-ANALISTAS DO MERCADO FINANCEIRO ELEVAM ESTIMATIVAS DE INFLAÇÃO PARA 2024 E 2025
-PREÇO MÉDIO SOBE E GASOLINA CHEGA A SEIS EM CIDADES DE SANTA CATARINA
-AMEOSC DEBATE NOVAS AÇÕES NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO
-TUNÁPOLIS REFORÇA CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
-ENSINO MÉDIO IMPLANTA ENSINO HIBRIDO A PARTIR DE HOJE
-GOVERNO ESTADUAL EVITA LANÇAR NOVAS OBRAS NA REGIÃO
-MOTORISTA SOFRE GRAVES FERIMENTOS AO SER EJETADO DE CARRO EM ACIDENTE
-POLÍCIA AMBIENTAL REALIZA NOVAS OPERAÇÕES NO RIO URUGUAI
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu nublado com pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 97 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
A quantidade de guerras e crises entre países em andamento em 2023 levou o mundo a ter gastos militares só comparáveis aos da Segunda Guerra Mundial, de acordo com um estudo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos. O relatório, que levanta anualmente quanto cada país gastou na área, apontou um recorde de dois bilhões e 200 milhões de dólares em gastos mundiais na área de Defesa em 2023, um aumento de nove por cento na comparação com 2022. O estudo indica que essa marca deve ser batida em 2024, tomando como base os recursos já reservados para orçamentos de vários países este ano. O número sem precedentes na história moderna mundial foi impulsionado, principalmente, pelo aumento dos orçamentos dos países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte, diante do temor de um conflito com a Rússia, atualmente em guerra com um vizinho de membros da aliança militar ocidental.
O primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, disse nesta quarta-feira que o Hamas deve mudar sua posição de negociação antes que as conversas possam continuar. Negociações sobre um cessar-fogo, assim como a libertação de reféns e prisioneiros, estavam em curso no Cairo, no Egito, antes que a delegação de Israel retornasse, na terça-feira. O Catar e o Egito são intermediários nas conversas. Uma autoridade dos Estados Unidos afirmou na terça-feira que as negociações no Cairo foram produtivas e sérias, mas não chegaram a um avanço que resultasse em um acordo final.
O tribunal eleitoral do Equador marcou para 21 de abril um referendo sobre medidas para reforçar a segurança do país, combater o crime organizado e reformar a constituição, afirmou o órgão nesta quarta-feira, em meio a um conflito cada vez maior entre forças do governo e gangues criminosas. As medidas foram propostas pelo presidente DANIEL NOBOA, que lançou no começo de janeiro uma ofensiva de segurança para desmembrar grupos criminosos que ele designou como terroristas. NOBOA também defendeu reformas jurídicas para expandir os poderes da polícia e do exército do Equador.
Os 513 deputados e os 81 senadores voltam a se reunir para comissões e sessões no Congresso a partir do dia 19, segundo a agenda disponível das duas Casas consultadas na tarde de ontem. Assim, os parlamentares esticam o recesso de carnaval e retomam as atividades legislativas cinco dias depois da Quarta-Feira de Cinzas. De acordo com informações do Senado, a próxima semana começa com uma sessão a partir das 14h, mas não deliberativa - ou seja, reunião destinada a discursos, leitura de proposições e outros assuntos de interesse político e parlamentar. Quando voltarem ao trabalho, parlamentares terão temas espinhosos para tratar, como a medida Provisória que discute a reoneração da folha de pagamentos e gera embate entre Executivo e Legislativo.
O abono salarial do PIS/Pasep de 2024, ano-base 2022, com valor de até um salário mínimo começa a ser pago nesta quinta-feira. Pela primeira vez, o benefício será pago de forma unificada para trabalhadores da iniciativa privada e do setor público. Até o ano passado, os inscritos no PIS, empregados de empresas privadas, recebiam conforme o aniversário e os participantes do Pasep, servidores públicos, seguindo cronograma pelo dígito final da inscrição no programa. O abono de 2024 pagará ao todo 27 bilhões de reais. São 24 milhões 874 mil e 71 trabalhadores com direito ao abono. São dois milhões 890 mil servidores públicos, que recebem pelo Banco do Brasil, e 21 e 900 ml trabalhadores da iniciativa privada, que sacam o valor pela Caixa Econômica Federal.
