ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco - Itapiranga - 15/02/2021

GLOBO EM FOCO – 15/02/21

-CÂMARA PODE VOTAR NA QUINTA-FEIRA MP QUE FACILITA COMPRA DE VACINAS

-GOVERNO DE SC VAI INSTALAR GABINETE DE CRISE CONTRA COVID NO OESTE

-RÁDIO ITAPIRANGA INICIA SÁBADO TRANSMISSÃO EM FM

-PLINIO DE CASTRO É O NOVO PRESIDENTE DA CIDASC

-PRAZO PARA DESCONTO NO IPTU ENCERRA NO MÊS DE MARÇO

-SECRETARIA DA SAÚDE ADERE CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

-DEPUTADA COBRA INVESTIMENTO EM ENERGIA TRIFÁSICA PARA ITAPIRANGA

-SUSPEITO DE FAZER FAMÍLIA REFÉM DURANTE ASSALTO É PRESO PELA PM

-MOTORISTA QUE SE ENVOLVEU EM ACIDENTE É INDICIADO POR HOMICÍDIO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Reino Unido superou sua meta neste domingo de vacinar 15 milhões de pessoas prioritárias com pelo menos uma dose contra o coronavírus, a partir da qual terá início uma nova fase da campanha de vacinação. Na primeira etapa, foram vacinados os maiores de 70 anos, trabalhadores de saúde da linha de frente, funcionários de casas de repouso e residentes e os pacientes mais vulneráveis. A nova fase da campanha de vacinação a partir desta segunda-feira inclui idosos de 65 a 69 anos e pessoas "clinicamente vulneráveis".

Neste domingo, a junta militar governante em Mianmar continuou a intensificar a repressão aos protestos em massa contra o golpe de Estado, com patrulhas noturnas, prisões e ameaças contra quem abriga ativistas. O período democrático de 10 anos do país terminou abruptamente há quase duas semanas com a tomada do poder pelos militares, que derrubaram e prenderam a chefe de governo. Pelo nono dia consecutivo, milhares de pessoas foram às ruas em manifestações contra os militares. São os maiores protestos populares no país em mais de uma década.


O ex-presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, foi absolvido neste sábado pelos senadores no processo de impeachment movido contra ele. A votação terminou em 57 votos a favor do impeachment e 43 contra o processo. A absolvição já era esperada, já que, para ser aprovado, o pedido de destituição tardia precisava contar com o voto de pelo menos 17 republicanos, além dos 50 democratas. Era preciso uma maioria de dois terços para condenar o ex-presidente. TRUMP foi acusado de incitar a invasão do Capitólio, sede do congresso.


O governo federal editou, na sexta-feira, um "pacote de mudanças" em decretos de 2019 que regulam a compra de armamento e munição por agentes de segurança, atiradores e colecionadores de armas. Segundo o Palácio do Planalto, as medidas flexibilizam os limites para compra e estoque de armas e cartuchos. As alterações incluem, de acordo com texto divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o aumento, de quatro para seis, do número máximo de armas de uso permitido para pessoas com Certificado de Registro de Arma de Fogo e apossibilidade de substituir o laudo de capacidade técnica – exigido pela legislação para colecionadores, atiradores e caçadores por um "atestado de habitualidade" emitido por clubes ou entidades de tiro.

As internações para cirurgias eletivas, que são procedimentos não urgentes, caíram 34 vírgula sete por cento em 2020 na comparação com 2019, segundo números do DataSUS consolidados a partir das informações enviadas pelas secretarias estaduais e do Distrito Federal para o Ministério da Saúde. Em 2019, foram realizados dois milhões 668 mil 522 procedimentos contra um milhão 740 mil 736 no ano passado. A redução foi motivada pela necessidade de liberação de leitos para pacientes com Covid-19. Com isso, cirurgias oftalmológicas, ortopédicas e pediátricas ficaram acumuladas mesmo com a liberação parcial dos procedimentos em algumas regiões.

