ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 15-02-2022 Terça-Feira

-CÂMARA DISCUTE AFASTAMENTO DE GRÁVIDAS NÃO VACINADAS DO TRABALHO

-SC TEM QUEDA DE 45 POR CENTO NOS CASOS DE COVID EM DUAS SEMANAS

-AUMENTO DE CASOS DE DENGUE PREOCUPA MUNICÍPIO DE SANTA HELENA

-SECRETARIA DE OBRAS DE TUNÁPOLIS TRABALHA NA MELHORIA DE ESTRADAS

-IPORÃ DO OESTE VAI DESENVOLVER O PROGRAMA VIDA ATIVA

-SAÚDE DE TUNÁPOLIS REFORÇA IMPORTÂNCIA DO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

-TRABALHADORES FICAM FERIDOS EM ACIDENTE COM VAN NO INTERIOR DE MONDAÍ

-HOMEM É PRESO APÓS ROUBAR ESTABELECIMENTO NO CENTRO DA CIDADE


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 32graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo cinco reais e 90centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.


O chanceler federal da Alemanha, OLAF SCHOLZ, afirmou nesta segunda-feira que uma eventual adesão da Ucrânia à Otan é um tema "praticamente fora da agenda" no momento, e que isso não deveria se tornar o motivo de uma crise política de grandes proporções e da crescente tensão militar entre a Rússia e o Ocidente. A declaração foi dada após uma reunião de quase três horas entre SCHOLZ e o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, em Kiev. Uma das demandas do presidente russo, VLADIMIR PUTIN, para reduzir a mobilização de cerca de 130 mil militares russos na fronteira com a Ucrânia, é uma garantia de que a ex-república soviéticanão será admitida como membro da Otan.


O secretário-geral das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, disse nesta segunda-feira que "agora é a hora" de acalmar as tensões na crise da Ucrânia. Ele disse que não há lugar para discursos incendiários. A fala de GUTERRES vem em um momento em que as autoridades dos Estados Unidos alertam para o risco "iminente" de um ataque russo contra a Ucrânia. A Rússia concentrou mais de 100 mil soldados perto da fronteira leste da Ucrânia e tem tropas mobilizadas em Belarus, que faz fronteira com o norte do país. Moscou nega qualquer intenção de invadir o território vizinho.


Um estado de exceção começou a vigorar em algumas regiões do norte do Chile nesta segunda-feira, para que as Forças Armadas possam colaborar com a polícia para supervisionar e vigiar as rodovias em áreas onde há muito fluxo imigratório. Na semana passada, um caminhoneiro de 25 anos morreu após um confronto com migrantes venezuelanos em Antofagasta. Os caminhoneiros fizeram bloqueios rodoviários que só foram suspensos no sábado, depois que o governo decretou estado de exceção no norte do país, o epicentro de uma crise migratória.


O Banco Central informou nesta segunda-feira que 37 milhões 335 mil 857 clientes, pessoas físicas e empresas, fizeram consultas até as seis horas da tarde de ontem para saber se têm algum dinheiro esquecido nos bancos. Segundo o BC, desse total, seis milhões 930 mil contas de pessoas físicas e 71 mil 154 contas de pessoas jurídicas tinham algum saldo a receber nesse primeiro lote de devoluções. Após apresentar problemas em janeiro, quando o volume de acessos derrubou o site do Banco Central, as consultas foram reabertas ontem pela instituição. Os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março.


O Tribunal Superior Eleitoral regulamentou, nesta segunda-feira, a propaganda partidária, extinta desde 2017. Com isso, as propagandas dos partidos políticos voltam às televisões e rádios neste primeiro semestre. O retorno ocorre após decisão do Congresso Nacional, que aprovou lei sobre o tema em dezembro do ano passado. A propaganda partidária é usada pelas legendas para divulgar ações, mostrar posições políticas e ideológicas em relação a diferentes temas e buscar novas filiações. O instrumento é diferente da propaganda eleitoral, divulgada nos horários gratuitos em anos de eleições, para apresentar candidatos e suas propostas, que terá início no segundo semestre.


Está na pauta do plenário da Câmara dos Deputados desta terça-feira o projeto de lei que regulamenta o afastamento da empregada gestante não imunizada contra a Covid-19 das atividades de trabalho presencial. O projeto trata de trabalhadoras cuja atividade não pode ser exercida da própria casa por meio de teletrabalho ou qualquer outra forma de trabalho a distância. Pela proposta, elas passam a receber o salário-maternidade do governo. O texto do projeto determina que a gravidez passa a ser considerada de risco até a imunização da gestante, que vai ter direito ao salário-maternidade da data do afastamento, até 120 dias após o parto. O empregador fica dispensado de pagar o salário e só volta a pagá-lo quando a colaboradora voltar ao trabalho presencial.