Os economistas do mercado financeiro elevaram marginalmente a estimativa de inflação para os anos de 2024 e de 2025. A informação consta no relatório "Focus", divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Para este ano, a projeção subiu de 3,81% para 3,82%. Para 2025, a estimativa de inflação avançou de 3,50% para 3,51% na última semana. Sobre o resultado do Produto Interno Bruto de 2024, o mercado financeiro manteve a projeção de crescimento em 1,60% na semana passada.
A Polícia Militar de Santa Catarina informou na tarde desta quarta-feira os números finais da Operação Alegria 2024. Foram registrados 114 acidentes, em comparação aos 78 contabilizados na operação passada. Destes, 72 foram com vítimas e 42 sem vítimas. Os números apontam 199 veículos envolvidos, em comparação aos 133 do ano anterior e 86 pessoas feridas, contra 66 do ano de 2023. Oito pessoas morreram. As ações iniciaram às seis da tarde da última sexta-feira e seguiram até às oito horas da noite desta quarta-feira. As ações de trânsito da Polícia Militar Rodoviária priorizaram em todo o Estado a fiscalização do excesso de velocidade, ultrapassagens não permitidas, embriaguez ao volante e utilização de telefone celular ao volante.
O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina desempenha um papel crucial na vigilância em saúde do estado, destacando-se por realizar uma variedade de exames que contribuem para o diagnóstico e monitoramento de diversas doenças. Em 2023, o Lacen ampliou ainda mais sua atuação, ultrapassando a marca de 980 mil exames realizados, abrangendo testes para detecção de dengue, Covid-19, influenza, além de análises de qualidade da água com verificação de vírus e bactérias, entre outros. Além de sua sede em Florianópolis, há laboratórios descentralizados em São Miguel do Oeste, Chapecó, Joinville, Criciúma, Lages, Blumenau e Joaçaba. Dos exames realizados no último ano, mais de 200 mil envolviam doenças respiratórias, e outros 130 mil foram para identificação do vírus da dengue.
O preço médio da gasolina comum em Santa Catarina subiu quatro vírgula 42 por cento na última semana, chegando a cinco reais e 90 centavos, segundo a pesquisa da Agência Nacional do Petróleo realizada em 193 postos de combustíveis do Estado. Em duas cidades catarinenses o litro ficou ainda mais caro e passou de seis reais. É o caso de Brusque, no Vale do Itajaí, e Concórdia, no Oeste. Na semana entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro, o preço médio do litro em Santa Catarina estava cinco reais e 65 centavos e passou para cinco e 90 entre 4 e 10 de fevereiro, conforme a pesquisa da ANP. Brusque lidera o ranking das cidades com a gasolina mais cara no valor de seis reais e seis centavos o litro seguida por Concórdia onde o valor é de seis reais.
Rede Estadual de Ensino terá ensino hibrido a partir deste ano. Novidade está sendo colocada em prática a partir desta quinta-feira. Modelo é necessário para atender o aumento significativo no número de horas de aula durante o ano. De acordo com o Coordenador de Ensino Médio da Coordenadoria Regional de Itapiranga, LEANDRO MAYER, este método está sendo implantado com base nas novidades apresentadas a partir de 2027 com o Novo Ensino Médio. Com ajustes na Base Nacional Comum Curricular, o ensino médio passou de 800 horas de aula por ano para três mil horas ao longo dos três anos. 200 horas a mais por ano para os estudantes concluírem o ensino médio.
Conforme LEANDRO MAYER, com os arranjos curriculares, para atender a demanda que passou de duas mil e 400 horas por ano para três mil horas anuais, foi preciso apresentar esta novidade em 2024 com adaptação das matrizes curriculares no estado de Santa Catarina. O Coordenador Regional do Ensino Médio, chama atenção para a necessidade de uma padronização para atender a nova legislação com aulas não presenciais, denominadas como ensino hibrido. LEANDRO MAYER também chama atenção para a implantação de cursos técnicos na parte flexível do ensino médio e isso demanda maior número de aulas. Ele observa que não terá o sistema vídeo aula que caracteriza aula a distância.