A medida provisória que facilita a compra de vacinas e insumos necessários à vacinação contra a Covid-19 pode ser votada no Plenário da Câmara dos Deputados na próxima quinta-feira. A MP dispensa a licitação e prevê regras mais flexíveis para os contratos. Ainda segundo a medida, a aplicação de vacinas nos brasileiros deverá seguir o previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. O texto retoma a autorização para que a Anvisa aplique rito sumário para insumos e vacinas aprovados por autoridades sanitárias dos Estados Unidos, da União Europeia, do Japão, da China ou do Reino Unido.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA terá reunião na tarde desta segunda-feira com o presidente da Federação Catarinense de Municípios e prefeito de Araquari, CLENILTON PEREIRA, para tratar da vacinação. A ideia é alinhar com as prefeituras como dar velocidade à vacinação no Estado. Santa Catarina aplicou apenas 39 vírgula oito por cento das doses recebidas. Na última semana, o deputado estadual NEODI SARETTA, presidente da comissão da saúde da Assembleia Legislativa, criticou prefeituras que fecham postos de vacinação final de semana, têm apenas uma sala de aplicação do imunizante e não mobilizaram equipes.


Em São Francisco do Sul, onde passa o feriadão de Carnaval, o presidente JAIR BOLSONARO telefonou neste domingo para o ministro da Saúde, general EDUARDO PAZUELLO, e pediu que o Ministério da Saúde dê atenção a Chapecó. A cidade vive uma explosão de casos de Covid-19. O contato de BOLSONARO com o ministro atendeu a um pedido do senador JORGINHO MELLO, que almoçou com o presidente. O senador disse que está em contato com o prefeito de Chapecó, JOÃO RODRIGUES, para as principais demandas da crise na saúde do Oeste catarinense. Hoje, o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA disse que se medidas mais drásticas não foram adotadas pelas prefeituras do Oeste, os impactos da pandemia devem ser sentidos por muito tempo.

O governo de Santa Catarina vai instalar um gabinete de crise em Chapecó, no Oeste do estado, para tratar de ações de enfrentamento à Covid-19. A região tem enfrentado aumento no número de casos e de pacientes nos hospitais. No domingo, não havia vagas de UTI Covid do Sistema Único de Saúde em nenhum dos quatro hospitais da região. Os secretários da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, e o chefe da Casa Civil, ERON GIORDANI, devem estar no município nesta segunda. O governador CARLOS MOISÉS deve ir à cidade amanhã. Sábado, a prefeitura anunciou na tarde deste sábado medidas mais rígidas para tentar frear o contágio do coronavírus. O município determinou a suspensão das atividades em bares, choperias, petiscarias e também proibiu a abertura de cinemas, teatros, museus e igrejas.

Rádio Itapiranga inicia sábado a transmissão em sinal de FM. O anuncio foi feito no final da manhã de hoje pelo diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA. Após todo processo burocrático, a Rádio Itapiranga realizou alto investimento em equipamentos, parque de transmissão e pagamento de concessão ao Governo Federal. Engenheiro e técnicos trabalham na instalação dos equipamentos. BALDISSERA destaca que a partir de quinta-feira, 18, o sinal do AM da Rádio Itapiranga será desligado. A transmissão em FM ocorre a partir de sábado na frequência 105.1.

O ex-prefeito de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO, é o novo presidente da Cidasc. Ele foi convidado pelo secretário de Agricultura, ALTAIR SILVA e teve o nome confirmado pelo conselho de administração da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola. A posse está marcada para a tarde desta segunda-feira em Florianópolis. PLINIO disse agora à pouco no Peperi Entrevista que o governo está entrando em um novo momento com a participação de outros partidos, como é o caso do Partido Progressista. Ele comentou que foi chamado para ajudar a corrigir algumas questões que não são satisfatórias. PLINIO reforçou que assume o cargo para ajudar a fazer um novo governo.

