-SURTO DE GRIPE SE ESPALHA E JÁ ATINGE 22 ESTADOS BRASILEIROS
-GOVERNADOR CARLOS MOISÉS TESTA POSITIVO PARA COVID-19 PELA SEGUNDA VEZ
-REGIONAL DE SAÚDE RECEBE 920 DOSES PARA IMUNIZAR CRIANÇAS CONTRA COVID-19
-SMOESTE DIVULGA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO E ANUNCIA MEGA VACINAÇÃO
-RESTRIÇÕES SÃO IMPOSTAS APÓS AUMENTO DA COVID-19 EM BANDEIRANTE
-CAPOTAMENTO DE CAMINHÃO DEIXA CONDUTOR PRESO ÀS FERRAGENS NA SC-160
-HOMEM QUE SAQUEAVA CARGA DE MILHO TENTA AGREDIR PM E ACABA BALEADO
O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a segunda semana de janeiro cotado em cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
Os escândalos não param de se acumular na crise que envolve o governo do primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON. Nesta sexta-feira foi revelado uma nova festa que ocorreu na véspera do funeral do príncipe PHILIP, quando os britânicos não podiam fazer reuniões em ambientes fechados. Pela segunda vez na semana, o premiê pediu desculpas pelo comportamento, mas o arrependimento público não parece suficiente para acalmar os ânimos dos britânicos. Os pedidos para que JOHNSON renuncie ao cargo já não partem apenas de opositores. Alguns conservadores consideram que a postura do premiê é indefensável.
O comitê do Congresso dos Estados Unidos que investiga a invasão ao Capitólio em seis de janeiro de 2021 intimou nesta semana o YouTube, Facebook, Twitter e Reddit para pedir registros que detalhem o uso das redes sociais para promover o ataque. Foram enviadas intimações na busca de descobrir como a difusão de desinformação e o extremismo contribuíram para o ataque violento contra a democracia americana. O comitê quer saber ainda quais foram as medidas tomadas pelas empresas para diminuir a disseminação dos discursos de ódio.
Um pai canadense que não foi vacinado contra a Covid-19 perdeu temporariamente o direito de ver seu filho, de 12 anos. Um juiz determinou que a visitação paterna neste momento não seria "o melhor" para a criança. A decisão, ocorrida no final do mês passado, veio após um pedido do pai para que seu tempo de visitação fosse estendido durante o período de festas de fim de ano. O julgamento é o primeiro caso de perda dos direitos do tipo por motivos de imunização que se tem notícia no Canadá. A decisão judicial suspende os direitos de visitação até fevereiro, a não ser que o pai decida se vacinar.
O governo federal decidiu prorrogar, por mais um ano, a presença da Força Nacional de Segurança Pública na Amazônia Legal. A decisão consta em portaria assinada pelo ministro da Justiça, ANDERSON TORRES, e publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. O novo período de atuação vai de 14 de janeiro de 2022 até 13 de janeiro de 2023. Pela portaria, o emprego da Força Nacional de Segurança será em apoio ao Ibama nas ações de fiscalização e de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, além combate aos incêndios florestais e queimadas. Ao todo, nove estados compõem a Amazônia Legal abrangendo um total 772 municípios.
Por maioria de votos, os governos estaduais decidiram encerrar o congelamento do ICMS sobre os combustíveis que vigorava desde novembro. A medida foi decidida nesta sexta-feira em reunião do Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda. Os governadores decidiram não renovar o congelamento, que acabará no fim de janeiro. Segundo o Comsefaz, o descongelamento do ICMS foi decidido após a Petrobras elevar o preço dos combustíveis nas refinarias nesta semana. No primeiro reajuste em 77 dias, a gasolina subiu quatro vírgula 85 por cento e o diesel aumentou oito vírgula zero oito por cento.
O surto de gripe que se espalhou pelo Rio de Janeiro e São Paulo no final do ano passado agora atinge pelo menos 22 estados e o Distrito Federal, que confirmaram o aumento de casos, óbitos e atendimentos por conta da variante H3N2 da influenza. O espalhamento do vírus foi confirmado pelas secretarias estaduais de Saúde. Apenas Alagoas, Sergipe, Mato Grosso e Paraíba não informaram dados, porém, ao menos três capitais já registraram o surto nas últimas semanas. O levantamento revela ainda que os estados somam, pelo menos, 55 óbitos e outros dois mil 719 casos confirmados da H3N2.
