-CÂMARA DISCUTE AFASTAMENTO DE GRÁVIDAS NÃO VACINADAS DO TRABALHO
-SC TEM QUEDA DE 45 POR CENTO NOS CASOS DE COVID EM DUAS SEMANAS
-SÃO JOSÉ DO CEDRO CONFIRMA O SEGUNDO CASO DE DENGUE NO ANO
-TROCA DE SISTEMA DE GESTÃO PÚBLICA ATRASA EMISSÃO DE ALVARÁS
-SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA TEM ENTRADA DE QUATRO PROJETOS DE LEI
-PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DEVE SE FILIAR AO PARTIDO LIBERAL
-PREFEITURA RECEBE CONFIRMAÇÃO DE EMENDA DE 100 MIL PARA AGRICULTURA
-CTG ABRE PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA CURSO AVANÇADO DE DANÇAS
-PM REALIZA BUSCAS NA REGIÃO POR FORAGIDO DA PENITENCIÁRIA DE CHAPECÓ
-CRIANÇA SOFRE FERIMENTOS AO SER ATROPELADA POR CARRO NO CENTRO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo cinco reais e 90 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O chanceler federal da Alemanha, OLAF SCHOLZ, afirmou nesta segunda-feira que uma eventual adesão da Ucrânia à Otan é um tema "praticamente fora da agenda" no momento, e que isso não deveria se tornar o motivo de uma crise política de grandes proporções e da crescente tensão militar entre a Rússia e o Ocidente. A declaração foi dada após uma reunião de quase três horas entre SCHOLZ e o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, em Kiev. Uma das demandas do presidente russo, VLADIMIR PUTIN, para reduzir a mobilização de cerca de 130 mil militares russos na fronteira com a Ucrânia, é uma garantia de que a ex-república soviéticanão será admitida como membro da Otan.
O secretário-geral das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, disse nesta segunda-feira que "agora é a hora" de acalmar as tensões na crise da Ucrânia. Ele disse que não há lugar para discursos incendiários. A fala de GUTERRES vem em um momento em que as autoridades dos Estados Unidos alertam para o risco "iminente" de um ataque russo contra a Ucrânia. A Rússia concentrou mais de 100 mil soldados perto da fronteira leste da Ucrânia e tem tropas mobilizadas em Belarus, que faz fronteira com o norte do país. Moscou nega qualquer intenção de invadir o território vizinho.
Um estado de estado de exceção começou a vigorar em algumas regiões do norte do Chile nesta segunda-feira, para que as Forças Armadas possam colaborar com a polícia para supervisionar e vigiar as rodovias em áreas onde há muito fluxo imigratório. Na semana passada, um caminhoneiro de 25 anos morreu após um confronto com migrantes venezuelanos em Antofagasta. Os caminhoneiros fizeram bloqueios rodoviários que só foram suspensos no sábado, depois que o governo decretou estado de exceção no norte do país, o epicentro de uma crise migratória.
O Banco Central informou nesta segunda-feira que 37 milhões 335 mil 857 clientes, pessoas físicas e empresas, fizeram consultas até as seis horas da tarde de ontem para saber se têm algum dinheiro esquecido nos bancos. Segundo o BC, desse total, seis milhões 930 mil contas de pessoas físicas e 71 mil 154 contas de pessoas jurídicas tinham algum saldo a receber nesse primeiro lote de devoluções. Após apresentar problemas em janeiro, quando o volume de acessos derrubou o site do Banco Central, as consultas foram reabertas ontem pela instituição. Os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março.
O Tribunal Superior Eleitoral regulamentou, nesta segunda-feira, a propaganda partidária, extinta desde 2017. Com isso, as propagandas dos partidos políticos voltam às televisões e rádios neste primeiro semestre. O retorno ocorre após decisão do Congresso Nacional, que aprovou lei sobre o tema em dezembro do ano passado. A propaganda partidária é usada pelas legendas para divulgar ações, mostrar posições políticas e ideológicas em relação a diferentes temas e buscar novas filiações. O instrumento é diferente da propaganda eleitoral, divulgada nos horários gratuitos em anos de eleições para apresentar candidatos e suas propostas que terá início no segundo semestre.
