ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 15/02/2021

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Reino Unido superou sua meta neste domingo de vacinar 15 milhões de pessoas prioritárias com pelo menos uma dose contra o coronavírus, a partir da qual terá início uma nova fase da campanha de vacinação. Na primeira etapa, foram vacinados os maiores de 70 anos, trabalhadores de saúde da linha de frente, funcionários de casas de repouso e residentes e os pacientes mais vulneráveis. A nova fase da campanha de vacinação a partir desta segunda-feira inclui idosos de 65 a 69 anos e pessoas "clinicamente vulneráveis".

Neste domingo, a junta militar governante em Mianmar continuou a intensificar a repressão aos protestos em massa contra o golpe de Estado, com patrulhas noturnas, prisões e ameaças contra quem abriga ativistas. O período democrático de 10 anos do país terminou abruptamente há quase duas semanas com a tomada do poder pelos militares, que derrubaram e prenderam a chefe de governo. Pelo nono dia consecutivo, milhares de pessoas foram às ruas em manifestações contra os militares. São os maiores protestos populares no país em mais de uma década.

O ex-presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, foi absolvido neste sábado pelos senadores no processo de impeachment movido contra ele. A votação terminou em 57 votos a favor do impeachment e 43 contra o processo. A absolvição já era esperada, já que, para ser aprovado, o pedido de destituição tardia precisava contar com o voto de pelo menos 17 republicanos, além dos 50 democratas. Era preciso uma maioria de dois terços para condenar o ex-presidente. TRUMP foi acusado de incitar a invasão do Capitólio, sede do congresso.

O governo federal editou, na sexta-feira, um "pacote de mudanças" em decretos de 2019 que regulam a compra de armamento e munição por agentes de segurança, atiradores e colecionadores de armas. Segundo o Palácio do Planalto, as medidas flexibilizam os limites para compra e estoque de armas e cartuchos. As alterações incluem, de acordo com texto divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o aumento, de quatro para seis, do número máximo de armas de uso permitido para pessoas com Certificado de Registro de Arma de Fogo e apossibilidade de substituir o laudo de capacidade técnica – exigido pela legislação para colecionadores, atiradores e caçadores por um "atestado de habitualidade" emitido por clubes ou entidades de tiro.

As internações para cirurgias eletivas, que são procedimentos não urgentes, caíram 34 vírgula sete por cento em 2020 na comparação com 2019, segundo números do DataSUS consolidados a partir das informações enviadas pelas secretarias estaduais e do Distrito Federal para o Ministério da Saúde. Em 2019, foram realizados dois milhões 668 mil 522 procedimentos contra um milhão 740 mil 736 no ano passado. A redução foi motivada pela necessidade de liberação de leitos para pacientes com Covid-19. Com isso, cirurgias oftalmológicas, ortopédicas e pediátricas ficaram acumuladas mesmo com a liberação parcial dos procedimentos em algumas regiões.

A medida provisória que facilita a compra de vacinas e insumos necessários à vacinação contra a Covid-19 pode ser votada no Plenário da Câmara dos Deputados na próxima quinta-feira. A MP dispensa a licitação e prevê regras mais flexíveis para os contratos. Ainda segundo a medida, a aplicação de vacinas nos brasileiros deverá seguir o previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. O texto retoma a autorização para que a Anvisa aplique rito sumário para insumos e vacinas aprovados por autoridades sanitárias dos Estados Unidos, da União Europeia, do Japão, da China ou do Reino Unido.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA terá reunião na tarde desta segunda-feira com o presidente da Federação Catarinense de Municípios e prefeito de Araquari, CLENILTON PEREIRA, para tratar da vacinação. A ideia é alinhar com as prefeituras como dar velocidade à vacinação no Estado. Santa Catarina aplicou apenas 39 vírgula oito por cento das doses recebidas. Na última semana, o deputado estadual NEODI SARETTA, presidente da comissão da saúde da Assembleia Legislativa, criticou prefeituras que fecham postos de vacinação final de semana, têm apenas uma sala de aplicação do imunizante e não mobilizaram equipes.

