sessões da Câmara dos Deputados e determinou a expedição de relatório semanal pela central de monitoramento eletrônico.

Apoiadores do governo do presidente JAIR BOLSONARO fizeram carreatas contra o lockdown e restrições motivadas pela pandemia de Covid-19 em cidades de Santa Catarina. Houve manifestações neste domingo em cidades como Florianópolis, Joinville, Chapecó e Balneário Camboriú. Em alguns municípios manifestantes também se reuniram em frente a batalhões do Exército para pedir intervenção militar. Os motoristas circularam pelas cidades com buzinas e bandeiras do Brasil. Eles protestavam contra medidas como o lockdown parcial, com fechamento de atividades não essenciais, que ocorreu nos últimos três fins de semana em Santa Catarina. Os manifestantes também defenderam ações do governo BOLSONARO. Carreatas e protestos contra medidas mais restritivas no combate à pandemia de Covid-19 também foram registradas em outras cidades do país.

Santa Catarina tem 424 pessoas na fila de espera por leitos de UTI para tratamentos de casos como Covid-19. Os números são do governo do Estado, atualizados até a tarde deste domingo. O Estado tem ainda outras 81 pessoas que aguardam por internação em vagas de enfermaria. Com isso, há 505 pessoas que esperam por um leito hospitalar em Santa Catarina. Nas últimas 24 horas, o estado teve mais 80 mortes por coronavírus. Com isso, o acumulado desde o início da pandemia já chega a oito mil 695 óbitos. O Estado teve ainda mais dois mil 401 casos confirmados de Covid-19, o que elevou o total de diagnósticos positivos desde o início da pandemia no Estado a 730 mil 968.

A Federação Catarinense dos Municípios, por meio da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico, cobrou a implantação de um programa estadual de apoio a empresas atingidas pela pandemia, que denomina Supera. O presidente da nova câmara, MARCELO FETT, sugere criar três fundos para viabilizar a ajuda: Fundo Estadual de Aval, Fundo Estadual de Equalização de Taxa de Juros eFundo Emergencial do Microempreendedor Individual. A Fecam é mais uma instituição que passa a defender um programa de ajuda empresarial no estado. Também já sugeriram medidas ou se manifestaram favorável a um programa o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, parlamentares da Assembleia Legislativa, a Associação de Micro e Pequenas Empresas da Região de Florianópolis e a Federação das Indústrias do Estado.

Necessidade de isolamento, gera problemas, como medo, insegurança e até violência entre pessoas que convivem juntas por muito tempo. Isso influencia na saúde mental das pessoas. De acordo com o psicólogo ABEL PETTER, auxiliar médico legal do IML, pesquisas e artigos comprovam essa conexão de fatores negativos, devido ao sentimento de inutilidade, de isolamento e até mesmo medo de contrair o vírus ou de perder algum familiar. Todas essas questões geram outros problemas, como transtornos de ansiedade e até depressão. Na observação de PETTER, a pandemia vai deixar traços na sociedade, porém é possível adotar atitudes que ajudem a amenizar a situação e evitar maiores consequências.

Se a pessoa não estiver se sentindo bem e tiver condições, é importante buscar orientação com profissional em saúde mental, como psicólogo ou psiquiatra. Nas últimas semanas, o número de acidentes fatais na região tem chamado atenção dentro de um cenário de pandemia. PETTER disse que as rodovias estão menos congestionadas. Apesar de haver suspeitas de que alguns acidentes tenham sido tentativa de suicídio, especialmente envolvendo jovens, não há evidências que comprovem isso. O auxiliar médico do IML acrescenta que está à disposição para maiores esclarecimentos e oferece conteúdo relacionado à saúde mental nas redes sociais.

Morte por Covid assusta comunidade, mas secretário garante que a população não se intimida com os cuidados. ALCEU NEGRI – responsável pela Saúde de São Bernardino confirmou o primeiro óbito por causa da doença. Garante que a metodologia de trabalho está dando resultados junto à população. Ele disse que está havendo uma grande redução dos casos suspeitos do vírus e mesmo os ativos, que devem somar cinco. O Posto de Saúde da cidade está conseguindo manter regularmente nas prateleiras os insumos que ajudam a prevenir o coronavírus.

O momento é de superação e a maioria da população de São Bernardino está ouvindo os apelos das autoridades para se cuidar. ALCEU NEGRI observou que os moradores do interior, estão se precavendo bastante toda vez que vão para a cidade. Idosos acima de 75 anos praticamente já estão todos vacinados no município. Em torno de 130 pessoas com mais de 90 anos já receberam a segunda dose. Com relação as aulas, o Comitê Gestor da pandemia se reuniu para discutir o assunto. Para NEGRI, apesar de todos os cuidados que estão sendo tomados, voltar as aulas presenciais nesse momento representa um risco.