Está na pauta do plenário da Câmara dos Deputados desta terça-feira o projeto de lei que regulamenta o afastamento da empregada gestante não imunizada contra a Covid-19 das atividades de trabalho presencial. O projeto trata de trabalhadoras cuja atividade não pode ser exercida da própria casa por meio de teletrabalho ou qualquer outra forma de trabalho a distância. Pela proposta, elas passam a receber o salário-maternidade do governo. O texto do projeto determina que a gravidez passa a ser considerada de risco até a imunização da gestante que vai ter direito ao salário-maternidade da data do afastamento até 120 dias após o parto. O empregador fica dispensado de pagar o salário e só volta a pagá-lo quando a colaboradora voltar ao trabalho presencial.
O número de casos ativos de Covid-19 caiu quase pela metade nas últimas duas semanas em Santa Catarina. O Estado atingiu o pico de pacientes em tratamento ou recuperação da doença em toda a pandemia no dia 29 de janeiro, quando havia 80 mil 251 pessoas com o coronavírus. O balanço desse domingo divulgado pelo governo do Estado apontou 44 mil 134 casos ativos de Covid. Neste período de 16 dias, portanto, houve queda de 45 por cento no número de pacientes em período de transmissão da doença. Os dados são do relatório divulgado todos os dias pela secretaria estadual de saúde.
A nova diretoria da OAB de Santa Catarina será empossada nesta sexta-feira no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, Florianópolis. Pela primeira vez nos 89 anos da instituição, a Ordem dos Advogados será presidida por uma mulher. CLAUDIA PRUDENCIO já exerce a função desde o dia primeiro de janeiro, quando ocorreu a posse administrativa. Ela foi eleita no final do ano passado quando recebeu 47 por cento dos votos dos advogados catarinenses. Na sexta, também serão empossados os novos conselheiros estaduais, os presidentes das 52 subseções do interior do Estado e a nova diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, presidida por JULIANO MANDELLI para os próximos três anos, de 2022 a 2024.
Mais quatro comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina retomam as reuniões ordinárias para apreciação de proposições nesta semana. Hoje, a Comissão de Constituição e Justiça se reúne para a sua primeira reunião ordinária de 2022. Na pauta do encontro, são mais de 20 matérias a serem deliberadas, entre elas o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que trata do reajuste do salário mínimo estadual. Entre as proposições de autoria parlamentar, os membros da CCJ devem deliberar o Projeto de Lei do deputado JESSÉ LOPES que proíbe a ocupação de cargos públicos por pessoas condenadas por corrupção. Nesta semana, as comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; de Finanças e Tributação e Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia também voltam aos trabalhos.
A Comissão Organizadora do Itaipu Rural Show divulgou números oficiais da vigésima edição da feira, sendo essa a maior de todos os tempos. A Cooperativa Regional Itaipu realizou entre os dias dois e cinco de fevereiro a exposição que atraiu mais uma vez a atenção de milhares de empresários rurais e público geral. Os 336 expositores apresentaram o que há de mais moderno e viável em produtos e serviços para o agronegócio. A evolução tecnológica foi o grande destaque. A vice-governadora de Santa Catarina DANIELA REINEHR, participou da abertura oficial junto com autoridades política e do agronegócio. Durante a solenidade, a Epagri fez a entrega de veículos novos para atendimento de campo. Já a Polícia Civil fez a entrega de duas viaturas para atuação nas atividades de combate aos crimes do agronegócio. A assinatura da Resolução que cria o Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio também foi feita no Itaipu Rural Show. Além de uma delegacia virtual de Repressão contra esses crimes.