O número de casos ativos de Covid-19 caiu quase pela metade nas últimas duas semanas em Santa Catarina. O Estado atingiu o pico de pacientes em tratamento ou recuperação da doença em toda a pandemia no dia 29 de janeiro, quando havia 80 mil 251 pessoas com o coronavírus. O balanço desse domingo divulgado pelo governo do Estado apontou 44 mil 134 casos ativos de Covid. Neste período de 16 dias, portanto, houve queda de 45 por cento no número de pacientes em período de transmissão da doença. Os dados são do relatório divulgado todos os dias pela secretaria estadual de saúde.


A nova diretoria da OAB de Santa Catarina será empossada nesta sexta-feira no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, Florianópolis. Pela primeira vez nos 89 anos da instituição, a Ordem dos Advogados será presidida por uma mulher. CLAUDIA PRUDENCIO já exerce a função desde o dia primeiro de janeiro, quando ocorreu a posse administrativa. Ela foi eleita no final do ano passado quando recebeu 47 por cento dos votos dos advogados catarinenses. Na sexta, também serão empossados os novos conselheiros estaduais, os presidentes das 52 subseções do interior do Estado e a nova diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, presidida por JULIANO MANDELLI para os próximos três anos, de 2022 a 2024.


Mais quatro comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina retomam as reuniões ordinárias para apreciação de proposições nesta semana. Hoje, a Comissão de Constituição e Justiça se reúne para a sua primeira reunião ordinária de 2022. Na pauta do encontro, são mais de 20 matérias a serem deliberadas, entre elas o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que trata do reajuste do salário mínimo estadual. Entre as proposições de autoria parlamentar, os membros da CCJ devem deliberar o Projeto de Lei do deputado JESSÉ LOPES, que proíbe a ocupação de cargos públicos por pessoas condenadas por corrupção. Nesta semana, as comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; de Finanças e Tributação e Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia também voltam aos trabalhos.


-AUMENTO DE CASOS DE DENGUE PREOCUPA MUNICÍPIO DE SANTA HELENA

-SECRETARIA DE OBRAS DE TUNÁPOLIS TRABALHA NA MELHORIA DE ESTRADAS

-SÃO JOÃO DO OESTE QUER MAIOR INVESTIMENTO EM CIRURGIAS NO HOSPITAL SANTA CASA RURAL

-IPORÃ DO OESTE VAI DESENVOLVER O PROGRAMA VIDA ATIVA

-SAÚDE DE TUNÁPOLIS REFORÇA IMPORTÂNCIA DO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE


Comissão divulga números oficiais do Itaipu Rural Show. A vigésima terceira edição foi a maior de todos os tempos. A Cooperativa Regional Itaipu realizou de dois a cinco de fevereiro, a exposição que atraiu mais uma vez a atenção de milhares de empresários rurais e público geral. Os 336 expositores apresentaram o que há de mais moderno e viável em produtos e serviços para o agronegócio. A evolução tecnológica foi o grande destaque. A Vice-Governadora de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, participou da abertura oficial, junto com autoridades políticas e do agronegócio. Durante a solenidade, a Epagri fez a entrega de veículos novos para atendimento de campo. Já a Polícia Civil fez a entrega de duas viaturas para atuação nas atividades de combate aos crimes do agronegócio.


Assinatura da Resolução que cria o Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO) foi feita no Itaipu Rural Show. Além de uma Delegacia Virtual de Repressão aos Crimes Contra o Agronegócio (DELEAGRO), e o Núcleo de Inteligência do Agronegócio (NINTAGRO). O evento aconteceu com base no slogan "A Evolução do Agronegócio Passa por Aqui". O objetivo sempre é transmitir conhecimento através de novas tecnologias que possam ser facilmente aplicadas nas propriedades. Segundo o Presidente da Cooperitaipu, ARNO PANDOLFO, a exposição demonstrou a força, ousadia e a coragem do agronegócio no Sul do país.