Em São Francisco do Sul, onde passa o feriadão de Carnaval, o presidente JAIR BOLSONARO telefonou neste domingo para o ministro da Saúde, general EDUARDO PAZUELLO, e pediu que o Ministério da Saúde dê atenção a Chapecó. A cidade vive uma explosão de casos de Covid-19. O contato de BOLSONARO com o ministro atendeu a um pedido do senador JORGINHO MELLO, que almoçou com o presidente. O senador disse que está em contato com o prefeito de Chapecó, JOÃO RODRIGUES, para as principais demandas da crise na saúde do Oeste catarinense. Hoje, o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA disse que se medidas mais drásticas não foram adotadas pelas prefeituras do Oeste, os impactos da pandemia devem ser sentidos por muito tempo.

O governo de Santa Catarina vai instalar um gabinete de crise em Chapecó, no Oeste do estado, para tratar de ações de enfrentamento à Covid-19. A região tem enfrentado aumento no número de casos e de pacientes nos hospitais. No domingo, não havia vagas de UTI Covid do Sistema Único de Saúde em nenhum dos quatro hospitais da região. Os secretários da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, e o chefe da Casa Civil, ERON GIORDANI, devem estar no município nesta segunda. O governador CARLOS MOISÉS deve ir à cidade amanhã. Sábado, a prefeitura anunciou na tarde deste sábado medidas mais rígidas para tentar frear o contágio do coronavírus. O município determinou a suspensão das atividades em bares, choperias, petiscarias e também proibiu a abertura de cinemas, teatros, museus e igrejas.

Pais podem optar por retorno de aulas presenciais ou ensino remoto nas Apaes. De acordo com IONE PRESOTTO – diretora da escola especial de Anchieta, a decisão cabe aos pais ou responsáveis pelos estudantes, conforme a realidade de cada estabelecimento. Segundo ela, foi elaborado um termo de compromisso que deve ser assinado pelas famílias que optarem pelo retorno presencial, permitindo que seus filhos voltem a frequentar o educandário. A diretora informa ainda que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, vai ter um novo nome.

Coronavírus obriga reduzir quantidade de estudantes por sala. IONE PRESOTTO explica que a medida protege os alunos. Ela pede aos pais que orientem e deem o exemplo aos filhos, para que cumpram todas as determinações. Devido à prorrogação dos contratos dos professores, o quadro segue o mesmo do ano passado, completo para atender alunos do presencial e do online. O número de matriculados continua quase o mesmo na Apae de Anchieta, com exceção dos que foram transferidos e o caso da Estimulação Precoce. Nesse modelo, quando o aluno completa cinco anos e 11 meses, é liberado para participar somente do ensino regular.

Saúde pública alerta para aumento de casos de coronavírus nesse mês. A Secretaria de Saúde de Campo Ere solicita a toda a população para que redobrem os cuidados quanto a prevenção e transmissão da Covid-19. As regiões Oeste, Extremo Oeste e Xanxerê, estão em alerta. Teve um grande aumento do número de casos confirmados e suspeitos nos últimos dias e também no número óbitos. Uti's Covid, estão lotadas nos Hospitais de Pato Branco que é a referência interestadual de Campo Erê. Leitos Uti's nos Hospitais de Chapecó, São Miguel do Oeste, Maravilha e Xanxerê, da mesma forma, estão com superlotação.

Diante desse cenário, a saúde pública de Campo Erê deixa algumas recomendações para os próximos dias. Não vá a praças e bares;

Evite aglomerações; Use máscaras e faça higienização das mãos; Somente uma pessoa da família nos Mercados; Nas Unidades de Saúde vá somente se necessário, se for urgência; Cuide-se e cuide do outro. O apelo é para que a população ajude, para que o sistema de saúde não entre em colapso. Caso contrário não haverá vagas para outros problemas de saúde, se for necessária uma transferência.

Município recebe verbas de emendas parlamentares. Conforme o vice prefeito NEIMAIR SOSTER, de Saltinho, um assessor do deputado PADRE PEDRO BALDISSERA foi a prefeitura e anunciou empenho de 150 mil reais. Já, o deputado federal PEDRO UCZAI esteve pessoalmente na cidade e garantiu que esse ano ainda vai liberar 500 mil para o município. O estadual FABIANO DA LUZ foi outro parlamentar que visitou o gabinete e prometeu 200 mil reais.