O evento aconteceu com base no slogan "A Evolução do Agronegócio Passa por Aqui". O objetivo sempre é transmitir conhecimento através de novas tecnologias que possam ser facilmente aplicadas nas propriedades. Segundo o presidente da Cooperitaipu ARNO PANDOLFO, a exposição demonstrou a força, ousadia e a coragem do agronegócio no Sul do país. Na suinocultura e avicultura, além da exposição de animais, foram amplamente discutidos assuntos relacionados à biossegurança, assunto que está em pauta no mundo todo. O setor de grãos e cereais, sempre muito forte, mostrou cultivares com excelência genética e adaptada ao clima regional, além de palestras técnicas de alto nível sobre controle de plantas daninhas e aplicação correta de agroquímicos. PANDOLFO disse que o público pôde ver drones para pulverização, robôs para alimentação de suínos, aplicativos de celular para controlar sistemas de produção, entre outras inovações.
A Comissão Central Organizadora da exposição destaca que o Itaipu Rural Show deste ano encerrou com números altamente positivos. Falando em público visitante, foram 61 mil e 850 pessoas circulando pelo parque. Foram realizados 126 milhões em negócios. Ao todo foram recepcionadas 23 caravanas de todos os cantos do país. Na alimentação, foram servidos cerca de 18 mil almoços, realizadas 72 palestras e seminários técnicos e de conhecimento. Na etapa do Circuito Nacional das raças Jersey e Holandês foram 230 animais inscritos de alta qualidade genética. ARNO PANDOLFO reiterou que, após o sucesso desta edição, o Itaipu Rural Show se solidifica como o maior evento do agronegócio de Santa Catarina. Ele destacou ainda que após dois anos sem a realização de exposições do agronegócio, os empresários rurais estavam ansiosos para buscar conhecimento e realizar ótimos negócios.
Com a mudança do sistema de gestão pública em todos os setores da prefeitura do município de Princesa, a emissão dos boletos e alvarás está suspensa. Por isso, foi feito um decreto para alterar a data de vencimento, assim prorrogando o prazo para o dia 31 de março. A informação é da fiscal da Vigilância Sanitária JANE MACHADO. A previsão é de solucionar estes problemas até nova data limite, enquanto isso os estabelecimentos, por meio do decreto, estão adequados para continuar em funcionamento. Apesar disso, ela explicou que os eventos ainda necessitam da autorização prévia da vigilância. Cópias do decreto estão disponíveis para a população. A fiscal destacou ainda que este problema não altera os valores cobrados atualmente, nem mesmo multas. Sendo que para isso foi emitido um decreto. Com a previsão de retomar as emissões no mês que vem, ela disse que este atraso não vai mudar o prazo final em 2023. Ou seja, a data de vencimento segue dia 31 de janeiro do próximo ano como estava previsto antes. São cerca de 115 estabelecimentos e entidades que necessitam do documento anualmente.
Os estabelecimentos do município foram, em grande parte, vistoriados ainda em dezembro passado, como ocorre anualmente. Conforme a fiscal Sanitária JANE MACHADO, o problema foi percebido apenas no momento da emissão dos boletos e posterior retirada do alvará. Caso algum estabelecimento não foi vistoriado, ela disse que a equipe estará passando pelas próximas semanas. Os serviços de atendimento em caso de denúncias seguem sendo realizados. Apesar dos transtornos causados por causa do problema no mês passado, JANE afirmou que os trabalhos da vigilância em geral estão sendo desenvolvidos normalmente. Alguns casos isolados de estabelecimentos que deixam de seguir as regras são atravessados pela equipe. Por isso, foi realizada uma campanha de conscientização durante as visitas no comércio.
Os municípios da comarca de São José do Cedro atualizaram mais um informativo de casos da Covid-19. Segundo a secretaria de Saúde de Guarujá do Sul são 43 casos ativos e 115 pessoas monitoradas. Em Princesa, segundo informado pela assessoria de Comunicação, são 31 infectados e 92 monitorados. Já São José do Cedro foram confirmados ontem 62 novo casos e 69 recuperados. São 309 pessoas em isolamento e 126 casos ativos.
