-GOVERNADORES PEDEM QUE UNIÃO ADOTE MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS CONTRA A COVID
-FECAM COBRA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA ESTADUAL PARA SOCORRER EMPRESAS
-PREFEITRA REPASSA RECURSOS PARA GARANTIR ATENDIMENTO NO HOSPITAL
-COMISSÃO DE SECRETÁRIOS VISTORIA LOTEAMENTOS COM PENDÊNCIAS AMBIENTAIS
-LIDERANÇAS ESTADUAIS SOLICITAM AUMENTO DO VALOR AUXÍLIO EMERGENCIAL
-MORADORES DE BAIRROS SOLICITAM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DE CALÇADAS
-CASA DO AGRICULTOR DEVE CENTRALIZAR DIVERSOS ATENDIMENTOS AOS PRODUTORES
-MUNICÍPIO AMPLIA VALOR DA MULTA POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDAS
-INCÊNDIO DEIXA PELO MENOS 15 PESSOAS DESALOJADAS
-POLÍCIA ENCERRA FESTA CLANDESTINA CONTENDO MAIS DE 20 PESSOAS
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 66 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Homens armados tentaram novamente sequestrar estudantes no Estado de Kaduna, na Nigéria, durante a madrugada deste domingo. Na quinta-feira, uma escola federal no noroeste do país também foi atacada e 39 alunos seguem desaparecidos. Ataques realizados por gangues armadas se intensificaram em todo o noroeste da Nigéria nos últimos anos. Quatro sequestros de estudantes ocorridos desde dezembro provocaram indignação em todo o país. O governo afirma que tem atuado para impedir os sequestros e identificar os autores.
A justiça da Bolívia determinou quatro meses de prisão preventiva para a ex-presidente da Bolívia JEANINE ÁÑEZ, que foi detida por suspeita de ter conspirado pela renúncia do ex-presidente EVO MORALES em 2019. O Ministério Público havia pedido seis meses. ÁNEZ e o grupo são investigados por um suposto golpe de Estado contra o ex-presidente EVO MORALES em 2019. A acusação do MP, segundo documentos que circulam em redes sociais e identificados pelo jornal local "La Razón", inclui terrorismo, traição e conspiração. A ex-presidente foi detida no sábado e permanece presa em um quartel da polícia.
O ex-presidente peruano MARTÍN VIZCARRA reagiu com surpresa neste sábado ao pedido de 18 meses de prisão preventiva apresentada por um promotor no âmbito das investigações por suposta corrupção enquanto ele era governador da região sul do país, em 2014. O pedido de prisão preventiva foi apresentado a um juiz pelo procurador GERMÁN SUÁREZ, por considerar que existe o risco de fuga de VIZCARRA. O ex-presidente vem sendo investigado desde o ano passado. O Judiciário anunciou no que a audiência para avaliar o pedido e decidir o destino de VIZCARRA será realizada no dia 17 de março.
Em meio à pressão para a sua substituição, o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, disse neste domingo, por meio de sua assessoria de imprensa, que segue à frente da pasta e que o presidente da República, JAIR BOLSONARO, não pediu que entregue o cargo. No comunicado, a pasta acrescenta "que Pazuello se encontra em perfeito estado de saúde e não há nenhum pedido de demissão do ministro ao presidente da República". O ministério confirmou ainda que o ministro participa de uma entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira. Ele deve anunciar a conclusão do processo de compra das vacinas da Pfizer e da Janssen.
O Fórum Nacional de Governadores enviou neste domingo uma carta ao Ministério da Saúde solicitando que o governo federal adote medidas restritivas em âmbito nacional diante do agravamento da pandemia de Covid-19 no país. Os governadores pedem, por exemplo, a implementação de medidas relacionadas ao funcionamento de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias do país, com exceção das que possam afetar o transporte de carga e os serviços considerados essenciais. O objetivo é conter o avanço do contágio da doença no Brasil. O país registrou mil 111 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou neste domingo 278 mil 327 óbitos.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste domingo, a substituição da prisão do deputado DANIEL SILVEIRA por prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica. Em 16 de fevereiro, SILVEIRA foi preso em flagrante por crime inafiançável após divulgar em rede social vídeo no qual defende o AI-5 e a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional. MORAES tomou a decisão ao rejeitar pedido de concessão de liberdade provisória. Ele autorizou o deputado a participar remotamente, a partir da própria residência, das sessões da Câmara dos Deputados e determinou a expedição de relatório semanal pela central de monitoramento eletrônico.
