-MERCADO FINANCEIRO REDUZ ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 3,87% EM 2024
-DIVE CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2024 EM SANTA CATARINA
-UPA 24 HORAS NOTIFICA CRESCIMENTO DOS CASOS DE VIROSES NO COMEÇO DO ANO
-PROCON DE SÃO MIGUEL REGISTRA AUMENTO NO NÚMERO DE ATENDIMENTOS EM 2023
-CONSUMIDORES FICARAM SEM ENERGIA ELÉTRICA DURANTE 10 HORAS NO ANO PASSADO
-COLISÃO ENTRE VEÍCULOS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NO CENTRO DE DESCANSO
-POLÍCIA MILITAR PRENDE DUAS PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS NO MUNICÍPIO
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é nebulosidade variável com chance de pancada de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 31 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 87 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
O final de semana marcou os 100 dias desde o ataque mortal que militantes do Hamas realizaram em Israel em 7 de outubro de 2023, onde cerca de mil e 200 pessoas foram mortas e 240 foram feitas reféns. Destes, 130 ainda estão sequestrados e não se sabe se continuam vivos. Após o ataque, Israel iniciou uma contraofensiva em Gaza, que deixou quase 24 mil mortos, incluindo milhares de mulheres e crianças. Segundo o Ministério da Saúde daquele território, somente no sábado, 135 pessoas perderam a vida em ataques israelenses. Grande parte da infraestrutura de Gaza foi destruída e 85 por cento da população foi deslocada, o que representa dois milhões e 200 moradores fora de casa e a ONU alertou que metade da população corre o risco de morrer de fome.
Com cães farejadores e escavadeiras, socorristas ainda buscam dez desaparecidos sob os escombros de um deslizamento que matou 36 pessoas e deixou outras 20 feridas em uma comunidade indígena do noroeste da Colômbia. O balanço oficial mais recente foi divulgado neste domingo. Mais de 200 pessoas entre bombeiros, socorristas, militares e indígenas trabalham no local. O deslizamento ocorreu no departamento de Chocó na última sexta-feira. As fortes chuvas bloquearam o caminho d a capital do departamento para Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia.
BERNARDO ARÉVALO, novo presidente da Guatemala, foi empossado na madrugada desta segunda-feira após quase nove horas de atraso. Ele tomou posse do novo cargo depois de um dia caótico no país, com disputadas políticas no Congresso e protestos de apoiadores. ARÉVALO chega à presidência após vencer as eleições de agosto por uma margem confortável. Apesar do resultado favorável, ele vem enfrentando resistência de diversos promotores ligados ao governo anterior. Uma semana depois de sua vitória, os promotores entraram com uma ação para tentar suspender o partido pelo qual ele foi eleito, o que implicaria acabar com o apoio dele no Legislativo. Neste domingo, alguns eleitores entraram em confronto com a tropa de choque no exterior do edifício do Congresso e posse só ocorreu na madrugada de hoje.
As fortes chuvas dos últimos dias causaram mortes pelo Brasil. Em São Paulo, foram duas vítimas fatais. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros confirmaram na tarde deste domingo que ao menos 11 pessoas morreram na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense após as fortes chuvas que atingem o município desde a noite de sábado. Uma mulher está desaparecida. No final da tarde, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional confirmou que vai reconhecer a situação de emergência na cidade do Rio de Janeiro devido aos danos causados pelas fortes chuvas. Dessa forma, a ajuda e a liberação de recursos federais poderá ser agilizada.
O presidente LULA sancionou nesta segunda-feira a lei que inclui os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal. As duas condutas passam a integrar o artigo que trata de constrangimento ilegal. Agora, o Código Penal prevê multa para quem cometer bullying, e reclusão e multa para quem cometer o mesmo crime por meios virtuais. No caso do cyberbullying, a pena pode chegar a 2 a 4 anos de reclusão, além de multa. O termo inclui a intimidação sistemática feita em redes sociais, aplicativos, jogos online ou "qualquer meio ou ambiente digital". O Código Penal também prevê agravantes se o bullying for cometido em grupo se houver uso de armas ou se envolver outros crimes violentos incluídos na legislação. O texto aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente também eleva penas para outros crimes cometidos contra crianças e adolescentes.
O mercado financeiro reduziu a estimativa de inflação para três vírgula 87 por cento em 2024. Na última semana, a projeção era de três virgula nove por cento. Os dados são do boletim Focus, publicado nesta segunda-feira pelo Banco Central com base em dados coletados junto a instituições financeiras. Para 2024, a meta de inflação que o Banco Central deve perseguir é de três por cento, podendo variar entre um e meio e quatro vírgula cinco. Ou seja, a projeção de três vírgula 87 por cento está dentro do intervalo permitido. Quanto maior a inflação, menor é o poder de compra das pessoas, principalmente daquelas que recebem salários menores. Isso porque o preço dos produtos aumentam sem que os salários acompanhem essa variação.