Campo Erê vive o momento mais crítico na saúde de sua história. Conforme VANTUIR SCHOENNINGER – presidente do Conselho Municipal de Saúde do município, os profissionais de saúde estão se esforçando ao máximo. Sobrecarregados, vendo pacientes precisando de atendimento especializado e não tendo condições de oferecer. Ao mesmo tempo observa muitas pessoas desrespeitando as regras de prevenção ao vírus, sabendo que caso necessitem de leito, provavelmente não haverá disponível. Explica que o Conselho é formado por pessoas da comunidade, para fiscalizar, mas também dar apoio a Secretaria de Saúde.

Profissionais da saúde trabalham os sete dias da semana. Assim como funcionários do hospital, os envolvidos se esforçam para combater a pandemia. VANTUIR SCHOENNINGER explica que o que está no alcance está sendo feito. Novos equipamentos já foram comprados, como um respirador adquirido pela Secretária de Saúde. O hospital abriu leitos específicos para o SUS e firmou parceria com o Saer e Samu para transportar pacientes. Mesmo assim, não há vagas de UTI, e a situação deve permanecer por algum tempo. O presidente do Conselho Municipal de Saúde destaca que todos os cuidados são necessários, e o objetivo é terminar com a pandemia o quanto antes, voltando com a vida normal em segurança.

Volta a aulas presenciais divide opinião de pais. Enquanto alguns estão ansiosos para que seus filhos voltem a receber o ensino na escola, outros têm medo que isso leve o vírus para dentro de suas casas. A opinião do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campo Erê - VANTUIR SCHOENNINGER, é que os dois lados estão certos, e todos devem fazer o correto, cada um conforme sua situação. No momento em que os pais sentirem segurança, mandam seus filhos para a sala de aula, até lá segue o modelo online. Explica que o fundamental é garantir a segurança da família, sempre evitando sair por motivo não necessário, pois o isolamento é a melhor forma de frear a disseminação do vírus.

Aulas presenciais para o ensino médio retornam hoje em Campo Erê. No sistema 50 por cento escola e 50 por cento casa, os alunos voltam as salas de aula. Na Escola Raul Pompeia, a diretora MÁRCIA BUFFON, acha que essa volta, levando em consideração o cenário atual do coronavírus na região, é precipitada. Ela entende que a vontade da maioria dos alunos é retornar para a escola, e também compreende a necessidade da educação presencial que já está parada a um ano. Contudo, revela que tem medo dos reflexos que essa volta pode causar agora. Apesar dessa opinião, a escola abriu as portas na manhã de hoje e já está com o ensino presencial em pleno funcionamento, seguindo todas as determinações impostas pela saúde e regional de educação.

Alunos da Escola Emílio Médici tem apenas aulas online. Mesmo com a determinação do retorno presencial no dia de hoje, a escola alega que não tem condições físicas para atender os alunos nesse momento. O diretor MAURICIO TREVISAN, disse que isso se dá pela reforma que a Médici está fazendo em toda estrutura da escola. O engenheiro responsável pela obra não liberou os espaços para serem ocupados nesse momento. Diante disso, a Escola optou por fazer aulas ao vivo pelo aplicativo Google Meet, onde os alunos podem em tempo real tirar suas dúvidas. A previsão do retorno está marcada para o dia 29, agora de março. Na visão do diretor, esse não é um momento bom para o retorno das aulas presenciais.

Quinta-feira voltam as aulas presenciais para o ensino fundamental. Em Campo Erê, a decisão foi tomada, ainda na semana passada. Hoje voltou o ensino médio, com exceção dos alunos da Escola Médici. Na próxima segunda, dia 22, deve ocorrer o retorno presencial para a educação infantil. A prefeita ROZANE MOREIRA entende que é hora de retornar e se adaptar aos cuidados necessários e exigidos em prevenção ao vírus. Num primeiro momento vai ser avaliado o comportamento dos alunos, porém, a prefeita observou que os municípios que voltaram ao presencial tomando todos os cuidados, não registraram aumento nos casos

Santa Terezinha do Progreso abre parceria para facilitar que produtores façam exame no rebanho bovino. O veterinário do município, DIOGO FRONCHETTI, explica que os testes são para avaliar a presença de brucelose e tuberculose nos animais. Em parceria com o Sebrae, que subsidia parte do exame, o produtor vai pagar somente 18 reais por bovino, e ainda assim pode ser parcelado. Ele explica que não é obrigatório que os agricultores façam, porém é muito importante, pois além de trazer prejuízo ao rebanho, as doenças são zoonoses, o que significa que podem passar do animal para o humano.