O município de São José do Cedro registrou mais um caso autóctone de dengue neste ano. Na quarta-feira passada foi confirmado o primeiro caso nas proximidades do colégio Cedrense. Este segundo caso foi confirmado próximo ao colégio Cebem, na Rua Maranhão, no Bairro São Cristóvão. Segundo as informações repassadas pelo agente de Endemias MATHEUS ROMERA, para o jornalismo da Rádio Cedro, a previsão é de realizar um fumacê na localidade nos próximos dias. Contudo, ele não firmou data e nem as ruas que serão contempladas devido aos trabalhos de vistorias realizados pela equipe. ROMERA destacou que o setor epidemiológico da dengue encaminhou vários outros testes para o laboratório analisar e verificar possíveis demais casos. O paciente confirmado está sendo acompanhado pela secretaria de Saúde.
Nesta terça-feira, o Lions Clube de Guarujá do Sul realiza a entrega de 200 kits de higiene bucal em duas unidades escolares do município. O kit conta com uma escova e creme dental e sabonete. Conforme o administrador ARI HART, os trabalhos iniciaram na manhã de hoje e seguem durante esta tarde. A ideia é trabalhar a higiene bucal das crianças do núcleo Arco Íris da cidade e do educandário da Linha Pessegueiro. No interior, por se tratar de uma unidade menor, serão beneficiadas cinco turmas. Já na cidade, ele disse que será distribuído às crianças do fundamental um. Isso se deve a quantidade limitada de kits encaminhada ao Lions. Além de distribuir estes itens, o administrador comentou que os integrantes da entidade estão abordando os possíveis problemas que a falta de saúde bucal pode causar. HART comentou também que hoje está sendo lançada uma campanha de doações para o hospital referência em câncer bucal em crianças de Chapecó. Segundo ele, será aceito a doação de gelatinas e água mineral e de coco. As doações podem ser feitas em Guarujá do Sul.
O CTG Mate Amargo de São José do Cedro vai realizar um curso avançado de danças de salão. O intuito é aprimorar o aprendizado de quem já pratica a dança. A informação é do patrão CLAUDEMIR BOSING. Segundo ele, o curso de dança terá duração total de dez horas divididas em todas as quartas-feiras nas próximas cinco semanas. O professor é de São Miguel do Oeste e possui mais de 30 anos de experiência em danças tradicionalistas. Serão disponibilizadas 30 vagas para casais, sendo ao todo atendidas 60 pessoas. Cada par terá um custo de 110 aproximadamente.
44 matrículas foram entregues por meio do programa Lar Legal na semana passada em Palma Sola. Na quinta-feira passada, a prefeitura contemplou os moradores do Distrito de Novo Cerro Azul. A informação é do secretário de Assistência Social IVANOR DE MOURA. Segundo ele, o momento contou com a presença da comunidade e lideranças locais, como prefeito em exercício e vereadores. As próximas etapas de regularização serão feitas por meio do Reurb S na Linha Brasil, onde 50 famílias podem ser beneficiadas. Os trabalhos de medições iniciam nos próximos dias. 55 comunidades na divisa com o município de Bom Jesus do Sul também receberão os documentos, faltando apenas os últimos processos. MOURA destacou ainda que a prefeitura possui um comissão mista para avaliar os processos de regularização em Palma Sola.
O PL de São José do Cedro realizou a entrega de ofício de uma emenda parlamentar do deputado MAURÍCIO ESKUDLARK à prefeitura. O valor é de 100 mil reais e será destinado para a agricultura. Conforme o presidente JEFERSON SORDI, o recurso poderá ser utilizado na compra de distribuidor de adubo orgânico, calcareadeiras, entre outros equipamentos a qual a prefeitura avalia necessário. Para o presidente, a destinação desse valor para a agricultura se deve a falta destes equipamentos. Outras emendas parlamentares foram solicitadas pelos políticos do partido para ser empenhada pelos próximos meses. SORDI afirmou ainda que o PL está buscando valores para ser empenhados no perímetro urbano. Ele não detalhou quais seriam devido aos processos ainda enfrentados, como também a própria confirmação dos recursos.