As primeiras missões de PLINIO DE CASTRO na presidência da Cidasc será ouvir mais e fortalecer as atividades dos profissionais da companhia. Ele disse que a companhia está vocacionada para a defesa agropecuária do estado e é preciso trabalhar para reforçar essa atuação. PLINIO comentou que não será um presidente de gabinete e que pretende ouvir as equipes para identificar as questões que podem ser melhoradas. Ele explicou que vai fazer um levantamento completo da situação das 63 barreiras sanitárias e das 19 regionais da Cidasc. PLINIO disse que podem ocorrer mudanças nas gerencias regionais, mas que não haverá um ruptura total da gestão que vinha sendo feito até agora.

O novo presidente da Cidasc pretende ouvir a equipe de trabalho antes de tomar qualquer decisão ou promover qualquer mudança na regionais. PLINIO DE CASTRO destacou que é esse contato que vai nortear as alterações que devem ser promovidos. No entanto, antes de mesmo de assumir, PLINIO conversou com o secretário de Agricultura, ALTAIR SILVA, e alguns problemas já foram identificados.

Prazo para quitação do IPTU com desconto encerra no mês de março em São João do Oeste. A informação é do Chefe do Setor de Tributos, FABIANO KLEIN. De acordo com ele, os carnês do IPTU referente ao ano de 2021 estão disponíveis desde o início de fevereiro com desconto de até 10% para o pagamento até 31 de março, em parcela única. Conforme KLEIN, são mil e 400 imóveis com necessidade de pagamento de IPTU. A previsão de arrecadação é de até 400 mil reais. KLEIN verifica que entre 80 a 90 por cento dos contribuintes fazem o pagamento em parcela única, embora esta quantia tenha caído em 2020, por conta da pandemia. Até o momento, cerca de 100 imóveis já estão com o pagamento de 2021 consolidado. O chefe do Setor de Tributos de São João do Oeste lembra que o pagamento do IPTU pode ser parcelado em até três parcelas, com data limite em 31 de maio.

Caso o contribuinte não pague dentro do prazo, acontece a notificação desse lançamento. O fiscal pega a assinatura da notificação e em seguida é feita uma cobrança extrajudicial por cartório. FABIANO KLEIN reitera que houve um reajuste do IGPM dos últimos 12 meses, que foi de 24,52 por cento. Em função deste reajuste, haverá um acréscimo na arrecadação do município. Ainda assim, o chefe do Setor de Tributos destaca que São João do Oeste possui um dos IPTUs mais baratos entre os municípios da AMEOSC. O motivo, segundo KLEIN, é que como o abastecimento de água é fornecido pelo município, o valor da coleta de lixo é cobrado junto à fatura de água. Portanto, o contribuinte paga a coleta de lixo mensalmente na fatura de água.

Secretaria da Saúde adere campanha de prevenção ao câncer. Campanha é alusiva ao Dia Mundial do Câncer comemorado em quatro de fevereiro. Conforme a coordenadora da atenção básica de saúde de Itapiranga, JACQUELINE HERMES, a campanha é válida durante o mês de fevereiro. Ela cita que o Instituto Nacional de Câncer estabeleceu aos municípios um desafio de 21 dias para a saúde. Além do desafio, JACQUELINE HERMES revela que o município incorporou ainda outras atividades com os profissionais da saúde, abordando através de vídeos, os tipos de câncer e métodos de prevenção, especialmente do câncer de pele.

JACQUELINE HERMES explica que o desafio acontece através das redes sociais estabelecendo uma ação por dia através de hábitos simples e que passam despercebidos no dia a dia. Ela cita ainda que nos próximos dias, as agentes de saúde estarão realizando uma pesquisa com as famílias e coletando informações de possíveis casos de câncer nos últimos cinco anos. Objetivo é estabelecer um número mais exato da doença, e através disso, instituir medidas futuras para a secretaria da saúde auxiliar e contribuir com essas pessoas. JACQUELINE HERMES destaca que em virtude da pandemia, alguns programas e encontros com grupos tiveram que ser cancelados pelo aumento crescente de pessoas com o vírus. Ela espera que em breve novas campanhas possam ser realizadas.