Apoiadores do governo do presidente JAIR BOLSONARO fizeram carreatas contra o lockdown e restrições motivadas pela pandemia de Covid-19 em cidades de Santa Catarina. Houve manifestações neste domingo em cidades como Florianópolis, Joinville, Chapecó e Balneário Camboriú. Em alguns municípios manifestantes também se reuniram em frente a batalhões do Exército para pedir intervenção militar. Os motoristas circularam pelas cidades com buzinas e bandeiras do Brasil. Eles protestavam contra medidas como o lockdown parcial, com fechamento de atividades não essenciais, que ocorreu nos últimos três fins de semana em Santa Catarina. Os manifestantes também defenderam ações do governo BOLSONARO. Carreatas e protestos contra medidas mais restritivas no combate à pandemia de Covid-19 também foram registradas em outras cidades do país.
Santa Catarina tem 424 pessoas na fila de espera por leitos de UTI para tratamentos de casos como Covid-19. Os números são do governo do Estado, atualizados até a tarde deste domingo. O Estado tem ainda outras 81 pessoas que aguardam por internação em vagas de enfermaria. Com isso, há 505 pessoas que esperam por um leito hospitalar em Santa Catarina. Nas últimas 24 horas, o estado teve mais 80 mortes por coronavírus. Com isso, o acumulado desde o início da pandemia já chega a oito mil 695 óbitos. O Estado teve ainda mais dois mil 401 casos confirmados de Covid-19, o que elevou o total de diagnósticos positivos desde o início da pandemia no Estado a 730 mil 968.
A Federação Catarinense dos Municípios, por meio da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico, cobrou a implantação de um programa estadual de apoio a empresas atingidas pela pandemia, que denomina Supera. O presidente da nova câmara, MARCELO FETT, sugere criar três fundos para viabilizar a ajuda: Fundo Estadual de Aval, Fundo Estadual de Equalização de Taxa de Juros e Fundo Emergencial do Microempreendedor Individual. A Fecam é mais uma instituição que passa a defender um programa de ajuda empresarial no estado. Também já sugeriram medidas ou se manifestaram favorável a um programa o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, parlamentares da Assembleia Legislativa, a Associação de Micro e Pequenas Empresas da Região de Florianópolis e a Federação das Indústrias do Estado.
Obra de calçamento no loteamento Kipper é finalizada. O secretário da Administração, EDEMILSON DALMAGRO, e o engenheiro, MARIEL PERIN, estiveram vistoriando a obra de pavimentação com pedras irregulares no loteamento Kipper, no bairro São Luiz. O objetivo foi avaliar das condições da obra e também se havia algum reparo para ser cobrado da empreiteira, vencedora da licitação no ano passado. O trabalho foi finalizado na Rua Cláudio Inácio Justen. O investimento foi de aproximadamente 145 mil reais e a ordem de serviço foi entregue em setembro de 2020. A via já está liberada para o trânsito.
Devido ao cenário atual, Guaraciaba realizou um novo decreto de medidas restritivas. O decreto entra em vigor a partir de hoje, até o próximo dia 21. Está suspenso em Guaraciaba: As aulas presenciais nas unidades de ensino públicas e privadas; Exames, consultas e demais procedimentos que não apresentam caráter de urgência e emergência nas unidades básicas de saúde; A prática de atividades esportivas coletivas e recreativas. Ainda estão suspensas as atividades religiosas presenciais em templos e igreja; Todas as atividades pertinentes a shows, espetáculos, festas e eventos que acarretem a aglomeração de pessoas. O funcionamento de campings e áreas de lazer de associações e entidades afins; A realização de velórios por período superior a seis horas. A concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivos, como parques, praças e roteiros turísticos e afins também estão proibidas.