Ontem a noite foi realizada a segunda sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. O encontro contou com a entrada de quatro novos projetos de lei oriundos do poder executivo. Além de contar também com requerimentos e indicações dos vereadores. A vereadora da bancada de situação TÂNIA DOS SANTOS, não esteve presente na reunião por motivos particulares. Sobre os projetos que deram entrada na sessão de ontem, foi avaliado o projeto 11 que prevê a liberação de até 35 mil reais para custear o tradicional baile da Senhorita Cedrense. O evento está marcado para ocorrer no dia 14 de maio. Outro projeto prevê ainda a liberação de cinco mil reais para auxiliar nas despesas da cedrense MARCILENE MENEGASSI no concurso Miss Supranational 2022 que ocorre em Balneário Camboriú. O projeto 12 autoriza a prefeitura fazer o pagamento de mil e 590 reais referente ao pagamento de despesas de passagens de idosos em 2021 em deslocamentos entre o interior e a cidade. A administração também solicitou a autorização para pagamento do termo de fomento de 15 mil reais para a Apae.
Na sessão de ontem a noite, os vereadores também trouxeram suas indicações e requerimentos para serem levados até a prefeitura. Em suas palavras, o presidente da Casa ENIO CAROSSI, destacou a importância de iniciar o debate sobre o plano diretor. O presidente relatou ainda que nas próximas semanas serão definidos os integrantes da comissão responsável por analisar as leis do planejamento. CAROSSI destacou também a necessidade de contratar profissional técnico para participar da elaboração. No uso da Tribuna, o presidente do Sintraf de São José do Cedro e Princesa ARNÉLIO NADIN, sugeriu o envio de Moção de Apelo aos deputados, em nome dos vereadores da Casa, principalmente quanto ao enfrentamento da estiagem. O presidente relatou sobre as principais demandas para serem solicitadas no manifesto. Durante a sessão CLAUDIO WARTHA, abordou sobre as sérias dificuldades enfrentadas pela agricultura. Além de pedir que seja encaminhado a secretaria de Estado da Agricultura um ofício solicitando a revisão da suspensão de inscrições do Reconstrói SC.
O pedido do vice-presidente da Câmara de São José do Cedro também foi seguido pelo representante da bancada de situação na noite de ontem. O vereador ISIDERIO DALLO, reforçou as palavras do seu colega de plenário CLAUDIO WARTHA no que se refere a agricultura. A situação relatada na Câmara mostra as sérias dificuldades do setor que responde pela maior parte da economia do município. Em muitos casos citados, os agricultores não colhem dez sacadas de milho por hectare. Para DALLO, é necessário os trabalhadores rurais serem efetivamente atendidos pelas autoridades políticas suprindo os anseios dos agricultores no período de estiagem prolongada no extremo-oeste. Ainda na sessão de ontem a noite, a vereadora MÁRCIA DEMOSSI, respostas à administração sobre possibilidade da continuidade do auxílio transporte escolar dos estudantes que usam o veículo para se deslocar até outras cidades.
O vereador FERNANDO WILL também indicou à prefeitura a melhoria na cerca instalada junto ao parque do avião, na praça central devido à deterioração e o registro de acidentes com crianças que utilizam o espaço. Ele citou ainda a cobrança das faturas feitas pelo Semae e destacou os possíveis altos valores que estão sendo cobrados dos consumidores. O vereador requereu que a administração apresente respostas quanto a troca do sistema. FERNANDO também pediu para que a agência reguladora Aris acompanhe a situação enfrentada pelo Semae. Durante suas palavras, o vereador lembrou também do programa de incentivo agrícola. Segundo o vereador, muitos agricultores buscaram a secretaria de Agricultura e não conseguiram ter ao programa. Por isso, solicitou a manifestação da administração quanto ao bônus aos produtores rurais. WILL também pediu melhorias na iluminação pública em pontos que apresentam problemas. O vereador solicitou ao DNIT o reparo no acesso pela Rua Cruz e Souza, diante da existência de um “degrau” que se formou após os serviços.