Em Santa Catarina, o benefício do Bolsa Família é pago a mais de 236 mil e 600 famílias nos 295 municípios do Estado. Em geral, os valores são pagos nos últimos 10 dias de cada mês, de forma escalonada, conforme o número de cada cartão. Segundo dados do governo federal de dezembro de 2023, o valor recebido pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família no estado é, em média, de 680 reais Seguindo a tendência nacional, 86 por cento das famílias catarinenses que recebem o Bolsa Família são chefiadas por mulheres. Joinville, maior cidade do Estado, é também a que teve mais famílias contempladas em dezembro: 17 mil e 300 beneficiários receberam um valor médio de 679 reais. Na sequência aparecem Florianópoliscom 16 mil e 700 famílias e Lages, na Serra com 10 mil e 400.
Em 10 dias, Santa Catarina já teve a primeira morte por dengue em 2024. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado. O paciente era morador de Joinville, no Norte catarinense, e tinha comorbidades, de acordo com a prefeitura. O paciente era um homem de 57 anos. Joinville é a cidade catarinense com mais casos da doença. No ano passado, foram 44 mil 477, o que representa uma taxa de incidência de sete mil 197 a cada 100 mil habitantes, conforme boletim da Dive. O último boletim sobre a doença em Santa Catarina foi divulgado pela Dive com os dados de 2023. No ano passado, foram 119 mil 525 casos confirmados de dengue no estado com 98 mortes.
Em 2023, foram retiradas de circulação 10 mil 451 cédulas falsas de real em Santa Catarina, sejam em operações dos órgãos de segurança ou entregues por pessoas físicas e jurídicas nos bancos. Se seguissem no mercado poderiam elevar as fraudes econômicas, pois os valores somados das notas ultrapassa um milhão de reais. Os números integram estatística anual do Banco Central do Brasil e mostram que as cédulas de valor maior – 50, 100 e 200 - são os principais alvos dos criminosos. Com a alta dos pagamentos instantâneos por meio do PIX, que não utilizam dinheiro de papel, houve redução importante no total de cédulas falsas apreendidas no estado. Na comparação de 2023 com o ano anterior, houve queda de 37 por cento no total de notas falsas retiradas de circulação. A média nacional no mesmo período foi de 28 por cento.
A Secretaria de Assistência Social de Belmonte está atendendo em nova sede. A partir desta semana o atendimento será ao lado do CRAS, na Rua Peperi com a Jesus de Baiataca. A estrutura de container foi custeada por recursos oriundos do Fundo Estadual da Assistência Social e contrapartida do município. Ao todo, são 59 metros quadrados, divididos em duas unidades – uma que abriga a sede da unidade gestora da Secretaria de Assistência Social, que estava no Centro Administrativo, e a outra a biblioteca municipal, que deve ser instalada nas próximas semanas. De acordo com a administração, o novo local possibilita mais privacidade nos atendimentos do setor e fica próximo ao CRAS e à nova sede dos programas, que será na antiga rodoviária, no mesmo terreno.
A administração de Barra Bonita está com a equipe reduzida por conta das férias dos servidores, mas os trabalhos estão sendo executados de acordo com o cronograma. A informação é do prefeito AGNALDO DERESZ. Ele explicou que, neste mês, estão sendo realizados trabalhos emergências e de manutenção das estradas. Na última semana, as ações ocorreram nas estradas das linhas Arapongas e Cruz e Souza. O trabalho principal consiste na limpeza, alargamento e cascalhamento das estradas. Outra ação neste começo de ano é a limpeza e desassoreamento do Arroio Barra Bonita.
O ano começou com um aumento considerável de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento em saúde 24 horas. A informação é da diretora da UPA, CLAÚDIA MALDANER. Ela explicou que as famílias estão retornando do litoral com muitas pessoas acometidas pela doença. CLAUDIA citou que os quadros não são graves, mas necessitam de intervenção médica. De acordo com ela, a UPA atende em média, entre 130 e 140 pessoas por dia. No ano passado, mais de 40 mil pessoas procuraram os serviços médicos da UPA 24 horas para atendimentos dos mais diferentes casos.
Estão confirmados os dois primeiros casos de dengue deste ano em São Miguel do Oeste. Um deles é importado, foi contraído em outra cidade, e o outro é autóctone, ou seja, foi contraído na própria cidade. O caso local de dengue é de um morado do bairro Jardim Peperi. Outros quatro casos suspeitos foram descartados. A informação foi divulgada no final da manhã de hoje pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, em todo o ano passado foram confirmados 12 casos da doença, bem menos do que em 2022, quando o município vivenciou uma epidemia, com mil 100 casos confirmados.