O governador Carlos Moisés sancionou nesta sexta-feira o programa Bolsa Estudante e as diretrizes para levar conexão de qualidade à internet no meio rural. As iniciativas estão alinhadas aos objetivos do programa Gente Catarina, criado pelo Governo do Estado para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios catarinenses. Por meio do Bolsa Estudante, até 60 mil alunos poderão receber mais de seis mil reais por ano. O valor será pago em 11 parcelas mensais de 568 reais. A expectativa é que 375 milhões de reais sejam investidos neste ano. Já em relação à internet no campo, serão aplicados 100 milhões nos próximos dois anos para melhorar a conectividade.
Santa Catarina recebeu nesta sexta-feira a primeira remessa de doses pediátricas da Pfizer para dar início à vacinação de crianças de cinco a 11 anos de idade contra a Covid-19. O avião com as 39 mil e 800 doses infantis pousou no aeroporto de Florianópolis próximo do meio-dia de ontem e a distribuição começou às sete horas da manhã de hoje. A vacinação de crianças de cinco a 11 anos vai ocorrer simultaneamente em dois grupos. O primeiro será formado por aquelas com deficiência permanente, portadoras de comorbidades, indígenas, quilombolas e que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave da doença. Já o segundo momento será das demais crianças e deve ocorrer por faixa etária, da maior para a menor idade. Sendo assim, crianças com 11 anos serão as primeiras vacinadas.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, anunciou na tarde de ontem que está com Covid-19. Em sua rede social, ele disse que graças à vacina, os sintomas são leves, mas, seguindo orientação médica, vai ficar em isolamento para preservar a saúde das outras pessoas. Recentemente ele viajou para Chapecó, onde teve contato com políticos e também com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, TEREZA CRISTINA. Esta é a segunda vez que MOISÉS testa positivo para o coronavírus. A primeira ocorreu em julho de 2020. O governador já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19 e recebeu a dose de reforço na manhã da última quinta-feira. O governo do estado informou ainda que CARLOS MOISÉS não precisa passar o cargo enquanto está em isolamento e segue como governador de Santa Catarina.
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste vai inaugurar na próxima semana um novo espaço criado especialmente para apoiar o empreendedor. O novo ambiente será inaugurado na próxima terça-feira e a visitação estará liberada a partir da uma e meia da tarde. Já o ato de inauguração será às cinco horas da tarde do mesmo dia. O espaço foi criado para possibilitar troca de experiências e de oportunidades de negócios. Conforme o diretor de Inovação da Acismo, TIAGO KLEIN, o ambiente é uma tendência de mercado e também será usado para reuniões e demais ações de interesse dos empresários locais. De acordo com ele, o objetivo é proporcionar ao associado todos os serviços em um único ambiente.
O novo espaço que será inaugurado na próxima terça-feira em São Miguel do Oeste terá o nome de “coworking” e vai poder ser utilizado por microempresas que não possuem um espaço físico para desenvolver seu trabalho. O local também vai servir como endereço fiscal e comercial. O diretor de Inovação da Acismo, DOUGLAS RODRIGUES frisou que empresas de diversos segmentos vão compartilhar o ambiente de trabalho, proporcionando novas experiências e negócios. O novo espaço vai estar localizado no edifício Andrômeda em anexo a Acismo e vai contar com um estrutura completa em vários aspectos.
O novo espaço proporcionado pela Acismo em São Miguel do Oeste será usado por associados e também por não associados da entidade. A afirmação é do diretor de Inovação da Acismo, DOUGLAS RODRIGUES. Segundo ele, haverá planos mensais, semestrais, anuais e também diários para aqueles que fizerem uso do ambiente. Ele pontuou que os associados têm benefício na utilização e as demais pessoas interessadas devem entrar em contato através do WhatsApp 49 9 8839-0033. O Portal Peperi fará a cobertura da inauguração na próxima terça-feira.
A Regional de Saúde de São Miguel do Oeste recebeu neste sábado as primeiras doses para começar a imunização em crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19. Ao todo, foram 920 doses que serão divididas entre 22 municípios. O maior percentual de imunizantes é para São Miguel do Oeste com 180 doses. Logo após apareceram os municípios de Dionísio Cerqueira e Itapiranga com 90 frascos cada. O menor número de vacinas será para Barra Bonita com apenas 10 doses. A população estimada de crianças entre cinco e 11 anos nos 22 municípios é de 14 mil 416, o que corresponde a dois vírgula 24 por cento da população total.