Deputada defende investimento em energia elétrica trifásica para Itapiranga. A solicitação é das comunidades da Linha Coqueiro e Santa Cruz. Conforme a deputada do PSD, MARLENE FENGLER, uma reunião virtual foi realizada na semana passada com o prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS,secretário municipal de Fazenda e Planejamento, MACIEL WELTER, e presidente da Celesc, CLEICIO MARTINS. Objetivo foi solicitar investimentos na rede trifásica das comunidades do município. De acordo com a deputada, produtores das duas comunidades estão impossibilitados de ampliar as atividades por conta das limitações impostas pela rede bifásica. Um abaixo assinado foi encaminhado à unidade da Celesc em Itapiranga solicitando providências em decorrência da deficiência no abastecimento de energia e das frequentes quedas do sistema. Em 2020, a produção do agronegócio nas duas localidades resultou em uma movimentação financeira de 52 milhões de reais, valor que pode aumentar ainda mais com melhorias na rede elétrica rural do município.

MARLENE FENGLER revela que o presidente da Celesc informou que a empresa licitou e está investindo 400 mil reais em melhorias no sistema elétrico do município, embora ainda não haja previsão de atender a demanda das linhas Coqueiro e Santa Cruz.Além disso, por meio do Programa Celesc Rural, serão investidos 121 milhões de reais na rede trifásica para atender antigas reivindicações dos produtores rurais e reforçar as redes de distribuição de energia no campo. O valor, entretanto, não atende todas as 500 mil unidades rurais consumidoras no estado. Atualmente, esses recursos e mais R$ 58 milhões já previstos, devem suprir cerca de 230 unidades de consumo. A Celesc prevê para a partir do próximo ano, investimentos de mais 200 milhões para atender os outros 270 mil consumidores rurais.

Em meio à pandemia, PM flagra aglomerações e encerra festas em São Miguel do Oeste. Pelo menos duas festas com cerca de 200 pessoas cada foram encerradas pela Polícia Militar e pela Vigilância Sanitária, em São Miguel do Oeste, na noite de sábado. A equipe policial também flagrou e dispersou jovens que estavam sem máscaras consumindo bebidas alcoólicas em bares e nas ruas do município. Os envolvidos descumpriram as medidas sanitárias e o decreto que proíbe aglomeração, sendo assim, responderão a um termo circunstanciado. Os bares e baladas flagradas desrespeitando as normas de prevenção à Covid-19, foram interditados e os proprietários serão multados e também responderão. Com o aumento de casos e com a superlotação da rede hospitalar da região, as festas e aglomerações geram preocupação para os órgãos sanitários e de saúde.

Motorista que se envolveu em acidente com vítima fatal na SC-283 é indiciado por homicídio. No dia oito de dezembro de 2020, por volta das 16 horas e 30 minutos, na SC 283, no interior de Riqueza, ocorreu acidente entre um Ford Ecoesport e Fiat Strada. Na oportunidade, em decorrência do acidente, LEONIR DAIPRAI, condutor da Strada, foi a óbito, enquanto o outro ocupante e o condutor do veículo Ecosport sofreram lesões graves. Após investigação, o delegado de da Comarca, entendendo que o condutor do veículo Ford Ecosport assumiu o risco do resultado morte, indiciou pela prática dos crimes de homicídio consumado e tentativa de homicídio, tipificados no Código Penal. Caso o Ministério Público e o Juízo entendam que há elementos neste sentido, o motorista causador do acidente deve responder pelos atos criminosos perante o tribunal do júri.