Deputada estadual GEOVANA DE SÁ também quer liberar verba para Saltinho. De acordo com vice prefeito NEIMAIR SOSTER, ela esteve no gabinete do prefeito e prometeu destinar pelo menos 250 mil reais para a cidade. Deputado MARCOS VIEIRA é outro que quer destinar verba para Saltinho. Administração Municipal pretende comprar uma draga ou trator em esteira. A conquista deve acontecer ainda esse ano. Administração Municipal projeta construção de asfalto em algumas ruas.

Semana de muito trabalho para Secretaria da Cidade. Quem informa é o responsável pela pasta e também vice-prefeito de Campo Erê JOCEMAR DE MELLO. Segundo ele, durante a semana que passou foi feito limpeza nas praças, colocadas tampas e limpeza de bueiros. O secretário esteve também focado na substituição da iluminação pública, com mais de 170 lâmpadas trocadas. Comenta que essa semana deve ser concluída a reforma do primeiro caminhão. Na chegada do veículo, será iniciado o recolhimento de entulhos, usando também uma retroescavadeira.

Secretário anuncia várias obras em Campo Erê. ROQUINHO informa que é necessário instalar tubulação em várias ruas, principalmente as que alagam; Vão ser recapadas ou calçadas. Comenta que o município recebeu uma emenda de 200 mil reais do Deputado FABIANO DA LUZ, que será usada em asfalto. ROQUE MELLO antecipa que o projeto de recape da Rua Ulisses Viganó está pronto, com previsão para começar em março. Outra rua onde a recuperação está planejada, é a que passa pelo hospital Santo Antônio, em direção a Cohab. Deve receber a recapagem, também, da rotula próxima ao Mercado Begnini, até o fim da Rua Maranhão.

Estradas estão entre as prioridades da administração. JOCEMAR DE MELLO explica que onde a recapagem total não será feita, está realizando um trabalho de tapa buracos. Pede paciência a população, pois o chamado “asfalto frio”, utilizado nesses locais, é caro e difícil de conseguir. O vice-prefeito e responsável pela Secretaria da Cidade de Campo Erê informa que essa semana iniciam os trabalhos para colocação de calçamento no bairro Mello. Conta que o dinheiro para isso já está na conta do município, e o projeto pronto para execução.

Parlamentar destina dois veículos para Campo Erê. O município foi contemplado através de uma emenda do deputado federal PEDRO UCZAI. São dois Fiat Siena novos que vão auxiliar nos trabalhos. Um foi destinado para uso do Cras e o outro para a Apae. No início do mês, os carros foram entregues em Florianópolis e agora, feita entrega oficial em Campo Erê com a presença do deputado. Participou ainda do ato, a prefeita ROZANE MOREIRA, a secretária de saúde, ROSALVA BOLIGON, de educação ROZÂNGELA MOCCELINI, de agricultura, PAULINHO DA COSTA e a responsável pelo Social, CLEONICE DURANTI.

Secretários entregam alguns pedidos de suas pastas ao deputado. Cada setor fez um pedido ao parlamentar. Ainda no Cras, o deputado ouviu o depoimento de uma mãe, falando sobre a necessidade que o município tem de mais uma creche para poder atender bem a demanda do município. O pedido para angariar fundos para essa obra foi entregue pela secretária de educação ROZÂNGELA. Após a entrega do veículo do Cras, as autoridades se dirigiram até a Apae para oficializar a segunda entrega.

Na escola especial de Campo Erê, UCZAI falou sobre a importância da Apae para a sociedade e que sempre busca recursos para ajudar essas instituições. A presidente da escola, SONAIRA DAL PIVA, agradece o parlamentar e a prefeita ROZANE por essa conquista que é muito importante e que vai permitir um atendimento de mais qualidade aos alunos, bem como melhorar os trabalhos da Apae. Por sua vez, a prefeita ROZANE MOREIRA, agradece o deputado por todo apoio recebido quando era vereadora e já aproveitou para fazer novos pedidos, agora na condição de prefeita.

