ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 15 02 2021

-CÂMARA PODE VOTAR NA QUINTA-FEIRA MP QUE FACILITA COMPRA DE VACINAS

-GOVERNO DE SC VAI INSTALAR GABINETE DE CRISE CONTRA COVID NO OESTE

-EX-PREFEITO DA REGIÃO TOMA POSSE HOJE NA PRESIDENCIA DA CIDASC

-CASOS DE COVID CRESCEM E HOSPITAL REGIONAL VOLTA A FICAR LOTADO

-SÉRIE DE VÍDEOS COM PIONEIROS MARCA COMEMORAÇÃO DOS 67 ANOS DE SÃO MIGUEL

-MOTORISTA QUE PROVOU ACIDENTE É INDICIADO POR HOMICÍDIO DOLOSO

-POLÍCIA PRENDE HOMEM SUSPEITO DE MANTER FAMÍLIA REFÉM EM ASSALTO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Reino Unido superou sua meta neste domingo de vacinar 15 milhões de pessoas prioritárias com pelo menos uma dose contra o coronavírus, a partir da qual terá início uma nova fase da campanha de vacinação. Na primeira etapa, foram vacinados os maiores de 70 anos, trabalhadores de saúde da linha de frente, funcionários de casas de repouso e residentes e os pacientes mais vulneráveis. A nova fase da campanha de vacinação a partir desta segunda-feira inclui idosos de 65 a 69 anos e pessoas "clinicamente vulneráveis".

Neste domingo, a junta militar governante em Mianmar continuou a intensificar a repressão aos protestos em massa contra o golpe de Estado, com patrulhas noturnas, prisões e ameaças contra quem abriga ativistas. O período democrático de 10 anos do país terminou abruptamente há quase duas semanas com a tomada do poder pelos militares, que derrubaram e prenderam a chefe de governo. Pelo nono dia consecutivo, milhares de pessoas foram às ruas em manifestações contra os militares. São os maiores protestos populares no país em mais de uma década.

O ex-presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, foi absolvido neste sábado pelos senadores no processo de impeachment movido contra ele. A votação terminou em 57 votos a favor do impeachment e 43 contra o processo. A absolvição já era esperada, já que, para ser aprovado, o pedido de destituição tardia precisava contar com o voto de pelo menos 17 republicanos, além dos 50 democratas. Era preciso uma maioria de dois terços para condenar o ex-presidente. TRUMP foi acusado de incitar a invasão do Capitólio, sede do congresso.

O governo federal editou, na sexta-feira, um "pacote de mudanças" em decretos de 2019 que regulam a compra de armamento e munição por agentes de segurança, atiradores e colecionadores de armas. Segundo o Palácio do Planalto, as medidas flexibilizam os limites para compra e estoque de armas e cartuchos. As alterações incluem, de acordo com texto divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o aumento, de quatro para seis, do número máximo de armas de uso permitido para pessoas com Certificado de Registro de Arma de Fogo e apossibilidade de substituir o laudo de capacidade técnica – exigido pela legislação para colecionadores, atiradores e caçadores por um "atestado de habitualidade" emitido por clubes ou entidades de tiro.

As internações para cirurgias eletivas, que são procedimentos não urgentes, caíram 34 vírgula sete por cento em 2020 na comparação com 2019, segundo números do DataSUS consolidados a partir das informações enviadas pelas secretarias estaduais e do Distrito Federal para o Ministério da Saúde. Em 2019, foram realizados dois milhões 668 mil 522 procedimentos contra um milhão 740 mil 736 no ano passado. A redução foi motivada pela necessidade de liberação de leitos para pacientes com Covid-19. Com isso, cirurgias oftalmológicas, ortopédicas e pediátricas ficaram acumuladas mesmo com a liberação parcial dos procedimentos em algumas regiões.

A medida provisória que facilita a compra de vacinas e insumos necessários à vacinação contra a Covid-19 pode ser votada no Plenário da Câmara dos Deputados na próxima quinta-feira. A MP dispensa a licitação e prevê regras mais flexíveis para os contratos. Ainda segundo a medida, a aplicação de vacinas nos brasileiros deverá seguir o previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. O texto retoma a autorização para que a Anvisa aplique rito sumário para insumos e vacinas aprovados por autoridades sanitárias dos Estados Unidos, da União Europeia, do Japão, da China ou do Reino Unido.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA terá reunião na tarde desta segunda-feira com o presidente da Federação Catarinense de Municípios e prefeito de Araquari, CLENILTON PEREIRA, para tratar da vacinação. A ideia é alinhar com as prefeituras como dar velocidade à vacinação no Estado. Santa Catarina aplicou apenas 39 vírgula oito por cento das doses recebidas. Na última semana, o deputado estadual NEODI SARETTA, presidente da comissão da saúde da Assembleia Legislativa, criticou prefeituras que fecham postos de vacinação final de semana, têm apenas uma sala de aplicação do imunizante e não mobilizaram equipes.