O presidente da Câmara de Vereadores de São José do Cedro não descarta trocar de partido nas próximas semanas e a decisão deve ocorrer na próxima sexta-feira durante uma reunião. Atualmente, no até então PSL ENIO CAROSSI, poderá deixar o Partido Social Liberal pelo qual foi eleito vereador nas eleições de 2020 e poderá integrar o Partido Liberal, o PL, a qual o presidente da república também é filiado. Segundo o presidente do legislativo, nada está definido, mas as negociações estão sendo feitas após o convite do presidente do PL. A reunião que ocorre nesta sexta será com os integrantes do PSL. O principal debate será a participação ou não do novo partido União Brasil, resultado da fusão entre DEM e PSL, já deferida pelo TSE e que poderá ter candidatos ainda neste ano. A decisão pela adesão ou troca de partido será feita nesta semana conforme a maioria dos integrantes do então PSL. CAROSSI afirmou que também é esperado uma definição a nível de Estado sobre a saída ou não de integrantes do Partido Liberal Social. Para o presidente, esta será uma decisão difícil de ser tomada, mas que é necessário devido ao futuro dos políticos locais.
A saída do partido para o PL é a mais cogitada pelo presidente da Câmara de Vereadores de São José do Cedro. Para o vereador ENIO CAROSSI, o partido possui uma representatividade maior no Estado de Santa Catarina e com possibilidade de ter um candidato a governador pelo partido neste ano. O presidente afirmou que o atual senador JORGINHO MELLO deve ir como candidato a chefe do executivo neste ano. Ele lembrou ainda da filiação do presidente da república no PL, o que poderá trazer visibilidade aos candidatos estaduais e nas eleições municipais em 2024. ENIO afirmou ainda que São José do Cedro poderá ter uma terceira via como opção de votos.
A Polícia Militar de Barra Bonita segue fazendo buscas por um foragido da penitenciária de Chapecó. Os trabalhos iniciaram ontem às dez horas. O local onde os policiais estão atuando trata-se de uma área de mata entre a Linha Alto Caçador e proximidades do centro da cidade. De acordo com a PM, o homem de 30 anos que possui uma vasta lista de passagens policiais saiu no final de ano do presídio agrícola de Chapecó e não retornou. Ele também foi flagrado traficando em Chapecó mas conseguiu fugir, vindo a se esconder na casa de familiares no interior de Barra Bonita. Com base nas informações obtidas pelo setor de inteligência da PM, os militares chegaram até a residência onde estava escondido. Ao notar a chegada dos policiais ele fugiu para a região de mata vestindo apenas um calção e chinelos. A PM solicita à população que ao ver algo suspeito acione o 190.
Uma criança foi atropelada na Rua Duque de Caxias no Centro de São Miguel do Oeste. O fato ocorreu ontem, por volta das 14 horas e 30 minutos. De acordo com a PM, os avós contaram que o menino estava na garagem do prédio e pediu para que a mãe comprasse sorvete, neste momento a mulher deixou a criança e foi buscar o dinheiro, quando então o garoto saiu correndo e ao atravessar a rua foi colhido por um veículo Strada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o menino com ferimentos leves. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional. O condutor da camionete realizou os atendimentos necessários até a chegada da PM e do resgate.
Um incêndio em veículo mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros na tarde de ontem. A ocorrência foi registrada, por volta das 14 horas, na Rua Divisor, cruzamento com a Arnaldo Busatto em Barracão. Ao chegar ao local, os bombeiros constataram a ocorrência, sendo que se tratava de um incêndio em um Astra, emplacado em Dionísio Cerqueira. Imediatamente foi iniciado o combate às chamas e abertura do capô para resfriamento do motor e do interior do veículo. Foram gastos aproximadamente 500 litros de água para conter as chamas, e posteriormente, foi realizado a limpeza da via.