Na suinocultura e avicultura, além da exposição de animais, foram amplamente discutidos assuntos relacionados à biosegurança, assunto que está em pauta no mundo todo. O setor de grãos e cereais, sempre muito forte, mostrou cultivares com excelência genética e adaptados ao clima regional, além de palestras técnicas de alto nível, sobre controle de plantas daninhas e aplicação correta de agroquímicos. PANDOLFO frisa que o público pôde ver drones para pulverização, robôs para alimentação de suínos, aplicativos de celular para controlar sistemas de produção, entre outras inovações. O presidente enfatiza que esta edição do Itaipu Rural Show superou todas as anteriores. Destaca que após praticamente dois anos sem a realização de exposições do agronegócio, os empresários rurais estavam ansiosos para buscar conhecimento e realizar ótimos negócios.


A Comissão Central Organizadora da exposição destaca que o Itaipu Rural Show desse ano, encerrou com números altamente positivos. Falando em público visitante, foram 61 mil e 850 pessoas circulando pelo parque. Foram realizados 126 milhões de reais em negócios. Ao todo foram recepcionadas 23 caravanas de todos os cantos do país. Na alimentação, servidos cerca de 18 mil almoços. Realizadas 72 palestras e seminários técnicos e de conhecimento. Na etapa do Circuito Nacional das raças Jersey e Holandês, foram 230 animais inscritos, de alta qualidade genética. ARNO PANDOLFO reitera que, após o sucesso desta edição, o Itaipu Rural Show se solidifica como o maior evento do agronegócio de Santa Catarina.


Aumento de casos de dengue preocupa município. De acordo com o Secretário de Saúde de Santa Helena, CARLOS MELO, com a confirmação de casos da doença nos municípios vizinhos, como é o caso de Tunápolis e Belmonte, aumenta a vigilância e a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com ele, no ano passado Santa Helena teve vários casos de dengue confirmados e nesse ano os agentes de endemias já identificaram vários focos do mosquito no município. O secretário destaca que foram instaladas armadilhas em alguns pontos estratégicos, como borracharias, postos de combustíveis e armazéns. Nesses locais, de acordo com CARLOS, há circulação de veículos e produtos vindos de outras regiões, que podem conter larvas ou mosquitos infectados.


O Secretário de Saúde de Santa Helena ressalta que são sete pontos de monitoramento com verificação sendo feita praticamente toda a semana. Além disso, também ocorrem visitas diárias nas residências para fiscalização e orientação. Santa Helena identificou oito focos do mosquito da dengue somente no mês de janeiro. Em fevereiro, segundo CARLOS MELO, ainda não há contabilização, mas a maioria das larvas encontradas nesse mês também é do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O secretário enfatiza que elas são encontradas geralmente em calhas e em terrenos baldios que não são mantidos limpos pelos proprietários, bem como em caixas e reservatórios de água mal cobertos.


CARLOS MELO demonstra preocupação, pois o ovo do mosquito é considerado adulto a partir do sétimo dia, com expectativa de vida do Aedes Aegypti de em média 40 a 45 dias. Com isso, mais pessoas podem ser acometidas pela dengue, caso os mosquitos e larvas encontrados recentemente estejam infectados. A Secretaria da Saúde de Santa Helena aconselha a população para que mantenha seus terrenos limpos, com verificação de calhas e caixas de água, bem como façam uso de repelente e roupas compridas para evitar picadas do mosquito da dengue. O secretário espera que não se repita a situação verificada nos últimos anos, onde vários casos de dengue foram confirmados no município de Santa Helena. Ele conta com a colaboração de toda a população na adoção das recomendações.


Secretaria de Obras de Tunápolis trabalha na melhoria de estradas. De acordo com o secretário, ADRIANO GASSEN, a falta de chuva causou muitos danos nas vias e prejudica os trabalhos de recuperação. Ele destaca que o município decidiu patrolar todos os trechos, mesmo com a baixa umidade. ADRIANO frisa que o objetivo é deixar as estradas em boas condições para que quando houver chuva, ocorra a diminuição da poeira e o assentamento das pedras soltas. O secretário destaca que nesse período de volta às aulas, os trabalhos se fazem ainda mais necessários para garantir maiores condições de trafegabilidade e segurança aos estudantes, pois os veículos do transporte escolar passam cerca de quatro vezes por dia nos mesmos trechos.


Outra demanda que segue no município, de acordo com o secretário, é o transporte de água para os produtores rurais e também para consumo humano, em diversas localidades. O Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, destaca que para os próximos dias também serão concentradas algumas atividades na cidade, com o plantio de grama no campo de futebol. Os trabalhos de colocação de terra e drenagens já foram concluídos de acordo com o secretário, faltando agora apenas a instalação do sistema de irrigação e sistema de dutos para a futura iluminação do campo. ADRIANO GASSEN destaca que também serão realizados nos próximos dias, alguns trabalhos de terraplanagens para as indústrias, através de uma parceria do poder público com as empresas do município de Tunápolis.