Um dos pedidos é sobre a rua que passa em frente à Apae. Conforme ROZANE, ela é de terra e a escola especial e demais moradores e usuários da via sofrem com as condições de tráfego que ela oferece. A prefeita conta que, segundo a gestão passada, era para ter mais de 800 mil reais depositados na conta do município para a pavimentação asfáltica desse trecho. No entanto, desde que assumiu, alega que está em busca desse valor, pois ele não está à disposição de Campo Erê, como foi repassado. Contudo, a prefeita explica que, mesmo que tivesse os 800 mil, não daria para asfaltar toda a rua, por isso, pediu ao deputado PEDRO UCZAI que busque viabilizar esse valor para que o asfalto de fato possa ser feito, melhorando assim, em especial, a qualidade de vida dos usuários da Apae.

Perturbação de sossego e aglomeração é registrada em Marmeleiro. A Equipe policial foi chamada ontem, por volta das 11 da noite, pois um Golf estaria com som excessivamente alto, aglomerando pessoas. Os policiais foram até o estacionamento de um posto de Combustível no centro do município, onde percebeu o som alto e orientou as pessoas a retornarem para suas casas. O dono do carro que estava com o som foi levado ao cartório do segundo pelotão policial militar. O aparelho de áudio foi apreendido e confeccionado termo circunstanciado em nome do autor.

Homem é preso por violência doméstica. A Polícia Militar de São Bernardino, atendeu na noite de ontem por volta das 21 horas, a uma ocorrência de maria da penha. Foi no centro da cidade, onde a guarnição foi acionada. A vítima, disse a PM, que foi ameaçada por um homem. Ele ainda a segurou e apertou seu braço. Em buscas, o homem foi localizado elevado para a delegacia da Policia Civil de Campo Erê. Após fiança estabelecida e paga, ele foi liberado.

Mãe e criança são atingidas por moto. O atropelamento foi registrado na Avenida Antônio Silvio Barbieri, em Francisco Beltrão, na noite de ontem. O piloto teria perdido o controle da moto, derrapou nas pedras e subiu na calçada, onde estavam um casal empurrando um carrinho com a criança. A mulher e o menor sofreram ferimentos e foram encaminhadas ao hospital pelo SAMU. O pai não se feriu. O condutor da moto também sofreu ferimentos e foi socorrido por pessoas que passavam pelo local.

Dois homens caem de três metros de altura enquanto trabalhavam. O Corpo de Bombeiros foi chamado e atendeu as vítimas sábado, no bairro São Francisco em São Lourenço do Oeste. Os brigadistas constataram que o telhado onde os homens trabalhavam se rompeu. Um deles, de 61 anos, foi levado ao Hospital da Fundação. O segundo envolvido recusou atendimento.

Empresário e família são feitos reféns em assalto. O crime ocorreu na madrugada de ontem na casa da família, em Anchieta. Os bandidos levaram uma quantia em dinheiro e também um veículo. Segundo informações o empresário foi agredido pelos suspeitos, bem como os membros da família. Cinco homens armados invadiram a residência por volta das 02 horas e anunciaram o assalto. As vítimas foram agredidas e colocadas num quarto.

Em seguida os criminosos empreenderam fuga, levando uma camionete Hilux de cor branca da família e uma certa quantia em dinheiro. Assim que os criminosos deixaram a casa, as vítimas conseguiram acionar a polícia. A PM realizou buscas e localizou um suspeito horas depois do crime. Ele foi identificado pelas vítimas, pelas roupas e pela fala. As equipes da região seguem as buscas pelos demais criminosos. O suspeito foi encaminhado a Delegacia de Polícia de São José do Cedro.

Homem é morto a tiros e tem a casa incendiada. Foi no início da tarde de ontem, em Pato Branco. A Polícia Militar foi acionada pelo SAMU, onde a equipe estava prestando atendimento a um homem ferido com disparo de arma de fogo. Ao chegar no local o homem já havia sido encaminhado ao Hospital São Lucas, porém devido aos ferimentos não

resistiu.

GLOBO-REGIONAL-SEGUNDA-15.02.21-MÁRCIA

Homem é identificado como RUDIMAR BARCHAMAN, 39 anos. O corpo foi encaminhado ao IML. A Polícia Civil iniciou as investigações e imediatamente, a autoria do crime foi identificada, mas não localizada. As buscas e investigações continuam, para apurar as causas do crime. Durante a tarde a casa onde morava o casal e ocorreram os fatos, pegou fogo e foi totalmente destruída. A polícia também investiga se o incêndio foi criminoso.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.