Em São Francisco do Sul, onde passa o feriadão de Carnaval, o presidente JAIR BOLSONARO telefonou neste domingo para o ministro da Saúde, general EDUARDO PAZUELLO, e pediu que o Ministério da Saúde dê atenção a Chapecó. A cidade vive uma explosão de casos de Covid-19. O contato de BOLSONARO com o ministro atendeu a um pedido do senador JORGINHO MELLO, que almoçou com o presidente. O senador disse que está em contato com o prefeito de Chapecó, JOÃO RODRIGUES, para as principais demandas da crise na saúde do Oeste catarinense. Hoje, o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA disse que se medidas mais drásticas não foram adotadas pelas prefeituras do Oeste, os impactos da pandemia devem ser sentidos por muito tempo.

O governo de Santa Catarina vai instalar um gabinete de crise em Chapecó, no Oeste do estado, para tratar de ações de enfrentamento à Covid-19. A região tem enfrentado aumento no número de casos e de pacientes nos hospitais. No domingo, não havia vagas de UTI Covid do Sistema Único de Saúde em nenhum dos quatro hospitais da região. Os secretários da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, e o chefe da Casa Civil, ERON GIORDANI, já estão em Chapecó para discutir o problema e instalar o gabinete de crise. O governador CARLOS MOISÉS deve ir à cidade amanhã. Sábado, a prefeitura anunciou na tarde deste sábado medidas mais rígidas para tentar frear o contágio do coronavírus. O município determinou a suspensão das atividades em bares, choperias, petiscarias e também proibiu a abertura de cinemas, teatros, museus e igrejas.

A primeira feirinha do artesanato de 2021 aconteceu neste domingo na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. 22 artesões do município participaram do evento. De acordo uma das coordenadoras da feira, JANAÍNA SANTOS, o grupo dos artesões elaborou um projeto e o encaminhou à Secretaria de Cultura para incluir a “Feirinha de Artesanato” no calendário de eventos do município. Ficou definido que a atividade vai acontecer no segundo domingo do mês, das duas da tarde as sete da noite. JANAÍNA disse que o setor ainda enfrenta muitas dificuldades por conta da pandemia e que a feirinha ajuda na divulgação e comercialização dos produtos. As fotos do evento de ontem estão no portal da Peperi na internet.

O primeiro leilão de gado geral, realizado neste sábado, ficou dentro dos objetivos da Associação de Criadores de bovinos do extremo-oeste. A avaliação é do vice-presidente da entidade, MOACIR PIROCA. De acordo com ele, cerca de 500 animais foram comercializados. A movimentação econômica do remate ficou em torno de um milhão 320 mil reais. Os preços praticados no leilão ficaram nos seguintes valores: 12 reais e 50 centavos o quilo do macho, 11 e 98 da fêmea e sete reais e 85 centavos da matriz para descarte. O próximo leilão está marcado para o dia 19 de março.

O Peperi Rádio Repórter de sábado recebeu o presidente da OAB de São Miguel do Oeste, ELOI BONAMIGO. Ele falou sobre os 41 anos da subsecção e a importância da Ordem dos Advogados do Brasil fundada em 1980 no município. BONAMIGO citou que a entidade tem um papel de relevo, não só para a classe, mas também para a sociedade de forma geral. O advogado comentou que um dos principais pleitos da ordem é a instalação de uma nova vara cível no fórum da comarca. A ampliação do judiciário vai resultar em mais profissionais e em uma agilidade no andamento dos processos judiciais. BONAMIGO comentou que a OAB tem uma história importante de luta por uma justiça célere e acessível a todos.

A subseção da OAB de São Miguel do Oeste já teve cerca de mil advogados inscritos, mas com a criação de novas regionais, o número reduziu nos últimos anos. De acordo com o presidente da ordem, ELÓI BONAMIGO, a instalação de subseção de Maravilha e Dionísio Cerqueira dividiu a região, mas fortalecer a advocacia. Ele citou a importância, por exemplo, da instalação primeira subseção integrada de dois estados no país em Dionísio Cerqueira. BONAMIGO também destacou o envolvimento da OAB em questões que resultaram na melhoria dos serviços judiciais, como por exemplo, a digitalização dos processos. Nesta semana, o presidente da OAB de Santa Catarina, RAFAEL HORN que anunciou o projeto de reforma da sede social da ordem no bairro Santa Rita.