Guaraciaba impor outras restrições sobre circulação. Conforme o novo decreto, a circulação no período entre 21 horas e 5 horas, a circulação em vias públicas do município ficará restrita àqueles que estiverem comprovadamente no exercício de serviços públicos e atividades essenciais. As academias, restaurantes e agências bancárias. Os estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação, poderão servir alimentação no local somente nos horários compreendidos entre 11 horas às 14 horas e das 18 horas às 20 horas e 30 minutos. Após esses horários, só será permitido o serviço de delivery.
Os vereadores de Guaraciaba aprovaram por unanimidade o projeto de Lei que transforma o posto de Saúde da Linha Sede Flores em uma sala de aula. O projeto é de autoria do Poder Executivo e foi analisado pelas comissões de Constituição, Legislação, Justiça e Redação final, Finanças e Orçamentos e Educação, Saúde e Assistência Social. A ideia de utilização do espaço desativado ocorreu devido ao fato da Escola Estadual Nereu de Oliveira Ramos não possuir mais espaço físico para o atendimento de todos os alunos que frequentam a unidade escolar. A nova sala fica em frente a atual escola e será destinada para o ensino fundamental ou infantil do município. No momento as aulas presenciais estão suspensas até o dia 21 de março.
Saúde realizou mais uma campanha de imunização em Palma Sola. Na manhã de sábado, ocorreu a vacinação do grupo de idosos com 76 anos. De acordo com a secretária de Saúde DÉBORA PREVEDELLO, foi possível imunizar todos que buscaram a UBS. Este público foi bem consciente e alguns optaram por esperar até a próxima remessa, até mesmo para evitar ir até o Posto e acabar ficando sem vacina. A secretária agradeceu a conscientização e na próxima remessa estará sendo vacinado outros idosos. DÉBORA afirmou que não houve aglomeração e todos respeitaram o distanciamento social e fizeram uso de máscara. O objetivo da secretaria era vacinar todos no sábado, mas infelizmente, o Ministério da Saúde não enviou doses suficientes para o grupo, ficando alguns para imunizar nas próximas semanas que devem chegar outras doses.
Vereadora intensifica pedido para que a prefeitura disponibilize um local para os artesãos em SJCedro. A vereadora, MÁRCIA DEMOSSI, participou do programa do Enfoque Legislativo no último sábado e comentou sobre a primeira sessão sem a presença do público. Segundo ela, esta decisão se deve ao agravamento da pandemia no município. Outros municípios também não estão permitindo a presença do público como Princesa e Anchieta. De acordo com a vereadora, em um mês de reuniões do legislativo, houve uma significativa presença do público. MÁRCIA comentou desde o início deste mandato, vem recebendo diversos pedidos por parte dos moradores. Um dos principais pedidos encaminhado ao executivo é sobre um espaço para os artesãos do município que possa ser disponibilizado para comercialização dos produtos. Ela salientou que no grupo de artesãos, a maioria são mulheres que realizam os serviços de confecção de chapéus, tapetes entre outros.
Moradores de bairros solicitam obras de pavimentação de calçadas em SJCedro. Segundo a vereadora, MÁRCIA DEMOSSI, outro requerimento encaminhado ao executivo é sobre descontos ou isenção de tributos para quem adotar animais abandonados. Ela salientou que a Ong Cedro Animal realiza um trabalho significativo com o cuidado e destinação dos animais encontrados na rua, porém ainda é encontrado alguns animais abandonados. A vereadora também encaminhou ao executivo para que seja avaliado e se possível implantado uma política de castração de animais realizada pelo município. Além disso, a vereadora solicita que seja realizada a pavimentação de calçadas nos bairros da cidade. Conforme ela, os moradores solicitam estas obras nos bairros para proporcionar maior segurança. MÁRCIA também comentou que alguns munícipes do bairro São Cristóvão e entorno solicitaram que a prefeitura disponibilize um veículo. De acordo com a vereadora, a secretaria de saúde possui um veículo exclusivo para transportar pacientes com a covid-19.