Os prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina participam, na tarde desta quarta-feira, da primeira assembleia geral de 2024. O encontro, no parque de exposições Rineu Gransotto, fez parte da programação da Faismo. Neste ano, a Ameosc será presidida pelo prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Depois da assembleia, os prefeitos participaram da cerimônia de abertura da exposição. A pauta da assembleia da Ameosc desta quarta-feira, os prefeitos discutiram o planejamento da entidade para este ano. Outros temas do encontro foram as edificações na faixa de domínio das Rodovias Estaduais, os critérios para elaboração dos orçamentos dos concursos públicos e processos seletivos para Consórcios e Câmaras de Vereadores e a capacitação para estruturação do Circuito do Cicloturismo da Região.
Os prefeitos da Ameosc também debateram, na Assembleia desta quarta, a reativação do Fórum de Desenvolvimento Regional. A proposta de retomar as atividades do Fórum é do prefeito WILSON TREVISAN. O órgão realizou um bom trabalho entre os anos de 2000 e 2005, mas foi desativado com a criação das Secretarias Regionais no governo de LUÍS HENRIQUE DA SILVEIRA. O presidente da Ameosc explicou que o fórum é uma instancia que reúne o poder público, entidades e a iniciativa privada para definir as prioridades e pensar as ações de longo prazo para o desenvolvimento regional. Ele citou que a entidade pode contribuir bastante na busca por investimentos públicos no Extremo Oeste.
Itaipu Rural Show movimenta região. ARNO PANDOLFO, presidente da Cooperativa Itaipu, lembra que a vigésima quinta edição da feira teve início ontem e se estende até sábado. Ontem teve a abertura oficial as 10 e 30, com a presença do governador JORGINHO MELLO, deputados, secretários de estado e lideranças locais e regionais. Teve inclusive o lançamento pelo governo do estado do Programa Terra Boa 2024. O presidente destaca que visitantes de toda a região estiveram no primeiro dia prestigiando os mais de 300 expositores se deparando com todas as novidades desta edição. A expectativa é passar dos 50 mil visitantes.
Parque do Itaipu Rural Show está preparado para receber a população em dia de chuva ou sol. Conforme ARNO PANDOLFO presidente da cooper Itaipu, existem muitas ruas cobertas para que os visitantes possam aproveitar a feira sem ficarem expostos diretamente ao sol, ou se molhando. Para hoje, vai ter palestras para todos os segmentos. São mais de 20 hectares para expor tudo que há de novo em tecnologias e inovações para o agronegócio. Muitos negócios já estão sendo encaminhados e outros devem acontecer no pós feira. O horário de visitação no complexo Itaipu em Pinhalzinho é das 8 e 30 até as 19 horas.
A equipe da educação de Tunápolis fez intensa preparação para o ano letivo de 2024. As aulas iniciaram na segunda-feira desta semana. Uma das prioridades na semana que antecedeu o início das aulas foi a formação dos profissionais. Ocorreu uma ação com os bombeiros sobre primeiros socorros, como agir em caso de pequenos acidentes nas aulas de educação física e outras atividades. Conforme a Psicóloga da Secretaria da Educação de Tunápolis, CARLISE LONESIER, também ocorreu uma formação voltada para as questões diárias em sala de aula para entender melhor as atitudes comportamentais dos estudantes. Ressalta que os professores também tiveram oportunidade para esclarecer diversas dúvidas sobre necessidades especiais dos alunos.
A Psicóloga da Secretaria da Educação de Tunápolis avalia que o bate papo foi positivo e já despertou interesse de ampliar esta abordagem envolvendo as famílias, em virtude de cuidados que devem ser adotados nas residências dos alunos, principalmente com restrições ao uso de celular e computador. A Psicóloga da Secretaria da Educação de Tunápolis, considera que o comportamento das crianças em sala de aula depende muito do ambiente que possuem em família. CARLISE LONESIER ressalta que o município possui atenção especial com profissionais especializado para atender crianças que necessitam de atenção especial no aprendizado.
Nada de anuncio de novas obras significativas com recursos do governo do estado para Itapiranga. O município já possui diversos investimentos, principalmente em pavimentações e segue como meta de melhorar a infraestrutura. A prioridade é para a conclusão das obras já estabelecidas no município, com garantia de pagamento. O Secretário de Estado da Infraestrutura, JERRY COMPER, visitou Itapiranga nesta semana e criticou o grande número de obras autorizadas pelo governo anterior sem a garantia de recursos. O atual governo estadual quer trabalhar com pés no chão, sem empolgação excessiva.