O ex-prefeito de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO, é o novo presidente da Cidasc. Ele foi convidado pelo secretário de Agricultura, ALTAIR SILVA e teve o nome confirmado pelo conselho de administração da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola. A posse está marcada para a tarde desta segunda-feira em Florianópolis. PLINIO disse agora à pouco no Peperi Entrevista que o governo está entrando em um novo momento com a participação de outros partidos, como é o caso do Partido Progressista. Ele comentou que foi chamado para ajudar a corrigir algumas questões que não são satisfatórias. PLINIO reforçou que assume o cargo para ajudar a fazer um novo governo.

As primeiras missões de PLINIO DE CASTRO na presidência da Cidasc será ouvir mais e fortalecer as atividades dos profissionais da companhia. Ele disse que a companhia está vocacionada para a defesa agropecuária do estado e é preciso trabalhar para reforçar essa atuação. PLINIO comentou que não será um presidente de gabinete e que pretende ouvir as equipes para identificar as questões que podem ser melhoradas. Ele explicou que vai fazer um levantamento completo da situação das 63 barreiras sanitárias e das 19 regionais da Cidasc. PLINIO disse que podem ocorrer mudanças nas gerencias regionais, mas que não haverá um ruptura total da gestão que vinha sendo feito até agora.

O novo presidente da Cidasc pretende ouvir a equipe de trabalho antes de tomar qualquer decisão ou promover qualquer mudança na regionais. PLINIO DE CASTRO destacou que é esse contato que vai nortear as alterações que devem ser promovidos. No entanto, antes de mesmo de assumir, PLINIO conversou com o secretário de Agricultura, ALTAIR SILVA, e alguns problemas já foram identificados.

O centro de triagem, localizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz, terá atendimento normal na próxima segunda-feira, feriado municipal. Agora pela manhã, oatendimento foi feito das oito da manhã ao meio-dia. Na parte da tarde, o local ficará aberto e entre uma e cinco horas. O centro de triagem mantém duas equipes de profissionais para o atendimento dos casos sintomáticos respiratórios. Os testes de Covid são agendados pela secretaria de saúde e realizados no local. Na última semana, o diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES disse que o centro faz um trabalho importante de triagem, evitando a aglomeração de pessoas no pronto socorro do Regional.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso começa a semana com todos os leitos de UTI destinados para pacientes da Covid ocupados. A taxa de ocupação bateu em cem por cento ontem com 18 pessoas internadas. Além disso, a ocupação da enfermaria subiu para 81 por cento com 13 leitos ocupados e cinco livres. Em Maravilha, todos os leitos de UTI Covid também estão ocupados. O mesmo ocorre no Hospital Regional de Chapecó. Em São Miguel do Oeste, o números de casos ativos é de 214.

Os membros da comissão intergestores Bipartite da saúde da região cobraram ações do governo do estado para enfrentar o aumento de casos e de lotação dos hospitais com pacientes da Covid-19. Durante webconferencia realizada na sexta-feira, os gestores de saúde de São Miguel do Oeste e Maravilha pediram o que a secretaria estadual de saúde dê uma atenção especial ao oeste e extremo-oeste. A secretária de saúde de São Miguel, GENI GIRELLI disse que a situação é muito grave. Os principais pedidos apresentados ao estado são a ampliação dos leitos de UTI, o apoio no transporte de pacientes e mais doses de vacina para a região.

A lotação dos leitos de UTI em Chapecó aumenta a demanda e a taxa de ocupação também no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A afirmação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. Ela disse que cinco pacientes que estão internados em São Miguel vieram de Chapecó porque não havia vaga naquela unidade. GENI destacou que o quadro atual é extremamente preocupante e que a população precisa compreender que as medidas de proteção precisam ser mantidas. Ela voltou a citar a importância do tripé distanciamento-máscara-alcool em gel. Segundo a secretária, as atitudes individuais farão a diferença neste momento da pandemia.

Pelo menos duas festas com cerca de 200 pessoas cada uma foram encerradas pela Polícia Militar e pela Vigilância Sanitária na noite deste sábado em São Miguel do Oeste. A equipe policial também flagrou e dispersou jovens que estavam sem máscaras consumindo bebidas alcoólicas em bares e ruas do município. Os envolvidos descumpriram as medidas sanitárias e o decreto que proíbe aglomeração. Os responsáveis pelas festas também vão responder a um termo circunstanciado. Os bares e baladas flagradas desrespeitando as normas de prevenção à Covid-foram interditados e os proprietários serão multados. Com o aumento de casos e com a superlotação da rede hospitalar da região, as festas e aglomerações geram preocupação para os órgãos sanitários e de saúde.