Colisão lateral deixa motociclista ferido na BR-282 em São Miguel do Oeste. Um acidente resultou em um motociclista ferido na tarde de sábado, em São Miguel do Oeste. A colisão ocorreu na BR-282 e envolveu um Fiat Siena e uma motocicleta Honda Titan. O acidente aconteceu por volta das 15 horas nas proximidades do trevo de acesso ao município. De acordo com a condutora do Siena, ela estava sob via quando tentou adentrar em uma estrada vicinal à esquerda quando o motociclista que vinha atrás colidiu na lateral. Com a batida, o homem perdeu o controle da motocicleta vindo a cair na lateral. Ela alegou que não viu o motociclista. Ele sofreu escoriações e se queixava de dores na região das costelas, o Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou o homem ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico. A PRF foi acionada e realizou os levantamentos.

Em menos de 24 horas, polícia prende três suspeitos de tentativa de latrocínio na SC-283. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de São Carlos com apoio das Delegacias de Águas de Chapecó e da Polícia Militar de Palmitos, na noite de sábado, prendeu três homens, de 25, 23 e 21 anos, suspeitos da prática do crime de tentativa de latrocínio ocorrido na rodovia SC-283, entre Palmitos e São Carlos. Após serem interrogados, os investigados foram encaminhados para a Unidade Prisional de Chapecó, local em que ficarão à disposição da justiça.

Na madrugada deste sábado, por volta de uma hora da madrugada, um veículo Fiat Ducato trafegava na SC 283 sentido Palmitos- São Carlos quando o motorista foi abordado por três homens que trafegavam no mesmo sentido. Um dos autores estava de posse de uma arma de fogo e logo que abordou o motorista da Ducato efetuou um disparo, tendo o projétil atingido o pescoço do motorista que, ao perceber que tinha sido atingido, conseguiu acelerar o veículo e se deslocar até um posto de combustíveis na entrada da cidade de São Carlos, onde foi socorrido e levado ao hospital. A Polícia da comarca de São Carlos passou a investigar o caso com apoio dos policiais das Delegacias de Águas de Chapecó e Palmitos.

No final da tarde, os autores do crime investigado foram vistos em um balneário da cidade de Águas de Chapecó por um Policial Civil que acionou a Polícia Militar e solicitou apoio para a condução dos três suspeitos até a Delegacia de Polícia onde foram interrogados e presos. A polícia representou pelas prisões temporárias dos investigados, sendo elas deferidas pelo Poder Judiciário, após concordância do Ministério Público. Após o cumprimento das prisões, os investigados foram encaminhados para o Presídio de Chapecó. O inquérito policial será concluído dentro do prazo de 30 dias, visto que se trata de um crime hediondo.

Suspeito de fazer família refém durante assalto é preso pela PM. Um suspeito de fazer uma família refém em Anchieta na madrugada deste domingo, foi preso pela Polícia Militar no início da manhã. Cinco homens armados invadiram a residência por volta das duas horas e anunciaram o assalto. As vítimas foram agredidas e colocadas em um quarto. Em seguida os criminosos empreenderam fuga, levando uma camionete Hilux de cor branca da família e uma certa quantia em dinheiro. Assim que os criminosos deixaram a casa, as vítimas conseguiram acionar a polícia. A PM realizou buscas e localizou um suspeito. As vítimas identificaram pelas roupas e pela fala o homem como sendo um dos autores do assalto. As equipes da região seguem as buscas pelos demais criminosos.

Idoso é autuado por recusar teste de bafômetro após acidente. Um idoso de 73 anos foi autuado por se recusar ao teste de alcoolemia após um acidente de trânsito na SC 496, em Belmonte. A ocorrência foi por volta das 22 horas e 30 minutos deste domingo. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, envolveram-se no acidente um veículo VW/Gol de São João do Oeste, conduzido por uma mulher de 23 anos e uma motocicleta Honda CG 125 de Santa Helena conduzida por um idoso. Ninguém se feriu. A Polícia ofertou o teste do bafômetro, mas o condutor da motocicleta se recusou ao teste. Ele foi autuado e teve a CNH recolhida.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.