JERRY COMPER informou em Entrevista a Rádio Itapiranga que não existe problema de verba para a construção da ponte na comunidade de linha Chapéu, na SC 283, no acesso a Mondaí. A SC, que não é pavimentada e é mantida pelo município requer maior atenção do governo estadual. Conforme o Secretário, ocorreu pequeno entrave na questão ambiental, situação que está sendo solucionado e a empresa já está autorizada a iniciar os serviços. A atual estrutura em madeira, enfrenta problemas com desgaste e já foi necessário interromper o trânsito em várias oportunidades. O investimento do governo estadual será de quatro milhões e 700 mil reais. JERRY COMPER declarou ainda que o governo mantém pagamento regular para a sequência serviços de conclusão do asfalto na Avenida Uruguai e John Kenedy, além da sequência do Asfalto da fronteira.
O Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina manifestou apoio ao projeto de construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. Ele lembrou que o governador JORGINHO MELLO destinou recursos na época em que era senador e teve participação direta para o estudo técnico de construção da ponte. JERRY COMPER garantiu que não existe possibilidade do governo estadual trabalhar contra a execução deste projeto. O Secretário Estadual de Infraestrutura reforça a importância da ponte para o desenvolvimento da Região Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.
Um homem sofreu queimaduras devido à explosão de uma panela de pressão em São Miguel do Oeste, na manhã desta quarta-feira, em São Miguel do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, a guarnição foi acionada por volta das 10 horas e 45 minutos para se deslocar até um restaurante na região central da cidade para atendimento da ocorrência dando conta que o homem estaria inconsciente. Ao chegar no local os militares encontraram o homem amparado por colegas consciente e apresentando queimaduras de graus 1 e 2 grau. Após avaliação o mesmo foi socorrido ao Pronto Socorro do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Um carro saiu da pista e capotou na BR-163, em São José do Cedro, Oeste de Santa Catarina. O motorista de 59 anos foi jogado para fora do veículo no acidente e levado ao hospital com diversos ferimentos. O fato ocorreu por volta das 13 horas e 30 minutos desta quarta-feira. Conforme o Corpo de Bombeiros, o motorista estava deitado na pista. Ele apresentava suspeita de traumatismo crânio encefálico, hemorragia ativa na cabeça e escoriações pelo corpo. Os bombeiros realizaram os procedimentos pré-hospitalares e a vítima foi encaminhada ao hospital.
Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa gravemente ferida na SC-163 em Descanso. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste foi acionado para atender uma ocorrência de trânsito por volta das seis horas dessa quinta feira, na SC-163, em Descanso. De acordo com informações da guarnição, foi uma colisão frontal envolvendo uma Ranger emplacada no município de Santa Helena, conduzida por um homem de 28 anos, e uma Honda Titan, placa de Belmonte, conduzida por um homem de 18 anos. O condutor da motocicleta sofreu lesões graves e foi encaminhado ao hospital. O motorista da caminhonete saiu ileso.
Polícia Ambiental realiza diversas apreensões no Rio Uruguai. A Polícia Militar Ambiental segue atenta para inibir a perca irregular no Rio Uruguai, principalmente nas proximidades de Itapiranga. Após o fim do período de Piracema, em 31 de janeiro, pescadores passaram a exagerar na busca por peixes. Conforme o comandante da Polícia Militar Ambiental do Pelotão de São Miguel do Oeste, capitão ALCENIR MINUSCOLI, é preciso ter muito cuidado com uso de materiais e locais de pesca. Ele lembra que as restrições são mantidas e a PMA está atenta para evitar prejuízos a diversas espécies de peixes. O Capitão reforça que é preciso respeitar a legislação para permitir a vida aquática com qualidade.
O comandante da Polícia Militar Ambiental do Pelotão de São Miguel do Oeste, capitão ALCENIR MINUSCOLI, informa que neste mês de fevereiro foram realizadas duas operações no Rio Uruguai em Itapiranga. No dia nove teve apreensão de cinco mil 360 metros quadrados de rede, 830 metros de espinhel, com 340 anzóis e 12 esperas fixas. Também foram devolvidos ao rio 15 peixes. Já na operação realizada no dia 12, foram apreendidas três mil 260 metros quadrados de rede de pesca, além de 125 metros de espinhel com 54 anzóis, 15 esperas fixas e 25 peixes foram devolvidos ao habitat. MINUSCOLI reforça que a Polícia Militar Ambiental segue atenta para que a legislação seja respeitada e os responsáveis por atos irregulares identificados e punidos.