O número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, também é expressivo neste começo de ano. Em todo o ano passado, foram identificados 819 focos, e, somente nos primeiros 15 dias deste ano, o número já chega a 49. Toda a região Extremo Oeste de Santa Catarina é considerada infestada pelo mosquito. O secretário de Saúde, ALFREDO SPIER, destacou que as altas temperaturas e as chuvas frequentes aumentam os riscos de proliferação do mosquito e, consequentemente, novos casos da doença. Ele conclama a população a fazer a sua parte, vistoriando periodicamente os seus terrenos, mantendo tudo limpo e eliminando locais e recipientes que possam acumular água.
As denúncias de lixo acumulado ou de materiais que podem acumular agua parada e servir de depósito para novos focos do mosquito da dengue podem ser efetuadas ao setor de Combate a Endemias. O telefone para as denúncias com whatsapp é o 9 9185-5863. Em nota emitida na manhã desta segunda-feira, a Vigilância Epidemiológica orienta que as pessoas procurem atendimento imediato na rede de saúde caso apresentem sintomas da dengue grave. Os principais sintomas da doença são febre alta, dor no corpo, mal-estar, dor no fundo dos olhos, manchas pelo corpo, queda da pressão arterial, desmaio, dor abdominal intensa e contínua e sangramentos. Com a confirmação dos dois primeiros casos do ano, aumenta a preocupação da secretaria de saúde em relação ao surgimento de novos casos.
O Procon registrou, em 2023, um volume maior de atendimentos em São Miguel do Oeste. A informação é da coordenadora do Procon, ANALU MEZZOMO VALANDRO. Ela esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que o crescimento tem um dado positivo e preocupante. De acordo com ela, o aspecto positivo é que o aumento dos pedidos por orientações mostra que a população está mais conscientes dos direitos quando faz compras de produtos ou serviços. Ou seja, os consumidores buscaram mais informações para prevenir problemas. Durante o ano, foram mais de mil atendimentos nesse sentido. O lado negativo, segundo ANALU, é que também cresceu o número de queixas e reclamações contra as empresas que não respeitaram os direitos do consumidor.
As empresas de telefonia e de internet lideraram as queixas dos consumidores que buscaram ajuda do Procon durante o ano de 2023 em São Miguel do Oeste. De acordo com a coordenadora do órgão, ANALU MEZZOMO VALANDRO, as principais reclamações são de falha na prestação do serviço, cobrança por serviço não prestado e dificuldade em cancelar a contratação. Ela comentou que na sequencia aparecem as queixas de assuntos financeiros, como financiamentos e cobranças abusivas. ANALU disse que o Procon obteve um alto índice de resolutividade. Em 2023, cerca de 85 por cento das queixas dos consumidores foram resolvidas no contato preliminar que é feito por telefone com a empresa denunciada. Os outros 15 por cento vão parar na Justiça já que os consumidores lesados são orientados a ingressar com ações judiciais.
O Procon de São Miguel do Oeste tem uma estrutura suficiente para dar conta da demandas de problemas envolvendo os direitos do consumidores. A avaliação é da coordenadora do órgão, ANALU MEZZOMO VALANDRO. Ela explicou que o Procon atua para aproximar as partes buscando um acordo e quando isso não é possível são instaurados procedimentos administrativos que podem resultar em punições, como a multa, por exemplo. O Procon conta com seis servidores para receber os consumidores, apurar as denúncias e fazer o trabalho de fiscalização. Nesse sentido, o Procon atua por demanda e por iniciativa própria. Em 2023, as principais fiscalizações foram para verificar questões como precificação e diferença entre as informações prestadas e o que foi efetivamente entregue ao consumidor.
A lista de compras de material escolar e os preços cobrados pelas empresas é objeto de atenção por parte do Procon neste começo de ano. A afirmação é da coordenadora do órgão, ANALU MEZZOMO VALANDRO. Ela disse que o embora existam algumas preocupações, o órgão não recebeu, nos últimos anos, reclamações de problemas em relação a lista de material ou a preços praticados no comércio. Mesmo assim, ANALU disse que o Procon esta atento. Sábado, na Peperi Rádio Repórter, ela reforçou algumas orientações para os consumidores.
O sistema elétrico da Celesc no extremo-oeste está em constante expansão e modernização. A informação é do gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA. Ele disse que durante o ano passado foram investidos 45 milhões em investimentos para melhorar o fornecimento de energia elétrica no extremo-oeste. No Estado foram aplicados cerca de 900 milhões de reais. VALMORBIDA citou que a projeção da Celesc é de aplicar, entre 2023 e 2026, 250 milhões de reais nos 34 municípios da gerencia regional de São Miguel do Oeste. De acordo com o gerente da empresa, será o maior investimento da história da Celesc.