A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste divulgou no final da tarde de ontem o novo roteiro de vacinação contra a Covid-19 para o restante do mês de janeiro. A imunização vai ocorrer de segunda à sexta-feira entre oito da manhã às quatro horas da tarde. O local de vacinação continua sendo a Unidade de Saúde Central, em frente à praça Belarmino Annoni. Na próxima segunda-feira serão aplicadas a terceira dose da Pfizer para pessoas com idade acima de 59 anos e que foram vacinadas com a segunda dose até o dia 17 de setembro. Já na terça-feira ocorre a aplicação da primeira dose para adultos e adolescentes em atraso, além da dose de reforço da Jansen.
A vacinação contra a Covid-19 segue na próxima quarta-feira em São Miguel do Oeste com a terceira dose da Pfizer para adultos acima de 57 anos vacinados até 19 de setembro. Na quinta haverá a segunda dose da Pfizer para adolescentes vacinados nos dias 25, 28 e 29 de novembro e a terceira dose para pessoas acima de 55 anos vacinadas até 20 de setembro. O calendário da próxima semana termina com a aplicação na sexta-feira da terceira dose da Pfizer para moradores acima de 53 anos vacinados até 21 de setembro.
O município de São Miguel do Oeste também já divulgou o calendário de vacinação contra Covid-19 para a última semana deste mês. No dia 24 serão aplicadas a terceira dose da Pfizer para pessoas acima de 51 anos vacinadas até 24 de setembro. No dia 26 haverá a segunda dose da Pfizer para vacinados em primeiro e dois de dezembro e a terceira dose para moradores acima de 47 anos vacinados até 27 de setembro. Já no dia 27 ocorre a terceira dose da Pfizer para pessoas acima de 43 anos imunizadas até 27 de setembro do ano passado.
A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai realizar uma mega vacinação contra Covid-19 no final deste mês. A data escolhida foi o último sábado do mês, dia 29. Nesta oportunidade, haverá vacinação entre oito horas da manhã e uma hora da tarde na Unidade de Saúde Central em frente à praça Belarmino Annoni. Nesta data serão aplicadas a terceira dose da Pfizer para adultos vacinados até o dia 29 de setembro. Também haverá vacinação para pessoas em atraso. Já com relação a vacinação em crianças, o município informou ainda que já conta com uma estratégia montada e deve divulgar o calendário para essa faixa etária na próxima semana.
A secretaria de Saúde de Barra Bonita emitiu nesta semana um alerta aos moradores sobre os cuidados em relação à Covid-19. Conforme a secretária de Saúde, AURÉLIA DOS SANTOS, o aumento no número de casos ativos vem preocupando o setor e por isso é fundamental que as pessoas continuem mantendo os cuidados básicos, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento pessoal. De acordo com boletim divulgado na tarde de ontem, atualmente o município possui 25 casos ativos da doença. Outros 55 moradores estão em isolamento domiciliar, sendo 30 assintomáticos e 25 sintomáticos.
As pessoas só devem procurar a unidade de Saúde de Barra Bonita se possuírem sintomas gripais. A orientação é da secretária de Saúde, AURÉLIA DOS SANTOS. Segundo ela, outra orientação é para aqueles que estão em isolamento domiciliar que de fato cumpram o procedimento e não saíam de casa. Também os moradores devem evitar aglomerações para que a situação não fique mais crítica. Questionada sobre possíveis novas restrições, AURÉLIA DOS SANTOS não descartou a possibilidade e disse que o setor está monitorando os aumentos diários e uma reunião deve acontecer na próxima semana para definir as ações que serão executadas em Barra Bonita.
Outro município da região que também está enfrentando aumento expressivo nos casos de Covid-19 é Paraíso. A declaração é do secretário de Saúde, VALDECIR MENEGAIS. Conforme ele, a situação se agravou consideravelmente nesta última semana e atualmente o município já possuí mais de 10 casos ativos e dezenas de pessoas em isolamento. De acordo com ele, o ponto mais crítico é que vários funcionários do setor da Saúde de Paraíso também estão afastados das funções, seja por estarem infectados com o coronavírus ou por apresentarem sintomas gripais.