São João do Oeste quer maior investimento do governo estadual em cirurgias no hospital Santa Casa Rural. Pedido foi feito diretamente ao Secretário de Estado da Saúde ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, que realizou visitas aos municípios do Extremo Oeste. Ele também esteve em São João do Oeste para conhecer as estruturas e o funcionamento do Centro Municipal de Saúde. RIBEIRO ainda visitou o Hospital Santa Casa Rural onde apontou a necessidade de maior volume de serviços para viabilizar a manutenção das atividades. Conforme o Secretário da Saúde de São João do Oeste, MAURO BARELLA, durante a visita foi reforçado o pedido de repasse de recursos para a saúde do município e para o hospital. Objetivo é ampliar e melhorar o espaço, bem como a ampliação dos serviços prestados e assim dar maior conforto aos pacientes.


MAURO BARELLA tem como desafio ampliar o número de cirurgias no Hospital Santa Casa Rural, reduzindo o encaminhamento de pacientes aos hospitais regionais. O Secretário diz que é preciso equilibrar o uso de equipamento, material e equipe de profissionais para diferentes cirurgias. O desafio é superar questões burocráticas e entraves para autorização dos procedimentos e liberação de recursos. Segundo MAURO BARELLA a gama de cirurgias precisa aumentar e a nova proposta é passar de oito cirurgias gerais para até 14 por mês. Na ortopedia o pedido é para 15 procedimentos, além de 10 cirurgias de ginecologia e otorrino, até nove procedimentos. Neste caso seriam mais de 35 cirurgias por mês para tornar o hospital viável e aproveitamento adequado ao moderno centro cirúrgico. O incentivo financeiro também seria ampliado e passaria de 20 mil reais mensais para mais de 50 mil reais.


Município enfrenta dificuldade na atenção básica devido à falta de médico para atendimento aos pacientes. De acordo com o Secretário da Saúde de São João do Oeste, MAURO BARELLA, o aumento no número de consultas agrava a situação. Profissionais da saúde também enfrentam isolamento em virtude da Covid-19. O município possui uma médica gestante, que não pode realizar atendimento presencial e ainda um médico que teve exame positivo para Covid. Segundo BARELLA, apenas um médico está atuando no atendimento aos munícipes e isso tem gerado reclamações. O secretário avalia que é o momento da população contribuir e somente procurar as unidades de saúde em caso de urgência, pois no momento não é possível a contratação de profissionais para suprir a carência que o município possui.


Iporã do Oeste vai desenvolver o programa Vida Ativa. De acordo com o vice-prefeito, VALMOR REIS, o programa já foi desenvolvido de 2013 a 2016 com o nome de Pró Iporã. O objetivo do programa Pró Iporã, agora chamado de Vida Ativa, é o melhoramento da atividade física das pessoas sedentárias e pessoas que necessitam de recuperação pós-cirúrgica. O vice-prefeito destaca que a expectativa era de que o programa iniciasse no início da gestão, no entanto, isso não foi possível por causa da pandemia de Covid-19, que impôs restrições às atividades em grupo, com reunião de pessoas. VALMOR REIS enfatiza que não haverá limites de idade para participar do programa e que o município aguarda apenas o resultado do concurso público do próximo dia 19 de fevereiro, para dar início às atividades.


De acordo com o vice-prefeito de Iporã do Oeste, VALMOR REIS, o programa Vida Ativa contará com o trabalho de educador físico, profissionais de enfermagem e de um médico, que fará o acompanhamento das pessoas atendidas. Alguns desses profissionais serão selecionados no concurso publico. VALMOR REIS enfatiza que auxiliará pessoalmente nos atendimentos do programa, com o objetivo de atender bem as necessidades físicas de todos munícipes.


Secretaria de Saúde de Tunápolis reforça importância do combate ao mosquito da dengue. De acordo com a Secretária de Saúde do município, ROSELI BONAVIGO, após a confirmação do primeiro caso de dengue do ano na semana passada, a pasta reforçou as medidas de fiscalização e conscientização da importância do combate ao Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças, entre elas, a dengue. A secretária destaca que a dengue precisa de um vetor para surgir, e que esse vetor é o mosquito, que precisa ser controlado para evitar que novas pessoas sejam acometidas pela doença. ROSELI enfatiza que vários municípios da região são considerados infestados e que a melhor forma de combate é adotando alguns cuidados, como evitar o acúmulo de água em recipientes e fazer uso de repelentes para evitar picadas.