Secretaria de Obras realiza serviços nas estradas e propriedades. O setor de Obras de SJCedro realizou trabalhos nas estradas e nas propriedades do interior. Os trabalhos foram realizados na semana passada. Conforme o secretário da pasta, JAIR POSTAY, uma das ações foi terraplenagem em granja no distrito de Mariflor. A propriedade está investindo em energia renovável com implantação de 680 painéis de energia fotovoltaica. Já nas estradas, os reparos se concentraram na região de São Vendelino. Uma das equipes esteve fazendo o cascalhamento na estrada geral da Linha Tigre. O serviço foi concluído. POSTAY informou que hoje, os servidores e maquinários seguem nas proximidades fazendo a manutenção das vias rurais nas comunidades de São Luiz, Linha Pardo e Lajeado Grande. O secretário lembrou que os funcionários são divididos em equipes para atender outras demandas como abertura de valas de silagem e de bebedouros. Outra demanda tem sido abertura de valas para enterro de animais que morrem nas propriedades.
Casa do Agricultor deve centralizar diversos atendimentos aos produtores de SJCedro. O projeto idealizado pela administração prevê uma reforma da antiga sede do Corpo de Bombeiros para que o espaço possa sediar vários órgãos que atendem principalmente os agricultores. O Vice-Prefeito ELMAR HENTZ, lembrou que o projeto já estava previsto no plano de governo e nesta semana iniciam os primeiros passos para a obra. O local passou por medições para que seja feito o orçamento da reforma. Ele lembrou que o espaço é amplo que poderão abrigar setores públicos como a sede da Secretaria da Agricultura, Incra, Veterinário, além da Epagri e da Cidasc. O vice-prefeito ressaltou que outro objetivo é que no local seja feito um espaço para uma Feira Livre visando a venda de produtos agrícolas semanalmente. ELMAR enfatizou que, como o espaço é amplo, serão feitas ainda no local salas destinadas para entidades a exemplo da Acepro e da Associação Cedrense de Artesãos.
Representantes de entidades e órgãos públicos decidem por novas medidas de enfrentamento à Covid 19 em SJCedro. Na manhã de sexta-feira, representantes de vários setores estiveram no Centro de Idosos para debater medidas de prevenção. O motivo se deve ao grande número de moradores diagnosticados com a doença diariamente. O município decidiu seguir as normas do Estado com as restrições de público em vários ramos de estabelecimentos durante a semana e abertura dos setores essenciais nos finais de semana. Entre as mudanças no âmbito local, previstas no decreto assinado pelo prefeito JOÃO DE ANDRADE, está o aumento no valor da multa para quem descumprir as medidas, como por exemplo promover ou participar de festas, descumprir o isolamento, entre outras. O valor da multa para quem promover festas, é de mil e 100 reais, e para os participantes 560 reais. Conforme os agentes da Vigilância Sanitária, o foco não é multar e sim orientar o comércio e estabelecimentos sobre as regras que também mudam com frequência.
O médico da Secretaria da Saúde, RODRIGO DE TOLEDO, também esclareceu sobre os isolamentos e o tratamento das pessoas com a doença. Ele explicou que a partir do teste positivo, os pacientes recebem a prescrição médica dos remédios para um “tratamento precoce”. Ele citou denúncias de que alguns empresários estariam “distribuindo” medicamentos e com isso pessoas com o vírus estão deixando de procurar o centro de triagem. RODRIGO afirmou que estas denúncias de exercício ilegal de profissão estão sendo levadas ao Ministério Público. O médico afirmou ainda que o isolamento de pessoas com sintomas respiratórios é feito porque, além da Covid, há 266 outras doenças que são transmissíveis. Ele lembrou que os testes têm indicação de quais dias deverão ser aplicados para garantir um resultado correto. O médico salientou que, no bairro São Cristóvão houve aumento expressivo de casos de Covid 19 em idosos nos últimos dias.