Todos os moradores de Paraíso acima de 12 anos já foram imunizados contra a Covid-19. O comentário é do secretário de Saúde, VALDECIR MENEGAIS. Ele disse que o município aguarda a chegada de novas doses para iniciar a vacinação de menores de 11 anos de idade. Ele acredita que já a partir da próxima semana a imunização para esta faixa etária se inicie. VALDECIR MENEGAIS pontuou porém, que o município está enfrentando resistência por parte de alguns moradores na questão da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Ele salientou que a secretaria já realizou uma busca ativa dessa parcela, porém, mesmo assim, ainda existe recusa. Ele lamentou o episódio e frisou que a pandemia só será contida com o esquema vacinal completo das doses contra o coronavírus.
O aumento dos casos ativos de Covid-19 fez o prefeito de Bandeirante CELSO BIEGELMEIER emitir um decreto impondo medidas restritivas novamente no município. A informação é do secretário de Administração, EDER MARCON. De acordo com ele, a decisão foi tomada após reunião realizada nesta semana com os membros do Comitê da Covid-19. Conforme ele, a situação é preocupante em Bandeirante pois há uma semana o município possuía apenas sete casos ativos de Covid-19 e nesta sexta-feira já são 33 casos confirmados de pessoas infectadas e 90 moradores em isolamento domiciliar.
O município de Bandeirante suspendeu praticamente todos os eventos que promovam aglomerações em todo o território. A afirmação é do secretário de Administração, EDER MARCON. Segundo ele, a medida vale para eventos em geral, sendo desde competições esportivas até bailes, festas e encontros de idosos. Já atividades religiosas são permitidas com apenas 50 por cento da capacidade total. Ele destacou que a vigência do decreto será até o dia 28 deste mês, podendo ser prorrogado, caso o número de pessoas com o vírus não diminua. EDER MARCON agradeceu a compreensão das comunidades onde eventos estavam programados, inclusive, para este final de semana mesmo.
As comunidades já sofreram bastante nos últimos dois anos pela impossibilidade de realizar festas e ações em geral. O comentário é do secretário de Administração de Bandeirante, EDER MARCON. Ele disse que lamenta a situação, porém, frisou que o governo precisa priorizar a saúde da população. Ele salientou que neste primeiro momento o comércio e demais atividades podem exercer os trabalhos de forma normal, mantendo sempre os cuidados básicos como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento pessoal.
A medida tomada pelo governo de Bandeirante visa frear o contágio da Covid-19 em todo o município. A declaração é do secretário de Administração, EDER MARCON. Ele citou ainda que o município também está preocupado com o retorno escolar previsto para o mês que vem e por isso as restrições são fundamentais para que a situação se normalize até fevereiro.
Após uma semana com aumento diário de novos casos de Covid-19, o município de São Miguel do Oeste registrou uma pequena queda no número de infectados pelo vírus. Na comparação com os dados de quinta-feira, foram quatro pessoas a menos com coronavírus. Nesta sexta-feira foram 79 moradores diagnosticados com a doença e 13 entraram para a lista de recuperados. Ao todo, São Miguel do Oeste termina a segunda semana de janeiro com 378 casos ativos de Covid-19. Nenhum morador do município está internado pela doença. Já no Hospital Regional a ocupação continua sendo de uma pessoa apenas na UTI Covid.
Um grave acidente foi registrado na manhã de ontem na SC-160 no trecho que liga os municípios de Campo Erê à Saltinho. No local, uma carreta do Paraguai acabou tombando às margens da rodovia. O condutor de 28 anos ficou preso às ferragens e precisou ser desencarcerado pelos socorristas. Ele estava consciente e estável e foi conduzido para o Hospital de Campo Erê. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária estiveram no local e auxiliaram nos trabalhos. O caminhão ficou sobre a rodovia e o trânsito ficou apenas em uma pista, visto a carga ter ficado espalhada no trecho.
Um homem foi baleado após tentar agredir um policial militar nesta sexta-feira. O fato foi próximo das quatro horas da tarde na SC-160 entre os municípios de Campo Erê e Saltinho. No local, um grupo estava saqueando a carga do acidente que havia ocorrido mais cedo. Policiais militares estavam tentando isolar o local no momento que o homem partiu para cima deles com uma faca. Para se proteger, o policial efetuou ao menos dois disparos contra o saqueador. A Polícia Militar informou que vai se pronunciar por meio de uma nota oficial e vai investigar o caso. O homem foi atingido na face e seu estado de saúde não foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros de Campo Erê.