Um dos desafios da Celesc em 2024 será ampliar a cobertura de rede trifásica nas comunidades rurais do estado. A afirmação é do gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA. Ele disse que a meta da empresa é instalar cerca de 500 quilômetros de rede trifásica nos próximos anos no estado. No extremo-oeste, em 2023, foram aplicados oito milhões de reais nesse segmento. Ele citou que a demanda é muito grande em razão do crescimento da agricultura na região. VALMORBIDA disse que essa é um questão importante que a Celesc precisa resolver. No ano passado, o investimento em rede trifásica ocorreu, principalmente, nos municípios de Santa Terezinha do Progresso, Itapiranga, Mondaí, São João, Guaraciaba, São José do Cedro e Mondaí.
A principal preocupação da Celesc é oferecer energia elétrica de qualidade e com segurança para os consumidores. O comentário é do gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA. Ele explicou que a Aneel prevê uma série de metas e fixa limites para os chamados apagões, que são as interrupções no fornecimento de energia para consumidores residenciais, empresas e industrias. VALMORBIDA disse que os índices obtidos pela Celesc na região estão dentro do que a lei prevê.
A Policia Militar recuperou uma moto que havia sido furtada antes mesmo do proprietário saber do furto do veículo. A ocorrência foi registrada neste domingo em Maravilha onde a guarnição flagrou um homem empurrando a motocicleta próximo a via. Ele foi abordado pelos policiais e o homem não soube explicar a origem da moto. Desta forma, a PM realizou o contato com o proprietário e foi possível constatar que a mesma havia sido furtada e que o dono se quer havia percebido. A moto foi apreendida e o suspeito do furto foi levado para a delegacia de polícia.
Um incêndio destruiu completamente um veículo Gol no início da noite deste sábado na em Linha Sabiá, no interior de Mondaí. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o fogo por volta das sete horas da noite. Quando chegaram no local, os brigadistas iniciaram o gerenciamento dos riscos e em seguida combateram as chamas, utilizando cerca de 700 litros de água. O proprietário relatou que o fogo começou na parte traseira do carro e que ele não conseguiu contê-lo. O motorista disse ainda que havia abastecido o carro poucas horas antes. Ninguém ficou ferido.
Uma mulher de 32 anos ficou ferida em uma colisão entre carro e moto no fim da madrugada deste sábado no interior de Palmitos. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia na rodovia Claumir Luiz Trevisol, nas proximidades do distrito de Linha Santa Lúcia. A vítima era caroneira de uma moto Honda Biz, que colidiu com um Golf. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com fratura exposta no joelho esquerdo e suspeita de fratura de fêmur. O condutor da moto foi atendido pelo SAMU e ambos foram conduzidos ao Hospital Regional de Palmitos. A Polícia Militar também esteve no local para registrar a ocorrência e controlar o trânsito.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde de ontem no centro de Descanso. A colisão aconteceu por volta das quatro e meia na Avenida Santa Helena. O condutor de um Gol estava transitando pela rua Coluna Prestes e quando ingressou na avenida e invadiu a a preferencial do veículo Cruze, que era conduzido por uma mulher. Com a colisão, o Cruze saiu da pista e colidiu em árvores. Os dois motoristas sofreram ferimentos leves. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e SAMU levados ao Hospital Regional.
Um homem foi preso por tráfico de drogas e plantio de pés de maconha no bairro São Luiz. A ocorrência foi registrada na tarde deste sábado no local conhecido como Morro da Fumaça. Segundo a PM, a agência de inteligência da polícia recebeu a informação de que no local estava ocorrendo a venda de drogas, denúncia que foi confirmada na tarde de sábado. Durante a ocorrência, os policiais abordaram alguns usuários que estavam de posse de pequenas quantias de maconha. O homem suspeito de vender a droga foi preso. Além disso, na casa do homem, foram encontrados dois pés de maconha e sementes da droga. O material foi apreendido e o homem, preso em flagrante, foi levado para a delegacia de polícia.
Uma mulher foi presa por tráfico de drogas na noite deste domingo em São Miguel do Oeste. Uma guarnição da Polícia Militar abordou um Stilo conduzido por uma mulher. No veículo, foram encontrados mais de 200 gramas de cocaína. A mulher havia sido flagrada comercializando droga no pátio de um posto de combustíveis. Inicialmente, os policiais abordaram um usuário e depois, a traficante, que estava com droga e mais de três mil e 900 reais no carro. A mulher foi presa em flagrante e vai responder pelo crime de tráfico de drogas.