A secretária, ROSELI BONAVIGO, enaltece que toda a equipe da saúde e de combate às endemias está à disposição para orientar a população. De acordo com ela, na maioria das vezes, a dengue não evolui para casos graves, mas caso isso aconteça, a pessoa pode necessitar de internação e existe risco de óbito pela doença. Em relação à Covid-19, ROSELI BONAVIGO destaca que houve uma explosão de casos no começo deste ano, mas que a maioria deles são mais leves, sem necessidade de internação. Ela reforça a necessidade de aplicação da terceira dose da vacina para manter a imunidade alta, bem como lembra aos pais para que fiquem atentos ao calendário de vacinação das crianças e adolescentes.


Segundo a Secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, as regras de prevenção não mudaram desde o começo da pandemia, e ressalta que o uso de máscara e álcool em gel seguem sendo recomendados, bem como a necessidade de manter o distanciamento social. A pandemia afetou principalmente os atendimentos eletivos e há registro de aumento da fila de espera, principalmente por cirurgias. A expectativa da secretária, ROSELI BONAVIGO, é de que aos poucos no decorrer do ano, os atendimentos sejam normalizados. De acordo com ela, em 2020 não houve cirurgias eletivas e em 2021 o número de atendimentos foi bastante baixo. Os principais entraves, segundo ROSELI, são com os prestadores de serviço e com os financiamentos por parte do estado.


-TRABALHADORES FICAM FERIDOS EM ACIDENTE COM VAN NO INTERIOR DE MONDAÍ

-HOMEM É PRESO APÓS ROUBAR ESTABELECIMENTO NO CENTRO DA CIDADE


Uma criança foi atropelada na tarde de ontem por volta das 14h30, na Rua Duque de Caxias, centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, os avós do menino contaram que ele estava na garagem do prédio quando pediu para que a mãe comprasse sorvete. Neste momento, a mulher deixou a criança e foi buscar o dinheiro, quando então o garoto saiu correndo e ao atravessar a rua foi colhido pela camionete Strada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o menino que teve ferimentos leves. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional. O condutor da camionete realizou os atendimentos necessários até a chegada da Polícia e do resgate.


As equipes da Polícia Militar de São Miguel do Oeste e Barra Bonita seguem realizando buscas desde às 10 horas da manhã de ontem, por um foragido da penitenciária de Chapecó. O local onde os policiais estão atuando trata-se de uma área de mata entre a Linha Alto Caçador e proximidades do centro da cidade. De acordo com a PM, um homem de 30 anos que possui uma vasta lista de passagens policiais, saiu no final de ano do Presídio Agrícola de Chapecó e até então, não retornou. Ele também foi flagrado traficando drogas em Chapecó, mas conseguiu fugir, vindo a se esconder na casa de familiares no interior de Barra Bonita. Conforme a PM, os militares chegaram até a residência onde ele estava escondido. Ao notar a chegada dos policiais ele fugiu para a região de mata vestindo apenas um calção e chinelos. A PM solicita à população que ao ver algo suspeito, acionem o 190.


Uma saída de pista, seguida de colisão em árvore, deixou trabalhadores feridos na madrugada de hoje, na Linha Taipa Baixa, interior de Mondaí. O acidente aconteceu por volta das 4 horas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os ocupantes de uma Van, que fazia o transporte de funcionários de uma empresa de Belmonte, foram encontrados em uma residência, próxima do local. Foram atendidos dois homens, de 21 e 36 anos, os quais relatavam dores e apresentavam alguns ferimentos pelo corpo. Ambos foram conduzidos ao Hospital de Mondaí. Os demais ocupantes permaneceram no local, aguardando outro veículo da empresa para conduzi-los até seu destino. A guarnição da Polícia Militar de Mondaí também auxiliou no atendimento da ocorrência.


Um homem foi preso em flagrante após roubar um estabelecimento comercial, no centro de Iporã do Oeste. O crime ocorreu na tarde de ontem. Segundo a PM, um homem foi até a loja diversas vezes durante o dia, sendo que na última vez, tentou agredir a atendente com uma faca e também proferiu ameaças a ela. Ele pegou alguns produtos e fugiu do local. A vítima pediu ajuda a populares, sendo que um vizinho seguiu o autor e acionou a Polícia Militar, que fez busca pessoal e encontrou a faca de 30 cm, utilizada pelo homem no crime. Os policiais deram voz de prisão e prenderam o autor em flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.