Proprietários de estabelecimentos que insistirem em não seguir as normas de prevenção à covid-19 serão tratados de forma mais severa a partir de agora em São Miguel do Oeste. Empresários que desrespeitarem as portarias e decretos sobre o coronavírus poderão ter o alvará de funcionamento das empresas cassado. A decisão foi tomada durante reunião do Comitê de Crise, na manhã desta sexta-feira. O comitê decidiu endurecer a cobrança depois de relatos das autoridades da segurança pública de que, em alguns casos, os mesmos estabelecimentos que são autuados por estarem em situação irregular, cometem as mesmas irregularidades, causando reiterados riscos à saúde pública. Os fatos mais comuns de reincidência são as aglomerações ou ausência dos demais cuidados sanitários, como uso da máscara.

São Miguel do Oeste completa hoje 67 anos de emancipação. Ao contrário de outros anos, o aniversário da cidade não terá nenhuma atividade presencial nesta segunda-feira. A data será marcada pelo lançamento de uma série de vídeos com depoimentos de quem viu o município nascer e desenvolver. O objetivo, de acordo com o secretário de Cultura, ELIAS ARAÚJO, é resgatar e preservar a memória do município a partir dos relatos de quem viveu a história. Os vídeos estão nas redes sociais oficiais de São Miguel do Oeste e também poderão ser vistos no portal e no Facebook do portal da Peperi.

O primeiro vídeo comemorativo dos 67 anos de São Miguel do Oeste foi gravado pelo prefeito de São Miguel do Oeste. O material tem menos de três minutos e foi produzido no museu municipal Rui Arcadio Luchese. WILSON TREVISAN começa o vídeo explicando que a pandemia impediu a realização de eventos presenciais para festejar o aniversário da cidade e que alternativa foi a produção de uma série de depoimentos com os primeiros moradores e profissionais do município. Ele também fez questão de ressaltar a importância dos pioneiros para o crescimento e desenvolvimento da antiga Vila Oeste.

A Polícia Civil prendeu três homens suspeitos da prática de uma tentativa de latrocínio ocorrido na rodovia SC-283 em Palmitos neste final de semana. Na madrugada deste sábado, um veículo Fiat Ducato que trafegava pela rodovia foi abordado por três homens. Um deles atirou contra o motorista do veículo. O homem foi atingido no pescoço, mas conseguiu acelerar o veículo e se deslocar até um posto de combustíveis na entrada da cidade de São Carlos, onde foi socorrido e levado ao hospital. No final da tarde, os autores do crime foram vistos em um balneário da cidade de Águas de Chapecó por um Policial Civil que acionou a Polícia Militar. Os três suspeitos de 25, 23 e 21 anos foram e levados para o presídio de Chapecó. A suspeita da polícia é que o trio planejava roubar o carro da vítima.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na tarde deste sábado em São Miguel do Oeste. A colisão ocorreu na BR-282 e envolveu um Siena e uma motocicleta Tita por volta das três nas proximidades do trevo de acesso ao município. Os dois trafegavam no mesmo sentido e a moto bateu na lateral do carro quando o Siena foi acessar uma via vicinal. O condutor da moto sofreu escoriações e se queixava de dores nas costelas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou o homem ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico.

O motorista que provocou o acidente que resultou na morte de um servidor da Celesc no começo de dezembro na SC 283 foi indiciado por homicídio doloso. A Polícia Civil de Riqueza, que conduziu o inquérito, concluiu que o condutor do veículo Ecosport assumiu o risco da morte de LEONIR DAIPRAI. No dia oito de dezembro, a Ecosport invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a Strada onde estavam DAIPRAI e um colega de trabalho. Segundo a Polícia, depoimentos de testemunhas, dos policiais e dos envolvidos, bem como Laudos Periciais e um vídeo do exato momento do acidente, mostram o que condutor da Ecosport assumiu o risco da morte. Ele foi indiciado por homicídio consumado e tentativa de homicídio, já que o colega de DAIPRAI teve ferimentos graves. O inquérito já foi enviado ao Ministério Público e o motorista responsável pelo acidente pode ser levado a júri popular.

Um suspeito de fazer uma família refém em Anchieta na madrugada deste domingo foi preso pela Polícia Militar no início da manhã de ontem. De acordo com a Polícia Militar, cinco homens armados invadiram uma residência por volta das duas horas da madrugada e anunciaram o assalto. As vítimas foram agredidas e colocadas em um quarto. Em seguida os criminosos fugiram levando uma camionete Hilux da família e uma certa quantia em dinheiro. Assim que os criminosos deixaram a casa, as vítimas conseguiram acionar a polícia. A PM realizou buscas e localizou um suspeito que foi preso em flagrante. Os quatro outros envolvidos com o assalto estão foragidos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.