Administração busca recursos com parlamentares. Na semana passada, o prefeito de SJCedro, JOÃO DE ANDRADE, recebeu em seu gabinete a visita do, LEONARDO LERMEN, assessor do deputado federal. LEONARDO está visitando as prefeituras do Extremo Oeste para conversar com gestores, conhecer os pedidos e encaminhar as solicitações ao parlamentar. Ele lembrou que o deputado é do mesmo partido do prefeito e do vice, facilitando ainda mais a relação de compromisso. O prefeito lembrou que as administrações ainda dependem do auxílio de outras esferas e o bom relacionamento com deputados estaduais, federais, senadores. Isso é determinante para que venham investimentos através de emendas e de convênios. JOÃO informou que, alguns pedidos são para saúde, educação e obras.
Município busca opções para limpeza urbana. Uma comitiva da administração de SJCedro esteve em Panambi e São Martinho, no Rio Grande do Sul, na semana passada, para conhecer duas máquinas que podem ajudar na limpeza de ruas da cidade, do interior e dos passeios públicos. O grupo composto pelo prefeito JOÃO DE ANDRADE, Secretário de Obras, Diretor do Semae e o do engenheiro sanitarista, conheceu a “Capinadeira a fogo” e a roçadeira articulada. O secretário de obras, JAIR POSTAY, esclareceu que a máquina serve para efetuar a capina mecânica da vegetação que cresce entre pedras de calçamento do município. O equipamento agiliza os serviços de limpeza da cidade, e além da eficiência e economia de recursos públicos pelo baixo custo operacional e de manutenção. A “Capinadeira a Fogo”, como é chamada, custa aproximadamente de 140 mil reais. Já a roçadeira articulada serve para agilizar as limpezas das vias do interior que também demandam deste serviço.
Administração repassa recursos para garantir leitos destinados para pacientes com Covid 19 no hospital de SJCedro. A prefeitura repassou o valor de 80 mil reais para que a associação beneficente hospitalar Cedro. O objetivo é auxiliar nos custos dos oito leitos de enfermaria para pessoas em tratamento da Covid-19. O total do repasse será de 120 mil reais, sendo os outros 40 mil reais repassados pela prefeitura de Princesa, que também firmou parceria com a entidade. O prefeito, JOÃO DE ANDRADE, lembrou que na semana passada houve uma reunião com a diretoria da instituição hospitalar sobre a parceria. Ele lembrou que a administração entende a importância em ter os leitos oferecidos no hospital local devido a taxa de ocupação do Hospital Regional. Ele explicou que a entidade tem custos com folha de pagamento, recebe valor defasados do Sus e por isso depende da ajuda do poder público.
A administração está buscando a regularização de loteamentos em SJCedro. Conforme a Secretária de Desenvolvimento, KELLY FIGUEIRÓ, o município possui alguns loteamentos particulares e dois que fazem parte da Associação Cedrense de Habitação que estão com pendências ambientais. Os loteamentos Santa Rita Três e Quatro, que fazem parte da associação, estão sendo avaliados pela comissão integrada por funcionários de diversos setores. Segundo a secretária, na reunião da semana passada, foi solicitado para que os empresários realizem as adequações necessárias dos terrenos. As pendências ambientais variam de terreno para terreno. De acordo com ela, alguns tratam-se de áreas verdes que necessitam ser repassadas ao município para que seja possível a continuidade das ações. Ela citou que alguns loteamentos estão com as regularizações avançadas como o Beckenkamp, além do loteamento Frare, porém outros estão pendentes há mais de dez anos.
Sem regularização não é possível realizar a venda do terreno. Conforme KELLY, a lei de parcelamento e uso e ocupação de solo já prevê a normalização, evitando custos adicionais para a prefeitura. Ela salientou que cada vez as determinações de regularização ficarão mais exigentes. Uma destas é a construção de bolsões para o escoamento de água com objetivo de evitar alagamentos. A secretária comentou ainda que os proprietários que possuem terrenos não escriturados buscam o Semae para a ligação de encanamentos de água, porém não é possível devido a falta de adequação. Ela lembrou ainda que foram entregues algumas escrituras de terrenos que passaram pela regularização, tornando possível investimentos nos terrenos, como construções e ampliações.