Cadastramento de produtores interessados em fazer exame de brucelose e tuberculose em bovinos inicia hoje. Até dia 15 do mês que vem os agricultores podem informar a Secretaria: RG, CPF, Inscrição Estadual, em quantos animais pretende fazer o exame e um telefone para contato. Os nomes serão repassados ao Sebrae, que Junto com a empresa que faz os exames, procura os produtores. DIOGO FRONCHETTI comenta que foi feita licitação para comprar sêmen bovino, que até o final da semana deve estar disponível na Secretaria. O veterinário explica que em Santa Terezinha a prefeitura disponibiliza o sêmen, o nitrogênio para armazenagem, e o produtor paga apenas a mão de obra para que seja feita a inseminação.

Um homem de 28 anos foi detido pela Polícia neste sábado, por agredir a irmã e ameaçar os pais em Renascença. Segundo a Polícia Militar, a mulher de 27 anos que foi agredida foi até a delegacia e contou que teria discutido com seu irmão depois que ele gritou com seus pais. Ela tinha vários cortes e foi atendida no posto de saúde do município. O acusado foi encontrado na casa onde tudo aconteceu e não negou as acusações. Ele foi detido e entregue na 19ª Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão, pelo crime de violência doméstica.

No final da tarde de sábado, a Polícia Militar de Marmeleiro recebeu informação de que havia ocorrido uma tentativa de homicídio no bairro Ipiranga. No local haviam três vítimas, um homem de 29 anos e duas mulheres de 28 e 27. Eles contaram à polícia que o agressor, que tem 25 anos, atirou na direção deles. Um dos disparos acertou o carro em que estavam, entrando pela janela do motorista e ficando na porta do caroneiro. O homem que atirou fugiu antes que os policiais chegassem, mas foi encontrado em sua casa. No local, a PM encontrou vários cartuchos de diversos calibres, que foram apreendidos e entregues na delegacia da Polícia Civil de Marmeleiro, que vai dar continuidade a ocorrência.

Ontem um incêndio destruiu cerca de 60 hectares de lavoura em Campo Erê. Por volta da uma e meia da tarde, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado. O fogo foi na linha Caldato, nas palhas de uma lavoura de soja já colhida. A ocorrência contou com auxílio das guarnições de Palma Sola e Anchieta, já que a área fica na divisa dos três municípios. O combate às chamas demorou cerca de três horas e meia. O vento forte dificultava o trabalho. No total, foram gastos aproximadamente mil litros de água para apagar o fogo e fazer rescaldo, além do uso de sopradores e abafadores.

Fogo destrói colheitadeira e caminhão no interior. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê teve bastante trabalho nas ultimas 24 horas. De maior destaque foram duas ocorrências de incêndio. Uma em vegetação ainda na tarde de ontem, e a outra no início da manhã de hoje, numa colheitadeira e caminhão, na Linha Faxinal, interior do município. Por volta das sete horas, o trem de socorro de Campo Erê foi acionado pela Polícia Militar para atender a ocorrência. Quando a guarnição chegou no local, encontrou o fogo já em fase final, sendo que as chamas consumiram uma colheitadeiraCase e cerca de 50 por cento de um caminhão Scania111.

Foi realizado todo o combate e rescaldo em cerca de uma hora e meia de trabalho. Ao todo, conta o Cabo FELIPE ALBERTON do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foram utilizados cerca de quatro mil litros de água. O caminhão que estava carregado com soja, precisou ser puxado com um trator para que os socorristas pudessem fazer o rescaldo. Ainda segundo o bombeiro, o proprietário disse que as máquinas haviam trabalhado até a noite de ontem e ficaram estacionadas até a manhã de hoje quando iniciaram as chamas. A Polícia Militar esteve no local e acionou o IGP - Instituto Geral de Perícias.

Um Acidente deixou dois mortos em Francisco Beltrão na noite de ontem. Por volta das 21 horas e 55 minutos, Corpo de Bombeiros e Samu, atenderam no Bairro Cristo Rei uma colisão frontal entre moto e carro. Na motocicleta estava um casal que sofreu ferimentos graves e no veículo um Palio, duas pessoas precisaram de atendimento médico. As vítimas foram levadas ao Hospital pelo Samu e Bombeiros. Na moto estavam CRISTIANO ALMEIDA, 31 anos e NADABY SIGNORI, 27 anos, que estava grávida de três meses. Eles foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram na madrugada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.