Lideranças estaduais solicitam aumento no valor do auxílio emergencial. O novo valor médio proposto pelo governo federal é de 250 reais. Conforme a deputada, LUCIANE CARMINATTI, no Brasil são 15 milhões de desempregados. O estado possui aproximadamente 300 mil desocupados. Ela solicita que a União aumente o valor do auxílio. Além disso, a deputada comentou que no ano passado foram aproximadamente 68 milhões de brasileiros que receberam o auxílio do governo federal. De acordo com a deputada, para muitos, os 600 reais do auxílio foi a única fonte de renda durante a pandemia no ano passado. Ela salientou que estamos vivendo o pior momento da pandemia, e o novo valor proposto pelo governo federal é pequeno diante dos altos preços com alimentação, gás de cozinha e entre outros. Segundo a parlamentar, a União liberou para os bancos mais de um trilhão de reais em créditos, sendo que o custo com o auxílio emergencial em 2020 foi de 300 bilhões de reais.
Incêndio em vegetação destrói cerca de 60 hectares de lavoura. Por volta das 13 horas e 30 minutos deste domingo, o trem de socorro do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atendimento de ocorrência do tipo incêndio em vegetação. Foi na Linha Caldato, interior de Campo Erê. No local constatou-se incêndio de grandes proporções em lavoura de soja já colhida. Foi iniciado o combate utilizando bombas costais e sopradores. A guarnição recebeu auxílio dos bombeiros de Palma Sola e Anchieta, pois o local faz divisa com os três municípios. Ainda a ocorrência contou com apoio de dois tratores com grades do dono da propriedade. O trabalho durou cerca de três horas e 30 minutos e utilizado cerca de mil litros de água. Segundo o proprietário, o local possui 145 hectares, sendo que aproximadamente 60 hectares foram atingidos pelas chamas.
Polícia encerra festa clandestina contendo mais de 20 pessoas. A Polícia Militar de Guaraciaba foi acionada na noite de sábado para se deslocar até a Linha Guataparema, no interior do município, para averiguar uma suposta festa que estaria ocorrendo. Segundo a PM, chegando ao local informado através de denúncia, foi confirmada a ocorrência sendo que mais de 20 pessoas entre 18 e 30 anos estariam em uma propriedade localizada na Linha Guataparema realizando uma festa clandestina. De acordo com a guarnição, os envolvidos seriam de Guaraciaba e de outros municípios. A PM identificou todos os envolvidos, sendo confeccionado um Termo Circunstanciado para cada um, multados, além do compromisso de comparecerem em audiência no Fórum por cometerem o crime de Infringir determinação do poder público. Conforme o decreto número 35 do dia 8 de março em vigor desde então no município, prevê multas por descumprimento das regras podendo chegar a 3 mil e 360 reais.
Incêndio deixa pelo menos 15 pessoas desalojadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 19 horas de sábado, as guarnições de SMOeste se deslocaram para Belmonte, constatando um incêndio em edificações e que o fogo já teria consumido duas casas e estaria passando para uma terceira. Imediatamente foi feita a proteção de duas edificações que já estavam em chamas, sendo que uma foi praticamente toda preservada e a outra parcialmente. No primeiro momento, não foi possível precisar o número exato de casas envolvidas. No decorrer da ocorrência foi relatado que três casas já haviam sido consumidas completamente e que as casas que os bombeiros protegeram seriam a quarta e quinta a queimar, se não fosse a ação da Guarnição.Foram gastos 13 mil litros de água e o serviço de combate e rescaldo duraram mais de duas horas. Segundo a prefeitura de Belmonte, a administração, através da Secretaria de Assistência Social, providenciou abrigo e alimentação para pelo menos 15 pessoas desalojadas.